Anda di halaman 1dari 6

nha Seleo

Todas as Questes

Qumica

Fsica

Histria

Portugus

Biologia

Geografia

Ingls

Matemtica

buscar no professor.bio.br

Pesquisar

Questes Histria da Arte


Perguntas / Respostas

Ufrn-1999 tria da Arte o:

mentrios para inserir

pergunta:Ao comentar a arte brasileira, Benedito L. de Toledo faz a seguinte descrio: E se olharmos para o teto, veremos o prprio cu retratado em pintura ilusionstica no forro, que foi rompido para mostrar o Paraso com a Virgem, os anjos e os santos. A talha usar colunas torcidas recobertas de vinhas e povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e tomar todo o espao possvel. As colunas tortas sero as grandes eleitas porque sua estrutura helicoidal o prprio movimento sem fim. noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A iluminao vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro da talha, dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se est num espao consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor, onde mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas. [adaptao] TOLEDO, Benedito Lima de. Apud FERREIRA, Olavo Leonel, HISTRIA DO BRASIL. So Paulo: tica, 1995. p.166. O autor da descrio se refere ao carter essencial do estilo: a) Barroco - lirismo, apelo emoo, busca de uma dinmica infinita, solicitao de todos os sentidos. b) Naturalista - solidez, despertar da f pela contemplao da natureza, quer do reino animal, vegetal ou mineral. c) Gtico - grandiosidade e leveza, tornada possvel graas ao emprego de arcos em forma de ogiva e de inmeros vitrais. d) Neoclssico - nfase na harmonia e no equilbrio, apelo s faculdades racionais do homem e realce para os elementos estruturais da construo.

resposta:[A] pergunta:Leia as afirmaes a seguir: I - A arte medieval deixou registros de um profundo desejo coletivo de enaltecimento da obra divina, procurando sempre representar o equilbrio da natureza e a perfeio do fsico humano. II - A arte vitral, as esculturas e os murais pintados nos templos cristos, durante a Idade Mdia, propiciaram tanto a criao de uma atmosfera sublime nesses interiores, quanto a iniciao dos freqentadores, atravs dos cones expostos, na histria bblica. III - A msica praticada nos cultos cristos medievais tinha, essencialmente, um carter litrgico. Seus praticantes, os menestris, buscavam inspiraes nos sons cotidianos, que resultavam em composies cuja riqueza polifnica exercia fascinao nos religiosos. (so) correta (s) a) a afirmao I, apenas. b) as afirmaes I e II, apenas. c) as afirmaes I, II e III.

Pucsp-1999 tria da Arte o:

mentrios para inserir

d) a afirmao II, apenas. e) as afirmaes II e III, apenas.

resposta:[D] pergunta:Na transio entre a Idade Mdia e a Idade Moderna: (01) Na inspirao artstica da Renascena, os motivos religiosos constituram uma exceo. No conjunto das obras do perodo, este foi o caso de Velzquez e Rembrandt. (02) A arte renascentista preocupou-se com o homem e, tecnicamente, com o jogo de cores, luzes e sombras, perspectiva e movimento. (04) Os princpios do racionalismo e do humanismo tiveram origem na teologia medieval, que defendia a independncia da razo frente ao mundo espiritual. (08) O homem do Renascimento considerava-se inserido em um "tempo novo", que expressava a concepo de mundo de uma sociedade marcada pelo desenvolvimento da economia mercantil. (16) O Renascimento artstico optou pelo gradual abandono dos valores e formas da Antigidade Clssica que haviam sido resgatados durante a Idade Mdia. (32) As Grandes Navegaes, ao abrirem novos mundos explorao dos europeus, contriburam para o questionamento de valores filosficos e culturais na poca Moderna. Soma ( )

Ufpr-2000 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:02 + 08 + 32 = 42 pergunta:Na cultura barroca do sculo XVII observam-se, entre outras, as caractersticas: I) Crise da vontade humana e constatao da dvida em torno do melhor caminho para se obter a salvao. II) Presena de valores polticos que orientavam a subordinao da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional. III) Ambiente social envolvido pelas dvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melanclico, ctico e mstico. A frase "Ser ou no ser, eis a questo" de William Shakespeare mais bem interpretada pelas caractersticas: a) I e III, apenas b) I e II, apenas c) II e III, apenas d) I, apenas e) II, apenas

Uff-2000 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[A] pergunta:"S a antropofagia nos une(...) Tupi, or not Tupi that is the question (...) Contra todos os importadores de conscincia enlatada. A existncia palpvel da vida (...). Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval. O ndio vestido de senador do Imprio (...) Peste dos chamados povos cultos e cristianizados, contra ela que estamos agindo. Antropfagos" (ANDRADE, Oswald. Manifesto Antropfago. SP, 1928) O trecho revela alguns dos princpios orientadores do modernismo brasileiro iniciado em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Sua interpretao sugere: a) a expresso do Modernismo como aceitao dos padres estticos classicistas e da arte acadmica e convencional; b) uma declarao de princpios nacionalistas que criticam a incorporao da cultura americana e o Estado Novo; c) a associao da Antropofagia ao Modernismo como uma das correntes em que este se dividiu, internamente, opondo-se ao Romantismo; d) a considerao da Antropofagia como um processo de devoraro cultural das tcnicas autenticamente nacionais, visando a reelabor-las; e) a acentuao do carter de busca da identidade nacional do modernismo pela valorizao das

Uff-2000 tria da Arte o:

mentrios para inserir

razes brasileiras.

resposta:[E] pergunta:O barroco no Brasil foi a) uma manifestao artstica de carter religioso limitada s regies de minerao. b) uma expresso artstica de origem europia reelaborada e adaptada s condies locais. c) um estilo original na pintura, mantendo a tradio manuelina nas edificaes. d) uma criao artstica popular predominante em todo o Brasil colnia e no imprio. e) uma produo artstica, imposta pelo modelo absolutista portugus, na poca da minerao.

Fuvest-2001 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[B] pergunta:Em todas as sociedades, a arte exprime as concepes que predominam em diferentes momentos histricos. As figuras a seguir exemplificam dois momentos da sociedade ocidental: o nascimento da modernidade, representada na obra renascentista (figura I), e a crise dessa modernidade, a partir do incio do sculo XX, expressa na pintura de Andr Breton (figura II). Que caractersticas dessas figuras as identificam com os dois momentos da sociedade ocidental acima referidos? a) Figura I: Integrao racional dos elementos, sugerindo ordem e harmonia;Figura II: Desconstruo da realidade, expressando perplexidades e incertezas. b) Figura I: Instabilidade e movimento, refletindo as rpidas mudanas sociais;Figura II: Harmonia e ordem dos elementos, copiando a realidade natural. c) Figura I: Desconstruo da ordem racional, expressando amargura e indignao;Figura II: Equilbrio e harmonia, denunciando os convencionalismos estticos. d) Figura I: Equilbrio e ordem, espelhando a desagregao do racionalismo humanista;Figura II: Leveza dos objetos, simbolizando pureza e elevao espiritual.

Ufrn-2002 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[A] pergunta:O modernismo brasileiro, que teve na Semana de Arte Moderna de 1922 seu episdio mais marcante, insere-se no contexto comentado a seguir: O pensamento brasileiro dos anos 20, preocupado em refletir sobre a nao, discutiu uma questo central que pode ser sintetizada no combate imitao. Fonte dos males que afligiam a nao, o "vcio da imitao" nos impedia de construir uma identidade nacional - assim pensavam muitos intelectuais da poca. OLIVEIRA, Lcia Lippi. "A questo nacional na primeira repblica". So Paulo: Brasiliense, 1990. p. 175. Cite

Ufrn-2002 tria da Arte o:

mentrios

para inserir

duas idias defendidas pelo modernismo e explique a relao dessas idias com a busca de uma identidade brasileira, em oposio ao "vcio da imitao".

resposta: pergunta:As tendncias artsticas do ltimo quartel do sculo XIX podem ser consideradas as razes das vanguardas do incio do sculo XX. Todo esse perodo foi marcado por atitudes que pregavam a negao dos padres vigentes de representao, que j estavam consagrados pelo gosto burgus. Sobre o contexto artstico-cultural do final do sculo XIX e do incio do sculo XX, correto afirmar: (01) As vanguardas artsticas do incio do sculo XX retomaram os postulados do Realismo, tendncia marcada pela negao do cotidiano como elemento de inspirao. (02) O Futurismo italiano, inspirando-se em elementos como fbricas, multides urbanas e mquinas, buscou a construo de uma nova sensibilidade para a apreenso das transformaes tecnolgicas do incio do sculo XX. (04) A pintura expressionista, que conheceu seu auge nas dcadas iniciais do sculo XX, procurou atingir o pblico com quadros de grande intensidade dramtica, enfocando o drama humano frente aos dilemas trazidos pela industrializao. (08) Uma das propostas do Cubismo era a reduo do corpo humano aos seus elementos geomtricos bsicos, como demonstra a produo artstica de Pablo Picasso, seu grande representante. (16) O Impressionismo, na tentativa de se afastar dos padres acadmicos vigentes, buscou destacar o efeito da luz solar sobre os objetos, privilegiando a pintura ao ar livre no lugar da pintura dos atelis. (32) Diferentes regimes polticos da Europa, especialmente o nazismo, reconheceram a importncia da esttica expressionista e adotaram-na como veculo de seus ideais sociais. Soma ( )

Ufpr-2002 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:02 + 04 + 08 + 16 = 30 pergunta:Observe a figura. A pintura apresentada ("Banheira", Edgar Degas, 1886) pode ser considerada uma obra impressionista a) pela rigidez dos movimentos dos traos e construo vertical das formas. b) pela presena de um corpo nu expressando a dignidade e o poder humano. c) pela cpia mecnica da vida cotidiana e simultnea alterao da realidade. d) pelo esforo de reduzir a luz, manter os traos retos, os contornos grossos e o sabor primitivo da vida. e) pela preocupao com a luminosidade e sua incidncia nas formas e o valor atribudo beleza e prpria arte.

Ufscar-2002 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[E] pergunta:A arte moderna no nasceu como um desdobramento da arte do sculo XIX. Ao contrrio, ela surgiu como "ruptura" da unidade poltica e cultural daquele centenrio, que possibilitou a manifestao dos movimentos artsticos de vanguarda do incio do sculo XX. Refletindo sobre tal ambiente cultural, considere as seguintes afirmativas: I - No campo da pintura, uma tendncia importante foi o expressionismo, que privilegiou o emocional e as reaes subjetivas, em detrimento do convencional e do domnio da razo. II - A produo artstica musical manteve-se fiel aos cnones ou normas tradicionais, como se observa na msica do russo Igor Stravinski. III - Poetas e artistas recusavam-se a ver o mundo sob uma nica dimenso, valorizando a multiplicidade do olhar, o perspectivismo e o relativismo. IV - Destacavase a impetuosidade contida nos "manifestos" de fundao dos movimentos de vanguarda, o radicalismo das obras e, por vezes, o escndalo. Assinale a alternativa correta. a) Apenas as afirmativas III e IV so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I e III so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I, III e IV so verdadeiras.

Uel-2001 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[E] pergunta:"Esta outra independncia no tem Sete de Setembro nem campo de Ipiranga; no se far num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura; no ser obra de uma gerao nem duas; muitas trabalharo para ela at perfaz-la de todo." (Machado de Assis, "Instituto de nacionalidade", in "Obras completas". Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986, p.801.) A independncia a que Machado de Assis se refere no fragmento acima, escrito em 1873, a busca de uma expresso prpria, autonomia no plano literrio e, de forma mais ampla, cultural. Para ele, tal independncia significava, simultaneamente, a capacidade de assimilar traos universais e de encontrar marcas nacionais na produo cultural. Tal preocupao est tambm presente a) na literatura romntica, empenhada em reconhecer o Brasil como um pas de origem exclusivamente indgena e negra, tal como Jos de Alencar expressa em Iracema ou Castro Alves, em "Navio Negreiro". b) no projeto poltico do varguismo, preocupado em controlar e reprimir atravs do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), as manifestaes contrrias ao Estado Novo. c) no modernismo paulistano dos anos 20, quando Oswald de Andrade defende, no "Manifesto Antropofgico", uma "poesia de exportao", capaz de definir um lugar especfico para o Brasil no cenrio internacional. d) na poltica externa do governo Juscelino Kubitschek, voltada ampliao da presena estrangeira no Brasil, por meio da entrada macia de capital e de tecnologia norte-americana. e) na chamada literatura regionalista, em que Jorge Amado afirma a sensualidade brasileira ou Jos Lins do Rego lembra a aridez do serto nordestino como caractersticas essenciais da brasilidade.

Pucsp-2001 tria da Arte o:

mentrios para inserir

resposta:[C]

Pgina Anterior | Prxima Pgina

Pgina 2 de 5

Anda mungkin juga menyukai