Anda di halaman 1dari 3

APONTAMENTOS DE CINCIAS DA NATUREZA 5 ANO

I REPRODUO
A reproduo nos animais compreende vrias etapas e tem como objectivo dar origem e continuidade a seres semelhantes.

Este processo no idntico para todos os animais e, cada espcie, na poca da reproduo (acasalamento), apresenta um conjunto de comportamentos distintos.

a reproduo de uma espcie, intervm um animal do sexo e!"#"#o ao !ual chamamos $!e%, e outro do sexo !%s&u'"#o ao !ual chamamos !%&(o.

" !%&(o produ# esper!%)o*+"des #os )es),&u'os$ a $!e% por sua ve#, %orma &vulos nos ovrios.

A -e&u#d%o a unio do &vulo com o espermato#&ide durante a poca de reproduo, dando origem a um ovo !ue ir originar o novo ser.

E'istem ( tipos de %ecundao) *. -e&u#d%o "#)er#% + !uando os espermato#&ides se unem aos &vulos dentro do corpo da %mea$

(. -e&u#d%o ex)er#% + !uando a %mea lana para a gua os &vulos, !ue so %ecundados pelos espermato#&ides do macho.

II COMPORTAMENTOS REPRODUTI.OS
" D"!or "s!o Sexu%' !uando os machos e as %meas se distinguem pelas caracter,sticas e'ternas (vis,veis), tais como) a cor, as dimens-es do corpo, as ornamenta-es + jubas, chi%res, hastes, cristas.

.uitos animais, na altura de se reprodu#irem, apresentam comportamentos especiais. Estes comportamentos variam de espcie para espcie) umas libertam cheiros caracter,sticos + sinais ol%activos, outras emitem s"#%"s so#oros, outras %a#em e'ibi-es, outras mudam de cor para atrair as %meas + s"#%"s /"su%"s.

A P%r%d% Nup&"%' um conjunto de comportamentos varivel de espcie para espcie !ue se reali#a antes, durante e ap&s a poca de acasalamento. Estes comportamentos so reali#ados por animais !ue pretendem atrair o se'o oposto da sua espcie.

III 0 TIPOS DE REPRODUO E1ISTENTES NOS ANIMAIS


Reproduo ."/,p%r% d/se nos A#"!%"s ."/,p%ros !ue so todos os animais !ue se desenvolvem no interior do corpo materno, alimentam/se das substancias nutritivas !ue este %ornece por meio do sangue. E'emplos) cavalo, gol%inho e o hipop&tamo.

Reproduo O/,p%r% d/se nos A#"!%"s O/,p%ros !ue so os animais (novo ser) !ue se desenvolvem %ora do corpo da me dentro de um ovo !ue encerra no seu interior, as substancias nutritivas necessrias ao desenvolvimento do novo ser e do !ual se alimenta. E'emplos) pombo, galinha, tartaruga, pato, pei'e.

I. METAMOR-OSES
0iversos animais, !uando nascem so semelhantes aos progenitores tendo um dese#/o'/"!e#)o d"re&)o 23%'"#(%4 /,5or%6. "utros nascem muito di%erentes do estado adulto, isto , passam por surpreendentes trans%orma-es internas e e'ternas na %orma do corpo, tendo um dese#/o'/"!e#)o "#d"re&)o ou metamor%oses (bicho da seda, r).

Me)%!or oses so o conjunto de trans%orma-es !ue os animais so%rem desde !ue nascem at atingirem o estado adulto.

E'istem ( tipos de metamor%oses) *. Me)%!or oses "#&o!p'e)%s ou s"!p'es so !uando essas trans%orma-es no so to grandes, passando apenas por uma %ase larvar ou nin%a. E'emplos ) ga%anhoto, liblula, cigarras.

(. Me)%!or oses &o!p'e)%s so trans%orma-es do corpo pro%undas, passando por duas ou mais %ases) larva, nin%a e adulto. E'emplos) borboleta, bicho da seda.

Anda mungkin juga menyukai