Anda di halaman 1dari 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: CF = Constituio Federal; EC = Emenda Constitucional; MMA = Ministrio do Meio Ambiente; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia.

CONHECIMENTOS BSICOS
Santurio ameaado Iniciativa que pretende legitimar a ocupao irregular do Parque do Itatiaia pe em risco o pouco que restou da mata atlntica
1 1

10

13

16

19

O Parque Nacional do Itatiaia, paraso ecolgico no estado do Rio de Janeiro criado por Getlio Vargas em 1937, est correndo srios riscos. E a culpa, desta vez, no dos incndios, to comuns na regio, que abriga maravilhas naturais como o rio Campo Belo, a Cascata do Maromba e o famoso Pico das Agulhas Negras. Hoje, para muitos especialistas, o maior problema a ocupao irregular de reas de preservao permanente por casas de veraneio particulares. Concentradas em uma regio de 1,3 mil hectares, as cerca de 80 residncias so uma pedra no sapato dos administradores da rea. Essa pedra, porm, ganhou potencial para virar uma avalancha. No dia 22 de outubro de 2008, a Associao dos Amigos de Itatiaia, que desde 1951 rene proprietrios dessas terras irregulares, deu incio a uma campanha para regularizar o que no regularizvel: a presena de propriedades particulares dentro de um parque nacional. Se aprovado, o projeto reclassificaria parte da rea do parque, que passaria a ser um monumento natural, e no s legitimaria os imveis que j existem como abriria caminho para a construo de outros dentro da rea de preservao.
Joo Lopes. Isto, 25/2/2009, p. 52 (com adaptaes).

10

13

16

19

22

25

Tal o rio [Amazonas]; tal a sua histria: revolta, desordenada, incompleta. A Amaznia selvagem sempre teve o dom de impressionar a civilizao distante. Desde os primeiros tempos da Colnia, as mais imponentes expedies e solenes visitas pastorais rumavam de preferncia s suas plagas desconhecidas. Para l os mais venerveis bispos, os mais garbosos capites-generais, os mais lcidos cientistas. E do amanho do solo que se tentou afeioar a exticas especiarias, cultura do aborgine que se procurou erguer aos mais altos destinos, a metrpole longnqua demasiara-se em desvelos terra que sobre todas lhe compensaria o perdimento da ndia portentosa. Esforos vos. As partidas demarcadoras, as misses apostlicas, as viagens governamentais, com as suas frotas de centenas de canoas, e os seus astrnomos comissrios apercebidos de luxuosos instrumentos, e os seus prelados, e os seus guerreiros, chegavam, intermitentemente, queles rinces solitrios e armavam rapidamente no altiplano das barreiras as tendas suntuosas da civilizao em viagem. Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra. Prosseguiam a outros pontos, ou voltavam e as malocas, num momento transfiguradas, decaam de chofre, volvendo bruteza original.
Euclides da Cunha. margem da histria. Obra Completa, v. 1, p. 256 (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir com base no texto acima.


1

Com relao ao texto acima, julgue os seguintes itens.


6

A rea do Parque Nacional do Itatiaia est ameaada, porque os administradores do parque apresentaram proposta de decreto que regularizou as casas de veraneio cujos terrenos ainda se encontram em situao irregular. Atualmente, segundo o texto, o maior problema ecolgico no Parque Nacional do Itatiaia, atingido frequentemente por incndios, o da ocupao irregular por proprietrios de casas particulares em reas protegidas pelo poder pblico desde 1937. De acordo com o texto, o governo Getlio Vargas criou reas de preservao ambiental em toda a mata atlntica, em especial o Parque do Itatiaia, que abrange territrio de 1,3 mil hectares e encontra-se ameaado por algumas ocupaes desde 1951. O perodo Essa pedra, porm, ganhou potencial para virar uma avalancha (R.11-12) inicia a argumentao do autor do texto em favor da legalizao das edificaes irregularmente construdas. Na linha 19, a forma verbal legitimaria pode ser substituda pela forma legalizaria, sem prejuzo para o sentido do perodo.

De acordo com o texto, impressionados com a regio amaznica, representantes da Igreja, do Estado e da Cincia tentaram dominar a terra e a cultura indgena, mas no foram bem-sucedidos. Segundo o texto, a histria do rio Amazonas incompleta, porque a natureza indomvel, apesar dos esforos da civilizao em viagem (R.20-21) representada por misses apostlicas, por expedies governamentais e por cientistas. No segundo pargrafo, suas (R.6) refere-se a Colnia (R.5) e l (R.7), ao rio [Amazonas] (R.1). No trecho os seus astrnomos comissrios apercebidos de luxuosos instrumentos (R.16-17), o vocbulo apercebidos tem o sentido de providos. Como a orao E do amanho (...) portentosa (R.8-13) expressa uma explicao do termo terra (R.12), o autor do texto poderia ter optado pelo emprego da vrgula aps esse termo. No perodo Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra (R.21-22), o sujeito das oraes indeterminado.

8 9

10

11

UnB/CESPE MMA

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

Julgue os itens que se seguem, acerca de redao oficial e correo gramatical.


12

23

O BROffice um software equivalente ao Microsoft Office para ser utilizado em ambiente de software livre, como o Linux.

Na orao H vinte meses que o Decreto foi revogado, a forma verbal H poderia ser corretamente substituda por Faziam.
24

Por meio de editores de texto e planilhas eletrnicas, possvel criar links para arquivos disponveis na Internet, a partir da digitao do endereo de destino do arquivo no documento em elaborao no editor ou na planilha.

13

Na orao Segue anexa a nota editorial, foi atendida regra de concordncia nominal, visto que o adjetivo anexa est no feminino para concordar com a expresso no feminino a nota editorial, que exerce a funo de sujeito da orao.
25

Para se salvar um arquivo que foi alterado por editor de texto que esteja sendo executado no ambiente Windows XP, suficiente utilizar a opo Salvar como do editor. Nesse caso, a verso anterior do arquivo ser excluda da pasta atual, sendo criado um arquivo com novo nome, que deve ser fornecido pelo usurio.

14

O emprego do acento agudo nos vocbulos pas e a justifica-se pela mesma regra de acentuao grfica.

15

Nas comunicaes oficiais dirigidas a um ministro de Estado, deve-se empregar o tratamento Senhor Ministro.

Floresta nacional, floresta estadual e municipal: uma rea com uma cobertura florestal de espcies predominantemente nativas e tem como objetivo bsico o uso mltiplo sustentvel dos recursos florestais de florestas nativas. de posse e domnio pblicos.
Glossrio. Secretaria de biodiversidade e florestas. Portal reas protegidas. Ministrio do Meio Ambiente. Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptaes).

No que se refere a tecnologias da informao, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.


26

As ferramentas de navegao na Internet, tambm conhecidas como browsers, servem para acessar pginas e fazer downloads de arquivos contendo textos e(ou) imagens para o computador e permitem a interao entre usurios,

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.


16 17

Na linha 1, os dois-pontos introduzem uma citao. Os termos florestal (R.2) e nativas (R.3) so adjetivos que qualificam, respectivamente, os substantivos cobertura e espcies, ambos na linha 2.
27

por meio de programas de chat e e-mail via Web. Intranets so redes que utilizam os mesmos recursos e protocolos da Internet, mas so restritas a um grupo predefinido de usurios de uma instituio especfica.
28

18 19

A palavra uso (R.4) est empregada como adjetivo. O sujeito da frase de posse e domnio pblicos (R.5) o vocbulo rea (R.2).

Antivrus, worms, spywares e crackers so programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que no esto protegidos por firewalls.

20

Na linha 5, o vocbulo pblicos est no plural por se tratar de caso de regncia nominal.
29

Os sistemas de informao so solues que permitem manipular as informaes utilizadas pelas organizaes, por meio de tecnologias de armazenamento, acesso e

Com relao a conceitos de informtica, julgue os itens de 21 a 25.


21

Os programas Word, PowerPoint e Excel, que fazem parte do Microsoft Office, apesar de terem finalidades especficas, permitem a edio de textos e tabelas em diversos formatos.
30

recuperao de dados relevantes, de forma confivel. A responsabilidade pela segurana de um ambiente eletrnico dos usurios. Para impedir a invaso das mquinas por vrus e demais ameaas segurana, basta que os usurios no divulguem as suas senhas para terceiros.

22

Por meio da opo Importar arquivo, acessvel a partir do Windows Explorer, possvel converter um arquivo em formato PDF para um arquivo do tipo Word.

UnB/CESPE MMA

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

O aquecimento global continua mandando sinais inequvocos para os cientistas. O mais dramtico deles o encolhimento das calotas polares. O rtico o indicador mais significativo da mudana climtica porque nenhuma outra regio do mundo to sensvel ao efeito estufa. A calota polar norte recebe dos pases do Hemisfrio Norte ventos impregnados de dixido de carbono, o principal gs encapsulador de calor da atmosfera. A poluio tambm deixa a neve menos branca, aumentando a absoro da luz que chega superfcie. Em consequncia disso, a temperatura aumenta e o que j foi chamado de gelo eterno derrete. Nos ltimos dois veres do Hemisfrio Norte, a calota atingiu os menores ndices de que se tem notcia. Em setembro de 2008, chegou ao tamanho mnimo de 4,5 milhes de quilmetros quadrados, 33% menor que em 1979, quando comeou o monitoramento da regio com sensores e fotos de satlites. Pela primeira vez, o rtico deixou de ligar a Amrica do Norte sia.
Onde est o efeito estufa? In: Veja, n. 2.095, ano 42, 14/1/2009, p. 63 (com adaptaes).

A teoria de Darwin era simples e, ao mesmo tempo, arrebatadora. Ele props que todos os seres vivos na Terra so descendentes de uma ou de algumas formas originais. Darwin no pretendia descobrir como a vida havia surgido, mas defendia que, uma vez iniciada, os organismos comeariam lentamente a mudar e a se diversificar por meio de um processo completamente natural: todos os seres vivos mudam, e as diferenas so herdadas. Indivduos com variaes de caracteres favorveis no ambiente em que habitam iro prosperar e produzir mais descendentes em comparao a outros com variaes desfavorveis.
David M. Kingsley. tomos e caracteres. In: Scientific American Brasil , n. 81, fev./2009, p. 40 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir.


35

Charles Darwin, em sua obra a respeito da origem das espcies, contraps-se verso crist da criao do mundo e afirmou categoricamente que o homem descende de um homindeo comum: o macaco. Darwin escreveu um dirio em que relata suas experincias e os lugares por onde passou. Suas notas de viagem refletem tambm sua viso acerca da sociedade brasileira. Em vrias passagens, elas manifestam seu entusiasmo pela biodiversidade da mata atlntica, mas recriminam reiteradas vezes a escravido e a maneira como os escravos eram tratados no Brasil.

36

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subsequentes, considerando as mltiplas implicaes a respeito da questo ambiental no mundo contemporneo.
31

A drstica reduo das geleiras a maior evidncia das mudanas climticas geradas pelo aquecimento global provocado pelas imensas emisses de gases que intensificam o efeito estufa, como o dixido de carbono (CO2). Considerando o cenrio histrico do mundo contemporneo, julgue os itens seguintes.
37

32

O presidente norte-americano Bill Clinton assinou o Protocolo de Kyoto, mas nunca o enviou ao Senado para ser sancionado, enquanto George W. Bush, pouco depois de assumir a presidncia, em 2001, ratificou o acordo, argumentando que sua implantao pouco prejudicaria a economia norte-americana.
38

O Hamas uma organizao radical islmica dominada pelo fanatismo e usa mtodos terroristas. Seus lderes so proponentes do jihadismo, movimento cujo objetivo mais geral a guerra santa em nome do Isl e cujo objetivo mais especfico a criao do Estado de Israel. Em fevereiro de 2009, os venezuelanos aprovaram, em referendo, uma EC que permite a reeleio ilimitada para cargos executivos. A Bolvia, presidida por Evo Morales desde 2005, passou por votao similar em janeiro do corrente ano. Antes da crise econmica, Dubai, nos Emirados rabes Unidos, era descrita como superpotncia do Oriente Mdio. Hoje, parte da populao estrangeira retornou ao seu pas de origem em xodo provocado pela crise, j que, em Dubai, a inadimplncia punida com priso e os desempregados perdem automaticamente a cidadania. A clusula Compre Amrica, aprovada no incio de fevereiro pelo Senado norte-americano, foi amplamente criticada por governantes de diversos pases por ser considerada excessivamente protecionista, com exceo do Brasil, que no depende do comrcio de ao com os Estados Unidos da Amrica, por ser autossuficiente na sua produo.

33

Desenvolvimento sustentvel conceitualmente equivalente a crescimento econmico e, para ser alcanado, depende do reconhecimento de que os recursos naturais so ilimitados. O desenvolvimento sustentvel, portanto, representa uma nova forma de desenvolvimento econmico, que considera o meio ambiente.
39

34

O Protocolo de Kyoto foi ratificado por 163 pases, no entanto apenas 30 pases industrializados esto sujeitos s metas para a reduo da emisso de CO2. O Brasil ratificou o tratado, mas no teve de se comprometer com metas especficas porque considerado pas em desenvolvimento.

40

UnB/CESPE MMA

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

Em determinada fbrica de parafusos, para a produo de parafusos ao custo de R$ 1,00 a unidade, a mquina X tem um custo fixo de R$ 300,00 por dia, e a mquina Y fabrica os parafusos ao custo fixo dirio 25% maior que o da mquina X, mas a um custo unitrio de cada parafuso produzido 25% menor que o da mquina X. Considerando essa situao, julgue os itens a seguir.
41 42 43

RASCUNHO

Com a mquina X, para se produzir 100 parafusos em um dia, o custo de R$ 400,00. Com a mquina Y, o custo total de produo diria de 100 parafusos de R$ 450,00. Considerando que, em determinado dia, as duas mquinas produzam a mesma quantidade de parafusos e que essa quantidade seja superior a 200 parafusos, o custo total de fabricao desses parafusos na mquina Y ser inferior ao da mquina X. Independentemente da mquina utilizada, o custo de fabricao aumenta medida que cresce o nmero de parafusos produzidos. Se, em determinado dia, a mquina X produzir o dobro de parafusos produzidos pela mquina Y, de forma que os custos totais de produo sejam iguais, ento, nesse caso, a mquina Y produzir menos de 50 parafusos.

44

45

Considere as equaes que representam cada uma das sentenas a seguir. I A soma de 64,24 com o quadrado de um nmero igual a 70. A multiplicao de um nmero subtrado de 7 pelo mesmo nmero adicionado a 7 igual a 576. igual a .

II

III O triplo de um nmero somado a

Acerca dessas equaes, julgue os prximos itens.


46 47 48 49 50

Todas as solues das equaes que representam as sentenas I, II e III so nmeros positivos. As equaes que representam as sentenas I, II e III so equaes do segundo grau. As equaes que representam as sentenas I e II tm pelo menos uma soluo comum. Todas as solues das equaes que representam as sentenas II e III so nmeros racionais. A equao que representa a sentena III possui soluo que a soma de uma progresso geomtrica infinita em que a razo igual a .

UnB/CESPE MMA

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito dos conceitos de Constituio e da CF, julgue os seguintes itens.
51 52 53

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens a seguir luz da CF.
65

No sentido sociolgico defendido por Ferdinand Lassale, a Constituio fruto de uma deciso poltica. No sentido jurdico, a Constituio no tem qualquer fundamentao sociolgica, poltica ou filosfica. Uma Constituio do tipo cesarista se caracteriza, quanto origem, pela ausncia da participao popular na sua formao. A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral.

Aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao e publicao, mas no o de reproduo, no podendo a transmisso desse direito aos herdeiros ser limitada por lei. Se um indivduo, ao se desentender com sua mulher, desferir contra ela inmeros golpes, agredindo-a fisicamente, causando leses graves, as autoridades policiais, considerando tratar-se de flagrante delito, podero penetrar na casa desse indivduo, ainda que noite e sem determinao judicial, e prend-lo. Se um brasileiro nato viajar a outro pas estrangeiro, l cometer algum crime, envolvendo trfico ilcito de entorpecentes, e voltar ao seu pas de origem, caso aquele pas requeira a extradio desse indivduo, o Brasil poder extradit-lo. Associao com seis meses de constituio pode impetrar mandado de segurana coletivo. Um brasileiro naturalizado pode ser ministro do STJ.

66

54

67

A atual CF tem uma clara expanso dos direitos e garantias fundamentais, em relao aos modelos ento vigentes. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
55 56 57

68 69

Os direitos e garantias fundamentais encontram-se destacados exclusivamente no art. 5.o do texto constitucional. No constitucionalismo, a existncia de discriminaes positivas iguala materialmente os desiguais. No tocante aos direitos polticos, o STF julgou recentemente a constitucionalidade da clusula de barreira para partidos polticos, o que foi bem recebido pela doutrina, como medida moralizadora da atuao dos partidos polticos.

Acerca das classificaes de Constituio, julgue os itens subsequentes.


70 71

A CF, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. Uma Constituio classificada como semiflexvel ou semirrgida significa que ela tanto rgida como flexvel, com matrias que exigem um processo de alterao mais dificultoso do que o exigido para alterao de leis infraconstitucionais.

Quanto s disposies acerca de servidores pblicos previstas na CF, julgue os seguintes itens.
58 59 60

O fim do regime jurdico nico foi includo na CF por meio de EC. Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria. Para que que uma servidora pblica federal, que exera o magistrio no ensino superior possa reduzir em cinco anos os requisitos de idade para aposentadoria, ela dever comprovar tempo de servio exclusivo nessa funo. Na CF vigente, servidor pblico o gnero, sendo espcies os civis e os militares.

Ao Estado podem ser atribudas duas vertentes: o governo, de natureza transitria, responsvel precpuo pela proposio das polticas pblicas; e a administrao pblica, com o encargo de fazer a implementao de tais polticas, de maneira mais estvel. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
72

Diferentemente do que ocorria com o Cdigo Civil de 1916, no Cdigo Civil vigente tem-se a previso expressa dos territrios como pessoas jurdicas de direito pblico. O modelo de federalismo brasileiro do tipo segregador. A teoria da aparncia abrigada pelo direito administrativo brasileiro. As assembleias legislativas estaduais no possuem personalidade judiciria.

61

73 74 75

A respeito do direito constitucional, julgue os itens que se seguem.


62

Considerando que a lei orgnica seja equivalente, no municpio, sua Constituio, se uma lei ordinria municipal ferir o disposto na lei orgnica do municpio, ento essa lei ordinria estar sujeita ao sistema de controle de constitucionalidade. Para que um partido poltico tenha representao no Congresso Nacional, suficiente que o partido tenha um s parlamentar em qualquer uma das Casas do Congresso. Um promotor de justia, no uso de suas atribuies, poder ingressar com ao popular.

Acerca de licitaes, julgue os itens que se seguem.


76

As normas gerais sobre licitaes estabelecidas na Lei n. 8.666/1993 restringem-se Unio, aos estados e ao Distrito Federal. As hipteses de inexigibilidade de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993 podem ser conceituadas como meramente exemplificativas. Bens e servios comuns so os taxativamente estipulados em decreto.
Caderno GUA

63

77

64

78

UnB/CESPE MMA

Cargo: Agente Administrativo

A respeito do direito administrativo, julgue os itens subsequentes.


79 80

As autarquias fazem parte da administrao pblica direta. Empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito pblico. As sociedades de economia mista so sempre sociedades annimas. As terras ocupadas pelos ndios so bens pertencentes Unio e, por possurem destinao especfica, so classificadas como bens de uso especial. As margens dos rios navegveis so de domnio pblico, insuscetveis de expropriao e excludas de indenizao. Uma fazenda destinada plantao de maconha pode ser objeto de desapropriao confiscatria, devendo a indenizao ao proprietrio, nesse caso, ser paga em ttulos da dvida agrria. A teoria do risco administrativo determina que, existindo o fato do servio e o nexo de causalidade entre o fato e o dano ocorrido, presume-se a culpa da administrao pblica.

81

82

83

84

No lindo e charmoso GP noturno de Cingapura, Felipe Massa poderia assumir a ponta do campeonato, caso ficasse frente do adversrio direto ao ttulo da temporada 2008, o ingls Lewis Hamilton. No entanto, aconteceu uma falha na equipe. Na situao que se est ilustrando, a alegao de muitos foi de que a falha teria sido do mecnico-chefe da Ferrari, Federico Uguzzoni. O automobilismo um dos maiores exemplos do trabalho de equipe bem-sucedido. O que feito no pit-stop um modelo de sincronia total e resultado de aperfeioamento permanente. A equipe sabe que muitas vezes no pitstop que o piloto garante a sua vitria. Mesmo sendo modelo de trabalho de equipe, o automobilismo, como todos os esportes, pode errar. Alm da parte emocional, tambm uma competncia a ser constantemente trabalhada, importante aceitar que a tecnologia est no top, mas no infalvel. O sistema eletrnico falhou nos boxes da equipe italiana, como pode ocorrer no sistema da empresa, do banco etc. Recentemente, a cidade de So Paulo e algumas outras do estado entraram em pnico, porque a Internet saiu do ar. O jovem piloto brasileiro Felipe Massa foi campeo ao chamar a responsabilidade para toda a equipe e, principalmente, ao convocar a energia de todos para a prxima corrida. Independentemente do resultado da prova, ele j mostrou que vitorioso como lder, como parte de um time e como piloto que sabe do esforo de muitos para que ele possa subir no pdio.
Internet: <www.ativo.com> (com adaptaes).

85

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, julgue os seguintes itens.
91

Em relao aos poderes e aos atos administrativos, julgue os itens a seguir.


86

Uma equipe de trabalho reconhecida como um conjunto de relaes dinmicas e complexas que envolvem pessoas que so vistas e se veem como membros de um grupo relativamente estvel, que interagem e compartilham tcnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades com a finalidade de atingir objetivos mtuos. Tal situao ilustrada no caso relatado no texto. Para que uma equipe de trabalho funcione adequadamente, necessrio que o poder seja exercido de forma desigual entre os membros do grupo, como ilustrado no caso em tela. Fatores psicolgicos, como cortesia, presteza e tolerncia, influenciam negativamente a produtividade do grupo. Nas equipes de trabalho, a responsabilidade individual, apesar de o autor do texto argumentar o contrrio. O desempenho no igual quando se est sozinho e quando se faz parte de uma equipe. Como ilustrado no texto em apreo, o desempenho na equipe, em qualquer circunstncia, sempre superior.

Uma das caractersticas do poder de polcia a discricionariedade, que a possibilidade que tem a administrao de pr em execuo as suas decises, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio. Todo ato praticado no exerccio de funo administrativa considerado ato administrativo. Pelo atributo da presuno de veracidade, presume-se que os atos administrativos esto em conformidade com a lei.

92

93 94 95

87

88

A respeito da administrao direta e indireta, julgue os itens seguintes.


89

Acerca da tica no servio pblico e do Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens de 96 a 101.
96

Autarquias podem ser criadas para exercerem atividades de ensino, em que se incluem as universidades. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista tm personalidade jurdica de direito privado, o que, nesse aspecto, as torna diferentes das autarquias, qualificadas como pessoas jurdicas de direito pblico.

A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, ou seja, a uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo o mais que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social. A tica no servio pblico est relacionada tica das virtudes morais/sociais, o que remete a duas virtudes polidez e humor aplicadas ao trabalho do servidor pblico. Os cdigos obrigam os funcionrios a agirem com dignidade, decoro, zelo e eficcia, a fim de preservar a honra do servio pblico. A base desses cdigos est na ideia de que a represso eficaz.

97

90

98

UnB/CESPE MMA

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

99

A conduta de um servidor pblico que trata mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente pode constituir argumento para que essa pessoa requeira indenizao por dano moral. garantida pela conduta do servidor pblico caracterizada por frieza, distanciamento e objetividade.

Determinada organizao instalada em Braslia enviou um documento a funcionrio do MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituies. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informaes deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatrio, tramitando, posteriormente, em vrios setores at que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado perodo no ltimo setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espao, onde deve ser mantido at ser eliminado. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens subsequentes, acerca de arquivo.
111 A incluso de dados sobre o documento em uma base de

100 A impessoalidade no tratamento aos cidados usurios

101 O servidor que omite alguma informao a qualquer pessoa

que necessite do atendimento em servios pblicos, no sentido de tentar iludir em benefcio de interesses coletivos, passvel de pena de advertncia. A qualidade do servio de atendimento ao pblico no contexto da realidade brasileira, tanto no mbito estatal quanto na iniciativa privada, apresenta-se como um desafio institucional que exige transformaes urgentes. Com relao qualidade do atendimento ao pblico, julgue os itens que se seguem.
102 O resgate da legitimidade dos rgos pblicos perante a

dados conhecida como registro de documentos e faz parte das atividades de protocolo, vinculadas aos arquivos correntes.
112 Na situao em apreo, se o documento fosse um ofcio de

sociedade pode ocorrer por meio do sucesso dos programas de qualidade do atendimento no servio pblico.
103 Dar visibilidade s necessidades, s experincias e s

expectativas do usurio constitui a manifestao do carter social do atendimento ao pblico.


104 Do ponto de vista de algum que quer implantar um

carter ostensivo, ele no deveria ser aberto no setor de protocolo, mas encaminhado diretamente ao destinatrio, que deveria fazer o respectivo registro no sistema de protocolo.
113 Enquanto tramitava nos vrios setores, o documento em

programa de qualidade do atendimento, a anlise da situao de atendimento ao pblico suficiente para entender as razes da perda de qualidade no atendimento.
105 Na situao de atendimento ao pblico e, principalmente,

questo fez parte dos arquivos correntes do MMA.


114 Na situao considerada, o documento, antes de ser

sob o ponto de vista do usurio, o atendente passa a ser considerado algum portador de uma identidade singular, desvinculado da figura da instituio. A respeito da gesto de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
106 Na gesto de documentos, a fase de produo refere-se

eliminado, deve ser mantido no arquivo permanente.


115 O arquivo intermedirio deve ser subordinado tcnica e

administrativamente ao arquivo permanente, para que seja evitada a proliferao de depsitos e mantida uniforme a poltica arquivstica da instituio.
116 O cdigo de classificao deve ser anotado na primeira folha

elaborao de documentos resultantes de atividades de um rgo ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais administrao e evitadas a duplicao e a emisso de vias desnecessrias.
107 A fase da gesto de documentos em que so feitas a anlise

do documento.
117 O inventrio sumrio o instrumento tcnico responsvel

pela gesto dos prazos de guarda e pela destinao final de documentos.


118 A tabela de temporalidade aplicada somente em arquivo

e a avaliao de documentos acumulados em arquivos conhecida como preservao de documentos.


108 Na gesto de documentos, as atividades de protocolo, a

semiativo e em arquivo inativo, de acordo com as normas do Arquivo Nacional.


119 Aps ter tramitado e ter sido classificado, o documento deve

recuperao de informaes e a elaborao de normas de acesso documentao so desenvolvidas na fase de utilizao de documentos.
109 A gesto de documentos aplicada originalmente na idade

ser arquivado, obedecendo-se s seguintes operaes: inspeo, ordenao, arquivamento, retirada e controle.
120 As cpias de documentos cujos originais encontram-se no

permanente.
110 Uma das principais finalidades da gesto de documentos

a proteo dos documentos de valor permanente para a organizao e a sociedade.


UnB/CESPE MMA

mesmo conjunto no devem ser descartadas, pois so consideradas originais arquivsticos.

Caderno GUA

Cargo: Agente Administrativo

Anda mungkin juga menyukai