Anda di halaman 1dari 32

Mquina de Lavar Roupa

MANUAL DO PROPRIETRIO
WD-1259(0~9)BD

Obrigado por comprar a mquina de lavar totalmente automtica LG. Leia atentamente o manual do proprietrio. Fornece instrues sobre a instalao, o uso e manuteno seguros. Conserve-o para futura referncia. Anote o modelo e os nmeros de srie da sua mquina de lavar roupa.

C aractersticas do produto
Sistema de Accionamento Directo
O avanado motor de DC sem escovas faz girar o Tambor directamente sem pol e correia.

Tambor inclinado e maior amplitude de abertura da porta


O tambor inclinado e a maior amplitude de abertura da porta facilitam a tarefa de colocar e retirar a roupa da mquina.

Circulao da gua
A roupa lavada vrias vezes com uma soluo de detergente e gua. A roupa enxaguada mais rapidamente e melhor durante o ciclo de lavagem. A espuma do detergente removida mais facilmente pelo aspersor de gua durante o ciclo de enxaguamento. O sistema de circulao da gua torna mais eficaz a utilizao da gua e do detergente.

Deteco Automtica da Carga de Lavagem


Detecta automaticamente a carga da mquina e optimiza o tempo de lavagem.

Aquecedor integrado
O aquecedor interno aquece automaticamente a gua para a temperatura mais adequada a cada um dos ciclos.

Bloqueio para crianas


Utilizou-se o sistema de Bloqueio para crianas para impedir que as crianas primam qualquer boto para mudar o programa durante o funcionamento.

ndice
Advertncias..............................................................................................3 Especificaes ..........................................................................................4 Instalao ..................................................................................................5 Cuidados antes da lavagem....................................................................10 Como adicionar detergente .....................................................................11 Funo ....................................................................................................13 Como utilizar a mquina de lavar roupa .................................................14 Manuteno.............................................................................................22 Guia de resoluo de problemas. ...........................................................26 Termos da Garantia.................................................................................29

A dvertncias
LEIA TODAS AS INFORMAES ANTES DE USAR.

Ateno

Para sua segurana, devem-se seguir as informaes deste manual para minimizar o risco de incndio ou exploso, choque elctrico ou para prevenir danos em objectos, danos fsicos ou perda de vida.

IMPORTANTES INSTRUES DE SEGURANA.


Antes da instalao, verifique se existem danos exteriores. Se for o caso, no proceda instalao. Instale ou armazene a mquina num local onde no fique exposta a temperaturas abaixo da congelao ou exposta ao tempo. perigoso modificar as especificaes deste aparelho de qualquer maneira. No deve tentar reparar a mquina voc mesmo. As reparaes efectuadas por pessoas no qualificadas podem provocar leses e/ou avarias mais graves na mquina. Mantenha a rea debaixo e volta dos seus aparelhos livres de materiais combustveis, tais como fios, papel, trapos, produtos qumicos, etc. necessria uma superviso cuidada se este aparelho for usado por ou perto de crianas. No deixe que as crianas brinquem em cima, com ou dentro deste ou de qualquer outro aparelho. Mantenha a mquina de lavar afastada do fogo. No deixe a porta da mquina de lavar aberta. Uma porta aberta pode atrair as crianas a pendurarem-se na porta ou a meterem-se dentro da mquina de lavar. Nunca coloque as mos dentro da mquina de lavar enquanto esta estiver a funcionar. Espere que o tambor pare completamente. O processo de lavagem da roupa pode reduzir o retardador de chamas dos tecidos. No lave nem seque artigos que tenham sido limpos com, lavados com, molhados com ou manchados com combustvel ou substncias explosivas (tais como cera, leo, tinta, gasolina, desengordurantes, solventes de limpeza a seco, querosene, etc.) que possam incendiar-se ou explodir. O leo pode permanecer na mquina aps um ciclo completo e provocar um incndio durante a secagem. Por isso, no carregue roupas com leo. Para evitar este resultado, siga cuidadosamente as instrues do fabricante sobre lavagem e cuidado das roupas. No bata com a porta para a fechar nem tente forar a porta para abrir quando esta est bloqueada. Isto pode danificar a sua mquina de lavar. Quando a mquina funciona a alta temperatura, a porta dianteira poder ficar muito quente. No toque na porta. Para minimizar a possibilidade de choque elctrico, desligue este aparelho da tomada de corrente ou desligue a mquina de lavar do quadro elctrico da casa retirando o fusvel ou desligando o interruptor antes de fazer qualquer manuteno ou limpeza. Ao desligar a alimentao, no puxe pelo cabo de alimentao. Caso contrrio, poder danificar o cabo de alimentao. Nunca ponha este aparelho a funcionar se estiver danificado, a funcionar mal, parcialmente desmontado ou se faltarem alguns elementos ou estiverem avariados, inclusive o cabo ou a tomada elctrica. Antes de deitar fora uma mquina velha, desligue-a da corrente de alimentao. Destrua a ficha da mquina. Corte o cabo logo junto mquina de forma a evitar qualquer utilizao imprpria. Se um produto ficar submerso, por favor entre em contacto com o servio de assistncia tcnica. Existe o risco de choque elctrico e incndio.

No exera demasiada fora sobre a porta da mquina de lavar quando esta estiver aberta. Isto poderia desequilibrar a mquina de lavar e faz-la tombar.
Qualquer trabalho de electricidade necessrio para instalar este aparelho deve ser realizado por um electricista competente ou por uma pessoa competente. Utilize a tomada de corrente exclusiva de 220-240V com terminal de ligao terra. No utilize um cabo de extenso ou um adaptador duplo. Se o cabo de alimentao estiver danificado, deve ser substitudo pelo fabricante ou pelos seus representantes de servio ou pessoa igualmente qualificada com a finalidade de evitar qualquer perigo. Ligue a mquina a uma tomada com ligao terra de acordo com as normativas de cabos actuais.

E specificaes
Parafuso de rosca Ficha de tomada de corrente Caixa
(Para o detergente e o amaciador de tecidos) Se o cabo de alimentao se danificar, deve ser substitudo pelo fabricante ou pelos seus representantes de servio ou uma pessoa igualmente qualificada, com a objectivo de evitar qualquer perigo.

Porta

Painel de controlo Mangueira de drenagem Tambor

Filtro da bomba de drenagem Tampo de drenagem Nome Fonte de alimentao Tamanho Peso Capacidade de lavagem Pot. Mx. Velocidade de centrifugao Consumo de gua Presso admissvel da gua : : : : : : : : :

Ps de nivelamento Tampo da cobertura inferior

Mquina de lavar roupa de carga frontal 220-240V~, 50Hz 635mm(An) X 740mm(P) X 925mm(Al) 76kg 10kg 2200W Sem centrifugao (0) / 400 / 800 / 1000 / 1200 79 (7,9 / kg ) 0,3-10kgf/cm2(30-1000kPa)

* O aspecto e as especificaes podem variar sem aviso prvio para aumentar a qualidade das unidades.

Acessrios

Mangueira de entrada (1EA)

Chave de parafusos

nstalao

Instale ou armazene a mquina num local onde no fique exposta a temperaturas abaixo da congelao ou exposta ao tempo. A abertura da base no deve estar obstruda por carpetes ou tapetes quando se instala a mquina de lavar roupa num cho com passadeiras ou tapetes. No instale o aparelho ao ar livre nem em lugares onde fique exposto a temperaturas negativas. Proceda ligao terra da mquina de lavar, em conformidade com as normas vigentes. Caso instale a mquina de lavar sobre uma superfcie alcatifada, a abertura da base da mquina no deve ficar obstruda pela alcatifa. Em pases ou regies onde seja comum as casas serem infestadas por baratas ou outros insectos, procure ter sempre a mquina e o espao circundante completamente limpos. A garantia no cobre eventuais danos causados por estes insectos.

Parafusos de transporte
Este aparelho tem parafusos de transporte para prevenir os danos durante o transporte. Deve remover todo o material de embalagem e parafusos de transporte antes de utilizar a mquina. Ao desembalar a base, no se esquea de remover o suporte Mquina de embalagem adicional que se encontra no centro da embalagem da base. Embalagem
da base

Suporte de embalagem (O suporte da em pode no ser usado consoante os modelos)

Desmontagem dos parafusos de transporte

1. Para prevenir os danos internos durante o transporte, os 4 parafusos especiais esto bloqueados. Antes de pr a mquina de lavar roupa a funcionar, retire os parafusos juntamente com os tampes de borracha. Se no se retirarem, podem provocar uma fonte de vibrao, rudo e um funcionamento defeituoso. 2. Desaparafuse os 4 parafusos com a chave fornecida.

3. Retire os 4 parafusos juntamente com os tampes de borracha retorcendo ligeiramente o tampo. Conserve os 4 parafusos e a chave de parafusos para uso futuro. Sempre que se transporte o aparelho, devem-se voltar a colocar os parafusos de transporte. 4. Tape os buracos com os tampes fornecidos. 5

nstalao

Requisitos do local de instalao


Maquina de lavar roupa Mangueira de drenagem

Tanque da roupa aprox. 2cm

Nvel do cho: A pendente admissvel debaixo da mquina de lavar de 1. Tomada de corrente: Deve estar dentro de 1,5 metros de cada lado da situao da mquina de lavar. No sobrecarregue a tomada com mais de um aparelho. Espao livre adicional: necessrio para os modelos de parede, porta e janela (10cm: parte posterior / 2cm: lados direito e esquerdo). No coloque nem armazene produtos de lavandaria na parte superior da mquina de lavar roupa em nenhum momento. Podem danificar o acabamento dos comandos.

Colocao
Instale a mquina num cho duro e plano. - Certifique-se de que a circulao do ar em redor da mquina no est impedida por tapetes, carpetes, etc. Nunca tente corrigir desnivelamentos do cho com pedaos de madeira, carto ou materiais semelhantes, colocados por baixo da mquina. Se no puder evitar colocar a mquina junto a um fogo a gs ou forno, entre os dois aparelhos dever aplicar um isolante (68,6 x 76,7 x 98,2cm), coberto por folha de alumnio, do lado que estiver virado para o fogo ou forno. A mquina no deve ser instalada em divises em que a temperatura possa descer abaixo dos 0C. Ao instalar a mquina, certifique-se de que esta fica facilmente acessvel ao tcnico, em caso de avaria. Com a mquina instalada, ajuste os quatro ps utilizando a chave de parafusos fornecida, garantindo que o aparelho fica estvel e que mantm uma distncia de cerca de 20mm entre a parte superior da mquina e a parte inferior de uma eventual bancada ou prateleira.

Ligao elctrica
1. No utilize um cabo de extenso ou um adaptador duplo. 2. Se o cabo de alimentao estiver danificado, deve ser substitudo pelo fabricante ou pelos seus representantes de servio ou pessoa igualmente qualificada com a finalidade de evitar qualquer perigo. 3. Desligue sempre a mquina da tomada e feche a alimentao de gua depois da utilizao. 4. Ligue a mquina a uma tomada com ligao terra de acordo com as normativas de cabos actuais. 5. O aparelho deve-se colocar de forma que a tomada seja facilmente acessvel. As reparaes da mquina de lavar devem ser executadas apenas por pessoal qualificado. Reparaes feitas por pessoal no qualificado, podem causar falhas tcnicas ou ferimentos. Contacte o servio de assistncia tcnica da sua localidade. No instale a mquina em divises da casa onde possam ocorrer temperaturas negativas. Os tubos podem congelar e rebentar devido presso. As temperaturas negativas podem desregular os comandos electrnicos do aparelho. Se adquiriu a mquina de lavar em pleno Inverno, com temperaturas negativas, deixe ficar o aparelho temperatura ambiente de sua casa durante algumas horas, antes de proceder sua instalao e posterior funcionamento.

nstalao

CUIDADOS
CUIDADOS a ter com o Cabo de Corrente
A maioria dos aparelhos devem ser ligados atravs de um circuito dedicado, ou seja, um circuito de sada nico, que apenas alimenta aquele aparelho e que no tem outras sadas ou extenses. Para ter a certeza, veja a pgina de especificaes deste manual do utilizador. No sobrecarregue as tomadas de corrente nas paredes. Quando as tomadas esto sobrecarregadas, soltas, ou danificadas, se existirem extenses, cabos com fendas, ou se o isolamento dos cabos estiver danificado ou quebrado, os cabos constituem um grave perigo. Qualquer destas situaes pode provocar um choque elctrico ou um incndio. Verifique periodicamente o cabo do aparelho e se apresentar danos ou deteriorao, desligueo, deixe de utilizar o aparelho e mande substituir o cabo por um assistente autorizado Proteja o cabo de intromisses fsicas ou mecnicas, como tores, estices, dobras, ficar entalado entre uma porta, ou ser pisado com qualquer mvel ou com os ps. Preste especial ateno s fichas, tomadas, e ao ponto onde o cabo sai do aparelho.

A mquina de lavar roupa deve-se ligar rede principal de gua utilizando conjuntos de mangueiras novos e no se devem utilizar conjuntos de mangueiras antigos. Ligao da mangueira de alimentao de gua
G G G

Fria

Tomeira da gua fria

A presso do fornecimento de gua deve estar entre os 30kPa e 1000kPa (0,3-10kgf/cm2). No desforre nem cruze ao ligar a mangueira de entrada vlvula. Se a presso da alimentao de gua for superior a 1000 kPa, devese instalar um dispositivo de descompresso.

So fornecidos dois anis com a mangueira de entrada de gua no conector da vlvula com o objectivo de evitar fugas de gua. Verifique a estanquidade da gua nas ligaes da mquina de lavar roupa abrindo a torneira completamente.
Protector da mangueira Fecho de borracha

Verifique periodicamente o estado da mangueira e substitua-a se for necessrio. Assegure-se de a mangueira no est torcida nem calcada.

NOTA

Depois de terminar a ligao, se for derramada gua da mangueira, repita os mesmos passos. Utilize uma torneira do tipo mais convencional possvel para abastecimento da gua. Se a torneira for de seco quadrada ou demasiado grande, retire a anilha espaadora antes de instalar a torneira no adaptador. 7

nstalao

Este equipamento no foi concebido para ser usado em barcos nem em instalaes mveis, como roulotes, avies, etc. Se no utilizar a mquina durante um longo perodo de tempo (frias, por exemplo), feche a torneira de entrada da gua, sobretudo se o cho no possuir uma entrada de esgoto. Quando pretender deitar fora o aparelho, corte o cabo de alimentao e destrua a ficha. Arranque o fecho da porta para evitar que alguma criana fique presa dentro da mquina. Os materiais de embalagem (plsticos e esferovite), so perigosos para as crianas, dado que podem provocar sufocao. Guarde esse material fora do alcance das crianas.

Instalao do tubo de dreno

aprox. 100 cm

aprox. 145 cm

Quando instalar o tubo do dreno fixe-o bem com uma corda ou corrente.
max. 100 cm aprox. 105 cm

A fixao correcta do tubo do dreno proteger o cho de danos devidos a fuga de gua.

min. 60 cm

Cesto da roupa
aprox. 100 cm

suporte tubo

aprox. 145 cm

baradeira
max. 100 cm min. 60 cm

max. 100cm min. 60cm

aprox. 105 cm

max. 100cm min. 60cm

O tubo de dreno no deve ser a mais de 100 centimetros acima do cho. A gua da mquina de lavar no drenada ou drenada lentamente. A fixao correcta do tubo do dreno proteger o cho de danos devidos a fuga de gua. No caso do tubo do dreno demasiado comprido, por favor, no o introduza na maquina de lavar. Pode causar ruido anormal. 8

nstalao

Ajuste de nvel
1. O nivelamento correcto de uma mquina de lavar roupa impede o rudo e a vibrao excessivos. Instale o aparelho sobre uma superfcie de cho slida e nivelada, de preferncia no canto de uma dependncia.
NOTA O cho de madeira ou o soalho flutuante podem contribuir para uma vibrao excessiva ou para erros de equilbrio da carga.

Porca de fixao

Porca de fixao Mais aciam Mais abaixo

2. Se o cho no estiver nivelado, ajuste os ps de nivelamento conforme for necessrio (no introduza pedaos de madeira, etc. debaixo dos ps). Assegure-se de que os quatro ps esto estveis e descansam no cho e, em seguida, verifique se o electrodomstico est perfeitamente nivelado (utilize um nvel de bolha de ar). Depois de ajustar os ps, aperte a porca de fixao, rodando-a para a esquerda.
NOTA No caso de a mquina de lavar estar instalada numa plataforma elevada, dever ser bem fixada mesma, a fim de eliminar o risco de queda.

Ps de nivelamento Ps de nivelamento

Verificao em diagonal

Ao empurrar para baixo e na diagonal as beiras da placa superior da mquina de lavar roupa, a mquina no se deve mexer um centmetro acima ou abaixo em absoluto. (Verifique isto nas duas direces) Se a mquina cabecear ao empurrar a placa superior da mquina na diagonal, ajuste novamente as patas.

Cho em cermica
A superfcie de instalao tem de estar limpa, seca e nivelada. Instale a mquina num cho duro e plano.

Pavimentos cermicos (pavimentos escorregadios)


Posicione ambos os ps da mquina no Tread Mate e nivele a mquina de modo a adapt-la. (Corte o Tread Mate em seces de 70x70mm e cole cada uma delas ao pavimento seco onde a mquina vai ser colocada.) O Tread Mate um material auto-adesivo, utilizado em escadas e degraus, para evitar o risco de escorregamento.

Cho de madeira

Protector de borracha

O cho de madeira particularmente susceptvel vibrao. Para evitar as vibraes, recomendamos que coloque protectores de borracha por baixo de cada p, a pelo menos 15mm de distncia da mquina, seguros a pelo menos 2 tbuas com parafusos. Se possvel, instale a mquina num dos cantos da diviso, onde o cho mais estvel. Coloque os protectores de borracha para reduzir a vibrao. Pode obter os protectores de borracha (p/no.4620ER4002B) junto do departamento de peas da LG.
Importante!

Se instalar e nivelar correctamente a mquina, assegurar um funcionamento regular e fivel por longos anos. A mquina tem de estar absolutamente direita, na horizontal, e firme. No dever "baloiar" quando carregada com roupa. A superfcie de instalao tem de estar limpa, sem qualquer resduo de cera ou outro revestimento escorregadio. No deixe que os ps da mquina se molhem. Se tal acontecer, a mquina poder escorregar do local onde se encontra.

C uidados antes da lavagem


Antes da primeira lavagem
Seleccione um ciclo (ALGODO 60C, adicione meia carga de detergente) e deixe a mquina efectuar um ciclo de lavagem sem roupa. Deste modo, remover os resduos do tambor, que podem ter ficado durante o processo de fabrico.

Cuidados antes da lavagem


1. Etiquetas de cuidados
Procure a etiqueta de cuidados das suas roupas. Esta indica-lhe o contedo do tecido da sua roupa e como se deve lavar.

2. Classificao
Para obter os melhores resultados, classifique a roupa em cargas que se possam lavar no mesmo ciclo de lavagem. A temperatura da gua e a velocidade de centrifugao e os diferentes tecidos necessitam de ser lavados de diferentes formas. Separe sempre as cores escuras das claras e brancas. Lave-as em separado, j pode dar-se uma tr ansferncia de cores e fios, o que provocar a descolorao do branco, etc. Se for possvel, no lave peas muito sujas com uma ligeiramente suja. Sujidade (Pesada, Normal, Ligeira) : Separe as peas conforme a quantidade de sujidade. Cor (Branco, Claros, Escuros) : Separe os tecidos brancos dos tecidos de cor. Fios (Produtores ou recolhedores de fios) : Lave em separado os produtores de fios e os recolhedores de fios.

3. Cuidados antes da carga


Junte peas compridas e pequenas unma carga. Coloque as peas compridas primeiro. As peas compridas no devem constituir mais de metade da carga de lavagem. No lave s uma pea. Isto pode provocar uma carga desequilibrada. Junte uma ou duas peas semelhantes. Verifique se todos os bolsos esto vazios. Os objectos tais como pregos, ganchos, fsforos, esferogrficas, moedas e chaves podem danificar tanto a sua mquina de lavar como a sua roupa. Aperte os fechos, colchetes e cordes para se assegurar de que estes artigos no se prendam noutras peas de roupa. Trate previamente a sujidade e as manchas escovando com um pouco de detergente dissolvido em gua sobre as manchas como em colarinhos e punhos de camisas para tirar melhor a sujidade. Para evitar quaisquer danos no vedante da porta e na roupa, certifique-se de que no fica presa nenhuma pea de roupa entre a porta e o vedante do tambor da mquina. Verifique as pregas do anel de vedao da porta para detectar qualquer objecto que tenha ficado preso. Certifique-se de que no ficou esquecida nenhuma pea de roupa no interior da mquina de lavar de modo a no ficar danificada (ex. encolher ou descolorar) no seguinte ciclo de lavagem.

10

C omo adicionar detergente


Como adicionar detergente e amaciador da roupa
1. A caixa distribuidora
Apenas lavagem principal Pr-lavagem + Lavagem principal

Detergente para lavagem principal

Amaciador da roupa

Detergente para a pr-lavagem

2. Como adicionar amaciador da roupa


No ultrapasse a linha de enchimento mximo. Feche com cuidado a gaveta doseadora. Um enchimento excessivo pode provocar uma distribuio prematura do amaciador da roupa que poderia manchar as roupas. No deixe amaciador da roupa na caixa de detergente por mais de 2 dias. (O amaciador da roupa pode endurecer). O amaciador adiciona-se automaticamente durante o ltimo ciclo de enxaguar. No abra a caixa quando est a entrar gua. No so permitidos dissolventes (benzina, etc.).
NOTA

No deite amaciador da roupa directamente na roupa.

MAX

11

C omo adicionar detergente


3. Dose de detergente
O detergente deve-se utilizar de acordo com as instrues do fabricante do detergente. Se for utilizado demasiado detergente, pode formar-se espuma em excesso e os resultados de lavagem sero inferiores ou poder sobrecarregar o motor da mquina. Utilize detergente em p s para uma mquina de lavar roupa de carga frontal. Se se formar espuma em excesso, por favor reduza a quantidade de detergente utilizada. Pode ser necessrio ajustar o uso de detergente quanto temperatura da gua, dureza da gua, tamanho e nvel de sujidade da carga. Para obter melhores resultados, evite o excesso de gua com detergente. Conselhos Carga completa:segundo as recomendaes do fabricante. Carga parcial: 3/4 da quantidade normal. Carga mnima: 1/2 da carga completa. O detergente sai desde a caixa distribuidora no incio do ciclo.

5. Utilizando pastilhas
1) Abra a porta e introduza as Pastilhas no tambor.

4. Amaciador de gua
2) Coloque a roupa no interior do tambor.

Um amaciador de gua, como o Produto anti-calcrio (Calgon), pode ser utilizado para reduzir o consumo de detergente em guas extremamente duras. Adicionar consoante a quantidade especificada na embalagem. Primeiro adicione o detergente e depois o amaciador de gua. Utilize a mesma quantidade de detergente que utilizaria para gua macia. 12

3) Feche a porta.

F omo adicionar detergente


Percursos recomendados conforme o tipo de roupa a lavar
Programa Tipo de tecido
Peas de cores slidas (camisas, camisas de dormir, pijamas...) e algodo branco ligeiramente sujo (roupa interior...) O tipo de peas o mesmo que em Brancos. Poliamida, Acrlicos, Polister

Temp. Adequada (Opo)

Opo

Carga mxima

Algodo

AlgodoEco Sinttico Roupa para beb

60C (Fria, 30C, 40C, 95C)

40C (Fria, 30C, 60C) 95C (40C, 60C)

Pr-Lavagem Enxaguar/Centrifugao Centrifugao Bio Pr de molho Intenslvo gua mais

Nominal

Menos de 5,0 kg Menos de 6,0 kg

Roupa para beb

Algodo rpido

Coton qui est peu sale

40C (Fria, 30C, 60C, 95C)

Pr-Lavagem Enxaguar/Centrifugao Centrifugao Pr de molho Intenslvo gua mais

Nominal

Tecidos delicados Lavagem manual/L Rpido 30

Tecidos delicados facilmente danificadas (seda, cortinas...) "Lavagem manual" utilizado para Peas delicada, em l. O tipo de peas o mesmo que em Peas de cor e em Sinttico Cobertura de algodo com enchimento, edredon, borbotos, cobertor, capas de sof com ligeiro enchimento

40C (Fria, 30C)

- Enxaguar/Centrifugao - Centrifugao - Intenslvo

Menos de 4,0 kg Menos de 3,0 kg Menos de 5,0 kg

30C (Fria, 40C) Enxaguar/Centrifugao Centrifugao Intenslvo gua mais

Edredon

40C (Fria, 30C)

1 tamanho king size (Tog 9)

Intensivo: Seleccione a temperatura da gua para os ciclos de lavagem. Caractersticas do programa com opo "Algodo 60C+Intensivo" de acordo ou em conformidade com EN60456 e IEC60456. Pr-Lavagem: Se a roupa a lavar estiver muito suja, o percurso de "Pr-Lavagem" eficaz.

13

C omo utilizar a mquina de lavar roupa

1. Ao utilizar o ciclo de lavagem das condies iniciais


Para comear, prima o boto ON/OFF. Prima o boto Inicio/Pausa. Condio inicial - Lavagem : Apenas lavagem inicial - Enxaguar : 3 tempos - Centrifugao : 1200 r.p.m. - Temperatura da gua : 60 C - Programa : Algodo

2. Seleco manual
Para comear, prima o boto ON/OFF. Seleccione as condies que deseja utilizar pulsando cada boto. Para seleccionar cada condio,consulte as pginas 15 a 21. Prima o boto Inicio/Pausa.

14

C omo utilizar a mquina de lavar roupa

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6) (7)

(8, 9, 10) (11)(12)

(13)

(1) (2) (3) (4)

Boto : ON/OFF Programa Boto : Inicio/Pausa Boto : Opo

(5) (6) (7) (8)

Bloqueio para crianas Boto : Enxaguar Boto : Temperatura da gua Boto : Intensivo

(9) Boto : gua mais (10)Boto : Temporizador (11) Boto : Aviso sonoro (12)Boto : Limpeza da cuba (13)Centrifugao

ON/OFF

Programa

1. ON/OFF
Prima o boto ON/OFF para ligar e apagar a energia elctrica. Tambm se pode utilizar para cancelar a funo Temporizador.

Esto disponveis 9 programas de acordo com o tipo de roupa a lavar. Algodo Algodo rpido Sinttico Tecidos delicados Lavagem manual/L Edredon Rpido 30 Roupa para beb Algodo-Eco

2. Initial Program
Quando se prime o boto ON/OFF, a mquina de lavar roupa est pronta para o programa Algodo. E as outras condies inicio da seguinte maneira. Portanto, se desejar avanar para o ciclo de lavagem sem seleccionar o programa, s tem de premir o boto Inicio/Pausa e a mquina de lavar roupa continuar o seu funcionamento. Programa inicial - Programa Algodo /Lavagem principal Enxaguar normal /1200 r.p.m./60 C

Quando se prime o boto Inicio/Pausa, selecciona-se automaticamente o programa Algodo. Relativamente ao tipo de roupa a lavar para cada programa,consulte a pgina 13.

15

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Inicio/Pausa Opo
Carregando na tecla Opo, seleccionara a funo Opo.

1. Inicio
Este boto Inicio/Pausa utiliza-se nos ciclos de lavagem e em outros ou para fazer uma pausa nos ciclos.

2. Pausa
Se for necessria uma paragem temporria no ciclo de lavagem, prima o boto Inicio/Pausa. Depois de premir o boto de pausa, a energia elctrica interrompida automaticamente 4 minutos mais tarde. NB: Quando se carrega em Pausa, ou no final do ciclo de lavagem, a porta s se abre passados 1 a 2 minutos

1. Pr-Lavagem
Utilize esta opo para roupa que necessite de pr-tratamento. O ciclo ter mais 16 minutos de Pr-Lavagem e escoamento. - Se estiver a utilizar a opo de pr-lavagem, no utilize detergente lquido no compartimento de lavagem principal. Utilizr detergente em p para a lavagem principal. Pre Pr-Lavagem est, disponvel nos Programas Algodo, Algodo-Eco, Algodo rpido, Roupa para beb e Sinttico.

3. Deteco

2. Enxaguar/Centrifugao
Utilize esta opo para enxaguar e depois centrifugar.

3. Centrifugao
Enquanto a indicao "Deteco" apresentada no visor a mquina gira lentamente e detecta quantas peas de roupa esto no interior do tambor. Esta operao demora alguns segundos. Disponvel nos programas Algodo, e Sinttico. Quando quiser apenas centrifugar a roupa, seleccione esta opo.

4. Bio
Se quiser eliminar manchas(ndoas) de protenas(leite, sangue ou chocolate...), poder seleccionar a funo Bio, carregando na respectiva tecla. NB: Pode escolher a funo Bio, quando a temperatura for superior a 60C nos programas Algodo, Algodo-Eco, Roupa para beb e Sinttico.

4. Bloqueio da porta

Acende-se sempre que a porta da mquina esteja bloqueada. Pode desbloquear a porta premindo o boto Inicio/Pausa para interromper a lavagem. Pode abrir a porta poucos segundos depois. 16

5. Pr de molho
Utilize este modo para lavar roupa normal ou roupas pesadas muito sujas. Pre Pr de molho est, disponvel nos Programas Algodo, Algodo-Eco, Algodo rpido, Roupa para beb e Sinttico. Se a lmpada acender, significa que se seleccionou essa funo.

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Bloqueio para crianas Enxaguar
Premindo o boto Enxaguar pode-se seleccionar o tipo de Enxaguagem. Pode-se utilizar esta funo no caso de se desejar bloquear todos os botes para o ajuste por uma criana ou por pessoas doentes. O bloqueio para crianas pode-se ajustar pulsando simultaneamente o boto Opo e o boto Enxaguar. (Cerca de trs segundos)

1. Normal
Algodo, Algodo-Eco, Sinttico, Roupa para beb realiza 3 tempos de Enxaguagem Lavagem manual/L, Rpido 30, Algodo rpido, Tecidos delicados, Edredon realiza 2 tempos de Enxaguagem

Para desactivar o sistema de Bloqueio para crianas, prima simultaneamente outra vez os botes Opo e Enxaguar. (Cerca de trs segundos).

2. Enxaguar+
Se desejar enxaguar mais a roupa, a funo Enxaguar removera qualquer vestgio de detergente. Seleccionando d funo Enxaguagem+, o tempo e a quantidade de agua da enxaguagem aumentam.

Se desejar modificar o programa quando o Bloqueio para crianas est activo, 1. Prima vez os botes Opo e Enxaguar. (Cerca de trs segundos) 2. Prima o boto Inicio/Pausa. 3. Mude para o programa desejado e prima o boto Inicio/Pausa.

3. Enxaguamento Cuidado
Para melhor eficcia no enxaguamento pode escolher a opo Enxaguamento Cuidado.

4. Sem enxaguagem
Se desejar deixar os tecidos na mquina sem centrifugar depois de enxaguar para impedir que se encorrilhem, pode seleccionar reteno de enxaguagem premindo o boto Centrifugao. Para passar logo para o despejo ou a centrifugao, com a funo sem enxaguagem ligada, carregue no boto Centrifugao juntamente com o programa escolhido. Se a lmpada acender, significa que se seleccionou essa funo. 17

O bloqueio para crianas pode ser activado a qualquer altura e pode ser desactivado apenas atravs do processo de cancelamento do bloqueio para crianas. Desligar a mquina ou a ocorrncia de erros operacionais no prejudica o bloqueio para crianas.

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Temperatura da gua
Premindo o boto Temperatura, pode-se seleccionar a temperatura da gua. - Fria - 30C / 40C / 60C / 95C

qua mais

A temperatura da gua pode-se seleccionar da seguinte maneira conforme o programa - Roupa para beb 40C 60C 95C - Algodo, Algodo-Eco, Algodo rpido Fria 30C 40C 60C 95C - Sinttico Fria 30C 40C 60C - Tecidos delicados & Lavagem Manual/L & Rpido 30 & Edredon Fria 30C 40C La lmpara de la temperatura seleccionada se enciende. Para obtener informacin ms detallada, consulte la pgina 13.

O sistema gua mais adiciona gua extra aos ciclos de lavagem e enxaguamento, para resultados superiores.

Intensivo

Se a roupa estiver muito suja, recomenda-se a opo "Intensivo". Ao escolher a opo "Intensivo", o tempo de lavagem pode ser prolongado, consoante o programa seleccionado.

18

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Temporizador Limpeza da cuba
A operao de Limpeza da Cuba pode ser seleccionada premindo e mantendo premidos os botes "Limpeza da cuba". Depois de seleccionado o curso " ", visualizada a indicao "Limpeza da Cuba" ,e todos os boto ficam inoperativos.

Preparao da lavagem antes de comear "Temporizador" - Abra a torneira da gua - Carregue a roupa a lavar e feche a porta - Coloque o detergente e o amaciador da roupa na caixa. Como ajustar "Temporizador" - Prima o boto ON/OFF. - Gire o dial de Programa para seleccionar o programa que necessitar. - Prima o boto Temporizador e ajuste o tempo desejado. - Prima o boto Temporizador. Se se premir o boto Temporizador, aparece "3:00". O tempo retardado mximo de 19:00 horas e o tempo mnimo de 3:00 horas. Com cada pulsao de boto o tempo de retardamento adianta numa hora. Para cancelar o Inicio retardado, prima o boto ON/OFF. Temporizador o 'tempo previsto' desde o presente at finalizao do ciclo de lavagem ou processo seleccionado (Lavagem,Enxaguar, Centrifugao). De acordo com a condio do fornecimento de gua e a temperatura, o tempo retardado e o tempo de lavagem real podem variar

A Limpeza da Cuba um ciclo especial para limpar o interior da mquina de lavar.Este ciclo utiliza um grande volume de gua a uma velocidade de rotao elevada. Execute este ciclo regularmente. Como utilizar o ciclo de Limpeza da Cuba: 1. Retire todas as peas de roupa ou itens da mquina de lavar e feche a porta. 2. Abra a gaveta doseadora e adicione lixvia lquida no compartimento adequado para a lixvia. NOTA: No deite nenhum detergente nos compartimentos adequados. Pode formar-se espuma em excesso e dar-se uma fuga da mquina de lavar. 3. Feche com cuidado a gaveta doseadora. 4. Prima o boto Limpeza da cuba. Acende-se o LED correspondente indicao " ". 5. Prima o boto "Incio/Pausa"para dar incio ao ciclo. 6. Depois de terminado o ciclo,mantenha a porta aberta para que a zona em redor da abertura da porta da mquina de lavar, a junta flexvel e o vidro da porta sequem convenientemente.
CUIDADO: Se existirem crianas por perto, tenha cuidado para que a porta no permanea demasiado tempo aberta.

19

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Centrifugao Aviso sonoro
Volte a premir para ajustar o volume do Sinal Sonoro. (Alto/Baixo/Desligado)

Pode utilizar o boto de rotao para seleccionar a velocidade de rotao.

1. Seleco da centrifugao
As r.p.m. da centrifugao esto disponveis conforme o programa da seguinte maneira - Algodo, Algodo-Eco & Rpido 30 & & Algodo rpido Sem centrifugao (0) 400 800 1000 1200 - Sinttico & Lavagem Manual/L & Edredon & Roupa para beb Sem centrifugao (0) 400 800 1000 - Tecidos delicados Sem centrifugao (0) 400 800

Se a lmpada se acender, significa que se seleccionou essa funo.

2. Sem centrifugao (0)


Se no se seleccionar nenhuma centrifugao, a mquina de lavar roupa pra depois de ter esvaziado a gua.

3. S centrifugao:
Prima o boto ON/OFF. Regule a velocidade de rotao pretendida premindo o boto de rotao. Prima o boto Inicio/Pausa. Se a lmpada se acender, significa que se seleccionou essa funo. 20

C omo utilizar a mquina de lavar roupa


Ecr 3. Finalizao da lavagem
Quando se tiver completado o ciclo de lavagem, aparece no Ecr mltiplo.

1. Ecr de funes especiais


Quando est seleccionada a segurana para crianas, a luz indicadora dessa funo est acesa . Quando se seleccionou o Temporizador, mostram-se os tempos restantes para finalizar o programa seleccionado. Tempo restante Este visor apresenta o tempo estimado restante para terminar o ciclo, durante o funcionamento da mquina. Esta mquina de lavar detecta automaticamente a carga de lavagem (peso) e optimiza o tempo de lavagem. Depois de calcular a carga, o visor apresenta o tempo restante ajustado. Indicador de Estado Mostra o tempo decorrido do ciclo de lavagem enquanto a mquina estiver a funcionar.

4. Tempo Rest.
Durante o ciclo de lavagem mostra-se o tempo de lavagem restante. Programa recomendado pelo fabricante. - Algodo : cerca de 2 horas e 29 minutos - Algodo-Eco : cerca de 2 horas e 49 minutos - Algodo rpido : cerca de 1 hora e 27 minutos - Sinttico : cerca de 1 hora e 40 minutos - Tecidos delicados : cerca de 1 hora e 25 minutos - Lavagem manual/L : cerca de 1 hora e 13 minutos - Edredon : cerca de 1 hora e 25 minutos - Rpido 30 : cerca de 30 minutos - Roupa para beb : cerca de 3 horas e 18 minutos O tempo de lavagem pode variar devido quantidade de roupa a lavar, presso da torneira da gua, temperatura da gua e a outras condies de uso. Se for detectado algum desequilbrio ou se a gua com detergente que o programa elimina actua, o tempo de lavagem aumentar mais que o tempo previsto. (O tempo de aumento mx. de 45 minutos). 21

2. Ecr de auto-diagnstico
Se existir algum problema na mquina de lavar roupa, aparece o tipo de problema. : Erro na deteco da presso da gua : Problema de enchimento excessivo de gua : A porta no est fechada : Sobrecarga no motor : Sobrecarga no motor : Problema na entrada da gua : Problema de drenagem : Problema de desequilbrio : Problema de temperatura da gua : Ocorreu uma falha de energia elctrica.

Se aparecerem estas letras de erro, consulte a pgina 26 de resoluo de problemas e siga o guia.

M anuteno
Antes de limpar o interior da mquina de lavar roupa, retire o cabo de alimentao elctrica para evitar riscos de descarga elctrica. Quando pretender deitar fora o aparelho, corte o cabo de alimentao e destrua a ficha. Arranque o fecho da porta para evitar que alguma criana fique presa dentro da mquina.

O filtro de entrada da gua


- A mensagem de erro " detergente. " pisca no painel de controlo porque no entre gua na caixa do

- Se a gua for muito dura ou contiver rastos de depsito de calcrio, o filtro de entrada da gua pode-se obstruir. Portanto, boa ideia limp-lo de vez em quando. 1. Feche a torneira da gua.

2. Desaperte a mangueira de entrada da gua.

3. Limpe o filtro utilizando uma escova de plos duros.

4. Aperte a mangueira de entrada.

22

M anuteno
O filtro da bomba de drenagem
O filtro de drenagem recolhe os fios e pequenos objectos que ficam da roupa lavada. Verifique regularmente que o filtro est limpo para garantir um funcionamento uniforme da sua mquina.
PRECAUO

Esvazie-o primeiro usando a Mangueira de drenagem e depois abra a bomba para eliminar aquilo que possa ter ficado.

Deixe arrefecer a gua, antes de limpar o tubo de escoamento, fazer um esvaziamento de emergncia ou abrir a porta de emergncia. 1. Abrir a (patilha) da tampa inferior usando um dedo. Rodar a (torneira) para puxar a mangueira (ou tubo).

2. Desligue o tampo de drenagem ( 2 ) deixando que a gua flua para fora. Neste momento utilize um recipiente para impedir que a gua caia no cho. Se j no sair gua, rode o filtro da bomba ( 3 ) para a esquerda at o abrir totalmente. 3. Retire qualquer material estranho do filtro da bomba ( 3 ).

4. Depois da limpeza, rode o filtro da bomba ( 3 ) no sentido dos ponteiros do relgio e insira o tampo de drenagem ( 2 ) no seu lugar original. Feche o tampo da cobertura inferior.

23

M anuteno
Caixa distribuidora de detergente
Depois dos detergentes brancos e amaciadores da roupa terem deixado um depsito na caixa. Devem-se limpar de vez em quando com um jacto de gua corrente. Se for necessrio, pode-se eliminar completamente da mquina pulsando o fecho para baixo e puxando para fora. Para facilitar a limpeza, pode-se retirar a parte superior do compartimento do amaciador da roupa.

O buraco da caixa
Tambm se pode acumular detergente no interior do buraco, que se deve limpar de vez em quando com uma escova dos dentes velha.
Quando tiver terminado a limpeza, volte a colocar a caixa e faa um ciclo de enxaguagem sem roupa.

O tambor da mquina de lavar


Se residir numa rea de gua dura, o calcrio acumular-se- em stio onde no poder ser visto nem removido facilmente. Com o tempo, a formao de pelculas poder obstruir os circuitos, que tero de ser substituidos se nada for feito para o evitar. Embora o tambor seja em ao inoxidvel, podero surgir manchas de ferrugem causadas por pequenos objectos de metal (clips ou ganchos) inadvertidamente deixados na mquina. O tambor dever ser limpo de vez em quando. Se usar produtos anti-calcrio, ou lixvias, assegure-se que so prprios para mquina de lavar. Estes produtos podero danificar componentes da sua mquina... Remova as manchas com um produto para limpeza de ao inoxidvel. Nunca use esfreges de palho de ao. 24

M anuteno
Limpeza da sua mquina de lavar roupa
1. Exterior O cuidado adequado da sua mquina de lavar roupa pode aumentar a sua vida til. A parte exterior da mquina pode-se limpar com gua morna e um detergente domstico no abrasivo neutro. Limpe imediatamente quaisquer salpicos. Limpe com um pano hmido. Tente no bater na superfcie com objectos afiados. IMPORTANTE : No utilize lcool etlico, diluentes nem produtos similares. 2. Interior Seque volta da abertura da porta da mquina de lavar, junta flexvel de borracha e vidro da porta. Estas reas devem estar sempre limpas para assegurar uma boa selagem da gua. Faa funcionar a mquina de lavar roupa durante um ciclo completo utilizando gua quente. Repita o processo se necessrio.
NOTA

Retire os depsitos de gua dura utilizando apenas lquidos de limpeza etiquetados como seguros para a mquina de lavar.

Instrues de proteco para o Inverno


Se a mquina de lavar roupa se guardar numa zona onde se pode produzir congelao ou for levada para temperaturas de congelao, siga as instrues de proteco para o Inverno, com o objectivo de evitar danos na mquina de lavar. 1. Feche a torneira de fornecimento de gua. 2. Desligue as mangueiras do fornecimento de gua e esvazie a gua das mangueiras. 3. Ligue o cabo elctrico a uma tomada elctrica correctamente ligada terra. 4. Adicione 3,8 litros de anti-congelante no txico de caravanas pequenas para esvaziar o tambor da mquina de lavar roupa. Feche a porta. 5. Ajuste o ciclo de centrifugao e deixe que a mquina de lavar roupa centrifugue durante 1 minuto para esvaziar toda a gua. No se expulsar todo o anti-congelante de caravanas pequenas. 6. Desligue o cabo de alimentao elctrica, seque o interior do tambor e feche a porta. 7. Retire a caixa distribuidora. Esvazie a gua dos compartimentos e seque os compartimentos. Volte a colocar a caixa. 8. Guarde a mquina de lavar roupa na posio direita. 9. Para retirar o anti-congelante da mquina de lavar roupa depois do seu armazenamento, ponha a mquina de lavar a funcionar em vazio atravs de um ciclo completo utilizando detergente. No adicione carga de lavagem.

25

G uia de resoluo de problemas


Esta mquina de lavar roupa est equipada com funes automticas de segurana que detectam e diagnosticam avarias num estado inicial e que reagem de forma adequada. Quando a mquina no funciona correctamente ou no funciona totalmente, verifique os pontos seguintes antes de chamar o Departamento de Servio.

Sintoma
Rudo de estalidos e chiadas

Possvel causa
Podem existir objectos estranhos tais como moedas ou alfinetes de segurana no tambor ou na bomba. As cargas de lavagem pesadas podem produzir um som retumbante. Isto geralmente normal. Retirou todos os parafusos de transporte e a embalagem? Todos os ps descansam firmemente no cho? A ligao da mangueira de enchimento est frouxa na torneira ou na mquina de lavar. As tubagens de esgoto da casa esto obstrudas.

Soluo
Pare a mquina de lavar e verifique o tambor e o filtro de drenagem. Se o rudo continuar depois de arrancar de novo a mquina de lavar, chame o seu agente de servio autorizado. Se o som continuar, a mquina de lavar provavelmente est desequilibrada. Pare-a e distribua a carga de lavagem. Se no se tiverem tirado durante a instalao. Ver a seco sobre a instalao para tirar os parafusos de transporte. Carga de lavagem distribuda no uniforme no tambor. Pare a mquina de lavar e redistribua a carga de lavagem. Verifique e aperte as ligaes da mangueira. Desobstrua a tubagem de drenagem. Entre em contacto com um canalizador se necessrio. Demasiado detergente ou detergente desapropriado? A formao de espuma pode provocar fugas de gua.

Som retumbante

Rudo de vibraes

Fugas de gua

Excesso de gua com detergente. No entra gua na mquina de lavar ou entra devagar. O fornecimento de gua no adequado na zona. A torneira de fornecimento de gua no est completamente aberta. A mangueira de entrada da gua est retorcida. O filtro da mangueira de entrada est obstrudo. A mangueira de drenagem est retorcida ou obstruda. O filtro de drenagem est obstrudo.

Tente com outra torneira da casa. Torneira completamente aberta. Endireite a mangueira. Verifique o filtro da mangueira de entrada. Limpe e endireite a mangueira de drenagem. Limpe o filtro de drenagem.

A gua da mquina de lavar no se esvazia ou esvazia-se lentamente.

26

G uia de resoluo de problemas


Sintoma Possvel causa Soluo
Assegure-se de que a ficha encaixa correctamente na tomada da parede.

A mquina de O cabo de alimentao lavar no arranca elctrica se calhar no est ligado ou a ligao pode estar frouxa. Fusvel da casa fundido, disjuntor disparado ou produziu-se um corte no fornecimento elctrico. A torneira de fornecimento de gua no est aberta. A mquina de lavar roupa no centrifuga Verifique se a porta est bem fechada.

Reinicie o disjuntor ou substitua o fusvel. No aumente a capacidade do fusvel. Se o problema for uma sobrecarga do circuito, recorra a um electricista qualificado. Abra a torneira de fornecimento de gua.

Feche a porta e prima o boto Inicio/Pausa. Depois de pulsar o boto Inicio/Pausa, pode passar algum tempo antes da mquina de lavar comear a centrifugar. A porta deve-se bloquear antes que se possa conseguir a centrifugao. Se a mquina de lavar estiver ligada, a porta no se pode abrir por razes de segurana. Espere um ou dois minutos antes de abrir a porta para dar tempo ao mecanismo de bloqueio elctrico de se libertar. O tempo de lavagem pode variar devido quantidade de roupa a lavar, presso da torneira da gua, temperatura da gua e outras condies de uso. Se for detectado um desequilbrio ou se o programa de eliminao da gua com detergente funcionar, o tempo de lavagem aumentar acima do tempo previsto.

A porta no se abre

Retardamento do tempo de ciclo de lavagem

27

G uia de resoluo de problemas


Sintoma Possvel causa
O fornecimento de gua no adequado na zona. As torneiras de fornecimento de gua no esto completamente abertas. A mangueira de entrada de gua est retorcida. O filtro da mangueira de entrada est obstrudo. A carga demasiado pequena. A carga est desequilibrada. O aparelho possui um sistema de deteco e correco de desequilbrios. Se se carregarem artigos individuais pesados (tapetes de banho, roupes, etc.) este sistema pode parar a centrifugao ou at interromper o ciclo de centrifugao conjuntamente se o desequilbrio for demasiado grande inclusive depois de comearem vrias centrifugaes. Se a roupa ainda estiver demasiado hmida no final do ciclo, adicione artigos mais pequenos de roupa a lavar para equilibrar a carga e repita o ciclo de centrifugao. A porta est aberta?

Soluo
Tente com outra torneira da casa. Abra completamente a torneira. Endireite a mangueira. Verifique o filtro da mangueira de entrada. Limpe e endireite a mangueira de drenagem. Limpe o filtro de drenagem. Adicione 1 ou 2 artigos similares para contribuir para equilibrar a carga. Redistribua a carga para conseguir uma centrifugao adequada.

Feche a porta. Se no desaparecer " chame o servio tcnico. Desligue o cabo de alimentao e chame o servio tcnico.

",

Se houver um excesso de gua devido a uma vlvula de gua defeituosa, obter " " no ecr. Aparece " " se existir uma falha de funcionamento do sensor do nvel da gua. Sobrecarga no motor. Sobrecarga no motor. Ocorreu uma falha de energia elctrica. 28

Feche a torneira da gua. Desligue a ficha da tomada de corrente. Chame o servio tcnico.

Reinicie o ciclo.

T ermos da Garantia
Eliminao do seu antigo aparelho
1. Quando este smbolo de lato cruzado estiver afixado a um produto, significa que o produto abrangido pela Directiva Europeia 2002/96/EC. 2. Todos os produtos elctricos e electrnicos devem ser eliminados separadamente do lixo domstico atravs de pontos de recolha designados, facilitados pelo governo ou autoridades locais. 3. A eliminao correcta do seu aparelho antigo ajuda a evitar potenciais consequncias negativas para o ambiente e para a sade humana. 4. Para obter informas mais detalhadas acerca da eliminao do seu aparelho antigo, contacte as autoridades locais, um servio de eliminao de resduos ou a loja onde comprou o produto.

O que a garantia no cobre:


Viagens de servio para a sua casa para ensinar-lhe como usar o produto. Se o produto est conectado em qualquer outra voltagem diferente da mostrada na placa de classificao. Se a falha causada por acidente, negligncia, uso incorrecto ou motivo de fora maior. Se a falha causada por outros factores diferentes dos de uso domstico normal ou de acordo com o manual do usurio. Fornecer instrues do uso do produto ou modificar a sua instalao. Se a falha causada por animais nocivos, por exemplo, ratos ou baratas, etc. Rudos ou vibraes que so consideradas normais, por exemplo, o som do escoamento de gua, som de rotao ou bips de advertncia. Reparando a instalao, por exemplo, nivelando o produto, ajustando o escoamento. Manuteno normal que recomendada pelo manual do usurio. Remoo de objectos / substncias estranhas mquina, incluindo a bomba e filtro da mangueira de entrada, por exemplo, detritos, pregos, fios tranados, botes, etc. Substituir os fusveis, corrigir a fiao ou a tubulao da casa. Retificao de reparos no autorizados. Danos incidentais ou conseqentes ao patrimnio pessoal, provocados por possveis defeitos no aparelho. Se o produto for usado para fins comerciais, no ter garantia. (Exemplo: Locais usados pelo pblico, assim como banheiros, hotis, centros de treinamento, hospedarias).

29

N ota

30

N ota

31

P/No : MFL41480117

Anda mungkin juga menyukai