Anda di halaman 1dari 8

Lista de Exerccios de Recuperao do 3 Bimestre

Instrues gerais:
Resolver os exerccios caneta e em folha de papel almao ou monobloco (folha de fichrio). Copiar os enunciados das questes. Entregar a lista de exerccios no dia da avaliao de recuperao da disciplina. No se esquea de colocar nome, nmero e srie. A lista de exerccios vale 2,0 (dois pontos). Capriche e bom trabalho!

QUESTO 01 Leia o texto sobre a primeira hidreltrica do mundo. A primeira hidreltrica do mundo foi construda no final do sculo XIX quando o carvo era o principal combustvel e as pesquisas sobre petrleo ainda engatinhavam junto s quedas dgua das Cataratas do Nigara. At ento, a energia hidrulica da regio tinha sido utilizada apenas para a produo de energia mecnica. Na mesma poca, e ainda no reinado de D. Pedro II, o Brasil construiu a primeira hidreltrica, no municpio de Diamantina, utilizando as guas do Ribeiro do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha.
Fonte: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf. Acesso: 12/06/2011.

A produo de energia na usina construda nas quedas d gua das Cataratas do Nigara ocorre (A) a partir da energia potencial da gua. (B) atravs da fora da gua nos geradores. (C) pela passagem de gua nas turbinas. (D) por meio de represas que armazenam gua.

QUESTO 02 Uma grande pedra que estava imvel no topo de uma barreira s margens de uma estrada, ao despencar, leva um tempo de 30 segundos at parar na estrada. Ao atingir a estrada a pedra apresenta (A) maior energia cintica. (B) maior energia potencial. (C) menor energia esttica. (D) menor energia radiante.

QUESTO 03

Analise o esquema de usina a seguir.

Fonte: http://schoolworkstrabalhosescolares.blogspot.com/2010/12/1topico-usinas-geradoras-deenergia.html. Acesso: 12/06/2011.

Nesse tipo de usina, a fonte primria de energia (A) a gua. (B) a eletricidade. (C) o carvo. (D) o petrleo.

QUESTO 04 Analise a imagem a seguir.

Fonte: http://estudandoenergia06.blogspot.com/2010/11/energia-solar.html. Acesso: 12/06/2011.

A imagem mostra um exemplo que tambm pode ser observado (A) na fumaa de um cigarro. (B) na gua de um lago. (C) no relmpago de uma tempestade. (D) no ar rarefeito de uma montanha.

QUESTO 05 A eletricidade pode ser produzida em grandes quantidades a partir de diversas fontes. Analise a tabela das usinas produtoras de energia. Usinas Solar * Nuclear Termoeltrica Fontes de energia Sol 5 2 Combustveis Fsseis Foa do vento Origem 3 Movimento Calor * Equipamento * Turbina Hidrulica Central Nuclear 4

Movimento

Aerogerador

Os termos que completam os nmeros da tabela so, respectivamente: (A) 1 - Elica, 2 - Radiao, 3 - Sol, 4 - Forno, 5 - Molcula de gua. (B) 1 - Elica, 2 - Urnio, 3 - Luz, 4 - Incinerador, 5 - Queda D gua.
(C) 1 - Hidroeltrica, 2 - Calor, 3 - Calor, 4 - Temperatura, 5 - Clula Fotoeltrica. (D)1 - Hidreltrica, 2 - Queda d gua, 3 - Movimento, 4 - Queima, 5 - Petrleo.

QUESTO 06 Analise a letra da cano Calor, de Adriana Calcanhoto.


Tarde turquesa Quarenta graus

Talvez porque voc no esteja tudo lateja Tarde sem nuvem Cinquenta graus Talvez por sua ausncia tudo derreta Fonte: http://toquinho.musicas.mus.br/letras/87115/. Acesso: 12/06/2011. Com a letra da cano, est relacionado o conceito de (A) agitao trmica, que causada pelo movimento de partculas. (B) clima, que compreende o padro dos eventos atmosfricos. (C) energia trmica, que produzida pela quebra das ligaes. (D) temperatura, que a medida da intensidade da agitao trmica.

QUESTO 07 Analise as transformaes de energia nas seguintes situaes:

Fonte: Material do autor. As situaes que indicam as transformaes de energia inicial so: (A) mecnica em 3 e potencial em 1 e 2 para a energia final cintica. (B) qumica em 1, trmica em 2 e eltrica em 3 para a energia final luminosa. (C) eltrica em 3 e qumica em 1 e 2 para a energia final radiante. (D) mecnica em 1 e 2 e potencial em 3 para a energia final trmica.

QUESTO 08 Leia o texto sobre o arco e flecha. Os povos indgenas usavam muito esse instrumento como arma de guerra. Atualmente, usado para a caa, pesca e rituais, e tornou-se tambm uma prtica esportiva, sendo disputada entre aldeias e at com no-indgenas. Na maioria das tribos indgenas brasileiras, o arco feito do caule de uma palmeira chamada tucum, de cor escura, muito encontrada prxima aos rios.

Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm. Acesso: 12/06/2011.

Em uma competio de arco e flecha entre aldeias, identificamos no arco e na flecha as transformaes de energia (A) elstica para potencial. (B) gravitacional para radiante.

(C) potencial para cintica. (D) qumica para cintica. QUESTO 09 Analise a charge a seguir. Homem da caverna e o fogo.

A) Cite duas formas de energia produzidas pela combusto. B) Indique trs utilidades dessa energia para os homens da caverna. Analise a seguir o grfico da gerao de energia eltrica mundial e responda s questes 10 e 11.

Fonte: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf. Acesso: 12/06/2011. QUESTO 10 A) Indique as trs principais fontes de energia no ano de 1973. B) Determine o que ocorreu com a usina hidreltrica ao longo dos anos.

QUESTO 11 Energia renovvel aquela proveniente de recursos naturais que so restabelecidos pela natureza, ou seja, que possuem capacidade de renovao e no se esgotam. A) Cite duas fontes de energia no renovveis que a populao mundial utiliza.

B) Explique se o planeta obteve ganhos ambientais ou prejuzos relacionados com a opo de gerao de energia.

QUESTO 12 Analise o grfico do consumo mundial de energia hidreltrica.

Fonte: http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par2_cap3.pdf. Acesso: 12/06/2011.


A) Indique os trs maiores consumidores de energia hidreltrica no planeta. B) Cite uma atividade do nosso dia a dia em que utilizamos energia no renovvel. C) Descreva trs hbitos de economia de consumo de energia.

QUESTO 13 Leia as informaes a seguir. O Brasil o pas com maior potencial hidreltrico: um total de 260 mil MW, segundo o Plano 2015 da Eletrobrs, ltimo inventrio produzido no pas em 1992. Destes, pouco mais de 30% se transformaram em usinas construdas ou outorgadas. De acordo com o Plano Nacional de Energia 2030, o potencial a aproveitar de cerca de 126.000 MW. Desse total, mais de 70% esto nas bacias do Amazonas e do Tocantins/Araguaia. D exemplos onde a energia produzida pelas usinas hidreltricas se transforma em: A) Sonora. B) Luminosa. C) Trmica.

QUESTO 14 Calcule a energia potencial de um corto em repouso a uma altura de 10 m, de massa 5kg, na terra onde g=10 m/s. QUESTO 15 Qual a energia cintica de um corpo de 60 kg que se movimenta a uma velocidade de 25 m/s.

Anda mungkin juga menyukai