Anda di halaman 1dari 8

2460

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 cias, consagram uma estrutura de gesto desburocratizada, gil e amplamente representativa da administrao local e da sociedade civil, promovendo-se, tambm por esta via, a parceria entre o Estado, as autarquias e os cidados. Foram ouvidas a Associao Nacional de Municpios Portugueses e a Associao Nacional de Freguesias. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: Artigo 1.
Objecto

PRESIDNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS


Decreto-Lei n. 98/2009
de 28 de Abril

O Centro de Estudos e Formao Autrquica, I. P. (CEFA, I. P.), foi criado pelo Decreto-Lei n. 161/80, de 28 de Maio, com a misso de desenvolver aces no campo na formao do pessoal tcnico e administrativo da administrao local. Aps dois anos em regime de instalao, o Decreto-Lei n. 76/82, de 4 de Maro, conferiu ao CEFA, I. P., uma estrutura organizatria mnima, mas s atravs do Decreto-Lei n. 62/85, de 13 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 192/86, de 17 de Julho, 97/92, de 28 de Maio, e 160/2001, de 18 de Maio, que se estabeleceu o estatuto jurdico do CEFA, I. P. Passadas quase trs dcadas desde a sua criao, o CEFA, I. P., desenvolveu um trabalho a todos os nveis meritrio, contribuindo decisivamente, atravs da formao de quadros e dos estudos que desenvolveu, para o sucesso e o crescendo das competncias que foram cabendo progressivamente aos municpios portugueses. Para o sucesso da administrao local foi determinante a alterao qualitativa do perfil e das capacidades dos funcionrios autrquicos, devendo muitos destes ao CEFA, I. P., a sua formao e especializao. Na sequncia dos trabalhos do Programa para a Reestruturao da Administrao Central do Estado (PRACE) foi decidido, pela Resoluo do Conselho de Ministros n. 39/2006, de 21 de Abril, na subalnea ii) da alnea g) do artigo 11., que o CEFA, mediante nova soluo jurdica envolvendo a Associao Nacional de Municpios Portugueses e a Associao Nacional de Freguesias, deixaria de integrar a administrao central do Estado. Curiosamente, j o Decreto-Lei n. 62/85, de 13 de Maro, que aprovou a Lei Orgnica do CEFA, I. P., referia que era desejvel que uma instituio desta ndole venha a funcionar, semelhana do que acontece na generalidade dos pases europeus, na dependncia exclusiva da Associao Nacional de Municpios Portugueses. Isso mesmo foi consagrado na nova orgnica da Presidncia do Conselho de Ministros, aprovada pelo Decreto-Lei n. 202/2006, de 27 de Outubro, que prev, no n. 2 do artigo 31., a externalizao do CEFA, I. P. O presente decreto-lei vem assim concretizar a extino do CEFA, I. P., e a instituio de uma fundao privada de utilidade pblica, a Fundao para os Estudos e Formao Autrquica Fundao CEFA, adiante designada por Fundao CEFA, que lhe sucede em todos os seus direitos e obrigaes, bem como no exerccio das suas competncias e na prossecuo das suas atribuies de servio pblico, passando a assumir uma natureza jurdica mais consentnea com as caractersticas e o tipo de actividades que prossegue. A Fundao CEFA tem como fins principais contribuir para o aperfeioamento e a modernizao da administrao autrquica, atravs da formao dos seus agentes, da investigao aplicada, da assessoria tcnica e da edio de obras especializadas. Preservando a sua natureza originria, a Fundao CEFA desenvolve a sua actividade em todo o territrio nacional, mantendo a sua sede em Coimbra. A nova Fundao adopta um modelo de governao previsto nos respectivos estatutos agora aprovados, que, seguindo as melhores prticas e as mais modernas tendn-

Pelo presente decreto-lei extinto o Centro de Estudos e Formao Autrquica, I. P., adiante designado por CEFA, I. P. Artigo 2.
Instituio

1 instituda pelo Estado Portugus a Fundao para os Estudos e Formao Autrquica Fundao CEFA, adiante designada abreviadamente por Fundao ou Fundao CEFA, e so aprovados os seus estatutos, publicados em anexo ao presente decreto-lei e que dele fazem parte integrante. 2 No desenvolvimento das actividades relativas prossecuo dos fins e atribuies da Fundao, o Estado portugus coopera com a Associao Nacional de Municpios Portugueses (ANMP) e com a Associao Nacional de Freguesias (ANAFRE). Artigo 3.
Sucesso

A Fundao CEFA sucede ao CEFA, I. P., no conjunto dos seus direitos e obrigaes, bem como na prossecuo dos seus fins e atribuies de servio pblico. Artigo 4.
Natureza, sede e durao

1 A Fundao uma pessoa colectiva de direito privado e utilidade pblica, dotada de personalidade jurdica, com durao indeterminada. 2 A Fundao tem a sua sede em Coimbra. 3 A Fundao rege-se pelo presente decreto-lei, pelos seus estatutos e, em tudo o que neles no esteja regulado, pelo regime jurdico aplicvel s pessoas colectivas de direito privado e utilidade pblica. Artigo 5.
Fins

A Fundao tem como fins contribuir para o aperfeioamento e a modernizao da administrao autrquica, atravs da formao dos seus agentes, da investigao aplicada, da assessoria tcnica e da edio de obras especializadas. Artigo 6.
Patrimnio

1 So transferidos para a Fundao os direitos e obrigaes, bem como a universalidade dos bens mveis e imveis de que seja titular o CEFA, I. P., na data da sua extino.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 2 O patrimnio inicial da Fundao constitudo pelos bens mveis e imveis que constam do inventrio a elaborar nos termos do artigo 7. dos estatutos. 3 O presente decreto-lei constitui ttulo bastante, para todos os efeitos legais, incluindo o registo predial dos bens referidos no nmero anterior, da transmisso, para a Fundao dos direitos e obrigaes sobre bens mveis e imveis do CEFA, I. P. Artigo 7.
Utilidade pblica

2461
Artigo 10.
Tramitao do processo de extino

1 Fundao reconhecida utilidade pblica nos termos e para os efeitos do Decreto-Lei n. 460/77, de 7 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 391/2007, de 13 de Dezembro. 2 Os donativos concedidos Fundao beneficiam do regime de benefcios fiscais que for aplicvel por disposio legal. 3 concedido Fundao o benefcio da iseno do imposto municipal sobre as transmisses onerosas de imveis (IMT), respeitante transmisso do direito de propriedade e de usufruto relativamente aos bens imveis a que se alude no artigo 6., sem dependncia do reconhecimento previsto na alnea a) do n. 7 do artigo 10. do Cdigo do Imposto Municipal sobre as Transmisses Onerosas de Imveis. Artigo 8.
Comparticipao financeira

1 Com a entrada em vigor do presente decreto-lei cabe ao presidente do conselho directivo do CEFA, I. P., assegurar o respectivo processo de extino, bem como o seu normal funcionamento e a prossecuo das suas actividades correntes, at nomeao dos rgos sociais da Fundao. 2 No prazo de cinco dias aps a entrada em vigor do presente decreto-lei, o presidente do conselho directivo do CEFA, I. P., deve apresentar ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local uma proposta com vista a regular as seguintes matrias: a) Identificao das actividades que devem ser asseguradas pelo CEFA, I. P., at concluso do processo de extino; b) Identificao dos critrios de seleco de pessoal necessrio para a execuo das actividades identificadas nos termos da alnea anterior. 3 O despacho emitido na sequncia da proposta referida no nmero anterior determina as orientaes a cumprir nos procedimentos integrados no processo de extino. 4 Em tudo o que no esteja especialmente previsto no presente decreto-lei, quanto ao processo de extino do CEFA, I. P., so subsidiariamente aplicveis os procedimentos previstos no artigo 4. do Decreto-Lei n. 200/2006, de 25 de Outubro, e na Lei n. 53/2006, de 7 de Dezembro, alterada pela Lei n. 11/2008, de 20 de Fevereiro, e pela Lei n. 64-A/2008, de 31 de Dezembro. 5 Concludo o processo de extino, o membro do Governo responsvel pela rea da administrao local aprova atravs de despacho a publicar no Dirio da Repblica a lista nominativa do pessoal que, no tendo obtido colocao em outro servio ou entidade nos termos legalmente previstos, colocado em situao de mobilidade especial, a qual produz efeitos data da concluso do processo de extino. Artigo 11.
Norma revogatria

1 As verbas inscritas no Oramento do Estado para 2009 para o CEFA, I. P., so transferidas para a Fundao. 2 A partir do ano de 2010, so inscritas no Oramento do Estado verbas destinadas a assegurar a comparticipao financeira do Estado, como contrapartida das actividades e atribuies de servio pblico prosseguidas pela Fundao. Artigo 9.
Procedimentos relativos ao pessoal

1 Aos trabalhadores do CEFA, I. P., abrangidos pelo n. 3 do artigo 88. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, alterada pela Lei n. 64-A/2008, de 31 de Dezembro, aplicvel o regime contido no n. 1 do artigo 7. da Lei n. 59/2008, de 11 de Setembro. 2 Os trabalhadores do quadro do CEFA, I. P., com relao jurdica de emprego pblico por tempo indeterminado, podem ser integrados no mapa do quadro de pessoal da Fundao, em regime de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, sem sujeio a perodo experimental, mediante outorga de acordo escrito entre o conselho de administrao da Fundao e o trabalhador interessado. 3 A produo de efeitos do acordo escrito a que se refere o nmero anterior determina a exonerao do trabalhador. 4 Os trabalhadores referidos no n. 2 podem, ainda, exercer funes na Fundao CEFA por acordo de cedncia de interesse pblico, nos termos previstos no artigo 58. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro. 5 Nos procedimentos de recrutamento de pessoal , preferencialmente, admitido a trabalhar na Fundao o pessoal com vnculo de emprego pblico constitudo no CEFA.

1 revogado o Decreto-Lei n. 62/85, de 13 de Maro, alterado pelos Decretos-Leis n.os 192/86, de 17 de Julho, 97/92, de 28 de Maio, e 160/2001, de 18 de Maio. 2 At entrada em vigor de novos regulamentos da Fundao, mantm-se em vigor os regulamentos aprovados ao abrigo do disposto no decreto-lei referido no nmero anterior, e demais legislao aplicvel. Artigo 12.
Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor 30 dias aps a data da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 5 de Fevereiro de 2009. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Carlos Manuel Costa Pina Alberto Bernardes Costa Jos Antnio Fonseca Vieira da Silva. Promulgado em 14 de Abril de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 16 de Abril de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

2462
ANEXO Estatutos da Fundao CEFA (a que se refere o n. 1 do artigo 2.)

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 Artigo 4.


Relaes de colaborao

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1.


Natureza e durao

A Fundao pode estabelecer relaes de colaborao com instituies suas congneres, podendo filiar-se em organizaes nacionais e internacionais, celebrar protocolos de parceria e intercmbio com instituies homlogas da Unio Europeia, do Conselho da Europa, dos pases e regies da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, dos pases de acolhimento das comunidades portuguesas no estrangeiro e da Comunidade Ibero-Americana. CAPTULO II Regime patrimonial e financeiro Artigo 5.
Patrimnio

A Fundao para os Estudos e Formao Autrquica Fundao CEFA, adiante designada abreviadamente por Fundao, uma pessoa colectiva de direito privado de utilidade pblica, de natureza fundacional, constituda por tempo indeterminado, que se rege pelo decreto-lei que a instituiu, pelos presentes estatutos e, subsidiariamente, pela legislao aplicvel s pessoas colectivas de direito privado e utilidade pblica. Artigo 2.
Sede e mbito territorial

A Fundao tem a sua sede em Coimbra e exerce a sua actividade em todo o territrio nacional. Artigo 3.
Fins e actividades

1 A Fundao instituda pelo Estado com um patrimnio inicial constitudo pelo conjunto dos direitos e obrigaes e pela universalidade dos bens mveis e imveis que foram afectos criao e funcionamento do Centro de Estudos e Formao Autrquica, I. P., at data da sua extino. 2 Integram, ainda, o patrimnio da Fundao: a) Os bens de qualquer tipo que venha a adquirir, a ttulo oneroso ou gratuito, para a prossecuo dos seus fins; b) Quaisquer heranas, legados ou doaes de entidades pblicas ou privadas, portuguesas ou estrangeiras, dependendo a aceitao da compatibilizao da condio e do encargo com os fins da Fundao. 3 O patrimnio da Fundao encontra-se exclusivamente afecto realizao dos seus fins, podendo ser alienado, cedido ou onerado nos termos dos presentes estatutos e da lei. 4 Os bens da Fundao podem ser adquiridos por qualquer dos modos previstos na lei civil, incluindo empreitadas e fornecimentos, e ainda por fora de actos de cesso definitiva, desafectao, reverso, expropriao ou outros praticados a seu favor nos termos da lei. Artigo 6.
Receitas

1 A Fundao tem como fins principais: a) Contribuir para a modernizao da administrao local atravs das aces de informao e de formao, da investigao, da assessoria tcnica e da edio de obras especializadas; b) A realizao de estudos e trabalhos de investigao acadmica relativos, designadamente, s matrias da cincia poltica, do direito constitucional, do direito administrativo, do direito fiscal, das finanas locais, dos regimes jurdicos das taxas municipais e do sector empresarial local; c) A organizao, realizao, difuso e prossecuo de actividades de formao e de aperfeioamento, bem como estgios, destinados aos trabalhadores, funcionrios e candidatos a funcionrios da administrao local. 2 A Fundao desenvolve as actividades necessrias prossecuo dos seus fins, designadamente: a) Realizar ou promover cursos, atelis de formao e actividades de investigao e de pesquisa no domnio da administrao local; b) Realizar conferncias, colquios, debates ou seminrios que contribuam para a realizao dos fins da Fundao; c) Editar e publicar, sob qualquer forma, obras relacionadas com a administrao local, portuguesa e internacional; d) Promover o intercmbio com instituies congneres nacionais ou estrangeiras no domnio das suas actividades; e) Gerir as actividades que tenham lugar na sede da Fundao; f) Exercer quaisquer outras actividades que se ajustem aos fins da Fundao.

So receitas da Fundao: a) Os proveitos resultantes das actividades que desenvolve e dos servios que presta; b) Os rendimentos dos bens prprios ou dos quais tenha a administrao, assim como o produto de aplicaes financeiras; c) O produto da alienao de bens prprios e da constituio de direitos sobre os mesmos; d) As receitas provenientes da venda de obras intelectuais que sejam criaes do domnio literrio e artstico, qualquer que seja o gnero, forma de expresso ou suporte que assumam; e) As transferncias do Estado que sejam inscritas para o efeito no Oramento do Estado; f) As comparticipaes financeiras dos municpios, freguesias e das respectivas associaes; g) As receitas ou contrapartidas financeiras que lhe caibam por fora da lei ou de contrato e por subsdios

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 de entidades pblicas, privadas ou de economia social, atribudos a ttulo permanente ou eventual. Artigo 7.
Inventrio

2463
Artigo 11.
Plano de desenvolvimento estratgico

1 Os bens do patrimnio da Fundao referidos no n. 1 do artigo 5. so registados em inventrio reportado data da extino do Centro de Estudos e Formao Autrquica, I. P., e aprovado por portaria do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, os bens constantes do patrimnio da Fundao so registados em inventrio anual, reportado a 31 de Dezembro de cada ano, nele se discriminando a natureza jurdica do ttulo de afectao definitiva ou temporria. Artigo 8.
Gesto patrimonial e financeira

1 A Fundao deve apresentar ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, para efeito de homologao, o seu plano trienal de actividades e a respectiva estimativa de oramento. 2 Os princpios orientadores do plano de desenvolvimento estratgico e a respectiva programao financeira constituem a carta de misso da Fundao para o trinio a que respeitam. Artigo 12.
Plano de actividades e oramentos

Os planos de actividade e oramentos anuais, de explorao e de investimento, cumpridas as formalidades internas exigidas pelos estatutos, so apresentados, at 15 de Dezembro, ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, para efeito de homologao. Artigo 13.
Relatrio e contas

1 A Fundao goza de autonomia financeira. 2 Na prossecuo dos seus fins e no respeito pelos estatutos e pela lei, a Fundao pode: a) Adquirir, alienar ou onerar, a qualquer ttulo, bens mveis e imveis; b) Aceitar doaes, heranas ou legados, ressalvado o disposto na alnea b) do n. 2 do artigo 5.; c) Contratar emprstimos e conceder garantias no quadro da optimizao da valorizao do seu patrimnio e da concretizao dos seus fins; d) Constituir ou participar no capital de sociedades comerciais ou de outras pessoas colectivas, sempre que tal se mostre de interesse para a prossecuo dos seus fins; e) Realizar investimentos em Portugal ou no estrangeiro, bem como dispor de fundos em bancos legalmente autorizados a exercer a sua actividade em Portugal. 3 Os investimentos da Fundao devem respeitar o critrio da optimizao da gesto do seu patrimnio e visar, gradualmente e na medida do possvel, a independncia financeira da Fundao em relao ao Oramento do Estado. 4 A Fundao promove todas as actividades que contribuam para a rentabilizao do patrimnio de que titular. Artigo 9.
Princpios de gesto financeira

1 Os instrumentos de prestao de contas a elaborar anualmente, com referncia a 31 de Dezembro, so, designadamente, os seguintes: a) Relatrio de gesto do conselho de administrao; b) Balano e demonstrao de resultados e respectivos anexos; c) Demonstrao de fluxos de caixa; d) Relatrio sobre a execuo anual do plano plurianual de actividades; e) Relao dos emprstimos contrados a mdio e longo prazos. 2 Os documentos referidos no nmero anterior so objecto de apreciao e parecer do conselho fiscal, at 30 de Abril, devendo a sua apreciao e aprovao pelo conselho geral ter lugar at 15 de Maio, tendo em vista o seu envio ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, para efeito de homologao, at 31 de Maio. CAPTULO III Organizao e funcionamento
SECO I Disposies gerais

A organizao contabilstica estabelecida em conformidade com o Plano Oficial de Contabilidade, com as adaptaes que se revelem necessrias, devendo permitir a fiscalizao permanente, bem como a verificao da relao existente entre os valores patrimoniais e financeiros e os correspondentes elementos contabilsticos. Artigo 10.
Fundos de reserva

Artigo 14.
rgos

So rgos da Fundao: a) Conselho geral; b) Conselho de administrao; c) Presidente da Fundao; d) Conselho fiscal. Artigo 15.
Mandato

O conselho geral da Fundao pode, sob proposta do conselho de administrao e ouvido o conselho fiscal, aprovar a constituio dos fundos de reserva que se revelem necessrios.

1 Podem ser designados como membros dos rgos da Fundao personalidades de comprovada idoneidade.

2464
2 O mandato dos membros dos rgos da Fundao de trs anos, com possibilidade de renovao, continuando no exerccio das suas funes at efectiva substituio. 3 Os membros dos rgos designados por entidades que representam podem ser, por estas, substitudos a todo o tempo e, neste caso, os respectivos substitutos mantm-se em funes at data em que cessem o impedimento ou o mandato dos substitudos. Artigo 16.
Deliberaes e funcionamento

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 Artigo 20.


Garantias profissionais

Nenhum trabalhador pode ser lesado nos seus direitos profissionais em consequncia do desempenho de cargos nos rgos da Fundao.
SECO II rgos
SUBSECO I

1 Os rgos da Fundao deliberam, validamente, quando esteja presente a maioria dos respectivos membros em efectividade de funes. 2 As deliberaes dos rgos da Fundao so tomadas por maioria simples dos votos, tendo o presidente, ou quem o substitua, voto de qualidade em caso de empate. 3 De todas as reunies lavrada acta em suporte informtico, de onde constam as deliberaes aprovadas, assinadas pelos membros presentes. 4 Todos os rgos da Fundao devem aprovar o seu regimento de funcionamento nas primeiras reunies de cada mandato. Artigo 17.
Convocao dos rgos

Conselho geral

Artigo 21.
Composio e nomeao do conselho geral

1 O conselho geral composto por 19 membros. 2 O presidente do conselho geral escolhido atravs de cooptao entre os membros vogais. 3 Os vogais do conselho geral so nomeados mediante resoluo do Conselho de Ministros, e so designados do seguinte modo: a) Sete vogais em representao dos municpios, indicados pela Associao Nacional de Municpios Portugueses (ANMP); b) Trs vogais em representao das freguesias, indicados pela Associao Nacional de Freguesias (ANAFRE); c) Trs vogais em representao do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local; d) Dois vogais em representao das associaes sindicais dos trabalhadores da administrao local; e) Quatro vogais em representao de instituies ligadas cincia e tecnologia, ao ensino superior, formao na Administrao Pblica e cooperao internacional. Artigo 22.
Competncia do conselho geral

1 Os rgos da Fundao s podem funcionar validamente se todos os seus membros estiverem convocados. 2 A convocao de qualquer reunio, ordinria ou extraordinria, deve ser feita sob a forma e nos prazos que se estabelecerem no regimento do rgo respectivo. 3 Os rgos da Fundao s podem deliberar sobre matrias no includas na agenda caso se encontrem presentes todos os seus membros. Artigo 18.
Responsabilidade

Compete ao conselho geral: a) Aprovar o seu regimento interno; b) Aprovar, sob proposta do conselho de administrao, as linhas gerais de funcionamento da Fundao; c) Discutir e aprovar os planos de actividades e os oramentos, anuais e plurianuais, apresentados pelo conselho de administrao, acompanhado pelo parecer do conselho fiscal; d) Discutir e aprovar o relatrio e contas anuais apresentados pelo conselho de administrao, acompanhados pelo parecer do conselho fiscal; e) Aprovar, sob proposta do conselho de administrao, a contratao de emprstimos, a constituio ou participao em sociedades comerciais ou em outras pessoas colectivas, ou a aquisio, alienao ou onerao de bens imveis da Fundao; f) Aprovar, sob proposta do conselho de administrao e mediante parecer prvio do conselho fiscal, a constituio de fundos de reserva; g) Aprovar, sob proposta do conselho de administrao, o valor dos abonos e ou subsdios a auferir pelos membros dos rgos da Fundao; h) Aprovar os acordos de cooperao a celebrar entre a Fundao e entidades nacionais ou estrangeiras;

Os membros dos rgos de gesto da Fundao so penal, civil e financeiramente responsveis pelos actos e omisses praticados durante a sua gesto, nos termos da lei. Artigo 19.
Impedimentos

1 O membro de qualquer dos rgos da Fundao deve declarar-se impedido de tomar parte em deliberaes quando nelas tenha interesse, por si, como representante ou como gestor de negcios de outra pessoa ou ainda quando tal suceda em relao ao seu cnjuge, parente ou afim em linha recta ou at ao 2. grau da linha colateral ou em relao a com pessoa com quem viva em unio de facto ou economia comum. 2 Os membros dos rgos da Fundao no podem celebrar, durante o exerccio dos respectivos mandatos, quaisquer contratos de trabalho ou de prestao de servios com a Fundao ou com empresas por esta detidas que devam vigorar aps a cessao das suas funes, salvo mediante autorizao expressa do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 i) Solicitar ao conselho de administrao as informaes que julgar convenientes; j) Pronunciar-se sobre quaisquer assuntos que o conselho de administrao submeta sua considerao; l) Aprovar, sob proposta do conselho de administrao, cdigos de tica e regras de conduta da Fundao; m) Desempenhar as demais competncias que lhe sejam cometidas pelos estatutos ou por lei. Artigo 23.
Funcionamento

2465
funcionamento da Fundao e assegurando a sua execuo, no quadro legal e estatutrio; b) Criar, transformar ou extinguir servios ou estabelecimentos da Fundao, regulamentar a sua organizao interna e funcionamento; c) Fixar o quadro de pessoal, contratar ou dispensar trabalhadores e fixar a sua remunerao; d) Aprovar os regulamentos internos necessrios ao bom funcionamento da Fundao; e) Preparar e submeter aprovao do conselho geral e homologao do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, ouvido o conselho fiscal, o plano trienal de actividades e a respectiva estimativa de oramento, bem como os planos de actividades e os oramentos anuais, e assegurar a respectiva execuo; f) Preparar e submeter aprovao do conselho geral e homologao do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, ouvido o conselho fiscal, o relatrio e as contas anuais; g) Acompanhar e avaliar sistematicamente a actividade desenvolvida e o desempenho dos servios, aferindo os resultados atingidos em funo dos meios colocados sua disposio; h) Submeter aprovao do conselho geral e do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, acompanhado de parecer do conselho fiscal, as propostas de aquisio, alienao ou onerao de patrimnio imobilirio da Fundao; i) Deliberar, nos termos da lei, sobre a realizao de obras e a adjudicao das respectivas empreitadas e sobre a aquisio de bens e servios; j) Deliberar, precedendo aprovao do conselho geral e parecer do conselho fiscal, sobre a contratao de emprstimos e a constituio ou participao no capital de sociedades comerciais ou de outras pessoas colectivas, sempre que tal se mostre de interesse para a prossecuo dos seus fins; l) Estabelecer as condies de prestao de servios e fixar os preos a cobrar. Artigo 27.
Estatuto profissional

1 O conselho geral rene, em sesso ordinria, quatro vezes por ano, para discutir e aprovar os planos e oramentos, anuais e plurianuais, bem como os relatrios e contas anuais apresentados pelo conselho de administrao, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu presidente, ou por proposta de, pelo menos, trs dos seus membros designados. 2 Por iniciativa do presidente ou por solicitao do conselho, podem ser convidados a participar nas reunies, sem direito de voto, os membros do conselho de administrao e o presidente do conselho fiscal. 3 O presidente do conselho pode ainda chamar a participar nas reunies do conselho geral, quadros superiores da Fundao ou peritos externos, com especial competncia nas matrias agendadas. Artigo 24.
Abonos

O exerccio de cargos no conselho geral no confere direito a qualquer remunerao ou atribuio patrimonial, com excepo dos abonos e compensaes que venham a ser fixados pelo mesmo rgo nos termos destes estatutos, a ttulo de ajudas de custo, abonos de viagem ou despesas de transporte justificadas pela necessidade de participao nas reunies.
SUBSECO II

Conselho de administrao

Artigo 25.
Composio e nomeao do conselho de administrao

1 O conselho de administrao composto pelo seu presidente, por dois vogais executivos e por dois vogais no executivos. 2 Os membros do conselho de administrao so nomeados mediante resoluo do Conselho de Ministros, sendo designados do seguinte modo: a) O presidente, sob proposta da ANMP; b) Um vogal executivo e um vogal no executivo, em representao do membro do Governo responsvel pela rea da administrao local; c) Um vogal executivo em representao das freguesias, indicado pela ANAFRE; d) Um vogal no executivo, em representao dos municpios, indicado pela ANMP. Artigo 26.
Competncia do conselho de administrao

1 A remunerao dos membros do conselho de administrao fixada pelo conselho geral tendo como limite a remunerao e outras atribuies patrimoniais do presidente e do vereador da cmara municipal de concelho com 40 000 ou mais eleitores, no caso do presidente e dos vogais da Fundao, respectivamente. 2 O exerccio de funes de membro do conselho de administrao tem lugar em regime de exclusividade, sem prejuzo do disposto no nmero seguinte. 3 So cumulveis com o exerccio de funes no conselho de administrao: a) As actividades exercidas por inerncia; b) O exerccio de funes em rgos deliberativos dos municpios e freguesias, sendo-lhe aplicvel o regime de incompatibilidades dos eleitos locais; c) A participao em conselhos consultivos, comisses de fiscalizao ou outros organismos colegiais, quando previstos na lei ou quando resulte de deciso do Governo; d) As actividades de docncia em estabelecimentos de ensino superior pblico ou de interesse pblico mediante autorizao do conselho geral;

Compete ao conselho de administrao: a) Exercer a gesto financeira, patrimonial e dos recursos humanos da Fundao, definindo as normas de

2466
e) A actividade de criao artstica e literria, bem como quaisquer outras de que resulte a percepo de remuneraes provenientes de direitos de autor; f) A realizao de conferncias, palestras, aces de formao de curta durao e outras actividades de idntica natureza. Artigo 28.
Demisso e renncia

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 2 Compete ao presidente da Fundao: a) Representar a Fundao em juzo ou fora dele; b) Convocar o conselho de administrao, presidir s suas sesses, dirigir os respectivos trabalhos e promover a execuo das suas deliberaes; c) Superintender a administrao da Fundao, orientando a direco dos seus servios; d) Aprovar e autorizar as propostas de iniciativas, servios ou realizaes de mbito geral e que, de algum modo, comprometam a Fundao no seu todo, podendo praticar em nome do conselho de administrao quaisquer actos que caream de despacho urgente, ficando os mesmos sujeitos a ratificao por este rgo, na primeira reunio realizada aps a sua prtica, sob pena de anulabilidade; e) Autorizar, directamente, a realizao de despesas que se enquadrem no mbito das suas competncias, no respeito pelos limites fixados em regulamento interno; f) Garantir a observncia dos estatutos e dos regulamentos aplicveis; g) Exercer outras competncias previstas nos estatutos e na lei. 3 O presidente pode delegar as suas competncias em outros membros do conselho de administrao, sendo substitudo nas suas faltas e impedimentos pelo vogal que para tanto expressamente designar.
SUBSECO IV

1 Os membros do conselho de administrao podem ser demitidos pelo conselho geral quando lhes seja imputvel uma das seguintes situaes: a) A avaliao do seu desempenho seja negativa, designadamente por incumprimento dos objectivos definidos nos planos de desenvolvimento estratgico e de actividades da Fundao, desde que tal possibilidade esteja contemplada na resoluo de nomeao; b) A violao grave, por aco ou omisso, da lei ou dos estatutos da Fundao; c) A violao do disposto no artigo 19. dos presentes estatutos; d) A violao do dever de sigilo profissional. 2 A demisso com base nos fundamentos do nmero anterior requer a audincia prvia e tem de ser fundamentada. 3 A demisso com base nos fundamentos do n. 1 implica a cessao do mandato, no havendo nesse caso lugar a qualquer subveno ou compensao pela cessao de funes. 4 Os membros do conselho de administrao podem renunciar ao mandato por motivo justificado, que comunicam ao membro do Governo responsvel pela rea da administrao local, no havendo nesse caso lugar a qualquer subveno ou compensao pela cessao de funes. Artigo 29.
Reunies do conselho de administrao

Conselho fiscal

Artigo 32.
Composio e nomeao do conselho fiscal

O conselho fiscal composto por trs membros efectivos e um suplente, sendo designados do seguinte modo: a) Um membro efectivo designado por despacho conjunto dos membros do Governo responsveis pelas reas da administrao local e das finanas, que preside; b) Dois membros efectivos designados pelo conselho geral, sendo um deles eleito de entre os seus membros, e o outro um revisor oficial de contas ou uma sociedade de revisores oficiais de contas; c) Um suplente designado pelo conselho geral, sendo revisor oficial de contas ou uma sociedade de revisores oficiais de contas. Artigo 33.
Competncia do conselho fiscal

O conselho de administrao rene ordinariamente com periodicidade quinzenal e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente da Fundao ou por solicitao de quatro dos seus membros. Artigo 30.
Vinculao da Fundao

1 A Fundao obriga-se pela assinatura conjunta de dois membros do conselho de administrao, sendo um deles o presidente. 2 O conselho de administrao pode, em casos devidamente justificados, constituir mandatrios, atribuindo-lhes competncia para actos especficos previamente aprovados pelo conselho de administrao, podendo, nesse caso, a Fundao ficar obrigada pela sua assinatura.
SUBSECO III

1 Compete ao conselho fiscal: a) Verificar se a administrao da Fundao exercida de acordo com a lei e os estatutos; b) Emitir parecer sobre as propostas de planos de actividades e de oramentos anuais e plurianuais, bem como sobre os relatrios e contas anuais, apresentados pelo conselho de administrao; c) Emitir parecer sobre a constituio de fundos de reserva; d) Verificar a regularidade dos livros e registos contabilsticos, bem como da respectiva documentao de suporte; e) Verificar, sempre que o julgue conveniente e pela forma que repute adequada, a existncia dos bens ou valores integrados no patrimnio da Fundao;

Presidente da Fundao

Artigo 31.
Presidente da Fundao

1 O presidente do conselho de administrao , por inerncia, o presidente da Fundao.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 82 28 de Abril de 2009 f) Aceder livremente a todos os servios e documentos da Fundao, requisitando, para o efeito, a comparncia dos respectivos responsveis; g) Obter de terceiros que tenham realizado operaes por conta da Fundao, as informaes convenientes para o respectivo esclarecimento; h) Emitir recomendaes sobre a qualidade do sistema de auditoria interna e propor a eventual realizao de auditorias externas; i) Emitir parecer sobre as propostas do conselho de administrao relativas aquisio, alienao ou onerao de imveis, contratao de emprstimos, ou sobre a constituio ou participao no capital de sociedades comerciais ou de outras pessoas colectivas; j) Solicitar ao conselho de administrao os elementos que considere necessrios ao cumprimento das suas atribuies, bem como propor-lhe a realizao de reunies extraordinrias para apreciao conjunta dos assuntos cuja natureza o justifique; l) Elaborar o relatrio anual da sua aco de fiscalizao; m) Elaborar e enviar ao presidente da Fundao, com periodicidade trimestral, o relatrio sucinto da sua actividade. 2 O revisor oficial de contas, sem prejuzo das funes dos demais membros do conselho fiscal, tem o dever de efectuar a reviso e a certificao das contas da Fundao, nos termos previstos na lei. 3 Aplica-se aos membros do conselho fiscal, com as necessrias adaptaes, o regime de incompatibilidades estabelecido no Cdigo das Sociedades Comerciais para os membros do conselho fiscal das sociedades annimas. Artigo 34.
Reunies do conselho fiscal

2467
o, nos quais se estabelece a estrutura e organizao dos diversos servios, bem como as respectivas competncias, funcionamento e dotao do pessoal.
SECO IV Pessoal

Artigo 37.
Regime aplicvel ao pessoal

Ao pessoal da Fundao aplica-se o regime do contrato individual de trabalho. Artigo 38.


Segurana social

1 Os trabalhadores da Fundao so obrigatoriamente abrangidos pelo regime geral de segurana social, nos termos da legislao respectiva. 2 O disposto no nmero anterior no prejudica o direito dos trabalhadores que exeram funes em regime de mobilidade ou outro legalmente aplicvel de optarem pelo regime de proteco social da entidade empregadora de origem. 3 A Fundao pode promover o estabelecimento de sistemas complementares de proteco social. CAPTULO VI Alteraes estaturias Artigo 39.
Alterao estatutria e extino

O conselho fiscal rene-se, ordinariamente, uma vez por ms e, extraordinariamente, sempre que o presidente o julgue necessrio, por sua iniciativa ou a requerimento de qualquer dos membros. Artigo 35.
Regime remuneratrio

1 A alterao dos estatutos da Fundao, bem como a sua transformao ou extino so aprovados por decreto-lei, ouvidos os rgos estatutrios da Fundao. 2 O diploma que declare a extino da Fundao fixa o destino dos respectivos bens. Centro Jurdico Declarao de Rectificao n. 26/2009 Ao abrigo da alnea h) do n. 1 do artigo 4. do Decreto-Lei n. 162/2007, de 3 de Maio, declara-se que o Decreto-Lei n. 52/2009, publicado no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 42, de 2 de Maro de 2009, saiu com a seguinte inexactido, que, mediante declarao da entidade emitente, assim se rectifica: No artigo 2., onde se l: So aditados os artigos 16.-A e 22.-A ao Decreto-Lei n. 289/2000, de 14 de Novembro, com a seguinte redaco: deve ler-se: So aditados os artigos 16.-A e 22.-A ao Regulamento da Lei do Servio Militar, aprovado pelo Decreto-Lei n. 289/2000, de 14 de Novembro, com a seguinte redaco: Centro Jurdico, 23 de Abril de 2009. A Directora, Susana de Meneses Brasil de Brito.

1 O membro efectivo do conselho fiscal que seja revisor oficial de contas aufere a remunerao estabelecida por contrato, de acordo com os limites estabelecidos pela tabela oficial em vigor. 2 O presidente e os restantes membros efectivos do conselho fiscal auferem uma gratificao mensal pelo exerccio dos respectivos cargos, e tm direito ao reembolso ou antecipao das importncias respeitantes a despesas de deslocao, justificadas pela necessidade da sua participao em sesses, bem como, se for o caso, a compensao pecuniria no inferior perda efectiva de retribuio motivada pelo exerccio do cargo.
SECO III Servios

Artigo 36.
Estrutura orgnica

A organizao interna da Fundao rege-se por regulamentos prprios, aprovados pelo conselho de administra-

Anda mungkin juga menyukai