Anda di halaman 1dari 13

Professor Ilimane Direito Civil 13/12/2012 Continuao 2. Extino da personalidade - Art. 6 - Comorincia Art.

Real: Comprovada por atestado bito. Certido de bito. -Morte Presumida: Com declarao de ausncia. 22 ao 39.** * Procedimento de justificao em conformidade c/ o art. 861 CPC. Indivduo que embarcou em um navio que naufragou. Estava em perigo de vida. ** Indivduo no estava em perigo, apenas sumiu e nunca mais apareceu. Sem declarao de ausncia. Art.7 I eII.*

Ausncia: consiste em um procedimento de jurisdio voluntria, que tem por objetivo oficializar a morte de uma pessoa que deixou seu domiclio e nunca mais se teve notcias dela.
AUSNCIA CURADORIA. Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrarlhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador.

AUSNCIA CURADORIA a) Desaparecendo uma pessoa de seu domiclio, a justia far a arrecadao de seus bens e nomear um curador para administrlos. Obs. O cnjuge do ausente ser

SUCESSO PROVISRIA a) Decorridos 1 ou 3 anos da curadoria, sem que o ausente retorne, qualquer interessado (art. 27) poder requerer que se abra provisoriamente a sucesso. A sentena

SUCESSO DEFINITIVA A) Decorridos 10 anos da sucesso provisria sem que o agente retorne, os interessados podero requerer que se abra definitivamente a sucesso. Esta deciso produzir os seguintes

preferencialmente o curador dos bens. No entretanto, no poder exercer tal funo se estiver separado de fato h mais de 2 anos antes da declarao de ausncia ou judicialmente a qualquer momento. .

em que inicia nesse perodo s produzir efeitos 180 dias aps a sua publicao, mas desde o trnsito em julgado poder ser aberto o testamento e realizada a partilha como se o ausente fosse morto.

efeitos: os herdeiros testamentrios- podero levantar as garantias e os valores capitalizados em favor do ausente; a posse ser convertida em propriedade (alguns afirmam que essa propriedade condicional). O excludo ter direito ao bem que lhe foi anteriormente negado.

b) A curadoria perdurar por 1 ano se o ausente no tiver deixado curador ou mandatrio. Caso contrrio, ser de 3 anos. Obs. Durante o primeiro ano da curadoria, sero publicados editais de 2 em 2 meses chamando o ausente para a posse dos bens. c) Durante a curadoria os bens permanecem inalienveis.

b) Nessa fase os herdeiros s tero a posse dos bens.

d) O curador prestar contas periodicamente com relao a gesto dos bens, estando submetido as regras relativas ao tutores e curadores. Obs. Se o ausente

c) Os herdeiros necessrios podero entrar na posso dos bens independentemente de garantias. Alm disso, tero direito a totalidade dos frutos produzidos por esses bens. J os herdeiros testamentrios, devero dar garantias de restituio e capitalizar metade dos frutos em uma conta judicial em favor do ausente. d) O herdeiro testamentrio, que no tem condies financeiras de garantir o bem que lhe cabe, ser excludo da posse provisria, mas ter direito metade dos

retornar nesta fase ter direito aos bens que deixou independente dos motivos de seu desaparecimento.

frutos produzidos pelo quinho que lhe cabe. A sucesso provisria ir durar 10 anos contados do trnsito em julgado da sentena que o inicia. e)Se o ausente voltar nesse perodo, e provar que seu sumio foi involuntrio, ter direito aos bens que deixou e aos frutos capitalizados em seu favor. Caso contrrio, ter direito aos bens, mas perder em favor dos herdeiros testamentrios os frutos e rendimentos.

3. Teoria das capacidades Aps o nascimento, o nascituro adquire personalidade ; capacidade de gozo e direito e a cada momento que passa, ganha mais discernimento (capacidade). A capacidade de direito subsiste sem capacidade de exerccio. A capacidade de gozo no pressupe a capacidade de exerccio. E sim ao contrrio. Art. 1 Toda pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil. CC.

INCAPACIDADE -Restrio prtica de atos da vida civil: Divide-se em Total absolutamente incapaz (art. 3, I,II - INTERDIO- e III AO ANULATRIA. Atos representados)- e Parcial relativamente incapaz (art. 4 , I,II,II,IV - atos assistidos).

OBS:. A senectude/velhice/senilidade por si s no causa de incapacidade. OBS: Limites da interdio da pessoa prdiga.

*Repersonalizado/hedonista/despatrimonializado: maior valor a pessoa. OBS: Capacidade x Legitimidade (consiste em um requisito especfico para a prtica de um ato determinado). OBS: Natureza da sentena de interdio. STJ diz que tem natureza declaratria com efeitos, em regra, no retroativos - ex nunc. No entanto, ser possvel a atribuio de efeitos pretritos, retroativos, ex tunc, desde que fique provado nos autos que no tempo da prtica do ato especfico, ele j no tinha noo do que estava fazendo. OBS: Intervalos lcidos. Nosso ordenamento jurdico no admite os chamados intervalos lcidos. Assim, uma vez interditada, a pessoa s voltar a ser considerada capaz diante de nova deciso judicial que levante a interdio. Neste caso, tal deciso deve ser averbada no cartrio de regsitro civil de pessoas naturais.

4. Cessao da incapacidade *Aula 5 4.1Emancipao ato pelo qual se antecipa o efeito da maioridade. Permite-se que uma pessoa ainda incapaz, em face da idade seja considerada juridicamente capaz. Emancipao civil no produz nenhum efeito no mbito penal. *A emancipao irrevogvel a)EMANCIPAO VOLUNTRIA. uma espcie de emancipao feita pelos pais no exerccio do poder familiar. Deve ser feito em um tabelionato de notas (privativo a ele) mediante escritura pblica. ( ato jurdico em sentido estrito) Responsabilidade civil? Essa emancipao no isenta os pais da responsabilidade civil por atos ilcitos praticados por emancipados. Enunciado 40 e 41 CJF. A nica hiptese em que poder haver responsabilidade solidria do menor com seus pais, de ter sido emancipado. Ato infracional com efeitos civis, pais respondero subsidiariamente. b) EMANCIPAO JUDICIAL. feita a requerimento do tutor e decidida por sentena, e tambm deve ser registrada. Isenta o tutor da responsabilidade civil. C) EMANCIPAO TCITA/LEGAL. Decorre do preenchimento dos requisitos do art. 5, II a V.

Obs. As hipteses de emancipao tcita prescindem de registro. Art.9,II.

PESSOAS JURDICAS 1.Conceito de PJ: So entes criados a partir da unio de pessoas ou bens, com personalidade jurdica autnoma. So sujeitos de direito, e como tal tem nome, domiclio, responsabilidade civil, honra objetiva e patrimnio prprio. 1.1. Natureza jurdica das PJ. -> Teoria quanto natureza das PJ. *Negativista: Um grupo de pessoas ou bens no pode ser dotado de personalidade. *legal * Fico *doutrinria *Afirmativista:

*realidade tcnica (adotada CC)

1.2. Requisitos de constituio de uma PJ a) de direito privado:

*Materiais: Pluralidade de pessoas e bens (teoria clssica. Sem a pluralidade, no haver PJ.)

*Formais:

Elaborao de ato constitutivo. (contrato social, estatuto)

Registro: ao contrrio das pessoas naturais, o registro das PJ tem natureza constitutiva. Art.45

b) de dir. pblico Podem ser criados por lei, tratados internacionais, e na ltima hiptese, em fatos histricos.

2. Classificao das PJ Art. 40 a0 69.

A) Quanto estrutura interna

-> Intersubjetiva (corporaes, universitas personarium): So aquelas cujo elemento essencial de formao so as pessoas. Ex. sociedades e associaes. Escopo interno. -> Patrimoniais (universitas bonorum): So os bens. Ex. Fundaes. Escopo externo.

B) Quanto nacionalidade -> Nacionais: sede no territrio brasileiro. -> Estrangeiras: sede fora do territrio brasileiro.

3. Espcies de PJ no CC *Externo. Art. 42 todas as pessoas PJ Dir. Pb. * Interno * Adm. Indireta: Autar, Assoc.Pub. e demais entidades criadas por lei. * Adm. Direta: U,Est,DF,Mun,Territrio

*Sociedades (soc. Econ. mista) * Associaes PJ Dir. Priv * Fundaes * Part. Polticos * Org. Religiosas * EIRELI Art. 41. Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. O artigo 41 pode ser exemplificado com as entidades de fiscalizao das atividades profissionais. Ex. CREA, Conselho Federal de Medicina.

3.1 Sociedades PJ

20/12/2012 Direito Civil Professor: Ilimane Continuao

3. FUNDAO Art. 62 ao 69.

# Pessoas jurdicas patrimoniais constitudas pela afetao de um patrimnio a uma finalidade especfica. A declarao de vontade de cria-la deve ser

formalizada por escritura pblica ou testamento pblico. Tem como ato constitutivo o estatuto. Que dever ser registrado no cartrio (art.114 L 6015) # Os bens destinados a uma fundao, devem ser alodiais. ( bens livres = sem nus) # Bens de fundaes so inalienveis

-> Elementos de uma fundao: * Patrimnio

* Finalidade: - moral - assistencial - cultural - religiosa # Fase de instituio de uma fundao 1 dotao patrimonial: * O instituidor no poder destinar mais da metade do que possui para criar uma fundao se tiver herdeiros necessrios * tambm no poder destinar a totalidade do que possui para criar uma fundao em vida, ainda que no tenha herdeiros, de modo a comprometer a sua subsistncia (teoria do patrimnio mnimo). 2 Elaborao do estatuto Se o estatuto for elaborado pelo prprio instituidor, tem-se a forma direta. Caso ele atribua essa funo a terceiro, teremos a forma indireta ou fiduciria. O instituidor poder fixar um prazo para a elaborao do estatuto. Se o estatuto no for elaborado no prazo fixado ,ou no havendo prazo em 180 dias, o MP ter responsabilidade subsidiria para a elaborao. 3 Aprovao Caber ao MP a aprovao do Estatuto fundacional, salvo se ele tiver elaborado.

4 Registro Art 114 LRP c/c 45 CC.

# Extino das fundaes: - Veto do prazo de existncia - Insuficincia de recursos - Ilicitude superveniente do seu objeto

4 Desconsiderao da personalidade jurdica de uma PJ Art.50 -> uma exceo teoria da autonomia patrimonial da PJ. Consiste no afastamento temporrio e eventual da personalidade de uma PJ quando utilizada com abuso e obstando a satisfao do crdito. Neste caso, a justia autoriza que os credores busquem no patrimnio dos scios, bens suficientes para satisfao da obrigao originariamente da PJ. Obs. A desconsiderao pode ser concedida na fase da execuo e independe de ao autnoma. Obs. A desconsiderao no causa a extino da PJ. Obs. A desconsiderao pode ser dirigida contra PJs sem fins lucrativos.

Teorias quanto desclassificao da personalidade de uma PJ:

*MAIOR : - Critrio objetivo: Confuso patrimonial.

- Critrio subjetivo: desvio de finalidade

*MENOR: - Insolvncia

O CC adotou a teoria MAIOR. O CDC (art. 28) adotou a teoria MENOR. A lei 8884/94 e lei 9605/98 tambm adotam a MENOR. Ou seja, nosso ordenamento adota as duas. Obs. Ler ementa 279.273/SP. Obs. A desconsiderao no poder ser concedida de ofcio. Obs. A desconsiderao recair preferencialmente no patrimnio do scio que deu ensejo ao abuso. Se no tiver como individualizar a conduta, todos respondero solidariamente. Obs. O simples encerramento irregular das atividades de uma PJ, por si s no causa de desconsiderao. Obs4. O STJ admite amplamente a desconsiderao inversa, embora no haja dispositivo legal. Ocorre quando um dos scios ( devedor) incorpora maliciosamente um bem particular no patrimnio da PJ com a inteno de se conduzir a insolvncia, consequentemente frustrando seus credores. BENS Art. 79 a 103. 1. Conceito 2. Classificao dos bens no CC Art. 98. Na classificao quanto ao domnio (o CC usa o termo propriedade como sinnimo, embora no seja.): 2.1 Bens particulares. Excludente art. 98 -> So prescritveis, alienveis e penhorveis. 2.2 Bens pblicos. (CC so trata dos bens pblicos por definio, e no por destinao) So aqueles cujo titular do domnio, uma PJ de direito pblico ou PJ de direito privado que preste servio pblico. 2.2.1 Bem de uso comum. Art. 91, I. So espcies de bens pblicos que esto afetados a coletividade (no esto afetados a alguma finalidade especfica). Ex. praas. Sua utilizao em regra, independe de autorizao. E pode ser gratuita ou onerosa. Um ator diz que categoria de sui generis. Casa da me Joana.

Caractersticas: Imprescritveis e inalienveis. 2.2.2 Bens pblicos de uso especial: so espcies de bens que esto afetados ao desempenho de atividades administrativas. Tem como destinatrio imediato a adm. Pblica e mediato o administrador.. Sua utilizao no livre. So imprescritveis e inalienveis. 2.2.3 Bens pblicos dominicais/dominiais. So espcies de bens pblicos que compe o patrimnio particular e disponvel do poder pblico. No esto afetados a coletividade, e nem so utilizados pelo poder pblico na prestao de servios. Sua ideia de excluso. Ex. terras devolutas. Obs. So imprescritveis. Smula 340 STF, porm alienveis. Tambm so chamados de Bens meios. Obs.Faixa de fronteira pode ser usucapida? Pode. Pois poder ser pblico ou particular. Eventualmente possvel um particular entrar com ao de usucapio contra ente pblico e ter xito. STJ diz que se durante um perodo, a posse foi mansa e pacfica, e o bem era particular, e o bem hoje, por algum motivo foi incorporado ao bem pblico. Obs. Terras que no foram objetos de aes descriminatrias : terras adspotas. So consideradas res nullius. Podem ser usucapidas. A inalienabilidade relativa. At um bem pblico de uso comum poder ser desafetado.

3. Espcies de bens no CC. I) Considerados em si mesmos: - mveis e imveis - consumveis e inconsumveis - singulares e coletivos - fungveis e infungveis

II) Reciprocamente considerados: - principal

- acessrio: - produto - frutos: - naturais - industriais - civis - pendente - estantes - percipiendos - percebidos

- pertenas

3.1. Bens mveis Art. 82 ao 84. a) Por natureza. Ex. carro, caneta... b) Por determinao legal: I) Inrcia c/valor II) Os direitos reais, sobre coisa mvel e as aes correspondentes. III) Os direitos pessoais de carter patrimonial. Ex. Direitos autorais... Obs. Os bens mveis so transferidos em regra, mediante tradio. Ainda que seja tradio ficta ou presumida. 3.2. Bens imveis razes Art. 79 ao 81.

a) por natureza. Ex. solo, subsolo, espao areo. O dono do solo o dono do subsolo e o dono do espao areo. Art. 1.229 Obs. Ser ato emulativo ou abuso de direito, o proprietrio que proba passagem area. Art. 1228,2.

b) Por determinao legal: I) Direito sucesso aberta (obs. Antes da ao ser herana. Aps o ajuizamento da ao, vira esplio.) II) Os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram. Ex. hipoteca, superfcie solo. c) Imveis por acesso ou aderncia: I) artificial, quando h interveno do homem. II) natural: pedao de terra que rio leva, por ex. Obs. Os bens imveis so transferidos mediante registro, independente do valor. Se o bem custa MAIS do que 30 salrios mnimas, escritura pblica. Se custa menos, escritura particular. Art. 108. Obs. Acesso de cota parte de direito hereditrio. Deve ser realizado por escritura pblica independente do valor da cota, no se aplicando a este negcio o limite contido no artigo 108.

Anda mungkin juga menyukai