Anda di halaman 1dari 3

Carta de Veneza [maio de1964] Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como

o testemunho vivo de suas tradies seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um patrimnio comum e, perante as geraes futuras, se reconhece solidariamente responsvel por preservlas, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade. , portanto, essencial que os princpios que devem presidir conservao e restaurao dos monumentos sejam elaborados em comum e formulados num plano internacional, ainda que caiba a cada nao aplic-los no contexto de sua prpria cultura e de suas tradies. Ao dar uma primeira forma a esses princpios fundamentais, a Carta de Atenas de 1931 contribui para a propagao de um amplo movimento internacional que se traduziu principalmente em documentos nacionais, na atividade de ICOM e da UNESCO e na criao, por esta ltima, do Centro Internacional de Estudos para a Conservao e Restaurao dos Bens Culturais. A sensibilidade e o esprito crtico se dirigem para problemas cada vez mais complexos e diversificados. Agora chegado o momento de reexaminar os princpios da Carta para aprofund-las e dot-las de um alcance maior em um novo documento. Conseqentemente, o Segundo Congresso Internacional de Arquitetos e Tcnicos dos Monumentos Histricos, reunido em Veneza de 25 a 31 de maio de 1964, aprovou o texto seguinte: Definies Artigo 1 - A noo de monumento histrico compreende a criao arquitetnica isolada, bem como o stio urbano ou rural que d testemunho de uma civilizao particular, de uma evoluo significativa ou de um acontecimento histrico. Estende-se no s s grandes criaes mas tambm s obras modestas, que tenham adquirido, com o tempo, uma significao cultural. Artigo 2 - A conservao e a restaurao dos monumentos constituem uma disciplina que reclama a colaborao de todas as cincias e tcnicas que possam contribuir para o estudo e a salvaguarda do patrimnio monumental. Finalidade Artigo 3 - A conservao e a restaurao dos monumentos visam a salvaguardar tanto a obra de arte quanto o testemunho histrico. Conservao Artigo 4 - A conservao dos monumentos exige, antes de tudo, manuteno permanente. Artigo 5 - A conservao dos monumentos sempre favorecida por sua destinao a uma funo til sociedade; tal destinao portanto, desejvel, mas no pode nem deve alterar disposio ou a decorao dos edifcios. somente dentro destes limites que se deve conceber e se pode autorizar as modificaes exigidas pela evoluo dos usos e costumes. Artigo 6 - A conservao de um monumento implica a preservao de um esquema em sua escala. Enquanto subsistir, o esquema tradicional ser conservado, e toda construo nova, toda destruio e toda modificao que poderiam alterar as relaes de volumes e de cores sero proibidas. Artigo 7- O monumento inseparvel da histria de que testemunho e do meio em que se situa. Por isso, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele no pode ser tolerado, exceto quando a salvaguarda do monumento o exigir ou quando o justificarem razes de grande interesse nacional ou internacional.

Artigo 8 - Os elementos de escultura, pintura ou decorao que so parte integrante do monumento no lhes podem ser retirados a no ser que essa medida seja a nica capaz de assegurar sua conservao. Restaurao Artigo 9 - A restaurao uma operao que deve ter carter excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar os valores estticos e histricos do monumento e fundamenta-se no respeito ao material original e aos documentos autnticos. Termina onde comea a hiptese; no plano das reconstituies conjeturais, todo trabalho complementar reconhecido como indispensvel por razes estticas ou tcnicas destacar-se- da composio arquitetnica e dever ostentar a marca do nosso tempo. A restaurao ser sempre precedida e acompanhada de um estudo arqueolgico e histrico do monumento. Artigo 10 - Quando as tcnicas tradicionais se revelarem inadequadas, a consolidao do monumento pode ser assegurada com o emprego de todas as tcnicas modernas de conservao e construo cuja eficcia tenha sido demonstrada por dados cientficos e comprovada pela experincia. Artigo11 - As contribuies vlidas de todas as pocas para a edificao do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo no a finalidade a alcanar no curso de uma restaurao, a exibio de uma etapa subjacente s se justifica em circunstncias excepcionais e quando o que se elimina de pouco interesse e o material que revelado de grande valor histrico, arqueolgico, ou esttico, e seu estado de conservao considerado satisfatrio. O julgamento do valor dos elementos em causa e a deciso quanto ao que pode ser eliminado no podem depender somente do autor do projeto. Artigo 12 - Os elementos destinados a substituir as partes faltantes devem integrar-se harmoniosamente ao conjunto, distinguindo-se, todavia, das partes originais a fim de que a restaurao no falsifique o documento de arte e de histria. Artigo 13 - Os acrscimos s podero ser tolerados na medida em que respeitarem todas as partes interessantes do edifcio, seu esquema tradicional, o equilbrio de sua composio e suas relaes com o meio ambiente. Stios Monumentais

Artigo14 - Os stios monumentais devem ser objeto de cuidados especiais que visem a salvaguardar sua integridade e assegurar seu saneamento, sua manuteno e valorizao. Os trabalhos de conservao e restaurao que neles se efetuarem devem inspirar-se nos princpios enunciados nos artigos precedentes. Escavaes Artigo 15 - Os trabalhos de escavao devem ser executados em conformidade com padres cientficos e com a "Recomendao Definidora dos Princpios Internacionais a serem aplicados em Matria de Escavaes Arqueolgicas", adotada pela UNESCO em 1956. Devem ser asseguradas as manutenes das runas e as medidas necessrias conservao e proteo permanente dos elementos arquitetnicos e dos objetos descobertos. Alm disso, devem ser tomadas todas as iniciativas para facilitar a compreenso do monumento trazido luz sem jamais deturpar seu significado. Todo trabalho de reconstruo dever, portanto, deve ser excludo a priori, admitindo-se apenas a anastilose, ou seja, a recomposio de partes existentes, mas desmembradas. Os elementos de integrao devero ser sempre reconhecveis e reduzir-se ao mnimo necessrio para assegurar as condies de conservao do monumento e restabelecer a continuidade de suas formas.

Documentao e Publicaes Artigo 16 - Os trabalhos de conservao, de restaurao e de escavao sero sempre acompanhadas pela elaborao de uma documentao precisa sob a forma de relatrios analticos e crticos, ilustrados com desenhos e fotografias. Todas as fases dos trabalhos de desobstruo, consolidao recomposio e integrao, bem como os elementos tcnicos e formais identificados ao longo dos trabalhos sero ali consignados. Essa documentao ser depositada nos arquivos de um rgo pblico e posta disposio dos pesquisadores; recomenda-se sua publicao.

Anda mungkin juga menyukai