Anda di halaman 1dari 4

EXERCCIOS

1) Um menor com 15 anos de idade assinou recibo de pagamento de salrio na empresa. Alega para o pai que no recebeu o salrio. Esclarecido sobre a existncia do recibo, o pai entende que nenhuma a validade desse documento por falta da sua assinatura como responsvel legal. Quais as normas aplicveis ao caso? R: Segundo o art. 439 CLT, o recibo de pagamento do salrio pode ser assinado pelo menor, no necessitando da assinatura do pai. No entanto se fosse resciso de contrato de trabalho i sim vedado ao menos de 18 anos dar, sem assistncia dos seus responsveis legais, quitao ao empregador pelo recebimento da indenizao que lhe for devida, Decreto Lei 5.452 de 01/05/1943 e art. 439 CLT. 2) Um menor tem dois empregos. Em cada um trabalha 6 horas dirias. Uma das empresas multada pela fiscalizao trabalhista. Seu proprietrio entende que no descumpriu a lei, uma vez que a jornada do menor no excedeu o limite legal de 8 horas dirias. Quais so as normas aplicveis ao caso? R: Segundo o art. 414 ter que somar as horas trabalhadas, no ultrapassando 8 horas dirias, neste caso a segunda empresa ser multada por no ter observado a anotao na carteira de trabalho da primeira empresa.

3) A lei probe o trabalho do menor de 16 anos. No obstante, um menor,com idade inferior prevista em lei, trabalhou para uma empresa. Foi despedido sem justa causa e reclamou os seus direitos trabalhistas. O empregador alega que, sendo o agente incapaz e o contrato nulo, no est juridicamente obrigado a pagar. Quais so os princpios jurdicos que devem prevalecer no caso? R: Principio da Primazia da Realidade Principio da Boa-f Principio da Proteo do Trabalhador 4) Um louco, portanto incapaz, prestou servios durante dois meses como empregado. Tem direitos trabalhistas? Justifique. R: Sim, segundo o Principio da Primazia da Realidade, mesmo sendo incapaz se for comprovado vinculo empregatcio, dever o empregador pagar seus direitos. 5) A mulher pode ser frentista de posto de gasolina? Justifique.

R: Sim, pois no h restrio de servio para a mulher, desde a C.F./1988 a mulher pode trabalhar em qualquer atividade, insalubre, penosa, posto de gasolina, etc.. 6) A mulher pode trabalhar no horrio noturno? Justifique. R: Sim, com a C.F./1988 no seu art.5 aboliu a diferenciao de trabalho entre homens e mulheres. 7) Justifica-se tratamento jurdico especial para a mulher no direito brasileiro? Justifique. R: Salvo melhor juzo o tratamento especial que prevalece para a mulher a licena maternidade e a capacidade biolgica para certas tarefas, segundo art. 390 CLT.

8)Por meio de recente reclamatria trabalhista, o empregado pretende o pagamento de adicional de insalubridade, invocando, a seu favor, direito adquirido. Como advogado, oferea argumento bsico para a defesa.
R:

No existe direito adquirido, uma vez que, cessada a condio de insalubridade, cessa-se o pagamento do adicional, conforme artigo 194 da CLT: Art . 194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessar com a eliminao do risco sua sade ou integridade fsica, nos termos desta Seo e das normas expedidas pelo Ministrio do Trabalho. 9) Considere que o presidente da CIPA, no mbito trabalhista de determinada empresa tenha sido dispensado sem justa causa. Nessa situao, caberia RT em face do empregador dada a funo desempenhada pelo empregado? Justifique. R: No. O presidente no possui estabilidade provisria, porque foi indicado pela empresa, j o vice possui a estabilidade porque foi eleito, segundo o art. 163, 164 CLT. 10)Em sentena de primeiro grau, em que o reclamado revel e confesso quanto a matria de fato, o juiz condena a empresa ao pagamento de 30% de adicional de periculosidade. correta a deciso? Fundamente. R.: Tratando-se do adicional de periculosidade se foi feito a pericia e constatou a existncia de perigo no local de trabalho o juiz pode sim condenar o pagamento de 30% do adicional de periculosidade. J revelia gera presuno jris tantum dos fatos, ou seja, trata-se de uma presuno relativa, portanto admite prova em contrrio a cargo de quem alega a ilegitimidade.

11)Empregado de indstria automotiva perceberam, durante cinco anos, adicional de insalubridade, em face do nvel de barulho superior ao recomendado pelo rgo

competente do Poder Executivo Federal. A indstria empregadora providenciou os equipamentos protetores devidamente autorizados pelo referido rgo. Em face desse feito, a indstria suprimiu o pagamento do referido adicional. Os empregados, insatisfeitos, moveram reclamao trabalhista, requerendo a manuteno do adicional de insalubridade, alegando, para tanto, que o mesmo passou a integrar sua remunerao, em face do longo perodo pelo qual o perceberam. Analise a situao apresentada acima, luz da legislao de regncia e do entendimento do TST, responda fundamentadamente se h direito ou no a incorporao do referido adicional. R: No h o direito da incorporao do referido adicional, segundo a smula 80 do TST que diz: a eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. 12) Advogado empregado, eleito dirigente do Sindicato dos Advogados, pode ser dispensado sem justa causa da Faculdade de Direito em que, como professor, leciona prtica forense? Justifique. R: No, o art. 543 3 diz que vedado a dispensa do empregado sindicalizado ou associado a partir do momento do registro de sua candidatura at um ano aps seu mandato, salvo se cometer falta grave. 13) Apontando o reclamante como causa de pedir, determinado agente insalubre, poderia o juiz acolher o pedido considerando agente insalubre diverso do apontado na causa de pedir? Justifique. R: Sim, segundo a smula 293 do TST: a verificao mediante percia de prestao de servios em condies nocivas, considerado agente insalubre diverso apontado na inicial, no prejudica o pedido de adicional de insalubridade. 14) Um trabalhador possua 12 anos de tempo de servio quando foi dispensado sem justa causa, e descobriu que a empresa nunca havia depositado seu FGTS. Tendo ingressado com reclamao trabalhista um ms aps sua dispensa, existe alguma parcela do FGTS que tenha sido atingida pela prescrio? Fundamente. R: No h prescrio de acordo com a smula 362 do TST, diz que trintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no recolhimento da contribuio para o FGTS, observado o prazo de 2(dois) anos aps o trmino do contrato de trabalho. 15) Empregado nomeado chefe de delegacia sindical no interior do Estado, na forma do art. 517, 2, da CLT, tem estabilidade no emprego? Justifique. R: No, a estabilidade sindical abrange apenas os dirigentes dos sindicatos eleitos para cargo de direo da entidade sindical. 16) Empregado que contratado sem concurso pblico, na administrao pblica indireta, faz jus, luz da jurisprudncia dominante, ao FGTS e multa de 40%? Justifique.

R: A caracterstica dos cargos em comisso, na forma prevista na ressalva do inciso II do artigo 37 da Constituio Federal , a livre exonerao. Assim, o vnculo que se estabelece entre o ente pblico e o servidor nomeado para provimento de cargo em comisso tem carter precrio e transitrio, no possuindo, portanto, direito a multa de 40%, mas sim aos depsitos de FGTS.

Anda mungkin juga menyukai