Anda di halaman 1dari 10

V. Vinde, Deus, em meu auxlio. R. Socorrei-me sem demora. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo.

. Como era no princpio, agora e sempre. Amm.Aleluia.


Esta introduo se omite quando o Invitatrio precede imediatamente ao Ofcio das Leituras.

Hino Exulte o cu do alto, aplaudam terra e mar; o Cristo, ressurgindo, a vida vem nos dar. O tempo favorvel terra j voltou; felizes, contemplamos o dia salvador, no qual o mundo, salvo no sangue do Cordeiro, j brilha em meio s trevas com brilho verdadeiro. A morte mata a morte, da culpa nos redime; a fora do vencido, vencendo, apaga o crime. esta a nossa espera, este o nosso gozo:
PDFmyURL.com

tambm ressurgiremos, com Cristo glorioso. Por isso, celebremos a Pscoa do Cordeiro, repletos pela graa do seu amor primeiro. Jesus, sede a alegria perene dos remidos; uni na vossa glria da graa os renascidos. Louvor a vs, Jesus, da morte vencedor, reinando com o Pai e o seu eterno Amor. Salmodia Ant. 1 Fostes vs que nos salvastes, Senhor! Para sempre louvaremos vosso nome (T.P. Aleluia). Salmo 43(44) Calamidades do po vo Em tudo isso, somos mais que vencedores, graas quele que nos amou! (Rm 8,37). I 2 Deus, nossos ouvidos escutaram, *
PDFmyURL.com

e contaram para ns, os nossos pais, as obras que operastes em seus dias, * em seus dias e nos tempos de outrora: =3 Expulsastes as naes com vossa mo, e plantastes nossos pais em seu lugar; * para aument-los, abatestes outros povos. 4 No conquistaram essa terra pela espada, * nem foi seu brao que lhes deu a salvao; foi, porm, a vossa mo e vosso brao * e o esplendor de vossa face e o vosso amor. 5 Sois vs, o meu Senhor e o meu Rei, * que destes as vitrias a Jac; 6 com vossa ajuda que vencemos o inimigo, * por vosso nome que pisamos o agressor. 7 Eu no pus a confiana no meu arco, * a minha espada no me pde libertar; 8 mas fostes vs que nos livrastes do inimigo, * e cobristes de vergonha o opressor. 9 Em vs, Deus, nos gloriamos todo dia, * celebrando o vosso nome sem cessar. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Fostes vs que nos salvastes, Senhor! Para sempre louvaremos vosso nome. Aleluia.

PDFmyURL.com

Ant. 2 Perdoai, Senhor, o vosso povo, no entregueis vergonha a vossa herana! II 10 Porm, agora nos deixastes e humilhastes, * j no sas com nossas tropas para a guerra! 11 Vs nos fizestes recuar ante o inimigo, * os adversrios nos pilharam vontade. 12 Como ovelhas nos levastes para o corte, * e no meio das naes nos dispersastes. 13 Vendestes vosso povo a preo baixo, * e no lucrastes muita coisa com a venda! 14 De ns fizestes o escrnio dos vizinhos, * zombaria e gozao dos que nos cercam; 15 para os pagos somos motivo de anedotas, * zombam de ns a sacudir sua cabea. 16 minha frente trago sempre esta desonra, * e a vergonha se espalha no meu rosto, 17 ante os gritos de insultos e blasfmias * do inimigo sequioso de vingana. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Perdoai, Senhor, o vosso povo, no entregueis vergonha a vossa herana!
PDFmyURL.com

Ant. 3 Levantai-vos, Senhor, e socorrei-nos, libertai-nos pela vossa compaixo! Aleluia. III 18 E tudo isso, sem vos termos esquecido * e sem termos violado a Aliana; 19 sem que o nosso corao voltasse atrs, * nem se afastassem nossos ps de vossa estrada! 20 Mas cova dos chacais nos entregastes * e com trevas pavorosas nos cobristes! 21 Se tivssemos esquecido o nosso Deus * e estendido nossas mos a um Deus estranho, 22 Deus no teria, por acaso, percebido, * ele que v o interior dos coraes? 23 Por vossa causa nos massacram cada dia * e nos levam como ovelha ao matadouro! 24 Levantai-vos, Senhor, por que dormis? * Despertai! No nos deixeis eternamente! 25 Por que nos escondeis a vossa face * e esqueceis nossa opresso, nossa misria? 26 Pois arrasada at o p est nossalma * e ao cho est colado o nosso ventre. Levantai-vos, vinde logo em nosso auxlio, * libertai-nos pela vossa compaixo!

PDFmyURL.com

Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Levantai-vos, Senhor, e socorrei-nos, libertai-nos pela vossa compaixo! Aleluia. V. Deus, o Pai que a Jesus, nosso Senhor, ressuscitou, aleluia, R. Nos far tambm a ns ressuscitar por seu poder. Aleluia. Primeira leitura Do Livro do Apocalipse 3,1-22

s Igrejas de Sardes, de Filadlfia e de Laodicia


Eu, Joo, ouvi o Senhor que me dizia: ao anjo da Igreja que est em Sardes: Assim fala aquele que tem os sete espritos de Deus e as sete estrelas: Conheo atua conduta. Tens fama de estar vivo, mas ests morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois no acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que ests fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se no estiveres vigilante, eu virei como um ladro, sem que tu saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, a em Sardes existem algumas pessoas que no sujaram a roupa. Estas vo andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestir a roupa branca, e no apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos.
6Quem 1Escreve

tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s Igrejas.

ao anjo da Igreja que est em Filadlfia: Assim fala o Santo, o Verdadeiro, o que tem as chaves da casa de Davi, o que abre, sem que
PDFmyURL.com

7 Escreve

Ningum possa fechar, e fecha, sem que ningum possa abrir: 8 Conheo a tua conduta. Eis que abri tua frente uma porta e ningum a poder fechar. Pois a tua fora pequena,mas guardaste a minha palavra e no renegaste o meu nome. 9Olha! Eu te entrego uma parte da sinagoga de Satans, isto , daqueles que se dizem judeus, mas na realidade no o so, pois so mentirosos. Vou fazer com que venham prostrar-se diante de teus ps, e reconhecero, ento, que tu tens o meu amor. 10 Porque guardaste a minha ordem de perseverar, tambm eu te vou guardar da hora da provao, que est para vir sobre todo o universo, para pr prova os habitantes da terra. 11Eu venho logo! Guarda bem o que recebeste, para que ningum roube a tua coroa. 12Do vencedor vou fazer uma coluna no templo do meu Deus, e da no sair. Nela gravarei o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm, que desce do cu, de junto do meu Deus. E gravarei nela tambm o meu novo nome.
13O

que tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s Igrejas.


14Escreve

ao anjo da Igreja que est em Laodicia:

Assim fala o Amm, a testemunha fiel e verdadeira, o princpio da criao de Deus: 15Conheo a tua conduta. No s frio nem quente. Oxal fosses frio ou quente! 16Mas, porque s morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. 17 Tudizes:Sou rico e abastado e no careo de nada, em vez de reconhecer que tu s infeliz, miservel, pobre, cego e nu! um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e no aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra tambm um colrio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esfora-te, pois, e converte-te. 20 Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeio, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como tambm eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono.
22Quem 18Dou-te

tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s Igrejas. Responsrio Ap 3,20b. 2,7b

PDFmyURL.com

R. Se algum escutar minha voz e abrir para mim sua porta, * Entrarei e com ele cearei, e tambm ele comigo. Aleluia. V. Ao vencedor concederei comer da rvore da vida no paraso do meu Deus. * Entrarei. Segunda leitura Dos Tratados de So Gaudncio, bispo de Brscia (Tract.2:CSEL68,30-32) (Sc.V)

O dom do Novo Testamento concedido como herana


O sacrifcio celeste institudo por Cristo verdadeiramente um dom do Novo Testamento concedido como herana; o dom que ele nos deixou como garantia da sua presena, na noite em que foi entregue para ser crucificado. Este o vitico da nossa peregrinao. o alimento que nos sustenta nos caminhos desta vida at o dia em que, partindo deste mundo, formos ao encontro do Senhor. Pois ele mesmo disse: Se no comerdes a minha carne e no beberdes o meu sangue, no tereis a vida em vs (cf. Jo 6,53). Ele quis efetivamente com seus dons permanecer junto de ns; quis que as almas, remidas com o seu sangue precioso, se santificassem continuamente pelo memorial de sua Paixo. Por esse motivo, ordenou aos seus discpulos fiis, constitudos como primeiros sacerdotes de sua Igreja, que sem cessar celebrassem estes mistrios da vida eterna. necessrio, portanto, que estes sacramentos sejam celebrados por todos os sacerdotes em cada Igreja do mundo inteiro, at que Cristo desa novamente dos cus. Deste modo, tanto os sacerdotes como todo o povo fiel, tendo diariamente ante os olhos o sacramento da Paixo de Cristo, tomando-o nas suas mos e recebendo-o na boca e no corao, guardem indelvel a memria de nossa redeno. Com razo se considera o po como uma imagem inteligvel do Corpo de Cristo. De fato, assim
PDFmyURL.com

como para fazer o po necessrio reunir muitos gros de trigo, transform-los em farinha, amassar a farinha com gua e coz-la ao fogo, assim tambm o Corpo de Cristo rene a multido de todo o gnero humano e o leva perfeita unidade de um s corpo por meio do fogo do Esprito Santo. Cristo nasceu pelo poder do Esprito Santo. E porque convinha que nele se cumprisse toda a justia, penetrou nas guas do batismo para santific-las, e saiu do rio Jordo cheio do Esprito Santo que tinha descido sobre ele em forma de pomba. O evangelista d testemunho disso dizendo: Jesus, cheio do Esprito Santo, voltou do Jordo (Lc 4,1). Do mesmo modo, o vinho do seu sangue, proveniente de muitos cachos, quer dizer, feito das uvas da videira por ele plantada, espremido no lagar da cruz, fermenta por si mesmo em amplos recipientes que so os coraes dos fiis. Todos vs, pois, que fostes libertados do Egito e do poder do Fara, isto , do demnio, recebei com santa avidez de corao junto conosco, este sacrifcio pascal portador de salvao. E assim, sejamos santificados at o mais ntimo de nosso ser por Jesus Cristo nosso Senhor, que cremos estar presente em seus sacramentos. Seu poder inestimvel permanece por todos os sculos. Responsrio Lc 22,19; Jo 6,58 R. Na Ceia derradeira Jesus tomou o po, deu graas e o partiu, deu a eles e lhes disse: * Isto o meu Corpo, entregue por vs. Fazei isto em memria de mim. Aleluia. V. este o po vivo descido dos cus; quem comer deste po, viver para sempre. *Isto . Orao Concedei, Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graas do mistrio pascal, que institustes na vossa misericrdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do
PDFmyURL.com

Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graas a Deus.

PDFmyURL.com

Anda mungkin juga menyukai