Anda di halaman 1dari 18

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.

br

Tutorial

Conhecendo o Fritzing (parte 1)

v.1.0 julho/2013 Leonardo Henrique Day de Toledo Robson Paes Machado Leandro Ramos

A obra Introduo plataforma Arduino foi licenciada com uma Licena Creative Commons - Atribuio - Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada. Com base na obra disponvel em www.eaduino.com.br.

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Contedo
1
1.1 Instalando ............................................................................................................................... 3 1.1.1 Ambiente Windows .................................................................................................................... 3 1.1.2 Ambiente MAC OSX .................................................................................................................... 4

O que o Fritzing? ..................................................................................................... 3

2 3

Iniciando ....................................................................................................................... 5
2.1 Criando o primeiro prottipo .......................................................................................... 6 3.1 Reposicionando Componentes ......................................................................................13 3.2 Roteamento ..........................................................................................................................16

Da protoboard para o diagrama esquemtico .............................................. 13

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

1 O que o Fritzing?
Fritzing uma iniciativa de software open-source para auxiliar no desenvolvimento de prottipos de eletrnica em geral. Assim como o Arduino, Fritzing indicado para qualquer um que tenha interesse em computao fsica e prototipagem. Com ele podemos montar o prottipo de forma fcil e agradvel em uma protoboard virtual e depois alterar o modo de visualizao para o diagrama esquemtico e at mesmo o layout da placa de circuito impresso (PCB printed circuit board). O projeto foi iniciado em 2007 pelo Interaction Design Lab (http://idl.fh-potsdam.de/) na universidade de cincias aplicadas de Postdan, Alemanha (http://www.fh-potsdam.de/).

1.1 Instalando
Faa o download do software neste endereo http://fritzing.org/download/. Selecione a verso apropriada ao seu ambiente operacional (Windows, Linux ou Mac).

1.1.1 Ambiente Windows


Descompacte o arquivo fritzing.2013.06.13.pc.zip (ou mais atual) em qualquer lugar no seu disco rgido. Como exemplo, vamos instalar na unidade F, pasta Dados.

Figura 1 Instalao em ambiente Windows Para facilitar o acesso ao programa, clique com o boto direito do mouse no arquivo Fritizing.exe e crie um atalho.

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

1.1.2 Ambiente MAC OSX


Faa o download da imagem mais atual, exemplo fritzing-2013-06-03-cocoa.dmg. Abra o arquivo e arraste Fritzing.app para sua pasta de aplicativos. Dependendo de sua verso do Mac OSX e de suas configuraes, ser necessrio autorizar a instalao de aplicativos de fonte desconhecidas, conforme mostra a tela seguinte.

Figura 2 Alterando segurana no Mac OSX

Obs. Procedimentos detalhados para a instalao em todas as plataformas podem ser encontrados na prpria pgina de download do Fritzing.

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

2 Iniciando
Como natural que fiquemos um tanto desorientados sempre que comeamos com uma nova ferramenta, vamos comear com um reconhecimento bsico do ambiente. Para facilitar a compreenso de como a ferramenta est estruturada, dividimos a tela em cinco reas:

Figura 3 Primeiro contato 1. rea de trabalho Esta a rea principal da tela, aqui que faremos a maior parte de nossas interaes com a ferramenta e onde o resultado final ser apresentado. O contedo apresentado nesta rea poder ser diferente, dependendo da viso selecionada: Protoboard, Esquemtico ou PCB.

2. Alternar entre vises Menu de seleo para as vises: Protoboard, Esquemtico ou PCB.

3. Biblioteca de componentes Aqui so apresentadas as diferentes bibliotecas e seus componentes, sendo que as bibliotecas so agrupamentos de tipos ou categorias de componentes, podem ser criadas pelos fabricantes e fornecedores ou at mesmo pelo prprio usurio. Os componentes padro esto na biblioteca CORE.

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

4. Propriedades Todo componente do Fritzing pode conter propriedades que podero ser alteradas para cada cpia do mesmo em um circuito, por exemplo, um circuito pode conter vrios RESISTORES de diferentes valores, mas o componente usado ser sempre o mesmo e nas propriedades de cada um deles podemos alterar o seu valor. 5. rea de mensagens e ferramentas Mensagens de roteamento e ferramentas para manipulao dos componentes.

2.1 Criando o primeiro prottipo


Uma forma sugerida de se utilizar o Fritzing como ferramenta de prototipao , comear pela montagem na protoboard e na sequncia derivar para o diagrama esquemtico e a placa de circuito impresso, sendo assim, vamos exemplificar o uso da ferramenta utilizando um circuito bem simples, conforme mostrado na figura a seguir.

Figura 4 - Circuito (esquemtico)

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Para comear a diverso , abra o Fritzing e alterne para a viso Protoboard e em seguida, clique na caixa de busca (search) no canto superior direito, digite a palavra arduino e localize a verso Arduino UNO, conforme a figura abaixo:

Figura 5 viso Protoboard Depois disso, arraste o Arduino UNO para a rea da tela acima do protoboard. Procure e arraste tambm um LED (Red Led 5mm) e um resistor, cujo valor padro de 220 ohms. No se preocupe ainda em posicionar os componentes, ao final desta etapa voc dever ter o seguinte resultado:

Figura 6 Adicionando os primeiros componentes

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Isto feito, arraste o LED e o RESISTOR para a protoboard, de forma que coincidam com sua furao vertical, quando isto ocorre, cada coluna correspondente a um terminal de componente fica destacada em VERDE, indicando a correta conexo entre os componentes e a placa, conforme destaca a figura seguinte.

Figura 7 Interligando os componentes ao protoboard

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Nesta primeira parte do tutorial no ser necessrio alterar valores dos componentes, mas se voc quiser ver como feito, veja a aba Propriedades, conforme mostra a seguir.

Figura 8 Propriedades dos componentes

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Agora que j temos todos os componentes posicionados, vamos prosseguir com as interligaes. Primeiramente, clique no pino GND do Arduino, mantenha o boto do mouse pressionado e arraste at a fileira de furos da protoboard correspondente ao terminal reto do LED.

Figura 9 Iniciando as conexes

10

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Embora desta forma j tenhamos uma conexo vlida, vamos deix-la visualmente mais agradvel, de forma a facilitar a compreenso do circuito, para isso, clique sobre o fio e arraste, de forma a criar ngulos retos, tantos quanto forem necessrios para melhorar o trajeto do fio.

Figura 10 Ajustando visualmente as conexes

11

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Repita o processo interligando o outro terminal do LED com o RESISTOR e o terminal restante deste com a sada digital 9 do Arduino, o resultado desejado mostrado a seguir.

Figura 11 conexes refeitas

12

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

3 Da protoboard para o diagrama esquemtico


3.1 Reposicionando Componentes
Agora que finalizamos nossa montagem na protoboard sero necessrios alguns ajustes no diagrama esquemtico. Para fazer estes ajustes, alterne a viso para Esquemtico. Observe que os componentes que voc arrastou para a protoboard anteriormente j esto representados no diagrama, s que de uma forma ainda um pouco desorganizada, nossa misso agora e ajudar a organiz-los. Ao visualizar o diagrama esquemtico, observe que os componentes esto interligados com linhas finas, o que indica conexo eltrica adequada, conforme mostram as setas na figura a seguir

Figura 12 Diagrama esquemtico

13

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Inicialmente vamos clicar sobre o LED e em seguida sobre o RESISTOR e arrast-los para uma posio mais adequada, sem nos preocuparmos ainda com as conexes definitivas. Note ainda que, alm de arrastar os componentes possvel gir-los de forma a favorecer a visualizao do diagrama, para isso basta selecionar um componente e usar os botes de GIRAR e INVERTER na barra inferior.

Figura 13 Reposicionando os componentes

14

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Para tornar nosso diagrama esquemtico ainda mais completo, vamos adicionar os smbolos para TERRA e VCC, para isso, procure na biblioteca de componentes CORE, os smbolos GROUND (terra) e POWER (vcc) e arraste-os para o circuito.

Figura 14 Adicionando novos smbolos

15

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

3.2 Roteamento
Agora que todos os componentes e smbolos j esto em nosso circuito, vamos concluir as ligaes, processo este chamado de Roteamento. No Fritzing, assim como em ferramentas semelhantes, existe a opo de roteamento manual ou automtico. Nesta primeira parte do tutorial e principalmente para que se possa adquirir familiaridade com o processo, vamos mostrar somente o roteamento manual. O processo de roteamento consiste em criar as conexes (fios) ainda inexistentes, como em terra e VCC adicionados diretamente ao diagrama e tambm tornar definitivas as que foram geradas na viso Protoboard. Para criar uma conexo, basta posicionar o mouse bem acima da extremidade de um terminal de componente at que o cursor mude de aparncia. Aps, basta clicar e arrastar at o ponto desejado, ou seja, o outro terminal a ser conectado. Vale observar que para as conexes provisrias, basta percorrer parcialmente seu trajeto para que o programa a complete automaticamente. Nosso circuito bastante simples, mas em circuitos mais complexos pode ser difcil identificar conexes ainda no roteadas. Para isso o Fritzing possui uma rea de mensagens que nos ajuda saber que ainda existem rotas pendentes. A figura a seguir mostra nosso circuito com uma rota ainda pendente...

Figura 15 Roteamento incompleto

16

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

...e a seguir com o roteamento completo.

Figura 16 Fim do roteamento Bom, chegamos ao final da primeira parte. Vimos como instalar o software e criar um circuito simples nas vises Protoboard e Esquemtico, bem como as interconexes dos componentes utilizados. Por agora s resta salvar o projeto.

17

Conhecendo o Fritzing Parte 1 www.EADuino.com.br

Acesse o menu Arquivo, item Salvar ou Salvar Como..., selecione uma pasta qualquer e pronto. A extenso do arquivo .fzz.

Figura 17 Salvar o projeto Na segunda parte deste tutorial veremos o roteamento automtico. At l.

18

Anda mungkin juga menyukai