Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CINCIAS JURDICAS DCIJUR

Curso de Direito

KAMILLA OLIVEIRA LIMA DA ROCHA LAILA CAROLINA SEQUEIRA LAGO

CONSIDERAES TERMINOLGICAS ACERCA DA SOBERANIA: CONCEITOS, CARACTERSTICAS E FONTES DO PODER SOBERANO

Ilhus, BA Abril/2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC DEPARTAMENTO DE CINCIAS JURDICAS DCIJUR


Curso de Direito

KAMILLA OLIVEIRA LIMA DA ROCHA LAILA CAROLINA SEQUEIRA LAGO

CONSIDERAES TERMINOLGICAS ACERCA DA SOBERANIA: CONCEITOS, CARACTERSTICAS E FONTES DO PODER SOBERANO

Artigo apresentado como parte da avaliao da disciplina Direito Constitucional I, ministrada pelo Professor Carlos Valder do Nascimento, referente ao II Crdito do Curso de Direito III Semestre.

Ilhus, BA Abril/2013

CONSIDERAES TERMINOLGICAS ACERCA DA SOBERANIA: CONCEITOS, CARACTERSTICAS E FONTES DO PODER SOBERANO

Kamilla Oliveira Lima da Rocha Graduanda - Bacharelado em Direito - Universidade Estadual de Santa Cruz kamilla.8.lima@hotmail.com Laila Carolina Sequeira Lago Graduanda - Bacharelado em Direito - Universidade Estadual de Santa Cruz lcsl_laila@hotmail.com

RESUMO: Este artigo tem por objetivo proporcionar aos acadmicos em Direito e em cincias sociais em geral, um estudo detalhado acerca do conceito de soberania. Para tanto, atravs de uma pesquisa bibliogrfica objetiva, buscou-se fazer uma anlise do conceito de soberania, observando o seu trajeto histrico; suas caractersticas principais e suas fontes justificativas de poder, se atentando s que mais se sobressaem no presente estudo, e tomando como base as concepes de importantes doutrinadores para no fim considerar a relevncia do conceito de soberania para o entendimento das relaes de poder do mundo atual. PALAVRAS-CHAVE: Soberania, espcies de soberania, caractersticas da soberania, poltica.

1. INTRODUO Conceituao e desenvolvimento histrico A compreenso do instituto de soberania imprescindvel ao entendimento das relaes de poder e formao do Estado. Ao procurar conceituar a soberania, encontram-se distintas acepes sobre o seu contedo. Entre os autores, h quem considere a soberania como um poder do Estado e quem a considere como qualidade do poder do Estado, como ressalva Dalmo Dallari. Para Sahid Maluf, a soberania elemento constitutivo do Estado, parte fundamental deste, pois, no h Estado perfeito sem soberania. Contesta Paulo Bonavides, que afirma que a soberania no um dado essencial do Estado, e que um Estado pode ou no ser soberano. Hans Kelsen a percebe como a expresso da unicidade do sistema jurdico do Direito; j Miguel Reale, dotado de uma concepo poltica, observa que a soberania no o poder, mas sim, uma forma histrica de poder. Descreve a soberania como:
[...] a fora ou o sistema de foras que decide do destino dos povos, que d nascimento ao Estado Moderno e preside ao seu desenvolvimento, quanto expresso jurdica dessa fora no Estado constitudo

segundo os imperativos ticos, econmicos religiosos etc., da comunidade nacional, mas no nenhum desses elementos separadamente: a soberania sempre scio-jurdico-poltica, ou no soberania. (REALE, Miguel. Teoria do Estado e do Direito)

A concepo do termo soberania surge a partir do Estado Moderno, se afirmando como sua caracterstica fundamental. A ideia de que possa ter existido algum fundamento de soberania anterior ao Estado Moderno amplamente discutida pelos doutrinadores; Sahid Maluf encontra na civilizao romana uma noo de poder soberano (suprema potestas), que posteriormente seria chamada de imperium, embora Dalmo Dallari afirme que no houve, em nenhum perodo, algum poder que fosse anlogo soberania, havia em Roma, superioridade da cidade-estado, mas isto no significava supremacia de poder. Dentro do Estado Moderno, as figuras de Jean Bodin e de Thomas Hobbes so precursoras da concepo de soberania. Em 1576, na obra Les six livre de la Repblique, Jean Bodin estabelece pela primeira vez a teoria da soberania, sendo intimamente relacionada com o iderio do Regime Absolutista monrquico. A soberania assume um carter absoluto e perptuo, sem sofrer limitaes do tempo ou de alguma lei. submetida apenas s leis divinas e naturais. Tempos depois, Rousseau, ao publicar O Contrato Social, traz novamente o conceito de soberania, mas agora tirando o poder das mos do monarca e entregando-o ao povo e apesar de seu carter absoluto, agora limitado pelo contrato originrio do Estado. esta conveno que estabelece o aspecto racional do poder soberano. A vontade geral incorpora um contedo de moralidade ao mesmo, como brilhantemente ensina Lnio Streck. O conceito de soberania continua a se desenvolver, e no sculo XIX desenvolve-se a ideia da soberania popular e, posteriormente, soberania nacional; no combate entre burguesia e monarquia absolutista, no perodo da Revoluo Francesa e mais tarde surge o conceito de soberania do Estado, explanado mais adiante. Como visto, o processo histrico de desenvolvimento da soberania marcado por contrastes, explicado por diferentes teorias que no so certas ou erradas, porm necessrias compreenso de um todo muito complexo.

2. CARACTERSTICAS DA SOBERANIA A soberania possui quatro caractersticas fundamentais: unicidade, imprescritibilidade, inalienabilidade e indivisibilidade. una porque dentro de um Estado no se admite mais de um poder soberano; imprescritvel porque a supremacia estatal permanente, no existe prazo de validade, ou, como diria Dallari, todo poder soberano aspira a existir permanentemente e s desaparece quando forado por uma vontade superior; inalienvel porque se no existir soberania, aquele que a detm, desaparece; e indivisvel, porque os fatos ocorridos no mbito estatal so universais, no sendo possvel a separao em vrias partes da soberania. Aqui, os estudos dos doutrinadores so mais uniformes, praticamente no existindo divergncias em suas teorias. Contudo, Zanzucchi, referncia na obra de Dallari, acrescenta que a soberania um poder originrio, pois nasce com o Estado e propriedade inseparvel deste; e exclusivo, pois s o Estado o possui. Listadas as suas caractersticas, nos atentaremos agora titularidade da soberania, a quem esta pertence.

3. FONTES JUSTIFICADORAS DO PODER SOBERANO

De maneira geral, as fontes do poder da soberania se dividem em dois grupos com amplas subdivises. As teorias teocrticas ou carismticas pontuam que o poder real (soberano) semelhante ao poder divino. Predominaram no fim da Idade Mdia, quando j havia o prenncio do conceito de soberania, e no Estado Moderno absolutista. Baseia-se no princpio de que todo poder vem de Deus. O titular do poder era o monarca, que havia recebido o poder de Deus. J as teorias democrticas apregoavam que a soberania emanava do povo, da prpria nao, ou do Estado. Alguns autores, porm, consideram que existe um terceiro grupo terico, as Escolas Alem e Vienense, cujo titular da soberania o Estado, como entidade jurdica dotada de vontade prpria, no fazendo parte da teoria democrtica. Abordaremos neste estudo cada uma dessas teorias, dando nfase quelas que consideramos, em nossa anlise, mais relevantes; quais sejam, a

teoria da soberania absoluta do Rei, da soberania popular, da soberania nacional e da soberania do Estado.

3.1 TEORIA DA SOBERANIA ABSOLUTA DO REI

Esta teoria comeou a ser elaborada na Frana, no sculo XVI, tendo em Jean Bodin o seu principal terico. Como j visto, para Jean Bodin a soberania do rei ilimitada, absoluta, perptua, originria, calcando as bases de sua teoria nas monarquias antigas fundadas no direito divino dos reis. Os monarcas acreditavam ser representantes de Deus e, portanto, em suas mos se concentravam todos os poderes. A soberania figurava na pessoa do rei, e este no admitia limitaes. Este princpio facilmente percebido nas monarquias medievais e nas monarquias absolutistas, onde se consolida; alcanando seu pice na doutrina de Maquiavel. A monarquia francesa explorou o absolutismo em larga escala e colocou na figura do rei a lei, a soberania e o Estado. Paulo Bonavides, em seus ensinamentos, admite gradaes na influncia divina no absolutismo do rei. O soberano poderia ter natureza divina, sendo assim um prprio deus ou poderia receber de Deus o poder divino, sendo assim, um enviado divino.

3.2 TEORIA DA SOBERANIA POPULAR

Essa teoria foi defendida por Altuzio, Marsilio de Padua, Francisco de Vitoria, Molina, entre outros. Tambm chamada de Teoria do direito divino providencial, segundo Sahid Maluf, o poder pblico vem de Deus, sua causa eficiente, que infunde a incluso social do homem e a consequente necessidade de governo na ordem temporal.Mas os reis no recebem o poder por ato de manifestao natural de Deus, seno por uma determinao providencial da onipotncia divina. O Poder Civil corresponde com a vontade de Deus, mas promana da vontade popular. Essa teoria ganhou repercusso na obra de Rousseau, Contrato Social, em que afirma que o governo criado para atender aos anseios populares; uma vez no correspondidos tais anseios,

o povo tem o direito a um novo governo, ou seja, a um novo contrato. Ele no acreditava em representantes do povo; todas as decises devem originar-se da vontade geral do povo.

3.3 TEORIA DA SOBERANIA NACIONAL

Teve como maior precursor Emmanuel Joseph Sys, que afirma que o poder do Estado emana da nao e deve satisfazer os interesses permanentes da sociedade. Para Sahid, esta teoria radicalmente nacionalista: a soberania originria da nao, no sentido estrito de populao nacional( ou povo nacional)no do povo em sentido amplo, Exercem os direitos de soberania apenas os nacionais ou nacionalizados, no gozo dos direitos de cidadania, na forma da lei. A nao como entidade imaterial, deve ser representada, por pessoas que possam agir seu nome e busquem por seus interesses o chamado sistema eleitoral.

3.4 TEORIA DA SOBERANIA DO ESTADO

A teoria da soberania do Estado, pertencente Escola Alem e Vienense, se apoia no princpio de que a soberania a capacidade de autodeterminao do Estado por um direito que lhe prprio e exclusivo, como orienta seu principal expoente, Georg Jellinek. Desenvolve esse autor o pensamento filosfico de Rudolf Von Ihering, segundo o qual a soberania apenas uma qualidade do poder do Estado, ou seja, uma qualidade do Estado perfeito. Sahid Maluf explicita a relao entre Estado e direito que preceitua esta doutrina:
O Estado anterior ao direito e sua fonte nica. O direito feito pelo Estado e para o Estado; no o Estado para o direito. A soberania um poder jurdico, um poder de direito e, assim como todo e qualquer direito, ela tem a sua fonte e sua justificativa na vontade do prprio Estado.

A teoria da soberania do Estado ajuda a desenvolver inmeras teorias estadsticas, como ainda explica Maluf, teorias que serviram de estmulo doutrinrio aos Estados totalitrios do perodo ps-guerra.

3.5 OUTRAS TEORIAS

Essas teorias justificadoras do poder soberano, embora menos relevantes que as anteriores, tambm merecem destaque neste estudo. TEORIA NEGATIVISTA DA SOBERANIA: A soberania uma ideia abstrata. No existe realmente. O que existe apenas a crena na soberania. Estado, nao, direito e governo so uma s e nica realidade. TEORIA REALISTA OU INSTITUCIONALISTA: A soberania originria da nao, mas s adquire expresso real e objetiva quando se institucionaliza no rgo do Estado, recebendo atravs deste o seu ordenamento jurdicoformal. TEORIA DAS ESCOLAS ALEM E AUSTRACA: Lideradas por Jellinek e Kelsen, respectivamente, sustenta a estabilidade integral do direito, a soberania de natureza estritamente jurdica, um Estado e de carter absoluto, isto , sem limitao de qualquer espcie, nem mesmo do direito natural cuja existncia negada. Afirma que s existe o direito estatal, elaborado e promulgado pelo Estado, eis que a vida do direito est na fora coativa que lhe empresta o Estado, e no h de falar em direito sem sano estatal.

4. CONSIDERAES FINAIS

Diante do que foi exposto, no que tange aos conceitos relativos soberania, resta-nos fazer algumas consideraes. Percebemos, ao longo do estudo, a multiplicidade de teorias acerca da essencialidade da soberania para a formao do Estado e do surgimento da ideia de soberania, se remonta a um perodo anterior ao Estado Moderno ou no. O conceito de soberania relativo, esteve intimamente ligado ao seu momento histrico e, portanto, mutvel.

Alguns autores afirmam tal conceito est ficando obsoleto, entrando em declnio. De fato, a soberania pensada por Bodin, ilimitada, absoluta; parece distante da realidade atual, mas, como vimos, tal conceito moldvel, flexvel, e amplamente importante no estudo das relaes de poder e do surgimento do Estado e da Nao. A soberania j deixou de ser um poder absoluto que no se sujeita a nenhum outro e passou a permitir interferncias de outros Estados para a garantia de direitos humanos, como ocorre desde a Declarao de Direitos Humanos, onde se percebe tambm a sua importncia para o entendimento da realidade social.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 10 ed. rev. at. So Paulo: Malheiros Editores, 2002.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 26 ed. So Paulo: Saraiva, 2007.

MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. 26 ed. So Paulo: Saraiva, 2007.

SOUZA, Roberto dos Santos. A Relativizao da Soberania. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/46160386/A-RELATIVIZACAO-DA-SOBERANIA> Acesso em: 20 de abril de 2013

STRECK, Lnio Luiz. Cincia Poltica e Teoria Geral do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

Anda mungkin juga menyukai