Anda di halaman 1dari 18

CAPTULO PRIMEIRO

Alimentao s

Conselhos prticos, truques e segredos

s combinaes dos elementos que os alimentos contm proporcionam benefcios teraputicos ou causam danos ao organismo, por isso devemos ter um especial cuidado em seleccionar os alimentos nos ciclos que usamos para os consumir e ter sempre presente que cada ser humano nico no ciclo de vida; temos ento de aprender a conhecer e a ouvir o nosso prprio organismo para sabermos o que nos convm e o que no nos convm. Beber pouca gua s refeies, pois a gua dilui os sucos digestivos. No tome alimentos demasiado quentes nem demasiado frios. No abuse de molhos, comida muito condimentada, nem de especiarias excitantes. No abuse do sal comum. Para guisar, use apenas leos vegetais: oliveira, girassol, ssamo, milho, etc., e manteiga.
37

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Para adoar os alimentos no abuse do acar refinado; use principalmente mel, que glucose (ou acar natural), que fabricado pela natureza, e que nutre o crebro e os msculos; para as crianas no h melhor alimento de desenvolvimento. Tambm pode usar acar mascavado e melao. Todas as refeies devem incluir um prato cru. As saladas so bsicas; devem servir-se como primeiro prato, pois isso melhora o apetite, favorece a digesto e evita a sede durante a refeio. No coza demasiado as verduras; o cozimento deve fazer-se a fogo lento e sem excesso de gua para evitar que percam propriedades. As guas de decoco no devem tirar-se; aproveitam-se para sopas. muito conveniente consumir produtos da estao ou colheita, so os mais abundantes e baratos, desenvolvem-se plenamente e so aqueles de que o organismo necessita nesse momento. muito conveniente variar nos alimentos dirios, pois dessa forma obtm-se com segurana todos os nutrientes equilibrantes e em quantidade suficiente. Devem combinar-se os pratos de uma refeio de modo a que os elementos que a compem se compensem uns aos outros, por exemplo, no servir dois pratos com fcula: lentilhas e feijes, gro-de-bico e alfarroba, etc. No coma mais de duas farinhas, mais de dois citrinos, mais de dois leos. Procure apresentar os pratos na mesa de forma atraente e ter em conta a sua distribuio, combinao de cores, limpeza, ordem, etc.
38

Alimentao S

A hora da refeio uma cerimnia; comer em paz, sem clera e sem desgostos sentimentais muito recomendvel para evitar transtornos digestivos. No coma depois de um choque emocional; os choques emocionais fazem com que a transformao dos alimentos entre em desequilbrio. Os ingredientes que sobram ao fazer pastis, doces ou guisados no devem guardar-se em sacos de papel ou em latas, pois oxidam-se facilmente; devem ser conservados em frascos de vidro ou de plstico. O cheiro desagradvel que a couve-flor e o repolho exalam, evita-se mergulhando na gua em que se cozem uma fatia de po. Para no chorar ao cortar a cebola, corte-as dentro de um recipiente com gua. Para desinfectar as hortalias, as frutas e as verduras, h vrios mtodos especiais: Para eliminar ovos de vermes ou de insectos basta uma soluo salina: uma colherada de sal para litro de gua. O sal, ao dissolver a camada de albumina que fixa os ovos aos vegetais, permite que a gua corrente arraste esse ovos durante a lavagem. Depois de lavar os tubrculos e os frutos das hortalias colocam-se num coador e escaldam-se com gua a ferver, depois passam-se por gua fria, e outra vez gua a ferver e gua fria, e assim a camada exterior fica liberta de germes, mantendo-se o seu interior no estado cru. Todas as bactrias (de verduras e frutas) podem tambm ser eliminadas com uma soluo de cido
39

Frutoterapia, Nutrio e Sade

ctrico (compram-se nas farmcias ou lojas de matrias-primas); num litro de gua colocam-se 60 gramas e mergulham-se as hortalias ou as verduras, etc., durante 15 minutos, depois lavam-se com gua corrente. Nos sumos de hortalias e frutas eliminam-se os germes sem seguir este conselho, ao juntar-se uma quinta parte de sumo de limo. Consuma tanto quanto possvel alimentos frescos e naturais, pelo menos 50% crus. Evite alimentos que tenham aditivos qumicos, como colorantes, conservantes, saborizantes e gua carbonatada dos refrescos. Consuma os alimentos o mais integrais possvel, evitando os produtos refinados. Minimize o uso de combinaes de alimentos e, sobretudo, evite as combinaes incorrectas. Minimize o uso de alimentos pesados, como gorduras, em especial se so de origem animal, carne, ovos e queijo. Tente que as suas refeies tenham cerca de 80% de alcalinizantes como: frutas e seus sumos, vegetais crus e seus sumos, vegetais cozidos, sementes, como a amndoa e o ssamo. Levante-se da mesa ao chegar ao ponto de saciedade; nunca chegue a ponto de ficar enfartado.

40

Alimentao S

Truques e segredos No misture nunca manteiga derretida e azeite. Os feijes no devem ser consumidos crus, pois contm fasena, uma substncia altamente txica. As folhas de ruibarbo e de cenoura so txicas. Cada organismo tem as suas peculiaridades; se no se sente bem com um alimento, deite-o fora. Recorde que mesmo que deixemos de consumir muitos produtos animais, muitas toxinas contidas no que j comemos permanecem nos nossos rgos. Para facilitar a sua eliminao, devemos ter em conta: Ao consumir cebolas, eliminaremos toxinas da carne. Ao consumir rabanetes eliminaremos toxinas de peixes. Ao consumir cogumelos eliminaremos toxinas de ovos e aves. Ao consumir alface, eliminaremos toxinas do queijo. Ao consumir cenouras, eliminaremos toxinas do porco. s pessoas com estmago delicado aconselha-se consumir legumes (feijes, lentilhas, favas, gro-de-bico) em forma de pur. As infuses devem ser preparadas em recipientes de vidro, porcelana ou ao inoxidvel, nunca em alumnio. As infuses no devem ser reaquecidas. A beterraba sacarina contm oxalatos e cido rico, pelo que no apropriada a quem sofre de clculos renais e nveis elevados de cido rico no sangue.
41

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Recomenda-se que se consumam espinafres sem se misturar com leite ou qualquer dos seus derivados, pois no sero bem assimilados, devido incompatibilidade digestiva do ferro e clcio. Se um guisado ficou demasiado gorduroso, juntam-se duas folhas de alface e deixa-se aquecer durante dois minutos; ao retirar as folhas de alface, a gordura excedente adere s folhas. Para fritar sem que se forme espuma, colocam-se no fundo da frigideira, debaixo do azeite, umas folhas de alface. Se um guisado ficou demasiado salgado, junta-se-lhe uma rodela de batata e deixa-se cozinhar. Para limpar as verduras deixam-se a demolhar num balde, com gua fresca, juntando um pouco de vinagre (3 colheres de ch de vinagre) e uma colher de ch de sal. Depois lavam-se bem. Quando se cozinha qualquer tipo de massa, pode juntar-se um raminho de salva, que a erva mais perfumada. O tomilho e o alecrim so excelentes nos temperos. As folhas de laranjeira e valeriana so relaxantes. Para transtornos hormonais e circulatrios, tome 2 ou 3 taas dirias de uma infuso de salva. A cenoura possui antioxidantes que atrasam o envelhecimento da pele. Para evitar picadas de mosquitos, leve nos bolsos ou coloque ao lado da almofada sementes de eucalipto ligeiramente modas. leo: recomenda-se que se utilize sempre leo limpo e novo. Se no for possvel, no leo usado podem fritar42

Alimentao S

-se rodelas de batata at que estejam bem doiradas (elas absorvero o odor e sabor anterior) e, para que o leo no salpique, aconselha-se que se lhe junte uma rodela de cenoura. Se o arroz apanha fumo, podemos juntar-lhe umas fatias de po e tapa-se para que o po absorva o mau sabor. O alho-porro limpa o intestino e regenera a flora intestinal. O alcauz, chupado lentamente, cura a acidez do estmago e as ms digestes. No caso de ficarem na garganta pequenos objectos (como espinhas de peixe, etc.), pode comer-se uma batata cozida, ou espargos ligeiramente modos, pois arrastam o corpo estranho. A banana (em rodelas) um potente anti-sptico, anti-hemorrgico e calmante (aplicado sobre a pele afectada). A infuso de folhas de laranjeira alivia as palpitaes nervosas. As folhas frescas de salsa contm apiol, uma substncia activa que desinflama; esfregadas sobre picadas de insectos, aliviam rapidamente a inflamao. Para produzir insnias, o caf. Para produzir sono, o coentro e o figo. Para aliviar a obstipao, como laxativo, sene-da-ndia. Como adstringentes, goiaba, mandioca e rom. Depurativos, cavalinha, orgo. Digestivas, alos, urtiga. Broncodilatadores, rabanete, eucalipto, cabaceira. Harmonizadora, salva, arruda.
43

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Com o caldo de gro-de-bico dissolvem-se clculos renais. Para uma boa digesto, tome um copo de gua morna em goles lentos (Veja tambm Alimentos e doenas.)

O que comer? 1. Frutas: de todas as espcies, no s sumos, mas sobretudo com-las, inclusivamente com sementes, mastigando-as, excepo das que so amargas. (Veja-se o livro Frutoterapia, los frutos que dan la vida, do autor.) 2. Amidos: cereais, que devem ser integrais, e que incluem farinhas que se preparam com eles e tambm uma srie de tubrculos, como: batata, mandioca, aipo de raiz, inhame. 3. Vegetais e hortalias: tanto cruas como cozidas, e tambm os seus sumos. Com estes trs grupos (frutas, amidos e vegetais), consumidos integrais, qualquer pessoa pode obter os nutrientes e a energia necessrios. 4. Leguminosas: podem consumir-se sempre que sejam demolhadas, lavadas, frescas, e que sejam acompanhadas, quando se comem com vegetais de folha. So os feijes, alfarrobas, lentilhas, gro-de-bico, etc. 5. Sementes de oleaginosas, como amndoa, ssamo, girassol, nozes, amendoins, avels, castanhas, linhaa, etc.; este um grupo muito importante.
44

Alimentao S

6. gua: ingerir a quantidade suficiente (segundo cada organismo). Os sbios mestres do Oriente aconselham-nos: O teu alimento deve ser fcil de digerir, o suficiente para recuperar energias e no deve ser estimulante, nem picante, nem salgado, nem com especiarias. Enche metade do estmago com alimento, um quarto com gua e deixa a outra quarta parte vazia.

Alimentos equilibrados O valor da alimentao no deve calcular-se unicamente em calorias, mas tambm em qualidade, no que contm, no seu grau de acidez, no estado natural, se for possvel limitar o consumo de alimentos animais. O ser humano, por ser uma obra natural, metaboliza melhor os alimentos naturais, frescos e limpos, porque so aqueles de que necessita para reparar os tecidos e produzir a energia necessria para proporcionar o bem-estar do corpo.

Razes que prejudicam a forma moderna de nos alimentarmos Substituio de farinha integral por farinha refinada. Substituio de alimentos crus por alimentos cozidos. Substituio de comida dura por comida mole.
45

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Substituio de alimentos naturais por alimentos artificiais. Excesso de protenas animais. Excesso de gorduras animais. Excesso de sal (sdio). Uso de produtos qumicos que se empregam na conservao e preservao dos alimentos. Falta de vitaminas e hormonas vegetais (auxinas). Falta de sais minerais. Falta de substncias estimulantes das paredes intestinais. Falta de pigmentos vegetais verdes (clorofila).

O que devemos fazer No misturar tomate com limo. Tirar a pele do tomate, pois alm de ser muito indigesta, contm uma grande quantidade de agroqumicos. No consumir bananas-prata-an verdes, pois so indigestas. No se devem misturar frutas proteicas, como as nozes, o amendoim e outras, com produtos com amido, como: po, arroz, alfarroba, gro-de-bico. Tentar no consumir, na mesma refeio, alimentos com sal e alimentos doces. No comer quando no se tem fome. Bendizer a terra, as mos que prepararam os alimentos e dar graas a Deus. Consumir s o que o organismo requer, segundo a constituio fsica e a idade.
46

Alimentao S

No combinar mal os alimentos. (Ver Combinao de alimentos.) Para adoar, preferir o mel. No usar vinagres (matam os glbulos vermelhos); podem ser substitudos por limo. Tentar consumir alimentos da poca (de colheita), integrais e sem conservantes. Hortalias, frutas e cereais integrais proporcionam-nos tudo aquilo de que necessitamos. Evitar os alimentos frios; nunca usar leos requentados. Evitar mudanas bruscas de alimentao. Dar muita importncia s verduras cruas, muito ricas em clorofila e, portanto, em oxignio. Comer muita fruta, mas como comida separada; se a comemos como sobremesa, produz fermentaes e flatulncia.

Alimentos desintoxicantes Os alhos, cebolas e alhos-porros, pelo seu contedo em sulfuretos de alilo protegem o nosso organismo de resduos txicos. As cenouras e tomates, pelo seu alto contedo em carotenos, tm propriedades anticancergenas. A uva, pelo seu contedo de tanino, desintoxicante (os diabticos no devem consumir uvas). As alcachofras, pelo seu contedo em silimarina, um antioxidante muito activo, devem ser consumidas frescas; as que no so frescas so txicas.
47

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Os citrinos, pelo seu contedo em vitamina C. A infuso de boldo e de sene-da-ndia eliminam toxinas. O sumo de papaia, por ser altamente digestivo. O caldo de batata e cebola (como nicos ingredientes), especialmente recomendado quando h ressaca ou dores de cabea.

Combinao de alimentos O tubo digestivo tem limitaes enzimticas que no se podem esquecer sem cair em indigestes, quando se ingerem alimentos da natureza com poucas afinidades entre si; a digesto tende a ser mais lenta e pesada. As verduras combinam-se entre si, mas no devem ser ingeridas juntamente com frutas doces nem cidas (excepto oleaginosas, como o abacate). As saladas podem ser acompanhadas de um alimento proteico, como trigo, milho, soja, etc., que contm amido (e por isso devem ser muito bem mastigadas). No devemos misturar alimentos proteicos, pois cada um deles requer uma diferente concentrao de enzimas e diferentes nveis de pH. Tanto o professor N. Capo como Shelton destacam que no se devem consumir conjuntamente as diferentes variedades de melnidos (incluindo a melancia). Diz o doutor Shelton: Meles, coma-os sozinhos ou deixe-os sozinhos. A respeito das sobremesas, o doutor Shelton afirma: Esquea para sempre as sobremesas, pois habitualmente so base de frutas, e estas so incompatveis com verduras.
48

Alimentao S

Se consumir frutas, faa-o no mnimo meia hora antes da refeio. necessrio fazer uma correcta combinao de alimentos, cujas caractersticas sejam compatveis entre si e relativamente ao nosso organismo. importante conhecer os princpios gerais da combinao de alimentos. Experincias realizadas pelo doutor Arthur Cason evidenciaram que combinaes incorrectas levam a que se sofra desde gases, que causam incomodidade, at dores intolerveis. A pior combinao a de cereais com carnes (houve uma digesto incompleta); os alimentos mais difceis de combinar so os amidos que, juntamente com carnes, frutas ctricas, doces e outros amdicos, so muito indigestos. Outra combinao errnea caf com leite. Pelo contrrio, os amidos combinam-se bem com as hortalias. Os vegetais combinam-se com tudo, excepo das frutas. Os gros das leguminosas so difceis de digerir porque contm amidos e protenas, e podem provocar transtornos digestivos que se podem evitar se se consumirem alimentos frescos, e alm disso devem ser deixados a demolhar na noite anterior e depois ser muito bem lavados, e ingeridos acompanhados de abundantes folhas verdes (aipo, alface, etc.), cujas enzimas facilitam a digesto. Aconselha-se a que no se consuma na mesma refeio feijes, leite ou produtos lcteos; so incompatveis. H alimentos que no devem combinar-se com nenhum outro: melancia, melo e anans.

49

Frutoterapia, Nutrio e Sade

Misturas correctas de frutas afins: Para obter uma muito nutritiva e saborosa salada de frutas recomendam-se as seguintes frutas, que se toleram entre si e que se complementam: papaia, fruta-do-drago, manga, pra, figo, tmaras, melo, ma vermelha, banana, guanabana, anona, gioaba doce, nectarina, nsperas, figos-lampos amadurecidos na rvore e cerejas frescas. Entre elas, escolheremos cinco (5) no mximo, se bem que o melhor e o mais recomendvel seja consumir um prato de uma nica espcie de fruta. No combinar: frutas com verduras; protenas com cereais nem com amidos; protenas com farinceos; farinhas com cereais.

Normas para a utilizao de gorduras Devem preferir-se gorduras lquidas a gorduras consistentes. Entre os leos deve dar-se preferncia aos menos saturados, isto , leos vegetais secos, pois no s se transformam mais rapidamente dentro do corpo como contm tambm glicridos gordos no saturados, ricos em vitaminas, de grande eficcia como substncias calricas no metabolismo das gorduras (vitamina F). Todas as gorduras animais se acumulam facilmente no corpo (obesidade), por isso no devem ser consumidas sozinhas, mas com um complemento de leo natural; se no se fizer assim, abre-se caminho s doenas hepticas, biliares e a tumores benignos ou malignos. Os cidos gordos
50

Alimentao S

no saturados, pelo contrrio, actuam como uma barreira ao cancro. O leo refinado com lixvia, o tratamento com descolorantes e desaromatizao das gorduras, bem como o seu endurecimento artificial, convertem-nas unicamente em portadores de calorias e fazem perder matrias activas necessrias ao metabolismo das gorduras. Como alimentao s com gorduras s devem portanto ser consideradas gorduras nutritivas depuradas por mtodos fsicos. Os leos de maior valor que o reino vegetal proporciona so os de gros de cereais, cujo contedo em compostos biolgicos excede o dos leos de sementes quase dez vezes mais; contm todas as substncias activas lipossolveis, na mais elevada concentrao sobretudo de vitaminas F e E, essenciais funo metablica das gorduras. Actualmente empregam-se leos de linho, girassol e outros, processados a frio; devem ser acondicionados em recipientes metlicos ou em garrafas de vidro escuro, porque a vitamina F, com o ar, a luz e o calor, se transforma, de uma substncia biologicamente activa, em substncia morta. (La medicina del siglo XXI. Curaciones naturales, Arcesio Jaramillo.) Colesterol: um esterol e est presente em todos os tecidos animais; no o mesmo que a gordura, se bem que tenha algumas propriedades similares. Um pouco de colesterol no nocivo, mas nveis elevados causam transtornos e riscos de sofrer ataques de corao. O colesterol est presente em muitos alimentos e o organismo tambm o fabrica a partir do consumo de gorduras saturadas. Para reduzir o
51

Frutoterapia, Nutrio e Sade

colesterol no sangue devemos diminuir o consumo de mioleira, caviar, queijo, chocolate, ovos, corao, rins, fgado, moelas, crustceos (caranguejo e lagosta), manteiga, nata de leite, banha, gordura animal.

Alimentos que elevam o nvel de colesterol: Ovos, maionese, saladas com ovo, produtos de padaria, gelados, vsceras (fgado, rim, etc.), carnes gordas, enchidos, lacticnios gordos, nata de leite, mariscos, chocolate. O excesso de consumo de gorduras faz aumentar: O risco de contrair uma doena de corao. A presso sangunea. Os riscos de acidentes vasculares cerebrais. O nvel de colesterol no sangue. A acumulao nas artrias, e portanto, atrofia as funes do sangue. Azeite de oliveira (azeitona). Evita as doenas de corao e o cancro. O azeite de oliveira excelente para as lceras e as queimaduras. Alivia a acidez do estmago e a indigesto; elimina clculos biliares e alivia a dor dos primeiros dentes (esfregando azeite nas razes irritadas). Previne o aparecimento de estrias abdominais durante a gravidez. O azeite de oliveira recomendado a doentes do corao, contm colina, flavonides (luteol e olivol), cido oleanlico
52

Alimentao S

e eritrodiol, substncias qumicas que neutralizam o colesterol, reduzem a presso sangunea, contm substncias qumicas que retardam o cancro e o envelhecimento, tem efeitos laxativos. conhecido desde h mais de quatro mil anos. Contm potentes agentes contra outras doenas cardacas, pois actua como anticoagulante. Em Milo (Itlia), uma equipa de mdicos receitou quatro a cinco colheres de azeite de oliveira dirias como parte do seu regime teraputico no ps-operatrio de pacientes operados ao corao. No decurso de seis meses mostraram uma melhoria dos seus perfis sanguneos, tornando-se menos susceptveis a futuros ataques cardacos e sncopes.

53

Anda mungkin juga menyukai