Anda di halaman 1dari 5

PROVA BRASIL - SIMULADO DE LNGUA PORTUGUESA 4 BIMESTRE Nome: _________________________________________________ ___ Ano ___ Data: ____/____/2013

O disfarce dos bichos


Voc j tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele to parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E h grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que esto. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques so chamados de mimetismo, isto , imitao. O cientista ingls Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amaznica estudando os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, JOS. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov. 1993.

03 - O passageiro vai iniciar a viagem (A) (B) (C) (D) noite. tarde. de madrugada. pela manh. CHAPEUZINHO AMARELO

01 - O bicho-pau se parece com (A) florzinha seca. (B) folhinha verde. (C) galhinho seco. (D) raminho de planta. Bula de remdio
VITAMIN COMPRIMIDOS: Embalagens com 50 comprimidos COMPOSIO: Sulfato ferroso .................... 400 mg Vitamina B1 ........................ 280 mg Vitamina A1 ........................ 280 mg cido flico ......................... 0,2 mg Clcio F .............................. 150 mg INFORMAES AO PACIENTE: O produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses. conveniente que o mdico seja avisado de qualquer efeito colateral. INDICAES: No tratamento das anemias. CONTRA-INDICAES: No deve ser tomado durante a gravidez. EFEITOS COLATERAIS: Pode causar vmito e tontura em pacientes sensveis ao cido flico da frmula. POSOLOGIA: Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianas: um comprimido uma vez ao dia. LABORATRIO INFARMA S.A. Responsvel -Dr. R. Dias Fonseca
CCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antnio. Alp Novo: anlise, linguagem e pensamento. So Paulo: FTD, 1999. v. 2. p.184.

HOLLANDA, Chico Buarque de. In: Literatura comentada. So Paulo: Abril Cultural, 1980.

04 - O texto trata de uma menina que (A) (B) (C) (D) brincava de amarelinha. gostava de festas. subia e descia escadas. tinha medo de tudo.

02 - No texto, a palavra COMPOSIO indica (A) (B) (C) (D) as situaes contra -indicadas do remdio. as vitaminas que fazem falta ao homem. os elementos que formam o remdio. os produtos que causam anemias.

A raposa e as uvas
Num dia quente de vero, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua ateno foi capturada por um cacho de uvas.

Que delcia, pensou a raposa, era disso que eu precisava para adoar a minha boca. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcanar as uvas. Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: Aposto que estas uvas esto verdes. Esta fbula ensina que algumas pessoas quando no conseguem o que querem, culpam as circunstncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa.htm)

05 - A frase que expressa uma opinio : (A) "a raposa passeava por um pomar." (l . 1-2) (B) sua ateno foi capturada por um cacho de uvas." ( l. 2-3) (C) "a raposa afastou-se da videira" ( l. 7) (D) "A posto que estas uvas esto verdes" ( l. 8)

07 - O objetivo do texto (A) mostrar a importncia dos livros. (B) divulgar uma feira de livros (C) explicar como so feitos os livros. (D) indicar locais onde se vendem livros.
Texto I Os cerrados Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado o bero das guas. Essas guas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredes de pedra. Em vrias partes do cerrado brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II Os Pantanais O homem pantaneiro muito ligado terra em que vive. Muitos moradores no pretendem sair da regio. E no pra menos: alm das paisagens e do mais lindo pr-do-sol do Brasil Central, o Pantanal um santurio de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiab, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e capivaras, exclamou: O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criao.
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

08 - Os dois textos descrevem (A) (B) (C) (D) belezas naturais do Brasil Central. animais que habitam os pantanais. problemas que afetam os cerrados. rios e cachoeiras de duas regies.

Jim Meddick. Rob. In folha de So Paulo, 27/04/1993.

06 - No 3 quadrinho, a expresso do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou (A) (B) (C) (D) acanhado. aterrorizado. decepcionado. estressado.

O hbito da leitura

11 - A r estourou porque (A) era um animalzinho. (C) encontrou um boi.

A criana o pai do homem. A frase, do poeta (B) era insignificante. ingls William Wordsworth, ensina que o adulto (D) inflou-se muito. conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criana. Tudo que se torna um

Pepita a piaba

hbito dificilmente deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo. Voc, coleguinha, pode descobrir vrias coisas, viajar por vrios lugares, conhecer vrias pessoas,

10

e adquirir muitas experincias enquanto l um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e at bula de remdio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro vrias notcias, intimaes, saudades, respostas, mas tudo isso s existe por
CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Coleo Miguilim. So Paulo: Nacional, 2004.

15

causa do hbito da leitura. E a, vamos participar de um projeto de leitura?


CORREIO BRAZILIENSE , Braslia, 31 de janeiro de 2004.p.7.

12 - No trecho L no fundo do rio, vivia Pepita (l.1), a expresso sublinhada d ideia de (A) (B) (C) (D) causa. explicao. lugar. tempo.

09 - No trecho Ele leva ao mundo inteiro vrias notcias... (l .12), a palavra sublinhada refere se ao (A) carteiro. (B) jornal. (C) livro. (D) poeta.

Televiso

A R que queria ser to forte quanto um Boi


Jean de La Fontaine

Uma r viu um boi, que lhe parecia ter um bom tamanho. Ela, que era to forte quanto um ovo, invejosa, esticava-se, inflava-se e trabalhava para se igualar ao animal em tamanho. Dizia para sua irm: Olhe bem minha irm, o bastante? Diga-me, eu estou no ponto? No, senhora. E assim, ento? Ainda no. E agora? Voc no chegou nem perto. O animalzinho insignificante, inflou-se tanto que estourou.
PAES, J. P. Televiso. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. So Paulo, tica, 2001. p. 26-27.

Moral da histria: Descubra seus prprios pontos 13 - O trecho em que se percebe que o narrador uma criana : fortes e os utilize a seu favor.
Adaptado do livro Fbulas de La Fontaine. Jean de La Fontaine; traduo Caroline Kazue Ramos Furukawa. So Paulo: Madras,

(A) Bicho imitando gente muito mais engraado do que gente imitando gente, como nas telenovelas. (B) Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade... (C) Quando os adultos no querem ser incomodados, mandam as crianas ir assistir televiso. (D) Tambm os doces que aparecem anunciados na televiso no tm gosto de coisa alguma...

10 - O que deu origem histria narrada foi o fato de

(A) a r ser um animalzinho insignificante. (B) a r querer ser do tamanho de um boi. (C) o animalzinho ser to forte quanto um ovo. (D) o animalzinho querer ser do tamanho de sua irm.

Continho

16 - Nesta charge, o autor usou trs pontos de exclamao, na fala do personagem, para reforar o sentimento de:
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crnicas. So Paulo: tica, 1996, v.1. p.76.

14 - H trao de humor no trecho (A) Era uma vez um menino triste, magro. (l. 1) (B) ele estava sentado na poeira do caminho. (l. 2) (C) quando passou um vigrio. (l. 2 -3) (D) Ela no vai no: ns que vamos nela. (l. 5)

(A) afobao. (B) preocupao. (C) indignao. (D) tranquilidade.

O que disse o passarinho


Um passarinho me contou que o elefante brigou com a formiga s porque enquanto danavam (segundo ele) ela pisou no p dele! Um passarinho me contou que o jacar se engasgou e teve de cuspi-lo inteirinho quando tentou engolir, imaginem s, um porco-espinho! Um passarinho me contou que o namoro do tatu e a tartaruga deu num casamento de fazer d: cada qual ficou morando em sua casca em vez de morar numa casca s. Um passarinho me contou que a ostra muito fechada, que a cobra muito enrolada que a arara uma cabea oca, e que o leo-marinho e a foca... X x, passarinho, chega de fofoca!
PAES, Jos Paulo. O que disse o passarinho. In: ____.Um passarinho me contou. So Paulo: Editora tica, 1996.

No trecho: E embora tivesse fama e fortuna, vivia infeliz sem saber por qu... a palavra destacada estabelece com o restante da frase a ideia de que fama e fortuna (A) fazem qualquer personagem feliz. (B) fazem todo co apaixonar-se por seu dono. (C) contriburam para a transformao do personagem. (D) so incapazes de garantir a felicidade do personagem.

10

15

17 - Em uma reportagem publicada em jornais e revistas, imagens ajudam a entender melhor a apresentao dos fatos. Observe a imagem das moas vestidas com o uniforme verde e amarelo. A legenda que melhor pode explicar essa imagem :

20

(A) Olha as duas brasileiras fantasiadas de jogadoras de futebol! (B) Vamos para esse jogo de futebol! (C) Isso que comemorar um gol! (D) Briga no campo de futebol!

15 - A pontuao usada no final do verso e que o leomarinho e a foca... (. 22) sugere que o passarinho (A) est cansado. (B) est confuso. (C) no tem mais fofocas para contar. (D) ainda tem fofocas para contar.

Anda mungkin juga menyukai