Anda di halaman 1dari 20

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & 11.

DAS PROVAS

11.1 CONCEITO

Prova todo elemento trazido ao processo, pelo Juiz ou pelas partes. Sua finalidade fornecer subsdios para comprovar a verdade dos fatos que foram alegados pelas partes na formao da convico do julgador.

11.2 OBJETO DA PROVA

aquilo que se quer demonstrar (fatos capazes de influir no julgamento da causa).

11.3 CLASSIFICAES DAS PROVAS

A) QUANTO AO OBJETO Quando se referem diretamente ao fato cuja prova desejada (fato probando) Quando se referem a outro fato que no aquele que se INDIRETAS quer provar, mas que, por via do raciocnio, permite chegar quele que se quer provar B) QUANTO AO SEU EFEITO So PLENAS NO PLENAS as provas concludentes, convincentes, que

DIRETAS

produzem um estado de certeza no julgador. a prova exigida para a condenao. So as provas que revelam probabilidade e no certeza. insuficiente para a condenao, em razo do princpio in

&

3&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & dubio pro reo. Todavia, suficiente para que medidas cautelares sejam tomadas, como, por exemplo, a decretao da priso preventiva.

11.5 PRINCPIO DA INADMISSIBILIDADE DAS PROVAS OBTIDAS POR MEIOS ILCITOS

Constituio

Federal,

em

seu

art.

5o,

LVI,

dispe

que:

So

inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos. Por essa razo constitucional, proibida a prova produzida com violao de normas legais ou princpios do ordenamento jurdico. Ex.:Um confisso obtida por meio de tortura.

QUESTO. EXISTE DIFERENA ENTRE PROVA ILCITA E PROVA ILEGITIMA? PROVA ILEGAL PROVA ILCITA Quando contraria a produo norma de probatria Quando direito contraria ilegtima. VIOLAO DE NORMAS MATERIAIS da prova, esta dos autos ser a VIOLAO DE NORMAS PROCESSUAIS nulidade do ato processual PROVA ILEGTIMA a produo norma de probatria direito

material denominada prova ilcita processual denominada prova

Consequncia: Reconhecida ilicitude Consequncia: Deve ser declarada desentranhada 157 do CPP. do (absoluta ou relativa)

processo (direito de excluso) art.

&

1&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Q311386 ( Prova: CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Das Provas; ) Julgue os itens subsecutivos, relativos aos direitos e deveres individuais e coletivos. Consideram-se ilcitas, inadmissveis no processo penal, as provas que importem em violao de normas de direito material (Constituio ou leis), mas no de normas de direito processual.

11.6. TEORIA DO FRUTO DA RVORE ENVENENA DA OU VENENOSA

CPP, Art. 157. So inadmissveis, devendo ser desentranhadas DO PROCESSO, as provas ILCITAS, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais.

A referida teoria tem como consequncia a nulidade das provas advindas de uma prova ilcita. So consideradas como tais, aquelas obtidas em violao a normas constitucionais ou legais (art. 157 do CPP). Sendo considerada ilcita, a prova constante de um processo dever ser desentranhada e inutilizada. Ex.: Torturar algum com intuito de descobrir o local aonde o torturado esconde determinado ilicito droga . Trata-se de prova ilcita e deve ser desentranhada dos autos.

11.6 NUS DA PROVA (ONUS PROBANDI)

Art. 156. A prova da alegao incumbir a quem a fizer ()

a faculdade que a parte tem de demonstrar a real ocorrncia do fato que alegou em seu interesse. O art. 156, 1a parte, do CPP dispe que a prova da alegao incumbir a quem a fizer.

&

4&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & NUS DA PROVA RGO DA ACUSAO a existncia do fato e a sua alegar autoria pelo acusado. causa de em DEFESA seu beneficio (exs.: de

Cabe ao rgo da acusao provar Cabe defesa provar os fatos que excludente

antijuridicidade, causas excludentes culpabilidade, circunstncias atenuantes).

11.8 SISTEMA DE APRECIAO DAS PROVAS: SISTEMA DA LIVRE CONVICO OU DO LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO OU DA PERSUASO RACIONAL DO JUIZ.

CPP, Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, NO PODENDO fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, RESSALVADAS AS PROVAS CAUTELARES, NO REPETVEIS E ANTECIPADAS.

Pelo sistema da livre convico, o juiz formar sua convico pela apreciao livre da prova, produzida em contraditrio judicia, salvo aquelas que o juiz no poder mais solicitar no decorrer do processo. Consequemente, excepcionalmente o juiz poder fundamentar sua sentence baseando-se exclusivamente em elementos informativos, desde que sejam PROVAS CAUTELARES, NO REPETVEIS E ANTECIPADAS Exemplos.: Prova cautelar: produto advindo da busca e apreenso. Prova no repetvel: Depoimento de uma pessoa extremamente doente. Prova antecipada: Objetos perciveis. & >&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Q289507 (Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Judiciria / Direito Processual Penal / Das Provas) No que concerne s provas no processo penal, assinale a opo correta luz do Cdigo de Processo Penal (CPP), bem como da doutrina e da jurisprudncia pertinentes. a) O juiz no poder fundamentar deciso condenatria ou absolutria com base em elementos informativos colhidos exclusivamente na investigao policial.

Q274999 (Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Agente de Polcia / Direito Processual Penal / Das Provas;) A responsabilidade criminal do acusado deve ser confirmada por meio de provas legalmente admitidas pelo ordenamento jurdico em vigor. Entretanto, embora o juiz possa se valer das provas colhidas na fase policial, ele deve considerar as provas colhidas na fase judicial, mediante os auspcios do contraditrio judicial, no podendo fundamentar a sua deciso exclusivamente nos elementos probantes colhidos na fase policial, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

11.9 PRINCPIOS APLICVEIS S PROVAS

A) PRINCPIO DA AUDINCIA CONTRADITRIA

Toda produo de prova por uma das partes permite a contraprova pela outra. As partes devem ter conhecimento das provas produzidas por uma parte para que possam contradit-la.

B) PRINCPIO DA AQUISIO OU COMUNHO DA PROVA

A prova no pertence parte que a produziu, podendo servir a ambas as partes.

&

?&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & D) PRINCPIO DA PUBLICIDADE

prova,

como

ato

processual

que

pblica,

como

regra.

Excepcionalmente ter publicidade restrita (somente para as partes) quando configurar segredo de justia.

11.10 DO EXAME DE CORPO DE DELITO E DAS PERCIAS EM GERAL (ARTS. 158 A 184 DO CPP)

A) PERCIA

o exame realizado por pessoa que tem determinados conhecimentos especficos, portador de diploma, acerca dos fatos relacionados ao crime, tendo a funo de comprov-los.

B) PERITO

CPP, Art. 159. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior. (Redao dada pela Lei n 11.690, de 2008)

a pessoa que realiza o exame. o auxiliar da justia que tem a funo de fornecer ao juiz dados instrutrios de ordem tcnica, auxiliando o julgamento da causa.

Q254804 (Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista - Processual / Direito Processual Penal / Das Provas;) O laudo do exame mdico-legal serve para substanciar a percia e poder ser expedido por perito oficial, portador de diploma de curso superior.

Obs.: Os exames de corpo de delito e as outras percias sero feitas por & @&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & perito oficial e no mais por dois, como previa o art. 159 do CPP antes da novao legislativa. Entretanto o 7o deste artigo menciona que, tratando-se de percia complexa, poder ser nomeado mais de um perito oficial.

Obs.: O perito oficial no precisa ser nomeado pelo juiz, nem precisa prestar compromisso de bem e fielmente exercer suas funes, valendo o compromisso prestado quando da investidura no cargo; j os no oficiais prestaro compromisso.

Obs.: No havendo perito oficial, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, escolhidas, de preferncia, entre as que tiverem habilitao tcnica relacionada natureza do exame.

CPP, art. 159, 1o NA FALTA DE PERITO OFICIAL, o exame ser realizado por 2 (duas) pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior PREFERENCIALMENTE na rea especfica, dentre as que tiverem habilitao tcnica relacionada com a natureza do exame. &

Q318328 (Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Direito / Direito Processual Penal / Das Provas) A respeito dos institutos do processo penal brasileiro, julgue os itens subsecutivos. Na falta de perito oficial como, por exemplo, o mdico legista, o exame de corpo de delito ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente em rea especfica e relacionada com a natureza do exame.

C) LAUDO

o resultado da percia. & A&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Art. 160 do CPP: Os peritos elaboraro o laudo pericial, onde descrevero minuciosamente o que examinarem, e respondero aos quesitos formulados.

C) QUESITOS

So perguntas pertinentes percia e que versam sobre pontos a serem esclarecidos.

CPP, Art. 176: A autoridade e as partes podero formular quesitos at o ato da diligncia.

D) PRAZO

Dez dias, prorrogveis.

CPP, Art. 160, pargrafo nico. O laudo pericial ser elaborado no prazo mximo de 10 dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, a requerimento dos peritos.

Obs.: O exame de corpo de delito poder ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

QUESTO. COMO PROCEDER CASO HAJA DIVERGNCIA ENTRE OS PERITOS? HAVENDO DIVERGNCIA ENTRE OS PERITOS (ART. 180 DO CPP), A AUTORIDADE JUDICIRIA NOMEAR UM TERCEIRO PERITO E SE ESTE DIVERGIR DE AMBOS A AUTORIDADE PODER DETERMINAR QUE OUTRO EXAME SEJA REALIZADO, POR NOVOS PERITOS.

11.10.1 APRECIAO DO LAUDO PERICIAL PELO JUIZ

&

B&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Existem dois sistemas SISTEMA VINCULATRIO seja, est obrigado a aceit-lo. SISTEMA LIBERATRIO no o laudo. o sistema adotado pelo CPP. FUNDAMENTAO LEGAL CPP, art. 182 do CPP: O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte.

O juiz fica adstrito ao laudo, ou O juiz tem a liberdade de aceitar ou

Q253705 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-TO - Promotor de Justia / Direito Processual Penal / Das Provas; ) No que se refere prova no processo penal, assinale a opo correta. os autos. d) Vigora, no Brasil, o sistema de valorao de provas vinculatrio em relao ao laudo pericial que instrui

11.10.2 DIFERENA ENTRE CORPO DE DELITO E EXAME DE CORPO DE DELITO

CORPO DE DELITO o conjunto de vestgios

EXAME DE CORPO DE DELITO a atividade destinada

deixados pelo crime, ou seja, so verificao dos vestgios deixatodas as alteraes causadas pelo dos pelo crime, com a elaborao delito. O corpo de delito comprova a de existncia do fato criminoso. Em suma a materialidade do crime. um documento (laudo) que registre a existncia desse crime. Visa a comprovar a materialidade do crime CLASSIFICAO DO EXAME DE CORPO DE DELITO

&

C&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & DIRETO Quando INDIRETO Realizado sobre e

realizado sobre o dados prprio corpo de vestgios delito OBSERVAES EXTRAS Nem todo delito deixa vestgios. paralelos

Obs.: Sempre que a infrao deixar vestgios, o exame pericial obrigatrio.

CPP,

Art. 158. Quando

infrao

deixar

vestgios,

ser

indispensvel o exame de corpo de delito, direto ou indireto, NO PODENDO SUPRI-LO A CONFISSO DO ACUSADO. CENA DO CRIME DEIXOU VESTIGIOS Ser indispensvel o exame de corpo No de delito, direto supri-lo ou a A prova TESTEMUNHAL poder suprir-lhe a falta. ART. 167 DO CPP indireto, podendo confisso do acusado. ART. 158 DO CPP NO DEIXOU VESTGIOS...

Q289361 ( Prova: CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Administrativa / Direito Processual Penal / Da Competncia; Das Provas; ) Assinale a opo correta no tocante ao direito processual penal. b) Nos crimes que deixam vestgios, como o homicdio e o latrocnio, para se comprovar a materialidade do crime indispensvel a realizao de prova pericial, no podendo esta ser substituda pela confisso do acusado

&

32&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Obs.: Se os vestgios desapareceram, no sendo possvel a realizao de exame, dispensa-se a percia, e a materialidade do crime pode ser comprovada a partir de prova testemunhal (art. 167) corpo de delito indireto.

CPP, Art. 167. NO SENDO POSSVEL O EXAME DE CORPO DE DELITO, por haverem desaparecido os vestgios, a PROVA TESTEMUNHAL poder suprir-lhe a falta.

11.10.3 DO HORRIO E DO DO DIA PARA O EXAME DE CORPO DE DELITO

CPP, Art. 161. O exame de corpo de delito poder ser feito em QUALQUER DIA E A QUALQUER HORA.

Q303098 ( Prova: CESPE - 2013 - TRF - 2 REGIO - Juiz Federal / Direito Processual Penal / Das Provas; ) Assinale a opo correta a respeito do processo penal. d) O exame de corpo de delito poder ser realizado em qualquer dia e a qualquer hora, salvo aos domingos e feriados.

11.11 DO INTERROGATRIO

o ato pelo qual o juiz ouve o acusado acerca da imputao que lhe foi feita.

&

33&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Obs.: Poder ser realizado, excepcionalmente, por videoconferncia ou

outro recurso de transmisso (Lei no 11.900/2009) para prevenir risco segurana pblica, viabilizar a participao do ru no ato processual, impedir a influncia do ru no nimo da testemunha e responder gravssima questo de ordem pblica.

11.12 DA CONFISSO

11.12.1 CONCEITO

a admisso da atividade delituosa, por parte do ru, de que praticou a infrao penal.

Obs.: Confisso ficta. No existe no processo penal. Por essa razo, caso o indiciado no comparea na ao penal, no h presuno de culpa. Assim, ocorrendo a revelia, no se presumem verdadeiros os fatos narrados na denncia ou queixa.

11.12.3 CARACTERSTICAS DA CONFISSO

A) ATO PERSONALSSIMO

Somente o ru pode confessar.

B) RETRATABILIDADE

O acusado pode, aps ter confessado, voltar atrs, desdizer-se (art. 200 do CPP).

CPP, Art. 200. A confisso ser DIVISVEL e RETRATVEL, sem

&

31&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & prejuzo do livre convencimento do juiz, fundado no exame das provas em conjunto. C) DIVISIBILIDADE DAS CONDUTAS (OU CINDIBILIDADE)

O ru pode confessar apenas parte das condutas a ele atribudas.

11.12.4 VALOR

O valor da confisso deve ser aferido por meio do confronto com as demais provas do processo. Por essa razo, a confisso jamais ter, valor absoluto.

11.13 DO OFENDIDO

O ofendido, ao ser ouvido em Juzo, no presta compromisso e consequementemente no se sujeita a processo por falso testemunho. Suas declaraes devem ser aceitas sem reservas e confrontadas com as demais provas. Contudo, isso no impede do ofendido cometer o crime de denunciao caluniosa.

Obs.: Vale observer que o ofendido pode ser conduzido coercitivamente presena da autoridade (art. 201, 1o, do CPP).

Resumindo OFENSOR OFENDIDO CRIME DE FALSO TESTEMUNHO? NO NO PRESTA COMPROMISSO? SIM TESTEMUNHA

&

34&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & NO NO CONDUO COERCITIVA? PELA DOUT NO SIM SIM SIM

11.14 DA PROVA TESTEMUNHAL

11.14.1 CONCEITO DE TESTEMUNHA

a pessoa que presta depoimento em Juzo a respeito de fatos importantes do processo. o nico que pode cometer o crime de falso testemunho.

CPP, Art. 202. Toda pessoa poder ser testemunha.

11.14.2 CARACTERSTICAS

A) ORALIDADE

Art. 204 do CPP: O depoimento ser prestado oralmente, no sendo possvel testemunha traz-lo por escrito. No vedada, contudo, a breve consulta a apontamentos.

C) OBJETIVIDADE

A testemunha depe sobre fatos, no podendo externar opinies pessoais ou emitir juzos de valor (art. 213 do CPP).

11.14.3 OBRIGAO DE DEPOR E EXCEES

A regra, prevista no art. 206, 1a parte, do CPP, no sentido de que: A

&

3>&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & testemunha no poder, em regra, eximir-se da obrigao de depor.

Obs.: Em que pese a testemunha ser obrigado a depor, a segunda parte do art. 206 do CPP traz excees.

CPP,

Art. 206. A

TESTEMUNHA

NO

PODER

EXIMIR-SE

DA

OBRIGAO DE DEPOR. Podero, entretanto, recusar-se a faz-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cnjuge, ainda que SEPARADO, o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado, SALVO quando no for possvel, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstncias.

CPP, Art. 207. So PROIBIDAS de depor as pessoas que, em razo de funo, MINISTRIO, OFCIO OU PROFISSO, devam guardar segredo, SALVO SE, DESOBRIGADAS PELA PARTE INTERESSADA, quiserem dar o seu testemunho.

DEPOIMENTO DA TESTEMUNHA CARTER RELATIVO DA RECUSA E DA PROIBIO PODEM RECUSAR A DEPOR Ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o o irmo e o pai, a me, ou o filho adotivo do acusado. SALVO quando no for possvel, SALVO se, desobrigadas pela parte por outro modo, obter-se ou interessada, quiserem dar o seu integrar-se a prova do fato e de testemunho. suas circunstncias. Mesmo assim, Obs.: Ainda que desobrigada, no SO PROIBIDAS DE DEPOR Pessoas que, em razo de funo, MINISTRIO, PROFISSO, OFCIO devam OU guardar

cnjuge, ainda que SEPARADO, segredo.

&

3?&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & so meros informantes, conforme so obrigados a depor. Ele pode ser art. 208 do CPP. recusar, ainda que autorizado.

Obs.:

Se

quiserem SEM

dar

seu

testemunho, porm

tudo

bem.

UMA

VEZ

AUTORIZADO

PROBLEMAS,

sero

EQUIPARADOS

testemunha como outra qualquer.

Obs.: Tambm no prestam compromisso de dizer a verdade os doentes mentais e os menores de 14 anos. So ouvidos na condio de informantes. Contudo, no ostentam a qualidade de testemunha.

11.14.4 DEVERES DA TESTEMUNHA

B) PRESTAR DEPOIMENTO VERDADEIRO.

O depoimento falso quando a testemunha afirma algo que no verdadeiro, quando nega ter conhecimento de algo que sabe, quando oculta a verdade. A consequncia a responsabilizao pelo falso testemunho (art. 342 do CP).

Obs.: Em razo do art. 209 do CPP, o juiz pode, quando julgar necessrio, ouvir outras testemunhas alm das indicadas pelas partes, em razo do princpio da verdade real.

CPP, Art. 209. O juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes.

11.15 DA ACAREAO

&

3@&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Consiste no ato processual pelo qual so colocadas, frente a frente, duas ou mais pessoas que prestaram depoimentos divergentes sobre o mesmo fato (pode ocorrer entre testemunhas, acusados, ofendidos, testemunhas e acusados, e testemunhas e ofendidos).

Obs.: meio de prova que pode ocorrer tanto em fase de inqurito quanto durante o processo. Por fim, vale acrescentar que o indeferimento em sede de investigao policial no gera cerceamento de defesa ou de acusao.

11.16 DO RECONHECIMENTO DE PESSOAS E COISAS

o ato processual praticado diante da autoridade policial ou judiciria, pelo qual algum verifica e confirma a identidade de uma pessoa ou uma coisa que lhe exibida, com pessoa ou coisa que j viu. Ex.: retrato falado.

Obs.: O reconhecimento de pessoas e coisas, sendo meio de prova, tem valor. Todavia, seu valor no absoluto. Desde que encontre amparo nas demais provas produzidas, deve ser considerado.

11.17 DA PROVA DOCUMENTAL

Documentos so os escritos, instrumentos ou papis, pblicos ou particulares (art. 232 do CPP), a partir dos quais se permite provar um fato.

11.18 DOS INDCIOS E PRESUNES

Indcios so os fatos, devidamente comprovados, que no se relacionam

&

3A&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & diretamente ao fato que se quer provar, mas que, por via do raciocnio lgico, autorizam a concluso acerca de algum aspecto do ilcito penal.

11.19 DA BUSCA E APREENSO

providncia destinada a encontrar e conservar pessoas ou bens que interessem ao processo penal. Nem sempre a diligncia de busca acarreta a apreenso.

11.19.2 MOMENTO

A diligncia de busca pode ser realizada a qualquer momento: a) Antes da instaurao do inqurito policial. b) Durante o inqurito policial. c) No curso do processo.

11.19.3 OBJETO

! Coisas achadas ou obtidas por meio criminoso, ! Instrumentos de falsificao ou contrafeitos, armas, munies, instrumentos utilizados na prtica de crime, objetos necessrios prova de infrao ou defesa do ru etc. Obs.: O rol do art. 240 do CPP taxativo, pois se trata de medida de exceo aos direitos individuais.

11.19.4 ESPCIES

A) BUSCA DOMICILIAR

&

3B&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & Poder ser realizada desde que presentes fundadas razes (art. 240, 1o, do CPP). A realizao da busca ser possvel: BUSCA DOMICILIAR A qualquer hora do dia ou da noite, Durante na hiptese de flagrante delito, para judicial prestar socorro vtima de algum crime ou com o consentimento do morador B) BUSCA PESSOAL o dia, com mandado

Consiste em revistar o corpo de uma pessoa, bem como suas vestes, bolsas, veculos etc. O ato pode ser exercido por mandado judicial, fundada suspeita, ou no caso de flagrncia. Ademais, poder ser realizada quando houver fundada suspeita de que algum oculte consigo arma proibida ou objetos relacionados com infrao penal (art. 240, 2o, do CPP).

Q323850 ( Prova: CESPE - 2013 - Polcia Federal - Escrivo da Polcia Federal / Direito Processual Penal adaptada) Considerando a situao hipottica acima, julgue os prximos itens, com base nos elementos de direito processual. Na execuo regular da diligncia, caso haja suspeita fundada de que a moradora oculte consigo os objetos sobre os quais recaia a busca, poder ser efetuada a busca pessoal, independentemente de ordem judicial.

11.19.5 REQUISITOS DO MANDADO DE BUSCA: ART. 243 DO CPP.

O procedimento que deve ser observado quando da realizao da

&

3C&

!"#$%&'"$()!*$"+&,&-.$*!%&,&/"#+0&1234&,&/"#5%&+0567&)&/0#()&,&& !8(*9%&()&:#%!)$$%&:)50;&,&0";0&4&,&& <*!60&()&0!%+:0560+)5/%&()&0";0&,&:#%<=&05(#)*&#%!60& & diligncia est previsto nos arts. 245 a 248 do CPP.

&

12&

Anda mungkin juga menyukai