Anda di halaman 1dari 2

RECENSES MENDONA, Ana Valria Machado.

Informao e comunicao para incluso digital anlise do Programa GESAC: Governo Eletrnico Servio de Atendimento ao Cidado. Braslia: Editora do Departamento de Cincia da Informao e Documentao da Universidade de Braslia, 2008. 202 p.il. ISBN 978-85-61157-06-7

Recenso elaborada por Benedito Medeiros Neto, Consultor de Incluso Digital - Programa GESAC.

O livro da pesquisadora Ana Valria Machado Mendona aprofunda a questo da apropriao das tecnologias pelo cidado, usurio de programa de incluso digital e trata da construo dos contedos pelas comunidades. As redes sociais resultantes do processo de incluso digital so o principal foco do trabalho. Obras como essa assumem um valor estratgico e devem ser pesquisadas em seus instrumentos de acompanhamento e avaliao. O estudo deve ser utilizado ou explorado na sua aplicabilidade para incluso digital, notadamente no programa Governo Eletrnico Servio de Atendimento ao Cidado (GESAC), coordenado pelo Ministrio das Comunicaes, que tem por objetivo promover a incluso digital em todo territrio nacional, por meio de uma plataforma de rede, servios e aplicaes, oferecendo ferramentas de tecnologia da informao e comunicaes, recursos digitais e capacitao. A obra mostra no captulo sobre A Compreenso Possvel dos Fatos, o lado mais real do GESAC, destacando as dificuldades, na sua maioria, comuns a outros projetos e programas no Brasil. Apesar disso, foi capaz de identificar bons resultados e a garantia de avano em quatro anos de existncia. O GESAC revela-se favorvel a um cenrio hipermoderno para o futuro da incluso digital no pas. Caminhos Trilhados no Encontro dos Sujeitos da Pesquisa destaca o exitoso esforo de trazer mais luz e entendimento sobre a complexidade da Incluso Digital, podendo o leitor encontrar fundamentos para a sua argumentao e obter mais informaes para continuar a sua jornada. Uma Agenda para a Consolidao do GESAC: Idias em Ao traz uma grande contribuio aos dirigentes e operadores do GESAC e tambm gestores de outros programas. Aqui, a autora foi alm ao fazer um diagnstico criterioso e completo, tornando-se uma referncia na busca de um futuro mais eficiente para o GESAC, e, ao mesmo tempo, til para outros projetos em fase de implantao.

Revista Ibero-americana de Cincia da Informao (RICI), v.1 n.1, p.233-234, jan./jun. 2008

233

RECENSES O presente trabalho tem o intuito de contribuir na compreenso da incluso no seu universo multidisciplinar, caracterstica marcante da Cincia da Informao, com metodologias que perpassam o ciclo comunicacional e o compartilhamento das experincias de gesto neste novo campo de atividade, carente de acompanhamento e avaliao. O trabalho de analise complexo, e todas as prticas de campo tornam-se visveis e conhecidas, tanto internamente como externamente ao Programa, de modo mais amplo possvel e com a maior fidelidade, facilitando e aperfeioando realizao da incluso digital no Brasil. Muitas pessoas reconhecem a necessidade de mudar as suas prticas no processo de incluso digital, mas no percebem bem as oportunidades ou como empregar metodologias de forma eficaz. Muitas conhecem os detalhes dos vrios mtodos pedaggicos e as tecnologias que esto disponveis para facilitar o processo ensino-aprendizagem, mas lhes faltam o entendimento completo do processo, detalhado na presente obra. Este livro cria a ponte entre a teoria e a prtica, o caminho da formulao do modelo at a sua aplicao. Podemos assim compartilhar a viso colocada aqui. O livro nos apresenta a incluso digital no cenrio brasileiro, como evoluram as idias dentro de um contexto onde o resgate pela cidadania e direitos bsicos so ditos como prioridade de Estado. As oficinas de capacitao analisadas no trabalho permitem validar o modelo Todos - Todos para processo de comunicao na incluso digital, como forma de representar a integrao de redes sociais e a tecnologia na comunicao.

234

Revista Ibero-americana de Cincia da Informao (RICI), v.1 n.1, p.233-234, jan./jun. 2008

Anda mungkin juga menyukai