Anda di halaman 1dari 14

Guia de Impresso

Guia de Impresso
Formatos & Sangria
Formatos de Papel 01 Formato Aberto ou Fechado 02 Folhas e Pginas 03 Lminas 04 Sangria e Margens 05

Cor & Imagem


A Impresso CMYK 06 O Preto no CMYK 07 Cores Especiais e RGB 08 Bitmap e Vetor 09

Tipografia
Cuidados com a Tipografia 10

Finalizao
Boneco (Prottipo) 11 Checklist (Lista de Checagem) 12

Guia de Impresso > Formatos & Sangria > Formatos de Papel


Formatos de Papel
No processo de impresso offset o papel o principal suporte de impresso. O papel pode possuir diversos formatos, gramaturas e texturas, havendo uma grande variedade de papis. A srie A do padro ISO 216 o mais comum no que diz respeito a formatos de folhas de papel e baseado na razo 2. Na Printi, seguimos estes padro para os formatos finais dos nossos materiais. Como a razo entre a altura e a largura do papel so iguais raiz quadrada de dois, quando por exemplo se unem duas folhas A4 obtm-se uma folha A3 com exatamente o dobro da rea. Sendo assim, possvel imprimir uma folha A3 em uma folha A4 sem perda de proporo.

1189mm
4A0 2378 x 1682 mm 1682 x 1189 mm 1189 x 841 mm 841 x 594 mm 594 x 420 mm 420 x 297 mm 297 x 210 mm 210 x 148 mm 148 x 105 mm 105 x 74 mm 74 x 52 mm 52 x 37 mm 37 x 26 mm

A3
841mm

A5

2A0

A6

A0 A1

A1

A4

A2 A3 A4 A5

A2

A6 A7 A8 A9 A10

A0
Partindo de uma folha A0, podemos dividi-la em duas folhas A1, que tm exatamente a metade da rea, e assim segue at A10. Como nosso processo offset trabalha com folha inteira, isso possibilita a impresso de at 64 folhas A7 em uma nica folha A1, nosso maior formato. Vale lembrar que a escala segue em ordem decrescente, e por isso bom compreender que quanto menor o nmero ao lado do A, maior ser o papel. Os formatos 2A0 e 4A0 so especiais e geralmente no muito utilizados.

Lembre-se: o padro ISO 216 no o nico a determinar formatos. O formato Letter, por exemplo, difere do formato A4. Para no errar o formato de seu pedido, use nossos gabaritos e evite transtornos e alteraes na arte.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Formatos e Sangria > Formato Aberto ou Fechado


Formato Aberto ou Fechado
A diferena entre formato aberto e formato fechado costuma gerar muita divergncia durante o contato entre o cliente e a grfica. De modo simples, o formato aberto o material antes de receber acabamentos (principalmente a dobra). O formato fechado o formato do material ao final da produo, aps dobras e acabamentos. Um exemplo para compreender essa diferena comparar um folder com duas dobras no formato A4, tanto aberto quanto fechado:
Formato A4 ABERTO 297mm Formato A4 FECHADO 630mm 297mm

210mm

A4

210mm

297mm 210mm

A4

100mm

Note que ao trabalhar com formato aberto, o formato A4 aparece no comeo do processo, antes do material ser dobrado e fechado, O formato fechado no o A4, mas o conhecido DL (100mmx210mm).

Neste exemplo, o formato aberto no o A4. O processo de dobras far com que o material adquira o formato fechado pretendido. Comeamos com um material 3 vezes mais largo que o A4 e terminamos no formato fechado A4.

Lembre-se: ao fazer sua cotao na Printi, utilize o formato fechado do material como referncia e sempre preste ateno ao formato orado. Baixez os gabaritos disponveis no site em caso de dvidas sobre formatos e dobras.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Formatos e Sangria > Folhas e Pginas


Folhas e Pginas
No vocabulrio grfico, as palavras lmina, folha e pgina possuem significados especficos. O termo pgina corresponde a cada face do papel capaz de receber impresso. Podemos dizer que cada lado de uma folha tem uma pgina, ou seja, duas pginas por folha (frente e verso). Mesmo quando no impressas, essas pginas pertencem ao material. Veja o exemplo abaixo:

frente

Pg. 17

Pg. 18 verso
TODA FACE imprimvel deve ser considerada como pgina. De forma prtica, em um material, seja folder, revista ou livro, devemos contar as pginas como cada lado de cada folha. Se o material possuir 20 pginas, ele ter 10 folhas e vice-versa.

verso

frente Pg. 1

frente

Pg. 2 verso

Como vemos acima, toda folha possui frente e verso, ambos capazes de receber impresso. A frente a pgina mpar e o verso a pgina par. Cada folha do material possui duas pginas, mesmo que estas no tenham sido impressas.

Lembre-se: quando nos referimos quantidade de pginas de um material incluimos a frente e o verso de todas as folhas, inclusive capa e quarta capa. A imposio correta das pginas do seu material feita pela Printi.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Formatos & Sangria > Lminas


Lminas
Chamamos de lmina toda folha de papel que compe um material grfico em seu formato aberto. Um catlogo, por exemplo, possui vrias pginas, e sua montagem s possvel ao dobrar vrias lminas e junt-las por meio do grampo. As imagens abaixo ilustram o processo: 1 Lmina 1 Lmina 2 Folhas 4 Pginas

1 Lmina (impressa)

1 Lmina (impressa) 2 Folhas

3 Lminas 6 folhas 12 pginas

1 Lmina (impressa) 2 Folhas 4 Pginas

1 Caderno 3 Lminas 6 folhas 12 pginas

No exemplo acima, comeamos com 1 lmina de papel. Com a impresso nas duas faces da lmina alm da dobra, criamos 2 folhas. Como cada folha tem duas pginas, obtemos como produto nal um folder de 4 pginas.

O exemplo acima ilustra o processo de montagem de um caderno a partir de uma lmina impressa e dobrada. A juno de 3 lminas pelo grampo cria o caderno. Neste caso, o caderno tem 12 pginas, 6 folhas e composto por 3 lminas.

Lembre-se: a montagem de vrias lminas s usada em materiais grampeados, como brochuras, livretos, catlogos, por exemplo. Folders de vrias pginas so o resultado de vrias dobras de uma nica lmina.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Formatos & Sangria > Sangria e Margens


Sangria & Margens
Aps o processo de impresso o material ser cortado (relado) no tamanho correto. Mas o corte pode sofrer uma variao de at 3mm. A forma correta de se lidar com essa variao usar a sangria no documento. Sangrar signica fazer a arte ultrapassar o limite do formato nal. todo elemento que faz contato com as bordas (limites do material) deve ser sangrado, ultrapassando em 3mm a borda da pgina. Da mesma forma, deve-se adicionar uma margem de segurana interna de 3mm para impedir que informaes importantes, como textos e logos, por exemplo sejam cortadas.

corte com variao

rea atingida pelo corte

margem de segurana

corte

corte com variao

Repare nas faixas coloridas que ultrapassam as marcas de corte do material. Veja tambm como o texto respeita a margem de segurana. Dessa forma, mesmo que haja variao no corte, sua arte no ser comprometida.

Sem a sangria, a arte pode ser comprometida. Como mostra a imagem, informaes importantes, incluindo o logo, sero cortadas. As faixas brancas abaixo e direita decorrem da variao da linha de corte (em vermelho).

Lembre-se: evite rasterizar (converter em bitmap) todo o seu arquivo, incluindo fontes, imagens e vetores. Isso impossibilita correes durante a primpresso e prejudica a resoluo. Procure salvar seu arquivo em PDF/X-1A.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

faixa branca - excesso

sangria

Guia de Impresso > Cor & Imagem > A Impresso CMYK


A Impresso CMYK
O processo de impresso utilizado pela Printi a impresso offset. Nesse processo, a cor formada pelo mtodo reticulado meio tom. Esse mtodo faz uso de pequenos pontos (retculas) de cor para atingir as tonalidades possveis variando entre dimetro (tamanho) dos pontos e o espaamento entre eles. Esse mtodo causa uma iluso de tica, fazendo com que o crebro identifique as cores de acordo com os espaos e tamanhos dos pontos. Abaixo, temos uma ilustrao ampliada do reticulado para porcentagens de preto:

10%

25%

50%

75%

95%

100%

A transio de cinza para preto possvel atravs da variao do tamanho dos pontos. As tonalidades mais escuras so atingidas com o aumento dos pontos e a consequente diminuio dos espaos brancos.

Para o colorido, o processo o mesmo, usando o modo de cor CMYK. Essa sigla significa:

Ciano

Magenta

Amarelo

Preto

Para a impresso da cor, as retculas so posicionadas em um determinado ngulo. Retculas de ciano e magenta resultaro em roxo, assim como amarelo e magenta resultaro em vermelho. Com a unio dessas quatro cores principais possvel gerar um vasto nmero de cores, bastando mudar suas relativas porcentagens (tamanho dos pontos), alm de seus espaamentos.

Lembre-se: na impresso em CMYK (cromia) as cores nais so compostas pelas quatro cores principais. O verde, por exemplo, resultado da mistura de ciano e amarelo.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Cores & Imagens > O Preto no CMYK


O Preto no CMYK
Como acabamos de analisar, pela unio das quatro cores principais possvel compor uma enorme gama de novas cores. Ao misturar grandes quantidades destas quatro cores, nos aproximamos do preto. Sendo assim, por que existiria a cor preto? A razo que haveria um gasto desnecessrio de tinta e certos papis de gramatura baixa (mais finos) no teriam resistncia para um volume to alto, resultando em um produto mal-acabado. Veja abaixo uma ilustrao de como chegar a cores similares usando diferentes porcentagens:

100%

100%

100%

0%

Cinza 300%

100%

100%

100%

100%

Preto 400%

0%

0%

0%

90%

Cinza 90%

0%

0%

0%

100%

Preto 100%

A primeira composio une 100% de cada cor (300%) para chegar ao cinza. J na segunda composio, obtemos uma cor semelhante, porm pura, utilizando apenas 90% de preto. O resultado da cor igual, mas o uso de tinta diferente.

Um problema comum occore na composio da cor preto. No h necessidade de usar as quatro cores (400%) para chegar a uma cor que j existente no processo. O preto 400% no recomendvel por sobrecarregar o material.

20%

0%

0%

100%

Preto 160%

0%

0%

0%

100%

Preto 100%

Quando h necessidade de carregar o preto para que este tenha uma aparncia mais brilhante e densa, recomendamos que seja configurado com 30% de ciano e 100% de preto. Esse preto geralmente chamado de preto chapado.

Por ltimo, lembre-se que em especial para textos, NO se deve utilizar o preto 400%. As retculas dificilmente estaro na posio correta, resultando no chamado erro de registro. Para textos, sempre use o preto 100%.

Lembre-se: trabalhe sempre com o preto puro (K 100%) para vetores e textos, e utilize preto chapado apenas para fundos e reas grandes. Assim, a delidade e integridade de todas as cores impressas preservada.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

Guia de Impresso > Cores & Imagens > Cores Especiais e RGB
Cores Especiais
Tambm conhecidas como spot colors ou pantone, cores especiais no so o resultado da mistura CMYK. Elas so tintas nicas que permitem reproduzir a cor de modo fiel. A escala Pantone um sistema de cor mundial que utiliza cdigos para representar as cores. A escala no gera dvida sobre os tons de azul, por exemplo, pois cada tonalidade de azul representada por um cdigo nico. s vezes, a cor Pantone pode ser impressa em CMYK. Nesses casos, existe uma composio CMYK equivalente cor Pantone, como ilustra a imagem.

PANTONE 1797 C R 216 G 34 B 47 HTML D8222F

PANTONE 1797 PC C M Y K 2 95 85 2

RGB
Na luz branca h trs cores predominantes: vermelho, verde e azul (Red - Green - Blue). Tais cores geram o modo RGB, que quando divididas em 255 nveis, podem gerar mais de 16 milhes de cores. O modo de cor RGB usado principalmente para a produo de arquivos destinados mdia digital (telas e monitores). Progamas para bitmap utilizam o modo RGB como padro para representao dos pixels. Por ser luz e no tinta, o RGB no pode ser usado para impresso. Ao converter uma imagem de RGB para CMYK, sempre haver certa perda na fidelidade de cor, pois o RGB tem um nmero muito superior de combinaes de cores.

R B

Ao unir todas as cores no RGB, o resultado final a cor branco. Isso se aplica apenas para exibio em tela pois no possvel compor o branco na impresso com tinta (CMYK).

Ao trabalhar no modo RGB invertemos a lgica de impresso. No CMYK temos o papel branco e usamos as cores para chegar ao preto. No RGB, o processo o inverso.

Lembre-se: ao nalizar sua arte, verique se h elementos em RGB ou Pantone. Uma escala de cores mostrar a equivalncia no CMYK. Para imagens em especco, use progamas como o Adobe Photoshop para fazer a converso.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

10

Guia de Impresso > Cores & Imagens > Bitmap e Vetor


Bitmap
Imagens e elementos ilustrativos so indispensveis para uma boa pea grfica e podem ser de dois tipos: vetor ou bitmap. O bitmap um conjunto de pixels (pontos) que carregam uma informao de cor, e formado pela unio desses pixels. A resoluo, em DPI, mede a qualidade e nitidez de um bitmap. DPI (dots per inch) significa pixels por polegada. Quanto maior o DPI da imagem original, maior a definio e qualidade dessa imagem. Veja o exemplo abaixo:
10 pixels p/ polegada

Pixel
2,5 cm

2,5 cm

300 pixels p/ polegada

No bitmap, os pixels na borda das imagens sofrem pequenas alteraes de cor para suavizar o contorno.

Acima, vemos um degrad com 10 pixels por polegada, e um outro com 300 pixels por polegada. A imagem que cada configurao ir gerar se econtra direita. Uma m resoluo (10 DPI) prejudica a nitidez da imagem.

Vetor
Os vetores so formas que tem suas informaes de cor, dimenses, linhas e curvas armazenadas em equaes. Essas equaes so traduzidas para desenhos e podem ter sua forma, cor ou tamanho alterados sem agredir sua resoluo, pois no so formados por pixels.

Vetor

Vetor sendo editado (ns e ala) ala

Bitmap

Acima vemos que o vetor constituido de pontos (ns) que indicam onde se inicia e encerra uma linha. Suas curvas so configuradas por alas, que ao serem esticadas resultam em curvas diferentes. J o bitmap composto por pixels.

Lembre-se: a resoluo de uma imagem reete na qualidade visual do seu material impresso. Uma resoluo inferior a 150 DPI pode deixar imperfeies evidentes. Sempre que possvel, use vetores para textos e linhas.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

11

Guia de Impresso > Tipograa e Linhas > Cuidados com a Tipograa


Cuidados com a Tipograa
A tipografia sem dvida um dos elementos mais importantes no design grfico. Ter cuidados com a tipografia garante que sua mensagem seja impressa de modo claro e legvel. Uma boa tipografia possui uma variedade de pesos e tamanhos, como podemos ver no exemplo abaixo:
abcdefghijlmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVWXYZ 123456789.;,; (:*!?)
Tipografia Exo Regular

abcdefghijlmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVWXYZ 123456789.;,; (:*!?)


Tipografia Exo Bold

Aa

Aa

Bb

Aa Bb Cc
Tamanhos da Exo

Bb

Cc

Cc

No software grfico escolhemos a familia tipogrfica (chamada fonte), que carregar nossa mensagem. Lembre-se sempre de alguns pontos importantes quanto tipografia:

Bodoni MT alterada

Bodoni MT alterada

a a

Bodoni MT Condensed

Bodoni MT Bold

Fonte

Vetor

Use familias tipogrficas com diversos pesos (bold, italic, semibold, medium) ao invs de alterar a fonte manualmente, pois o PDF no carrega essas alteraes. Acima h um comparativo: esticada condensed / contorno negrito.

O exemplo acima ilustra fonte e vetor. Sempre converta suas fontes em curva (criar contorno ou create outlines), pois assim a letra se torna vetor e garantir que seja impressa corretamente mesmo aps ajustes de pr-impresso.

Bodoni MT em pixel

Bodoni MT em vetor

Fonte em preto 400%

Fonte em preto

A tipografia, principalmente quando for de tamanho menor, quando rasterizada (convertida para bitmap) perde informaes de cor e forma, comprometendo sua legibilidade. Deixe a tipografia como texto ou como vetor no PDF.

No use preto 400% (C 100%, Y 100%, M 100%, K 100%) para textos, pois isso poder gerar erros de registro, que danificar a legibilidade de seu texto, alm de certas gramaturas que podem no suportar um volume elevado de tinta.

Lembre-se: se possvel, converta a tipograa em vetor. Mantenha as fontes utilizadas em local seguro para envi-las em caso de algum ajuste durante a pr-impresso (erros de envio, sangria, formato ou modo de cor).

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

12

Guia de Impresso > Finalizao > Boneco (Prottipo)


Boneco (Prottipo)
Como ltimo passo antes de enviar seu arquivo impresso, recomendvel a confeco de um boneco (prottipo) de seu material impresso. Um boneco uma impresso simples, geralmente feita em casa, para avaliar erros de digitao, posio dos elementos, contrastes e ter uma viso de como o material ficar aps a impresso. Imposio caseira do boneco

Frente

Verso
A imposio comea por posicionar a capa com a quarta capa. Ou seja, a primeira pgina est ao lado da ltima, e a segunda ao lado da penltima. Nesse exemplo temos pgina 1 e pgina 4 unidas em imposio com pgina 2 e pgina 3. Se no for possvel imprimir seu boneco em frente e verso, cole as duas faces respeitando a imposio. Marque a dobra no seu devido local e dobre seu boneco para dentro, deixando a primeira e ultima pgina no lado externo.

Impresso e montagem do boneco

Procure imprimir o boneco no tamanho aproximado do formato real. A impresso do boneco pode ser em preto e branco e/ou impressora jato de tinta. Se o seu material for impresso tanto na frente quanto no verso, respeite a imposio (ver acima) necessria para o fechamento correto.

Dobre seu boneco (se necessrio) e confira se o material est como desejado. Fique atento a erros de digitao e gramtica, resoluo das imagens, disposio dos elementos na pgina, ordem e tamanho das pginas. O boneco possibilita uma prvia de como o material ser impresso.

Lembre-se: a inteno do boneco poder vericar possveis erros no desenvolvimento da arte, principalmente erros de digitao, ortograa e gramtica. Alm disso, ele possibilita simular o resultado fsico do material.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

13

Guia de Impresso > Finalizao > Cuidados com a Tipograa


Checklist (Lista de Checagem)
A Printi preparou um checklist com as principais questes que voc deve considerar ao terminar de desenvolver a sua arte. Conferir o checklist evita transtornos envolvidos com a pr-impresso de sua arte. O resultado do impresso nas etapas de pr-impresso, produo e acabamento depende de forma direta da ateno aos itens deste checklist:

CHECKLIST

O formato final e nmero de pginas correspondem ao pedido efetuado no site? O arquivo possui 3mm de margem de segurana e 3mm de sangria? O arquivo est no modo de cor CMYK? Os objetos em tons de cinza esto configurados como escala de preto (K)? Est usando preto (K) 100 e ciano (C) 30 como configurao de preto chapado para grandes reas? Linhas finas (menores que 2 pt) e textos (inferiores a 8pt) possuem apenas uma cor? As fontes que no esto em curvas esto incorporadas ao arquivo? O arquivo foi salvo como PDF/X-1A, possuindo marcas de corte e preservando a sangria de 3mm? Um boneco foi feito para conferir erros de legibilidade, formato, erros de grafia e ordem das pginas?
Resultados da Checagem Online

Arquivo com erros


Esse status impossibilita o envio do arquivo pois esses erros refletem diretamente na produo do material.

Arquivo com alerta


O envio pode ser feito. Porm, alguns alertas no arquivo merecem ateno e devem ser revisado pelos relatrios.

Arquivos corretos
Todos os aspectos tcnicos que envolvem a produo do seu arquivo esto corretos e sua arte pode ser produzida.

Lembre-se: no site da Printi h uma seo de tutoriais que explicam passoa-passo como resolver cada item do checklist. Tambm disponibilizamos gabaritos de cada material para a produo correta de sua arte.

suporte@printi.com.br

(11) 2579-0069

www.printi.com.br

14

Anda mungkin juga menyukai