Anda di halaman 1dari 5

Agroturismo como uma opo de valor agregado para produtores* * Publicado originalmente na revista Flower Tech 2009, vol.

12, No. 3 - www.hortiworld.nl


Mauricio Mathias, Eng. Agrnomo O turismo agrcola, ou agroturismo, tem crescido como uma opo vivel para produtores de flores e outros que queiram diversificar. Pode ser uma boa combinao tanto para produtores quanto para o consumidor quando todos os ingredientes-chave esto disponveis para a frmula funcionar. O agroturismo no novo, mas uma forma de turismo em expanso praticada em reas rurais, principalmente por famlias de produtores que podem continuar com a sua atividade agrcola original enquanto abrem suas portas para visitantes. Os clientes, geralmente gente da cidade, se beneficiam de um dia no campo, enquanto aprendem algo sobre como a sua comida e flores so produzidas. Exemplos bem sucedidos de agroturismo geralmente esto prximos a centros urbanos ou em rotas tursticas pr-estabelecidas que viajantes normalmente visitam como reas produtoras de vinho ou queijo por exemplo. Produtores de flores por exemplo podem conquistar novos clientes com venda direta, e mais importante que isso, eles podem ter a oportunidade de comear um novo negcio dentro de sua atividade j existente. Hoje em dia alguns produtores no mundo todo se encontram em situaes de cidades em crescimento, preos de terra disparando, falta de trabalhadores e herdeiros sem interesse em atividades agrcolas como estilo de vida, contudo as possibilidades para novos negcios so ilimitadas. Ele permite que as novas geraes sigam estudos em hotelaria ou administrao sem ter de deixar o negcio da famlia ou suas razes. Como o agroturismo se baseia em aspectos locais altamente variveis, como os pontos fortes que cada regio pode oferecer, o interesse do pblico, os hbitos do consumidor local, cultivos existentes e mais ainda, eles devem ser cuidadosamente compreendidos antes de se tentar comear nesse ramo. A boa notcia que a rpida urbanizao que mundo tem passado desde o sculo passado tem criado literalmente mais bilhes de pessoas urbanas, clientes em potencial

No caso do Brasil especificamente a mudana demogrfica tem sido ainda mais dramtica, um pas cuja populao estava 70% no campo na dcada de 1950 est agora 70% em centros urbanos. Por um lado isso criou problemas de infra-estrutura nas cidades, por outro ele tambm gerou um sentimento de saudade generalizada em pessoas da classe mdia, aonde o modo de vida do campo traz memrias emocionais de dias mais simples. Uma conseqncia direta dessa mudana demogrfica sem precedentes que uma boa parte de adultos nas cidades hoje nascida no campo, ou seus pais foram. Aumentando a lucratividade. O Rancho Paran um exemplo das muitas possibilidades que podem ser exploradas nesse segmento. O Rancho Paran um produtor de flores tropicais que viu a chance de abrir sua rea de produo turistas como um modo de resolver vrios temas. A diversificao permitiu que a famlia toda continuasse trabalhando e morando no mesmo local, e no campo, e trouxesse uma maior lucratividade sem aumentar a rea. Os donos e gerentes do rancho de 14, 5 ha, a famlia do Sr. Carvalho, ou Chico Paran, como ele conhecido, se tornaram produtores de flores aps dcadas como produtores de hortalias e at criadores de gado leiteiro. Atravs dos anos eles sempre pensaram em produzir itens de maior valor agregado, e at consideraram a industrializao de seus produtos, mas a dificuldade de se obter as licenas foi grande demais. Em 1992 eles receberam alguns bulbos da flor anglica (Polianthes tuberose) de presente, e em 4 anos j haviam conseguido propag-las aos milhares. O rancho, localizado no Distrito federal, apenas 40 km da capital nacional, Braslia (pop. 2,6 milhes), se tornou um importante fornecedor de flores e gradualmente migrou as atividades anteriores para produo de flores. Mais tarde eles adicionaram plantas tropicais e folhagens, e ambas vicejaram.

O Rancho pode oferecer uma ampla variedade de flores tropicais. Em 1995 a famlia adotou o agroturismo como uma oportunidade de negcio para alcanar o consumidor final sem atravessadores, e abriu seus campos visitao. Logo aps eles perceberam que havia espao para outros servios que podiam atender a uma clientela mais ampla que somente os apreciadores de plantas. Assim o aude de irrigao se tornou tambm um lago de pesca aonde foram colocados peixes de pesca esportiva, e um restaurante de fazenda foi aberto. Agora contando com cerca de 80 tipos de plantas tropicais e folhagens, mais algumas rvores nativas e o rancho se tornou uma opo de lazer completa para a famlia. Decorando eventos sociais Longe de deixar as flores em 2o plano, a grande variedade de espcies vendida na banca no mercado de flores de Braslia. Eventualmente eles tambm fornecem flores tropicais para decorarem eventos sociais, especialmente na vrias embaixadas da capital. E nisso est um exemplo das possibilidades que surgem ao se conhecer a sua clientela, uma habilidade que alguns produtores, sendo mais focados em plantas tm que desenvolver.

Apesar de cada caso ser especfico e no poder ser generalizado, depende de cada empreendedor encontrar suas oportunidades. Sendo a capital nacional, Braslia recebe uma grande quantidade de estrangeiros, tanto em frias quanto a trabalho, fazendo dela um centro natural para eventos sociais. Para decorar tais eventos, a famosa flora nacional d um ar especial na ambientao com algo caracteristicamente Brasileiro. As flores tropicais nesse caso so o produto certo para o pblico certo. Para completar o incrvel ps-vida das flores tropicais passa em muito o das flores temperadas sob o clima local, a variedade de helicnia Total Eclipse por exemplo pode durar at 20 dias em um vaso. No uma tarefa fcil Mrcia de Carvalho, que gerencia as venda de flores do rancho est satisfeita com o presente estado das coisas mas avisa que a transio no uma tarefa fcil, e que vrias qualificaes novas so necessrias. Ao se acrescentar outro negcio na sua atividade existente, voc tem de prestar ateno em coisas como a marketing, finanas, satisfao do consumidor, entre outras. Alm do mais, no nosso caso no havia muitas pessoas com experincia que pudessem nos ajudar quando ns comeamos. No final as coisas deram certo, o Rancho Paran foi agraciado com o Prmio xito Empresarial 2006 na categoria Agronegcios pelas suas atividades.

O agroturismo no rancho tornou possvel que Mrcia Carvalho, filha do proprietrio, pudesse continuar trabalhando na fazenda e vivendo junto com a famlia dela. Mrcia scia no empreendimento, encarregada de marketing e as vendas de flores.

O agroturismo apresenta uma boa perspectiva quando as circunstncias so certas, mas hoje em dia poucos servios de extenso podem dar auxlio nisso. Contudo, necessrio que produtores busquem treinamento e informao de modo que eles possam reconhecer as oportunidades de nichos. As atividades mais recente que o rancho acrescentou foram aulas de arranjo floral usando flores tropicais, dadas por designers conhecidos, e o desenvolvimento de um papel feito de fibras das plantas, uma soluo para reciclar os longos caules das plantas. Esse projeto desenvolvido em parceria com uma universidade local. Agora que o Brasil foi escolhido para sediar a copa do mundo de futebol em 2014, e Braslia candidata alguns dos jogos, mais possibilidades esto pela frente. Nos EUA Nos Estados Unidos, fazendas do tipo Pegue e Pague, aonde o pblico colhe suas prprias frutas, e dude ranches fazendas de gado que empregam gente da cidade so populares desde os anos 70 e 80 como formas de agroturismo. Agncias estaduais de extenso ajudam os fazendeiros a obterem informao. Na Universidade da Califrnia, o Centro de Pequenas Propriedades lista em www.calagtour.org uma infinidade de informaes nesse tema. Na parte oeste do estado da Carolina do Norte, www.homemadeinamerica.com promove o agroturismo para desenvolver sua economia local, comrcio de artesanato, e educar os visitantes a respeito das prticas agrcolas atuais. mauriciomathias@hotmail.com

Anda mungkin juga menyukai