Anda di halaman 1dari 131

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS - UFSCar PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

Relatos, trajetrias e imagens: uma etnografia em construo sobre os Yep-masa do baixo Uaups

RAPHAEL RODRIGUES

2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO CARLOS - UFSCar PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

Relatos, trajetrias e imagens: uma etnografia em construo sobre os Yep-masa do baixo Uaups (alto rio Negro)

RAPHAEL RODRIGUES

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) sob orientao do Prof. Dr. Geraldo Andrello, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Antropologia Social.

Banca examinadora Prof. Dr. Geraldo Luciano Andrello (orientador UFSCar) Prof. Dr. Edmundo Peggion Prof. Dr. Paulo Santilli Prof. Dr. Pedro Augusto Lolli

Suplentes Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden

Ficha catalogrfica elaborada pelo DePT da Biblioteca Comunitria da UFSCar

R696rt

Rodrigues, Raphael. Relatos, trajetrias e imagens : uma etnografia em construo sobre os Yep-masa do baixo Uaups (alto rio Negro) / Raphael Rodrigues. -- So Carlos : UFSCar, 2012. 130 f. Dissertao (Mestrado) -- Universidade Federal de So Carlos, 2012. 1. Etnologia. 2. Amrica do Sul, Noroeste Amaznico. 3. ndios Ye'p-masa. 4. Uaups, Rio (AM). 5. Hierarquia. 6. Trajetrias de grupos. I. Ttulo. CDD: 305.8 (20a)

RESUMO

O presente trabalho procurou observar as motivaes de uma liderana indgena do noroeste amaznico, Maximiliano Menezes, em seu desejo de produzir um registro escrito da trajetria e posicionamento hierrquico dos Inap-por, um dos cerca de quarenta cls tukano. A partir da coleta de narrativas mtico-histricas tentou-se recuperar a trajetria deste grupo a partir do rio Papuri em direo ao baixo rio Uaups contribuindo, com isso, para uma maior compreenso sobre a conformao tnicosociolgica desta regio. A histria da comunidade de Anans, onde nasceu Max, e onde co-residiram com outro cl tukano, os Sanadep-por , foi reconstruda, parcialmente, a partir desses relatos orais e fontes histricas, principalmente. Tentou-se observar, a partir de relatos de episdios conflituosos especficos envolvendo xamanismo e relacionados a movimentos de disperso, algumas dinmicas prprias dos grupos tukano no que diz respeito, principalmente, a constituio de comunidades, micropoltica da afinidade e co-residncia entre grupos agnticos. O texto retoma temas clssicos da literatura regional como hierarquia, organizao social, cosmologia, e constitui-se como ponto inicial de uma pesquisa-colaborao marcada, principalmente, pela fluidez entre saber nativo e saber antropolgico.

Palavras-chave: noroeste amaznico, Yep-masa, baixo rio Uaups, hierarquia, trajetrias

ABSTRACT

This study aimed to observe the motivations of an indigenous leader of the Northwest Amazon, Maximilian Menezes, in his desire to produce a written record of the Inappors trajectory and placement of hierarchical, one of about forty clans tukano. From the collection of mythical and historical narratives attempted to recover the trajectory of this group from the river Papuri toward the lower river Uaupes contributing thereby to a greater understanding of the ethno-sociological conformation of this region. The history of the community of Anans, where Max was born, and where co-lived with another tukano clan, the Sanadep-por, was rebuilt, in part, from these oral histories and historical sources, mainly. We tried to observe, from conflicting reports of episodes involving specific movements related to shamanism and scatter some of the groups own dynamic tukano regarding mainly the formation of communities, micro-politics of affinity and co-residence between agnatic groups. This paper revisits classic themes of regional literature as hierarchy, social organization, cosmology, and is constituted as a starting point for research collaboration marked mainly by the fluidity between native and anthropological knowledge.

Keywords: Amazonian Northwest, Yep-masa, lower river Uaups, hierarchy, trajectories

AGRADECIMENTOS

Muitas pessoas participaram direta e indiretamente da confeco deste trabalho. Como no ser possvel indicar o nome de todas, gostaria de citar algumas, em especial. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Maximiliano Menezes, o Max, como mais conhecido no alto rio Negro. Foi ele o grande responsvel por este trabalho. Agradeo imensamente sua acolhida paciente e animada em So Gabriel da Cachoeira, as conversas na FOIRN, no ISA ou nas oportunidades que tivemos para conversar temas que iam alm do interesse da pesquisa que desenvolvamos. Agradeo tambm a Lus Guido e Faustino, irmo e tio de Max, pela disposio em deslocarem-se de suas casas at So Gabriel para ouvir e responder, to sabiamente, s perguntas formuladas por um jovem e inexperiente estudante de antropologia. Agradeo imensamente a Isidro Freitas pela disposio em tambm colaborar com a pesquisa e por ter compartilhado comigo ideias e pensamentos de extrema inteligncia. Agradeo, infelizmente em memria, a Eusbio Freitas, tio de Isidro, falecido meses aps nosso encontro em sua residncia, na comunidade de So Sebastio, prximo a So Gabriel. Gostaria de agradecer imensamente a toda equipe do ISA Rio Negro por ter fornecido as dependncias da subsede em So Gabriel da Cachoeira para que l eu realizasse os encontros e reunies primordiais para que este trabalho tenha se construdo, e tambm pela estadia confortvel, agradvel e, principalmente, de longa durao. Em especial, agradeo a Margarida e ao seu filho Ramon - criana que com sorrisos ia purificando meu corao cheio de saudades. Um agradecimento especial a Andreza Andrade e, seu companheiro, Gabriel, pelo exemplo de seriedade e competncia e pelos votos, sempre sinceros, de boa sorte para aquele, ento cabeludo, que muitas vezes ficou perdido e sem saber como portar-se de maneira correta. Agradeo a Alosio Cabalzar, Flora Dias Cabalzar, Peter van der Veld, Laise Lopes Diniz, Carla Dias, Adelson Lopes da Silva e Melissa Oliveira, que, apesar do contato curto, me ajudaram a compreender aspectos fundamentais do trabalho junto s populaes rionegrinas. Agradeo a Beto Ricardo, pela ajuda primordial e compreenso. Aos queridos amigos de So Gabriel Ana Paula, Bruno e Gergia, o que dizer a vocs? Agradeo profundamente a toda intensidade, beleza, carinho e diverso que

compartilhamos em horinhas de felicidade uma relao que o tempo e a distncia no puderam, felizmente, eclipsar. Um agradecimento mais que especial a Camila Sobral Barra e, infelizmente em memria, a Andr Luis Martini. Aos dois devo os maiores aprendizados que conquistei durante o difcil trabalho em campo. A vocs devo a acolhida amorosa e restauradora em Manaus, a ajuda gratuita e descompromissada. A Camila, meu muito obrigado ao abrao terno e esperanoso frente a um momento to difcil, a despedida desse mundo de um grande homem. A Geraldo Andrello, meu orientador e amigo, no sei como agradecer - algum que sempre me surpreendeu em sua capacidade de doao. Quando parecia que no haveria mais pacincia com minhas indecises e dificuldades, ele me respondeu, sempre, com palavras precisas e conselhos esclarecedores. Gostaria tambm de agradecer ao professor Edmundo Peggion pela amizade e pela antropologia que me apresentou. Obrigado pela participao em minha qualificao e disposio em ler a verso final do texto para a defesa. Agradeo tambm aos professores Pedro Lolli e Paulo Santilli pela disposio em ler este trabalho e participar da banca de defesa desta dissertao. Agradeo a professora Silvia M. S. de Carvalho pelo exemplo de que possvel fazer da antropologia um multiplicador de sonhos e esperana. A todos e todas do CEIMAM-Unesp-Araraquara, meu especial agradecimento. Um agradecimento especial aos professores do PPGAS-UFSCar, local rico em conhecimento e experincias humanas. Um agradecimento especial ao professor e amigo Piero Leirner pela estadia divertida e intensa compartilhada em So Gabriel. Agradeo a todos os colegas de turma do mestrado no PPGAS, em especial a Amanda Marqui, Amanda Danaga, Ligia Rodrigues e Marlia S. Loureno, pela fora compartilhada e pelos momentos de distrao. Um agradecimento especial companheira de rio Negro, Aline Scolfaro, pelo compartilhar de ideias, emoes e esperana. Aos meus amigos-irmos de Mogi Guau, no h como agradecer. Vocs so a prova de que o amor resiste a tudo e o nico caminho a seguir. Um agradecimento especial aos ensinamentos compartilhados com Rafael mbar, Renan, Gustavo, talo, Rafael Grossi, Deni, Lus Henrique (Negueti), Dani, Fabiano, vila, Bruninho e Dalb.

Um agradecimento especial ao (re) encontro com Thomas Firmo e Thomas Armani companheiros em Luz no caminho do Conhecimento. Um agradecimento especial s minhas grandes amigas Raquel Maltempi e Josiane Zanetti pelas palavras de conforto, fora e confiana durante momentos em que a misso parecia pesada demais. Um agradecimento especial a Lais Bortolucci pelo compartilhar de ansiedades e singelas alegrias. Um agradecimento especial a Yandara Mendes pelo companheirismo fiel e corajoso durante grande parte dessa empreitada. Agradeo a Ana pelo (re) encontro com o amor sem explicao. Agradeo a minha famlia pelo apoio incondicional. Aos meus irmos, Claudino e Joo Batista e irms, Zenilda, Aparecida e Alessandra, sobrinhos e sobrinhas. Desculpem-me pelas ausncias e por ter escolhido um caminho, aparentemente, to tortuoso. Em especial, agradeo a minha me, Maria da Graa, que, alm da vida, deume a coragem, o amor e a certeza de que devemos acreditar em nossos sonhos, mas, sobretudo, aquela que soube aguardar com pacincia o fim deste trabalho muitas vezes sem entender o que tanto eu fazia frente ao computador. Obrigado, me amada, a quem devo o que eu sou. Ao meu pai, em memria, Jos Rodrigues Filho, agradeo a base material que me permitiu seguir nos estudos e o amor ao trabalho. Por ltimo, agradeo aos meus ancestrais e as crianas, aos meus guias e mestres espirituais.

ndice

Apresentao

11 16

Organizao dos captulos Convenes 18

1. 1.1. 1.2. 1.3. 1.4.

Introduo: um breve referencial terico Os Yep-masa do alto rio Negro 21

21

Alguns conceitos da sociologia rionegrina Sociedades da Amaznia, sistemas regionais

22 25 31

Consideraes acerca da ocupao indgena do baixo Uaups

2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.

Do rio Papuri ao baixo Uaups

37 40

Subindo o Uaups: narrativas de formao da humanidade Da canoa, do cu, para a terra 42 43

Movimentos contrrios, deslocamentos constantes Civilizao e catequese no baixo Uaups O olhar dos viajantes 50 60 48

Elementos de uma narrativa Inap-por

3. Fragmentos de Anans 3.1. 3.2.

70 70

Morar em Anans: perigos e conflitos Um paj carapan 71

3.3. 3.4. 3.5. 3.6.

Uma partida de futebol

74 77 81

Conflitos, rupturas, disperses

Outras comunidades, outras histrias Pequena imagem de Anans 90

4. 4.1. 4.2. 4.3.

O lugar dos Inap-por na hierarquia tukano Algumas listas de classificao As primeiras letras 110 113 94

93

Nomes, apelidos, identidade

CONSIDERAES FINAIS APNDICES BIBLIOGRAFIA 121 127

118

11

Apresentao

A presente dissertao iniciou-se de modo pouco usual um telefonema. Foi assim que, em meados de 2009, Geraldo Andrello contatou Maximiliano Menezes ento um dos diretores da FOIRN (Federao das Organizaes Indgenas do Rio Negro). O objetivo inicial era o de perguntar a Maximiliano sobre um morador de Taracu, distrito indgena do baixo Uaups ocupado por comunidades falantes do tukano oriental, que anos antes havia mencionado possuir informaes interessantes sobre o deslocamento de alguns grupos tukano a partir do rio Papuri para esta regio, bem como elaborar um texto com o registro dessas histrias. Maximiliano, representante do baixo Uaups no contexto do movimento indgena rionegrino, exps nessa ocasio seu prprio interesse em contar com um estudante de antropologia para uma pesquisa colaborativa com objetivo semelhante. Este telefonema inicial foi seguido por correspondncias via correio eletrnico que, pouco a pouco, construram os alicerces desta pesquisa-colaborao. Tratava-se agora de trabalhar diretamente com Maximiliano, elegendo como tema a histria de sua comunidade. Nascido na comunidade tukano de Anans, Max1 mostrava-se intrigado com alguns aspectos da trajetria de seu prprio cl, os Inap-por, no interior do grande conjunto de cls tukano atualmente dispersos ao longo do rio Uaups (e seus afluentes Papuri e Tiqui), e mesmo ao longo da calha do rio Negro. Seu principal questionamento dizia respeito posio hierrquica de seu grupo face aos demais, tendo em vista o antigo deslocamento empreendido por seus antepassados desde seu local de origem e fixao no rio Papuri at a localidade de Anans, no baixo Uaups. Segundo ele, os Inap-por co-residiram historicamente nesta comunidade com os Sanadeppor, seus irmos menores, isto , com membros de um outro cl que supostamente ocupava uma posio hierrquica inferior. O problema por ele anunciado era que tal relao nem sempre foi reconhecida por outros grupos. Esclarecer tal questo envolvia, segundo ele, um levantamento sistemtico acerca das origens dos dois grupos no rio Papuri, bem como de seu posicionamento respectivo no quadro geral das relaes de hierarquia que envolve a totalidade dos cls tukano. Essas informaes deveriam ser

A partir deste momento a referncia a Maximiliano Menezes ser apenas como Max, forma pela qual amplamente conhecido no movimento indgena rionegrino.

12

buscadas e registradas entre seus parentes mais velhos e pessoas de outros cls, detentores privilegiados de conhecimentos acerca daquilo que seria uma histria geral dos Tukano. O material coletado atravs de um trabalho de campo de cerca de trs meses em So Gabriel da Cachoeira, em 2010, seguido por uma reviso bibliogrfica de temas como a ocupao indgena do baixo Uaups, trajetrias de cls, classificao hierrquica tukano, registro de narrativas e relatos de conflitos, resultaram no presente trabalho. Esta dissertao constitui a primeira etapa de um projeto que exige outras incurses a campo e desenvolvimento de pontos tericos aqui somente anunciados. Dessa maneira, o leitor no encontrar uma sntese do material publicado sobre os Yep-masa forma pela qual se autodenominam os Tukano. No se trata, nesse sentido, de uma monografia em sentido clssico, a respeito de um determinado grupo tnico. Os Tukano compem um mosaico social relativamente complexo devido, entre outros fatores, ao grande nmero de cls [cerca de quarenta] territorialmente dispersos em uma rea extensa entre o territrio colombiano e brasileiro. Foram abordados, principamente, fragmentos das trajetrias de dois cls. Tentei visitar Anans, pois isto parecia primordial para a etnografia que desejava desenvolver. Infelizmente, isso no foi possvel, em grande medida em funo da atribulada agenda de Max, que ao longo de minha estadia no rio Negro se ausentou da regio por quatro vezes para participar de reunies e encontros do movimento indgena nacional. Em suma, o cenrio para minha etnografia estava localizado ali, na cidade de So Gabriel da Cachoeira, entre idas e vindas de uma liderana indgena, alguns de seus parentes e outras personagens que apareceriam durante a pesquisa. O sentimento de no ter ido l inicialmente me incomodou e o tomei como algo negativo. Mas digo que no se tornou frustrante, pois consegui, pouco a pouco, precisar as caractersticas especficas da etnografia que vim a desenvolver: reconstruir uma trajetria permeada por conflitos e rupturas que levaram ao abandono progressivo do lugar. A descrio que Max me forneceu sobre uma viagem a Anans h cerca de quinze anos interessante. Viajava sozinho e adentrou na comunidade ansioso pela acolhida de seus moradores. Alguns passos em direo s casas, ao local de reunies, escolinha: no havia moradores, a comunidade estava abandonada. O assassinato de um membro Sanadep-por por um co-residente Inap-por como desfecho de uma briga durante uma partida de futebol, no incio da dcada de noventa, teria sido o episdio responsvel

13

pelo ltimo grande abandono da comunidade. Desde cinco anos atrs, no entanto, ele aponta que algumas famlias passaram a retornar comunidade, nenhuma, porm, pertencente ao seu cl. Por outro lado, conheci trs comunidades tukano estabelecidas do rio Negro, So Jorge, So Sebastio e Balaio. Todas as visitas, de alguma forma, revelaram um pouco do contexto vivido atualmente pelas populaes rionegrinas. Na visita a So Jorge ocorria a inaugurao de uma placa solar que substituiria o gerador a diesel. A visita ao Balaio envolvia a inaugurao de um centro de cultura equipado com computadores e multimdia fornecidos por uma organizao no-governamental. Em ambas as ocasies, o oferecimento de comidas, frutos, exibio de danas e cantos remetiam s cerimnias de troca ritual de presentes do noroeste amaznico, os chamados dabucuris. O trabalho de campo em So Gabriel da Cachoeira permitiu o contato com cinco informantes dos quais dois, alm do prprio Max, so integrantes do cl Inappor e outros dois pertencentes ao cl Kimaro-por , reconhecidos entre os Yep-masa como grandes conhecedores de sua cultura. Os encontros com Luis Guido, irmo de Max, e Faustino, um parente mais velho, ambos moradores em stios nos arredores de So Gabriel, ocorreram na sede da FOIRN e subsede do ISA (Instituto Socioambiental) localizadas nesta cidade. Dessa forma, informaes preliminares puderam ser comparadas e ampliadas atravs dos encontros e conversas que ocorriam individualmente. Os dois informantes ao cl Kimaro-por, Isidro e Esusbio Freitas, foram-me apresentados pelo antroplogo Andr Martini. Isidro mostrava-se

particularmente interessado em esclarecer algumas coisas em relao aos Tukano, como dizia. Depois de algumas reunies em que discutamos temas gerais, mobilizamos uma visita a seu tio, Eusbio, morador da Comunidade de So Sebastio, tambm localizada nos arredores de So Gabriel. Esta ocasio acabou se tornando o ltimo registro deste grande conhecedor - meses depois ele faleceu ao banhar-se em uma cachoeira. Sua fala com cerca de duas horas de durao em lngua tukano, apenas parcialmente traduzida e resumida por Max dias aps o encontro, constitui-se como material digno de futuro tratamento. Com efeito, j que a maior parte das falas ocorreu em lngua tukano, minhas transcries referem-se s snteses em portugus oferecidas por Max ao final de cada sesso de trabalho. No houve, nesse sentido, uma traduo integral das falas registradas, o que demandaria um tempo maior do que dispnhamos. Ou seja, trata-se

14

de um material significativo, que poder ser utilizado em trabalhos futuros. Assim, foi possvel reunir um conjunto parcial de dados acerca das trajetrias dos cls Inap-por e Sanadep-por a partir do rio Papuri para a regio do baixo rio Uaups, onde se formou a comunidade de Anans, e o envolvimento desses grupos com comerciantes e missionrios a partir do sculo XIX. A reconstituio do processo de ocupao indgena da regio do baixo Uaups feita apenas parcialmente e focaliza, principalmente, a formao histrica de uma nica comunidade, Anans. Apesar do contato com fontes diversas, o que se conseguiu foi uma imagem cheia de retalhos envolvendo perodos distintos de sua histria. Para isso, procurou-se evidenciar sua importncia no contexto regional a partir da histria oral, mas tambm de fontes histricas de viajantes do sculo XIX. Na tentativa de reconstituir um quadro geral das trajetrias e motivaes dos grupos que formaram a comunidade, deparamo-nos com relatos de episdios conflituosos que, de certa forma, pem em evidncia certas dinmicas sociais prprias regio e seus grupos. Esses episdios referem-se a dilemas relacionados co-residncia entre grupos agnticos e afins, acusaes de feitiaria, xamanismo, manejo de nimo coletivo, construo de comunidades e movimentos de disperso e abandono por parte de seus moradores. O pressuposto aqui o de que histrias locais permitiriam, ainda que indiretamente, contribuir para a discusso de temas centrais da socialidade rionegrina - descendncia versus aliana, ou, em outros termos, a hierarquia e igualitarismo. Todas essas informaes so apresentadas tendo como pano de fundo as prprias narrativas mticas a partir das quais os Yep-masa relatam o processo de formao da humanidade e posterior alocao de seus grupos pela regio. Cada grupo possui uma forte referncia territorial, que remonta ao perodo ps-mtico, no qual se encontram prontos para fazer, como dizem em geral, sua prpria histria. Para esse fim, utilizei uma narrativa j publicada por um outro cl, os Yepar-Oy, na coleo Narradores Indgenas do Rio Negro (NIRN) (Maia & Maia, 2004). O contexto que envolve a publicao dessas narrativas ser tratado ao longo do trabalho, j que o interesse de Max em investigar a posio hierrquica de seu cl, levou-me a buscar dados sobre o tema em diversos escritos, produzidos tanto por autores indgenas quanto por alguns dos primeiros etngrafos da regio (Fulop, 1956; Bruzzi Silva, 1962; Gentil, 2005).

15

Fazer antropologia hoje no alto rio Negro envolve trabalhar em conjunto com as lideranas polticas, associaes, centros de cultura indgena e, evidentemente, prpria FOIRN. A regio assiste a um fenmeno denominado movimento de revitalizao cultural emergente a partir da dcada de 1980 diante das reivindicaes por direitos territoriais, reconhecimento cultural e retomada de prticas rituais especficos banidas pela catequese missionria. tambm diante deste cenrio que deve ser interpretado o interesse de Max em contar com a ajuda de um estudante de antropologia para realizar pesquisa e registro da trajetria de seu cl, pois h na regio um interesse crescente em produzir registros escritos das narrativas orais. A coleo Narradores Indgenas do Rio Negro (NIRN) um exemplo desse processo. Trata-se de vrios volumes editados pela FOIRN desde 1995 contendo narrativas indgenas de diversos cls dos grupos da regio. Os interessados em transformar as narrativas em textos escritos buscam em seus pais e avs um aprofundamento das histrias a respeito da origem e disperso de seus cls pela regio. Os volumes editados contaram com a colaborao de antroplogos na construo do texto em portugus, fato que leva atualmente alguns grupos a buscarem por esse tipo de parceria. Sobre os Tukano em particular, a coleo NIRN conta com dois volumes (ver Maia & Maia, 2004; Azevedo & Azevedo, 2003). H tambm outros dois volumes de autoria do tukano Gabriel Gentil publicados por editoras de Manaus (Gentil, 2000 e 2005). De modo geral, o interesse dos narradores divulgar sua verso da histria da origem do mundo e da humanidade. Vrios narradores avaliam que cada vez mais urgente que as histrias contadas pelos mais velhos sejam registradas e, em forma de livros autorais, permaneam acessveis s novas geraes. A produo dos livros da NIRN conta com a parceria entre a FOIRN e organizaes multilaterais, internacionais e no governamentais, como a Unio Europia, a Cooperao Austraca para o Desenvolvimento e o ISA (Instituto Socioambiental). Entre suas palavras-chave encontram-se: memria, identidade, patrimnio cultural. inegvel que esses novos produtos editorias se inserem em um contexto histrico especfico, no qual as relaes com os brancos vm se intensificando e diversificando de maneira acelerada. H muitos Tukano vivendo atualmente fora do rio Uaups, nas cidades da regio do alto e mdio rio Negro, e mesmo em Manaus. Muitos participam de projetos variados, so contratados como professores, funcionrios pblicos, dirigem organizaes indgenas.

16

Muitos jovens vm ingressando em universidades. Em suma, um contexto no qual o registro de antigas narrativas e conhecimentos so vistos como imperativos. Max mencionou que o registro da trajetria dos Inap-por poderia, a longo prazo, transformar-se em mais um volume da NIRN. Para alm dos fatores acima e desta possibilidade, observar e refletir sobre o fenmeno no contexto especfico do baixo Uaups, onde cls como os Inap-por e Sanadepo-por se estabeleceram h muitas geraes, uma vez que os livros, aparentemente, se prestam a valorizar verses particulares de uma narrativa mtica compartilhada por todos os grupos da regio, possibilitaria uma srie de reflexes acerca de seu valor no quadro das relaes internas desses grupos. De acordo com sugestes das etnografias disponveis, as narrativas e verses dos vrios grupos e cls constituir-se-iam como um elemento fundamental na esfera poltico-ritual permitindo potencialmente elucidar aspectos semnticos e pragmticos acerca das formas pelas quais cada unidade se insere no sistema social global da regio (Chernela, 2001; S. Hugh-Jones, 1998; Andrello, 2006). De uma maneira geral, o presente trabalho corresponde a uma coleo de dados de fontes distintas acionadas face ao caso de Anans. Ademais, consideraes acerca das formas utilizadas por uma liderana poltica na reivindicao pela legitimidade sobre um determinado territrio e posicionamento hierrquico do o tom geral da presente dissertao.

Organizao dos captulos O captulo 1 apresenta inicialmente os Ye-p-masa do alto rio Negro, tambm conhecidos como Tukano, um das etnias tukano oriental da regio. Este captulo traz referncias tericas importantes sobre a sociologia rionegrina e os estudos das sociedades da Amaznia, de uma maneira geral. Por fim, algumas consideraes sobre a ocupao indgena do baixo Uaups tambm so feitas. Trata-se, portanto, de um breve referencial terico. O captulo 2 procura explorar o contexto mais geral que envolve a trajetrias de alguns cls tukano do rio Papuri, local de referncia histrica para este grupo, em direo ao baixo Uaups. So retomados os principais movimentos contidos na narrativa Oy que versa sobre a formao da humanidade. O objetivo tentar localizar

17

as trajetrias especficas dos cls de Anans a partir dessa referncia mais geral envolvendo todos os cls Yep-masa. Feito isto, procurou-se reconstruir o contexto histrico da regio do baixo Uaups atravs, principalmente, de processos relacionados a civilizao e catequese desenvolvidas durante o sculo XIX. Outra importante referncia ao contexto que envolve as populaes da regio neste perodo fornecida pelos relatos de dois viajantes, Coudreau (1887/1889) e Alfred Wallace ([1853] 2004). Ambos citam a comunidade de Anans e, embora a referncia ao primeiro seja mais sinttica, o primoroso relato de Wallace reproduzido de forma a termos um belo quadro da comunidade quando de sua visita, em meados de 1851. O captulo segue com as indicaes da trajetria dos Inap-por fornecidas atravs dos relatos coletados junto a trs informantes Max, Luis Guido, seu irmo, e um parente mais velho, Faustino. Algumas consideraes sobre o contedo dos relatos relacionados a pontos especficos dessa trajetria so, brevemente, elaboradas. O captulo 3 tenta, ao reconstruir a trajetria de Anans a partir de relatos orais, observar em que medida os relatos de episdios conflituosos so sintomticos das dinmicas que parecem ter dado o tom das relaes entre seus moradores. Dois episdios, em especial, so reproduzidos. O primeiro diz respeito s acusaes de feitiaria e assassinato de um paj carapan por moradores da comunidade. O segundo episdio, que se vincula a ltima grande disperso dos habitantes de Anans, envolve, tambm, acusaes de feitiaria e o assassinato de um membro Inap-por a partir de um evento, aparentemente, banal: uma discusso ao fim de uma partida de futebol. Este episdio, contudo, estaria ligado a questes relacionadas ao estabelecimento de moradores extras na comunidade. Os dois episdios, em seu conjunto, possibilita algumas consideraes sobre a co-residncia entre grupos agnticos, micropoltica da afinidade e a feitiaria enquanto dispositivo de controle excessos baseados na ideologia da hierarquia. Os conflitos, rupturas e disperses, recorrentes na trajetria da comunidade so abordados a partir de uma referncia etnogrfica especfica (Brandhuber, 1999). Como um exerccio comparativo, tambm so brevemente analisadas as trajetrias de duas comunidades do Uaups a partir das etnografias de Andrello (2006) e Chernela (1993) onde so retomadas questes relativas ao manejo do nimo coletivo como fundamento importante na constituio das comunidades, legitimidade sobre territrios, disputas entre grupos agnticos envolvendo controle de recursos e manipulao hierrquica.

18

O captulo 4 apresenta uma discusso sobre os cls tukano a partir da motivao de Max em investigar a posio hierrquica dos Inap-por junto a informantes diversos. Aqui, algumas listas disponveis contendo uma classificao hierarquizada dos cls que compem o grupo Yep-masa so reproduzidas. O enfoque do captulo , principalmente, sobre o posicionamento do cl de Max. Procurou-se, ao se evidenciar a profuso de nomes, apelidos e referncias aos locais de habitao de alguns cls em questo, elaborar uma breve discusso sobre contextos especficos que parecem compor um complexo quadro que envolve, entre outras coisas, legitimidade sobre conhecimentos e construo de pontos de vista de grupos especficos e de coletivos. Finalmente, pontuamos o limite desta pesquisa inicial sobre a posio dos Inap-por ao considerar elementos especficos fornecidos pelos relatos dos nativos relativos produo de um ponto de vista acerca de um grupo determinado ao retomarmos conceitos importantes sobre a nominao e onomstica dos grupos da regio a partir de S. Hugh-Jones (2002).

Convenes As expresses em lngua nativa (inclu-se, aqui, o Nheengatu, a lngua geral amaznica) sero grafadas em itlico, como, por exemplo, dabucuris. Nomes de cls de grupos tnicos tambm sero grafados em itlico, como, por exemplo, Inap-por . As tradues para o portugus das expresses nativas aparecem entre aspas, como nos exemplos, irmo maior ou povo da terra. Os etnnimos aparecem com inicial maiscula, como, por exemplo, Tuyuka, Cubeo, Desana e etc. Para se referir famlia lingustica tukano, utilizaremos inicial minscula. De acordo com Henri Ramirez (1997), a pronncia das palavras tukano deve obedecer s seguintes regras: Vogais a, e, u pronunciam-se como em portugus e geralmente bem aberto, como em p

19

o geralmente bem aberto, como em nosso i - uma vogal alta no arredondada Consoantes p, t, k, b, d, g pronunciadas de um modo geral como em portugus ge e gi pronunciam-se como em portugus gue e gui, em guerra ou em guitarra k pronuncia-se como c em caro b e d so levemente nasalizados no comeo das palavras s pronuncia-se como s em sala, e nunca como em casa h pronuncia-se como rr em portugus como em cachorro y pronuncia-se como i em portugus como em internet w pronuncia-se como v em portugus como em vida, mas afrouxando um pouco a articulao r pronuncia-se geralmente como r em caro, mas alguns o pronunciam como l em calor Sinais O til (~) indica nasalizao, ocorrendo sempre na primeira vogal de uma palavra; palavras com as consoantes m e n possuem todas as vogais nasalizadas. Os acentos agudo () e circunflexo (^) indicas as melodias tonais da lngua tukano: o agudo marca a melodia tonal ascendente e o circunflexo a melodia tonal alta. Esses sinais jamais ocorrem na primeira vogal de uma palavra, mas na segunda. No caso da melodia alta, a raiz toda pronunciada em tom alto, e na melodia ascendente, a primeira vogal pronunciada em tom baixo, e a segunda vai subindo de tom baixo para tom alto. O tom nada mais do que a altura musical das vogais, altura esta relativa: percebida unicamente pelo contraste com outro tom em outra vogal. O apstrofo () indica laringalizao.

20

Mapa 1.

(fonte: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/etnias-do-rio-negro/1524 (adaptado))

21

1. Introduo: um breve referencial terico

1.1. Os Yep-masa do alto rio Negro

Yep-masa o grupo indgena tambm conhecido como Tukano da regio do alto rio Negro, noroeste amaznico. A palavra tukano designa tanto uma famlia lingustica quanto um dos grupos exogmicos desta famlia, os Yep-masa - que significa Gente da Terra. Yep uma palavra de origem pira-tapuia, pois em tukano terra dit (Andrello, 2006, p. 266). Piedade (1997) diz ter ouvido que, na fila de comida nos internatos salesianos, os Yep-masa faziam uma fila to perfeita e homognea que lhes foi dado o apelido de tucanos, em referncia ao vo alinhado destes pssaros. A partir da, como uma estratgia comunicativa, os prprios Yepmasa teriam passado a se chamar de Tucano, ou Dase. Os Yepr-Oy, um dos principais cls deste grupo, costumam dizer que Tukano seu apelido dado por mulheres Desana que, h muito tempo atrs, viam que eles tinham o hbito de andar em bandos como estes pssaros (Maia & Maia, 2004). A rea indgena alto rio Negro (ARN) tem como limites a leste o mdio rio Negro, a oeste a fronteira nacional com a Colmbia, ao norte a fronteira nacional com a Venezuela e ao sul o rio Curicuriariari. Esta regio habitada por grupos cujas falas pertencem a trs famlias lingusticas: a famlia tukano oriental, do qual fazem parte os Yep-masa, Desano, Pira-tapuyo, Tuyuka, entre outros, a famlia Arawak (Baniwa, Bar, Tariano, entre outros) e, finalmente, a famlia Maku (Hupda, Yuhup, Nadeb e Dow) (Cabalzar & Ricardo, 1998). Os Yep-masa habitam o rio Tiqui, o Papuri, afluentes do Uaups, prximo a Iauaret, o Uaups prximo a Taracu e a cidade de So Gabriel da Cachoeira. Entretanto, sua ocupao se estende para alm das fronteiras brasileiras. Os estudos do antroplogo Marcos Fulop (1954; 1955; 1956) em sua monografia realizada junto aos informantes do cl Urmiri Sraro, da comunidade Guadalajara, em territrio colombiano, indicam a ocupao Yep-masa sobre os rios Paca, Papuri e Tiqui e desde Umar, no Uaups, at a confluncia do rio Uaups com o rio Negro.

22

A causa da descida dos Yep-masa do rio Papuri para o baixo rio Uaups geralmente atribuda a um episdio que envolve a briga entre os irmos YupriWaro e Yepr. De acordo com o relato coletado por Andrello, esses dois irmos lideravam os dois grupos tukano que se multiplicaram no igarap Turi, no rio Papuri. A briga entre os dois teria sido motivada pela revolta de Yupri-Waro diante do crescimento do grupo de seu irmo mais novo. Ele acabou sendo morto por Yepr (Andrello, 2006, pgs. 347-424). Trata-se de um episdio de particular importncia entre os Tukano, pois as consequncias desse conflito relacionam-se s trajetrias subsequentes de cls e segmentos de cls que, impulsionados a partir desta disperso, estabeleceram-se em diferentes localidades da bacia do Uaups. O presente trabalho possui enfoque nas trajetrias de dois [de um total de cerca de quarenta] cls tukano, os Inap-por e seus irmos menores - de acordo com o termo utilizado para se referir a um cl de menor posio na hierarquia deste grupo -, os Sanadep-por, ambos estabelecidos no baixo Uaups aps a disperso desde o Papuri. De acordo com relato coletado entre um dos informantes, esses cls teriam sido os nicos a partirem do Papuri por motivos alheios ao conflito entre os irmos YupriWaro e Yepr.

1.2.

Alguns conceitos da sociologia rionegrina

As regras de matrimnio dos grupos tukano esto associadas preferncia pela prima cruzada bilateral, mas h outros fatores decisivos, como a regra da exogamia lingustica e os aliados preferenciais (no caso dos Yep-masa, os Desana). No interior dos cls, o sistema hierrquico baseia-se na ordem de nascimento com a distino primognito-caula estabelecida na mitologia e na especializao ritual (Piedade, idem, pgs. 25-35). Outros elementos relacionados organizao social dos tukano oriental, propriamente dito, sero abordados ao longo da presente dissertao. O baixo rio Uaups se insere no contexto mais geral do alto rio Negro, que se constitui como uma unidade social e cultural homognea. De uma maneira geral, as etnografias sobre o noroeste amaznico apontam a existncia de um sistema social indgena aberto, cujas unidades compem um mosaico de identidades sociais com

23

grupos exogmicos patrilineares discretos e articulados entre si por trocas matrimoniais, rituais e econmicas (Andrello, 2006). A exogamia lingustica foi considerada uma das caractersticas principais dessas sociedades, principalmente entre os grupos da famlia tukano oriental do rio Uaups. Dessa forma, um homem falante de uma determinada lngua deve procurar se casar com uma mulher que pertence a outro grupo lingustico. Embora a exogamia lingustica esteja progressivamente deixando de ocorrer por vrios motivos (a lngua tukano est se tornando franca no Uaups, por exemplo), ela continua vigorando em dois outros nveis de organizao social: a fratria e o sib2. Geralmente, a fratria no Uaups uma unidade que engloba vrios grupos exogmicos que no devem trocar cnjuges. Esses grupos no so necessariamente vizinhos e as fratrias no possuem nomes prprios. Esses elementos a caracterizam como uma unidade com alto grau de abrangncia e fraca estruturao interna. As trocas matrimoniais so efetuadas no nvel do sib. Tambm referido como cl, o sib geralmente considerado a unidade bsica do sistema social do Uaups. A troca de cnjuges realiza-se preferencialmente entre dois sibs de nveis hierrquicos equivalentes e pertencentes a grupos exogmicos distintos. A hierarquia constitui-se como tema central no contexto do rio Uaups, sempre presente nas etnografias e relacionada origem mtica dos ancestrais de cada cl, trazidos ao Uaups no ventre de uma cobra-canoa. Os que primeiro saram terra, atravs do grande buraco existente em uma laje da cachoeira de Ipanor (mdio rio Uaups), so considerados mais velhos, e os que vieram em seguida, os mais novos. Dessa forma, o grupo exogmico composto por uma srie de cls, descendentes de um grupo de irmos, do primognito ao mais novo. O primognito considerado o chefe dos demais e os irmos mais novos so considerados seus servidores. C. Hugh-Jones (1979) props uma sequncia hierrquica formal que aponta entre o chefe (os mais velhos) e os servos (os mais novos) outros trs papis rituais hierrquicos intermedirios ocupados por sibs especficos, a saber, o de cantor, guerreiro e xam. Ela tambm sugere a diviso dos grupos exogmicos do Uaups entre
2

Ao final desta seo farei a opo de referirme ao sib unicamente como cl. Embora a terminologia sib ou cl correspondam mesma unidade social e o primeiro seja mais comumente utilizado nas etnografias, a opo se justifica pela terminologia utilizada pelos informantes com os quais trabalhei.

24

simples e compostos. A diferena estaria na quantidade de sries de sibs hierarquizados desempenhando suas respectivas funes, ou seja, os grupos exogmicos simples contariam com apenas uma srie de sibs, enquanto os grupos compostos poderiam contar com duas ou mais dessas sries. De uma maneira geral, as etnografias apontam para uma marcada diferena entre o modelo ideal da organizao social e o modo como os grupos se distribuem e se organizam na prtica. As transformaes em curso advindas do contato poderiam contribuir em maior ou menor grau nesse processo. O nmero de cls que compe um grupo exogmico varivel. Como dito, os cls Inap-por e Sanadepo-por so dois dos cerca de quarenta cls tukano (Fulop, 1954). J os Tuyuka, por exemplo, apresentam quinze no total (Cabalzar, 1995). Para Christine Hugh-Jones (1979), a origem dos sibs marca o fim da era prdescendncia, em um momento a partir do qual seus ancestrais passam a estabelecer trocas matrimoniais para aumentar seus respectivos grupos. As histrias dessas primeiras geraes seriam tipicamente concentradas em lutas, migraes, casamentos e roubos de objetos sagrados. Esses episdios so muito diferentes dos mitos, pois os seres dessas histrias so membros de grupos existentes ou extintos e no criaturas antropomrficas, corpos celestes, etc. So histrias que pressupe um mundo povoado por grupos compostos por pessoas comuns em um momento no qual a ordem csmica e social j est estabelecida. Esta ordem social se apresentaria ao antroplogo a partir de um conjunto aparentemente confuso de ligaes envolvendo parentesco, nomes de grupos, derivaes ancestrais, filiaes lingusticas, geogrficas, entre outras. Christine HughJones indica que a mudana de identidade, as ideias conflitantes sobre os membros, status, a fisso e fuso dos grupos inserem-se na prpria natureza do sistema tradicional. Entretanto, a autora aponta uma distino entre os grupos territorialmente localizados na regio do Pira-paran, identificando-os como menos estveis do que aqueles que vivem no rio Uaups ou em seus principais influentes. Segundo este argumento, os Tukano, territorialmente localizados no igarap Tur, rio Papuri, afluente do Uaups, estariam entre os grupos mais estveis. O surgimento e crescimento desses grupos so, portanto, tematizados na forma de sucessivos deslocamentos espao-temporais que articulam, atravs da memria social, eventos da poca da formao da humanidade queles que j fazem parte de

25

trajetrias histricas particulares. Cabalzar (1995) aponta que a etnografia de Goldman (1963) j mostrava como o discurso mtico incide diretamente no contexto das relaes polticas. Relaes prximas entre certos grupos so em geral atribudas a uma conexo mtica original, assim como o conflito distncia que existia j nos primeiros tempos. Cabalzar (1995), ao desenvolver uma reviso da literatura sobre os grupos da famlia lingustica tukano do Uaups e Pir-paran, apresenta uma sntese dos principais modelos construdos sobre a organizao social dessa regio. Goldman (1979) foi o primeiro a analisar sistematicamente a organizao social do Uaups e introduzir os temas da estrutura dos grupos de descendncia, o das relaes de interdependncia e autonomia e o da hierarquia em contraponto igualdade. Em sua monografia sobre os Cubeo, prope termos separados para fratria e sib: ainda que este ltimo seja o segmento bsico da estrutura social, a fratria seria o principal nvel da estrutura social, uma vez que se compe por um nmero varivel de sibs e regula suas trocas matrimoniais. Ou seja, entre os Cubeo no haveria exogamia lingstica, pois os casamentos se do entre pessoas de sibs pertencentes a distintas fratrias que formam um mesmo grupo etnolingustico os Cubeo. Esta caracterstica veio a ser considerada uma exceo no contexto geral do Uaups, pois para os demais autores a fratria seria o nvel mais englobante do sistema, uma vez que congregam vrios grupos etnolingusticos, e estes ltimos vrios cls ou sibs. H nuances particulares no interior da literatura etnogrfica, pois ao passo que Jackson (1983) enfatiza a constituio dos grupos sociais via identidade lingstica, Christine Hugh-Jones (1979), como dito, enfatiza a srie simples ou composta de papis rituais que ordena os sibs hierarquicamente. Finalmente, e de uma maneira simplista, Kaj Arhem (1981) privilegiaria as relaes de aliana entre grupos de descendncia especficos na demarcao de ambientes exogmicos.

1.3.

Sociedades da Amaznia, sistemas regionais

Em Imagens da natureza e da sociedade Viveiros de Castro (2002) discute as mudanas mais gerais por que passou a antropologia regional nas ltimas dcadas. O autor indica a emergncia de uma nova imagem da Amaznia indgena caracterizada pela nfase na complexidade das formas sociais e na diversidade da fisionomia natural da regio. Entretanto, a Amaznia aguardaria por uma nova sntese terica na qual uma

26

sinergia entre abordagens estruturais e histricas possa superar os modelos explicativos monocausais. O estudo da organizao social para o autor a principal contribuio da etnografia amaznica disciplina. Aps retomar as principais conquistas tericas desse campo de estudo nas ltimas dcadas, Viveiros de Castro indica os trs estilos analticos principais nos estudos contemporneos das sociedades amaznicas. O primeiro deles, a economia poltica do controle, caracterizado por uma distino estruturalfuncionalista entre os domnios domstico e poltico-jural. Tributrio deste estilo, Terence Turner aponta que o controle uxorilocal dos homens mais velhos sobre os mais jovens atravs das mulheres acaba determinando a relao sogro-genro como o motor estrutural das sociedades centro-brasileiras, numa dialtica recursiva que gera e articula hierarquicamente os domnios pblico e domstico. Peter Riviere, por sua vez, teria generalizado o modelo ao propor que o recurso crucialmente escasso na Amaznia o trabalho humano. Isto geraria uma economia poltica de pessoas fundada na distribuio e controle das mulheres atravs do argumento de que as variaes morfolgicas presentes nas terras baixas amaznicas poderiam ser compreendidas atravs de um exame da correlao entre os modos de gesto dos recursos humanos e a presena ou no de instituies supradomsticas. O segundo estilo apontado por Viveiros de Castro recebe o nome de economia moral da intimidade. Influenciada pela crtica feminista oposio pblico e domstico, tem em Joana Overing e seus alunos seus principais tributrios. Como observa o autor, esta vertente responsvel por contribuies decisivas compreenso que se tem da filosofia social e da prtica da sociabilidade cotidiana na Amaznia indgena. Inspirado por uma fenomenologia do desejo como demanda intersubjetiva (Gow, 1989), o modelo sugere a complementaridade igualitria entre os gneros e o carter ntimo da economia nativa, recusando a sociologia da escassez objetiva. O estilo tambm marcado pela valorizao das relaes internas ao grupo local em detrimento das relaes interlocais, que seriam concebidas nas ideologias nativas como definidas por uma reciprocidade sempre a beira da violncia predatria, marcando inclusive as relaes entre humanos e no humanos. Ao valorizar teoricamente a produo sobre a troca, as prticas de mutualidade sobre as estruturas de reciprocidade e a tica da consanguinidade sobre a simblica da afinidade, o estilo, segundo o autor, compartilha de uma viso essencialmente moral da sociedade. A crtica oposio pblico e domstico teria se

27

traduzido, dessa forma, em uma consequente reduo da sociedade ao nvel domstico alm de uma assimilao indevida da noo de socialidade sociabilidade. O terceiro e ltimo estilo denominado economia simblica da alteridade representado por etnlogos de inspirao estruturalista do qual, alm do prprio Viveiros de Castro, Descola, Taylor e Villaa esto entre seus representantes. Com a produo de anlises de sistemas multicomunitrios complexos que operam com uma distino entre as redes endogmicas locais e as estruturas polticos-rituais de articulao interlocal, este estilo no deixa de ser, segundo o autor, uma verso amaznica da concepo bidimensional da estrutura social presente na etnologia centrobrasileira. Tal concepo estabeleceria uma crtica noo de sociedade como uma mnada fechada e autossuficiente. As inter-relaes entre as sociologias e as cosmologias nativas e os processos de troca simblica guerra, canibalismo, caa, xamanismo, rituais funerrios ao atravessarem fronteiras sociopolticas, cosmolgicas e ontolgicas desempenham um papel constitutivo na definio das identidades coletivas. Esta vertente explorou os significados mltiplos da categoria da afinidade nas culturas amaznicas. Como observa Viveiros de Castro, esses temas aparecem nas obras de Rivire e Overing de forma negativa, mas para a economia simblica da alteridade sugerem seu valor de operador scio-cosmolgico central na tentativa de determinar a tenso entre identidade e alteridade que estaria na base dos regimes sociopolticos amaznicos. Stephen Hugh-Jones (s/d) em Brideservice and the absent gift aponta que essas trs abordagens, apesar de haverem produzido avanos tericos significativos com relao s teorias clssicas da aliana e da descendncia, estariam ainda enraizadas na teoria de parentesco. Nesse sentido, como complemento s anlises produzidas pela economia simblica da alteridade e pela economia moral da intimidade, o autor sugere que, para os grupos do alto rio Negro, uma abordagem em termos de troca de ddivas e economia poltica poderia ser bastante frutfera. O autor aponta que os grupos do alto rio Negro valorizam, sobretudo, relaes pacficas e de troca com menor nfase na guerra e no canibalismo, distinguindo-se, assim, daquelas sociedades que enfatizam o idioma da predao. Entretanto, trata-se de relaes pacficas entre grupos locais distribudos em escala regional e no da convivialidade gerada pela partilha cotidiana e interna ao crculo dos parentes

28

consanguneos que conforma o grupo local. A dificuldade para encaixar os grupos do alto rio Negro nesses dois modelos de anlise explicar-se-ia, em parte, pelo fato de que autores como Viveiros de Castro, Descola e Joana Overing baseiam-se na experincia etnogrfica junto a grupos indgenas especficos, como os guerreiros Arawet, Jivaro ou os pacficos Piaroa. Andrello (2010) sugere que, como consenso entre os pesquisadores do alto rio Negro, as sociedades indgenas da regio demonstram um sistema complexo de relaes intercomunitrias onde, alm do papel emblemtico da exogamia lingstica, verifica-se a ocorrncia de trocas cerimoniais em vrios nveis. Os dabucuris, marcados pelo oferecimento de alimentos ou itens artesanais especializados, so considerados, pelo autor, o evento chave da esfera poltico-ritual. Em sua anlise, objetos entregues ou exibidos de modo performtico incorporavam valores sociais, consistindo em veculos de qualidades inalienveis que um determinado grupo exibia, buscando, desta forma, reafirmar sua posio hierrquica e prestgio poltico. Hugh-Jones observa que, como Viveiros de Castro e Descola reconhecem, generalizaes sobre o que tpico da Amaznia no encaixam facilmente nas sociedades do noroeste amaznico. Ele retoma a sugesto de seguir as pistas sugeridas pelo sistema amaznico das transformaes topolgicas no terreno da histria ao invs de procurar alguma estrutura bsica e, nesse sentido, perguntar o porqu, por exemplo, os povos do noroeste amaznico so to bons na formao de relaes intercomunitrias elaboradas. Para Hugh-Jones, parte importante da resposta estaria no fato de que eles assim o fazem, positivamente, atravs da troca de alimentos, bens ordinrios, valiosos e danas exibidas no contexto de festas entre as comunidades e, negativamente, ao evitar a violncia interpessoal e tentar derrubar, nem sempre com sucesso, acusaes de feitiaria. O autor chama ateno para a frequente afirmao de que a troca de ddivas na Melansia ausente na Amaznia e dificilmente aparece como categoria analtica nos escritos de antroplogos dedicados regio. Embora nenhum povo da Amaznia contempornea se envolva em trocas como as representadas pelo kula das ilhas Trobriand ou o moka das terras altas da Nova Guin, as trocas dos tukano orientais de alimentos e outros bens podem, segundo o autor, apresentar qualidades semelhantes. No noroeste amaznico e no Xingu, esse intercmbio assumiria propores bem elaboradas, representando, assim, um componente essencial de extensos sistemas regionais, no

29

quais os valores da partilha, a generosidade, a paz, harmonia e respeito mtuo tpicas das relaes internas das comunidades amaznicas (cf. Overing & Passes, 2000) -seriam estendidos para alm do grupo residencial para se tornar a prpria base da poltica inter-tribal. Cocares de penas, flautas sagradas, cermicas pintadas e itens de prestgio similares tm sido analisados principalmente pela perspectiva da arte e cultura material, mas raramente como objetos de valor ou riqueza. As referncias a itens de riqueza mais presente em textos histricos e arqueolgicos que em etnografias dos povos contemporneos. Segundo o autor, a riqueza como uma categoria surge como uma questo controversa e aplicada em geral com referncia a pessoas, e no a coisas. A economia poltica da amaznia passaria a ser vista, ento, como predominantemente de pessoas e no de bens (cf. Riviere, 1984). Pouca ateno foi dada s trocas de alimentos e bens. Hugh-Jones observa que as transaes envolvendo alimentos foram, muitas vezes, tratadas sob a rubrica de uma economia de subsistncia no quadro da suposta pobreza material e ambiental da vida na floresta tropical. Em trabalhos mais recentes a nfase terica foi colocada sobre o papel das transaes de alimentos envolvendo a nutrio de crianas na criao de memria e de parentesco (Gow, 1991) e nos valores morais e ticos associados produo diria, partilha generosa e consumo de alimentos na criao de sociabilidade e convvio dentro da comunidade (Overing & Passes, 2000). Para o autor, parte do valor dos bens envolvidos nas redes de troca amaznica realaciona-se ao fato de incorporarem poderes, histrias e outros atributos das pessoas das quais eles derivam. Hugh-Jones se utiliza da j referida tipologia de Viveiros de Castro (2002) para refletir sobre como estes estilos lidam com a questo da troca. Segundo Hugh-Jones, Viveiros de Castro assume a distino feita por Collier e Rosaldo (1993a, p. 189) entre bridewealth e brideservice societies, entre as quais somente as primeiras mostrariam uma intercambialidade maussiana entre pessoas e coisas. Diante desta distino, a no existencia de bridewealth societies na regio, por definio, implicaria na impossibilidade de haver substituio entre pessoas e objetos e, portanto, troca de ddivas na Amaznia. O autor observa tambm que a economia simblica da alteridade tem se preocupado com a troca de partes dos corpos em contextos violentos de guerra e canibalismo, considerados paradigmticos das trocas simblicas da Amaznia. Dessa forma, pouca ateno teria sido dada a trocas mais pacficas de alimentos, bens

30

ordinrios e valores cerimoniais visto, em termos maussianos, como partes, aspectos ou objetificaes de pessoas. Com relao distino entre bridewealth e brideservice societies, o noroeste amaznico estaria em algum lugar entre os dois plos. Como aponta Andrello ao discorrer sobre os argumentos de S. Hugh-Jones, a incluso generalizada dos grupos amaznicos no plo das brideservice societies passaria ao largo de uma gama variada de estratgias matrimoniais observveis em uma mesma sociedade e, em particular, daquilo que se passa no Alto Rio Negro, onde a regra de residncia ps-marital virilocal e o servio da noiva absolutamente inusual (Andrello, 2010, p.05-26). Hugh-Jones observa que nas festas de troca ou dabucuris, objetos como raladores de mandioca, cestas e enfeites de penas, peixe, carne e cerveja de fato representam tanto as relaes de troca como as pessoas envolvidas e servem como objetificaes de aspectos das personalidades individuais e coletivas que se transacionam. Embora instrumentos sagrados no possam ser trocados, os enfeites de penas, contrapartidas publicamente visveis destes instrumentos e substitutos metafricos da substncia corporal e do esprito ancestral, so trocados com freqncia. O foco em itens sagrados e eventos raros seria perder o ponto, pois so mais frequentes trocas ritualizadas dos bens mundanos que so, idealmente, os produtos especializados de grupos diferentes. Ainda que no adequadamente descrito, Hugh-Jones aponta que as trocas dirias de tais bens entre os Barasana e seus vizinhos, por exemplo, envolvem a objetificao de aspectos das identidades doadores em bens que transacionam. Nas festas de troca, os doadores de peixes so "pessoas peixe" que encarnam os espritos dos peixes que so doados. Em uma inverso de canibalismo predatrio, os convidados destacam partes de si mesmos, metaforicamente seus parentes ou filhos, e os ofertam para o consumo de seus anfitries. Nesse sentido, os intercmbios, no apenas de mulheres, objetos e alimentos, mas tambm das performances visuais e verbais, canto e discursos, seriam um dos fundamentos principais do sistema regional do alto rio Negro. Assim, para Hugh Jones, uma anlise em termos de troca de ddivas e economia poltica no s permitiria compreender melhor a natureza dos sistemas contemporneos regionais das terras baixas, mas tambm forneceria pistas para a compreenso das grandes e estratificadas sociedades de interesse arqueolgico da Amaznia, um campo onde a ateno para fenmenos materiais seria primordial. A anlise da socialidade amaznica, por sua vez, poderia libertar-se de uma escolha difcil

31

entre duas vises opostas sobre a existncia amerndia: a paz e harmonia versus conflito e discrdia. Tendo feito essas consideraes retomarei abaixo uma breve discusso acerca da ocupao indgena do baixo Uaups a partir de fontes histricas e dados arqueolgicos analisados por Wright (2005) e Neves (2001). Os argumentos dos autores sero relacionados a um relato de Max sobre este tema, o que possibilitar uma breve sugesto a respeito desta ocupao, contexto em que se insere o deslocamento dos cls de Anans, algo documentado ao longo da dissertao.

1.4.

Consideraes acerca da ocupao indgena do baixo Uaups

De uma maneira geral, a histria do contato na regio tem incio ainda no sculo XVII, com a descoberta do rio Negro atravs das exploraes do rio Amazonas para a captura de mo-de-obra indgena. Durante o sculo XIX deu-se a chegada dos missionrios Franciscanos e nas primeiras dcadas do sculo XX, os Salesianos. A presena do Exrcito se tornou constante a partir da dcada dos anos de 1980, num contexto de poltica desenvolvimentista e de segurana nacional efetuada pelo governo militar ps-1964 (ver Wright, 1992; Andrello, 2006). Robin Wright (2005) discorre sobre as operaes escravistas ocorridas nas dcadas de 1740 e 1750 na regio do alto rio Negro e formula um mapa etno-histrico com as populaes indgenas em suas respectivas reas de ocupao neste perodo. A partir da observao deste mapa possvel visualizar uma rea esvaziada demograficamente na regio do baixo rio Uaups, regio posteriormente ocupada, entre outros, pelos cls Inap-por e Sanadep-por. Contudo, esta rea teria sido de ocupao arawak, que diante, entre outros fatores, s presses coloniais, foram, progressivamente, extintos. O autor trabalha com duas fontes primrias, ambas datadas dos anos 1740 e 1750, perodo intenso de operaes escravistas por parte dos portugueses e espanhis no noroeste Amaznico do mdio rio Negro ao Alto Orinoco. A primeira o Sequente Notitiate de Rio Negro do padre jesuta Igncio Szentmartony, originalmente escrito em latim, encontrado na Biblioteca Nacional (RJ). Este documento corresponde a uma espcie de relato de reconhecimento militar contendo informaes sobre geografia,

32

localizao de aldeias, dados lingusticos e etnogrficos escritos por uma srie de comandantes de tropas escravistas e pelo principal jesuta capelo de escravos no rio Negro. A segunda fonte uma espcie de registro oficial sobre escravos e ndios livres produzido pela tropa escravista oficial do rio Negro ento denominada tropa de resgate de junho de 1745 a maio de 1747. O autor observa que o trfico particular feito por portugueses nos anos de 1740 foi certamente to significativo como as tropas oficiais nas incurses nesta regio. Os registros escravistas contm informaes sobre a origem tnica dos escravos (a que naes pertenciam) e o nmero de escravos e ndios livres oficialmente reconhecidos. Segundo o autor, estas indicaes podem revelar quais grupos nativos foram mais intensamente afetados, bem como a rea de atuao das tropas escravistas durante esses anos. Os mtodos usados para obter e registrar escravos, em quais nveis ideolgicos o trfico de escravos era justificado no noroeste Amaznico e em que medida tais justificativas correspondiam realidade, so questes que Wright se prope durante a interpretao desses documentos. No decorrer de sua argumentao, o autor conclui que entre 1745 e 1747 o Uaups e seus tributrios (Tiqui e Papuri) eram um dos principais alvos das atividades escravistas nesses dois anos. A anlise dos documentos indica a magnitude do trfico e que a instituio era alicerada numa srie de construes ideolgicas da sociedade colonial sobre os povos nativos do noroeste Amaznico. A principal delas era a acusao generalizada de canibalismo em relao a todos os povos indgenas do alto rio Negro. As vtimas (prisioneiros de guerra) dessa prtica moralmente condenvel podiam ser resgatadas (ou seja, compradas) com o objetivo de servir ao processo de reproduo da sociedade colonial, em suas palavras. O mapa etno-histrico proposto pelo autor uma tentativa de localizar a maioria dos povos que habitavam da regio do rio Negro ao Alto Orinoco em meados do sculo XVIII. Ele comparou as informaes contidas no Sequente Notitiate de Rio Negro com um documento annimo escrito em 1755. Wright toma algumas precaues no uso deste mapa, como a no localizao de numerosos povos desconhecidos. A regio onde ocorreram os deslocamentos dos cls Inap-por e Sanadep-por representada no mapa como uma rea esvaziada, principalmente, em decorrncia da colonizao.

33

Segundo Wright, as primeiras fontes escritas sobre o alto rio Negro do sculo XVIII mostram que os povos arawak-falantes Baniwa, Kuevana, Tariana, entre outros eram muito mais numerosos no Uaups do que os povos tukano-falantes. O processo de etnognese como adaptao criativa a uma histria geral de mudanas violentas ocorrido na regio do alto rio Negro teria desencadeado uma re-orientao das fratrias arawak em relao aos povos tukano oriental que moravam ao longo do rio Uaups e seus afluentes. Impossibilitados de sustentar suas antigas relaes com outros povos arawak falantes do baixo rio Negro ou no Alto Orinoco, os Baniwa e outros povos arawak penetraram os territrios dos povos tukano oriental. Com o trmino da escravido e descimentos, no final do sculo XVIII, aliviaram-se tais presses e, assim, os povos arawak teriam voltado para reas rio abaixo ou foram tukanizados. A hiptese de que os povos arawak-falantes redirecionaram suas relaes com os povos tukano-falantes do Uaups e seus afluentes como resultado de processos coloniais produzindo, assim, novas formaes sociopolticas, plausvel para o autor. Porm, a ocupao do Uaups pelos Tariano e os conflitos com alguns os povos de lngua tukano (Desano e Uanano) teriam ocorrido antes da penetrao do comrcio de escravos. Os processos de competio, conflito e fuso intertnica, segundo o autor, vieram a definir as relaes entre os povos Arawak e Tukano. As diversas modificaes nas configuraes das relaes entre estes os povos tambm resultaram do processo de penetrao branca. Eduardo Neves (2001) sugere que a partir das primeiras dcadas do sculo XVIII deu-se o esvaziamento do baixo Uaups em funo dos descimentos, do avano da colonizao e mesmo da extino dos grupos arawak que ali habitavam. Aps este esvaziamento, grupos desana e tukano do Papuri teriam ocupado esses espaos no baixo curso do rio. O autor utiliza em seus estudos a tradio oral tariana para localizar stios arqueolgicos e elabora um esboo da histria dos povos do rio Negro desde o ano 1000 d.c at o presente. Como resultado, na parte que nos toca, indica que a conquista no estimulou a compresso das populaes em reas de refgio nas cabeceiras dos rios, mas haveria provocado a expanso de alguns grupos falantes do tukano para reas a jusante. Para o autor, a dinmica na mudana social no alto rio Negro foi estruturalmente condicionada pelas categorias culturais indgenas, tanto antes como

34

depois da conquista. No que diz respeito ocupao tukano do Uaups, o autor indica que as primeiras populaes no migraram de algum lugar mais abaixo do rio. No sculo XV o Papuri e o mdio Uaups eram ocupados h centenas de anos por grupos de famlia lingstica Tukano. O rio Papuri figura, ento, como rea de ocupao ancestral dos tukano. Mais especificamente, os Tukano eram territorialmente baseados no Tur-igarap. Sobre os padres de assentamento, o autor sugere que os cls de alta hierarquia se estabeleciam a jusante do rio, enquanto os de baixa hierarquia localizavam-se a montante. De acordo com Neves, o baixo Uaups e o baixo Tiqui deveriam ser etnicamente mais heterogneos, ocupados por grupos Tukano e Arawak, compondo o tipo de fronteira tnica proposto por Wright (1992). Entre os grupos Tukano que ocupavam esta fronteira tnica no baixo Uaups, havia pelo menos os Arapao e MiritTapuia, ambos atualmente compostos por populaes muito pequenas. possvel que outros grupos, relatados na tradio oral dos Tukano como posteriormente desaparecidos, como o cl de alta hierarquia Wauro, tivessem ocupado tambm esta fronteira dinmica. Mas o fato que a presena arawak crescia no baixo Uaups em direo ao rio Negro. Segundo o autor, a identificao dos grupos arawak que ocupavam o baixo Uaups difcil por haver poucas pesquisas, com exceo de Meira (1991). Com base em algumas evidncias histricas e lingusticas disponveis, o autor sugere que o baixo Uaups foi ocupado por grupos ligados aos Bar ou aos Uarequena. J a partir do sculo XVIII, a distribuio de grupos lingusticos no Uaups permaneceu similar ao que hoje, tendo os grupos arawak do baixo Uaups sido inteiramente exterminados. Estas reas esvaziadas foram, ento, ocupadas por diferentes grupos da famlia lingstica tukano, cuja origem histrica remonta ao Papuri. Em uma das conversas que tive com Max, perguntei sobre as populaes indgenas que ocupavam a regio do baixo rio Uaups anteriormente descida dos cls tukano do rio Papuri, mais especificamente, sobre a ocupao de povos arawak desta regio. Os Aruak sempre foram do Iana, como os Tariana do Iana foram para Iauaret. No tinha ndios, foi esta descida [dos tukano] que trouxe os ndios para o Uaups, afirmou. Neste sentido, a partir dos argumentos expostos acima, de que forma esta afirmao poderia ser compreendida?

35

Em um dos encontros com Faustino, Lus Guido e Max trabalhamos com a genealogia do cl Inap-por. Os nomes de alguns membros das geraes ascendentes foram citados concomitantemente a uma declarada dificuldade e, tambm, curiosidade sobre aquela atividade proposta pelo antroplogo. Conforme o decorrer do encontro, a experincia revelou que no seria simples e levaria um tempo considervel trazer memria - como me disseram - os nomes de todos os parentes. Alm disso, algumas informaes precisariam ser checadas e conversadas entre eles antes de serem reveladas ao pesquisador. Contudo, chegamos ao nome do bisav do Benedito, pai de Max e Luis Guido. Ele se chamava, tambm, Faustino e foi um dos integrantes do cl Inap-por que se deslocou do rio Papuri para o baixo Uaups. Com o intuito de chegar ao perodo mais prximo deste episdio, trabalhei com uma projeo temporal a partir das informaes que dispunha. Faustino pertence quarta gerao acima da contempornea, ou seja, ele deve ter se deslocado do rio Papuri h cerca de 120 anos atrs, entre as duas ltimas dcadas do sculo XIX. A extino dos grupos arawak no sculo XVIII apontada por Neves dialoga com a afirmao de Max sobre a no presena desses grupos no Uaups. Os dados da genealogia, por sua vez, indicam que a chegada desses cls tukano no baixo Uaups se insere neste contexto posterior ao esvaziamento demogrfico. A no presena indgena indicada no relato de Max, a extino das populaes arawak sugerida por Eduardo Neves e as consideraes de Wright fornecem um quadro sugestivo da ocupao desta regio. O relato de ocupao histrica tambm pode revelar uma estratgia recorrente entre as sociedades rionegrinas. Neste sentido, a afirmao de Max sobre a descida a partir do Papuri como causa da primeira presena indgena no Uaups tratar-se-ia de um recurso discursivo que imprime nfase ao movimento migratrio empreendido por seu grupo. Na narrativa dos tukano Oy (Maia, Moiss & Tiago Maia, 2004) algo neste sentido pode ser percebido na passagem em que discorrem sobre a ocupao Tariano de Iauaret. Relatam os Tukano que os Tariano foram convidados por eles, aps tornaremse cunhados, a morar neste local. Ou seja, a ocupao tariana localizada dentro de um contexto agenciado pelos prprios tukano.

36

O quadro das ocupaes indgenas esboadas no mapa etno-histrico formulado por Wright (idem), bem como as indicaes a respeito dos grupos arawak e os processos em curso no baixo Uaups fornecidos por Neves (idem) formam um importante referencial terico para a compreenso dos relatos coletados acerca das trajetrias dos cls em estudo que se seguir. Nesse sentido, buscar-se- evidenciar os aspectos gerais do processo de (re) ocupao indgena que teve lugar ao longo dos ltimos sculos no baixo rio Uaups, marcado por conflitos, fugas, migraes e reconfiguraes antes, durante e aps o contato com a sociedade envolvente.

37

2.

Do rio Papuri ao baixo Uaups

Neste captulo apresentarei uma breve discusso sobre as trajetrias dos cls Inap-por e Sanadep-por a partir dos relatos coletados com Max, seu irmo, Lus Guido e um parente mais velho, Faustino tambm integrante do cl Inap-por. A disperso a partir do Papuri para o baixo Uaups, os deslocamentos posteriores j na regio de Anans e os motivos destes movimentos sero o foco principal deste captulo. Utilizarei o registro dos tukano Oy, narrativa que d conta de vrios detalhes acerca do incio do processo de disperso Yep-masa, para indicar o contexto geral de formao e alocao territorial que envolve os cls tukano. Essas narrativas trabalham com diferentes escalas temporais, dos tempos de formao da humanidade e dos primeiros ancestrais at o momento em que os diversos grupos j se encontram em seus territrios de destino, prontos para fazer a sua prpria histria, como costumam dizer. Considerarei brevemente o contedo referente ao tempo dos ancestrais para localizar o relato coletado entre os Inap-por em tempos mais prximos ao presente - as trajetrias dos cls Inap-por e Sanadep-por remontam, aparentemente, ao perodo final do sculo XIX. Os relatos do descolamento tematizam conflitos, necessidade de terras, busca por recursos e o contato com comerciantes brancos como as principais razes para o deslocamento a partir do Papuri para o baixo Uaups. Nesse sentido, foi possvel reconstituir, ainda que de maneira superficial, a dinmica da relao entretida pelos dois cls nesse contexto de deslocamentos e co-residncia. O trabalho de Cabalzar (2009) acerca da relao entre deslocamentos, territorialidade e constituio de relaes sociais especficas entre segmentos de cls tuyuka foi tomado somente como inspirao. Ou seja, a constatao de que a abordagem das trajetrias de grupos e subgrupos possui clara importncia para a compreenso da organizao social rionegrina. Acredito que o pouco material coletado em consequncia de um curto perodo em campo no nos fornece subsdios para aprofundar reflexes propostas por esse autor, como o conceito de nexo regional para problematizar a constituio dos grupos localizados no baixo Uaups3. To somente, tambm
3

Em linhas gerais, o nexo regional, constituise como um modelo de entendimento da organizao social tuyuka, algo tambm que seria pertinente para se pensar o sistema social do Uaups. Nas palavras do autor, o nexo regional seria uma rea, ou seja, ambientes sociais formados por vrios grupos locais, regies onde predomina um grupo de descendncia exogmico (relaes agnticas) ou

38

compartilhamos da premissa anunciada pelo autor de que se deve evitar a abordagem que atribui as transformaes de uma sociedade exclusivamente ao impacto dos contatos com as frentes de colonizao, ignorando, assim, as potencialidades de interpretao extradas de processos internos prpria sociedade (Cabalzar, idem, p. 163). Com o intuito de observar essas potencialidades de interpretao extradas de processos internos prpria sociedade, consideremos, nesse momento, um dos volumes da NIRN sobre os Yep-masa: a verso produzida pelo cl Oy (Maia & Maia, 2004) que corresponde narrativa de um extenso ciclo mitolgico4. Os membros do cl Yepr-Oy pra, originrio da comunidade do Pato, mdio rio Papuri, vivem em sua grande maioria em Iauaret, em territrio limite fronteira colombiana. Este relato tematiza o surgimento dos povos que vivem em toda a regio, fixando-se em suas passagens conclusivas na trajetria particular dos Yep-masa, seus deslocamentos por diversos lugares do rio Papuri, suas relaes com os grupos vizinhos e a chegada dos brancos. Meu intento aqui o de fornecer no apenas um quadro geral da histria de origem dos Tukano, tal como contada por eles, mas tambm como relatam o deslocamento de vrios cls em direo regio do baixo Uaups. Ao considerar os temas recorrentes na narrativa Oy, Andrello (2006) elabora comentrios importantes sobre a configurao scio-espacial dessa etnia. O autor observa que a rivalidade entre os dois irmos maiores (Yepr e Yupuri) ocasionou a disperso a jusante tendo a forma inicial das relaes com os brancos levado a busca de refgio na direo oposta. Estabelecidos mais a montante no rio Papuri, os Tukano passam por nova ciso, pois um de seus cls, ao ser acusado de provocar doena, expulso para o rio Tiqui. Este episdio, contudo, teria sido o incio de um deslocamento da bacia do Papuri para a do Tiqui que envolveria outros cls. Neste sentido, pesquisas recentes entre os grupos tukano que atualmente esto estabelecidos no Tiqui vem mostrando, por meio de histrias genealgicas, que eles a chegaram h cerca de 150 anos, ou cinco geraes acima de informantes contemporneos (Cabalzar, com. pessoal, citado por Andrello, 2006).
alguns deles. Ainda, nesses ambientes sociais a descendncia e aliana so tomadas como princpios de sustentao da sociabilidade interna (...) (idem, 2009, p. 322). 4 Tratase do volume sexto da coleo NIRN (Narradores Indgenas do Rio Negro) de autoria compartilhada. Entre os narradores, Tiago Maia, Moiss Maia e o intrprete, seu filho, Arlindo Maia. Manuel Maia, Guilherme Maia e, finalmente, Laureano Maia, tambm so colaboradores. O antroplogo Geraldo Andrello foi responsvel pela redao, apresentao e reviso.

39

A disperso dos Tukano por toda a bacia do rio Uaups deve-se a distintos fatores, sobretudo chegada dos brancos ao rio Negro. Por outro lado, contudo, haveria tambm uma dinmica prpria que, antes e depois dos primeiros contatos, parece influenciar igualmente a atual configurao scio-espacial dos Tukano. Na narrativa Oy, a referncia a uma longa fase de estabelecimento e crescimento no Tur Igarap seguida do episdio que levaria separao do cl de Yupri-Waro, o irmo mais velho, chefe de todo o grupo. Conta-se que os descendentes de Yupuri hoje em dia no vivem mais como os ndios tendo se misturado aos brancos nas grandes cidades brasileiras, como Manaus ou Belm. Andrello indica que vrios homens Tukano afirmam que o verdadeiro nome do igarap Tur seria niririya, igarap da expulso. Esse nome teria sido atribudo porque o lugar tornou-se, com o tempo, insuficiente para todos os cls tukano. O autor tambm aponta que, aparentemente, a rivalidade que envolveu Yupri-Waro e seu irmo mais novo no teria sido a nica ocorrida no Tur, mas quanto a isso os Tukano seriam evasivos. O fato que, aps o episdio, alguns grupos iro se fixar em Iauaret, na foz do rio Papuri. Os Tukano deixaro Iauaret para voltar ao Papuri refugiando-se da guerra dos brancos. H menes de que, nessa entrada rio acima, eles tenham desalojado outros grupos, como os Tuyuka e Carapan. Inicialmente, os grupos que saem de Iauaret alcanam as cabeceiras do Papuri, onde se encontram com cls menores, que, embora tivessem seguido Yupri-Waro em sua partida, fugiram de seu lder e foram se estabelecer nessas regies mais remotas. Piracuara, no mdio Papuri, futura misso monfortiana, foi o local escolhido pelos chefes tukano como local de moradia. Conta-se que em torno da maloca houve grande concentrao de cls menores que os serviam. Uma nova intriga ocorre entre diferentes cls envolvendo uma acusao de feitiaria que teria ocasionado uma doena que matou muitos Tukano. Como consequncia deste episdio, d-se a expulso do cl chamado Yepr-pres, cujos descendentes atuais concentram-se em Pari-Cachoeira, centro missionrio do alto rio Tiqui. A doena que afetou Piracuara levou a uma nova disperso dos Tukano. Alguns teriam ido para o alto Papuri, outros para o Tiqui (Andrelo, 2006, p. 402-404). Sobre a disperso de grupos tukano do Papuri para o rio Tiqui, membros do cl Hausir Por, um dos grupos que efetuaram esse deslocamento, explicam,

40 Como eles j viviam muito tempo no Turi (...) os peixes foram escasseando, como acontece hoje no Tiqui... Uma vez chegou uma irm deles (...) Ela vivia no Tiqui e avisou que nesse rio havia muitos peixes e bons lugares para morar (...) Eles prepararam farinha e vieram naquele mesmo ano (Azevedo & Azevedo, 2003, p. 225226).

interessante observar que apesar da existncia de um material considervel acerca dos Yep-masa publicado por autores indgenas (Azevedo & Azevedo, 2003; Maia & Maia, 2004; Gentil, 2005) e antroplogos (Fulop, 1954, 1955 e 1956; Bruzzi Silva, 1962; Andrello, 2006), nenhum d conta da disperso global que envolveu este grupo. Embora seja extremamente difcil reconstituir essa disperso dos grupos tukano, algo pode ser apreendido. O movimento de descida do Uaups aps a disperso do igarap Turi, aparentemente posterior descida de Yupuri-Wauro, teria ocorrido, por sua vez, anteriormente descida dos cls de Anans. Outro deslocamento, por terra, diz respeito aos cls que seguiram para o rio Tiqui. Talvez o mais importante aqui seja atestar para o fato de que a situao contempornea s pode ser compreendida levandose em considerao um conjunto extenso, e de longa durao, de deslocamentos em vrios sentidos.

2.1. Subindo o Uaups: narrativas de formao da humanidade A mitologia do Uaups fornece uma explanao sinttica da cosmologia dos grupos que a vivem. Nesta regio, o principal motivo das narrativas mticas o tema da cobra-canoa que em seu ventre trouxe ao Uaups os ancestrais de todos os pa mrimasa - gente de transformao, expresso da lngua tukano usada como autodesignao geral por todos os grupos do Uaups, exceo dos Tariano. A viagem desses ancestrais da futura humanidade qualificada como uma gestao e elemento chave da mitologia do Uaups, pois lhes d origem e os aloca em seus respectivos territrios. A viagem da cobra-canoa o ponto culminante de um processo mais amplo, iniciado ainda nos tempos primordiais, quando os poderes criativos (ur) que existiam por si prprios no incio do tempo-universo pem em operao seus instrumentos de vida e transformao (seus om, ferramentas). a que se inicia o relato da histria dos pa mri-masa. Alm do surgimento desse povo, a viagem da

41

cobra-canoa explica seu modo de vida e de se relacionar entre si. Como o foco principal o processo de formao e trajetrias dos Yep-masa , retomaremos alguns pontos especficos da narrativa dos Oy (Maia & Maia, 2004). Aps tentativas infrutferas de povoar o mundo, Yep-masi e Imikho-masi, ancestrais dos Tukano e Desana, respectivamente, vo falar com o Av do Mundo na Casa do Cu, onde recebem novos instrumentos. Dirigem-se em seguida para o Lago de Leite, local de surgimento da humanidade situada no extremo leste do mundo o nascente -, onde passam a ter novos nomes: Imikho-masi passa a ser ao mesmo tempo Trkibote e Uar-botea . Uar-botea se transforma na pamiri-piro , a cobra de transformao. Essa cobra passa a alimentar seus filhos no Lago de Leite, e esses filhos so, na verdade, os ancestrais da humanidade. Tendo engolido seus filhos, a cobra os leva para uma viagem pelo rio subterrneo at a cachoeira de transformao, pamiri-poea , localizada em Ipanor, mdio rio Uaups. Alm dos ancestrais dos ndios, estava tambm o ancestral dos brancos. Esses ancestrais so levados pela cobra at o buraco de surgimento que existe em uma pedra desta cachoeira. Saem desse buraco como crianas (humanos), tendo o branco sido o ltimo. Partem, ento, menos os brancos, para uma Casa Grande onde recebem novos instrumentos. Aps esse primeiro processo de transformao, eles viajam de volta ao Lago de Leite, local que se configura como uma fonte original da transformao. Porm, s o ancestral do branco estava em seu ventre, os outros foram pelo lado de fora como peixes. Durante esse percurso os brancos so levados para outros continentes. Aqui se encerra a primeira viagem da cobra-canoa. Alguns grupos tukano e os Arapasso j permaneceram no Uaups nessa primeira viagem, e dali fizeram sua histria. Como a narrativa faz referncia, o processo de formao da humanidade envolveu vrias tentativas e Yep-masi e Imikho-masi, seres entre a divindade e a humanidade, teriam recebido do Av do Mundo a delicada misso de povoar a terra. As visitas a Casa do Cu so episdios relacionados a essas tentativas, momentos em que diante do Av do Mundo recebem instrumentos de vida com os quais podem seguir em sua misso. O Lago de Leite territorialmente localizado, como veremos abaixo, na Baa de Guanabara. no Lago de Leite que surge a pamiri-piro , a cobra de transformao, que passa a alimentar seus filhos, todos os ancestrais da humanidade. A

42

viagem que se segue tem como destino a cachoeira de transformao, pamiri-poea, localizada em Ipanor, mdio rio Uaups. De um buraco dessa cachoeira saem todos os ancestrais como crianas. Depois disso, viajam de volta ao Lago de Leite. interessante notar a presena dos ancestrais dos brancos, que durante esta viagem de volta so levados para outros continentes. No menos interessante o fato de todos, menos os brancos, terem feito este percurso como peixes5. Na sequncia retomaremos a segunda viagem que ocorre aps a transformao da pamiri-piro (cobra de transformao) em pamiri-yukisi, a canoa de transformao. Esta viagem se inicia aps uma grande festa no Lago de Leite. o momento do surgimento de trs chefes que iro comandar a canoa. Como veremos, a canoa subir toda a costa brasileira e os diferentes grupos indgenas sero fixados. Do litoral, a canoa segue para o interior at submergir nas guas do alto Uaups. Entretanto, h algumas especificidades com relao ao ancestral dos Tukano, como o fato dele no ter acompanhado o trecho da viagem integralmente. No final desta viagem, com a canoa tendo deixado cada grupo em seu local respectivo, a regio do Turi, no Papuri, identificada como a terra dos Yep-masa . Vejamos.

2.2. Da canoa, do cu, para a terra A segunda viagem, de acordo com o relato tukano, inicia-se aps uma grande festa no Lago de Leite regada a muito caxiri, na qual todos se embriagam. Neste momento a pamiri-piro (cobra de transformao) passa a ser a pamiri-yukisi, a canoa de transformao. Surgem trs chefes para comandar a canoa, Dotihiro e Yuupri (Tukano) e To rki-bo te (Desana). Todos os ancestrais embarcam na canoa, que agora viaja pela superfcie da gua. A canoa parte do Lago do Leite, que a baa de Guanabara, e sobe contornando a costa deixando os ndios do litoral do Brasil. Depois de viajar por vrios rios onde outros grupos vo se alocando em seus respectivos territrios e passar por vrias Casas de transformao episdios em que adquirem enfeites, cantos , a canoa submerge definitivamente nas guas do alto rio Uaups.
5

De certa maneira, a condio humana furtada dos peixes. Os adornos cerimoniais (de origem animal) funcionariam como dispositivos estabilizadores daquela condio. J os peixes atuais wamas (gente peixe) so aqueles que no conseguiram terminar a transformao e so inimigos dos humanos, podendo provocar doenas.

43

O ancestral dos Tukano no acompanhou o trecho todo desta viagem tendo se deslocado para a Casa do Cu por um tubo que abriu com o seu pensamento e que se fechava medida que ele subia. Assim ele levou todo seu grupo na forma de uma caixa de adornos cerimoniais. De l, vestiram peles de gara e desceram voando para um ponto mais acima no Uaups. Ali encontraram os Arapasso. Seguem ento em direo ao Papuri, pousando na Casa de Gara e, da, seguindo igualmente ao centro do universo, no igarap Macucu. Depois de tirarem suas peles de gara, os ancestrais dos Tukano encontram-se novamente com os ancestrais dos Desana no centro do universo e, a partir da, dispersam-se por vrios lugares. Dotihiro o chefe dos Tukano que se encarrega de levar todo o seu grupo para a margem oposta do rio Papuri at a regio do igarap Turi, os conduzindo mais uma vez sob a forma de uma caixa de adornos. A regio do Turi considerada a terra dos Tukano, l eles crescem muito. Dotihiro no morre, apenas permanece nessas casas invisveis como ita-masa 6. Estabelecidos no Papuri, os tukano so humanos prontos - comem da mesma comida de que os Tukano se alimentam at hoje e se reproduzem por meio de relaes sexuais. A partir da, eles passam a viver sob a chefia de seus irmos maiores, Yepr e Yupri. Esto prontos para fazer a sua histria. interessante observar o fato do chefe dos Tukano no ter acompanhado o trecho todo da viagem, tendo feito outra visita a Casa do Cu atravs de um tubo aberto por seu pensamento. Os membros do grupo so levados em forma de uma caixa de adornos cerimoniais. A presena dos pssaros na mitologia Yep-masa tema igualmente intrigante. A referncia s aves na cosmologia Yep-masa tambm
6

Para uma compreenso do que so os itamasa, preciso retomar o que esclarece Andrello (cap. 6;

2006) sobre o perodo ao qual se refere a narrativa mtica. De uma maneira geral, toda a narrativa tematiza o tempo dos itamasa, perodo no qual a humanidade surge, cresce e se fortalece. um mundo em formao, cujas propriedades so marcadamente distintas daquelas que experimentam os humanos de hoje. Nesse sentido, a distino entre corpo e pensamento, material e imaterial, coisas e pessoas no clara. Nesse mundo, a futura humanidade figura muitas vezes como uma caixa de enfeites cerimoniais, por meio da qual esses itamasa a conduzem por diferentes domnios do cosmos, ainda em formao. Os itamasa cedem lugar aos humanos propriamente ditos e se transformam, posteriormente, em acidentes geogrficos.

44

apareceu no relato de Max ao identificar a superpopulao de araras em Anans como sinal de mau agouro7, como veremos no ltimo captulo. Concentremo-nos em observar esses primeiros processos de transformao com suas histrias subsequentes que envolvem, de uma maneira geral, disperses e deslocamentos.

2.3. Movimentos contrrios, deslocamentos constantes Yepr irmo menor de Yupuri , aquele que surgiu como ancestral antes da partida da canoa dos ancestrais para sua ultima viagem, tendo ocupado o lugar de irmo maior de todos os Yep-masa . Yepr seguiu para um lugar chamado Morwistori, Lugar Abandonado das Moscas, enquanto Yupuri retornou ao lugar chamado Wak-wike, Capoeira de Quitanga, ambos situados nas cachoeiras do igarap Tur. Muito tempo se passou, os dois irmos foram acompanhados por seus grupos, morando em lugares diferentes, sempre no Tur. Porm, houve desentendimento entre os dois irmos. Yupuri Waro no achava certo que seu irmo mais novo, Yepr, fosse chefe de um grupo mais numeroso que o dele. Os dois decidiram, ento, que um deveria mostrar sua fora ao outro. Puseram-se frente a frente, cada qual com seu escudo e sua lana, Yupuri iniciou o ataque, que aconteceu trs vezes, mas Yepr conseguiu se defender com seu escudo. Chegou a vez de Yepar atacar que, acertando o irmo, o mata (Maia & Maia, 2004, p. 93). A narrativa Oy indica que aps este episdio todos os grupos que estavam com Yepar continuaram pelo rio Papuri e, posteriormente, pelo Tiqui e Uaups. Os grupos que acompanhavam Yupuri decidiram seguir seu filho, tambm chamado Yupuri, em direo ao Lago de Leite, seu lugar de surgimento. Ento prepararam trs canoas para a viagem, com as quais desceram o igarap Turi at o rio Papuri, e da at o rio Uaups e assim por diante, refazendo em sentido contrrio o caminho dos ancestrais. O conflito entre Yepar e Yupuri constitui um episdio que marca o incio do processo de disperso dos Yep-masa pela regio, pois at ento todos os cls viveriam concentrados nas cabeceiras do igarap Turi.
7

Para outra referncia pssaros de mau agouro na mitologia Yepmasa ver Fulop (1955). Para referncias mais amplas aos pssaros para os grupos do noroeste amaznico ver Umusi Prkumu & Trmu Kehir ([1980] 1995) e Cabalzar (2010). Tambm seria interessante traar um paralelo entre os mitos americanos coletados por LviStrauss ([1968] 2006) onde h presena do black bird (Agelaius sp.), do bemtevi (Pitangus sulphuratus) e outras espcies em temas envolvendo afinidade, incestos, brigas entre irmos e casamentos e possveis correlatos com o noroeste amaznico.

45

Uma das canoas preparadas pelos grupos que seguiram o filho de Yupuri era chefiada pelos irmos Yepr-Mer e Yupuri-Atro que tinham a incumbncia de seguir na frente das demais para encontrar lugares adequados para os pernoites - eles estavam acompanhados de muita gente. Dessa forma, as duas canoas que vinham atrs chegavam quando o lugar j estava preparado e havia comida. Fizeram isso nas duas primeiras noites, mas desconfiados de que seguir com Yupuri poderia no ser uma boa escolha, planejaram uma fuga. Esconderam-se no primeiro igarap e depois que ouviram as outras duas canoas passar por eles, viajaram em direo oposta subindo o Uaups e entrando no Papuri novamente. Tentaram habitar no lugar que hoje Acariquara, no rio Paca, formador do rio Papuri (Maia & Maia, 2004, p. 95). Segundo a narrativa, eles teriam ocupado outros lugares, entre eles a Clareira da Anta, Wek-ser, onde hoje se localiza a comunidade de Melo Franco. Yepr-Mer e Yupuri-Atro ficaram por Acariquara e depois de um tempo alcanaram a Cachoeira de Supi, no rio Paca e l se fixaram. Enquanto isso Yupuri seguia viagem rio abaixo. Havia trs irmos que se chamavam Yupuri. Um deles resolve se separar do grupo seguindo em direo Vila Bittencourt, atualmente sede de um municpio que se localiza no rio Japur, afluente do Solimes. Os outros dois seguiram at Belm e o mais velho em direo ao Rio de Janeiro. Seu objetivo era alcanar o Lago de Leite, tendo assim se espalhado. Dizem os Oy que os descendentes de Yupuri Waro hoje vivem como os brancos e fazem seus dabucuris somente no dia 19 de abril (Maia & Maia, idem, p. 95-96). Liderados por Yepr , os outros Yep-masa permaneceram em Morwistori, Lugar Abandonado das Moscas, cresceram muito e se espalharam por diversas casas nas imediaes do igarap Tur. Como eles sentiam saudades de Yupuri, pediram a Yepr que substitusse aqueles que haviam partido por outros que pudessem ocupar seus lugares. Concordando com isso, Yepr marcou um dia especfico para a realizao de uma cerimnia em que seus dois filhos passariam a ter novos nomes. Com isso, Yepr veio a estabelecer uma nova ordem de hierarquia para os Yep-masa. Colocou seu filho mais velho, Kimro, como chefe do primeiro grupo e deu-lhe um novo nome: Kimro Waro. Isto , Kimro passou a ter o apelido de Yupuri Waro. E assim ele passou a ser o chefe do primeiro grupo dos Yep-masa. Ao segundo filho, Yepr repassou seu prprio nome: Yepr-oy, que ficou como chefe do segundo grupo dos Yep-masa. (Maia & Maia, idem, p. 97).

46

Yepr-oy teve sua casa no local chamado Kom Bua , Morro do Metal, localizado tambm na regio do igarap Tur. Foi neste lugar que Yepar veio a falecer e ser enterrado. Quando j eram muito numerosos, Kimaro Waro e Yepr-oy decidiram buscar novas terras, tendo chegado cachoeira da Ona, no rio Uaups, a altura da foz do Papuri, local onde viria a se instalar a Misso Salesiana de Iauaret. Os narradores Oy identificam os lugares onde os Yep-masa moraram enquanto viveram no Tur Igarap, desde o tempo de Yupuri Waro (idem, idem, p. 98-100). Como cresceram muito, os irmos Kimro Waro e Yepr-oy resolveram partir para Iauaret e pediram a seus avs (tratamento a grupo inferior) do grupo Kimro-pra , para que ficassem no igarap Tur a fim de tomar conta daqueles lugares onde os Pamri-masa tinham feito sua histria. por esse motivo que os membros desse grupo Yep-masa conhecem mais detalhadamente os nomes das casas sagradas que os Pamiri-masa que habitaram nessa regio 8. Como indica a narrativa dos Oy, todos os outros grupos Yep-masa seguiram seus chefes em direo Iauaret atravs de um varadouro que liga o Tur at Wek-dipk-ya, Ponta da Pata de Anta, j no rio Uaups na boca do rio Papuri, onde est localizada hoje a comunidade de Santa Maria. Atravessaram o Uaups e habitaram no lugar onde hoje se localiza o bairro do Cruzeiro, ao lado da misso salesiana, no atual povoado de Iauaret. Ali foi construda uma grande maloca. Em Iauaret, o filho de Kimro-waro atingiu a idade de fazer iniciao. Nesta poca, lembraram-se dos Tariano e foram buscar esposa para ele e depois os convidaram para morar em Iauaret. Conforme indicado na sequncia da narrativa Oy, os Yep-masa passaram muito tempo vivendo em Iauaret, tendo vrios grupos Tariano como vizinhos. Foi ento que ficaram sabendo da construo da fortaleza de So Gabriel da Cachoeira. Muitos homens foram trabalhar nesta construo, mas fugiam alguns deles voltavam fugidos trazendo notcias da existncia de uma guerra entre espanhis e portugueses. Diante deste contexto, Kimro-waro tomou a deciso de retornar ao Papuri buscando proteo para todos os grupos Yep-masa deixando todos os lugares de pesca e roa para os Tariano. Seria por este motivo que os Tariano afirmam serem os donos de Iauaret.

Vale lembrar que os informantes Isidro e Eusbio Freitas so membros deste cl tukano, os Kimro pra

47

Os Yep-masa subiram o Papuri, mais uma vez, at o local onde hoje est localizada a comunidade de Santa Luzia e depois at Acaricuara, onde se reencontraram com Yepr-mer e Yupuri-atro. Como no havia espao suficiente para todos, resolveram descer o Papuri para voltar novamente ao Tur Igarap. No Morro da Gara, encontraram um velho Kimro-pora que estava guardando aquela rea. Mas eles no queriam ficar no Tur, pois tinham se habituado a pescar em rios maiores e voltaram a subir pelo Papuri. Passaram por dois lugares at alcanarem Wa Peeri, Buraco dos Peixes, onde hoje est localizada a misso colombiana de Piracuara. Na maloca de Piracuara, Kimro-waro e Yepar-oy ainda viveram durante muito tempo com os outros grupos Yep-masa em torno deles. Entre eles havia um homem do grupo Yepar-oy chamado Akto-miguera, que liderava os Yep-masa em ataques a grupos de outras etnias. Este homem tinha um problema com seus filhos, viviam apenas um ou dois anos e morriam. Desconfiado, descobriu que um dos Yepr-presi, grupo que est entre os irmos menores dos Yepar-oye, era o responsvel pela morte de suas crianas. Com uma chicotada Akto-miguera os expulsou de Piracuara. Todos os Yepr-pares acompanharam seus irmos, como tambm dois outros dos grupos Yep-masa, os Turo e Akto-papra. Todos esses partiram para as cabeceiras do rio Tiqui, onde at hoje vivem seus descendentes. Porm, antes de partir, esses grupos teriam deixado uma doena entre os Yep-masa de Piracuara. Segundo os Oy, essa doena teria sido o principal motivo que levou os Yep-masa que at ento estiveram vivendo em Piracuara disperso. Akto-miguera teria morrido nessa poca sem deixar descendentes (Maia & Maia, 2004, p. 111-112). A epidemia deixada por esses grupos expulsos matou Kimro-waro, como tambm seu filho Yepar-okapea. Alguns dos descendentes de Kimro-waro espalharam-se pelas imediaes de Piracuara. Os filhos de Yepar-okapea seguiram com sua me, Tariano, para Iauaret. Yepr-oy foi para Nim-ya, igarap Uirari, abaixo da atual comunidade de Jandi, onde passou a viver com o seu sogro desana. Na narrativa Oy os narradores indicam que nada mais podem falar sobre o destino dos outros grupos Yep-masa a partir de ento, indicando que o que veio a se passar com cada um deles pode ser contado por seus prprios descendentes. A parte final da narrativa aborda os ltimos deslocamentos dos Yepr-oy e o caminho que seguiram seus descendentes, entre os quais os narradores desta trajetria, Moiss e Tiago Maia.

48

Quero ressaltar, portanto, a ausncia dos cls de Anans nesta narrativa. A narrativa Oy localiza as principais disperses ocorridas entre os grupos tukano e nos ajuda a identificar seus movimentos principais. De princpio, a disperso a partir do igarap Tur teria sido motivada pelo desentendimento entre os irmos Yupuri e Yepr. Os filhos de Yupuri seguem em direo ao Lago de Leite e seus descendentes viveriam, atualmente, como os brancos. Em consequncia ao crescimento da populao e a procura por outras terras, grupos que acompanham Yepr saem do Tur para a regio da misso salesiana de Iauaret, foz do Papuri. Por l estabelecidos, comeam, no entanto, a realizar incurses rio abaixo at tomarem conhecimento da construo do forte de So Gabriel da Cachoeira, j no rio Negro, e dos conflitos entre portugueses e espanhis. Por isto, resolvem deixar a regio de Iauaret retornando, ento, aos antigos locais de habitao no Turi e Acariquara e, depois, na regio de Piracuara. Conflitos entre dois cls envolvendo doenas e mortes prematuras levam a expulso de alguns grupos para a regio das cabeceiras do rio Tiqui. Posteriormente, uma doena deixada pelos grupos que seguiram em direo ao Tiqui explicaria a disperso dos grupos estabelecidos em Piracuara. H grupos tukano que explicam sua presena na regio do baixo Uaups a partir deste quadro de disperses, mas esse no parece ser o caso dos cls de Anans. Exposto este percurso, passo a um breve quadro histrico do perodo que, aparentemente, corresponde descida dos dois cls a partir do Papuri em direo ao baixo Uaups. Tambm sero consideradas as referncias comunidade de Anans a partir dos relatos de dois viajantes do sculo XIX. Em seguida, voltarei s narrativas orais, mas agora sobre as trajetrias especficas dos cls Inap-por e Sanadep-por a partir dos relatos coletados junto a Max, Lus Guido e Faustino.

2.4.

Civilizao e catequese no baixo Uaups

Andrello indica que em 1850 foi criada a Provncia do Amazonas, qual se seguiu a institucionalizao um novo programa de civilizao e catequese dos ndios. Um dos feitos da recm-criada provncia foi recolocar em cena o cargo de diretor de ndios, com o objetivo de atrair os chamados gentios, grupos de ndios mais isolados, para as margens dos rios, para posterior transferncia e enquadramento em seus programas de servio pblico. Embora persistisse a retrica da assimilao e a

49

submisso ao trabalho continuasse marcante nas relaes com os ndios da regio no sculo XIX, nas palavras do autor,
as aes da nova Diretoria de ndios, diferentemente do que se passou no sculo XVIII, sero dirigidas no mais para o estabelecimento de povoaes ao longo do curso do rio Negro, deslocando-se em direo s cabeceiras de seus principais formadores, os rios Uaups e Iana (Andrello, 2006, p. 82).

O que ocorria com o advento da criao da Provncia do Amazonas era uma retrica de controle (Wright, 1981, apud Andrello, idem) sobre a populao indgena que se distinguia em trs nveis de civilizao de acordo com os programas que seriam traados. Em ordem crescente de civilizao estariam em ltimo lugar os considerados gentios, grupos localizados no interior das florestas formados por algumas tribos hostis; grupos vivendo em malocas j conhecidas que realizavam um pequeno comrcio regular de produtos da floresta com os brancos e os grupos habituados civilizao. Andrello (idem, p. 83) supe que os grupos do Iana e Uaups enquadravam-se na segunda e, eventualmente, primeira categoria, sobretudo aqueles localizados acima das primeiras cachoeiras. Os gentios deveriam ser concentrados em aldeias s margens dos rios e os grupos que viviam em malocas j conhecidas engajados no servio de reconstruo das antigas povoaes e no servio pblico da capital. Entre as polticas da nova Diretoria de ndios, como aponta o autor, estava a distribuio das chamadas cartas-patentes pelos diretores dos ndios a pessoas que confiavam (idem, p. 84). Expedidos pelos militares ou pelo presidente da provncia, estes documentos nomeavam principais, ou seja, ndios que passavam a ser reconhecidos como lderes pelas autoridades. A contrapartida esperada dessas lideranas indgenas era o fornecimento de trabalhadores e a promoo de novas aldeias. Esses ndios do Uaups nomeados como principais tambm passaram a ser chamados de tushuas. O tenente Jesuno Cordeiro foi indicado o primeiro diretor de ndios do Uaups, a pedido do missionrio capuchinho, frei Gregrio Jos Maria de Bene, responsvel pela catequizao nos rios Iana e Uaups. Ambos iniciaram seus trabalhos em 1852.

50

Andrello aponta que h um registro para o ano de 1820 quando um ndio chamado Raimundo Jos foi nomeado principal da nao Uaups. Entre 1848 e 1851 outros ndios do Uaups foram nomeados como principais. Nas fontes histricas (Tenreiro Aranha, 1906-1907; Wallace, (1823-1913), 2004 apud Andrello, 2006) o autor diz encontrar indicaes claras de que por intermdio desses tushuas as autoridades ou negociantes locais esperavam obter gentes de outras naes que poderiam ser colocadas a seus servios ou enviadas a Manaus. Embora tenha havido presses em Manaus em favor da extino do posto de diretor de ndios duas dcadas depois, Wright (apud Andrello, idem) indica que os militares e comerciantes que o ocupavam continuaram suas atividades na regio durante os efeitos do boom da borracha nos anos seguintes. 2.5. O olhar dos viajantes Os relatos de dois viajantes da segunda metade do sculo XIX trazem informaes importantes sobre a comunidade de Anans, inserida neste contexto de civilizao e catequese presente no baixo Uaups. Nesses relatos tambm encontramos elementos que sugerem um ambiente prspero marcado por destacada atividade ritual, poltica e econmica. A primeira fonte considerada de Henri Coudreau em sua obra La France quinoxiale. Voyage travers les Guyanes et l'Amazonie ( Coudreau, 1887/1889). Nela podemos observar o anseio da comunidade em ganhar proeminncia dentro de uma conjuntura especfica que envolve a presena de missionrios franciscanos. A segunda fonte, mais recuada no tempo, de meados do sculo XIX, tratase de um relato de Alfred Russel Wallace em seu livro Viagem pelo Amazonas e Rio Negro (Wallace, [1853] 2004). Primoroso, em forma e descrio, encontramos Anans em dias de festa. O viajante Henri Coudreau refere-se a Anans com cerca de trinca casas e 150 habitantes, como um local que, ao lado de outras duas comunidades - Yurarapecuma e Micurarapecuma , parecia formar um ncleo com cerca de 300 pessoas sob a influncia de missionrios franciscanos. Aponta, inclusive, uma casa que havia sido construda especialmente para o padre. Uma observao interessante em seu relato, a meu ver, diz respeito igreja da comunidade quando de sua passagem: estava sendo enfeitada para que se parecesse com a de Ipanor, a ento maravilha do Uaups.

51

Segundo Andrello, Coudreau visitou o Uaups na poca da misso franciscana e atestou que os franciscanos, ainda que no falassem a lngua dos Tariana e Tukano, conseguiram transformar radicalmente Ipanor (Coudreau, 1887/1889, t.II, 147ss apud Andrello, 2006, p. 96-99). O padre Iluminato Coppi teria traduzido meia dzia de sermes em lngua geral com a ajuda de alguns regates, e os utilizava todos os dias nos servios religiosos. Para Coudreau, Ipanor tratava-se de uma aldeia extremamente cristianizada - o que se confirmava pela intensa rotina de cultos e servios - que havia se tornado a maior povoao do Uaups, com mais de trezentas pessoas em 1883. As obras em construo da Igreja, escola, casa dos missionrios, casa das autoridades e uma priso indicavam o expressivo crescimento, sem falar da organizao de uma fora policial formada por ndios Tariano. Concomitantemente, Coudreau curiosamente afirmava que Ipanor era a aldeia dos pajs. Ali havia especialistas no conhecimento sobre a chuva, o bom tempo e tambm aqueles que podiam provocar doenas e outros que possuam poderes para a guerra. Entre todos esses, o arapasso Vicente Cristo, considerado o paj dos pajs, seria o responsvel pelos sucessos obtidos em tempo to curto por aqueles poucos missionrios, algo profetizado antes mesmo da chegada dos franciscanos. Vicente Cristo foi o lder de um dos vrios movimentos messinicos que vieram a eclodir na regio a partir da segunda metade do sculo XIX, pois at a chegada dos franciscanos no houve outros religiosos atuando na regio. O desenrolar desta fase da histria de Ipanor envolve a reao por parte dos comerciantes de So Gabriel - que chegaram a conseguir uma priso para Vicente Cristo em Barcelos, baixo rio Negro , como tambm um desenlace conflituoso que acarretou no fim dessa misso. A sada dos franciscanos est relacionada, como se sabe, profanao dos objetos rituais do jurupari pelos mesmos (ver Koch-Grunberg, [1909/10] 1995). Com relao s promessas de Vicente Cristo, Andrello aponta que diziam respeito abundncia das colheitas, sade e ao fim das dvidas. Voltando s consideraes de Coudreau a respeito de Anans, tudo indica que a comunidade almejava ver-se transformada e exuberante como os outros ncleos formados pelos franciscanos. Uma prova disso seria a dedicao em enfeitar a igreja para que tivesse a mesma aparncia de Ipanor, comunidade predominantemente formada por moradores tariano. Anans, por sua vez, apesar da residncia dos cls tukano com afins desana, pira-tapuia e carapan pode ter sido, poca de Coudreau,

52

ocupada tambm por outros grupos. O viajante, porm, no nos informa acerca dos nomes dos cls que a residiam, mas a presena de vrios grupos ali j indica a importncia do lugar nesse perodo, caracterstica ainda mais saliente no relato de Wallace. Em sua obra Viagem pelo Amazonas e Rio Negro, publicada em 1853, Wallace discorre sobre os achados e descobertas de sua viagem pela Amaznia entre os anos de 1848 e 1852. Alguns trechos feitos em companhia de Henry Walter Bates e outros de maneira separada, ele adentrou o rio Negro e Orinoco a partir de 1851. No captulo Subindo, pela primeira vez, o rio Uaups, Wallace relata sua chegada comunidade de Anans durante um grandioso festival em junho daquele ano. O viajante tece interessantes comentrios. Vejamos:
No dia seguinte, alcanamos Anan-rapicma (dardo de abacaxi) a aldeia onde se estavam realizando as danas. Viam-se ali uma grande maloca e vrias casas pequenas. Os ndios dessa aldeia, que j tm feito viagens com comerciantes do rio Negro, procuram imitar-lhes os costumes e, assim, j se vo acostumando a morar em casas separadas. Ao entrar na grande maloca deparou-se-me a mais extraordinria e mais original das cenas. Alguns 200 homens, mulheres e crianas, esparramavam-se pela casa toda: uns estavam deitados em maqueiras; outros, estavam agachados, de ccoras, no solo, ou sentados em pequenas cadeiras pintadas, mveis esses manufaturados exclusivamente pelos habitantes deste rio. Estavam quase todos nus e com o corpo pintado, porm ainda conservavam os penachos e outros ornatos de plumas. Alguns, contudo, permaneciam em p e andavam ou palestravam. Outros, entretanto, estavam danando ou tocavam pequenos tambores e flautas. A festa principal havia acabado naquela manh. Os chefes e os principais homens j haviam tirado os seus adereos de penas. Todavia, tendo ainda sobrado algum caxiri,

permaneciam ainda ali, enquanto os rapazes e as moas continuavam danando. Estes traziam o corpo todo pintado, em regulares padres romboidais ou triangulares, de traos feitos com tintas de cor vermelha, preta e amarela. Os outros

53 estavam tambm muito pintados, predominando, porm, as cores rubras e azuis. O rosto era ornamentado de pinturas, em vrios estilos, com fortes traos vermelhos, de uma cor muito viva, aplicando-se ainda grande quantidade de tinta de cada lado das orelhas, e continuando, de ambos os lados, at abaixo das bochechas e do pescoo. E essas pinturas davamlhes um aspecto horrvel, sanguinrio mesmo. O furo da orelha era agora adornado com um pequeno tufo de penas alvas e felpudas. Alguns outros tinham ainda uns pingentes feitos de trs pequenos cordes de sementes, metidos na cavidade do lbio inferior. Todos os homens usam ligas, estas quase todas pintadas de amarelo. A maior parte das moas, que danavam, tinham, a mais, apenas um pequeno avental, feito de contas, de cerca de 8 por 6 polegadas, trabalhadas com muito gosto, em padres diagonais. Alm desse avental, a pintura do corpo nu era seu nico ornato. Elas no trazem na cabea ao menos um pente para prender o cabelo, pente que os homens nunca dispensam. Os homens e rapazes tem todos os seus ornatos apropriados, contrariando, assim, o costume dos pases civilizados, mas imitando a natureza, que invariavelmente adorna com as cores mais vivas e os mais notveis ornatos do sexo masculino. Na cabea, todos trazem um penacho de plumas de tucano, amarelas e vermelhas, muito brilhantes, que so dispostas em um aro de palha entranada. O pente, que trazem no cabelo, ornamentado de plumas e, alm disso, frequentemente alguns tm ainda pingentes feitos de alvas penas de gara, preso ao mesmo, e que caem graciosamente para trs, no pescoo. Em torno do pescoo ou sobre um dos ombros, viam-se grandes colares de muitas fileiras de contas, brancas e vermelhas, bem como pedras brancas cilndricas, que so furadas e unidas pelo meio, por um cordel de algumas luzidias sementes pretas. As pontas da corda de pelo de macaco, que lhes prendem o cabelo, so ornamentadas de pequenas plumas. Do brao, caem em feixes os pingentes de sementes, de curioso formato, ornamentados com penas de brilhantes

54 cores, presas por cordes de plo de macaco. Em roda do corpo, na cintura, vem-se os seus mais curiosos ornatos, que relativamente poucos homens possuem, os cintures de dentes de ona. Finalmente, presos aos tornozelos, trazem ainda os cachos de um curioso fruto, de casca muito dura, e que produzem um som rouco, quando esto danando. Nas mos, alguns sustm o arco e um feixe de curabis, ou setas de guerra. Outros tm um murucu, ou lana, de madeira durssima, bem polida e envernizada, ou, ento, uma cabaa pintada, de formato oval, cheia de pedrinhas, e presa a um cabo, a qual, quando chocalhada em intervalos regulares, durante as danas, produz um som rouco, fazendo, assim, um ruidoso acompanhamento aos demais ornatos dos ps e ao seu canto. O singular e selvagem aspecto destes robustos ndios, com o corpo nu e pintado e com os seus curiosos ornatos e armas de guerra; o sussurro das conversaes em uma lngua estranha; o rudo dos tambores e flautas e de outros instrumentos, feitos de canio e de cascos de tartaruga; as grandes cabaas de caxiri, que so

constantemente renovadas; a enorme e sombria casa enegrecida pela fumaa: - produzem uma sensao tal, que no se pode descrever com justeza, e da qual a vida de meia dzia de ndios, executando as suas fantsticas danas, d apenas uma idia muito fraca. Fiquei observando tudo isso, durante muito tempo, rejubilando-me altamente pela oportunidade, que tive, de ver essa gente em um de seus mais interessantes e mais caractersticos festivais. Eu mesmo era objeto de grande curiosidade, principalmente por causa de meus culos, que os selvagens viam pela primeira vez e no podiam de todo compreender. De todos os lados, uns cem pares de olhos, muito vivos e muito brilhantes,

constantemente estavam convergidos sobre a minha pessoa. Uma ndia velha trouxe-me trs abacaxis, pelos quais eu lhe dei meia dzia de pequenos anzis, o que muito a contentou. O Sr. L. estava conversando com alguns ndios, de muitos dos quais j era conhecido. Estava combinado com um deles para fazer uma viagem de vrios dias em um tributrio deste rio, a

55 fim de comprar salsaparrilha e farinha. Consegui comprar um bem ornado muruu, a principal insgnia do tuxaua ou chefe. Tinha ele grande estima por esse ornato, a troco do qual eu lhe dei um machado e um faco, de que estava precisando. Comprei tambm duas cigarreiras, de cerca de dois ps de comprimento cada uma, nas quais se colocam gigantescos cigarros, e que passam de mo em mo nos seus festivais. Na manh seguinte, aps termos feito o pagamento dos objetos que havamos adquirido, despedimo-nos do chefe. Um pequeno grupo, vindo de algum lugar distante dali, para tomar parte na festa, estava fazendo a sua despedida, na mesma ocasio. Ficavam em fila, em roda da casa, fazendo como que uma resmungao a cada chefe de famlia. frente da fila, vinham os velhos, trazendo lanas e escudos; em seguida, os mais jovens, com arcos e flexas; e, finalmente, as mulheres e moas, carregando os filhos e uns poucos de utenslios domsticos, que haviam trazido. Nesses festivais, somente se fornece a bebida, em imensa quantidade. Cada grupo, porm, tem obrigao de trazer um pouco de bolo de mandioca ou peixe, para o seu prprio consumo durante o festival, que dura enquanto h caxiri (...) (Wallace, [1853] 2004, p. 353-358).

importante atentar para o fato de que Wallace visitou Anans antes dos franciscanos terem por l se estabelecido. O primoroso relato transcrito acima presenteia-nos em riqueza de detalhes a rpida, porm marcante, passagem de Wallace por Anans em uma ocasio em que se realizava um de seus mais interessantes e mais caractersticos festivais. perceptvel a emoo do naturalista britnico diante da cena que v surgir a sua frente ao adentrar a grande maloca. Essas descries podem aumentar a compreenso acerca do que ocorria ali em meados do sculo XIX? Para uma tentativa, analisemos alguns elementos da vida cotidiana e cerimonial indgenas presentes neste relato a partir de outras informaes etnogrficas. O viajante, ao observar a grande maloca ao lado de vrias casas pequenas, aponta que os moradores de Anans, como consequncia de habituais viagens empreendidas junto aos comerciantes do rio Negro, estariam imitando seus costumes. Ao adentrar o interior da maloca, entretanto, Wallace se depara com muitas pessoas em

56

um ambiente onde permaneciam rapazes e moas danando, enquanto alguns palestravam ou andavam, pois o caxiri subsistia. O naturalista tambm descreve as pinturas e adornos corporais, vestimentas, arte plumria e adornos cerimoniais, observando que poucos homens possuam os cintures de dentes de ona fixados em roda do corpo. Estes objetos podem se tratar, em seu conjunto, dos basa busa , enfeites de dana, que, de acordo com Andrello (2006, p. 261; ver tambm S. Hugh-Jones, 1979), eram guardados em uma caixa de adornos cerimoniais com vrios conjuntos completos de enfeites que foram recebidos pelos ancestrais da humanidade, especificamente pelo demiurgo desana e tukano, ainda nos tempos mticos. Esses enfeites se multiplicaram na medida do surgimento dos ancestrais dos diferentes cls em que cada conjunto de enfeites correspondia a um dos diferentes grupos indgenas que viriam habitar o Uaups. Wallace no viajava sozinho, em sua companhia estava Sr. L., ambos interessados em comprar objetos rituais e outros produtos. interessante observar que uma moradora da comunidade que inicia a negociao ao oferecer ao viajante trs abacaxis, que este retribui com alguns pequenos anzis. Ao indicar que o Sr. L. estava a combinar uma viagem com ndios dos quais j era conhecido, ele nos revela um ambiente onde o comrcio no parece figurar como algo alheio e estranho s prticas daqueles moradores. Pelo contrrio, podemos notar Wallace muito satisfeito com uma das aquisies que realiza: um bem ornado muruu9 que acredita ser a principal insgnia do tuxaua ou chefe. A partida de Wallace e Sr. L. ocorre na manh seguinte s trocas e comrcio realizados. O viajante observa um pequeno grupo realizando sua despedida ritual e identifica algumas das caractersticas do festival, como a obrigao do fornecimento do caxiri em imensa quantidade pelos anfitries ao passo que os grupos visitantes seriam responsveis por trazerem bolo de mandioca ou peixe. Mas, afinal de contas, que festa era aquela e por quais motivos ocorria? Andrello fornece algumas pistas para compreendermos o que Wallace presenciou em Anans em meados do sculo XIX. O autor aponta que as festas de caxiri era algo presente no tempo das malocas. Nas festas mais importantes eram realizadas as danas e entoados os cantos herdados dos ancestrais. Cabia ao chefe,

Espcie de lana de pauvermelho, com a ponta de outra madeira e ervada, que insgnia dos chefes de muitas etnias indgenas do Uaups e do Japur.

57

estando paramentado com seus adornos cerimoniais, demonstrar durante a festa como os ancestrais danavam e cantavam. Idealmente excitantes e pacficas, na ocorrncia de algum incidente exigia-se sua interveno (Andrello, 2006, p. 198). Wallace indica em seu relato que o clmax da festa j tinha ocorrido, no tendo isto, porm, abalado seu contentamento diante do que visualizara. Ele tambm atribui a existncia do caxiri permanncia de alguns jovens homens e mulheres - danando e cantando. Andrello observa que se ao final da festa ainda houvesse a bebida, ela poderia ser consumida no dia seguinte. Neste sentido, a expresso em tukano boo-nim significa dia do resto do caxiri e, ao que tudo indica, revela a cerimnia presenciada por Wallace, tambm caracterizada pela participao das mulheres no salo frontal. Andrello, a partir de relatos coletados com informantes, indica os elementos fundamentais e as dinmicas que envolviam estas cerimnias. Nas palavras do autor,
nas festas com convidados, os chamados peor, geralmente grupos maku que faziam as vezes de servidores nas malocas tukano, eram seguranas do chefe. Quando este deixava o seu banco por algum motivo, para cantar e danar, o servo devia sentar ali, prevenindo desse modo que algum pudesse colocar algum malefcio. por isso que esses servidores conheciam bem o canto dos chefes, j que ficavam muito prximos deles. Como organizador desses eventos, o chefe de uma maloca contava com a ajuda de outros moradores para a realizao de tarefas especficas. O bay era especialmente preparado para executar determinados cantos, de sua exclusiva responsabilidade; outros se responsabilizavam pela cerimnia do cigarro, momento das festas em que dois grupos aliados punham-se a fumar conjuntamente e narrar simultaneamente suas respectivas histrias. Havia os kumua, xams especialistas em encantaes mgicas, que eram os responsveis por diversos preparativos para as festas, entre eles o de administrar o yk-paa-dipor , prato de assentar manicuera, ttulo de uma encantao que potencializa a fermentao do caxiri. Havia tambm uma pessoa que contava a histria da caixa de enfeites cerimoniais que havia nas malocas, os bas-busa, canto dos enfeites. Quando essas performances eram realizadas, havia grande

58 organizao, e cada qual sabia bem o seu papel, desempenhando-o com o respeito dos demais (...) (Andrello, 2006, p. 199).

Estas cerimnias, segundo o autor, sofreram muitas transformaes a partir da chegada dos missionrios que, de uma maneira geral, associaram seus elementos xamnicos s coisas do diabo. Como muitos de seus elementos fundamentais foram proibidos, sucedeu-se sua crescente diminuio. No decorrer de sua argumentao ao analisar estas e outras transformaes, o autor indica que garantir as condies de convivncia e nimo entre os membros do grupo tornou-se o principal desafio, sendo isto realizado a partir do novo quadro que se apresentava. Na trajetria das malocas s comunidades, muitos elementos estranhos teriam sido reinterpretados luz das dinmicas sociais propriamente indgenas. Mas voltemos interpretao sobre as festas de caxiri. A compreenso de Irving Goldman ([1963] 1979 apud Andrello, idem, p. 202) em sua monografia sobre os Cubeo do rio Cuduiari, afluente do Uaups colombiano, sobre estas cerimnias bem interessante. Para este autor, as festas de caxiri constituam exibies de amizade e confiana entre grupos vizinhos. Momento em que homens, mulheres e jovens se reuniam para trabalhar conjuntamente em uma celebrao que envolvia a reunio com os parentes prximos onde beber, cantar, danar e narrar em pblico as histrias da origem dos cls eram as formas pelas quais se podiam expressar sentimentos e trajetrias compartilhadas. Goldman tambm ope as festas de caxiri s outras ocasies cerimoniais, como os rituais de nominao e iniciao. Era primordial que, para a realizao das primeiras, houvesse iniciativa do chefe para que, em conjunto com seus co-residentes, levantasse uma maloca com tamanho suficiente para acolher muitos visitantes. O oferecimento de caxiri em abundncia era premissa fundamental. O autor considera tais festas como um dos principais meios utilizados para exibir os recursos econmicos de uma maloca, constituindo-se como fonte de reputao e prestgio para um chefe. De acordo com o relato de Wallace, vimos que ele se surpreende com a grandeza de tudo que encontra. No interior de uma grande maloca, cerca de 200 pessoas se distribuem entre aqueles que danavam, palestravam ou simplesmente

compartilhavam daquele ambiente festivo. No h meno a desentendimentos ou

59

conflitos. O clima de tranquilidade observado pelo viajante pode relacionar-se a um ideal buscado nestas festas, ainda que na maioria delas sejam comuns as brigas. Ainda de acordo com Goldman, o bom humor e o nimo demonstrados pelos moradores funcionariam como um indicador da harmonia, atuando tambm como atrativo para novos co-residentes de casas satlites. Mas a cerimnia descrita por Wallace poderia, ao invs de uma festa de caxiri, tratar-se de um dabucuri (cf. S. Hugh Jones, s/d) - rituais de trocas que envolvem, geralmente, cls que mantm alianas matrimoniais. dabucuris,
eram grandes festas, nas quais as caixas de ornamentos rituais eram abertas e instrumentos musicais e cantos especficos eram entoados de acordo com o que estivesse sendo oferecido: peixe, caa, frutos do mato ou artefatos (bancos e cestarias). Era tambm uma ocasio em que os mais velhos consumiam o alucingeno caapi (banisteriops caapi), que lhes permitia entrar em contato com o mundo mtico invisvel. Os dabucuris eram organizados com antecedncia, e o grupo que tomava a iniciativa marcava o dia em que iria visitar a comunidade de seus parentes, informando aquilo que ofereceria aos anfitries. Estes ento se preparavam para receber os visitantes, de modo que, no dia marcado, havia bebida e comida em quantidade suficiente para que a festa durasse at dois dias seguidos. (Andrello,

Nas palavras de Andrello os

2006, p.228). A cerimnia descrita por Wallace no faz meno ao oferecimento de qualquer coisa que no seja o caxiri. O viajante explica que nesses festivais somente se fornece a bebida, em imensa quantidade e cada grupo tem obrigao de trazer um pouco de bolo de mandioca ou peixe, para o seu prprio consumo. Entretanto, esses elementos

poderiam estar presentes na cerimnia antes de sua chegada a Anans. Como observa Andrello (com. pessoal), a existncia de moradores de outros locais e muitos ainda parcialmente paramentados sugere tratar-se de uma ocasio especial, digna de um grande dabacuri no qual os moradores esforavam-se para mostrar suas riquezas e apresentar suas histrias e cantos.

60

A descrio de uma cerimnia aparentemente tranquila talvez tambm se explique pelo fato do naturalista no ter presenciado seu incio. Christine Hugh-Jones (1979) observa que rituais de doao de alimentos e saudao ritual entre grupos de afinidade so geralmente tratados pelos nativos como luta. Neles estaria presente um forte elemento de concorrncia agressiva entre anfitries e convidados tentando se superar atravs do consumo de grandes quantidades de yag (caapi) e caxiri. A cerimnia descrita denota, pois, aquele esforo para estender a socialidade para alm do grupo local, j que no Uaups a noo de convivialidade no circunscreve, nem est restrita, ao crculo de parentes agnticos residentes em uma mesma maloca (S. Hugh-Jones apud Andrello, idem, p. 225). Inclusive, a anlise de Andrello sobre Iauaret, o povoado indgena multitnico do mdio rio Uaups, lana luz sobre o que parece ser um grande desafio para as novas comunidades. Nas palavras do autor,
Ao dedicarem cuidados especiais para o embelezamento de suas comunidades, parecem considerar que a co-residncia com afins e coafins vem exigindo maior frequncia de festas para propiciar o manejo do nimo coletivo (...) O dilema que se apresenta, portanto, s novas comunidades idealizadas pelos grupos do Uaups diz respeito s dificuldades de alcanar (...) o mesmo grau de convivialidade que caracterizava o grupo de parentes agnticos que no passado coabitavam a mesma maloca. (Andrello, 2006, p. 224).

Em Anans, a ocorrncia de uma grande festa indcio de que o local revestiuse de grande importncia j h muito tempo, podendo muito bem ter sido um centro cerimonial de destaque no contexto do baixo Uaups. E talvez isso ajude explicar um pouco mais a expresso Casa de fantasmas relatada por Max - muita gente est enterrada por ali. Retornando descrio da cerimnia presenciada por Wallace, um ambiente aparentemente prspero em relaes intercomunitrias com a presena de grupos visitantes e oferecimento de caxiri pode ser indicativo da importncia de Anans na regio do baixo Uaups. A grande maloca que impressionou o viajante seria representativa dos recursos econmicos ali presentes vinculados a uma grandeza poltica e ritual. O relato de Coudreau, por sua vez, aponta para a disposio da comunidade, num contexto de aparente disputa com Ipanor por uma posio de destaque. Ou seja, as

61

duas fontes histricas, embora no revelem quais grupos tukano especificamente habitavam Anans no perodo relatado, apontam para um complexo quadro de relaes presentes na segunda metade do sculo XIX onde Anans aparentemente compartilha ou anseia certa proeminncia poltica, econmica e ritual. A seguir, passo a considerar os relatos orais de seus moradores mais recentes.

2.6.

Elementos de uma narrativa Inap-por

Os relatos coletados entre os Inap-por que sero apresentados na sequncia indicam que a disperso dos dois cls que ocuparam mais recentemente a comunidade de Anans, bem como vrias partes do baixo Uaups e rio Negro, pode estar vinculada intensificao das atividades de arregimentao de trabalhadores indgenas ocorrida com o incio do ciclo da borracha, por volta de 1870. Quais possveis paralelos haveriam entre a narrativa tukano Oy acima explorada e as trajetrias especficas dos dois cls que co-residiram em Anans? Uma das propostas dos encontros ocorridos entre os integrantes do cl Inappor foi elucidar os motivos da disperso do rio Papuri, afluente do rio Uaups, regio do baixo curso deste mesmo rio. Os relatos de Max, Faustino e Lus Guido possuem informaes que se complementam, formando um quadro geral das relaes entre os dois cls que, conjuntamente, co-residiram durante tempo razovel na comunidade de Anans. Vejamos o contedo desses relatos e como se articulam entre si. Entretanto, os elementos fornecidos pelos informantes, como veremos, sugerem a seguinte questo: como se constri a legitimidade da ocupao de Anans pelos Inap-por? Pretendo demonstrar que a narrativa Inap-por fornece alguns elementos que localizam a formao de Anans em tempo posterior aos deslocamentos mencionados na narrativa Oy. Nesse sentido, a comunidade resultaria de um deslocamento bem mais recente do que aqueles ocorridos em consequncia do fratricdio envolvendo Yupuri Waro e Yepr , bem como dos outros dois, a fixao em Iauaret e disperso a partir de Piracuara. Esta hiptese aproxima-se ao relato de Eusbio Freitas, pois para ele os Sanadep-por e Inap-por no saram do Papuri por conta do episdio envolvendo os irmos maiores dos tukano. Resta investigar, ento, em qual perodo e sob quais circunstncias essas trajetrias teriam ocorrido. importante indicar que a viagem de

62

Yupuri rio abaixo est relacionada formao de outras comunidades no baixo Uaups. Ou seja, essas trajetrias e a formao de Anans esto inseridas em um contexto que envolve diversos movimentos, similares em alguns elementos, mas, ao mesmo tempo, distintos por conta de suas particularidades. Max recorreu mitologia dos tukano que aprendeu com os mais velhos e a eventos histricos para elucidar a disperso de seu cl a partir do rio Papuri. Aps o surgimento da humanidade na cachoeira de Ipanor todos os cls tukano se fixaram no rio Papuri, afluente montante da margem direita do rio Uaups. Viveram durante um tempo razovel com seus parentes, mas com o passar dos tempos e o crescimento da populao viram a necessidade de ocuparem terras com maior disponibilidade de pesca, caa e melhores condies para a roa. O relato de Max no faz meno a algum lugar especfico atribudo aos Inappor na regio, nem contm maiores informaes sobre o contexto em que o grupo estava inserido. Parece tratar-se mais de um panorama geral em que o rio Papuri referenciado como origem comum dos povos tukano e menos das particularidades de cada grupo de descendncia. possvel identificar elementos de dois estilos narrativos contidos no relato de Max, as narrativas de tipo mtico e aquelas que tratam de eventos mais recentes (S. Hugh Jones, 1988, apud Andrello, 2006). Dessa forma, a referncia ao surgimento dos povos indgenas na cachoeira de Ipanor ao lado da indicao do deslocamento do rio Papuri em direo ao baixo Uaups articulariam, assim, o tempo mtico aos acontecimentos posteriores da histria tukano. Nesse sentido, a continuidade entre mito e histria atestada entre os tukano (Andrello, idem, p. 405) tambm estaria sublinhada neste relato. Se considerarmos, por outro lado, os perodos delineados na narrativa mito-histrica, as trajetrias dos dois cls que culminaram com a formao de Anans, como temos indicado, localizar-se-iam em tempos mais recentes. Em relao ocupao do rio Papuri, importante observar que outros grupos alm dos tukano por l se fixaram, como os Desana e Pira-tapuia. Estes ltimos teriam permanecido mais concentrados enquanto aqueles se dispersaram como os tukano. O anncio de terras melhores por parte de algum parente a razo explicitada sobre o deslocamento. Max localizou no crescimento populacional o principal motivo para os deslocamentos. Na narrativa Oy, como vimos, alguns episdios vivenciados pelos Yep-masa, envolvendo deslocamentos diversos ao longo do curso do rio Papuri

63

esto aparentemente relacionados a situaes de brigas, rivalidades e doenas atribudas feitiaria. Estas situaes de conflitos aparecem em vrias etnografias (Arhem 1981; Bidou 1976; Cabalzar 1995; C. Hugh-J 1979; Jackson 1983; Reichel-Dolmatoff 1971, apud Brandhuber, 1999). O crescimento populacional, apontado por Max, teria sido, ento, o motivo da disperso a partir do Papuri? Segundo a narrativa de Max, o cl Inap-por haveria tratado a mudana com os Sanadepo-por , seus irmos menores, a quem caberia buscar um novo local. Um membro deste cl seguiu jusante o curso do rio Uaups em busca de um local com abundncia em peixes, e, ao encontrar, teria construdo a primeira morada, a roa e, depois, voltado para contar seus feitos a seus irmos maiores. Com isso, os membros do cl Inap-por resolveram mudar do Papuri acompanhados pelos Sanadep-por. Os dois cls tukano teriam vivido juntos durante muitos anos, possuindo cada qual sua maloca e dividindo a rea de pesca como tambm a terra para fazerem suas roas. Aqui vale uma observao: relatos descrevendo trajetrias a partir da dinmica em que grupos inferiores preparam terreno para a vinda de outros so comuns nessas narrativas. Mas o relato recolhido de Lus Guido, irmo de Max, insere outros elementos nesta trajetria do Papuri ao rio Uaups. Um homem branco chamado Lucas realizava incurses at o Papuri para contatar indgenas para trabalharem como remadores. Um desses indgenas era um tukano do cl Sanadep-por. Este tukano - que teria aderido ao nome de Duca (uma espcie de traduo de Lucas para a lngua tukano, segundo Guido) - em viagens ao mdio e baixo Uaups onde trabalhava como remador, conheceu lugares com abundncia em peixes e terras suficientes para o plantio de roas. Em decorrncia disto, os Sanadep-por, aps uma briga com seus irmos maiores, teriam partido em direo ao baixo Uaups seguindo as indicaes de Duca. Tambm seria este o motivo e explicao do apelido Duca-por ao cl Sanadep-por. Ou seja, o apelido do cl teria como origem uma relao entre um de seus membros e um comerciante. Estabelecidos no baixo curso do rio Uaups, alguns homens do cl

Sanadep-por teriam sido reconhecidos como tushua pelos brancos. Tushua era o chefe local e representante do grupo local para as relaes com outros grupos ou civilizados. A nomeao de tushua , como vimos acima, fenmeno frequente a partir da segunda metade do sculo XIX com a criao da Diretoria de ndios. Do ponto de vista

64

Inap-por, os Sanadep-por no possuam prerrogativas para ocupar tal posio. Esta situao teria apressado a vinda dos Inap-por para o baixo Uaups. J os Sanadeppor haviam se estabelecido em um local mais abaixo de onde se localiza Anans atualmente, mas se deslocaram quando souberam da descida daqueles. Trabalho compulsrio e perseguio dos brancos passaram, ento, a fazer parte da realidade vivenciada pelos dois cls nesta regio. Isto os teria levado a se deslocaram para as imediaes do igarap Japur, tendo os irmos menores se estabelecido na parte de baixo enquanto os irmos maiores na parte mais alta. Talvez pela anterioridade e certo agenciamento das relaes com os brancos pelos Sanadep-por, foi sobre os Inap-por que recaiu maior violncia, de acordo com o relato de Guido. Contudo, ambos os cls fugiram diversas vezes. Segundo Lus Guido, havia um barraco utilizado pelos brancos no igarap Tatapunha, abaixo de Anans, prximo a Comunidade Monte Alegre, que era ponto de partida para a captura dos ndios da regio. A referncia a Manduca, Manoel Albuquerque, como o principal entre esses patres foi sublinhada. Manduca, considerado autoridade pelo SPI com provvel poder de conceder patentes, aparece na bibliografia do rio Negro sendo um importante comerciante que se instalou no Uaups no incio do sculo XX (Andrello, 2006). Ele teria sido o primeiro civilizado a se instalar permanentemente no Uaups com finalidade de explorao econmica obtendo controle sobre a regio por cerca de vinte anos atravs do regime de endividamento. A Comunidade de Anans muito prxima ao stio Bela Vista, onde vivia Manduca. Tendo sido obrigados novamente a abandonar o igarap Japur, os Sanadeppor partiram para o igarap Fumaa e os irmos maiores para o igarap Carana. Algum tempo depois e outra fuga. Os locais que se estabeleceram foram: cabeceira do Curicuriari, cabeceira do igarap Capauari e cachoeira Yutuiru (onde se localiza atualmente a comunidade Tumbira). Depois seguiram at o topo da serra que fica entre o igarap Capauari e o Uaups, prximo a atual Comunidade So Pedro. Esses deslocamentos pela regio do baixo Uaups s teriam fim com a chegada dos missionrios a Taracu, quando teria ocorrido uma trgua por parte dos comerciantes brancos (esses locais esto parcialmente identificados no mapa 3 da pg. 69). O relato de Lus Guido indica que o contato com os brancos ocorrera ainda no Papuri tendo alguns indgenas, como parece ser o caso de Duca, uma relao de trabalho

65

estabelecida com os comerciantes. Uma briga entre os dois cls teria sido determinante para o deslocamento ao baixo curso do rio Uaups. Os integrantes do cl Inap-por ao darem-se conta do virtual prestgio e poder concentrado pelos irmos menores na nova localidade, teriam efetivado a descida para o baixo Uaups. importante ressaltar que as verses coletadas, embora possuam elementos complementares, dizem respeito ao ponto de vista de integrantes de apenas um dos cls, os Inap-por. Max explica a descida a partir da necessidade de encontrar novas terras para plantio e com abundncia em peixes. Como irmos maiores, seu cl teria incumbido os Sanadep-por desta responsabilidade. Lus Guido, por sua vez, relatou a briga entre os dois cls e o contato com um comerciante branco ainda no Papuri como fatores da descida dos Sanadep-por dentro do mesmo contexto de necessidade de terras melhores. Parece-nos, contudo, importante atentar para dois outros elementos: a referncia a uma briga entre os dois cls e as relaes de hierarquia colocadas em evidncia a partir da poltica estabelecida entre os Sanadep-por e os comerciantes brancos. A genealogia que pude elaborar conjunto com Max e Luis Guido, chegou gerao dos integrantes Inap-por que vieram do rio Papuri para o baixo Uaups. Esta gerao a quarta acima dos informantes atuais e, por uma estimativa (30 anos para cada gerao), este deslocamento teria ocorrido h cerca de 120 anos atrs, ou seja, no fim do sculo XIX. Entretanto, o relato do viajante e naturalista Alfred Wallace em 1851 anuncia uma comunidade com aparente prestgio, o que se identifica pela descrio de grandes chefes presentes na ocasio de uma cerimnia de caxiri ([1853] 2004; p. 353-358). Se a descida dos membros Inap-por, condio a partir da qual os dois cls teriam se estabelecido em Anans, remonta ao final do sculo XIX, como interpretar a referncia de Wallace a uma comunidade amplamente povoada em meados do mesmo sculo? O relato de Guido no revela, entretanto, se a comunidade havia sido habitada anteriormente. Neste sentido, a Anans descrita pelo viajante poderia no contar com a presena destes dois grupos, informao, por sua vez, eclipsada pelos relatos. De qualquer forma, estamos trabalhando com hipteses e dados aproximados e, nesse sentido, a estimativa a partir da genealogia coletada pode no estar precisa e o perodo do deslocamento a partir do Papuri dos membros dos cls Inap-por e Sanadep-por pode ter acontecido em perodo mais recuado.

66

Listas contendo a classificao hierrquica dos cls tukano em suas respectivas localidades sero reproduzidas no ltimo captulo. Duas delas, elaboradas pelo antroplogo-salesiano Bruzzi Silva (1962) e pelo tukano Gabriel Gentil (2005, p. 4548), indicam a comunidade de Anans como localidade do grupo Waro-por. Dessa forma, embora haja dados especficos - relatos e memria genealgica - no nos parece seguro informar qual grupo habitava Anans neste perodo. Contudo, os deslocamentos dos dois cls pelo baixo Uaups deve ter ocorrido a partir da segunda metade do sculo XIX. Mas Anans pode ter sido ocupada anteriormente por outros grupos tukano? Como na narrativa considerada no incio do captulo, Wauro o nome dos chefes que haveriam baixado do Papuri muito tempo antes. Temos visto que, segundo o relato de Lus Guido, reconhecidos como tushuas, alguns integrantes Sanadep-por teriam alado a uma condio diferenciada no contexto das relaes no baixo Uaups, o que, por sua vez, desagradara os integrantes do cl Inap-por e motivado sua descida. Passemos agora para o relato de Faustino, coletado na maloca da FOIRN com a presena de Lus Guido e Max. Faustino, tambm integrante do cl Inap-por, como dito, reconhecido como algum que viveu mais os tempos tradicionais, como disse Max, o que atestaria, por sua vez, legitimidade sua fala e, ao mesmo tempo, revela um pouco sobre a forma de validao que se opera sobre as narrativas. Ou seja, sua trajetria de vida lhe reveste de maior autoridade para versar sobre o que chamam de conhecimento sobre a cultura. Neste encontro foram abordadas, em lngua tukano, a trajetria e posio hierrquica dos Inap-por . Ao fim do encontro Max revelou, resumidamente, em portugus, o que haviam conversado. Tambm foram retomados os lugares tradicionais dos tukano e a posio hierrquica dos primeiros cls. Sobre a trajetria dos cls, Faustino indicou que nos primeiros tempos habitavam o Papuri e comearam se multiplicar. Depois, iniciou-se o contato com os brancos e os ndios eram capturados para serem remadores. Nesta poca no existiam as Misses Salesianas de Iauaret e Taracu, fundadas em 1929 e 1923, respectivamente. Ao descerem o curso do rio como remadores conheceram lugares novos no caminho at Manaus. Quando se dispersaram a partir do rio Papuri estabeleceram-se abaixo de Anans, na ilha de Maku, atual Comunidade Uriri. Faustino tambm indicou que no igarap Japur h trs lugares antigos. Nesses lugares foram construdas as primeiras

67

malocas. Prximo ao lago Carana, local onde at hoje h um p de castanheiro, foi o local de construo da primeira maloca. Nesse tempo, muito antes dos missionrios ou do Manoel Albuquerque, ainda havia a utilizao da flauta jurupari. O relato de Faustino tambm faz referncia a alguns lugares que seriam tradicionais ao primeiro cl tukano, Acaricuara e Piracuara. Estas duas localidades aparecem na narrativa Oy (Maia & Maia, idem) como locais habitados pelos dois grupos principais dos Yep-masa - Kimro-waro e Yepar-oy. Embora a

informao de Faustino dialogue com a narrativa Oy, os nomes destes cls no foram citados por ele. Outra informao importante no relato de Faustino diz respeito ao local especfico onde os cls se estabeleceram aps a disperso do rio Papuri: a ilha de Maku, atual Comunidade de Uriri. Ele tambm fez referncia ao igarap Japur e ao lago Carana, onde teriam sido construdas as primeiras malocas. O fato que as informaes contidas nos trs relatos apontaram a ilhade Maku como o local onde se estabeleceram os Sanadep-por quando se dispersaram do rio Papuri. O estabelecimento em Anans teria ocorrido por iniciativa dos Sanadep-por aps tomarem conhecimento da descida de seus irmos maiores. O igarap Japur, lago Carana e igarap Fumaa, alm das cabeceiras do Curicuriari e Capauari, a cachoeira Yutuiru e a serra que fica entre o igarap Capauari e o Uaups foram os locais das habitaes desses dois cls durante as fugas dos comerciantes brancos. Os dois cls teriam voltado a se estabelecer em Anans somente com a chegada dos missionrios Salesianos. Os motivos da disperso a partir do Papuri alternaram entre uma imposio do cl Inap-por aos Sanadep-por para que estes procurassem terras melhores e a partida desses ltimos, j familiarizados com a regio do baixo Uaups, aps uma briga entre os dois cls. O deslocamento dos Inap-por teria sido motivado tambm pelo reconhecimento dos Sanadep-por como tuxauas. Ao que nos parece, o empenho de Max em contar com o relato de um parente mais velho, Faustino, vincula-se tentativa de imprimir legitimidade ocupao Inappor sobre Anans. O relato de Faustino ao indicar elementos precisos - os lugares onde foram construdas as primeiras malocas, a presena do p de castanheiro, a referncia a Manduca e s flautas do jurupari pode ser interpretado a partir deste contexto de validao das narrativas. Mas, por que, afinal de contas, afirmar legitimidade sobre dada localidade algo, aparentemente, to importante?

68

Embora no haja referncia direta aos cls de Anans na narrativa Oy, alguns pontos podem ser considerados. Eusbio, em seu relato, indicou que a sada do Papuri efetuado pelos Inap-por no tem relao com o conflito entre os irmos Yepr e Yupuri. Porm, o motivo real deste deslocamento no foi mencionado. Como relata a narrativa Oy, este episdio de disperso envolveu todos os grupos Yep-masa tendo provocado diferenciaes nas trajetrias empreendidas pelos respectivos grupos. Embora no tenhamos esclarecido a relao entre os cls de Anans e esta disperso, a indicao de Eusbio , no mnimo, intrigante. Afinal, o que colocaria os cls de Anans a margem de um episdio to importante? A referncia de Eusbio a no vinculao do conflito entre os dois irmos e a baixada para o Uaups, no necessariamente, atesta para a manuteno desses cls na regio do Papuri. Ou seja, os cls de Anans podem ter efetuado deslocamentos anteriores descida para o baixo Uaups. A indicao da localizao de membros do cl Inap-por na localidade de Pasto, na Colmbia, feita por Bruzzi Silva (1962) pode ser indicativo disto, como veremos no ltimo captulo. A indicao de Bruzzi Silva (tambm mais amplamente considerada no quarto captulo) de que o cl Waro residia em Piracuara e em Anans no passado tambm muito intrigante. O nome cerimonial dos Inap-por no foi revelado nos relatos coletados. Nesse sentido, plausvel se questionar: qual seria a relao entre os Inappor e Yupuri Waro? Embora no seja possvel responder satisfatoriamente esta questo, o caminho percorrido at aqui evidencia que muita gente se deslocou ao longo da histria e que a imagem da chefia, assim como os processos de fisso e fuso de grupos tukano, esto de alguma maneira, ligados jusante, baixada do rio, ao encontro com os brancos. Territrio, localizao e hierarquia so aspectos, aparentemente, associados de modo muito estreito na organizao social Tukano. Evidncia disso que, para Max, elucidar os episdios que levaram os dois cls a se estabelecer na mesma localidade implica imediatamente esclarecer suas relaes hierrquicas. No prximo captulo, retomaremos alguns episdios mais recentes ocorridos na comunidade de Anans que nos fornecem elementos para observar algumas dinmicas sociais ali desenvolvidas, para, finalmente, no captulo quarto, abordar contextos especficos que envolvem a classificao hierrquica entre os Tukano.

69

Mapa 2 - O mdio e alto Uaups

Fonte: Laboratrio de Geoprocessamento do ISA (2007) (adaptado). Disponvel em: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/149/120.

Mapa 3 O baixo Uaups

Fonte: Laboratrio de Geoprocessamento do ISA (2007) (adaptado). Disponvel em: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/149/120.

70

3.

Fragmentos de Anans

O presente captulo tem como objetivo apresentar algumas consideraes sobre a comunidade de Anans atravs de elementos especficos - relatos de Max sobre conflitos ocorridos na comunidade que envolve, principalmente, relao entre afins, inveja, acusaes de feitiaria, relaes micro polticas de afinidade, moradia uxorilocal e co-residncia entre cls. Conflitos, acusaes de feitiaria e disperses foram abordados, principalmente, a partir das consideraes de Brandhuber (1999). Como exerccio comparativo, tambm sero retomadas algumas consideraes de Andrello (2006) e Chernela (1993) sobre histrias especficas de comunidades e co-residncia entre cls envolvendo legitimidade sobre chefia, territrio e produo de nimo coletivo.

3.1. Morar em Anans: perigos e conflitos Sempre parvamos em Anans, quando amos a campo, para passar a noite, mas depois descobrimos que se tratava de um lugar perigoso. Com estas palavras uma pesquisadora que conheci em So Gabriel se referiu Anans, geralmente reconhecida como local de pouso durante as longas viagens pelo rio Uaups. Mas qual seria, afinal, o perigo existente nesta localidade? Comentei com Max que ouvira sobre os perigos que envolviam Anans. Sem revelar o termo em lngua tukano, ele disse que se trataria de uma Casa de fantasmas cuja principal caracterstica incidia sobre o poder existente na mata em conduzir as pessoas a se perderem facilmente em seus domnios. Os benzimentos10, ao reproduzirem o trajeto percorrido pela cobra ancestral, fazem citao a todas as Casas de transformao. Evitar-se-ia, contudo, mencionar Anans. Perguntei a Max por que teriam escolhido um local perigoso para construir uma comunidade. Ele respondeu que os Sanadep-por privilegiaram uma terra alagadia, firme e boa para fazer roa, e um benzedor teria acalmado os seres invisveis antes da chegada dos dois cls. interessante observar que a referncia a Anans como um local mtico perigoso no impediu os dois cls de a construrem a comunidade. O estabelecimento,
10

Narrativas realizadas em contextos xamnicos especficos.

71

porm, no foi isento de cuidados. Como indicou Max, foram realizados benzimentos para bloquear ataques de seres invisveis. O perigo que incide sobre Anans enquanto uma Casa de transformao evidenciar-se-ia, tambm, nas prticas xamnicas de benzimento, como no fato da no citao. Distante do local de surgimento dos tukano e num local mtico perigoso, eis onde co-residiram os Inap-por e Sanadep-por. Farei a seguir a descrio de dois episdios de conflitos que foram relatados por Max com informaes etnogrficas complementares. Acusaes de feitiaria e ataques xamnicos que na regio so comumente chamados de sopros aparecem como elementos dessas histrias. A tentativa a de perceber em que medida estes eventos ocorridos podem contribuir para a compreenso das dinmicas ligadas co-residncia na comunidade.

3.2. Um paj carapan H uns setenta ou oitenta anos atrs um homem carapan e uma mulher tukano do cl Inap-por se casaram. Os dois passaram, ento, a residir numa rea prxima a um igarap do outro lado de Anans, indicando um casamento uxorilocal, uma exceo ao padro virilocal do alto rio Negro. O relato de Max no permitiu visualizar exatamente do que se tratava este local ocupado por este casal, mas parece se tratar de um stio satlite de Anans ocupado por moradores carapan. Esse homem era paj e algum tempo depois foi acusado de ter soprado a comunidade de Anans. O efeito deste ataque xamnico foi uma espcie de febre que provocava a morte de uma pessoa todo dia. Os moradores da comunidade, antes de o acusarem do sopro, confiaram em seus conhecimentos como paj para amenizar os efeitos daquela terrvel febre. Em seus trabalhos para combater o mal causado, o paj carapan apontou um homem desana, tambm morador da comunidade, como culpado. Enquanto no era descoberto ele realizava benzimentos em troca de mantimentos e, assim, evitava que mais mortes ocorressem. Ou seja, o paj causador da feitiaria se apresentava como algum disposto a amenizar os males causados, segundo ele, por outro morador da comunidade. Diante das mortes dirias, a comunidade inicialmente confiou em sua ajuda. Um tempo aps esse episdio, o paj carapan viajou para o alto rio Tiqui. Antes de partir, porm, pediu para que um dos moradores de Anans, um ndio tukano,

72

cuidasse de suas galinhas e cachorros. Neste perodo teria surgido o boato de que alguns moradores da comunidade, desconfiados de que era o paj carapan que havia soprado a comunidade, planejavam mat-lo. Ao saber deste plano, ele voltou rapidamente do alto rio Tiqui expulsando, a tiros, o homem a quem havia confiado seus animais. Este homem retornou comunidade contando o ocorrido e, em reunio, chegaram concluso de que o paj carapan havia de ser o responsvel pelo malefcio e que, por isso, deviam mat-lo. Naquela semana um paj desana cunhado dos tukano havia chegado comunidade e a ele pediram que preparasse um cigarro para a guerra11. Os moradores de Anans articularam-se com outros dois grupos tukano, um deles residente acima da comunidade e outro abaixo, na regio de Tatapunha. Tendo combinado de se reunirem na madrugada, eles fumaram o cigarro preparado para a guerra s trs da manh e, pouco depois, ouviram um barulho no igarap Anans. O som, parecido com a queda de um corpo na gua, foi identificado pelo paj desana como prenncio de vitria. s cinco e meia da manh partiram em canoas residncia do paj carapan. Subiram o igarap quando encontraram com alguns moradores. O paj, que sabia do que estava sendo tramado, tinha escondido algumas espingardas pela maloca e preparado um cigarro. Quando o grupo de Anans chegou sua porta, ele saiu armado. Um velho morador de Anans disparou, mas como ambos estavam protegidos os tiros no atingiam seus corpos. Aps vrios disparos, o grupo de Anans acertou o sogro e dois meninos, filhos do paj. Alguns ndios carapan conseguiram escapar. O paj foi esquartejado e queimado. O grupo tukano retornou comunidade por volta das dez horas da manh. O av do Max, Elias, que no tinha participado do ataque, foi ameaado pelos parentes que ainda estavam sob o efeito do cigarro. O paj desana, para evitar outras mortes, fez outro cigarro, agora para acalmar os homens. Algumas meninas de Anans subiram at Taracu para avisar o padre do ocorrido que, a fim de tomar as medidas que lhe cabia, conduziu alguns moradores at So Gabriel da Cachoeira, onde permaneceram presos por alguns dias. Passou-se um bom perodo at que trs homens
11

O cigarro pode ser utilizado em diferentes tipos de situao, em contexto ritual (iniciao masculina) ou em situaes cotidianas (para encurtar a distncia de uma viagem ou oferecer proteo a um viajante, por exemplo). Eu recebi um mao de cigarros benzido por Faustino para usar contra inveja, proteo nas viagens e mau olhado.

73

carapan da Colmbia desceram o rio para vingar seus parentes mortos. J no baixo rio Uaups, na altura da praia de Tatapunha, eles mataram alguns meninos enchendo suas bocas com areia. Esses ndios colombianos seguiram at So Gabriel da Cachoeira e no caminho de volta foram surpreendidos e tambm mortos pelos tukano. Max se recorda de receber conselho quando pequeno para no se aproximar de um ndio carapan. Na primeira vez que foi para o rio Tiqui encontrou uma senhora que sobreviveu ao episdio da morte do paj, mas no abordaram o assunto diretamente. Outra sobrevivente reside em Santa Isabel do Rio Negro. Ele acredita que, sem a ajuda do paj desana, todos iriam morrer, o que seria o fim da comunidade de Anans. O cotidiano de Max o aproxima deste grupo historicamente rival: na secretaria da FOIRN trabalha uma mulher carapan. Quando o questionei se esta situao era de alguma forma delicada, ele respondeu: provavelmente o pai dela saiba desse conflito, mas melhor no relembrar, porque seno comea tudo de novo. Ao se referir ao papel especializado de guerreiro entre as sociedades do Uaups, Christine Hugh-Jones (1979) indica que o assassinato deve ser considerado como um ato extremo dentro de um conjunto de vrios tipos de combate. No episdio descrito acima podemos perceber a mobilizao entre membros de Anans e comunidades vizinhas para empreender um ataque casa daquele que recebia as acusaes de feitiaria. O alvo do ataque um paj carapan que, de acordo com as acusaes, vinha empregando ataques que resultavam em mortes aos membros da comunidade. Apesar de no ficar muito claro o motivo que levara o paj a produzir aquelas mortes, a inveja comumente acionada nesses contextos de acusaes de feitiaria. Tambm perceptvel a situao ambgua na qual os moradores de Anans se encontram. Assolados por mortes inesperadas recorrem ao provvel causador para evitlas. Este quadro catico e desconcertante acaba produzindo um ataque violento e revelador da potncia combativa dos membros da comunidade. A aliana com moradores vizinhos e a ajuda de um paj desana parece constituir-se como tticas escolhidas diante de tal situao. O episdio que teve como desfecho o assassinato do paj carapan revela tambm a atuao do paj desana. Como visitante na comunidade, ele que direciona as acusaes de feitiaria para o primeiro, alm de ser o responsvel pelo preparo do cigarro de guerra e pela previso do xito da expedio. Os desana so reputados como

74

grandes pajs na regio como todo. O paj desana tambm interfere quando os nimos exaltados pelo cigarro ameaam provocar desentendimentos e mais violncia entre os prprios moradores de Anans. Utilizando-se de outro cigarro para acalmar os envolvidos no episdio, o paj visitante referenciado no relato de Max como responsvel pela resoluo do conflito que poderia destruir a comunidade. O mal xamanismo, nos termos de Christine Hugh-Jones (1979), do paj carapan combatido tambm por potncias xamnicas (paj desana). Moradores de Anans e de outros grupos tukano participaram do desfecho do episdio, mas se isolarmos as duas foras xamnicas em questo temos a seguinte configurao: ambas vinculam-se a membros afins aos cls de Anans. Um deles mais distante, o Carapan, outro mais prximo, o Desana. O primeiro o acusado, o segundo o acusador.

3.3. Uma partida de futebol Em 1989 chegou uma famlia desana de Teresita da Colmbia para residir em Anans. Traziam consigo uma carta do capito da comunidade de origem como recomendao. O pessoal de Anans recebeu a famlia, parentes da me do Max 12. O primeiro a chegar foi um homem de uns vinte anos. Trabalhador e inicialmente empenhado nas atividades cotidianas, indicaram-lhe, pouco tempo depois, o espao para que fizesse sua casa. Ele voltou, ento, Colmbia para buscar seus pais j idosos. Havia um entendimento comum em Anans de que famlias vindas muito tempo aps o incio da comunidade eram passageiras, ou seja, teriam que se mudar aps um perodo no muito longo. Esse princpio, por sua vez, no seria um indcio de que a comunidade era ponto de parada de gente que descia o Uaups? Em caso positivo, poderamos sugerir que Anans veio a ser um lugar florescente constitudos de descidos do Papuri e Tiqui, o caso mais acima relatado, referente ao paj carapan, apoia tal hiptese, mas indica tambm que, ainda que florescente, o lugar facilitava a ocorrncia de feitiaria. A existncia de uma regra vrias dcadas depois parece-me, precisamente, uma tentativa de contornar o problema. O fato que essa regra valeu para a famlia colombiana e dois ou trs anos aps sua chegada foram avisados de que no poderiam mais ali permanecer. Um desentendimento seguiu-se a esta situao e membros do cl

12

A me de Max piratapuia, assim como a mulher da famlia de Teresita em questo.

75

Sanadep-por acabaram os expulsando. A famlia seguiu para a Comunidade do Balaio. Passado algum tempo o jovem desana se enforcou. Seu pai haveria morrido no Balaio trs anos aps seu filho. Antes de sair de Anans, e aqui o ponto central desta histria, o velho disse durante a discusso que todos abandonariam a comunidade em consequncia da expulso de sua famlia. Isto ocorreu em meados de 1992. Max recorda-se que, em novembro de 1993, araras invadiram a comunidade. Eram tantas e to ferozes que comiam o p de aa do fruto at a raiz. Mas em que sentido esses pssaros anunciavam uma iminente tragdia? Pssaros geralmente so mensageiros de males que ocorrero num futuro prximo, explicou Max. Embora isto no possa ser generalizado para todos os pssaros, na narrativa Oy (idem, p. 85) temos a indicao de que alguns deles, mirikih , em lngua tukano, so considerados Dihri Masa, gente que faz a vida se encolher, agouros de morte. Apesar da preocupante presena das araras, a vida na comunidade seguiu. No entanto, por ocasio de uma partida de futebol, o animador - o responsvel pelas atividades esportivas da comunidade - exigiu propriedade sobre a bola aps o jogo. Seguiu-se uma discusso e ele levou um tiro de um homem Sanadep-por. O cunhado do animador, do cl Inap-por, revidou com outro tiro sobre o homem que havia efetuado o primeiro disparo e o matou. O animador acabou sendo salvo. Como consequncia desse episdio ocorreu uma disperso generalizada em Anans. Visitei a Comunidade do Balaio, uma das comunidades da TI Balaio, localizada dentro do Parque Nacional do Pico da Neblina, prximo fronteira com a Venezuela. Essa localidade tem a especificidade de ter sido formada por pessoas que saram de Pari-Cachoeira devido perseguio dos missionrios salesianos 13. Na ocasio conheci Casimiro, um senhor com mais de noventa anos de idade, pai de lvaro Tukano, reconhecida liderana indgena nacional. No tive oportunidade nem intimidade para perguntar sobre a famlia desana de Teresita que residiu em Anans. Para minha surpresa voltei a encontr-lo nas ruas de So Gabriel alguns dias depois. Nesta ocasio, perguntei a ele se conhecia tal famlia. Muito simptico, ele contou que o velho desana morou em Y-Mirim, comunidade vizinha ao Balaio, e teria voltado para

13

Essas perseguies se devem ao fato dos missionrios salesianos terem sido denunciados no Tribunal Russel em 1980 pelo crime de etnocdio por algumas famlias desta regio.

76

Colmbia aps o suicdio do filho.

Casimiro tambm disse que ele era bay,

cantor/danarino, alm de confirmar que sua mulher era pira-tapuia de Teresita, Colmbia. Christine Hugh-Jones (1979) aponta que residentes de fora so em geral homens de um grupo exogmico relacionado ao grupo de descendncia local por uma ligao direta de afinidade atravs da esposa ou me. A autora tambm indica que eles nunca esto totalmente integrados na vida ritual da comunidade. Um dos fatores que determinariam a incorporao desses moradores a ambio de um chefe em aumentar seus seguidores para que se tenha potencial econmico para realizar reunies e rituais frequentes. Neste sentido, os moradores de fora teriam uma importncia econmicoritual especial para a comunidade. A incorporao de moradores extras se relacionaria, dessa forma, com a capacidade de produo de excedente econmico necessrio para a promoo de festas e rituais. Mas no caso de Anans temos observado que pode se tratar de um local estratgico de parada para os que descem, onde eventualmente poderiam se estabelecer antes de conseguir seu prprio lugar. Para verificar tal hiptese, no entanto, seria importante levantar as histrias no s de Anans, mas de outras comunidades do baixo Uaups. No caso da famlia que passou a residir em Anans, a esposa pira-tapuia possui relao de afinidade com o cl Inap-por. A me do Max uma mulher pira-tapuia que residia virilocalmente na comunidade, casada com um homem tukano e parente da mulher pira- tapuia de Teresita. O velho desana, dessa forma, vale-se da ligao de sua esposa com o grupo de Anans para estabelecer residncia no local. Ou seja, os Desana so co-afins dos Tukano de Anans. Outros elementos complementares associam-se desejada permanncia na comunidade, como a carta de recomendao emitida pelo capito da comunidade de origem. Embora no seja possvel mensurar em que medida o documento influencia a incorporao desses moradores, o que parece fundamental para garantir o espao para a construo da casa o empenho demonstrado pelo jovem nas atividades cotidianas da comunidade. Neste sentido, estaria subscrita a importncia econmica dos moradores extras observada por C. Hugh-Jones (idem). Embora no seja possvel identificar os motivos pelos quais a famlia de Teresita procurava uma nova comunidade rio abaixo, muito menos o porqu escolheram Anans, importante observar que o movimento de descida parece perdurar

77

historicamente, o que se verifica pela grande quantidade de ndios do alto rio Negro em Manaus, por exemplo. O desenrolar conflituoso ocorrido na comunidade envolvendo discusses, a expulso da famlia e as ameaas de feitiaria, a morte ocorrida em consequncia de uma briga, bem como os acontecimentos relatados por Casimiro indicam, em minha opinio, a importncia deste episdio no quadro das ltimas transformaes ocorridas na comunidade. Afinal, uma das consequncias deste conflito diz respeito ltima disperso generalizada que esvaziou Anans. Se nos atentarmos para os membros envolvidos na briga ocorrida aps a partida de futebol localizaremos no cerne do conflito dois homens representantes dos cls de Anans. O homem morto pertencia ao cl Sanadep-por e o assassino ao cl Inappor. O animador no era residente em Anans, mas sim cunhado do homem Inappor. Embora tenha sido atingido pelo homem Sanadep-por, o animador acaba sobrevivendo, o que no acontece com seu agressor, morto por um tiro pelo membro do cl co-residente. O homem Inap-por ao sair em defesa de seu cunhado, o animador, acaba cometendo um assassinato. Ou seja, se o conflito envolve dois co-residentes antigos, o estopim refere-se s relaes estabelecidas com um homem mais recentemente incorporado comunidade. No sabemos, contudo, de que etnia e exmorador de qual comunidade pertencia o animador. De uma maneira geral, se avaliarmos o contedo das ameaas do velho desana, pode-se inferir que, de certa maneira, elas se concretizaram. Quando o velho anuncia durante a discusso que todos acabariam abandonando a comunidade no possvel presumir de que forma isto se realizaria. Permeada por elementos mticos, como a presena repentina de bandos de araras, e materializada a partir de um evento peculiar uma briga durante uma partida de futebol , o agouro do bay colombiano atinge justamente o ponto central da conformao sociolgica estabelecida em Anans, a coresidncia estabelecida entre os dois cls tukano. Como sugesto, possvel questionar em que sentido o atributo de baya tornaria o morador colombiano capaz de tal feito, pois Max fez uma associao direta entre a ameaa do velho e o episdio do assassinato.

3.4. Conflitos, rupturas, disperses

78

Em nossas primeiras conversas, Max apontou que as possveis razes para a tragdia que assolou Anans o assassinato de um morador seguido pela migrao generalizada tinham a ver com o poder e riqueza da comunidade. Em uma poca de esplendor, tinham gado, escola e participavam ativamente do processo de reivindicao por demarcao das terras indgenas. Por sua vez, acusaes de feitiaria, inveja e migraes aparecem como elementos importantes nos episdios relatados. No artigo Why Tukanoans migrate? Some remarks on conflict on the Upper Rio Negro (Brazil), Brandhuber (1999) tece consideraes interessantes sobre as migraes ocorridas entre os grupos tukano. A autora sugere que os fatores econmicos no so as nicas causas e tende a localizar nos conflitos, processos de fisso dos grupos indgenas e na alta mobilidade espacial as razes desses movimentos migratrios. A autora tambm considera as recentes aspiraes de ascenso social vinculada importncia atribuda educao. Religio, idade e gnero tambm so categorias analticas utilizadas para compreender os deslocamentos da vida comunitria em direo a pequenos centros urbanos, como So Gabriel da Cachoeira. Segundo Brandhuber, Goldman (1963) e C. Hugh-Jones (1979) argumentam que as tenses sociais no so socialmente aceitas. Quando sentimentos desequilibrados e doentios tornam-se insuportveis, existem duas possibilidades: a pessoa que a causa das tenses ou as outras vo embora. Para a autora, as brigas talvez sejam a principal razo para a migrao permanente, pois em todos os casos investigados as famlias chegaram a um ponto em que algum tipo de discusso tornou desconfortvel a vida na comunidade. Apesar da dificuldade que encontrou ao abordar os conflitos com os informantes indgenas, estes seriam a principal razo da migrao para So Gabriel, recorte analisado pela autora. Brandhuber observa que as sociedades do rio Negro so geralmente descritas a partir de suas relaes harmoniosas na vida cotidiana. Informantes indgenas, mas tambm o Estado e as Igrejas, localizam na educao, na busca por trabalho e atendimento mdico os principais motivos para os deslocamentos. Para a autora, somente a partir de um grau de conhecimento razovel entre o pesquisador e os nativos que se iniciariam as aluses aos conflitos que, enquanto categoria de anlise, poderia fornecer um quadro mais completo e uma viso mais ampla sobre as razes das migraes.

79

A autora define migrao como a modificao voluntria e permanente da residncia por uma ou vrias pessoas. O conceito de mobilidade, por sua vez, corresponderia vontade para a execuo voluntria de uma pequena mudana espacial. Dessa forma, a mobilidade, que planejada para ser relativamente de curto prazo (visita a parentes), pode converter-se facilmente em migrao se uma famlia ou a pessoa decidirem que a vida mais agradvel em outro lugar, ou se houver mais terra frtil, uma possibilidade de ganhar salrios ou quando os laos comunidade "original" (que j poderia ser diferente daquela que a pessoa nasceu) so interrompidos por um dos lados. Para Brandhuber existem fortes evidncias que indicam a migrao e a mobilidade como elementos inerentes ao sistema sociocultural do noroeste amaznico. A alta mobilidade espacial do rio Negro tambm poderia ser comprovada na observao de C. Hugh Jones (1979) de que entre os grupos do Uaups difcil identificar quais so os moradores temporrios, visitantes ou moradores fixos de uma comunidade especfica. Os motivos que caracterizariam a mobilidade no cotidiano so as visitas regulares a parentes, o trabalho na roa de algum a quem se deva um favor, as idas a So Gabriel para vender produtos, trabalhar para algum comerciante, receber aposentadoria e a procura por tratamento xamnico ou mdico. A autora compartilha com o argumento de C. Hugh-Jones (idem) de que a busca por uma terra propcia s roas, com boa quantidade de peixes e caa disponveis, so algumas das muitas razes que levam as pessoas a mudarem sua casa de local. Outro importante fator de deslocamento indicado por Brandhuber seria o conceito de feitio vinculado s doenas. A autora explica que a doena concebida para as sociedades do rio Negro em termos de feitio ou descuido das regras alimentares e sociais. A feitiaria sempre enviada de alguma forma e a vtima ao ser soprada fica envenenada at que alguma destruio acontea e ela seja afetada - isto pode ser mediado por uma catstrofe natural, por exemplo. Etngrafos frequentemente mencionam comunidades que foram abandonadas depois da morte de uma pessoa importante em geral ou uma morte especialmente intempestiva em particular. Quando uma morte no pode ser prontamente justificada, algum de dentro ou fora da comunidade torna-se suspeito de feitiaria e pelo menos os parentes da pessoa partiro. A feitiaria, nesse sentido, pode ser a consequncia ou o comeo de relaes deterioradas.

80

Em termos gerais, as indicaes de Brandhuber dialogam com os relatos recolhidos acerca dos episdios de conflitos e migraes envolvendo os moradores de Anans. Seja na indicao de Lus Guido sobre o possvel desentendimento que teria motivado os Sanadep-por a partirem em direo ao baixo Uaups ou nos casos de acusaes de feitiaria narrados por Max, as disperses generalizadas em alguns perodos da histria de Anans so intimamente ligadas s brigas e conflitos vivenciados por ambos os grupos, mas tambm potencializadas pelos contatos com os comerciantes e patres do baixo Uaups. interessante observar que o poder e a riqueza de Anans como razes das migraes que assolaram a comunidade foram relatados por Max nas primeiras conversas que tivemos. O episdio do assassinato do paj carapan e os detalhes envolvendo o conflito com a famlia colombiana, por exemplo, s foram relatadas em nossa ltima conversa. Poderamos pensar, nesse sentido, em como se articulariam prosperidade econmica e relaes sociais equilibradas. Brandhuber observa que uma catstrofe natural geralmente indica a ocorrncia de um sopro sobre alguma vtima. No caso de Anans, a invaso de grupos ferozes de araras foi interpretada pelos moradores como sinal de que alguma feitiaria havia sido realizada contra a comunidade. Como indica Andrello (com. pessoal), toda desgraa que abate sobre a comunidade lida como evidncia ou manifestao dos atos de algum e deve-se buscar as razes sempre no quadro das relaes sociais novas ou antigas. Nesse sentido, uma catstrofe natural sempre deve ser interpretada a partir das relaes sociais em evidncia. A disperso generalizada aps uma morte intempestiva o assassinato que ocorreu no episdio da briga durante a partida de futebol, por exemplo apontada como uma consequncia frequente entre os grupos do rio Negro. Por fim, as acusaes de feitiaria estariam intimamente ligadas s relaes sociais em desequilbrio, tendo como uma das consequncias a migrao de parte dos envolvidos diretos ou seus parentes. A partir dessas consideraes possvel elaborarmos a seguinte reflexo: como eventos relacionados s migraes, conflitos e rupturas vincular-se-iam prpria estrutura social do povo tukano? Ou ainda, o que agiria a favor e contra na manuteno do bom estado de nimo em uma comunidade? Goldman (1963) observa que um processo permanente de formao e fisso de entidades sociopolticas implicaria na no emergncia de um sistema mais efetivo de

81

hierarquia. Por sua vez, a exogamia e a participao conjunta em rituais facilitaria a assimilao de novos segmentos a unidades maiores. O autor tambm aponta o princpio da conexo-autonomia (linkage-autonomy) que permite - apesar do conjunto de relaes agnticas que vinculam diferentes cls no interior de um grupo exogmico maior - a cada unidade uma ampla autonomia em regular sua assiduidade em festas intercomunitrias e rituais. Esta autonomia tambm se faz presente quanto ao territrio compartilhado com outros cls de parentes prximos. Ou seja, na possibilidade de escolha em permanecer ou deixar o territrio. Segundo o autor, este princpio atende a um aspecto emocional muito valorizado entre os Cubeo: o humor e o nimo coletivo, condio fundamental para a manuteno de conforto psquico. Nesse sentido,

conflitos envolvendo co-residentes, acusaes de feitiaria, desavenas de uma maneira geral, influem para desestabilizar o estado de nimo necessrio para a boa convivncia entre os grupos (Goldman, 1963: 277-78).

3.5. Outras comunidades, outras histrias Conflitos, rupturas e disperses no se restringem histria da comunidade de Anans. Nesse sentido, apresentarei o relato do tukano Moiss Maia sobre a comunidade do Pato, importante ncleo tukano do rio mdio rio Papuri, transcrito por Andrello (idem, p. 202-206) como um esforo de anlise comparativa trajetria da comunidade de Max. Em seguida, retomarei algumas consideraes de Janet Chernela (1993) a respeito de sua etnografia entre os Wanano e possveis aproximaes com os casos descritos de Anans. A trajetria recente da Comunidade do Pato abordada por Andrello por meio do relato de Moiss Maia, seu primeiro capito eleito, na dcada de 1970. Segundo o autor, o caso de Moiss parece combinar os elementos primordiais para credenci-lo a ocupar tal posio: o prestgio pelo fato de pertencer a um cl de alta hierarquia associado s habilidades conquistadas a partir da convivncia com os brancos. Sua biografia envolve anos de permanncia na Misso de Iauaret, onde cursou os estudos bsicos e trabalhou como carpinteiro. De volta comunidade, passou a ministrar aulas para as crianas e, como uma iniciativa precursora ao processo de implantao de escolinhas rurais nas comunidades, equipou a comunidade com uma. Alguns elementos

82

de sua trajetria e da comunidade presentes em sua narrativa podem dialogar com informaes obtidas sobre a comunidade de Anans. Vejamos. Situada em um ponto mdio do rio Papuri, Moiss indica que a comunidade do Pato assistiu a mudanas significativas em seu tempo como capito. Ele se empenhou na proposta de transformar o local em um modelo para o rio Papuri, com a construo de uma capela e a sede de uma filial de uma cooperativa criada em Iauaret para projetos de artesanato, criao de gado e serraria. Moiss Maia pretendia fazer surgir ali uma vila, juntando, alm de seus tradicionais moradores tukano, os cunhados desana e pira-tapuia. Tendo eles aceitado sua proposta quando convidados, a ideia era ter bastante produo agrcola, uma escola grande e artesanato escoado via cooperativa. Andrello observa que os Tukano, e seus vizinhos do mdio Papuri, teriam aderido ao que idealizavam as agncias indigenistas que atuavam na regio 14. Os planos idealizados por Moiss no se concretizaram. Com a reduo das vagas do internato da misso, vizinha de Iauaret, muitas famlias passariam a se mudar para Iauaret a fim de cuidarem dos filhos que prosseguiam nos estudos. Na opinio de Moiss, a sada das famlias para Iauaret uma das principais causas do fracasso dos projetos da comunidade do Pato. Ele prprio se mudou para Iauaret quando viu seu gado diminuir, em 1980. Para o autor, os planos de formar uma grande comunidade no Pato, tendo como co-residentes os Tukano, Pira-tapuia e Desana, foi um intento de prosseguir com o objetivo de entrar na civilizao e, ao mesmo tempo, expandir o ideal que subjazia s antigas relaes que tinham lugar nas malocas (idem, p. 205). Neste sentido, elementos como a partilha cotidiana e os rituais coletivos sublinhavam a atmosfera da identidade interna, assim como davam ao lder a certeza de que possua uma grande famlia. O termo capito adentrou o Papuri junto com um grupo de militares que subiu esse rio com a misso de reconhecer e demarcar a fronteira com a Colmbia, nos anos 1930. Tendo sido atribudo no incio pelos militares ao prprio chefe, que era o responsvel por receber a comisso, com o passar dos anos, e a interferncia da Misso, outros homens passariam a ser elegveis para o cargo. A desenvoltura no trato com a
14

Nas palavras do autor, o assim chamado desenvolvimento comunitrio preconizado por antroplogos ligados FUNAI (idem, pg. 204).

83

Misso e na organizao da comunidade de acordo com os novos padres aliada s prerrogativas de ser uma pessoa acolhedora garantiria a credibilidade do capito junto aos parentes e cunhados. Apesar desses fatores serem atendidos no caso da comunidade do Pato, um grave incidente durante uma festa de caxiri consta nas memrias de Moiss Maia: o assassinato de seu sobrinho por um cunhado desana que ento residia na comunidade. Morando uxorilocalmente, o homem desana veio a ter relaes sexuais com as duas irms da sua esposa. Durante uma festa o mal-estar presente entre seus parentes se transformou em uma briga e o homem desana matou seu cunhado tukano com uma facada no pescoo. O pai do jovem morto e o homem desana se retiraram da comunidade, mas uma diviso preexistente na comunidade no tardou a aflorar. O cunhado desana era ligado por afinidade a uma das linhas de descendncia do cl tukano do Pato, o qual tinha suas rivalidades com a linha qual pertencia o jovem morto. Morando em margens opostas de um igarap que divide a comunidade, as diferentes linhas passaram a se evitar. Com o passar dos tempos a tenso decorrente deste episdio foi se amenizando e a famlia tukano que se retirou na ocasio retornou comunidade, poca, porm, que muitas famlias comearam a partir para Iauaret. Embora Moiss aponte este ltimo fator como o principal responsvel pelo esvaziamento da comunidade, o assassinato do sobrinho, durante o tempo em que era capito, lembrado pelos seus familiares como o que o marcou mais profundamente. Como exerccio comparativo, podemos observar que a trajetria da comunidade do Pato tambm envolve o abandono da comunidade por muitas famlias. Neste caso, a disperso relacionar-se-ia, entre outros fatores, a um assassinato causado pelo descumprimento de regras morais em contexto de relaes de afinidade envolvendo residncia uxorilocal. Retomemos algumas indicaes feitas por Chernela (1993) sobre hierarquia e co-residncia de cls entre os wanano, tambm com o objetivo de anlise comparativa trajetria da comunidade de Anans. Chernela (idem) em sua monografia sobre os Wanano, etnia tukano oriental do rio Uaups, discute questes relativas hierarquia tradicional e co-residncia de cls a partir de transformaes ocorridas em duas comunidades especficas. As consideraes da autora acerca de processos que envolvem, entre outros elementos, reconhecimento da chefia e autoridade, em um caso, e legitimidade para controle de recursos territoriais,

84

em outro, podem, acredito, enriquecer a compreenso sobre processos relativamente anlogos ocorridos em Anans. A aldeia wanano de Curideri com cerca de 80 pessoas localiza-se no alto rio Uaups e era, ento, ocupada por dois cls, Olho de Arara e seus irmos menores, Orelha de Sarigue. Uma crise na liderana da aldeia surgiu quando, em 1975, Bati Diani, o ento chefe idoso, faleceu. Tradicionalmente, seu irmo mais jovem, Dahsiro, o teria sucedido. Os missionrios Salesianos intervieram na sucesso tradicional propondo como chefe um homem chamado Pedro, que falava portugus, tinha trabalhado alguns perodos em So Gabriel e pertencia ao cl menor Orelha de Sarigue. Organizou-se uma eleio cujo vencedor acabou sendo Edu, sobrinho de Dahsiro. Chernela argumenta que o resultado das eleies sugeriu a fora da hierarquia tradicional. Aps a vitria de Edu o que se seguiu foi um perodo de crise devido ao fato do novo chefe no ser um lder satisfatrio. Mas o que faz um lder ser considerado satisfatrio? O antigo chefe Bati Diani era frequentemente elogiado por sua generosidade, ou seja, pelo fato de fornecer peixe em abundncia, apresentar muitas danas que evidenciavam a prosperidade do cl e adquirir mercadorias importadas e utenslios para a comunidade sempre representando o grupo com sua oratria memorvel e recebendo com muita simpatia os visitantes. Se esta afluncia era a caracterstica identificada a partir da boa liderana, Edu, pelo contrrio, foi mencionado pela sua secura, o que, em grande medida, relacionar-se-ia sua falta de desejo e preparao para conduzir a chefia da comunidade - algo que havia aceitado por insistncia de seu tio. De fato, Dahsiro acabou assumindo o papel de mahsa wami, irmo maior, e manteve as danas e refeies comuns na grande casa de dana. Tudo indicava que a eleio tinha sido uma forma para enganar os missionrios. De qualquer forma, durante os dois anos seguintes a chefia continuou sendo dividida. Dahsiro manteve as funes cerimoniais e principais recursos de um chefe. Para acalmar os missionrios ele relegou a Edu a funo desagradvel de organizar o trabalho coletivo na comunidade. Edu, por sua vez, no conseguia compelir os moradores da comunidade a realizar os projetos que planejava. Neste contexto, um xam baniwa vem avis-lo sobre uma viso em que um parente prximo planeja assassin-lo. Sua situao frente aos moradores se torna cada vez mais delicada at que uma confrontao aberta ocorre. Ao

85

ouvir um membro do cl Orelha de Sarigue planejando conduzir os moradores para um trabalho distinto do proposto por ele, Edu demonstra sua raiva e indignao ao gritar para o homem que no havia dormido com a esposa de nenhum dos moradores. Edu reage diante do boicote partindo para uma expedio de pesca; ao voltar visita a casa de cada morador para oferec-los atitude reconhecida por todos como o comportamento digno de um chefe. Embora Edu tivesse sido eleito, o papel de lder s de fato reconhecido quando ele age em acordo ao estilo tradicional de autoridade. Segundo a autora, na sociedade wanano a autoridade tradicional legitimada no pelo consenso, mas pela descendncia e controle da redistribuio. Dessa forma, a resoluo parcial para a crise que se abateu sobre Curideri s ocorre quando o chefe eleito afirma sua legitimidade cumprindo as obrigaes tradicionais de chefe. Chernela identifica a afluncia como sendo o equivalente de redistribuio mxima e secura como o equivalente de redistribuio mnima. A base da liderana estaria assentada nessa capacidade redistributiva, algo que o carisma e a boa eloquncia no poderiam substituir. Ao presidir o sistema redistributivo da troca ritual, o mahsa wami recicla o excesso dentro da comunidade e deste modo impede esforos de intrusos para acumul-lo. Dessa forma, Edu no pode estimular o trabalho coletivo sem que cumprisse, principalmente, essas outras funes da chefia: redistribuio e hospitalidade. Expectativas que, se cumpridas, promovem o reconhecimento de um lder. Quanto s tentativas dos missionrios Salesianos, eles no conseguiram se tornar o centro da ao econmica e poltica em Curideri. Como indica Chernela, a hierarquia entre os povos do Uaups uma instituio baseada na descendncia, com posies teoricamente herdadas e fixas. Porm, desvios neste modelo, como a manipulao de posies, tambm seriam tpicos desses sistemas baseados na hierarquia. O caso da comunidade wanano de Bucacopa, onde presenciou uma tentativa de manipulao da posio hierrquica, um bom exemplo sobre isso. Em Bucacopa, residiu o mais alto cl wanano em hierarquia, os Biari Pona. Durante sua estadia nas aldeias vizinhas de Soma e Yapima em 1979, este cl contava com um nico membro - uma mulher chamada Nicho casada com um homem desana e com dois filhos estando fadado ao desaparecimento com a sua morte. Neste contexto, desenvolveu-se um conflito aberto sobre o controle do lago da comunidade envolvendo dois outros cls co-residentes, os Wari Yuturia, irmos menores dos Biari Pona e o

86

cl desana Simi Paro Pona , este ltimo com uma aliana de matrimnio contnua com os Biari Pona . Um terceiro cl maku havia morado na comunidade, mas partira com o declnio dos Biari, do qual eram empregados. Os Wari Yuturia e Simi Paro Pona passaram a reivindicar, atravs de diferentes linhas de argumentao, os recursos estratgicos de Bucacopa diante do iminente fim do cl Biari Pona. O cl Biari Pona ocupara em Bucacopa a rea da grande cachoeira. Biari, seu ancestral fundador, parece ter sido um poderoso xam. No mito ancestral do cl, Biari veste-se com seus poderes e toma posse de seu assento. Ao fazer isso, apenas sua cabea, transformada em pedra, permanece na terra. O seixo sagrado em Bucacopa seria a cabea transformada de Biari e um sinal de sua proeminncia como um antepassado poderoso cuja autoridade ainda prevalece. Os membros Biari Pona atribuem o declnio do cl ao trabalho de feiticeiros dos Wari Yuturia por motivos de inveja. Acreditam, entretanto, que essa inveja pode ter sido consequncia do no cumprimento de seu papel como doadores generosos dos recursos. Nesse sentido, o fracasso em prover teria minado o reconhecimento da sua posio. No que diz respeito legitimidade dos outros dois cls co-residentes em reivindicar os recursos estratgicos de Bucacopa, o cl desana Simi Paro Pona apesar de sua longa residncia em Bucacopa e sua relao como cnjuges dos Biari, ainda so considerados "visitantes" ou "misturados" e, por isso, sem qualquer autoridade sobre o territrio. J os Wari Yuturia tm uma relao subordinada com os Biari, tendo recebido o controle sobre os peixes do lago em troca de servios prestados. Mas com a ausncia de homens Biari, os desana usaram a autoridade de Nicho para manejar a rea de pesca. Os Wari Yuturia, entretanto, no reconheceram a autoridade do cl desana Simi Paro Pona, fundamentando seus pleitos a partir da hierarquia. Alm do controle sobre o lago, exigiam o reconhecimento como membros do subgrupo Biari Pona argumentando que seu cl, quanto descendncia, seria um dos primeiros e no um dos ltimos acabam, com isso, incorporando o nome Biari e se tornam os Wari Yuturia Biari Pona. Doente e convencida de sua morte iminente, Nicho consulta um poderoso xam na comunidade de Yapima. O xam lhe retira duas substncias causadoras da doena de sua testa durante uma cerimnia assistida pela autora. Uma terceira substncia, porm, no pode ser retirada. Nicho nutre esperanas de que alguns membros de seu cl emigrados a cidades colombianas voltem para manter o controle da localidade. Em

87

cartas a sobrinhos anunciando sua morte, ela dramatiza o fato, segundo Chernela, de que a descendncia, e no a residncia, determinam os direitos de um cl. De acordo com a autora, o caso Bucacopa dramatiza a relao entre organizao social, controle de recursos e sucesso legtima entre os Wanano, para quem o controle ou o direito de uso se acumulam pela herana patrilinear de um ancestral. Desta forma, as regras de parentesco determinam que um cl de alta hierarquia administre estes domnios. Tambm prescritos em termos de descendncia, os direitos de uso so acompanhados por obrigaes que ligam o distribuidor ao destinatrio. A morte do descendente masculino ltimo dos Biari Pona rompeu a ordem estabelecida e criou uma crise envolvendo o controle sobre os recursos. A propriedade coletiva, mas no h nenhum homem em Bucacopa para atuar como o administrador legtimo dos recursos e cumprir as obrigaes associadas a este papel. A autoridade de Nicho insuficiente porque no possui a prerrogativa masculina de produzir descendncia Biari. Chernela chama a ateno para o fato de que nenhum dos outros vinte e cinco cls wanano interferiram no episdio. Nicho, por sua vez, no reconhece a autoridade dos Wari Yuturia sobre a rea em disputa e apoia o direito desana em controlar este local de pesca. Como aponta Chernela, o reconhecimento do Wari Yuturia como Biari Pona poderia causar a menor confuso, mas Nicho insiste que a sua linha representa os nicos Biari Pona legtimos. Tambm no certo que os Wari Yuturia teriam o arcabouo ritual e mtico-histrico prprio para legitimar essas reclamaes. Os Wari Yuturia insistem no controle sobre a rea de pesca. Chernela sugere que a situao em Bucacopa exemplifica o problema contemporneo da desintegrao social entre hierarquias tradicionais. As partes em disputa procuram manipular a ordem dos cls, embora esta seja fixa. Ela indica que ao longo do rio Papur h numerosos stios que pertencem a cls extintos com residentes que se consideram ocupantes temporrios e no proprietrios legtimos. Aponta ainda que, como as classes de cls so compostas de cinco ou dez cls, a manipulao no facilmente acessvel. Quando Nicho se consultou com o grande xam Olho de Peixe foi aconselhada a deixar Bucacopa. Este conselho indicaria a cumplicidade tcita com a mobilidade ascendente Wari Yuturia. Exilada em Yapima, ela canta uma cano em que exprime

88

seu medo e lamentao. Metaforicamente, compara sua existncia a de uma mutuca (mosca) sem um lugar para descanso, uma decepo que se refere ao deslocamento histrico e eventual extino de seu cl. O caso relatado de Bucacopa retrata uma crise em que o cl de antiga posio de servo, Wari Yuturia , busca usurpar o status de chefia do cl em declnio, os Biari Pona. Em resposta, o cl desana tenta impedir o acesso aos recursos. Para Chernela, a desorganizao social permeada por esforos de manipulao e criatividade. As partes em conflito funcionam dentro do mesmo sistema de regras, cada qual, porm, tentando justificar seus prprios fins. Embora o caso de Bucacopa descrito por Chernela anuncie um conflito entre dois cls co-residentes interessados no controle da rea de pesca da comunidade, outros elementos participam do episdio. Neste sentido, a existncia do seixo sagrado como representante do poder ancestral Biari ali presente, as acusaes de que a feitiaria provocara o declnio deste cl e a indicao da inveja como consequncia do no cumprimento de seu papel como doadores generosos dos recursos figuram como partes indissociveis do impasse que se abateu sobre a comunidade. Crise esta que acaba envolvendo a tentativa de mobilidade ascendente do cl Wari Yuturia e o questionamento sobre seu arcabouo ritual e mtico-histrico para legitim-la. Por fim, o drama vivido por Nicho como ltimo membro dos Biari Pona revelaria que a descendncia e no a residncia determinam os direitos do cl. Enquanto o cl desana Simi Paro Pona no consegue reverter a condio de moradores externos de seus membros, os Wari Yuturia garantem o acesso aos recursos atravs da reivindicao e manipulao hierrquica. Se, como prope Chernela, a descendncia e no a residncia que garantem os direitos de cl sobre um determinado territrio, quais seriam os legtimos moradores de Anans? Nenhuma referncia a um local sagrado ou mito de um ancestral de origem constam nos relatos recolhidos. A prpria histria contada pelos Yep-masa localizam seu surgimento no rio Papuri. Est bem claro, neste sentido, que Anans no seria uma localidade destinada a tal ou qual cl. Embora Anans, aparentemente, no seja um local com referencias mticas a uma ocupao especfica, um relato de Max abordou, ainda que em outros termos, esta questo. Quando ele se referiu ocupao indgena do baixo Uaups argumentando que esta rea no fora ocupada at a chegada dos tukano, de alguma forma compartilhou um ponto de vista especfico acerca do significado da ocupao ocorrida pelos cls de Anans. Ou seja, embora no haja a associao da

89

ocupao tukano a um tema cosmolgico especfico, como no caso de Bucacopa, no possvel dizer que alguma base argumentativa no tenha sido construda sobre tal processo. Ao dizer que nenhum grupo indgena habitara a regio do baixo Uaups anteriormente, Max, de certa forma, atribui autoridade ocupao tukano e, em consonncia hierarquia tradicional, ao controle pelos Inap-por. O argumento de Max seria mais histrico que mtico, mas, no limite, produz efeitos equivalentes. Ainda que em algumas conversas Max tenha indicado seu interesse em descobrir o verdadeiro lugar de origem de seu cl na regio do Papuri, isto no parecia maior que seu desejo de retorno de antigos moradores Anans. A referncia genrica ao Papuri e especfica a Anans enquanto local tradicional de moradia de seu cl talvez indique este anseio. Mas por que haveria esta preponderncia sobre Anans? Ou seja, por que retomar a histria de Anans seria mais interessante que investigar o local de origem dos Inap-por? Na narrativa Hausir Por, cl tukano que se deslocou do Papuri em direo ao rio Tiqui, temos uma considerao interessante sobre a ligao de um grupo com seu local de origem e o de ocupao posterior,
(...) o Tiqui no nosso (...). O mais certo que pertencem aos primeiros que habitavam aqui (...). Mais certo ainda, estamos aqui, cuidando o que dos outros. Nossa rea no Papuri, Turi, Wahpu. L podemos discutir, nosso lugar de origem l (Azevedo & Azevedo, 2003, p. 237).

Em um contexto que no conta com nenhum integrante Inap-por atualmente, Anans, como vimos, passou por um intenso processo de disperso de seus moradores a partir de uns vinte anos atrs. Os membros desse cl partiram para diferentes destinos tendo se estabelecido em cidades como So Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, no baixo rio Negro e em stios pelo baixo Uaups, como o caso de Faustino. O desejo de Max em conseguir fazer seu povo retornar a Anans parece torn-lo uma espcie de liderana tradicional no sentido de promover a (re) construo de uma comunidade. instigante aproximar, em suas devidas propores, a trajetria de Max a de Nicho, descrita por Chernela. Ainda que os motivos sejam distintos em muitos sentidos, algo me parece comum: algum sentimento de impotncia frente ao declnio de seu cl e, atrelado a isso, de uma dada localidade.

90

No que diz respeito co-residncia entre os cls de Anans, diferentemente ao que acontece em Bucacopa, no h tentativas de alterao de posio hierrquica ou relato de alguma crise de liderana envolvendo recursos especficos. Embora Lus Guido tenha fornecido referncias vagas quanto produo e cultivo da roa, os dois cls aparentemente concordavam quanto ao manejo dos recursos da comunidade. Nesse sentido, se que possvel identificar algum conflito ou discordncia no que diz respeito residncia, talvez isto se localize mais no que se refere as motivaes originais da partida do Papuri para o Uaups. Ou seja, teria sido aps uma briga entre os cls ou os Sanadep-por partiram na frente como obrigao enquanto irmo menor. Ambas as verses, no entanto, podem se complementar e referem-se a relatos de somente um dos cls. Como no contamos com relatos de membros Sanadep-por certo limite de anlise se impe. Por outro lado, podemos observar que o desejo de Max em produzir um registro escrito reafirmando a posio hierquica das Inap-por referese s discordncias em relao hierarquia entre os cls co-residentes.

3.6. Pequena imagem de Anans Um relativo equilbrio parece ter permeado as relaes de co-residncia entre os dois cls tukano de Anans, o que no pode ser afirmado em relao aos moradores de fora e afins. Vimos que a grande ltima disperso ocorrida na comunidade vincula-se a um episdio envolvendo o conflito com uma famlia colombiana que por l havia se estabelecido. Ao serem informados que deveriam abandonar a comunidade seu membro mais velho lana uma espcie de maldio sobre Anans. O posterior assassinato decorrente de uma briga com motivos, aparentemente, triviais interpretado pelos moradores como concretizao da ameaa feita pelo velho bay desana. O conflito que se desenrolou com o assassinato do paj carapan envolve, por sua vez, a moradia uxorilocal. Mesmo que este paj tenha se estabelecido na outra margem do rio, as relaes que ele estabeleceu com os moradores de Anans so evidentes, como o fato de ter reclamado a ajuda de um morador da comunidade para cuidar de seus animais quando de sua viagem ao Tiqui. Nesse sentido, em ambos os casos com desenrolar conflituoso, a questo da legitimidade com relao residncia parecem estar presentes. Um relato de Max sobre liderana poltica na comunidade tambm interessante. Disse ele que haviam pessoas que no eram originais da comunidade,

91

como certo Olmpio, tukano, embora de outro cl, que com grande habilidade acabou se transformando em capito. Com uma boa ligao com os missionrios Salesianos, teria trabalhado muito para melhorar a escola e as casas. Em momentos de desentendimentos, porm, os moradores tradicionais de Anans o atacavam dizendo que Olmpio no era dali e que podia ir embora se eles assim decidissem. Max reflete que pessoas que tradicionalmente no pertencem a Anans tm ocupado a posio de capito por conta de seu perfil e habilidade. Entretanto, pondera que o estilo tradicional tambm observado, exemplificando que um membro Sanadep-por sempre ocupava a funo de vice-capito em respeito a sua residncia tradicional. interessante observar, no entanto, que uma postura aparentemente flexvel (a chefia ocupada por um morador extra) se revela ortodoxa quando um conflito se anuncia. Nesse momento, a hierarquia e os costumes tradicionais, por vezes eclipsados, revelam-se presentes. No menos interessante, parece-me, o fato de a comunidade operar com situaes distintas de chefia poltica, como a funo de capito atribuda a um membro de um cl tradicionalmente no residente. Um relato recolhido junto a Lus Guido, irmo de Max, enriquece a perspectiva de que as sociedades do Uaups se prestaram, de muitas formas, a manter elementos da hierarquia tradicional. Neste caso, porm, no que diz respeito s intervenes dos missionrios. Guido relatou que os Salesianos da Misso de Taracu ensinavam que diante de Cristo todos eram iguais. As ameaas verbais e at mesmo algumas agresses fsicas eram recursos utilizados na tentativa de desarticular a hierarquia tradicional. Guido relembra que, no internato, ao formarem as filas no refeitrio durante as refeies reproduzia-se em cada posio a ordem de surgimento que classificava os maiores dos ltimos posicionados na hierarquia tukano. Imperceptvel aos olhos missionrios mantinha-se no cotidiano a diferenciao tradicional. Mas voltando ao tema da co-residncia em Anans, o fato que o episdio mais grave ocorrido na comunidade se refere ao assassinato de um morador Sanadeppor por um Inap-por. A briga durante a partida de futebol tomou propores desastrosas, pois afetou diretamente os dois cls que dispunham de prerrogativa de residncia permanente em Anans. O consequente abandono generalizado que se seguiu, ainda que relativamente revertido com o retorno de algumas famlias Sanadeppor anos mais tarde, parece se relacionar com o prprio nome que Max atribuiu a esta localidade quando questionado sobre os perigos que ali incidiam: tratar-se ia, afinal de

92

contas, de uma Casa de fantasmas. Ainda cedo para dizer at que ponto este adjetivo se vincula aos sucessivos abandonos assistidos por Anans, mas no deixa de ser interessante o fato de que em alguns perodos os fantasmas foram os nicos moradores deste local.

93

4.

O lugar dos Inap-por na hierarquia tukano

Max revelou, logo de imediato, o desejo em evidenciar a importncia dos Inap-por entre os outros cls Yep-masa. Afirmar a posio atravs de um registro escrito faria com que outros cls e, at mesmo, alguns de seus prprios integrantes, soubessem que se tratava de um cl de alta hierarquia. Sua aproximao com a produo de registros de narrativas no era, porm, inaugural. H alguns anos ele fora convidado a coordenar um projeto que envolvia a transcrio de uma narrativa de Henrique Castro, um tukano de Pari-Cachoeira, rio Tiqui. Durante a realizao deste trabalho surgiram discordncias em relao a alguns aspectos da histria dos tukano, e a posio hierrquica dos Inap-por, principalmente. Em sua narrativa, Castro posicionou os Inap-por hierarquicamente abaixo aos Sanadep-por - uma inverso absurda aos olhos de Max, pois os Sanadep-por co-residiram na comunidade de Anans como irmos menores dos Inap-por desde a vinda do rio Papuri para o baixo Uaups, como dito no captulo anterior. Talvez esta seja a discordncia mais emblemtica por incidir justamente sobre a configurao social existente em Anans. Henrique Castro se refere a Max utilizando a terminologia mam, expresso em lngua tukano traduzida como irmo maior para se referir a algum com origem em um cl de posio hierrquica superior, entre outros contextos15. Mas na construo da narrativa Castro posicionou os Inap-por abaixo de seu cl. O projeto de transcrio da narrativa de Castro foi finalizado, mas aguarda-se sua publicao. Max disse no compreender os motivos que o levou a posicionar os Inap-por abaixo dos Sanadep-por ou trat-lo como irmo maior e registrar o contrrio, tal situao justifica seu interesse em tambm produzir um registro escrito. Neste captulo apresentarei uma breve discusso sobre os cls Yep-masa a partir do interesse de Max em registrar a posio hierrquica de seu cl, os Inap-por. A pesquisa com Max envolveu, nesse sentido, a investigao e construo deste argumento. Como acessar ou atestar a validade das informaes sobre a posio hierrquica dos Inap-por ? Relatos fornecidos por cinco informantes dois deles pertencentes a outros cls, livros j publicados por autores tukano (Maia & Maia, 2004; Gentil, 2005) e, finalmente, listas de classificao presentes em duas etnografias (Fulop, 1956; Bruzzi Silva, 1962) formam o material brevemente analisado neste captulo.

15

Para verificar a utilizao desta terminologia em outras situaes de referncia ver Fulop (1955).

94

4.1 Algumas listas de classificao Logo de incio Max apontou o que deveria ser feito para confirmar a posio hierrquica de cl: ouvir o maior nmero de verses ao invs de procurar pela mais correta. Ou seja, atestar a validade das informaes coletadas envolvia,

necessariamente, somar mais conhecimento, mas tambm acessar pontos de vista de quem possusse legitimidade para atestar uma ou outra verso que havia sido manifestada. Em suma, fazia-se necessrio consultar outras autoridades sobre o assunto. neste contexto que os relatos coletados junto a Isidro, um tukano de Iauaret, ao qual fui apresentado pelo antroplogo Andr Martini, como dito na apresentao, devem ser considerados. Isidro pertence ao cl Ki mro- pra, incumbido de ser uma espcie de guardio a respeito dos conhecimentos da cultura tukano. A narrativa Oy nos esclarece sobre o papel atribudo a este grupo,
Ao partirem para Iauaret, os dois irmos [Yupuri Waro e Yepr-oy] pediram a seus avs [tratamento a grupo inferior] do grupo Kimro-pra, filhos de Kimro, cujos descendentes hoje so conhecidos como Wiser Kumua ou Wiseri Bayar Kurua [grupo da casa dos rezadores ou grupo da casa dos cantores], para que ficassem no igarap Tur a fim de tomar conta daqueles lugares onde os Pamri-masa tinham feito sua histria. E assim, at hoje os Kimro-pra tm vrias comunidades localizadas nesse igarap. E por esse motivo que os membros desse grupo Yep-masa conhecem mais detalhadamente os nomes das casas sagradas que os Pamirimasa que habitaram nessa regio (parnteses nossos) (Maia &

Maia, 2004, p.101). Como vemos, a narrativa produzida pelo cl tukano Oy atesta a validade dos conhecimentos do cl de Isidro sobre os conhecimentos tradicionais dos Yep-masa. O texto faz referncia direta do conhecimento aos nomes das casas sagradas, lugares onde os Pamiri-masa fizeram sua histria. As referncias a estes lugares especficos se relacionam viagem mtica de surgimento da humanidade e aos episdios posteriores que envolvem a disperso dos grupos pelos rios da regio, como vimos no segundo captulo. Pamiri-masa, a Gente de Transformao, inclui todos os grupos da famlia tukano oriental. Nesse sentido, os Kimro-pra teria domnio sobre um vasto arcabouo mtico-histrico. interessante observar que Isidro, a poca de nossos

95

encontros, trabalhava em conjunto a um antroplogo na confeco de um livro. Ou seja, tratava-se de algum com legitimidade no conhecimento sobre estas histrias e particularmente interessado em realizar pesquisas. No entanto, apesar dos Oy apontarem a validade do conhecimento de seu cl, Max tambm os reconheceria como legtimos conhecedores? Sim. Quando anunciei a possvel ajuda de Isidro, Max acenou positivamente confirmando o status dos Kimro-pra entre os tukano. Isidro, por sua vez, referiu-se a seu tio Eusbio Freitas como algum que tambm poderia ajudar Max e seus parentes nas pesquisas sobre a posio hierrquica dos Inap-por. No primeiro encontro com Isidro para discutirmos o posicionamento do cl de Max, ele apresentou as trs grandes divises da sociedade tukano: Primeira: Mas-mami-simia Meio: Deko-kaha kurua E os ltimos: Disari kura kuh-ra O cl de Max, ao qual se referiu como sendo os Yiti kaha por algo como filhos das perdizes pertenceria ltima categoria. Esta primeira classificao passada por Isidro contradizia o que Lus Guido, irmo de Max, havia relatado. Guido afirmou que seu pai contava que os Inap-por eram os ltimos dos primeiros. Mas nas trs grandes divises da sociedade tukano apresentada por Isidro no era isso o que ocorria. Alguns dias depois Isidro me procurou dizendo que tinha conversado com um tio (no revelou seu nome) residente em So Gabriel da Cachoeira sobre o cl do Max. Insisti para que ele revelasse a identidade desse outro parente consultado, mas Isidro se deteve a afirmao: os Inap-por um dos primeiros. Ou seja, ele reconsiderou sua afirmao anterior aps consultar o parente mais velho. Fiquei me perguntando a razo de Isidro no querer revelar a identidade deste tio, mas nada podia fazer quanto a isso. A informao sobre a alta posio dos Inap-por foi confirmada por Eusbio Freitas quando o visitamos na comunidade de So Sebastio. Outro tema tratado por ele

96

foi a referncia ao rio Papuri como localizao tradicional antes da descida ao baixo rio Uaups. Embora ele no tenha apontado o local especfico dos dois cls que se estabeleceram posteriormente em Anans, algo importante foi anunciado: o episdio da briga entre os irmos Yupri-Waro e Yepr no teria sido a causa da descida desses cls, como dito no captulo anterior. Max, Lus Guido e Faustino tomaram o relato de Eusbio com algumas ressalvas indicando, sobretudo, que ele teria deixado de responder algumas perguntas e privilegiado a histria do prprio cl. Isidro, ao contrrio, demonstrou contentamento diante do relato de seu tio. Todos os presentes estavam interessados em esclarecer pontos especficos acerca das histrias que envolvem os tukano. O encontro no havia sido previamente acordado com Eusbio e, de alguma forma, contamos com a sorte ao partirmos para a comunidade sem ao menos saber da disposio daquele que nos receberia. Localizada apenas a alguns minutos de So Gabriel da Cachoeira, tnhamos a garantia de retornar ainda no mesmo dia. Felizmente, fomos muito bem recebidos e Eusbio mostrou-se disposto a conversar sobre os temas que lhe foram brevemente apresentados por Isidro e Max. Como, ento, interpretar esta diferena de recepo? Talvez o no cumprimento das expectativas dos trs membros Inap-por e a satisfao de Isidro revele um pouco das dinmicas prprias que a transmisso desses conhecimentos opera. Explico. Em uma situao no ritual, ou seja, em um contexto especfico onde se realizava uma pesquisa, a fala de Eusbio se prestaria, como nos rituais especficos para este fim 16, a ressaltar aspectos diretamente relacionados ao seu grupo num processo de afirmao de ponto de vista e diferenciao diante do vasto arcabouo mtico-histrico compartilhado pelos grupos da regio. Ou seja, os membros Kimro-pra , ainda que conhecedores das histrias de todos os Pamiri-masa, privilegiariam narrar as histrias de seu prprio grupo. Segundo Isidro, Eusbio contava que no tinha aprendido os benzimentos com seu pai e, por isso, cresceu desinteressado pelo xamanismo. J adulto, porm, teria acessado conhecimentos especficos a partir do consumo do cip caapi

(Banisteriopsis caapi) em episdios que posteriormente narrava a seus parentes. Dessa forma, Isidro ouvia o que o tio havia experimentado a partir de uma iniciativa pessoal: ao fazer uso do caapi ele adentrava a mata e, assim, visualizava os episdios mticos
16

Um exemplo so os dabucuris que se caracterizam por acusaes iniciais em que os grupos em questo narram momentos importantes de sua trajetria. Ver mais em Andrello (2006).

97

envolvendo a viagem da cobra ancestral durante o processo de formao da humanidade17. De uma maneira geral, a retomada do uso ritual do cip, por alguns grupos da regio, faz parte do contexto de revitalizao cultural vivenciado pelos grupos do alto rio Negro. O que nos parece interessante, contudo, o fato de Eusbio, aparentemente, ter realizado essas experincias por conta prpria, ou seja, numa espcie de retomada individual daquilo que, de alguma forma, tinha deixado de ser realizado por seus parentes mais velhos. Talvez essa trajetria especfica de Eusbio explique a criticada feita por Max e seus parentes, ou seja, sua fala estaria intimamente ligada com a retomada de conhecimentos tradicionais que vinha operando, basicamente, a partir de sua trajetria pessoal. A recepo negativa, em certo sentido, de Max, Guido e Faustino, , ento, compreensvel haveria em todo episdio descrito formas sutis de agenciamento e disputa sobre a reproduo de uma narrativa. Com relao ao contedo da fala de Eusbio envolvendo o cl de Anans, Max disse que deveria realizar pesquisas com pessoas que soubessem informaes mais detalhadas. Entre essas informaes inclua-se o nome tradicional dos Inap-por, pois Yiti kaha por nome indicado por Isidro no foi reconhecido por ele. Com relao s trs divises tukano 18, porm, houve concordncia com Isidro e Max localizou alguns integrantes e cls componentes a essas divises. Vejamos: Primeira: Mas-mami-simia (Fileira dos irmos maiores) Nesta primeira categoria se encontra alm dos Inap-por , o cl de Renato Matos, importante liderana indgena. Meio: Deko-kaha kurua (Povo do meio) Nesta segunda categoria estaria o cl do Domingos Barreto, tambm liderana indgena.

17

Ouvi de um tukano que o caapi corresponderia ao cinema do ndio, uma referncia direta s vises proporcionadas pelo seu consumo. Um ndio tuyuka em estadia no ISA tambm fez referncias s vises da cobra em suas experincias com o cip. 18 As tradues para o portugus destas classes foram gentilmente sugeridas por Andr Martini e Aloisio Cabalzar (com. pessoal).

98

E os ltimos: Disari kura kuh-ra (Os que vieram depois do povo do meio) Nesta ltima categoria estaria o cl Bati toru , o mais baixo cl tukano em hierarquia. Um integrante deste cl Afonso Machado de Pari-cachoeira.

A diviso acima localiza categorias internas na classificao hierrquica tukano. A referncia de Max a Afonso Machado interessante. Como liderana

indgena, Afonso Machado esteve envolvido, por exemplo, na tentativa de retorno do Trocano Yara Toati tambor de uso ritual que foi levado para Berlim em 1904 por um pesquisador alemo (Max diz que pode ter sido Koch-Krumberg ou um missionrio). Apesar de um documento reclamando a repatriao do instrumento e uma reunio com o diretor do Museu de Berlim no ano 2000, a discusso no avanou. A ideia era produzir um filme retratando este retorno. Alm do envolvimento de Afonso Machado neste episdio, no mnimo, interessante, sua famlia tambm possui uma lista de classificao. Esta lista com a escalao dos cls tukano relaciona-se, por sua vez, ao contexto da implantao do Projeto Calha Norte, no final da dcada de 1980 - um cenrio complexo que envolveu, entre outras coisas, a interlocuo de vrios grupos com os militares e mineradoras. O desenrolar destes acontecimentos esto ligados prpria criao da FOIRN em 1987, como esclarece Andrello (2006; cap. 3). Segue abaixo a reproduo do documento com a lista que circulou entre algumas pessoas da regio. Este material foi fornecido por Geraldo Andrello, que teve acesso ao documento em Iauaret, em 2001. Vejamos: Organizao Social dos Povos Indgenas Tukanos Antigamente os povos indgenas Tukanos do Alto rio Negro, da rea denominada cabea do cachorro no estado do Amazonas, de acordo com sua histria original e tradicional, aps sua origem viviam e habitavam no rio Papuri, hoje Piracuara, Colmbia, afluente do rio Uaups, divididos em classes sociais assim relacionados Classe superior 1o. Kmar Wauro (chefe)

99

2o. Yupuri wakapea 3o. Yepasurin Kuiser 4o. Kemar 5o. B dipere [buracos de tuyuka] 6o. Seriby Oy 7o. Pamo [tatu] 8o. Mimi sip [nus de beija-flor] 9o. Toanr [peog] 10o. Doethro 11o. Yupuri War 12o. Yupuri Neron 13. Enremirin Sararo [rouxinol assanhado] Classe nobre 14. Yepar Panicu [Tukanos de Pari-Cachoeira] 15. Yupuri Buber [Tukanos de So Domingos] [moela de cotia] 16. Yupuri Dip [Tukanos de Sto Antonio] [buraco] 17. Yupuri Merin [Tukanos de So Paulo] [oleoso] 18o. Nhohri-nhirpe-por ou Duca por [Anans] Classe mdio 19o. Enrmirin Sacur [rouxinol de perna alta] 20o. Bu Papera [papel] 21. Erein Tur 22. Sece Omeperi 23. Aruperi 24. Turo por 25. Bohso cahperi [olho de acutivaia] 26o. Kemar uosoan 27o. Ahket koanp [espcie de palmeira] [36 acima] 28o. Yupuri Bapar [32 acima]

100

Classe inferior 29o. Yep Bairi 30o. Aunsiron Yero 31o. Yai [ona] 32. Yupuri Umucici 33. Yupuri Bayapor 34. Aunsiron Bapor 35. Ahnpekeri por

A lista divulgada pela famlia Machado de Pari-Cachoeira, como vemos, conta com uma subdiviso indita que recebe o nome de classe nobre localizada entre a classe superior e a classe mdio. Esta classe nobre tem entre seus componentes o cl Yepar Panicu dos tukano de Pari-Cachoeira, ou seja, o nome atribudo por Max ao cl de Afonso, Bati toru, no aparece na lista. Nela tambm se encontram os Nhohrinhirpe-por ou Duca por, de Anans, ocupando a dcima oitava posio. Ou seja, os dois cls de Anans aparecem numa mesma posio hierrquica. Como na classificao de Castro, a posio superior dos Inap-por tambm no assegurada para esta famlia de Pari-Cachoeira. O que parece ocorrer, neste sentido, uma confuso entre cls que ocuparam a mesma comunidade. Passemos a seguir ao trabalho do antroplogo colombiano Marcos Fulop junto ao informante Marcos Sierra, da Comunidade de Guadalajara, no rio Paca, afuente do Papuri, em territrio colombiano, que fornece dados coletados nas cabeceiras dos rios, local de concentrao dos cls tukano anteriormente s disperses para o baixo Uaups e rio Tiqui. A pertinncia da reproduo da lista fornecida pelo autor reside no fato de, ao localizar cls espacialmente distantes aos cls de Anans, elaborarmos um quadro com possveis correspondncias entre regies distintas. Ademais, trata-se de um material clssico sobre os Yep-masa e, por isso, dispensa outras justificativas. Fulop (1956) indica a existncia de cinco fratrias entre os Tukano localizadas a grandes distncias umas das outras falando cada uma delas um idioma distinto, tendo algumas delas adotado a lngua de seus vizinhos mais prximos. O autor tambm aponta a existncia de uma conscincia de unidade tribal, o que poderia ser observado na

101

conduta de pessoas, de outras fratrias, em ocasies em que estes desembarcavam ou pernoitavam em Guadalajara. Ao perguntar aos visitantes a que tribo pertencia, estes respondiam que tribo Yep Majs (Yep= Terra; Majs= Gente), o nome pelo qual se reconhecem os Tukano. O que Fulop chama de fratrias so, na verdade, outros grupos exogmicos que esto localizados na Colmbia e possuem idioma prprio, pois h grupos como os Barasana e Makuna que se chamam de Yeba Masa, Gente Terra tambm, mas no so os mesmos Tukano que os Yep-masa do Brasil nem falam a mesma lngua destes, por consequncia (Arhem, 1981; S.Hugh-Jones, 1979). As cinco fratrias localizadas por Fulop entre os Tukano, so:
1. 2. 3. 4. 5.

Yep Bajuri Majs (lista A e B, total de 50 cls) Miripura Dira Majs (14 cls) ujku Dira Majs (5 cls) Miripura Bajuri Majs (7 cls) Emeko Bajuri Majs (6 cls)

Como temos indicado, trata-se, na verdade, de cinco grupos exogmicos. Os Yep Bajuri Majs o grupo tukano propriamente dito. Os outros dizem respeito, respectivamente, aos Carapan, Barasano, Maniva e Cubeo, denominaes indicadas pelo prprio autor e que corroboram a afirmao anterior de que, neste caso, fratria corresponde, na verdade, a grupos exogmicos distintos (Fulop, 1956). Esses grupos, por sua vez, esto divididos em um nmero extenso de cls. Os cls pertencentes aos Yep Bajuri Majs - Tukano - esto localizados sobre os rios Paca, Papuri e Tiqui e desde Umar, no Uaups, at a confluncia do rio Uaups com o rio Negro. Os cls que formam este grupo exogmico aparecem divididos em dois grupos classificados em listas distintas respectivamente denominadas A e B. No material publicado, Fulop tambm relaciona as respectivas listas dos cls que formam os outros grupos tukano oriental (Carapan, Barasano, Maniva e Cubeo), mas como nosso foco o grupo tukano, a lista dos cls Yep Bajuri Majs foi a nica reproduzida - a maior em nmero de cls e a nica com uma subdiviso, vejamos19: LISTA A
19

O sinal (+) indica que o cl est desaparecido.

102

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36.

Ypuri Baro Yepra Oakajpe (+) Yepra Oy Yepra Su ?jsmi Kuiser Ajsiro Sbaro Su Makpi Ajkto etedejk Kemru Isiadejpu (+) Ypuri Pam Yepra Mer Ypuri Uajsro Mar Srvi Bojs Dotiro Mimisip Ajkto Patro Kemru Kuk Urmiri Siropo Bay Urmiri Sraro Paris Ypuri Bbera Ajsiro Mer ajri Dip Yatoro Urmiri Sakur Ba Pra Su Amoper Ajsiro Tro Ar Per Bojska Per Ajkto Ku Bu Papra Pra Ajkito Bya Pra Kemru Ba Pra Ajkto Yujur Su Ajpukeri Bujpu Pra

LISTA B
37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47.

Umu Sas ajkro ajpbi Mo Put Bojsogue Dut Pur Do ijkro Nik Dejkayi Wu Kmu Kemru Dusri De Diti Kmu

103

48. 49. 50.

Urmiri Karer Ajkto Bitro Pijkse Bse Kmu

Na lista de Fulop possvel identificar cls que esto situados no Brasil, como os Yepra Oy, por exemplo, o que nos afasta do argumento de que estariam relacionados somente aqueles localizados em territrio colombiano. Com relao aos cls de Anans, algo nos chama a ateno. Localizados na quadragsima segunda posio esto os Dut Pur. Como vimos, Lus Guido, irmo de Max, relatou que Duca Por tratava-se de outra forma de referirem-se aos Sanadep-por. Perceba-se, apesar da diferena de grafia, uma clara aproximao entre Dut Pur e Duca Por . A baixa posio hierrquica que este grupo ocupa na lista relacionar-se-ia condio de irmos menores em sua co-residncia com os Inap-por em Anans. A primeira colocao atribuda a Ypuri Baro, possvel variao de Ypuri Wauro . Mas o que dizer sobre a no referncia aos Inap-por? Isto ocorreria devido ao fato dos cls de Anans serem confundidos pela sua co-residncia na comunidade. A prxima lista de classificao dos cls tukano aqui reproduzida foi elaborada pelo antroplogo-salesiano Bruzzi Silva em sua obra A Civilizao Indgena do Uaups. Com relao aos seus informantes, Bruzzi Silva faz referncia aos ndios de Urubuquara, rio Uaups e a Patrcia Vasconcelos, tukano do cl Kom-r pr de Santa Luzia, no rio Papuri. Tambm h referncia aos informantes das misses Salesianas. Esta lista contm 36 cls com suas respectivas localidades. Vejamos: 1o Waro pr (isto , os filhos de Wa, um macaco preto, de cara branca dito, em Nhemgat, wya-pis), em Piracura (rio Papuri) e Ananaz (baixo Uaups) 2o O kaxpa por (olho de gamb), em Piracuara (Papuri) 3o Oy por (gaguice?), em Pato (Papur) 4o Irap pra (uma formiguinha preta), em Ananaz (Uaups) 5o Pam pr (tatu), em Nazar ou Uira-poo (rio Tiqui) 6o Men pra (o banhante? Ou Neer, neen, miritizinho) em Acuaricuara (rio Paca) 7o Toar pr (um sapo), em Acariquara (Paca) 8o - Mim pr (beija-flor), em Melo Franco (Papur), Taracu (Uaups)

104

9o - Brr pr (Caidos), em S. Miguel (Papur) 10o- Sarar pr (um gafanhoto grande), em Acuaricuara (Paca) 11o - Bati tor pr (chupador de Japur), em Pari-cachoeira, Tucano e Bela Vista (Tiqui) 12o - Neer (neen) por (um miritizinho), em Irat (Tiqui) 13o - Dy-p pr (buraco de argila), em Uira-poo, S. Jos (Tiqui) 14o - Dka pr (abandonado?), em Uaracap 15o - Yai-ro pr (um inambzinho), em Beij-cachoeira (Papuri) 16o - Yor pr (amargosos), na boca do Tiqui 17o - Bixpse pr (tumor) ou Bixpy pr (azulo, pssaro) 18o - Sakro pr (saracura), em Montfort (Papur) 19o - Sa: pr (cesto de palma), em Nazar (Papur) 20o - Omeperi-Ro pr (orelhudo), em Ura-poo (Tiqui); Tapurucuara (Uaups); Ya-pixuna (Papur) 21o- Bbera pr (fgado de cutia), em Cabari (Tiqui) 22o - Boxs kaxpe-ri pra (olhos de pre), em Taracu acima de Jandi (Papuri) 23o - Tro pr (um sapo pequeno venenoso), em S. Jos, Tucano e Esteio (Tiqui) 24o - Kho-p pr (var. de miriti pequeno), em Matap, Urub-lago (Tiqui) 25o - B: pr (amarrado de folhas para moquear), em Tur-igarap (Tiqui) 26o - Kom-r pr (vero), em S. Luzia (Papur) 27o - Ihurw pr (magricela?), em Juquira (Uaups) 28o - Bay pr (mestre de danas), em Serrinha (Papur) 29o - Bu pr (tucunar, peixe), em Bela Vista (Tiqui) 30o - Axp-kery pr (pernas de caranguejo), em Umar e Mirapirera (Uaups) 31o - Waxpkra borr pr (cacaos caidos), em Melo Franco (Papuri) 32o - Ukhwra pr (esp. de macaco pequeno) ou Kukwra pra (tartamudos), em Melo Franco (Papur) 33o Ya-uxty pr (var. de vespa grande) 34o Vidri pr (sardinha), em S. Miguel (Papur) 35o Buxp pr (aranha), em Cor-cor (Tiqui)

105

36o Yami-n pr (formiga da noite?), em Tat-punha (Uaups) (Bruzzi Silva, 1962, p. 85-86).

Como vemos, Anans aparece em duas oportunidades, como local dos Wa-ro por, em primeira posio, e dos Irap-por (uma formiguinha preta), posicionado em quarto lugar na hierarquia tukano. O primeiro cl desta classificao, os Wa-ro por, que aparece na listagem de Fulop como Bauro, tambm so localizados em Piracuara, no rio Papuri. A indicao de Anans como local de residncia dos Wa-ro por, porm, parece-me a mais intrigante, pois trata-se de um grupo de chefes que, como vimos, aps uma srie de deslocamentos e conflitos, partiu do rio Papuri para lugares distantes. A localizao dos Wa-ro por em Anans pode ser interpretada, nesse sentido, como um dos possveis locais onde se estabeleceram provisoriamente nesta descida do rio? Sem dvida, uma hiptese difcil de ser comprovada a partir do material disponvel at o momento. A lista de Bruzzi Silva posiciona os Irap-por em quarto lugar na hierarquia tukano, posio reafirmada pelos informantes consultados. A descrio dos Irap-por como formiguinha preta, por sua vez, aproxima-se da explicao fornecida pelo prprio Max de que Inap-por tratar-se-ia mesmo de um apelido que faz referncia a um pequeno inseto, uma formiga. Uma referncia aos Dka Pr tambm feita na lista de Bruzzi Silva, posicionados novamente abaixo do outro cl de Anans. Entretanto, eles aparecem na dcima quarta posio, vinte e oito posies acima da lista de Fulop. O fato dos Dka Por, considerando-os como os Sanadep-por a partir do que nos foi informado, aparecer nas duas listas em posio hierarquicamente baixa e os Inap-por na quarta posio na classificao de Bruzzi Silva vai ao encontro das afirmaes de Max sobre a co-residncia em Anans formada a partir da relao de seu cl com seus irmos menores. Mas se a posio baixa dos Sanadep-por ainda que com uma diferena significativa entre as duas listas pode ser comprovada, o que dizer da no referncia aos Inap-por na classificao elaborada por Fulop? Afinal de contas, tratar-se-ia de um cl de alta posio hierrquica ou de um cl sem lugar definido na classificao tukano? Devemos lembrar, no entanto, que Inap ou Irap trata-se de um apelido. Ou seja, o que Max parece no saber o nome cerimonial, por isso seu cl pode figurar na lista de Fulop com outro nome.

106

A ltima lista a ser considerada foi elaborada por Gabriel Gentil, tukano, tambm de Pari-Cachoeira, em seu livro Povo Tukano: cultura, histria e valores que apresenta uma lista com 47 grupos tukano. A classificao inclui comentrios referentes s respectivas trajetrias e importncia ritual desses grupos, aqui reproduzida apenas parcialmente. O grupo Irappr localizado em quinto lugar. Vejamos, 1- Ypuri Wauro, chefe geral dos Tukanos. (...) Este grupo mora no povoado Piracuara, no rio Papuri. Outros moram no povoado de Anans, rio Uaups, e outros moram no estado do Par (...) 2- Yepar Oakahpea (...) 3- Yepar Oy (...) 4- Yeparsui 5- Irappor, moram no povoado Anans, rio Uaups. Outro grupo moram na cidade de Pasto na Colmbia 6- Ypuri pmo (...) 7- Yepar meru (...) 8- Tarpr 9- Dotiro mimisip 10- Ahketo patiro brrpr 11- Kmar Kukupr 12- Eremiri sararo 13- Dotiro bohso 14- Yeparsui pres 15- Ypuri Bubera 16- ahori dip 17- husiro turo 18- Dukapr, moram no povoado So Paulo, rio Tiqui, Uaracap, rio Papuri 19- Yairpr 20- Yorpr 21- Sakurpr 22- Spr 23- Paperapr 24- Bupr

107

25- Bohskahperi-pr 26- Bpr 27- Yai-uhti por 28- Yhroapr 29- hp keriapr 30- Wahpkarapr 31- Ukuarpr 32- Bhppr 33- Khapapr 34- Sui-Omeperpr 35- Bihpispor 36- Yrpr 37- Eremiri-Sakurpr 38- Witaripr 39- Ditpor 40- Buhpua 41- Do yukaro 42- Umusasi 43- Aruperi 44- Baypor 45- Yatoro 46- Ahketo-bitoropr 47- amirpr (Gentil, 2005, p. 45 a 48). A localizao dos Inap-por em quinto lugar destoa das verses produzidas em Pari-Cachoeira e outras informaes merecem ateno. A primeira diz respeito ao cl classificado em quarto lugar, ou seja, uma posio anterior aos Irappr. Gentil indica que os integrantes deste cl, chamado Yeparsui, sofreram perseguies de seringueiros brasileiros e colombianos tendo sido extintos por doenas, como a malria. A referncia a este cl na quarta posio, porm como cl no extinto, tambm ocorre em Fulop (idem). Por sua vez, os Yeparsui no aparecem na lista de Bruzzi Silva e aparecem em terceiro, como Yepasurin Kuiser, na lista de Afonso Machado. Ou seja, eles s no aparecem na lista de Bruzzi Silva, nica lista onde os Inap-por aparecem

108

em quarta posio. Isto poderia sugerir que a variao entre a quarta e a quinta posio dos Inap-por estaria vinculada extino desse cl j que nas listas em que os Inappor aparecem mal posicionados (Afonso Machado) ou no so citados (Fulop), os Yeparsui figuram entre os primeiros colocados. A segunda informao interessante apresentada por Gentil diz respeito localizao dos integrantes dos Irappr. Alm de Anans, alguns residiriam em Pasto, uma localidade colombiana. A que isto se deve? Max havia indicado que seus parentes se dispersaram para vrias regies, mas sempre num sentido a jusante do rio Uaups em cidades localizadas j no baixo rio Negro, como Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Manaus. A localizao desses integrantes em territrio colombiano pode estar ligada a outros movimentos de disperso realizados a partir do rio Papuri - algo a que no nos debruaremos neste trabalho devido s limitaes do material coletado. Finalmente, a referncia ao cl Ypuri Wauro, na primeira posio, indica, como Bruzzi, a presena de seus membros em Anans, no rio Uaups. J os referidos Dukapr, estariam localizados no povoado So Paulo, rio Tiqui e Uaracap, rio Papuri, como Bruzzi. Se a referncia a Anans como local dos Wa-ro por pode ser interpretada a partir do contexto da descida do rio empreendida por este grupo, algo mais estaria revelado: diferentes grupos no decorrer da histria teriam habitado a comunidade onde Max nasceu. A referncia aos Dukapr, por sua vez, talvez seja indicativa de que a disperso a partir do Papuri no tenha sido unicamente em direo ao baixo Uaups. O material produzido por Gabriel Gentil parece tratar-se de uma reviso da lista elaborada por Bruzzi Silva a partir do material de Pari-Cachoeira, pois quando comparamos estas listas identificamos correspondncias entre materiais, aparentemente, distintos. Uma evidncia da relao entre a lista de Bruzzi Silva e de Gentil diz respeito ao ordenamento dos trs primeiros cls. Para facilitar tal visualizao reproduzirei estas partes em destaque: Lista de Bruzzi Silva: 1o Waro pr (isto , os filhos de Wa, um macaco preto, de cara branca dito, em Nhemgat, wya-pis), em Piracura (rio Papuri) e Ananaz (baixo Uaups) 2o O kaxpa por (olho de gamb), em Piracuara (Papuri)

109

3o Oy por (gaguice?), em Pato (Papur) (...) Lista de Gabriel Gentil: 1o- Ypuri Wauro, chefe geral dos Tukanos. (...) Este grupo mora no povoado Piracuara, no rio Papuri. Outros moram no povoado de Anans, rio Uaups, e outros moram no estado do Par (...) 2o- Yepar Oakahpea (...) 3o - Yepar Oy (...) interessante notarmos que Gentil opta pela grafia dos nomes cerimoniais (Ypuri, Yepar), enquanto Bruzzi Silva utilizou os apelidos dos cls. Como mencionado acima, a lista elaborada por Gabriel Gentil tambm considerou a classificao existente no material produzido em Pari-Cachoeira. Lista produzida em Pari-Cachoeira: (...) Classe nobre 14. Yepar Panicu [Tukanos de Pari-Cachoeira] 15. Yupuri Buber [Tukanos de So Domingos] [moela de cotia] 16. Yupuri Dip [Tukanos de Sto Antonio] [buraco] 17. Yupuri Merin [Tukanos de So Paulo] [oleoso] 18o. Nhohri-nhirpe-por ou Duca por [Anans] (...) Lista de Gabriel Gentil: (...) 14-Yeparsui pres 15- Ypuri Bubera 16- ahori dip 17- husiro turo 18- Dukapr, moram no povoado So Paulo, rio Tiqui, Uaracap, rio Papuri (...)

110

A equivalncia entre os contedos destas ltimas duas listas refere-se aos cls pertencentes classe nobre existente na classificao de Pari-Cachoeira, composta por cls, em sua maioria, de famlias desta regio. Com relao aos cls de Anans, importante ressaltar que a lista de Pari-Cachoeira confunde os dois cls residentes em Anans (mencionados como Nhohri-nhirpe-por ou Duca por). J na lista de Gentil h a distino entre os dois cls (como no material de Bruzzi Silva), localizados na mesma posio da lista de Pari-Cachoeira (dcima oitava posio). Residente em Manaus, Gabriel Gentil pesquisador honorrio de uma importante instituio de ensino nacional, cargo obtido em reconhecimento aos seus estudos sobre conhecimento tradicional que desenvolve h dcadas. Ou seja, trata-se de um experiente pesquisador que possui acesso a fontes e documentos distintos, algo que o reveste de larga competncia e legitimidade para produzir conhecimento como o transcrito, parcialmente, acima.

4.2 As primeiras letras O interesse inicial de Max em investigar e reafirmar a alta posio hierrquica dos Inap-por nos levou a informaes distintas nos relatos e nas fontes pesquisadas. O considervel material a respeito da classificao hierrquica dos tukano deve ser considerado, em minha opinio, algo sintomtico da importncia que o grupo vincularia a este tema. Se a quarta posio dos Inap-por foi comprovada por alguns relatos e documentos, a legitimidade das falas e agenciamento sobre seus contedos pareceu estar intimamente ligada s dinmicas dos cls em sua produo da hierarquia. A afirmao de um ponto de vista, contextos polticos especficos, ou seja, uma srie de variveis comporia este processo de diferenciao. Os relatos coletados e a bibliografia revisitada no elucidaram o nome cerimonial dos Inap-por e, embora o nome Yeparsui tenha sido mais de uma vez referenciado na quarta posio em listas que no faziam referncia aos Inap-por, Max afirmou que esta informao deveria ser confirmada com mais cuidado. A participao dos integrantes Kimro-pra merece destaque por conta da ltima colaborao de Eusbio Freitas, j que meses aps nossa visita ele veio a falecer. Finalmente, ainda em relao s narrativas tukano, Isidro fez uma crtica ao

111

registro dos Oy dizendo que se esqueceram de falar do incio, algo que ele estaria realizando com a ajuda de um antroplogo 20. O pouco material coletado sobre o posicionamento hierrquico dos Inap-por talvez seja compensado pela pesquisa das obras de outros antroplogos e autores indgenas. O material publicado aliado ao contato com informantes de cls distintos dos Inap-por, o cl Kimaro-por, por exemplo, permitiu-nos, por sua vez, tecermos breves consideraes acerca de algumas dinmicas aparentemente prprias do contexto que envolve a atual busca por registros escritos de suas narrativas. O reconhecimento da legitimidade do narrador, a validao do contedo das narrativas, o contexto poltico especfico em que se inserem os grupos em questo, entre outras, so fatores inquestionveis. Sobre o avano e o resultado da pesquisa junto ao cl de Max, uma fala de Faustino sintetiza: ainda estamos nas primeiras letras, acabamos de comear a escolinha. Como vimos, a grafia dos nomes dos cls difere-se de uma lista para a outra. Na maioria dos casos possvel verificar que nomes graficamente distintos referem-se a um nico cl. Foi o caso dos Inap-por, por exemplo. A posio alternada de um mesmo cl tambm ficou evidente. A referncia presena do cl Wa-ro por em Anans indica, no limite, que h muito sobre o que pesquisar. Para Christine HughJones (1979) as credenciais de um cl esto associadas sua relao com o passado ancestral e ao controle de um conjunto de objetos rituais. A legitimidade de pleitos por status estaria atrelada a existncia ou no desses elementos. Nesse sentido, parece-me interessante observar em que medida a preocupao de Max em esclarecer a posio correta de seu cl reatualizaria, em um contexto que envolve, entre outras coisas, a publicao de narrativas e a formulao de documentos com fins polticos especficos, o contexto ritual observado pela autora. Max no se referiu em momento algum posse de ornamentos e flautas pelos membros de seu cl. Acredito que estas listas, mais do que solucionar ou esclarecer a posio correta do cl de Max na hierarquia tukano, sejam indicativas dos mecanismos de diferenciao interna existente entre os Yep-masa num contexto relacionado, especificamente, atribuio de nomes e posio hierrquica a seus grupos formadores. A criao de uma categoria interna, como o caso da referenciada classe nobre na
20

Isidro trabalhava em conjunto a Andr Martini na confeco de um livro, em 2010.

112

lista da famlia Machado, talvez seja sintomtica. Ademais, se estes instrumentos masculinos sagrados do passado garantiam as credenciais de um cl, a publicao desses registros no figuraria como os instrumentos atuais neste processo? De qualquer forma, uma dinmica especfica parece-nos evidente: a articulao de elementos, aparentemente, distintos arcabouo mtico-histrico, livros, poltica indgena na produo da hierarquia tukano. Em minha opinio, a expresso primeiras letras utilizada por Faustino revelaria uma dinmica muito particular de produo e circulao de conhecimentos; um grupo que tenta recompor o conhecimento de sua trajetria buscando informaes de outros grupos e a ajuda de um antroplogo. tambm interessante pensar nos efeitos sociopolticos evidentes que esta pesquisa ir proporcionar. Se as primeiras letras foram reconstrudas, o que se seguir a partir de ento? Ou ainda, a partir de que termos os interessados iro considerar essa (re) construo finalizada? A fala de Isidro sobre a narrativa dos Oy de que este grupo se esqueceram de falar do incio, tambm interessante. Em ambas as falas, parece-nos presente uma ideia de no atribuir fim ao que se est investigando. Mas a dinmica especfica utilizada pelos Inap-por parece introduzir outros elementos construo dessas narrativas. Por que haveriam os Inap-por de contar com membros de outro grupo para reafirmarem sua posio hierrquica? Algo que revelaria um processo de construo de afirmao de ponto de vista compartilhado. Acredito que o fato dos Kimaro-por ser um cl com reconhecida legitimidade no esgota esta questo. Mais de uma vez, Max, em nossas conversas, indicou o nome de membros de outros grupos que poderiam ser consultados. Foi o caso de Renato Matos, importante liderana indgena. Apesar de no revelar o nome de seu cl, Max disse que ele poderia confirmar, principalmente, a posio dos Inap-por. Outro nome citado foi o de Lino, um morador, j idoso, do Papuri que poderia, segundo Max, indicar o lugar especfico dos Inap-por antes da disperso para o baixo Uaups. Infelizmente, no foi possvel contatar nenhum desses outros dois informantes. O que nos parece interessante, no entanto, a indicao de Max sobre diferentes personagens que deteriam conhecimentos especficos sobre seu cl. A contribuio de Isidro e, posteriormente, Eusbio Freitas, embora tenha sido sugerida pelo antroplogo, no foi algo acordada a priori e coube a Max, no limite,

113

avaliar em que medida aquelas personagens poderiam contribuir ao que se pretendia descobrir. exatamente esta nuance a que nos parece a mais interessante. Ou seja, quais mecanismos estariam implcitos neste processo de colaborao conjunta a respeito de trajetrias e posicionamento hierrquico, no caso Inap-por, de grupos especficos? De imediato, somos levados a imaginar que uma srie de contestaes, crticas e contra-argumentaes podem vir luz sob o efeito de novas publicaes, um contexto de crescente demanda por antroplogos dispostos a trabalhar em parceria com grupos especficos na produo de registros escritos algo que se verifica na regio de uma maneira geral. No caso especfico que estamos tratando, me pergunto at que ponto a construo desses registros escritos vincular-se-ia somente (re) afirmao de pontos de vista de grupos especficos. Ou melhor, alm da afirmao de um ponto de vista especfico, no estaria a algo relativo construo do grupo que envolveria, tambm, a viso de vrios outros?

4.3 Nomes, apelidos, identidade Como vimos, Isidro chegou a apontar outro nome para os Inap-por : Yiti kaha por algo como filhos das perdizes, como ele prprio traduziu. Max, no entanto, disse desconhecer este nome. Em um encontro posterior, na subsede do ISA, ambos (Max e Isidro) tiveram a oportunidade de compartilhar alguns temas da pesquisa que desenvolvamos, mas no chegaram a tratar tal assunto. Mais que isso, em todo o percurso da pesquisa, Max no revelou interesse particular em esclarecer o nome cerimonial de seu cl. Como vimos, apesar das diferentes grafias, o nome Inap-por aparece em trs das quatro listas acima reproduzidas (Bruzzi Silva, Gentil e Afonso Machado), inclusive com a traduo, formiguinha pequena na lista de Bruzzi Silva. Nesse sentido, a que se deve esta referncia somente ao apelido do cl e o aparente no interesse de Max em revelar seu nome cerimonial. Ou ainda, como pensar esta profuso de nomes distintos verificada nas listas acima reproduzidas? S. Hugh-Jones (2002) fornece indicaes precisas acerca da onomstica tukano (leia-se povos tukano oriental). De acordo com Viveiros de Castro (apud S. HughJones, ibidem), os sistemas de nominao amerndios vo de um continuum entre o polo exonmico ao polo endonmico. Nos sistemas exonmicos (Ikpeng, Yanomam,

114

Arawet, entre outros grupos tupi) os nomes vm do exterior e dos Outros: inimigos, animais, deuses, mortos. J nos sistemas endonmicos (povos J, como os Kaiap e Timbira) os nomes - e tambm os bens herdados - so mantidos no interior do grupo, constituindo, dessa forma, parte de sua propriedade e identidades corporadas designando relaes sociais particulares. Os povos tukano do noroeste amaznico, de acordo com Viveiros de Castro, pertenceriam ao polo endonmico. Entretanto, S. HughJones indica que o sistema de nominao tukano no exclusivamente endonmico e que h diferenas importantes em relao ao sistemas J e Bororo. Atribudos pelo sopro, os nomes prprios e sagrados dos indivduos so chamados de basere wame em um processo que envolve a s wasoase transformao da alma, do esprito. Para o autor, a referncia aos nomes dos grupos e dos cls exogmicos deve estar implcita em qualquer discusso sobre os nomes pessoais tukano. Cada cl tem um ou mais nomes sagrados (basere wame, wame goro) que podem ser os mesmos do cl ancestral, nomes dados ao cl por seu ancestral ou, ainda, nomes derivados do nome do ancestral. Segundo o autor, nomes sagrados encarnam a potncia e essncia do cl e so pronunciados, geralmente, nos encontros rituais. Fora deste contexto, as referncias aos cls so feitas a partir de seus nomes comuns ou pelos nomes jocosos (wame, ahari wame). S. Hugh-Jones chama a ateno para a complexa elaborao de nomes para ancestrais, grupos e cls que existe entre os tukano, caracterizada por extremo sigilo e interpretaes polticas rivais. Especificar a relao precisa entre esses conjuntos de nomes seria, para o autor, uma tarefa praticamente impossvel. Os nomes, na verdade, so o aspecto espiritual de seus referentes ao passo que nomear algo atribuir-lhe poder. Existem para os indivduos tukano trs tipos de nomes pessoais, ao que o autor identifica como nomes de esprito, apelidos e nomes de estrangeiro e cada grupo exogmico possui um conjunto particular de nomes de esprito. Os indivduos recebem nomes de membros falecidos de seu grupo. Ou seja, os nomes dos vivos so os nomes dos ancestrais. De acordo com o autor, os nomes sagrados ou espirituais formam um aspecto no corpreo do esprito ou alma (s) e so um aspecto ntimo do eu, um elo direto com os ancestrais. J os nomes de estrangeiro (gawa wame) so em sua maioria nomes cristos colombianos ou brasileiros abreviados e modificados por necessidades

115

fonolgicas das lnguas tukano ou capricho individual. Assim como os indivduos, os grupos exogmicos e cls tambm so conhecidos por esta combinao de nomes sagrados, apelidos e nomes de estrangeiro. S. Hugh-Jones afirma que a caracterstica geral do sistema de nominao tukano endonmico, pois os nomes sagrados so transmitidos internamente ao grupo. Estes nomes servem para perpetuar a existncia do grupo tendo tambm uma funo genrica e classificatria um nome oriundo de um conjunto especfico determina o pertencimento ao cl e ao grupo. Entretanto, os nomes usados pelas pessoas no cotidiano e que as individualizam vm de fora, o que se verifica em relao aos nomes de estrangeiros. J os apelidos mundanos referem-se, segundo o autor, aos aspectos corporais da pessoa e sua biografia individual. Os apelidos tambm partilhariam qualidade externa, algo justificado pelas recorrentes aluses ao mundo dos animais e porque surgiriam como camadas adicionais de vestimentas atribudas por Outros na vida subsequente. Os ossos e os nomes sagrados, por sua vez, so aspectos integrais e interiores do eu e da alma adquiridos no incio da vida (ver C.Hugh-Jones 1979, p. 134:135 apud S. HughJones, ibidem). S.Hugh-Jones observa que embora as identidades tukano provenham amplamente do seu interior, como se dependessem do exterior para a produo de corpos algo explcito nos eventos que envolvem o nascimento e a outorga de nomes. Nesse sentido, os nomes pessoais tukano constituiriam parte de um conjunto de ideias que dizem respeito a diferentes aspectos ou componentes do corpo e da pessoa: sangue, ossos, carne e pele; pintura, ornamento, vestimenta; lngua, encantamentos, cantos e msica; sopro, esprito vital, alma e sombra. Os diferentes tipos de nome pessoal tambm esto ligados a esferas de relaes sociais especficas. Os nomes de esprito estariam conectados com as relaes agnticas ou clnicas, os apelidos com as relaes com amigos e vizinhos e, por ltimo, os nomes estrangeiros com as relaes com os brancos. Para o autor, os nomes tukano fazem parte de uma complexa interao entre o segredo e a revelao, o encobrimento e a exibio. Assim como os ossos de uma pessoa, os seus nomes sagrados originam-se no interior do grupo e constituem parte de uma fora interior fortemente guardada, encoberta. J seus outros nomes so

116

abertamente anunciados de maneiras diferentes e para distintas categorias de Outros como sua identidade pblica. O aparente no interesse inicial de Max em pesquisar o nome de seu cl vincular-se-ia a essa complexa interao entre o segredo e a revelao, encobrimento e exibio, apontada pelo autor. Tambm cabe uma referncia aos Duca-por , o nome estrangeiro dos Sanadeppor. Como demonstrado por S. Hugh-Jones, a apreenso do nome de um comerciante, Lucas, por este cl referir-se-ia ao nome estrangeiro que os grupos costumam usar. O que nos parece interessante, no entanto, pensar se haveriam contextos especficos para a vinculao de um ou outro nome, ou seja, o apelido ou o nome de estrangeiro. Pois, aparentemente, haveria uma maior nfase de seus co-residentes, Inap-por, sobre o apelido, enquanto os outros grupos optariam pela referncia a partir do nome de estrangeiro. Algo que se justifica pelo fato do nome Sanadep-por no aparecer em nenhuma das listas acima reproduzidas. Max no concordou com o nome indicado por Isidro atribudo ao seu cl, como vimos. Sua atitude poderia ser interpretada como a afirmao daquela caracterstica endonmica relacionada ao nome de esprito de um determinado grupo. Ou seja, se o nome de esprito provm do interior do grupo, um membro de outro cl no poderia elucid-lo. Para o caso que temos tratado, o que parece confundir as referncias aos dois cls de Anans talvez seja o fato deles serem conhecidos somente por apelidos ou nomes de brancos. Interessante, neste sentido, a busca realizada por Max para revelar a posio hierrquica e nome cerimonial de seu cl junto a outros. Um vasto material ainda em anlise sob os cuidados de Geraldo Andrello sugere pistas sobre os elementos que aqui no puderam ser totalmente esclarecidos. Ou seja, tudo indica que com a continuidade da pesquisa poderemos assegurar de maneira mais contundente no s a posio dos Inap-por, mas tambm seu nome cerimonial. Mas isso tema para futuros desdobramentos. Por ora, interessante notar que a partir da motivao inicial de Max conseguimos desenvolver um material, ainda que singelo, com grandes expectativas de amadurecimento. E talvez nisto se encontre o maior trunfo de nossa empreitada, pois acabamos de comear a escolinha.

117

Figura 1 - Isidro e Faustino na sede da FOIRN.

Figura 2 - Encontro com Eusbio Freitas na Comunidade So Sebastio. (Da esquerda para direita: Isidro, Eusbio, Max e Faustino)

118

CONSIDERAES FINAIS

Nestas linhas finais presto-me a fazer breves consideraes sobre alguns pontos especficos. Espero, dessa forma, anunciar algumas indagaes suscitadas ao longo do desenvolvimento do trabalho para indicar caminhos para uma possvel continuidade desta pesquisa. Ao longo do ltimo captulo o tema da feitiaria recorrente. Os relatos envolvendo os ataques xamnicos do paj carapan, a defesa organizada pelos moradores de Anans a partir da ajuda de um paj desana e as afirmaes do bay colombiano sobre o fim iminente da comunidade vinculam feitiaria aos processos de fisso de grupos. Em ambos os casos, a co-residncia entre grupos ligados por relaes de afinidade e hierarquia parecem estar diretamente associada s causas dos episdios conflituosos. Nesse sentido, parece-nos pertinente indagar em que medida a feitiaria funcionaria como dispositivo de controle a excessos baseados na ideologia da hierarquia. Os ataques xamnicos seriam um recurso utilizado para desestabilizar a ordem fixa e herdada das relaes estabelecidas entre cls de um mesmo grupo exogmico e entre esses e seus afins e co-afins? Para o caso xinguano, Vanzolini (2010) tece importantes consideraes a respeito das fisses de grupos motivadas por casos de feitiaria e sugere que as dinmicas de fragmentao so inerentes ao sistema poltico local. O estudo dos elementos que possibilitaram a reconstituio, parcial, da trajetria histrica da comunidade, por sua vez, parece indicar que em Anans tambm ocorreria um problema recorrente em lugares que crescem demais, ou seja, a dificuldade em propiciar uma boa convivncia entre afins, grupos antes muito afastados, genealgica e espacialmente. Diante desta situao, o principal desafio seria o de manter certo senso de comunidade, algo aproximado ao que se passaria no atual povoado de Iauaret (Andrello, 2006). Com relao aos grupos que haveriam se fixado em Anans, outros cls tukano, alm dos Inap-por e Sanadep-por, talvez tenham por a se estabelecido. A presena de tantos moradores na descrio feita por Wallace, momento em que, pela genealogia, ainda no haveria ocorrido o estabelecimento do grupo de Max, talvez

119

ateste isso. Ao reproduzirmos as listas de classificao dos cls tukano, nos deparamos com referncias a Anans como tambm comunidade dos Wa-ro por (Bruzzi Silva, 1962; Gentil, 2005), referncia esta passvel de ser interpretada a partir do contexto da descida do rio empreendida por este grupo. Isto, por sua vez, indicaria que Anans pode ter sido habitada por outros grupos tukano. Mas por que os relatos dos membros Inappor atestaram para a legitimidade destes em relao ao estabelecimento da comunidade? Uma hiptese: um local no intrinsecamente ligado a um cl especfico representaria um campo aberto a estratgias particulares, como a que Max, e seus parentes, esto agora a anunciar. Anans parece ter sido um polo de atrao no baixo Uaups, principalmente antes da fundao da misso de Taracu, na dcada de 1920. Um lugar estratgico devido grande fartura de peixes nos lagos e igaps do baixo Uaups e relativamente prxima cidade de So Gabriel da Cachoeira. O entendimento comum na comunidade de que famlias vindas muito tempo aps o incio da comunidade eram passageiras seria, nesse sentido, outra evidncia de que se trataria mesmo de um local para onde muita gente tenha se dirigido, principalmente alguns grupos do Papuri. Esses elementos, tomados em conjunto, seriam indicativos que, de fato, Anans um lugar complexo, ou pelo menos teria sido no passado. Os fatores demogrficos relacionados com a perda de prestgio explicaria a existncia de trs famlias residentes em Anans em 2010. A necessidade de fundar novas comunidades relacionam-se igualmente a este contexto. Os relatos sobre os episdios de conflito podem ser reveladores, em certa medida, da micropoltica da afinidade existente entre esses grupos, mas, principalmente, daquela que envolve cls agnticos, como os Inap-por e Sanadep-por. Nesse sentido, no seria a prpria histria de Anans uma reflexo sobre a socialidade rionegrina? Ou seja, o que a micro-histria de Anans pode nos ensinar sobre o funcionamento global do sistema social altorionegrino? Anans talvez se trate de um local peculiar, ocupado por distintos grupos, sucessiva ou simultaneamente. Qual o cl possuiria prerrogativas inquestionveis? Nenhum ou todos? Talvez por isso esses informantes tenham acorrido aos Kimaro por, os detentores de uma fala legitimadora. Ou seja, no caso tukano haveria um espao relativamente considervel para o compartilhamento de informaes acerca de grupos especficos entre membros de cls distintos. Os elementos abordados sobre a trajetria da comunidade seriam indicativos, por sua vez, de que possvel abordar a socialidade do Uaups atravs de narrativas

120

histricas locais. Ou seja, observar a realidade contempornea atravs de um olhar histrico, algo distante da a-historicidade presente em alguns trabalhos sobre as sociedades amaznicas (Viveiros de Castro, 2002, apud S. Hugh-Jones, com. pessoal). No que diz respeito insero do antroplogo no Uaups, tal situao vincularse-ia legitimao pretendida pelos ndios. Justamente porque se trata de um sistema social especialmente fundamentado no controle sobre certo conhecimento, como demonstra o trabalho de Scolfaro (2012), Falas Waikhana: conhecimento e transformaes no alto rio Negro (rio Papuri). Acredito que essas possveis interpretaes encontram um terreno frtil para serem desenvolvidas a partir do contexto em que se insere este trabalho. O desejo de Max em pesquisar junto a informantes ainda no contatados do Papuri, o registro da narrativa de seu pai, atualmente com mais de noventa anos, o contato com membros Sanadep-por atravs de outras inseres a campo, por exemplo, indicam etapas possveis de serem desenvolvidas. Por ora, espero que esta dissertao confunda-se nesse horizonte fluido que envolve a pesquisa indgena e antropolgica.

121

APNDICES

Max fala sobre poltica indgena

Numa assembleia onde vo escolher quem vai ser a liderana poltica muito visto esse lado poltico mesmo, independente de ser de cl baixo ou no. Mas ver o cara, esse cara estudou, tem conhecimento, sabe falar portugus, sabe discutir, no tem timidez para discutir determinado assunto. Domina o portugus ento queremos esse aqui. A ele participa. No fundo, no fundo, sempre as pessoas vo manter a tradio deles. Vo dizer, cl baixo. No discutido numa plenria, mas quando acontece um certo problema. Por exemplo, o Domingos Barreto, tem o cl mais baixo que o meu e do Renato. O Renato fazia parte da diretoria [da FOIRN] que o Domingos Barreto era presidente. Teve um momento que eles discordaram de determinado assunto e o Renato levou para o lado cultural e disse voc no pode falar assim comigo porque eu sou de um cl maior que voc. Ento quando acontece assim ele usa esse lado cultural. Mas enquanto tiver o consenso e o dilogo tem esse respeito hierrquico poltico porque tem o presidente e os demais. Mas quando tem o problema que o cara no est aceitando a opinio, a ele vai dizer voc vai ter que aceitar. No momento que ele falhar vo dizer esse aqui no era pra assumir mesmo, um ator, palavra bem vulgar. Gente dessa classe aqui nunca foram chefe. isso o que vo dizer. Por isso que eu acho que quando voc esta numa diretoria sempre tem que ter uma postura de liderana. No pode bobear que os caras vo se utilizar desse sentido cultural. Mas enquanto tiver andando bem eles vo sempre te respeitar como uma liderana poltica. Eu j nasci na poca da ditadura, mas a minha comunidade sempre foi muito democrtica. Por isso que eu tenho na minha mente que esse lado cultural prevalece. Embora voc esteja num momento bem democrtico, porque no meio de baguna voc vai dizer. Na nossa comunidade a gente sempre colocou muito bem o tradicional. Por exemplo, um dos Sanadep sempre fazia parte da diretoria da comunidade, tinha o

122

capito e o vice, a gente colocou como vice, por respeito de ser uma pessoa tradicional daquele lugar, no pela capacidade, porque ele quase no fazia nada. [Sobre o termo capito] Na poca da colnia portuguesa, os portugueses criaram um sistema de coronis. Coronis de fazenda. O coronel e seu subordinado que seria o capito, capataz. Quando chegaram nessa regio procuraram um cacique. At o termo cacique no daqui. Disseram, voc como responsvel vai receber o titulo de capito. Nomeavam o capito, escolhiam o responsvel daquela maloca que passava a ser chamado de capito e at hoje prevalece esse nome. Aqui pra baixo [baixo rio Negro] chama de governador, em Barcelos chama de presidente. [Sobre a importncia da liderana poltica se relacionar com a base] Ao viajar para comunidade voc refora o seu relacionamento de parentesco, ganha mais confiana, se aproxima de outras lideranas. Na base voc se fortalece. Se voc passa dois anos sem ir para a rea voc no sabe o que est acontecendo l. Voc est h dois anos discutir no mundo dos brancos o que j foi resolvido na comunidade. Sempre marcar presena porque de certa forma a gente porta voz da comunidade. Quanto mais tempo voc ficar afastado as pessoas vo te esquecer, os jovens vo se tornar adultos e no vo te conhecer porque seno politicamente voc se enfraquece. Voc acaba mais conhecendo o mundo externo que sua prpria regio. Alguns representantes em Braslia. Algumas lideranas falam como se tivessem vivendo em algumas regies que h vinte anos no visitam. Representao legal voc marcar presena na comunidade e levar o seu discurso de uma reunio que se participa tambm para a comunidade. Por isso que eu digo com relao [atual] luta por demarcao no baixo rio Negro, se tiver lugar na voadeira eu vou porque tenho experincia na minha rea. Na poca da demarcao a gente comeou a brigar com os militares muito de frente. Na assemblia de 1989 em Taracu a gente conseguiu reverter. Os militares chegaram, mas no conseguiram se aproximar. Ns falamos que aquilo no era terra de militares, era terra nossa.

123

Na poca da demarcao tinha lideranas que vinham aqui discutir e depois apanhava. Hoje acabou. Por isso a gente precisa levar experincia para Barcelos, da luta aqui como foi. Numa terra demarcada tem uma forma de voc governar a terra da forma que ns sempre vivemos. Sem depender do patro. Se h uma produo vamos vender direto sem o atravessador. Pra isso ns teremos uma associao que possa nos representar ou uma cooperativa que possa nos ajudar. Se depender do servio do patro no tem assistncia na sade, no tem educao. S o filho do patro que estuda e o filho do piaabeiro no estuda. um trabalho intenso, voc no tem que ter medo de entrar nesses rios, voc tem que se aventurar mesmo. Chegar l na comunidade, conversar com eles. O pessoal muito humilde, bem simples. Eles acham que quando voc chega como se voc fosse uma pessoa grande na comunidade. Mas nunca passou isso na minha cabea, eu sou um membro da comunidade, as informaes que eu tenho que eu aprendi do movimento indgena eu tenho que compartilhar com minha comunidade, com esse meu povo aqui, que precisa saber, sair desse problema. Se voc comea a fugir, omitir esse problema eu no sou uma liderana. Pra eu ser liderana eu tenho que chegar l na comunidade, saber conversar, saber mobilizar a comunidade. Eu tenho me colocado a disposio pra quando tiver uma viagem de reunies e assemblias dessas comunidades, colocar a experincia, mostrar o outro lado do mundo o que . Tem gente que nem sabe onde fica o rio Negro, nem sabe o que dinheiro. Tem gente l em Arac que no sabe nem pescar, s sabe cortar piaaba. Levanta de manh e vai para o piaabal, o patro leva peixe salgado, arroz, feijo, macarro, farinha. Ento eles no sabem fazer a roa nem pescar, virou dependente do patro. Ento quando uma pessoa comea a falar ns vamos tirar os patres, a se pensa, vamos viver do que?. A precisa de um bom articulador que diga a partir de hoje vocs no vo mais vender pra esses patres. Vamos criar uma associao que vai comprar aqui direto com mercadorias vindas de Manaus e Barcelos, mas com preo bem razovel, pra que todo mundo saia satisfeito ao invs de explorar. Naquela poca, cinco ou seis anos atrs, dois litros de coco (coca-cola) j custava dezoito reais. Um quilo de piaava sessenta centavos. Ento pra pagar tinha que trabalhar

124

muito. Ento ele nunca sai da dvida. E quando no tem saldo ele matado. O patro vai l e mata ou manda outra pessoa matar ele. uma escravido. Eu digo por mim eu ainda tenho vergonha de falar com qualquer autoridade, minha timidez de ser indgena, porque no tempo do internato embora eu tinha uma razo de questionar, o professor dizia voc no pode falar, voc tem que respeitar o mais velho. Se eu tenho direito de questionar eu tenho que falar. A escola no nos ensinou assim, ensinou que eu s tenho dever e no tenho direito. Essa experincia eu tenho que passar para os outros, para que no se sintam menos, se sinta igual, vamos discutir. Coloque o problema, reivindique, mesmo que as pessoas no vo te atender importante colocar isso pra fora de repente alguem vai se sensibilizar, nem todos vo se sensibilizar. Mas se voc no colocar pra fora ningum vai se sensibilizar mesmo.

Max fala sobre sade indgena

Escreveram projeto falando de hortas caseiras. Coisa que no mundo tradicional no existe. Pra medicina tradicional no fazer horta, mas sim manter, operar esses conhecimentos tradicionais. No pode plantar, planta tem que estar no mato, quando plantada perde o poder. Quando voc tira do mato e vai plantar do lado da sua roa ou perto da sua casa ele perde substncia, por isso que ela tem que ficar no mato. Muitas coisas foram introduzidas desses livros fitoteraputicos, uma planta que os caras nem conhecem, plantas do nordeste, sul. Eu falava, vamos trabalhar em cima do que ns temos aqui, temos pessoas que sabem benzer. Normalmente pessoas que sabem benzer tambm sabem que tipo de planta vai curar. Usa como ch, ou raspa a casca dela. Aquele sumo vai servir pra colocar em cima de uma ferida, a folha para fazer o ch. Os galhos muitas vezes servem, ele vai benzer, ele vai bater pra varrer essa doena pra fora. Cada benzedor ele tem a forma de utilizar a planta. So os mais velhos e tem gente nova aprendendo.

125

No fundo, no fundo o cara sabe, n. Sabe mas no pratica. Ele podia mandar benzer, mas prefere ir na farmcia e comprar um remdio, mas poderia pegar uma folha, fazer um ch e se curar. Tem um pouco desse lado negativo dos missionrios que chegaram proibindo os pajs, os benzedores. E por isso comearam a no transmitir esse conhecimento para seus filhos. Embora timidamente alguns continuaram aprendendo, isso foi diminuindo. Por outro lado tambm os missionrios chegaram com medicamento, no brasileiro, mas trazidos da Europa, da Itlia e como dava efeito muito rpido, eles preferiram ter o medicamento que o benzimento. Mas tem benzedor que tambm s vezes acerta muito rpido. Foi uma coisa que o missionrio colocou na cabea do pessoal. Pra que voc vai se utilizar dessa magia. Chamava de magia, no era nem benzimento. Os missionrios mostravam medicamentos para dor de cabea, pra febre, enfim. Eles preferem tomar principalmente injeo, que tem o efeito mais rpido. A pessoa que for aplicar injeo e no acertar ele pode te machucar. Por que os caras no fazem um medicamento que cure de vez? Isso mundo de mercado, capitalismo. Porque se ele te curar de vez nunca mais vai vender esse remdio pra vocs. Malria, por exemplo, podia ter um remdio para curar de vez, mas aquilo s para um perodo, a depois se o mosquito me picar de novo, volta de novo. Eu vou retomar esse projeto, eu no sei se eu tenho, vou rever e de repente acho esse projeto. Eu vou conversar com eles [em referncia ao projeto de medicina tradicional de Taracu]. As universidades nunca tocaram no assunto da questo indgena. Em Pernambuco, na Universidade Federal, a gente foi dar palestra pra segunda turma de medicina, tinha um grupo de seis pessoas, eles fizeram pesquisa sobre xamanismo da Amaznia. Renato Atias chamou os indgenas do Rio Negro para dar palestra sobre nosso trabalho, como a gente discute a medicina tradicional, porque hoje diminuiu nosso conhecimento. Eu acho que depende muito de quem esta nessas universidades comear a pensar vamos introduzir a questo indgena. Principalmente na rea de educao

126

e medicina. Porque h qualquer momento um mdico vai pintar aqui. Se ele j tem noo da questo indgena ele vai lidar com os povos. Mas se ele nem sabe dos ndios. Aquele Dr. Oscar falou que tinha uma mulher do Caruru Cachoeira estava gestante e o beb no estava na posio para nascer. E ele pensou que a mulher no ia resistir. O mdico tem que salvar a vida, ele tem que fazer alguma coisa, se morrer vai ser na mo dele. Foram buscar um benzedor. Ele fez um benzimento, disse que vai dar tudo certo. E foi embora, indicou que as vinte e duas horas o beb nasceria. E foi o que aconteceu. O benzedor quando vai fazer proteo para crianas e meninas moa, cita varias casas de transformao.

127

BIBLIOGRAFIA

ALBERT, Bruce. Ethnografic Situation and Ethnic Movements. Notes on postMalinowskian fieldwork. Critique of Anthropology, v.17, n.1, p. 53-65, 1997. ANDRELLO, Geraldo. Cidade do ndio. Transformaes e cotidiano em Iauaret. So Paulo: Editora da UNESP, ISA, NuTI, 2006. __________________. Falas, objetos e corpos: autores indgenas no alto rio Negro. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v25, n.73, p.05-26, 2010. ARHEM, Kaj. Makuna Social Organization. A Study in Descent, Alliance and the Formation of Corporate Groups in the North-west Amazon. Stockholm: Almqvist and Wiksell International, 1981. Azevedo, Miguel & Antenor Nascimento Azevedo. Dahsea Hausir Por ukushe wiophesase mera bueri turi. Mitologia sagrada dos Tukano Hausir Por: UNIRT Unio das Naes Indgenas do Rio Tiqui: So Gabriel da Cachoeira, AM: FOIRN, 2003. BRANDO DE AMORIM, Antonio. Lendas em Nheengatu e em Portugus. Manaus: Associao Comercial do Amazonas, [1928] 1987. BRANDHUBER, Gabriele. Why Tukanoans migrate? Some remarks on conflict on the Upper Rio Negro (Brazil). Journal de la Socit des Amricanistes, Paris : Socit des Amricanistes, v. 85, p. 261-80, 1999. CABALZAR, A. Organizao Social Tuyuka. Dissertao de Mestrado, FFCHL, USP, 1995. ______________. Filhos da cobra de pedra: organizao social e trajetrias tuyuka no rio Tiqui (noroeste amaznico). So Paulo: Editora UNESP:ISA; Rio de Janeiro: NuTI, 2009. CABALZAR, Flora Freire Silva Dias. At Manaus, at Bogot. Os Tuyuka vestem seus nomes como ornamentos: gerao e transformao de conhecimentos a partir do alto rio Tiqui (noroeste Amaznico). Tese (Doutorado em Antropologia Social) -

128

Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2010. Disponvel em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde07052010-122546/>. Acesso em: 2012-03-25. COUDREAU, H.A. 1887/89 - La France quinoxiale. Voyage travers les Guyanes et l'Amazonie. Paris: Challamel Aine. 2 vol. FULOP, Marcos. Aspecto de la Cultura Tukana Cosmogona. Revista Colombiana de Antropologia, v.3, p.99-137, 1954 ____________. Notas Sobre Los Trminos y el Sistema de Parentesco de los Tukano. Revista Colombiana de Antropologia, v. IV, p. 121-161, 1955 ____________. Aspectos de la Cultura Tukana Mitologia. Revista Colombiana de Antropologia, v. 5, p. 335-73, 1956. GENTIL, Gabriel dos Santos. Povo Tukano cultura, histria e valores. Manaus: EDUA, 2005. GOLDMAN, Irving. The Cubeo. Indians of Northwest Amazon. Urbana: University of Illinois Press, [1963] 1979. GOW, Peter. The Perverse Child: Desire in a Native Amazonian Subsistence Economy. Man, 24 (4), p. 567-582, 1989. _________. Of mixed blood: kinship and history in Peruvian Amazonia. Oxford: Clarendon, 1991. HUGH- JONES, Christine. From the Milk River: Spatial and Temporal Processes in North-west Amazonia. Cambrigde: Cambrigde University Press, 1979. HUGH-JONES, Stephen. The Gun and the Bow. Myths of White and Indians. LHomme, 1988. ___________________. Brideservice and the Absent Gift. Mss., s.d.a. 28p. ___________________. Nomes secretos e riquezas visveis: nominao no noroeste amaznico. Mana, v.8, n.2, p.45-68, 2002. JACKSON, Jean. The Fish People. Linguistic Exogamy and Tukanoan Identity in Northwest Amazonia. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

129

KOCH-GRNBERG, Theodor. Dos aos entre los ndios. Santaf de Bogot: Universidad Nacional de Colombia, [1909/10] 1995. 2v. Maia, Moiss & Tiago Maia. O conhecimento de nossos antepassados. Uma narrativa Oy. So Paulo/So Gabriel da Cachoeira: FOIRN/COIDI (ISA/H3000), 2004. MEIRA, Mrcio. Baniwa, Bar, Warekena, Maku, Tukano: os povos indgenas do baixo rio Negro querem ser reconhecidos. In: Povos indgenas no Brasil 1987/88/89/90. So Paulo: Cedi, p.p 135-140. NEVES, Eduardo G. Tradio Oral e Arqueologia na Histria Indgena no Alto Rio Negro. In:???. ???: ????, ???. OVERING, Joanna, PASSES, Alan. The anthropology of Love and Anger. The Aesthetics of Convivialility in Native Amazonia. London/ New York: Routledge, 2000. PIEDADE, Accio Tadeu de C. Msica Yep-masa: por uma antropologia da msica no Alto Rio Negro. Florianpolis, 1997. Dissertao de mestrado Programa de Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina. RAMIREZ, Henri. A Fala Tukano dos Yep-Masa . Manaus: Inspetoria Salesiana Missionria da Amaznia,Cedem, 1997. 3t. (Gramtica, Dicionrio e Mtodo de Aprendizagem). SILVA, A. B. A. I A Civilizao Indgena do Uaups. So Paulo: Linogrfica Editora, 1962. STRADELLI, Ermano. O rio Negro, o rio Branco, o Uaups (1888-1889). In: ISENBURG, T. (org.). Naturalistas italianos no Brasil. So Paulo: cone Editora e Secretaria do Estado da Cultura (publicao em portugus de Laups e gli Uaups e Del Cucuhy a Manos, ambos em Bolletino della Societ Geographica Italiana), [1889] 1991. p. 203-308. TENREIRO ARANHA, Bento de Figueiredo. As exploraes e os exploradores do rio Uaups. Archivo de Amazonas. Revista destinada a vulgarisao de documentos geographicos e histricos do Estado do Amazonas. Manaus, 1906-1907. V.I e II, n. 2.

130

UMUSI PRKUMU & TRMU KEHIR. Antes o mundo no existia. So Gabriel da Cachoeira, UNIRT/FOIRN, 1995. VANZOLINI, M. F. A flecha do cime: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. VIDAL, Silvia M. Amerindian groups of northwest Amazonia.Their regional system of political-religious hierarchies. Antropos, v.94, p. 515-28, 1999. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Imagens da natureza e da sociedade. In A inconstncia da alma selvagem, pp. 319-344. So Paulo: Cosac & Naify, 2002. WALLACE, Alfred Russel, 1823-1913. Viagens pelo Amazonas e rio Negro/ Alfred Russel Wallace; notas de Baslio de Magalhes. Braslia: Senado Federal, Conselho Editorial, 2004. WRIGHT, Robin. History and Religion of the Baniwa Peoples of the Upper Rio Negro Valley. Tese de Doutorado, Stanford University, 1981 . _____________. Escravido indgena no noroeste amaznico . In:________. Histria indgena e do indigenismo no alto Rio Negro. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

Anda mungkin juga menyukai