Anda di halaman 1dari 11

O AO NA ENGENHARIA CIVIL

Lusa Dotto, Pietro Degrazia e Thiarles Prill.

INTRODUO
!! Desde o sculo XVIII, quando se iniciou a utilizao de estruturas

metlicas na construo civil at os dias atuais, o ao tem possibilitado engenheiros e construtores solues arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Das primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 - aos ultramodernos edifcios, a arquitetura em ao sempre esteve associada ideia de modernidade, inovao e vanguarda.

Ironbridge, Inglaterra.

VANTAGENS DO USO DO AO
!! Liberdade no projeto de arquitetura; !! Maior rea til; !! Flexibilidade; !! Compatibilidade com outros materiais; !! Menor prazo de execuo; !! Racionalizao de materiais e mo-de-obra; !! Alvio de carga nas fundaes; !! Garantina de qualidade; !! Antecipao do ganho; !! Organizao do canteiro de obras; !! Reciclabilidade e preservao do meio ambiente; !! Preciso construtitva

A ESTRUTURA DO AO
!! O ao, como os demais metais, se solidifica pela formao de cristais,

que vo crescendo a diferentes direes, formando os denominados eixos de cristalizao. A partir de um eixo principal, crescem eixos secundrios, que por sua vez se desdobram em novos eixos e assim por diante at que toda a massa do metal se torne slida.
!! O conjunto formado pelo eixo principal e secundrios de um cristal

denominado dendrita.

Dentrita.

!! O ao apresenta em sua constituio carbono e elementos de liga. Estes

elementos vo formar junto com o ferro uma soluo e, de acordo com a temperatura e a quantidade de carbono presente, haver a presena de um determinado tipo de reticulado.
!! Ele constitudo de um agregado cristalino, cujos cristais (gros) se

encontram justapostos. As propriedades dos aos dependem muito de sua estrutura cristalina, ou seja, de sua composio qumica, do tamanho dos gros, de sua uniformidade.

FORMAO DO AO

!! https://www.youtube.com/watch?v=fIUf0Bx7y7A !! CLIQUE NO LINK ACIMA.

TRATAMENTO DO AO
!! Tratamentos trmicos so o conjunto de operaes de aquecimento e

resfriamento a que so submetidos os aos, sob condies controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento. O tratamento trmico bastante utilizado em aos de alto teor de carbono ou com elementos de liga.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DO TRATAMENTO


!! Aumentar ou diminuir a dureza; !! Aumentar a resistncia mecnica; !! Melhorar a resistncia ao desgaste, corroso, ao calor; !! Modificar propriedades eltricas e magnticas; !! Remover tenses internas, provenientes do resfriamento desigual; !! Melhorar a ductibilidade, a trabalhabilidade e as propriedades de corte;

REQUISITOS APLICAO ESTRUTURAL


!! Elevada tenso de escoamento para previnir deformao plstica; !! Elevada tenacidade para previnir fraturas; !! Boa soldabilidade para no ocorrer mudanas quando soldadas na junta !! Boa formabilidade para o material poder receber trabalho mecnico; !! Custo reduzido

APLICAO ESTRUTURAL DO AO
!! Aos patinveis ou aclinveis

So formados a partir de ligas metlicas com cobre, fsforo, cromo, silcio, nquel, mangans, vandio, nibio, molibdnio, entre outros, em combinaes especficas, conforme a siderrgica produtora. Esses aos, quando expostos atmosfera, iniciam a formao de uma camada de xido compacta e aderente a ptina que funciona como barreira de proteo contra a corroso.

PUC-RS

Movimento imigrante nordestino

AO INOXIDVEL
!! Na maioria das aplicaes em arquitetura, a aparncia, o prestgio e a

qualidade esttica so caractersticas combinadas com as conhecidas consideraes funcionais proporcionadas pelo material: alta resistncia corroso, impacto, abraso e durabilidade. Os aos inoxidveis so ligas de ferro com a caracterstica de possurem teores de Cr (cromo) acima de 12%. Este tipo de ao de grande interesse de aplicao em determinados ambientes ou situaes, devido sua capacidade de resistir corroso aliada a algumas propriedades mecnicas. Como nos aos patinveis, a caracterstica de alta resistncia corroso obtida pela formao de um filme superficial, produto da reao do cromo com o oxignio da atmosfera: cada vez que este filme rompido por qualquer motivo (riscos, por exemplo), imediatamente ele se recompe, desde que haja oxignio disponvel para a formao do xido protetor.

Anda mungkin juga menyukai