Anda di halaman 1dari 2

Quais So as Origens do Dia dos Trabalhadores?

12/09/11 21:17

MIA > Biblioteca > Rosa Luxemburgo > Novidades

Quais So as Origens do Dia dos Trabalhadores?


Rosa Luxemburgo
Fevereiro 1894
Primeira Edio: Primeira publicao em polons no Sprawa Robotnicza . Fonte: Selected Political Writings of Rosa Luxemburg, tr. Dick Howard, Monthly Review Press, 1971, pp. 315-16.. Traduo: Juliana Danielle. (traduzido da verso em ingls existente no MIA) HTML: Fernando A. S. Arajo. Direitos de Reproduo: A cpia ou distribuio deste documento livre e indefinidamente garantida nos termos da GNU Free Documentation License.

A feliz idia de usar a celebrao de um feriado proletrio como um meio para alcanar a jornada de trabalho de oito horas dirias nasceu na Austrlia. Os trabalhadores decidiram, em 1856, organizar um dia de completa paralizao juntamente com assemblias e entretenimento como uma manifestao a favor da jornada de oito horas dirias. O dia desta celebrao era para ser 21 de abril. Inicialmente, os trabalhadores australianos pretendiam que isto s acontecesse em 1856, mas esta primeira celebrao teve um efeito to forte nas massas proletrias da Austrlia, avivando-os e levando a uma nova agitao, que foi decidido repetir a celebrao todo ano. Na verdade, o que poderia dar aos trabalhadores mais coragem e f em sua prpria fora que uma paralizao do trabalho em massa, a qual eles mesmos decidiram? O que poderia dar mais coragem para os eternos escravos das fbricas e oficinas do que a reunio de suas prprias tropas? Assim, a idia de uma celebrao proletria foi rapidamente aceita e, da Austrlia, comeou a se espalhar para outros pases at finalmente conquistar todo o mundo proletrio. Os primeiros a seguirem o exemplo dos trabalhadores australianos foram os americanos. Em 1886 eles decidiram que o dia 1 de maio deveria ser o dia universal da paralizao do trabalho. Neste dia, 200.000 deles deixaram seus trabalhos e exigiram a jornada de oito horas dirias. Tempos depois, a
http://www.marxists.org/portugues/luxemburgo/1894/02/dia.htm Pgina 1 de 2

Quais So as Origens do Dia dos Trabalhadores?

12/09/11 21:17

polcia e o assdio legal impediram os trabalhadores por muitos anos de repetir esta manifestao [em tal magnitude]. Entretanto, em 1888 eles renovaram sua deciso e decidiram que a prxima celebrao seria no dia 1 de maio de 1890. Enquanto isso, o movimento dos trabalhadores na Europa tinha se fortalecido e se animado. A expresso mais poderosa deste movimento ocorreu no Congresso Internacional dos Trabalhadores em 1889. Neste Congresso, que contou com a presena de quatrocentos representantes, foi decidido que a jornada de oito horas deveria ser a primeira exigncia. Foi ento que o representante dos sindicatos franceses, o trabalhador Lavigne de Bord, propos que esta exigncia fosse expressa em todos os pases atravs de uma paralizao universal do trabalho. O representante dos trabalhadores americanos chamou a ateno para a deciso de seus camaradas de entrar em greve no dia 1 de maio de 1890 e o Congresso decidiu que esta data seria a da celebrao universal dos proletrios. Neste caso, como h trinta anos atrs na Austrlia, os trabalhadores realmente pensaram em uma manifestao que ocorresse uma s vez. O Congresso decidiu que os trabalhadores de todas as terras manifestariam-se juntos pela jornada de oito horas no dia 1 de maio de 1890. Ningum falou de uma repetio do feriado para os prximos anos. Naturalmente, ningum poderia prever a enorme rapidez com a qual esta idia iria triunfar e como iria ser adotada pelas classes trabalhadoras to rapidamente. No entanto, foi suficiente celebrar o Dia dos Trabalhadores apenas uma vez para todos entenderem e sentirem que o Dia dos Trabalhadores deveria ser uma tradio contnua e anual [...]. O primeiro de maio exige a introduo da jornada de oito horas. Mas mesmo depois desse objetivo ter sido alcanado, o Dia dos Trabalhadores no foi deixado para trs. Enquanto a luta dos trabalhadores contra a burguesia e a dominao de classe continuar, enquanto todas as exigncias no forem conseguidas, o Dia dos Trabalhadores ser a expresso anual destas exigncias. E quando melhores dias raiarem, quando a classe trabalhadora do mundo tiver ganho sua liberdade, ento a humanidade provavelmente ir celebrar o Dia dos Trabalhadores em honra s mais amargas lutas e aos muitos sofrimentos do passado.
Incio da pgina
Incluso 01/05/2009

http://www.marxists.org/portugues/luxemburgo/1894/02/dia.htm

Pgina 2 de 2

Anda mungkin juga menyukai