Anda di halaman 1dari 14

E.E.

Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

CONCEITOS BSICOS
Informtica A palavra "Informtica" vem da juno das palavras Informao + Automtica. Podemos dizer ento que Informtica o processamento automtico da informao, por meio de mtodos e tcnicas de tratamento.

Processamento de Dados Conceitos bsicos do processamento de dados: Dados: Algum tipo desorganizado de informao que no significa nada isoladamente. Informao: o resultado da transformao dos dados em algo til e organizado para o usurio. Processar dados significa transformar informaes iniciais (chamados de dados iniciais ou de entrada) em resultados (chamados de dados finais ou de sada), atravs de procedimentos prdefinidos. Processar dados significa muito mais do que apenas calcular. Pode ser considerado um clculo, uma ordenao de informaes, uma classificao de forma conveniente, uma comparao, uma listagem (relatrio) etc.

O processamento dos dados feito na UCP, ou CPU (unidade central de processamento). A entrada de dados feita por intermdio de dispositivos especiais que coletam informaes externas (ex: teclado, mouse etc.) e os enviam para a unidade central de processamento. Aps processado o dado, a informao pode ser armazenada em um dispositivo de armazenamento ou enviada para o usurio atravs de dispositivos de sada de dados ou informao (ex: monitor, impressora etc.).

Informtica Bsica

Pg. 1

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

Computador O computador uma mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. Entre vrios benefcios, podemos citar: grande velocidade no processamento e disponibilizao de informaes; preciso no fornecimento das informaes; prprio para execuo de tarefas repetitivas; propicia a reduo de custos em vrias atividades.

Mas para fazer o computador funcionar da maneira que necessitamos, ou seja, para que esta mquina transforme dados em informaes, ns precisamos escrever "programas" ou "softwares" que digam a ele com quais tipos de dados vamos trabalhar e quais tipos de informaes ns queremos receber.

Software O software um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programao. Estes comandos, ou instrues, criam as aes e permitem seu funcionamento. Cada ao determinada por uma sequncia, e cada sequncia se agrupa para formar o programa em si. Estes comandos se unem, criando um programa complexo. Um software, ou programa, consiste em informaes que podem ser lidas pelo computador, assim como seu contedo udio-visual, dados e componentes em geral. Para proteger os direitos do criador do programa, foi criada a licena de uso. Todos estes componentes do programa fazem parte da licena. A licena o que garante o direito autoral do criador ou distribuidor do programa. A licena um grupo de regras
Informtica Bsica Pg. 2

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

estipuladas pelo criador/distribuidor do programa, definindo tudo que ou no permitido no uso do software em questo. Um software pode ter vrias funes: Jogos, clculos, Criao de texto, edio de imagem, edio de vdeo, converso de vdeo, reprodutor de multimdia, acesso internet, etc. Resumindo, tudo que pode ser executado no computador. Existem vrios tipos de Softwares, entre os principais: Sistema Operacional: Os Sistemas Operacionais auxiliam o usurio, para passar os comandos para o computador. Ele interpreta nossas aes e transforma os dados em cdigos binrios, que podem ser processados. Software Aplicativo: Este tipo de software , basicamente, os programas utilizados para aplicaes dentro do S.O, que no estejam ligados com o funcionamento do mesmo. Exemplos: Word, Excel, Paint, Bloco de notas, calculadora. Software Utilitrio: So programas destinados a facilitar e agilizar a execuo de certas tarefas. Exemplos: Anti-vrus (Avast), compactadores de arquivos (7zip), programas para efetuar backups (Cobian), ou programas para gravar DVDs (Nero Burning Rom). Compiladores: So programas utilizados para construir outros programas, e se caracterizam pelo tipo de linguagem utilizada para realizar essa tarefa. Exemplos de linguagens: Assembly, Basic, Pascal, Delphi, Visual Basic, C, C++. Exemplo de cdigo fonte de um pequeno programa criado apenas para mostrar no monitor a frase "Ol, Mundo!" :
# include <iostream> // Necessrio para std::cout e std::endl int main() { std::cout << "Ol, Mundo!" << std::endl; }

Hardware Hardware toda a parte fsica de um computador. So as peas que formam o computador e seus perifricos, como por exemplo a placa me, o processador, os pentes de memria, a fonte de alimentao, os discos rgidos, drives de dvd, teclado, mouse, monitor e etc. Tudo o que no software, hardware!

Informtica Bsica

Pg. 3

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

Peopleware o elemento que faz as mquinas funcionarem, segundo as suas necessidades e vontades. Este , sem dvida, o elemento mais importante do sistema. Sem ele, no adianta ter o hardware e o software, podem ser desde usurios mais sofisticados como os programadores at usurios comuns como clientes de um banco que operam caixas eletrnicos. Resumindo, peopleware so os usurios do computador.

Perifricos ou Dispositivos So equipamentos conectados ao computador que permitem a entrada e/ou sada de informaes. Segue abaixo alguns exemplos de perifricos: - Perifricos de entrada: teclado, mouse, leitor de DVD e scanner. - Perifricos de sada: Monitor, impressora, Caixas de som e fones de ouvido. - Perifricos de entrada e sada: Monitor touchscreen, leitor/gravador de DVD, pendrive, carto de memria, impressora multi-funcional e headset.

Informtica Bsica

Pg. 4

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

CONCEITOS IMPORTANTES
Driver de dispositivo Num sistema operacional um driver de dispositivo um programa que possibilita a comunicao do sistema operacional com um dispositivo de entrada/sada. Um driver como um manual de instrues do perifrico que informa ao sistema operacional como ele funciona. Todo perifrico precisa de um driver para funcionar, por isso que quando compramos uma impressora, por exemplo, ela vem com um CD de instalao. Neste CD est o driver da impressora que passado ao Sistema Operacional. Alguns dispositivos no precisam deste driver e so chamados de plug and play. Plug and Play Um dispositivo plug and play um dispositivo que o sistema operacional o reconhece e instala automaticamente o driver para seu funcionamento, sem necessitar de CDs ou programas de instalao. So exemplos de dispositivos plug and play os pendrives, o mouse, o teclado, etc. Em uma traduo livre, plug and play poderia ser traduzido como ligar e usar ou plugar e usar. Dispositivos USB USB a sigla para Universal Serial Bus ou Barramento Serial Universal. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples, fcil e rpida a conexo de diversos tipos de aparelhos (cmeras digitais, HDs externos, pendrives, mouses, teclados, MP3-players, impressoras, scanners, leitor de cartes, etc) ao computador, evitando assim o uso de um tipo especfico de conector para cada dispositivo.

Vamos aprender um pouco mais sobre computadores pessoais, ou PC (Personal Computer) acessando o link abaixo. http://informatica.hsw.uol.com.br/pc.htm

Informtica Bsica

Pg. 5

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

REPRESENTAO DA INFORMAO

Os computadores atuais utilizam o sistema digital/binrio, com esse sistema os computadores podem representar qualquer informao na forma de uma sequncia de valores positivos e negativos, ou seja, na forma de zeros e uns. justamente o uso do sistema binrio que torna os computadores confiveis, pois a possibilidade de um valor 1 ser alterado para um valor 0, ou o oposto, muito pequena. Uma vez que o computador s sabe lidar com nmeros , sendo necessrio que ele lide tambm com letras e outros smbolos, no existe nada mais bvio do que associar letras e os outros smbolos a nmeros. assim que funciona: o micro possui uma tabela interna que associa cada letra ou smbolo a um determinado cdigo. Nessa tabela (Tabela ASCII), existem cdigos para todas as letras (AZ), todos os algarismos (0-9) e uma srie de smbolos, totalizando 256 elementos (0 255). Cada valor binrio chamado de bit (b), contrao de binary digit ou dgito binrio, e pode ser 1 ou 0, ou seja, est ou no passando corrente eltrica. A codificao de computadores nada mais do que um conjunto de sinais binrios (ligados ou desligados) aos quais possvel associar um determinado caractere.

Um conjunto de 8 bits forma um byte (B), e cada byte representa um caractere (letra, algarismo ou smbolo).

Informtica Bsica

Pg. 6

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

UNIDADES DE MEDIDA DA INFORMAO Bit Menor unidade de dado Apresenta os valores 0 ou 1 Representao: b Byte Conjunto de 8 bits Representa um caractere Representao: B Kilobyte 1 kilobyte equivale a 1024 bytes Representao: KB 1.024 caracteres Megabyte 1 megabyte equivale a 1024 kilobytes Representao: MB 1.048.576 caracteres Gigabyte 1 gigabyte equivale a 1024 megabytes Representao: GB 1.073.741.824 caracteres Terabyte 1 terabyte equivale a 1024 gigabytes Representao: TB 1.099.511.627.776 caracteres

Capacidade de alguns dispositivos: Carto de Memria: 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64 GB CD-ROM: 700 MB DVD-ROM: 4,7 GB Pen Drive: 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256 GB

Informtica Bsica

Pg. 7

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR Cada dispositivo tem uma funo especfica. A seguir vamos conhecer alguns dos principais componentes de um computador: Gabinete onde esto instaladas as partes do computador responsveis por armazenar e processar as informaes. So constitudos normalmente de estrutura metlica, mas j existe no mercado tambm os gabinetes de estrutura acrlica, transparente ou em cores, porm com os preos de custo ainda bem mais alto do que os tradicionais (metlicos).

Placa Me um item importante de um computador. Tem a funo de permitir que o processador se comunique com todos os perifricos instalados. na placa me que encontramos o processador, a memria principal e as conexes para os perifricos.

Processador Tambm conhecido como CPU (Central Processing Unit), ou UCP (Unidade Central de Processamento). um pequeno CHIP de silcio, que cabe na palma da mo. Podemos dizer que esse chip o "crebro" do computador. ele que executa os programas, faz os clculos e toma as decises,
Informtica Bsica Pg. 8

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

de acordo com as instrues armazenadas na memria. Da a importncia da memria, da qual vamos falar no prximo item. Existem vrios fabricantes e modelos diferentes de processadores no mercado.

Memria um dispositivo encarregado de armazenar e guardar informaes (dados + clculos) usados pelo processador. So classificadas em "memria principal" e "memria secundria. Memria Principal: Armazena os dados e programas enquanto esto sendo processados; armazena os dados intermedirios resultantes das operaes lgicas e aritmticas todos os dados que entram e que saem do computador passam pela memria principal. Abaixo a foto de uma memria principal tambm conhecida como Memria RAM.

Memria Secundria: Armazena as informaes que no esto sendo usadas ativamente pelo computador e este tipo de memria possui grande capacidade de armazenamento. A memria secundria tambm chamada de memria de armazenamento, funcionando como meio de armazenamento permanente de informaes (programas e arquivos) no computador.

nota: No HD (que um exemplo de memria secundria) ocorre uma tcnica conhecida como "Memria Virtual" pela qual possvel utilizar uma parte do disco rgido como se fosse memria principal, assim sendo, o sistema operacional capaz de executar aplicaes mesmo que a soma de todos os programas em execuo simultnea supere a da memria principal instalada no computador. Afim de que isso ocorra, o sistema move ao disco rgido o contedo da memria RAM que no foi utilizado por ltimo, liberando espao para novas aplicaes, se esses dados movidos ao HD voltem a ser necessrios, o sistema automaticamente realiza a operao inversa, carregando-os na memria RAM.

Informtica Bsica

Pg. 9

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

Portas (Conexes) Porta PS/2: utilizado at hoje para conectar mouse e teclado. As principais caractersticas so: rpida velocidade e ocupam pouco espao. Porta SERIAL: antigamente, estas portas eram utilizadas para conectarem perifricos como mouses, joysticks ou modens. Tambm conhecida como RS-232. identificada como COM1 e COM2 (caso tenha duas portas seriais). Atualmente esta porta est sendo utilizada para conexes e aplicaes especficas nos setores industriais. Porta PARALELA: utilizada para conectarem perifricos como a impressora. Vem sendo gradativamente substituda pela tecnologia USB. Porta USB (Universal Serial Bus): o tipo de barramento que se destaca pela sua alta velocidade, destaca-se tambm pela capacidade de em um nico conector com a placa me, conectar at 127 dispositivos e um tipo de conector Plug And Play (conecte e use), ou seja, se o Sistema Operacional oferecer suporte a esta tecnologia o usurio pode conectar um perifrico sem a necessidade de desligar o computador.

Perifricos So equipamentos conectados placa-me, gerenciados pela CPU e com a funo de enviar ou receber informaes do computador. Os principais perifricos de um computador so o teclado e o mouse. A maioria dos perifricos conectada a uma porta chamada USB (Universal Serial Bus), que se tornou padro para quase todos os dispositivos perifricos.

Informtica Bsica

Pg. 10

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

FORMAS DE DISTRIBUIO DE SOFTWARE Software comercial: Precisa ser comprado pelo usurio que deve instal-lo em seu computador para poder usar. Os cdigos-fonte desses programas so propriedade das empresas que os comercializam. A sua distribuio ou cpia (pirataria) no permitida. Software shareware: Ao contrrio dos softwares comerciais, os chamados shareware podem ser distribudos livremente, com o intuito de permitir que o usurio possa test-lo por um determinado perodo. Para continuar usando depois do tempo delimitado, necessrio registr-lo, comprando uma licena. Dentro desta categoria, encontramos os softwares do tipo Trial, que funcionam completamente durante alguns dias ( a quantidade de dias pode variar de acordo com a vontade do desenvolvedor) e, no trmino dos dias para avaliao, o software para de funcionar e s normaliza suas funes depois de voc inserir uma licena (por meio de serial ou chave). Temos tambm os software do tipo Demo (ou demonstrao) que so distribudos com recursos limitados para avaliao do cliente. Aps a compra da licena deste software, o cliente deve inserir um serial ou chave para liberar todas os recursos deste. Software gratuito (Freeware): Programa que pode ser usado gratuitamente. O usurio no precisa pagar para utilizar o software, porm o mesmo ainda protegido por Direitos Autorais, e ainda possui algumas limitaes como: 1- o cdigo-fonte no livre, no permitindo alteraes no programa; 2- muitas vezes o software s gratuito para uso residencial, quando o uso comercial o mesmo deve ser comprado. Software livre (Free Software): Software livre se refere liberdade dos usurios executarem, copiarem, distriburem, estudarem, modificarem e aperfeioarem o software. Em detalhes: * A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito; * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades. Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade; * A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo; * A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.

Informtica Bsica

Pg. 11

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

SISTEMAS OPERACIONAIS Tipo especial de software, responsvel por gerenciar as informaes que fazem com que a mquina se comporte de determinada maneira. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o sistema operacional o chefe dos demais softwares, ou ainda o gerente do computador, pois tem como tarefa controlar a mquina para os outros programas rodarem. O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as prioridades de impresso de uma impressora, reserva um espao da memria para cada programa, enfim, organiza tudo. Existem vrios sistemas operacionais, segue abaixo alguns exemplos: Mac OS Macintosh Operating System (Mac OS) a denominao do sistema operacional padro dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Foi o primeiro sistema grfico, amplamente usado em computadores, a utilizar cones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Tambm foi pioneiro na disseminao do conceito de Desktop, com rea de trabalho com cones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritrio. A verso atual o Mac OS X Mountain Lion.

Microsoft Windows O Windows um produto comercial, com preos diferenciados para cada uma de suas verses, embora tenha uma enorme quantidade de cpias ilegais instaladas, ele o sistema operacional mais usado do mundo, criado pela Microsoft. Criado em 1985, o sistema rodava no padro 16-bit e, usava menos de 1MB. Ele permite uma rudimentar interface grfica, rodando em cima do MS-DOS 5.0, que era um sistema operativo da Microsoft que no possua interface grfica, sendo executado atravs de comandos de texto enviados via teclado pelo usurio. Sua verso atual, o Microsoft Windows 8 pode ser manipulado via teclado e mouse, ou por uma tela touchscreen.

Informtica Bsica

Pg. 12

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

Linux Um sistema que est conquistando espao no mercado por ter uma poltica software livre, o que elimina custos de licenciamento e possibilita implementaes modificaes que se tornem necessrias. Sendo um software de cdigo-aberto tambm estimula o desenvolvimento de tecnologia local e cria possibilidades de trabalho para programadores brasileiros. Software livre se refere liberdade dos usurios executarem, copiarem, distriburem, estudarem, modificarem e aperfeioarem o software. Mais precisamente, ele se refere aos quatro tipos de liberdade, para os usurios do software: de e

A liberdade de executar o programa, para qualquer propsito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades.* A liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo. A liberdade de aperfeioar o programa, e liberar os se aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade seus beneficie. * * Acesso ao cdigo-fonte um pr-requisito para esta liberdade.

Por ser um software livre, o Linux possui vrias distribuies, todas baseadas no seu ncleo (ou kernel). O ncleo seria um software de operao responsvel pelo controle e gerenciamento do Hardware de um computador. Dentre as vrias distribuies, podemos citar o Ubuntu, o Fedora, Suse, Debian, Mandriva, Red Hat, Linux Mint e etc.

Informtica Bsica

Pg. 13

E.E. Godofredo Rangel

Pronatec - 2013

Android O Android um sistema operacional para aparelhos mveis como celulares e tablets. Foi criado inicialmente pela Google e hoje desenvolvido pela Open HandSet Alliance, mas a Google a a responsvel pela engenharia de processos gerncia de todos os produtos Android. O Android teve seu desenvolvimento baseado em Linux e o primeiro telefone mvel com Android (HTC Dream ) foi lanado em 2008.

e pela

IOS O IOS um sistema operacional para dispositivos mveis lanado com o smartphone iPhone em 2007. Desenvolvido pela Apple, dona destas 2 marcas, foi uma revoluo no mercado de smartphones devido ao nvel de interao com o sistema operacional que esta dupla (smartphone + sistema operacional) trouxe para a poca. Com a tela capacitiva sensvel ao toque do iPhone e a interface grfica do IOS, interao com o sistema operacional passou a incluir gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pina" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. A verso mais atual deste sistema operacional o IOS 7.0.

Informtica Bsica

Pg. 14

Anda mungkin juga menyukai