Anda di halaman 1dari 3

1-. Explique como o dinitrofenol age para desacoplar a fosforilao oxidativa.

O DNP (2,4-dinitrofenol) um desacoplador da fosforilao oxidativa. . O mesmo possui um prton dissocivel e muito hidrofbico. Seu mecanismo de ao o transporte de prtons atravs da membrana mitocondrial interna, dissipando o gradiente de prtons. Dissipar o gradiente de prtons a partir do DNP significa bombear prtons para a matriz sem produzir ATP, ou seja, a respirao continua sem a produo de ATP. 2- Em um tubo de ensaio voc tem uma suspenso de mitocndrias isoladas e intactas, ao qual voc adiciona succinil-CoA. Quantos mols de ATP voc esperaria que fossem gerados em uma volta do Ciclo de Krebs para cada mol de succinil-CoA adicionado? a. 3 b. 4 C. 5 d. 5,5 e. 0 Resp: C

A partir do Ciclo de Krebs, possvel ver que a adio de succinil-CoA( intermedirio do prprio ciclo) gerar como produto final at a reconverso do mesmo a oxalacetato( representando o fim do ciclo, j que a partir dai, para o mesmo ter prosseguimento necessrio a adio de Acetil-CoA) 1 Mol de ATP , 1 Mol de FADH2 e 1 Mol de NADH. Para produzir 1 mol de ATP, necessrio o bombeamento de 4 protons. 1Mol de NADH bombeia 10 Protons -> 10/4 = 2,5 1Mol de FADH2/Succinato bombeia 6 protons -> 6/4 = 1,5 Rendimento final = 1+2,5+1,5 = 5 3- Nas condies abaixo, indique o efeito (aumento, diminuio, nenhum) de cada situao na velocidade global do Ciclo do cido Ctrico. Aumento na concentrao de citrato:________Aumento____________ Aumento na concentrao de ATP: _____Diminuio__________________ Aumento na concentrao de glicose 6-fosfato: ___Aumento_______________ Aumento na concentrao de succinil-CoA:_______Aumento________________ Tanto citrato quanto succinil-CoA so substratos que fazem parte do prprio ciclo. O aumento em suas concentraes gera aumento da velocidade do ciclo. Por questes de equilibro, excesso de ATP gera diminuio em sua prpria produo, para que o que j foi produzido seja consumido. O excesso do mesmo regula a sua produo. A glicose -6 Fosfato precursora do acetil-CoA , principal substrato do ciclo de Krebs, logo aumento em sua concentrao representa aumento na velocidade do ciclo.

4- Um paciente diagnosticado com deficincia em tiamina exibiu fadiga e cibras musculares. As cibras musculares foram relacionadas com o acmulo de cidos metablicos. Qual dos cidos metablicos mais provvel de se acumular em uma deficncia em tiamina? A Fermentao ocorre em situaes de falta de O2, sendo responsvel pela reciclagem de FAD e NAD+( necessrios para a gliclise e para o ciclo de Krebs. Na falta de O2 no so reciclados, j que no h mais aceptor final de eltrons travando a fosforilao oxidativa e consequentemente no h transformao de FADH2 em FAD e nem NADH em NAD+). Em vrios animais que metabolizam o lcool, inclusive o homem, A enzima Piruvato descarboxilase faz parte desse processo. Para tal, a enzima catalisada com o TPP(tiamina pirofosfato) e Mg2+.Sendo assim, deficincia de Tiamina(oriunda de vitamina B1) gerara acumulo de cido Pirvico/ piruvato. O excesso desse cido deslocara o metabolismo do mesmo para a fermentao ltica, que ter como produto final o excesso de lactato/ cido Ltico. O TPP tambm participa do complexo piruvato desidrogenase. Ponto de partida para o ciclo de Krebs(converte piruvato em acetil-CoA). Falta de TPP gerara acumulo de piruvato e esse ser deslocado para a fermentao ltica nos msculos.

Anda mungkin juga menyukai