Anda di halaman 1dari 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA PARABA CAMPUS JOO PESSOA DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE

E ACADMICA DE GESTO

PLANO DE ENSINO
UNIDADE CURRICULAR: PSICOLOGIA DO TRABALHO Perodo letivo: 2 Carga Horria: 50 horas-aula Pr-requisito (s): De acordo com o fluxograma do curso.
Crditos: 03

Terminalidade/Certificao: No existe PLANO DE ENSINO


1. BASES TECNOLGICAS (EMENTA):
1. Psicologia aplicada administrao; 2. Fundamentos do comportamento humano; 3. Compreenso pessoal e do outro; 4. Relaes Interpessoais e Intergrupais; 5. Motivao; 6. Liderana; 7. Comunicao Interpessoal; 8. Qualidade de vida e Sade Mental no Trabalho; 9. tica profissional.

2. OBJETIVOS:
-Reconhecer a importncia de se estudar a psicologia aplicada a administrao, sensibilizando para um posicionamento crtico e reflexivo do papel do indivduo numa sociedade voltada para o mundo do trabalho. - Compreender os fundamentos e processos bsicos do comportamento humano no contexto organizacional; - Desenvolver as habilidades sociais de forma a contribuir para a humanizao no trabalho; - Proporcionar aos alunos a identificao de seus prprios comportamentos e reflexo do seu trabalho a nvel pessoal e grupal, ampliando a compreenso do comportamento humano dentro de padres ticos.

3. COMPETNCIAS:
3.1 Competncias: Conhecer princpios da psicologia aplicada a administrao; Refletir sobre os problemas tpicos do comportamento humano e sua repercusso no ambiente de trabalho, atravs das diferentes abordagens tericas; Identificar os modelos e tcnicas de comunicao, estimulando viso critica sobre a importncia dos aspectos relativo ao nvel scio-emocional da afetividade organizacional; Conhecer os princpios ticos profissionais.

4. HABILIDADES:
4.1 Habilidades: Diagnosticar problemas tpicos do comportamento humano e sua repercusso no ambiente de trabalho; Caracterizar os modelos e tcnicas de comunicao, aplicando liderana e comunicao organizacional; Aplicar os princpios ticos profissionais.

5. CONTEDO PROGRAMTICO: UNIDADE ASSUNTO

C.H

1. Psicologia aplicada a administrao


I
Comportamento organizacional Viso sistmica das organizaes A psicologia e as relaes interpessoais

12

2. Fundamentos do comportamento humano


Personalidade e formao da personalidade

Diferenas individuais e personalidade Aptides e habilidades Inteligncia emocional

3. Compreenso pessoal e do outro


Autoconhecimento Percepo de si e dos outros O conceito de empatia e sua importncia nas relaes humanas

4. Relaes interpessoais e intergrupais


As contribuies da psicologia social: percepo Esteretipos, preconceito e discriminao Grupos e equipes de trabalho Cooperao versus competio Equipes de alto desempenho

5. Motivao
II
Conceitos Noes sobre a influncia social Principais Teorias Aplicao da motivao no trabalho 6 Liderana Conceitos Principais teorias Liderana e Administrao de conflitos Perfil atual do lder Comunicao Conceito Principais funes da comunicao Comunicao organizacional Barreiras comunicao nas organizaes Saber ouvir Comunicao interpessoal no trabalho O mito do comunicador Qualidade de Vida e Sade Mental no Trabalho A influncia das relaes humanas nas condies de sade e trabalho Doenas relacionadas ao trabalho: estresse, LER/DORT, doenas psicossomticas QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) Sade mental e trabalho tica Conceito e importncia tica profissional Valores ticos e codigo de tica profissional A tica das organizaes

20

III

18

6. MTODOS E TCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:


Aulas expositivas, Oficinas de trabalho, Seminrios, Palestras, Estudos de caso, Estudos de Grupo, Leitura e anlise de textos, Tcnicas vivenciais de dinmicas de grupo.

7. RECURSOS DIDTICOS:
A construo das competncias pretendidas ser facilitada por meio das seguintes recursos didticos: o Textos (livros, artigos, estudos de caso, etc.). o Quadro branco e caneta para quadro branco. o Televiso, DVD player, vdeos, softwares. o Equipamentos de informtica (computador, projetor digital, impressora, etc.) World Wide Web .

8. TCNICAS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM:


A avaliao da aprendizagem far uso de uma ou mais estratgias listadas abaixo: o Participao do aluno nas atividades dentro de sala de aula. o Presena e participao nas atividades de grupo o Trabalhos individuais, escritos, quando necessrio. o Trabalhos em grupo, e sua apresentao em sala de aula ou no (texto, multimdia, msica, fotografia, teatro, etc.). o Provas escritas. Itens adicionais: pontualidade, participao, interesse e assiduidade.

9. REFERNCIAS: 9.1. Bsica:


CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinmica do sucesso das organizaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BERGAMINI, Ceclia W. Psicologia aplicada a administrao de empresas: psicologia do comportamento organizacional. So Paulo: Atlas, 2005. ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

9.2. Complementar:
DEJOURS, C. Psicodinmica do Trabalho. So Paulo: Atlas, 1994. IAN, Mackay. Como ouvir as pessoas. So Paulo: Nobel, 2000. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento Interpessoal. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 14. ed, 2004. RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia Social. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. S, Antonio Lopes. tica Profissional. So Paulo: Atlas, 6. ed., 2005.

Anda mungkin juga menyukai