Anda di halaman 1dari 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof.

Fabiano Sales Aula 09 Aula 09 Vitoriosos alunos, este nosso ltimo encontro preparatrio para o INSS. Nesta aula, tenho como objetivo a apresentao da Tipologia Textual, Compreenso e Interpretao de textos, Coerncia e Coeso e Significao Contextual das Palavras. Para melhor orient-los em seus estudos, apresento o sumrio abaixo a vocs: SUMRIO 01. Gnero Textual versus Tipologia Textual ..............................................01 02. Tipologia Textual ......................................................................................02 03. O Texto Narrativo .....................................................................................02 04. Tipos de Discurso ....................................................................................06 05. Discurso Direto .........................................................................................06 06. Discurso Indireto ......................................................................................06 07. Transposio de Discurso ......................................................................07 08. Discurso Indireto Livre ............................................................................07 09. O Texto Descritivo ....................................................................................08 10. O Texto Injuntivo ......................................................................................12 11. O Texto Dissertativo ................................................................................14 12. Compreenso e Interpretao Textual ...................................................24 13. Coerncia e Coeso .................................................................................31 14. Significao Contextual das Palavras ....................................................41 15. Lista das Questes Comentadas na Aula ..............................................55

Gnero Textual

Tipologia Textual

Inicialmente, importante esclarecer que gnero textual e tipologia textual no se confundem. O gnero textual relaciona-se funo, ao objetivo do texto. A observncia dos ttulos e da fonte (veculo material onde se encontra o texto) muito importante para se saber qual o objetivo textual. Por exemplo, qual o objetivo do gnero anncio? provocar uma atitude de compra. E do gnero manual de instrues? Quem j teve contato com esse gnero sabe que a finalidade auxiliar na utilizao adequada de algum aparelho. O gnero noticirio tem a funo de informar. Um editorial tem a finalidade de expor um fato. Por fim, o gnero horscopo, presente diariamente em jornais e revistas, apresenta a finalidade de prever. Com relao tipologia textual, podemos dizer que h obedincia a aspectos lingusticos prprios, relacionados estrutura do texto. Por exemplo, o gnero noticirio, quando analisado sob a ptica estrutural, apresenta caractersticas pertencentes a uma narrativa; por sua vez, o gnero horscopo, quanto ao modo de organizao do discurso, contm caractersticas relativas a um texto injuntivo (ou instrucional).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Logo, necessrio observar o objetivo a que se destina o texto e as tcnicas/caractersticas pertinentes a cada tipo textual.

TIPOLOGIA TEXTUAL Seguindo a tradio exigida em concursos pblicos organizados pela banca Fundao Carlos Chagas, abordaremos os tipos de textos mais recorrentes, sendo classificados em narrativos, descritivos, injuntivos (instrucionais) e dissertativos (expositivos ou argumentativos). Por ser o texto dissertativo-argumentativo a modalidade discursiva mais recorrente em concursos pblicos, daremos nfase a essa tipologia. Dificilmente encontra-se um texto que apresente caractersticas exclusivamente narrativas, descritivas, injuntivas ou dissertativas (expositivas ou argumentativas). Em provas, frequente a combinao de caractersticas inerentes a esses tipos de textos em uma s superfcie textual, mas, normalmente, h a predominncia de uma dessas formas. Assim, devemos dizer que O texto predominantemente narrativo, descritivo, injuntivo ou dissertativo (expositivo ou argumentativo). Vocs podem me perguntar: Fabiano, como saberemos se um texto possui predominantemente caractersticas narrativas, descritivas, injuntivas ou dissertativas? Meus amigos, por isso estudaremos as caractersticas dos principais tipos de textos.

O TEXTO NARRATIVO Definio Narrar contar uma histria, uma sequncia de fatos ocorridos em determinado local e tempo. Em outras palavras, o retrato de um fato real ou imaginrio contado por um narrador. Para que vocs consigam compreender uma narrao, preciso que o narrador evidencie: - O fato ocorrido; - O motivo de sua ocorrncia; - De que forma ocorreu; e - Com quem o fato ocorreu. Para tanto, necessrio conhecer os elementos bsicos de um texto narrativo: narrador, personagem, espao, tempo e enredo. NARRADOR - aquele que relata os fatos. A histria pode ser narrada por um narrador-personagem (1 pessoa) ou por um narrador-observador (3 pessoa).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Conceito uma personagem que, ao mesmo tempo, participa da histria e narra os acontecimentos. Em outras palavras, a personagem v os fatos de dentro da histria (ponto de vista interno). Com o narrador-personagem, o foco narrativo de 1 pessoa, sendo marcado pelo emprego do pronome pessoal reto eu, alm de suas formas oblquas correspondentes (me, mim). Com o narrador-personagem, a narrao subjetiva, isto , os fatos so narrados de acordo com os sentimentos e as emoes daquele que narra. Relata os acontecimentos da narrativa como observador. Em outras palavras, algum est observando o fato de fora e o relata. O foco narrativo de 3 pessoa, sendo marcado tanto pelo emprego dos pronomes ele(s), ela(s) quanto pelo uso de verbos em 3 pessoa. Com o narradorobservador, a narrao objetiva, ou seja, aquele que relata os fatos narra-os sem demonstrar seus sentimentos. Exemplo Contou-me um guia em Buenos Aires, que quando se diz que essa cidade a mais europeia das Amricas, muitas pessoas torcem o nariz. Pura dor de cotovelo! Quem conhece Buenos Aires como eu, sabe que isso verdade.

Narrador- personagem (1 pessoa)

Ele morava numa cidadezinha do interior. Tinha nascido ali, conhecia todo mundo. Era muito dado, dado demais para o gosto da mulher, que estava sempre de olho nos salamaleques que ele vivia fazendo para a mulherada do lugar. Puras gentilezas - dizia ele.

PERSONAGEM o elemento que participa da histria. Pode ser pessoa, coisa ou animal. O narrador deve sempre cri-la, pois no h narrao sem personagem. Havendo mais de uma personagem, o narrador pode separ-las em protagonista e antagonista. Esta (antagonista) a personagem que se ope principal. Aquela (protagonista) a personagem principal, em quem se centraliza a narrativa. H, ainda, as personagens secundrias: so aquelas que participam dos fatos, mas no constituem o ncleo da narrativa. ESPAO (ou LUGAR) - a localizao fsica e geogrfica dos fatos narrados, a fim de estimular a imaginao do leitor. Vamos ver um exemplo.
Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E, no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas... O ano de 81 trouxera um acontecimento triste para o velho Maneco: Horcio deixara a fazenda, a contragosto do pai, e fora para o Rio Pardo, onde se casara com a filha dum tanoeiro e se estabelecera com uma pequena venda. (rico Verssimo, O Tempo e o Vento)

Narrador-observador (3 pessoa)

Esse texto caracteriza-se narrativo, porque:

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 est situado no tempo (81); faz meno a lugares onde a trama (enredo) se desenvolve (frente da casa, fazenda e Rio Pardo); e apresenta personagens (Ana Terra, Maneco e Horcio). TEMPO - o momento em que a histria se passa. O tempo da narrao pode ser presente, passado ou futuro. Em narrativas, h o predomnio do tempo passado (pretrito), pois essa tipologia textual tem como caracterstica bsica o fato consumado, isto , o fato narrado j ocorreu. Quando a inteno a criao do imaginrio ou a sensao de fantasia, usa-se a forma do pretrito imperfeito do indicativo. Exemplo: Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero. Uma noite, ele chegou ao Bar Vinte de Novembro. Bebeu Cantou Danou Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado."
(Manuel Bandeira)

O tempo da narrativa pode ser cronolgico (linear, ocorrendo na ordem natural dos fatos por exemplo, um dia, uma semana) ou psicolgico (a memria do narrador de acordo com as lembranas do narrador, a ordem dos acontecimentos pode ser modificada).

Exemplo de tempo cronolgico (tempo real) Aps o expediente, partiu para comemorar seu aniversrio na casa de seus queridos amigos. Sabia que l haveria muita brincadeira, alegria e descontrao. Assim que chegou ao local, foi recebido alegremente por todos.

Exemplo de tempo psicolgico (tempo mental) Aguardava o socorro dos bombeiros para ser retirado das ferragens. Pensou em sua vida, na famlia, nos amigos, nos planos que ainda no realizara. Tinha uma esposa linda, muito carinhosa, e uma filha que s lhe trazia alegrias. Mas voltou a si ao sentir as pernas presas nas ferragens.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 ENREDO - definido como a trama desenvolvida em torno das personagens, sendo formado pela sequncia de aes (causa e efeito) que se desenrolam durante a narrativa. Memorizem isto: toda narrao marcada por uma progresso temporal! O que pretendo dizer com isso? Que toda narrao contm uma exposio, em que se apresentam a ideia principal, as personagens e o espao (ou lugar); um desenvolvimento, em que se detalha a ideia principal, que, por sua vez, divide-se em dois momentos distintos: a complicao (tm incio os conflitos entre as personagens) e o clmax (ponto culminante); e um desfecho, que a concluso da narrativa.
Exemplos: O rapaz varou a noite inteira conversando com os amigos pela Internet (exposio). O pai, quando acordou s seis horas, percebeu a porta do escritrio fechada e a luz acesa (complicao). O filho ainda estava no computador e no havia ido dormir. Sem que este percebesse, trancou a porta por fora (clmax). Meia hora depois, o filho queria sair e teve que chamar o pai, que abriu a porta (desfecho).

Joo Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilnia num barraco sem nmero. (exposio) Uma noite, ele chegou ao Bar Vinte de Novembro. Bebeu Cantou Danou

(complicao)

Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas (clmax) e morreu afogado (desfecho)."


(Manuel Bandeira)

Narrao (sntese) Podemos dizer, em linhas gerais, que a narrao conceitua-se por apresentar: narrador participante (narrador-personagem) ou no (narrador-observador) dos fatos narrados; personagens que vivenciam tais fatos, localizando-os no tempo e no espao; fatos em sequncia (progresso temporal), numa relao de causa e efeito.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 TIPOS DE DISCURSO H trs tipos de discurso, a saber: DISCURSO DIRETO as personagens apresentam suas prprias palavras, sendo precedidas dos chamados verbos declarativos, tais como falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc. O discurso direto tambm marcado por alguns recursos de pontuao (dois-pontos, travesso, aspas, mudana de linha), cuja finalidade anunciar a participao direta das personagens. Exemplos: (1) O servidor disse ao chefe: Pretendo fazer hora extra. Pretendo fazer hora extra - disse o servidor ao chefe. O servidor disse ao chefe: Pretendo fazer hora extra. Pretendo fazer hora extra, disse o servidor ao chefe.

(2) (3) (4)

DISCURSO INDIRETO Ocorre quando o narrador, com suas prprias palavras, transmite a fala das personagens. O discurso indireto apresenta os verbos declarativos (falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc.), sendo marcado tambm pela subordinao (orao subordinada substantiva objetiva direta) entre as oraes, com as conjunes integrantes que e se. Exemplo: O servidor disse ao chefe que pretendia fazer hora extra.

TRANSPOSIO DE DISCURSO Discurso Direto


Enunciado em 1 ou 2 pessoa. Ex.: O aluno disse: - Irei escola. Verbo no presente do indicativo. Ex.: O aluno disse: - Sou estudioso. Verbo no pretrito perfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse: - Estudei ontem.

Discurso Indireto
Enunciado em 3 pessoa. Ex.: O aluno disse que iria escola.

Verbo no pretrito imperfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse que era estudioso. Verbo no pretrito mais-que-perfeito do indicativo. Ex.: O aluno disse que estudara ontem.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 TRANSPOSIO DE DISCURSO Discurso Direto
Verbo no futuro do presente. Ex.: O aluno disse: - Estudarei muito.

Discurso Indireto
Verbo no futuro do pretrito. Ex.: O aluno disse que estudaria muito.

Verbo no imperativo, presente do Verbo no pretrito imperfeito do subjuntivo. subjuntivo ou futuro do subjuntivo. Ex.: -No faa escndalo - disse o aluno. Ex.: O aluno disse que no fizesse escndalo. Orao justaposta. Ex.: O aluno disse: - A prova est fcil. Orao com conjuno. Ex.: O aluno disse que a prova estava fcil. Orao interrogativa indireta (forma declarativa). Ex.: O aluno perguntou se l era bom.

Orao interrogativa direta. Ex.: O aluno perguntou: - L bom?

Pronomes demonstrativos de 1 (este, esta, Pronome demonstrativo de 3 pessoa (aquele, aquela, aquilo). isto) ou 2 (esse, essa, isso) pessoas. Ex.: O aluno disse que aquela era a Ex.: O aluno disse: prova. -Esta a prova. Advrbios de lugar aqui e c. Ex.: O aluno disse: Aqui est a prova. Presena de vocativo. Advrbio de lugar ali e l. Ex.: O aluno disse que ali estava a prova.

Presena de objeto indireto na orao principal.

Ex.: Voc vai aplicar a prova, professor? Ex.: O aluno perguntou ao professor se perguntou o aluno. ele aplicaria a prova.

DISCURSO INDIRETO LIVRE O discurso indireto livre ocorre quando as falas da personagem e do narrador se misturam (narrador onisciente aquele que, alm de conhecer os fatos, sabe em que a personagem est pensando), isto , a fala da personagem includa no discurso do narrador. Nesse tipo de discurso, no h verbos declarativos e recursos de pontuao (dois-pontos, travesso, aspas, mudana de linha). Essa mistura ocasiona um monlogo da personagem.
Exemplo: "Aperto o copo na mo. Quando Lorena sacode a bola de vidro a neve sobe to leve. Rodopia flutuante e depois vai caindo no telhado, na cerca e na menininha de capuz vermelho. Ento ela sacode de novo. Assim tenho neve o ano inteiro. Mas por que neve o ano inteiro? Onde que tem neve aqui? Acha linda a neve. Uma enjoada. Trinco a pedra de gelo nos dentes."
(Lygia Fagundes Telles, As meninas)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Notamos que a primeira frase em destaque pertence ao narrador, todavia a segunda se confunde entre narrador e personagem. Com esse recurso, a narrativa se torna mais fluente, aproximando narrador e personagem.

O TEXTO DESCRITIVO Definio Podemos definir descrio como o retrato de uma sequncia de caractersticas, de impresses, de detalhes sobre uma pessoa, um objeto, podendo ser um animal, um ambiente ou uma paisagem. Na descrio, h valorizao dos processos verbais no significativos ou de ligao, ou seja, os verbos de ao ou movimento so secundrios. Nessa tipologia textual, o tempo verbal o presente do indicativo ou o pretrito imperfeito. Entretanto, utilizam-se em maior nmero as formas nominais do verbo (gerndio, particpio ou infinitivo), proporcionando a imobilidade do objeto descrito.
Exemplo: Estavam no ptio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e tambm deserto, a casa do caseiro fechada, tudo anunciava abandono. (Graciliano Ramos, Vidas Secas)

O pargrafo descritivo, pois: so relatadas imagens, cenas, lugares, com adjetivaes (fazenda sem vida, curral deserto) de um lugar concreto (ptio); e os acontecimentos so simultneos, isto , no h progresso temporal nem transformao de estado (as cenas ocorrem ao mesmo tempo na fazenda)

Tipos de Descrio De acordo com o objeto descrito, a descrio pode ser: CONCEITO
Descrio Objetiva (Expressionista) O autor descreve o objeto de forma precisa e imparcial, sem emitir opinio, ou seja, quem descreve mostra a realidade concreta, com uma perspectiva isenta e imparcial. A descrio objetiva marcada, predominantemente, pela linguagem denotativa, aproximando o objeto da realidade, por substantivos concretos e por adjetivos pospostos.

EXEMPLO
Ele tem uma estrutura de madeira, recoberta de espuma. Sobre a espuma h um tecido grosso. o sof da minha sala.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
Descrio Subjetiva (Impressionista) O autor descreve o objeto de forma emotiva, fazendo uso de adjetivos, locues adjetivas, oraes adjetivas e verbos de estado. Quem descreve apresenta uma viso pessoal e parcial, na tentativa de impressionar o leitor. A descrio subjetiva marcada, predominantemente, pela linguagem conotativa, por substantivos abstratos e por adjetivos antepostos.

Monique era magra, muito fina de corpo, com uma cor morena. Tinha as pernas e os braos muito longos e uma voz ligeiramente rouca.

Na descrio esttica, autor e objeto esto parados, sem movimentar-se. semelhante a uma fotografia, em que o autor faz uma descrio detida e atenta do objeto ou do lugar que observa.

Tem trinta anos, mas aparenta mais de quarenta. Sentado no velho sof de couro, olhos fechados, pensa nos amigos ausentes ...

Descrio Esttica

Descrio Fsica

Descrio Dinmica

Na descrio dinmica, enquanto o autor est parado, o objeto descrito movimenta-se. uma cena em movimento, a qual exige muita concentrao do observador.

Ficava grande parte do dia em p, andando de mesa em mesa. Um prazer de tirar os sapatos, as meias, mexer os dedos dos ps ... (Jorge Amado)

Sua pele era muito branca, O autor descreve traos fsicos da personagem: os olhos azuis, bochechas altura, cor dos olhos, cabelo, forma do rosto, do rosadas. Estatura mediana, nariz, da boca, porte, trajes. magra. Parecia um anjo.

Descrio Psicolgica

O autor apresenta personagem, seus personalidade.

o comportamento da Era sonhadora. Desejava hbitos, atitudes e sempre o impossvel e recusava-se a ver a realidade.

ESTRUTURA DA DESCRIO Estruturalmente, a descrio deve ser dividida em: Primeiro pargrafo Introduo: parte do texto em que devem ser apresentados os aspectos gerais externos e/ou e internos, referentes procedncia do objeto ou sua localizao; Pargrafo(s) central(is) Desenvolvimento: parte do texto em que so detalhadas as caractersticas fsicas e/ou psicolgicas do objeto descrito; ltimo pargrafo Concluso: parte do texto em que so mencionados os demais aspectos gerais do objeto (utilidade ou caracterstica que o represente como um todo).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Exemplos: Este pequeno objeto que ora descrevemos encontra-se numa sala de aula e serve para escrever. Tem mais ou menos dez centmetros e lembra um lpis, esttica e funcionalmente: uma de suas extremidades menos grossa que a outra e, para ser usado, precisa estar entre os dedos. pressionado de encontro ao quadro, causando riscos que tm a forma pretendida por quem o manipula. (aspectos gerais) O material de que feito, o gesso, confere-lhe peso e consistncia insignificantes. medida que usado, vai-se decompondo, sendo visvel tambm a poeira que dele resulta. (caractersticas fsicas) No h variedade de modelos: qualquer um apresenta o formato bsico. Diferentes so as cores, pois h os azuis, os amarelos, os vermelhos e outros mais. Est presente em todas as salas de aula convencionais, pois se trata de um valioso instrumento no exerccio da atividade docente. (aspectos gerais)

Este pequeno objeto que agora descrevemos encontra-se sobre uma mesa de escritrio e sua funo a de prender folhas de papel. (aspectos gerais) Tem o formato semelhante ao de uma torre de igreja. constitudo por um nico fio metlico que, dando duas voltas sobre si mesmo, assume a configurao de dois desenhos (um dentro do outro), cada um deles apresentando uma forma especfica. Essa forma composta por duas figuras geomtricas: um retngulo cujo lado maior apresenta aproximadamente trs centmetros e um lado menor de cerca de um centmetro e meio; um dos seus lados menores , ao mesmo tempo, a base de um tringulo equiltero, o que acaba por torn-lo um objeto ligeiramente pontiagudo. (caractersticas fsicas) O material metlico de que feito confere-lhe um peso insignificante. Por ser niquelado, apresenta um brilho suave. Prendemos as folhas de papel, fazendo com que elas se encaixem no meio dele. (caractersticas fsicas) Est presente em todos os escritrios onde se necessitam separar folhas em blocos diferenciados. Embora aparentemente insignificante, dadas as suas reduzidas dimenses, muito til na organizao de papis. (aspectos gerais)
(Branca Granatic, Tcnicas bsicas de redao)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Descrio (sntese) Podemos dizer, em linhas gerais, que a descrio: caracteriza-se por meio de imagens ou palavras, seres, processos, cenas e lugares; emprega termos com funo adjetiva (adjetivos, locues adjetivas, oraes adjetivas) e verbos de ligao; estabelece comparaes (metforas, por exemplo); faz inferncias a impresses sensoriais: cores, formas, gostos, cheiros, sons etc.

Vamos visualizar as diferenas entre narrao e descrio: NARRAO DESCRIO

Fatos no simultneos, marcando Fatos simultneos, concomitantes, uma temporalidade (h progresso marcando uma atemporalidade temporal). (ausncia de progresso temporal).

dinmica, com presena de esttica, isto , destituda de ao; verbos significativos, uma vez que o o ser, o objeto ou o ambiente tm importante a ao, isto , o que mais importncia. aconteceu.

Destaca as relaes lgicas, as causalidades. Em outras palavras, sempre haver o desenrolar de um fato: a ao; a presena de quem participa do fato: a personagem; o lugar em que ocorre fato: o espao; o instante em que ocorre o fato: o tempo; algum que conta o fato: o narrador; e o fato propriamente dito: o enredo.

Destaca os seres, os objetos, impondo-lhes caractersticas. Por essa razo, as frases tm como destaque o substantivo (representa cenas, paisagens, ambientes, seres, coisas e estados psquicos) e o adjetivo (indica aspectos mais caractersticos, representando o registro de impresses sobre o descrito, marcando cor, sonoridade, textura, aroma ou sabor).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
Exemplo de pargrafo narrativo Eram sete horas da noite em So Paulo e a cidade toda se agitava naquele clima de quase tumulto tpico dessa hora. De repente, uma escurido total caiu sobre todos como uma espessa lona opaca de um grande circo. Os veculos acenderam os faris altos, insuficientes para substituir a iluminao anterior.

Esse texto caracteriza-se narrativo, pois: relata fatos concretos, num espao concreto (So Paulo) e tempo definido (sete horas da noite); e os fatos narrados no so simultneos: h mudana de um estado para outro, e, por isso, existe uma relao de anterioridade e posteridade entre os enunciados (antes ... a cidade toda se agitava e depois ... uma escurido total caiu sobre todos ...).

Exemplo de pargrafo descritivo Eis So Paulo s sete horas da noite. O trnsito caminha lento e nervoso. Nas ruas, pedestres apressados se atropelam. Nos bares, bocas cansadas conversam, mastigam e bebem em volta das mesas. Luzes de tons plidos incidem sobre o cinza dos prdios.

O pargrafo descritivo, pois: so relatadas vrias adjetivaes (trnsito lento e nervoso; pessoas apressadas; bocas cansadas) de um lugar concreto num ponto esttico do tempo (Eis So Paulo s sete horas da noite); os acontecimentos so simultneos ou concebido como se fossem , isto , no h progresso temporal entre os enunciados (tudo ocorre s sete horas da noite).

O TEXTO INJUNTIVO Definio O texto injuntivo (ou instrucional) aquele que, atravs de uma linguagem apelativa, tem como objetivo persuadir o leitor/alocutrio a realizar uma ao ou a adotar determinado comportamento. Nessa tipologia textual, exprimem-se ordens, pedidos, sugestes, orientaes. Alm disso, o texto injuntivo marcado pelo emprego de formas verbais no imperativo, seja no afirmativo, seja no negativo, e pelo uso da segunda pessoa (pronomes tu e voc) para aproximar o receptor da mensagem. Essa tipologia muito recorrente em textos publicitrios, propagandas, receitas, manuais, leis, horscopos, provrbios e discursos polticos. Vejam.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09

(Encarte pster, inserido na ed. 147, revista VendaMais, de julho de 2006.) No texto acima, encontramos formas verbais no imperativo (sonhe, estude, analise, reveja etc.) denotando ordem, pedido e a forma pronominal voc, empregadas com a inteno de aproximar receptor e mensagem. So caractersticas do texto injuntivo. Essa para quem mais antigo (eu, por exemplo...rs). Quem no se recorda da famosa propaganda da Garoto? Vejam abaixo: Compre Baton. Compre Baton. Seu filho merece Baton!

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 No anncio, percebe-se a clara inteno de persuadir o receptor da mensagem, levando-o compra do produto. Como os publicitrios conseguiram obter esse efeito? Atravs do emprego de formas imperativas (Compre, Compre), aproximando, mais uma vez, mensagem e receptor. Injuno (sntese) Podemos dizer, em sntese, que o texto injuntivo: caracteriza-se por uma linguagem apelativa, direta e persuasiva; emprega formas verbais no imperativo (afirmativo ou negativo); e lana mo de formas pronominais de segunda pessoa (tu e voc), com a inteno de aproximar receptor e mensagem.

A partir de agora, entramos no objeto da prova Discursiva Redao, ou seja, estudaremos o texto dissertativo. Apertem o cinto e venham comigo!

O TEXTO DISSERTATIVO Definio Podemos definir dissertao como a apresentao de fatos ou a emisso de uma opinio, baseada em argumentos, acerca de um determinado assunto. Existem dois tipos de dissertao: a expositiva (objetiva) e a argumentativa (subjetiva). O texto dissertativo expositivo (objetivo), tambm conhecido com informativo, aquele em que o autor no defende sua opinio. Em outras palavras, o autor apenas explica as ideias, sem preocupar-se em convencer os leitores, tendo por objetivo apenas informar, apresentar, definir ou explicar o fato aos interlocutores. Esse tipo de texto usado na imprensa, em livros didticos, em enciclopdias, em biografias e em revistas de divulgao tcnica e cientfica.
Exemplo: Cor da casca depende da rao Por que existem ovos de galinha com a casca branca e outros com a casca marrom? H algumas diferenas nutritivas, entre elas a cor da casca dos ovos, que dependem basicamente da composio da rao que dada galinha. Existem vrias opes de composio. Cada criador escolhe a que mais se adapta ao tipo de animal que est criando, explica a engenheira de alimentos Eney Martucci, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em So Paulo. Se houver, por exemplo, beterraba ou cenoura na rao, a colorao da casca ser alterada e ela ficar mais escura. A cor do ovo, portanto, no tem relao com a cor da galinha que o gerou.
(Revista Superinteressante, novembro de 1995, com adaptaes)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Com uma abordagem objetiva, o autor do texto acima tem por finalidade apenas informar o leitor acerca do motivo que acarreta as diferenas entre as cores dos ovos: a rao que oferecida galinha. Exposio
Em resumo, podemos dizer que o texto expositivo (ou informativo) apresenta: objetividade vocabulrio preciso e denotativo;
impessoalidade/imparcialidade o autor no emite opinio; apenas expe o assunto;

documentao o autor baseia as informaes em testemunhos de autoridades, citar fontes etc.

J o texto dissertativo argumentativo (subjetivo) tem como finalidade o desenvolvimento de um tema, sendo composto por opinies do autor acerca do assunto. baseado em argumentos que pretendem persuadir o leitor.
Exemplo: Preconceito contra a roa A sociedade brasileira, infelizmente, enxerga seu universo rural com preconceito. Em decorrncia, menospreza a importncia da agropecuria na gerao de emprego e da renda nacional. Pior, atribui ao setor uma pecha negativa: o moderno est na cidade; o atraso, na roa. Razes variadas explicam esse terrvel preconceito. Suas origens remontam ao sistema latifundirio. Com a acelerada urbanizao, o violento xodo rural subverteu, em uma gerao, os valores sociais: quem restou no campo virou passado. As distncias geogrficas do interior, a defesa ecolgica, a confuso da reforma agrria, o endividamento rural, todos esses fatores explicam a preveno contra o ruralismo. Na linguagem popular, o apelido depreciativo sempre da agricultura. Fulano burro, v plantar batatas! Nas finanas, o malandro laranja. Que pepino, hein? Um grande abacaxi! Ningum usa comparaes positivas: ntegro como boi, bonito qual jequitib! Na msica, a sanfona, ou a viola, brega. Pior de tudo, nas festas juninas, crianas so vestidas com calas remendadas, chapu de palha desfiado e, pasmem, dentes pintados de preto para parecerem banguelas. Triste pas que deprecia suas origens. Um misto de desinformao e preconceito que impede que a agricultura ressalte sua fora e seu valor. As mazelas do campo - ainda so muitas - suplantam, na mdia, os benefcios da modernidade rural. Os meios de comunicao focalizam seus problemas e no as vitrias alcanadas. Miopia cultural. (Xico Graziano. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, 25/7/2001, com adaptaes.)

No texto acima, o autor claramente demonstra seu ponto de vista ao criticar a depreciao do universo rural feita sociedade brasileira. Para a defesa de sua tese, o autor tenta persuadir o leitor, evidenciando a importncia da agropecuria na gerao de emprego e da renda nacional, fazendo uso de modalizadores indicadores de opinio (infelizmente, pior, terrvel) e de expresses contrrias ao preconceito (Miopia cultural).
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Agora, vamos praticar com alguns exerccios de fixao. 1. Leia os pargrafos a seguir e marque: (1) Narrao (2) Descrio (3) Injuno (4) Dissertao expositiva (5) Dissertao argumentativa

( ) "Existem momentos em que autoridades pblicas adotam decises que levam o observador comum a duvidar de suas condies para ocupar os cargos para os quais foram designados, ou ento, a admitir que algo mais, no revelado ao comum dos mortais - ns todos - existe por detrs dos aparentes absurdos."
(Jornal Almanara)

( ) "As folhas das rvores nem se mexiam; as carroas de gua passavam ruidosamente a todo instante, abalando os prdios; e os aguadeiros, em manga de camisa e pernas arregaadas, invadiam sem cerimnia as casas para encher as banheiras e os potes." (Alusio de Azevedo) ( ) Irene preta "Irene boa "Irene sempre de bom humor"

(Manuel Bandeira)

( ) O PREVINVEST padro de vida durante a aposentadoria. Com ele, voc pode escolher o tipo de fundo de investimento em que voc quer aplicar seus recursos, o valor da contribuio ou da renda desejada e a partir de quando pretende receber o benefcio. O PREVINVEST oferecido em duas modalidades: PGBL e VGBL. (...)
(Prova da CAIXA. Caderno 15 1 Cargo: Tcnico Bancrio)

( ) "O homem um animal poltico, portanto, animal que s se desenvolve em sociedade, dependente, para sobreviver, da interao de indivduos, grupos ou cls." (R. A. Amaral Vieira) ( ) A explorao do trabalho infantil fere os direitos que a criana tem de viver com plenitude a infncia: a criana que queima esta etapa de sua vida amadurece muito cedo, o que pode trazer-lhe problemas psicolgicos srios na fase adulta; Eis porque, independentemente do que consta nas leis e nos estatutos dos menores, a criana no deve trabalhar. Ela deve brincar o suficiente para ser um adulto equilibrado e feliz. ( ) O Cacique estava indo de trem para a cidade para assinar um Tratado de Paz com o branco. Ia ele e o ajudante de ordens ao lado. De repente, o Cacique vira-se para o ajudantes de ordens e diz: Ajudante Pomba Roxa, Cacique Touro Sentado tem sede. Buscar gua. Pomba Roxa pegou o copo, foi ao toalete do vago, voltou com o copo cheio dgua. Cacique bebeu.
(Ziraldo)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09

GABARITO E COMENTRIOS (4) Dissertao expositiva (ou objetiva) Com uma abordagem objetiva, o autor do texto tem por finalidade informar o leitor acerca das decises adotadas pelas autoridades pblicas.

(2) Descrio dinmica Os objetos descritos esto em movimento: as carroas passavam; os aguadeiros (...) invadiam. caracterizada por seres carroas e aguadeiros, cenas passavam ruidosamente a todo instante, abalando os prdios. Tudo atemporal, ou seja, ocorre ao mesmo tempo.

(2) Descrio fsica e psicolgica Manuel Bandeira descreve traos fsicos e psicolgicos da personagem Irene: preta, boa e sempre de bom humor.

(3) Injuno O texto tem como objetivo persuadir o leitor a aderir o PREVINVEST. marcado pelo emprego da forma pronominal voc para aproximar o receptor da mensagem, com uma linguagem apelativa e persuasiva: um excelente investimento para quem quer manter seu padro de vida durante a aposentadoria.

(5) Dissertao argumentativa (ou subjetiva) No trecho, o autor demonstra seu ponto de vista ao fazer a concluso (...) portanto, animal que s se desenvolve em sociedade, dependente, para sobreviver, da interao de indivduos (...).

(5) Dissertao argumentativa (ou subjetiva) O excerto dissertativo-argumentativo, pois o autor defende a tese os direitos da criana, acerca do tema explorao infantil: Ela (a criana) deve brincar o suficiente para ser um adulto equilibrado e feliz.

(1) Narrao O trecho narrativo por apresentar personagens envolvidos nos enredo, o qual se desenvolve no tempo e no espao. Notem que os verbos presentes so significativos, isto , denotam ao estava indo, Ia, vira-se, Buscar, foi. A narrao tambm caracterizada pela presena do discurso direto, marcado por verbos declarativos (diz) e por recursos de pontuao dois-pontos, travesso, aspas e mudana de linha.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 QUESTES DA FUNDAO CARLOS CHAGAS 1. (FCC-2011/Banco do Brasil)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Considerando-se o teor do texto, correto afirmar que se trata de: (A) narrativa sobre o sucesso do esporte brasileiro em todo o mundo, com destaque para o futebol, bem mais popular. (B) exposio de um ponto de vista pessoal a respeito das qualidades dos brasileiros na rea dos esportes, particularmente no futebol. (C) discusso aprofundada sobre os problemas socioeconmicos que levam atletas brasileiros de destaque a sair do pas. (D) proposta de maior apoio aos esportistas brasileiros, para que possam dedicar-se aos treinos e melhorar seu desempenho. (E) depoimento de um ex-jogador em que se nota a decepo com os recentes resultados negativos do futebol brasileiro. Comentrio: O texto apresenta uma exposio de impresses pessoais do autor acerca das qualidades dos brasileiros na rea dos esportes, notadamente no futebol. No decorrer da superfcie textual, o autor faz consideraes que expem seu posicionamento sobre os jogadores que praticam futebol e o referido esporte, conforme podemos confirmar com os trechos abaixo: O futebol acabou. Esta frase ecoa nos ares brasileiros sempre que perdemos. Para mim, esta frase ... (linhas 1-2) E nada mais real do que o nosso futebol (linhas 30-31) No toa que nossos maiores jogadores desfilam seus dotes, espalhados por todo o planeta (linhas 37-38) Gabarito: B. 2. (FCC-2011/TRE-RN) Rio Grande do Norte: a esquina do continente Os portugueses tentaram iniciar a colonizao em 1535, mas os ndios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a atividade econmica para a pecuria. O Estado tornou-se centro de criao de gado para abastecer os Estados vizinhos e comeou a ganhar importncia a extrao do sal hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extrado no pas. O petrleo outra fonte de recursos: o maior produtor nacional de petrleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilmetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas - com belas praias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo , do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falsias e quilmetros de praias praticamente desertas. A regio grande produtora de sal, petrleo e frutas; abriga stios arqueolgicos e at um vulco extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossor a

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 segunda cidade mais importante. Alm da rica histria, conhecida por suas guas termais, pelo artesanato reunido no mercado So Joo e pelas salinas. Caic, Currais Novos e Aari compem o chamado Polo do Serid, dominado pela caatinga e com stios arqueolgicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caic h vrios audes e formaes rochosas naturais que desafiam a imaginao do homem. O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo. Outro polo atraente Agreste/Trairi, com sua sucesso de serras, rochas e lajedos nos 13 municpios que compem a regio. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do serto potiguar em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arrai do Lampio so as grandes atraes de Tangar, que oferece ainda um belssimo panorama no Aude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo). O texto se estrutura notadamente: (A) sob forma narrativa, de incio, e descritiva, a seguir, visando a despertar interesse turstico para as atraes que o Estado oferece. (B) de forma instrucional, como orientao a eventuais viajantes que se disponham a conhecer a regio, apresentando-lhes uma ordem preferencial de visitao. (C) com o objetivo de esclarecer alguns aspectos cronolgicos do processo histrico de formao do Estado e de suas bases econmicas, desde a poca da colonizao. (D) como uma crnica baseada em aspectos histricos, em que se apresentam tpicos que salientam as formaes geogrficas do Estado. (E) de maneira dissertativa, em que se discutem as vrias divises regionais do Estado com a finalidade de comprovar qual delas se apresenta como a mais bela. Comentrio: Conforme vimos, dificilmente encontraremos um texto que apresente caractersticas puramente narrativas, descritivas, injuntivas ou dissertativas. No caso em tela, percebemos que o texto iniciado por uma estrutura narrativa, situada no espao (Rio Grande do Norte) e no tempo (1535). Em seguida, o texto vai se construindo com uma estrutura descritiva: no h progresso temporal entre os enunciados, ou seja, os acontecimentos so simultneos (ao final do sculo) A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a atividade econmica para a pecuria. O Estado tornou-se centro de criao de gado para abastecer os Estados vizinhos e comeou a ganhar importncia a extrao do sal. No segundo pargrafo, h o uso de adjetivaes, conforme se percebe nas linhas 11 e 12: O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas - com belas praias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo. H uma descrio do Polo Costa Branca: O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, caracterizado pelo contraste: de um lado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falsias e quilmetros de praias praticamente desertas.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 No terceiro pargrafo, h aluso ao turismo de aventura: O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo. Essas consideraes so suficientes para que percebamos a inteno do texto: despertar interesse turstico para as atraes oferecidas pelo estado do Rio Grande do Norte. Gabarito: A.

3. (FCC-2011/DPE-RS) A transformao da frase "Eu nunca parei de pensar sobre isso", disse Goodwin para discurso indireto : (A) Goodwin disse que nunca parara de pensar sobre aquilo. (B) Goodwin diz que nunca tivera parado de pensar sobre aquilo. (C) Goodwin disse: "Eu nunca parei de pensar sobre isso". (D) Goodwin diz: "Eu nunca parei de pensar sobre isso". (E) Goodwin disse o que pensava sobre aquilo.

Comentrio: O enunciado da questo marcado pelo discurso direto, haja vista a presena do verbo parar no pretrito perfeito do indicativo, alm do pronome demonstrativo de 1 pessoa isso. No discurso indireto, o narrador transmite, com suas prprias palavras, a fala das personagens. Esse tipo discursivo pode apresentar os verbos declarativos (falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc.) e marcado pela subordinao entre as oraes, com as conjunes integrantes que e se. Sendo assim, para realizar a transposio para o discurso indireto, deveremos:

- fazer uma construo subordinada entre as oraes: Goodwin disse que ...; - transpor a forma verbal parei para o pretrito mais-que-perfeito do indicativo parara; - usar o pronome demonstrativo de 3 pessoa aquilo. Logo, teremos a seguinte construo: Goodwin disse que nunca parara de pensar sobre aquilo.

Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 4. (FCC-2010/TRF-4 REGIO) Ao se dirigir ao juiz, pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sesso, informando ao magistrado que sua principal testemunha estava adoentada e, por essa razo, impossibilitada de comparecer. Indique a afirmao INCORRETA sobre o texto acima. a) A presena de personagens e o encadeamento temporal so traos que autorizam qualificar esse texto como narrativo. b) Em discurso direto, a fala correta do advogado seria: Solicito-lhe, Meritssimo, que adie a sesso, uma vez que minha principal testemunha encontra-se adoentada, o que a impede de comparecer. c) H um encadeamento causal nesta sucesso de eventos: estava adoentada, impossibilitada de comparecer e pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sesso. d) Caso o advogado fosse um entusiasta dos latinismos, ele poderia, adequadamente, usar a expresso tabula rasa, para indicar seu respeito ao magistrado, e ipso facto, no sentido de por essa razo. e) A forma verbal estava, explcita em estava adoentada, est elptica na construo seguinte, impossibilitada de comparecer. Comentrio: Vamos analisar as opes. A) Resposta correta. Segundo as lies de tipologia textual, a presena de personagens imprescindvel narrativa, isto , sem personagem no h narrao. No excerto, as personagens so o juiz, o advogado e a testemunha. Essa tipologia textual tambm marcada pela progresso temporal entre os enunciados, sendo caracterstica de toda histria narrada: Ao se dirigir ao juiz, pediu-lhe .... B) Resposta correta. No discurso direto, as personagens apresentam suas prprias palavras, o que ocorre no trecho apresentado na assertiva B. C) Resposta correta. Toda narrao marcada por uma progresso temporal, ou seja, contm uma exposio, em que se apresentam a ideia principal (adiamento da sesso), as personagens (juiz, advogado e testemunha) e o espao (tribunal ideia implcita); um desenvolvimento, em que se detalha a ideia principal, que se divide em dois momentos distintos: a complicao (pedido de adiamento da sesso) e o clmax (a testemunha estava adoentada); e um desfecho, que a concluso da narrativa (o no comparecimento da testemunha). D) Resposta incorreta. A expresso latina tabula rasa significa ser humano ser desprovido de qualquer conhecimento ou impresso. Logo, seria desrespeitosa com o magistrado. Por sua vez, o latinismo ipso facto significa o efeito em consequncia da ao em causa. Por isso, seria adequado ao contexto, assumindo o sentido de por essa razo. E) Resposta correta. No trecho sua principal testemunha estava adoentada e, por essa razo, impossibilitada de comparecer., ocorreu o emprego da vrgula devido elipse (omisso) da forma verbal estava, evitando sua repetio no texto. Gabarito: D.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 5. (FCC-2010/AL-SP) Representatividade tica

Costuma-se repetir exausto, e com as consequncias caractersticas do abuso de frases feitas e lugares-comuns, que as esferas do poder pblico so o reflexo direto das melhores qualidades e dos piores defeitos do povo do pas. Na esteira dessa convico geral, afirma-se que as casas legislativas brasileiras espelham fielmente os temperamentos e os interesses dos eleitores brasileiros. o caso de se perguntar: mesmo que seja assim, deve ser assim? Pois uma vez aceita essa correspondncia mecnica, ela acaba se tornando um oportuno libi para quem deseja inocentar de plano a classe poltica, atribuindo seus deslizes a vocaes disseminadas pela nao inteira... Perguntariam os cnicos se no seria o caso, ento, de no mais delegar o poder apenas a uns poucos, mas buscar reparti-lo entre todos, numa grande e festiva anarquia, eliminando-se os intermedirios. O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava, com a acidez tpica de seu humor: "Restaure-se a moralidade, ou ento nos locupletemos todos!". As casas legislativas, cujos membros so todos eleitos pelo voto direto, no podem ser vistas como uma sntese cristalizada da ndole de toda uma sociedade, incluindo-se a as perverses, os interesses escusos, as distores de valor. A chancela da representatividade, que legitima os legisladores, no os autoriza em hiptese alguma a duplicar os vcios sociais; de fato, tal representao deve ser considerada, entre outras coisas, como um compromisso firmado para a eliminao dessas mazelas. O poder conferido aos legisladores deriva, obviamente, das postulaes positivas e construtivas de uma determinada ordem social, que se pretende cada vez mais justa e equilibrada. Combater a circulao dessas frases feitas e lugares-comuns que pretendem abonar situaes injuriosas uma forma de combater a estagnao crtica ? essa oportunista aliada dos que maliciosamente se agarram ao fatalismo das "fraquezas humanas" para tentar justificar os desvios de conduta do homem pblico. Entre as tarefas do legislador, est a de fazer acreditar que nenhuma sociedade est condenada a ser uma comprovao de teses derrotistas.
(Demtrio Saraiva, indito) O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava (...): "Restaure-se a moralidade, ou ento nos locupletemos todos!".

Transpondo-se adequadamente o trecho acima para o discurso indireto, ele ficar: O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava que a) ou bem se restaurasse a moralidade, seno nos locupletaramos todos. b) fosse restaurada a moralidade, ou ento que nos locupletssemos todos. c) seja restaurada a moralidade, ou todos nos locupletvamos. d) seria restaurada a moralidade, caso contrrio nos locupletssemos. e) a moralidade seja restaurada, quando no venhamos a nos locupletar.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Comentrio: Para transpor o discurso direto encontrado no trecho O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava (...): "Restaure-se a moralidade, ou ento nos locupletemos todos!, ser necessrio fazer as seguintes modificaes:

- transpor a forma Restaure-se, flexionada no imperativo, para a estrutura de voz passiva analtica (SER + PARTICPIO), flexionada no pretrito imperfeito do subjuntivo fosse restaurada; - transpor a forma locupletemos, flexionada no imperativo, para o pretrito imperfeito do subjuntivo locupletssemos. Dessa forma, a transposio do discurso direto para o indireto seria: O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava que fosse restaurada a moralidade, ou ento que nos locupletssemos todos. Gabarito: B.

COMPREENSO E INTERPRETAO DE TEXTOS Antes de passar propriamente para o estudo da compreenso e da interpretao textual, necessrio esclarecer o que texto. Texto no um aglomerado de palavras e de frases desconexas, mas, sim, um todo, com unidade de sentido e intencionalidade do discurso. Em outras palavras, texto qualquer mensagem, todo tipo de comunicao de sentido completo, oral ou escrita (no se restringe linguagem escrita). Para Plato e Fiorin, possvel tirar duas concluses de noo de texto:
- uma leitura no pode basear-se em fragmentos isolados do texto, j que o significado das partes determinado pelo todo em que esto encaixadas. - uma leitura, de um lado, no pode levar em conta o que no est no interior do texto e, de outro lado, deve levar em conta a relao, assinalada de uma forma ou de outra, por marcas textuais, que um texto estabelece com outros.

Meus alunos, quero dizer o seguinte a vocs: uma frase s far sentido no texto, o qual, por sua vez, s ter sentido no discurso. Por exemplo, em um dia de muito frio, se o interlocutor estiver em um nibus, olhar para a janela e disser Que frio!, entenderemos que ele deseja que a janela seja fechada. Outro exemplo: se, de repente, algum grita Fogo!, bvio que, em geral, nossa primeira reao ser sair correndo, o que nos permite chegar concluso de que a mensagem foi compreendida. Com isso, percebemos que a situao em que se produz a linguagem e a inteno dos interlocutores, clara ou subentendida, essencial ao entendimento do texto.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 DICAS DE LEITURA Ideia-chave

Uma boa dica de leitura de textos dividir os pargrafos (ou partes dele), fazendo um resumo da(s) ideia(s) principal(is) apresentada(s) em cada um. a tcnica das ideias-chave. Palavra-chave

Outra boa estratgia de leitura buscar as palavras mais importantes de cada pargrafo. Elas constituiro as palavras-chave do texto, em torno das quais as outras se organizaro e criaro um intercmbio de significao para produzirem sentidos. As palavras-chave representam uma sntese temtica, contm a ideia central do texto. Funcionam como uma chave que introduz o leitor ao assunto principal da mensagem. A correlao entre texto e ttulo, em geral, feita atravs das palavras-chave. Portanto, nem sempre preciso saber a acepo de todas as palavras do texto para compreend-lo. Por adquirir tal importncia na estrutura textual, as palavras-chave normalmente aparecem ao longo de todo o texto das mais variadas formas: repetidas, modificadas, retomadas por sinnimos etc. Elas estruturam o caminho da leitura, levando o receptor a compreender melhor o texto. Inferncia lexical

A inferncia lexical faz parte de uma srie de recursos utilizados para identificar o sentido da mensagem que se deseja entender, ou seja, um recurso que auxilia na compreenso do texto. um procedimento usado por ns desde bebs, na linguagem verbal e desde a alfabetizao, na linguagem escrita. Por exemplo, um bilhete mal escrito, com partes apagadas, expresses desconhecidas ou estrangeirismos, muitas vezes no impede o entendimento da mensagem. Do vocabulrio que utilizamos hoje, apenas algumas poucas palavras procuramos no dicionrio ou algum nos disse seu significado. O conhecimento do significado da grande maioria foi atravs da deduo pelo contexto. As palavras adquirem um sentido peculiar, s vezes nico, dependendo do contexto. Somente atravs do uso podemos determinar, com exatido, o seu significado. Quando precisamos saber o significado de uma palavra ou expresso que desconhecemos e que fundamental para a compreenso do texto ou para respondermos a uma pergunta proposta, devemos buscar um significado que se adapte ao contexto, atravs das informaes verbais e no-verbais que j possumos ou pela posio na frase ou pela classe gramatical. Alm das estratgias disponveis, podemos fazer uso da analogia e de conhecimentos prvios sobre o assunto. preciso ter cautela, entretanto, com o que chamamos de conhecimento prvio ou conhecimento de mundo. Isso porque, muitas vezes, uma questo pode levar vocs a extrapolar, a responder no

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 o que est no texto, mas exatamente aquilo em que vocs acreditam ou aquilo que vocs conhecem. Enunciados das perguntas

Para compreendermos os enunciados das perguntas, devemos utilizar as mesmas estratgias de leitura que utilizamos para o texto (a busca das palavras/ideias-chaves, a deduo pelo contexto etc.). A partir do enunciado da pergunta, decidimos o que vamos buscar no texto, se a ideia global, uma referncia numrica ou uma informao especfica. Caso o enunciado mencione tema ou ideia principal, procurem a resposta nos pargrafos de introduo e/ou concluso. comum retomada do principal contedo apresentado. Se, no enunciado, o examinador mencionar argumento, procurem a resposta nos pargrafos de desenvolvimento. Vamos ver como aplicar alguns conceitos apresentados. 6. (FCC-2005/TCE-MA) Com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global, a seca na Amaznia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo do curso da histria da regio. De acordo com o meteorologista Pedro Dias, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a atual reduo das chuvas se encaixa no padro de ciclos observado na Amaznia no ltimo sculo. o que os tcnicos chamam de variabilidade decadal do Oceano Pacfico, que impacta o Atlntico. Os regimes de chuvas ao norte e ao sul do Rio Amazonas se tm alternado, em ciclos de trs dcadas, ao longo de 120 anos. Nos anos 40, 50 e 60 choveu menos na Amaznia. Nas trs dcadas seguintes, as chuvas aumentaram. Agora, no incio do sculo XXI, a regio pode estar comeando um novo ciclo de 10% a 15% a menos de chuva, assim como aconteceu no incio do sculo XX. Nos ltimos 100 a 120 anos, os ciclos tm sido bastante regulares, diz. Coincidentemente, as variaes possivelmente causadas pelo efeito estufa tambm so da ordem de 10% a 15%. H um consenso de que o aumento do efeito estufa j tem uma grande magnitude comparvel da variao natural, registra Pedro Dias. Assim, o que poderia acontecer, falando grosseiramente, que a variao causada por esse efeito venha se somar variao natural, duplicando o impacto sobre o ambiente. O meteorologista salienta, em qualquer caso, que se trata de variaes mdias ao longo de trs dcadas, e no de ano a ano, quando o comportamento pode ser bem diferente. Numa escala maior de tempo, a atual seca se torna mais relativa. Entre 5 mil e 3 mil anos atrs, onde hoje existe floresta, havia grandes extenses de savana, caracterstica de regies com longos perodos de seca. Tambm h registros de grandes variaes nas chuvas e de perodos em que os rios baixaram, causando mudanas significativas na fauna e na flora, lembra Virglio Viana, Secretrio do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel do Amazonas. Esta a maior seca com internet e cobertura em tempo real, ironiza Elpdio Gomes Filho, Superintendente da Administrao das Hidrovias da Amaznia Ocidental (Ahimoc). Adaptados a grandes variaes de profundidade dos rios entre os perodos de chuva e de estiagem, os portos da Amaznia tm um

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 sistema de braos flutuantes inventado pelos ingleses que sobem e descem, acompanhando a superfcie da gua. Os rios sobem 14 metros durante 6 meses e descem 14 metros durante 6 meses, de forma previsvel, milenar e regularmente, assegura Elpdio.
(Adaptado de Lourival SantAnna. O Estado de S. Paulo, 16 de outubro de 2005, A 13).

A frase que resume corretamente o texto : (A) Efeito estufa determina escassez de chuvas na Amaznia. (B) Seca d incio a novo ciclo, diz especialista. (C) 2005 o ano da maior seca em toda a regio amaznica. (D) Desmatamento na Amaznia determina o aquecimento global. (E) Meios de comunicao mascaram conseqncias da seca na Amaznia. Comentrio: O primeiro pargrafo de cada texto apresenta a ideia principal, a qual retomada, explcita ou implicitamente, nos pargrafos de desenvolvimento e de concluso. No primeiro pargrafo do texto em anlise, temos como tpico frasal (frase nuclear, mais importante) os trechos (...) a seca na Amaznia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo do curso da histria da regio. e (...), a atual reduo das chuvas se encaixa no padro de ciclos observado na Amaznia no ltimo sculo. Percebam que o texto se constri em torno das palavras-chaves seca e ciclo. com base nesse encadeamento que a superfcie textual desenvolvida: 1 pargrafo: (...) a seca na Amaznia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo do curso da histria da regio. 1 pargrafo: (...), a atual reduo das chuvas se encaixa no padro de ciclos observado na Amaznia no ltimo sculo. 2 pargrafo: Nos anos 40, 50 e 60 choveu menos na Amaznia. Nas trs dcadas seguintes, as chuvas aumentaram. Agora, no incio do sculo XXI, a regio pode estar comeando um novo ciclo de 10% a 15% a menos de chuva. 4 pargrafo: Numa escala maior de tempo, a atual seca se torna mais relativa. Entre 5 mil e 3 mil anos atrs, onde hoje existe floresta, havia grandes extenses de savana, caracterstica de regies com longos perodos de seca. 5 pargrafo: Esta a maior seca com internet e cobertura em tempo real, ironiza Elpdio Gomes Filho. Em outras palavras, a frase que resume corretamente o texto deve conter tanto a ideia central quanto as palavras-chaves seca e ciclo. o que encontramos na assertiva B: Seca d incio a novo ciclo, diz especialista. Gabarito: B.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Vencida essa etapa inicial, partiremos para o estudo de sua compreenso e interpretao. COMPREENSO TEXTUAL Quando mencionamos compreenso textual, referimo-nos ao que est escrito no texto, isto , a compreenso baseia-se no plano do enunciado. Erros clssicos de entendimento textual Em provas da FCC, possvel que a banca induza vocs a alguns erros clssicos de extrapolao, reduo ou contradio. Mas o que caracteriza cada um desses erros? Vejam: Extrapolao ocorre quando vamos alm dos limites do texto, isto , quando realizamos inferncias sem base no texto analisado. Por exemplo, se o enunciado trouxer o perodo Nem todas as plantas hortcolas se do bem durante todo o ano. ,

um erro de extrapolao ocorreria se compreendssemos que Todas as plantas hortcolas se do bem durante todo o ano.
Reduo uma particularizao indevida. Nesses casos, ao invs de sairmos do contexto, restringimos a significao de uma palavra ou passagem textual. Por exemplo, aproveitando o primeiro enunciado Nem todas as plantas hortcolas se do bem durante todo o ano. , haveria um erro de reduo caso compreendssemos o perodo acima como Nenhuma planta hortcola se d bem durante todo o ano. Contradio a reescritura contrria passagem original do texto. Tomando por base o enunciado Nem todas as plantas hortcolas se do bem durante todo o ano. , um erro de contradio ocorreria se entendssemos que Todas as plantas hortcolas no se do bem durante o ano todo. Um entendimento correto acerca do enunciado em questo seria, por exemplo: Algumas plantas hortcolas se do bem durante o ano todo.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 INTERPRETAO TEXTUAL Interpretar um texto no simplesmente saber o que se passava na cabea do autor enquanto ele escrevia. , antes de tudo, perceber a intencionalidade do texto, inferir (deduzir). Por exemplo, se eu disser Levei minha filha caula ao parque. , podemos inferir que tenho mais de uma filha. Em outras palavras, inferir retirar informaes implcitas e explcitas do texto. E mais: ser com essas informaes que vocs resolvero as questes de interpretao na prova. preciso ter cuidado, entretanto, com o que chamamos de conhecimento prvio, conhecimento de mundo. Conhecimento prvio

Conhecimento prvio (ou conhecimento de mundo) o conhecimento acumulado do assunto abordado no texto. aquilo que todos carregamos conosco, fruto do que aprendemos na escola, com os amigos, assistindo televiso, enfim, vivendo. Em um contexto conhecido, a deduo de palavras feita por analogia com as informaes que j possumos sobre o tema. Portanto, o conhecimento prvio do tema em questo facilita, ratificando ou ampliando o entendimento do texto. No basta, porm, retirar informaes de um texto para responder corretamente s questes. necessrio saber de onde tir-las. Para tanto, temos que ter conhecimento, tambm, da estrutura textual e por quais processos se passa um texto at seu formato final de narrao, descrio, injuno ou dissertao (expositiva ou argumentativa), conforme j estudamos. Em geral, os textos tm a seguinte estrutura: introduo, desenvolvimento e concluso. Ao l-lo, devemos procurar a coerncia, a coeso, a relao entre as ideais apresentadas. Agora, chamarei a ateno de vocs para as interpretaes indutiva e dedutiva.

TIPOS DE RACIOCNIO Entre os vrios tipos de pargrafos argumentativos, h os indutivos e os dedutivos. Os indutivos tm como tpico frasal (frase nuclear) uma premissa (afirmativa) de carter particular. O raciocnio desenvolvido e a concluso a que se chega de carter geral (do particular para o geral). o que chamamos de interpretao indutiva (ou inferncia). Cuidado com isso, pessoal! Geralmente, essa interpretao pode induzi-los a cometerem erros.
Exemplo: Os mdicos entrevistados declararam que seus pacientes tiveram uma boa reao ao genrico Amoxilina (carter particular). Por isso, hoje, quando precisam presProf. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
crever antibitico, ressaltam que a nica diferena entre o Amoxil e o Amoxilina est no valor a pagar. Portanto, todo genrico to eficiente quanto o seu correspondente de fantasia (carter geral).

um equvoco considervel chegar concluso de que todo remdio genrico mantm o grau de eficincia de seu correspondente de fantasia. Ainda que partamos da premissa de que os pacientes dos mdicos entrevistados tenham tido uma boa reao ao genrico Amoxilina, h o conhecimento de que somente estes pacientes apresentaram esse resultado (no sabemos a reao dos outros pacientes que no foram entrevistados). Por apresentar informaes no contidas nas premissas, isto , por extrapolar, a concluso apresentada no exemplo errada. J os pargrafos dedutivos so justamente o contrrio: o tpico frasal contm afirmativa de carter geral (do geral para o particular). o que chamamos de interpretao dedutiva.
Exemplo: A violncia uma caracterstica das cidades grandes (carter geral). A busca de emprego, apontam os socilogos, , entre outros fatores, responsvel pela recepo constante de imigrantes. O mercado de trabalho no Rio de Janeiro, por exemplo, no tem como absorver tanta mo de obra. Da h um verdadeiro efeito domin. A falta de emprego gera a misria que, por sua vez, gera a violncia. O Rio de Janeiro uma das cidades mais violentas do mundo (carter particular).

Nos argumentos dedutivos, chega-se a uma concluso que se faz presente nas premissas. Em outras palavras, a concluso no apresenta um conhecimento novo, ou seja, no extrapola as premissas.

INDUO

DEDUO

Parte do particular (universal).

para

geral

Parte do geral (universal) para o particular.

Por basear-se na hiptese, pode levar a uma concluso que no se faz presente nas premissas, podendo acarretar extrapolao.

Leva a uma concluso que se faz presente nas premissas, ou seja, por no apresentar novos dados, no h extrapolao.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 COERNCIA O devido emprego de marcas lingusticas na superfcie textual implica coeso. No entanto, esta por si s no garante a coerncia, pois um texto pode ser simultaneamente coeso e contraditrio. Vamos ver o exemplo a seguir: Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracan no dos piores.

No perodo acima, percebemos que h uma incoerncia, uma vez que a conjuno explicativa pois e o advrbio no foram empregados incorretamente. Poderamos reescrever, coerentemente, o excerto acima das seguintes formas: Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracan dos piores. Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracan no dos melhores. Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, ainda que o estado do gramado do Maracan no seja dos piores.

importante chamar a ateno de vocs quanto existncia de textos coerentes, mas sem coeso. Exemplo: pau pedra o fim do caminho um resto de toco um pouco sozinho um caco de vidro a vida, o sol (...)
(Tom Jobim)

Segundo as lies de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhes, texto coerente o resultado da articulao das ideias de um texto; a estruturao lgico-semntica que faz com que numa situao discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores. Ento, meus amigos, conclumos que coerncia a harmonia existente entre as vrias partes do texto, produzindo uma unidade de sentido.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 COESO Importantssimo fator a ser observado em um texto coeso, isto , a passagem harmnica de uma orao outra, de um perodo para outro, de um pargrafo para outro. A coeso estabelece elos entre as partes, garantindo a unidade do todo. Essas relaes lgicas entre os enunciados e os pargrafos so explicitadas atravs de marcas lingusticas, que so os mecanismos de coeso, os nexos oracionais, articuladores textuais (conjunes, pronomes, preposies, artigos, advrbios etc.). Principais mecanismos de coeso textual Coeso referencial um elemento sequencial do texto se refere a um termo da mesma superfcie textual. Exemplos: A mulher foi passear na capital. Dias depois o marido dela recebeu um telegrama: Envie quinhentos cruzeiros. Preciso comprar uma capa de chuva. Aqui est chovendo sem parar. E ele respondeu: Regresse. Aqui chove mais barato.
(Ziraldo. In: As Anedotas do Pasquim)

No exemplo acima: - o pronome ela em dela (linha 1) tem como referente o substantivo mulher (linha 1); - o pronome ele (linha 4) tem como referente a palavra marido (linha 1); - o advrbio aqui (linha 2) refere-se capital (linha 1). Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alis-los com o pente (...)
(Machado de Assis. In: Dom Casmurro)

No excerto acima, verificamos que: - o pronome oblquo -os (colhi-os) refere-se a cabelos; - a forma pronominal -los (alis-los) tambm se refere a cabelos. importante chamar a ateno de vocs para a existncia de dois tipos de coeso referencial: a exofrica e a endofrica. - Exofrica (ou ditica): ocorre quando o referente est fora da superfcie textual, ou seja, faz parte da situao comunicativa (extratextual). Exemplos:
Porque ser que ele no chegou ainda? (ele = a pessoa de quem se fala) L muito quente. (L = lugar a que a pessoa se referiu)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 - Endofrica: ocorre quando o referente se encontra expresso no texto (intratextual).
Exemplos: Joo disse que estava a caminho. Por que ser que ele no chegou ainda? (ele refere-se a Joo) Nas frias, viajei para Mato Grosso do Sul. L muito quente. (L refere-se a Mato Grosso do Sul)

A coeso endofrica, por sua vez, subdivide-se em anafrica e catafrica. - Anafrica: o termo refere-se a um elemento anteriormente mencionado no texto. Exemplo: Vasco e So Paulo: esses so os melhores times do campeonato brasileiro. No exemplo acima, o pronome esses retoma os termos Vasco e So Paulo. - Catafrica: o termo refere-se a um elemento que ainda no foi mencionado no texto. Exemplo: Estes so os melhores times do campeonato brasileiro: Vasco e So Paulo. Neste exemplo, o pronome estes refere-se aos termos Vasco e So Paulo, que ainda no haviam sido citados no texto.

Para estabelecer a diferena entre dois elementos anteriormente citados, emprega-se este(s), esta(s) e isto, em relao ao que foi mencionado por ltimo, e aquele(s), aquela(s), aquilo, em relao ao que foi nomeado em primeiro lugar. Exemplo: Jos de Alencar e Machado de Assis so importantes escritores brasileiros; este escreveu Dom Casmurro; aquele, Iracema.

Coeso sequencial o emprego de elementos coesivos (preposies, locues prepositivas, conjunes, locues conjuntivas, articuladores sintticos, ou seja, conectivos) que permitem o encadeamento e, por consequncia, a evoluo do texto. Difere da coeso referencial, pois no se trata de referncias a elementos intratextuais ou extratextuais.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Exemplos: Embora tivesse estudado pouco, passou no concurso. o conectivo embora estabelece uma relao de concesso. No posso atend-lo, visto que suas pretenses so descabidas. o conectivo visto que apresenta uma relao de causa. A Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) classifica as conjunes (e locues conjuntivas) em coordenativas e subordinativas. As coordenativas relacionam palavras ou oraes de mesma funo gramatical. Subdividem-se em: Coordenativas Exemplos

Aditivas apresentam ideia de soma, O aluno estuda e trabalha. correlao, sendo estabelecida pelos No s estuda, mas tambm articuladores e, mas tambm, alm disso, trabalha. ademais ...

Adversativas apresentam ideia de Estuda pouco, mas passou em oposio, contraste, sendo estabelecida pelos vrios concursos. articuladores mas, porm, todavia, contudo, Foi ao cinema, no entanto dormiu. entretanto, no entanto ...

Alternativas apresentam ideia de alternncia, escolha ou excluso, sendo estabelecida pelos articuladores ou, j...j, ou...ou, ora...ora, quer...quer etc.

Deseja isso ou aquilo? Ora estuda, ora dorme. Quer chova, quer faa sol, iremos praia.

Conclusivas apresentam ideia de concluso lgica, sendo estabelecida pelos articuladores pois (aps o verbo), portanto, assim, por isso, logo, ento, em vista disso ...

Estudou muito, logo acertar as questes. Dormiu tarde, portanto no foi aula.

Explicativas apresentam ideia de Faam as questes, pois vocs explicao, esclarecimento, justificativa, precisam passar na prova. sendo estabelecida pelos articuladores pois Entre, que (=pois) tarde! (antes do verbo), porque, que, porquanto ...

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Por sua vez, as subordinativas determinam ou completam o sentido de uma orao. Subdividem-se em: Subordinativas Causais exprimem causa, razo, motivo, em relao orao principal. Os principais articuladores so porque, visto que, que (=porque), uma vez que ... Exemplos O aluno obteve boa pontuao porque estudou. Ficou feliz uma vez que foi aprovado.

Comparativas expressam ideia de comparao ou confrontam ideias em relao Esta moa mais bonita do que orao principal. Os principais articuladores so aquela. como, tal qual, to quanto (= como), feito (= Ele estudou to quanto a irm. como), que (nas correlaes mais (do) que, menos (do) que, maior (do) que, menor (do) que, melhor (do) que, pior (do) que ... Condicionais exprimem ideia de condio, possibilidade, hiptese. Os principais articuladores so caso, se (= caso), contanto que, desde que (= caso), sem que, salvo se, a no ser que, dado que ... Contanto que voc compre os ingressos, iremos ao cinema. Dado que (=caso) erre a questo, estude mais.

Concessivas expressam ideias opostas, concessivas s da orao principal. Os principais articuladores so embora, ainda que, mesmo que, posto que, por mais que, se bem que, conquanto, dado que (= ainda que), que (= ainda que) ... Com conjunes concessivas, o verbo fica no modo subjuntivo. Conformativas apresentam ideia de conformidade em relao ao fato da orao principal. Os principais articuladores so segundo, como, conforme, consoante, que (= conforme) ...

Embora cansados, foram estudar. Obteve a aprovao sem que (=embora no) se dedicasse. Persevere, nem que (=ainda que) os estudos sejam cansativos.

Segundo o gabarito oficial, acertei todas as questes da prova. Conforme vocs sabem, o Fluminense o atual campeo brasileiro de futebol.

Consecutivas expressam ideia de consequncia, resultado em relao orao principal. Os principais articuladores so que (nas correlaes to...que, tanto que, tamanho que, tal que, de sorte que, de maneira que) ...

Estudou tanto que gabaritou a prova. Tamanha foi a exploso, que todos acordaram.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Subordinativas Finais expressam finalidade, objetivo. Os principais articuladores so para que, a fim de que, que (= para que), porque (= para que) ... Proporcionais apresentam ideia de proporo, concomitncia, simultaneidade entre fatos da orao subordinada e da orao principal. Principais articuladores: medida que, proporo que, quanto mais...mais, quanto menos...menos ... Exemplos Fez-lhe sinal porque (= para que) se calasse. Estudou muito a fim de que passasse no concurso.

medida que vive, mais aprende com as pessoas. Quanto maior o estudo, maior o conhecimento.

Temporais apresentam ideia de tempo em relao ao fato da orao principal. Principais articuladores: logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto ...

Logo que soube o resultado, chamou todos os amigos. Ficou emocionado desde que viu o resultado do concurso.

Integrantes conjunes empregadas no lugar de substantivo. Por essa razo, Quero que vocs sejam sempre iniciaro oraes subordinadas convocados. substantivas. Felizmente (rs), so apenas duas: (= Quero isso.) que e se. Gostaria de saber se voc vir. Para facilitar a anlise das conjunes (=Gostaria de saber isso.) integrantes, faam a substituio pela palavra ISSO. Exemplo: Fabiano deseja que vocs sejam aprovados.

Fabiano deseja isso. Logo, no perodo acima, o que uma conjuno integrante.

Independentemente da classificao apresentada pela NGB, importante que vocs faam a anlise do contexto para identificar a relao apresentada entre as oraes.

Vejam a seguir:

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Adversativo Estudou bastante, mas foi reprovado. MAS Aditivo No s pratica jud, mas tambm faz natao.

Aditivo Arrumou-se e foi trabalhar. E Adversativo No estudou, e passou no concurso. Consecutivo Faltou luz, e no conseguimos estudar noite.

Explicativo No beba, pois prejudicial sade. POIS Conclusivo inteligente; ser, pois (= portanto), aprovado. Causal Estava irrequieto, pois ganhou uma casa.

Explicativo Estude, porque (=pois) ser aprovado. PORQUE Final Mudei-me de cidade porque (=para que) fosse feliz. Causal Chorei porque passei no concurso.

Conclusivo Estudou muito, logo (=portanto) ser classificado. LOGO Temporal Logo que (=assim que) chegou, foi tomar banho.

Causal Sorriu uma vez que acertou todas as questes. UMA VEZ QUE Condicional Uma vez que estude, ser aprovado. (= Se estudar, ser aprovado.)

Comparativo Meu irmo to estudioso quanto meu pai. QUANTO Aditivo Ela tanto estuda quanto trabalha. (= Ela estuda e trabalha.)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Condicional Desde que compre o ingresso, irei ao cinema. DESDE QUE Temporal Desde que cheguei, quero ir ao cinema.

Condicional Sem que (= Caso no) estudem, no passaro. SEM QUE Concessivo Sem que estudasse muito, passou na prova. Modal Fez a prova sem que estudasse.

Comparativo Ela fala como (= igual a) uma vitrola. Conformativo Estudou como (= conforme) combinamos. COMO Aditivo - No s trabalha como tambm pratica esportes. Causal Como (=J que) estava cansado, resolveu dormir.

Explicativo Ele deve ter corrido, porquanto est suado. PORQUANTO Causal Estavam felizes porquanto foram aprovados.

Condicional Se voc estudar, lograr xito no concurso. SE Conjuno integrante No sei se voc vir. (= No sei isso.)

7. (FCC-2011/TRE-TO) De volta Antrtida A Rssia planeja lanar cinco novos navios de pesquisa polar como parte de um esforo de US$ 975 milhes para reafirmar a sua presena na Antrtida na prxima dcada. Segundo o blog Science Insider, da revista Science, um documento do governo estabelece uma agenda de prioridades para o continente gelado at 2020. A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 e navegao por satlite, entre outros. A primeira expedio da extinta Unio Sovitica Antrtida aconteceu em 1955 e, nas trs dcadas seguintes, a potncia comunista construiu sete estaes de pesquisa no continente. A Rssia herdou as estaes em 1991, aps o colapso da Unio Sovitica, mas pouco conseguiu investir em pesquisa polar depois disso. O documento afirma que Moscou deve trabalhar com outras naes para preservar a "paz e a estabilidade" na Antrtida, mas salienta que o pas tem de se posicionar para tirar vantagem dos recursos naturais caso haja um desmembramento territorial do continente.
(Pesquisa Fapesp, dezembro de 2010, n 178, p. 23)
o

A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. O segmento grifado na frase acima tem sentido: (A) adversativo. (B) de consequncia. (C) de finalidade. (D) de proporo. (E) concessivo. Comentrio: A orao subordinada adverbial para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. Estabelece, com a orao principal, uma relao sinttico-semntica de finalidade, sendo introduzida pela conjuno subordinativa para. Gabarito: C. 8. (FCC-2011/TRE-RN) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido: (A) adversativo. (B) concessivo. (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal. Comentrio: Conforme vimos, a conjuno subordinativa adverbial embora introduz uma orao concessiva, equivalendo a ainda que, mesmo que, posto que, conquanto, dado que (= ainda que) etc. Vale lembrar que, com conjunes concessivas, o verbo fica no modo subjuntivo, em conformidade com o enunciado da questo: Embora a figura chorasse. Gabarito: B.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 9. (FCC-2011/TRE-RN) Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) Contudo - no obstante. (B) Conquanto - por que. (C) Em que pese isso - embora. (D) Apesar disso - visto que. (E) Por isso - porquanto. Comentrio: Em Ainda assim, provavelmente (...), o conectivo em destaque apresenta a noo de contraste, oposio, concesso. Sendo assim, podemos eliminar a assertiva E, uma vez que o conectivo por isso indica concluso. Por sua vez, o conectivo pois encerra uma relao de causalidade. Sendo assim, pode ser substitudo, sem alterao que o sentido e a correo do texto original sejam prejudicados, pelo conectivo visto que. Logo, o conectivo Ainda assim ser substitudo por Apesar disso, indicando uma ideia de concesso. Gabarito: D. 10. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Assim como os antigos moralistas escreviam mximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mnimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho, traduzisse um tipo de experincia vivida, que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotaes vadias foram feitas e ofereo-as ao leitor, sem que pretenda convenc-lo do que penso nem convid-lo a repensar suas ideias. So palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptvel mas s vezes curioso ou surpreendente.
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3)

... que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Iniciando o segmento acima com que, de qualquer modo, resultado de viver, a sequncia que preserva o sentido original e a correo : (A) porm no chega a alcanar a sabedoria. (B) ainda que no chegue a alcanar a sabedoria. (C) e no chega assim a alcanar a sabedoria. (D) considerando que no chega a alcanar a sabedoria. (E) sendo o caso que no chegue a alcanar a sabedoria.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Comentrio: Percebemos que, no enunciado, h uma relao de oposio, concesso, em virtude da expresso de qualquer modo. Assim, ao iniciarmos o segmento por que, de qualquer modo, deveremos manter essa relao, atentando-nos para a correo gramatical do perodo. Logo, teremos a seguinte construo: ... que, ainda que no chegue a alcanar a sabedoria, resultado de viver Gabarito: B.

SIGNIFICAO CONTEXTUAL DAS PALAVRAS A anlise de textos pode ser influenciada pelas relaes lexicais, as quais sero mostradas a seguir.

Campo Semntico possvel que as palavras se associem de diversas maneiras. Uma dessas associaes ocorre quando os vocbulos apresentam o mesmo radical palavras pertencentes mesma famlia, chamadas cognatas , isto , pertencem ao mesmo campo semntico. Exemplo: terra terrestre terra terreiro terrqueo.

Entretanto, no necessrio que as palavras possuam o mesmo radical para pertencerem ao mesmo campo semntico. possvel que os vocbulos se relacionem pelo sentido em um determinado contexto. Exemplo: Joo Camilo dirigia-se casa de Maria Odete. No meio do percurso, ouviu um trovo. De repente, o cu ficou escuro; viu um relmpago. Comeou a chuva e Joo teve de voltar a casa.

No contexto acima, os vocbulos trovo, relmpago e chuva, ainda que no possuam o mesmo radical, aproximam-se pelo sentido, ou seja, pertencem ao mesmo campo semntico.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 HOMONMIA Homnimos so palavras que, embora tenham significados diferentes, tm a mesma estrutura fonolgica. Tripartem-se em: Homnimos homFONOS mesmo som (pronncia) e grafias diferentes.

Exemplos: coser (costurar) / cozer (cozinhar); expiar (pagar a culpa) / espiar (observar secretamente); cela (quarto de dormir) / sela (pea de couro posta sobre o lombo da cavalgadura); Homnimos homGRAFOS mesma grafia (escrita) e pronncias diferentes. Exemplos: colher (verbo) / colher (substantivo); sede // (lugar principal) / sede // (secura, necessidade de ingerir lquido). Homnimos perfeitos - pronncia e grafia iguais.

Exemplos: so (verbo ser) / so (adjetivo = sadio). Os alunos do Estratgia Concursos so demais! (verbo ser) Mente s no corpo so. (adjetivo = sadio) cedo (advrbio de tempo) / cedo (verbo ceder). Chegarei cedo ao local de prova. (advrbio de tempo) Neste instante, eu cedo o apartamento para vocs. (verbo ceder)

importante diferenciar os homnimos perfeitos das palavras polissmicas. Homnimos perfeitos so nomes que tm mesma grafia e pronncia, mas que pertencem a classes gramaticais distintas. Por sua vez, termos polissmicos so vocbulos que apresentam uma s forma com mais de um significado, pertencendo mesma classe gramatical. Exemplos: Os alunos do Estratgia Concursos so demais! (verbo ser) Mente s no corpo so. (adjetivo = sadio)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Nos exemplos acima, houve alterao da classe gramatical. Logo, temos homnimos perfeitos.

O cabo obedeceu s ordens dos superiores. (cabo = patente militar A cozinheira pegou a faca pelo cabo. (cabo = parte do instrumento

substantivo) substantivo)

Nos exemplos acima, no houve alterao da classe gramatical. Logo, temos vocbulos polissmicos.

PARONMINA Parnimos a relao entre palavras que so parecidas, mas que possuem significados diferentes. Exemplos:
Ascender: subir, elevar-se. Acender: atear fogo, abrasar. Acento: inflexo de voz, sinal grfico. Assento: base, cadeira, apoio; registro, apontamento. Acerca de: a respeito de, sobre. A cerca de: a uma distncia aproximada de. H cerca de: faz aproximadamente, existe(m) perto de. Acerto: estado de acertar; preciso, segurana; ajuste. Asserto: afirmao, assero. Afim: parente por afinidade; semelhante, anlogo. A fim (de): para (locuo conjuntiva final). Amoral: indiferente moral, que no se preocupa com a moral. Imoral: contrrio moral, indecente. Ao encontro de: para junto de, favorvel a. De encontro a: contra, em prejuzo de. Ao invs de: ao contrrio de. Em vez de: em lugar de. A par: ciente, ao lado, junto. Ao par: de acordo com a conveno legal; equivalncia. Aprear: marcar o preo de, avaliar, ajustar. Apressar: acelerar, dar pressa a, instigar. Arrear: pr arreios a; aparelhar. Arriar: abaixar, descer, inutilizar, desaminar.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
Arrochar: apertar muito. Arroxar: tornar roxo. s: pessoa notvel em sua especialidade; carta de jogo. Az: esquadro, ala do exrcito, fileira. Asado: que tem asas, alado. Azado: oportuno, propcio. Avocar: atrair, atribuir-se, chamar. Evocar: trazer lembrana. Caar: perseguir, apanhar. Cassar: anular, suspender. Cavaleiro: homem a cavalo. Cavalheiro: homem gentil, de boas maneiras e aes. Cela: aposento de religiosos, cubculo. Sela: arreio de cavalgadura. Censo: recenseamento, contagem. Senso: juzo, discernimento. Cerrar: fechar, apertar, encerrar. Serrar: cortar, separar. Cesso: ato de ceder, cedncia. Seo ou seco: setor, corte, subdiviso, parte de um todo. Sesso: espao de tempo em que se realiza uma reunio; reunio. Cheque: ordem de pagamento. Xeque: chefe rabe; lance de xadrez; perigo. Comprimento: extenso, tamanho, distncia. Cumprimento: saudao, ato de cumprir. Concertar: combinar, harmonizar, arranjar. Consertar: remendar, restaurar. Conjetura: suposio, hiptese. Conjuntura: oportunidade, momento, ensejo, situao. Coser: costurar. Cozer: cozinhar. Deferir: atender, conceder, anuir. Diferir: divergir; adiar, retardar, dilatar. Delatar: denunciar, acusar. Dilatar: adiar, prorrogar. Descrio: ato de descrever; explanao. Discrio: moderao, reserva, recato, modstia.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
Despensa: depsito de mantimentos. Dispensa: escusa, licena, demisso. Despercebido: no visto, no notado, ignorado. Desapercebido: desprevenido, desguarnecido, desprovido. Destratar: ofender, insultar. Distratar: desfazer um trato ou contrato. Emergir: vir tona, aparecer. Imergir: mergulhar, penetrar, afundar. Eminente: alto, elevado; sublime, clebre. Iminente: imediato, prximo, prestes a acontecer. Emigrar: sair da ptria. Imigrar: entrar (em pas estranho) para viver nele. Esbaforido: cansado, ofegante. Espavorido: apavorado, espantado. Espectador: testemunha, assistente. Expectador: aquele que tem expectativa, esperanoso. Esperto: fino, inteligente, atilado, ativo. Experto: perito, experiente. Espiar: espreitar, olhar. Expiar: pagar, resgatar (crime, falta, pecado). Estada: permanncia, demora de uma pessoa em algum lugar. Estadia: permanncia paga do navio no porto para carga e descarga. Aplica-se a veculos. Estncia: morada, manso. Instncia: pedido urgente e repetido; jurisdio, foro. Estrato: nuvem; camada. Extrato: perfume, loo; resumo. Flagrante: evidente, manifesto. Fragrante: aromtico, perfumoso. Incerto: duvidoso, indeciso, no certo. Inserto: inserido, includo. Incipiente: principiante, iniciante. Insipiente: ignorante. Indefeso: desarmado, fraco. Indefesso: incansvel, infatigvel. Infligir: aplicar (pena, castigo, multa, etc.). Infringir: transgredir, desrespeitar, desobedecer.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09
Intercesso: interveno, mediao. Interse(c)o: ponto em que se cruzam duas linhas ou superfcies. Intimorato: sem temor, destemido. Intemerato: puro, ntegro, incorrupto. Lao: laada; traio, engano. Lasso: fatigado, cansado, frouxo. Mandado: ato de mandar. Mandato: autorizao que se confere a outrem, delegao. Pao: palcio, palcio do governo; a corte. Passo: ato de andar, caminho, marcha; episdio. Preceder: anteceder, vir antes. Proceder: descender, provir, originar-se; comportar-se. realizar; caber, ter fundamento. Presar: capturar, apresar, agarrar. Prezar: estimar muito, amar, respeitar, acatar. Prescrever: determinar, preceituar, ordenar, receitar. Proscrever: condenar a degredo, desterrar; proibir, abolir, suprimir. Ratificar: validar, confirmar autenticamente. Retificar: corrigir, emendar. Ruo: pardacento; desbotado; grisalho. Russo: referente Rssia; natural ou habitante da Rssia; lngua da Rssia. Sortir: abastecer, prover. Surtir: ter como resultado, produzir efeito. Sustar: deter, suspender, interromper. Suster: sustentar, manter, alimentar. Tacha: pequeno prego; mancha, ndoa. Taxa: preo ou quantia que se estipula como compensao de certo servio; razo do juro. Tachar: pr prego em; notar defeito em, censurar, criticar, acusar. Taxar: regular o preo; lanar imposto sobre; moderar, regular. Vultoso: grande, volumoso. Vultuoso: vermelho e inchado (diz-se do rosto).

DENOTAO E CONOTAO Denotao - o emprego da palavra em seu sentido usual, dicionarizado. Exemplo: Joo comprou uma flor para Maria.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Conotao - o sentido que a palavra assume em determinado contexto, ou seja, o emprego da palavra em sentido figurado. Exemplo: Maria, namorada de Joo, uma flor.

Dica estratgica! A conotao constitui a base da linguagem figurada. No exemplo acima, temos uma metfora: Maria, namorada de Joo, (como) uma flor.

SINONMIA Sinonmia as palavras so sinnimas quando apresentam significados semelhantes em determinado contexto. Exemplo: O comprimento da sala de quinze metros. A extenso da sala de quinze metros. Nos exemplos acima, os vocbulos comprimento e extenso o mesmo significado. Portanto, apresentam relao sinonmica. Tambm importante chamar a ateno de vocs para a existncia de frases sinnimas. Exemplo: Mal ele saiu, todos chegaram. Assim que ele saiu, todos chegaram. Nos exemplos acima, a conjuno Mal apresenta valor temporal. A mesma noo apresentada na expresso Assim que. Como no houve alterao de sentido entre as frases, estas so sinnimas. Existem, tambm, os sinnimos circunstanciais, que so adequados em determinado contexto. Exemplo: Jos Sarney desembarcou hoje em Braslia. Chegando ao Senado, o presidente fez seu pronunciamento. ANTONMIA Antonmia so palavras que apresentam sentido contrrio, oposto. Exemplo: um menino corajoso. / um menino medroso.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 A anttese uma figura de linguagem que pode ser empregada para a obteno termos antonmicos. Atravs desse recurso estilstico, faz-se a contraposio simtrica de palavras ou expresses de significado contrrio, para: a) pr em relevo a oposio entre elas: Residem juntamente no teu peito um demnio que ruge e um Deus que chora. (Olavo Bilac) b) obter um efeito paradoxal: Nada! Esta s palavra em si resume tudo. (Raimundo Correia)

Pensando os blogs H no muito tempo, falava-se em imprensa escrita, falada e televisada quando se desejava abarcar todas as possibilidades da comunicao jornalstica. Os jornais e as revistas, o rdio e a televiso constituam o pleno espao pblico das informaes. Tinham em comum o que se pode chamar de autoria institucional: dizia-se, por exemplo, que tal notcia deu no Dirio Popular, ou foi ouvida na rdio Cacique, ou passou no telejornal da TV Excelsior. Funcionava como prova de veracidade do fato. Hoje a autoria institucional enfrenta sria concorrncia dos autores annimos, ou semiannimos, que se valem dos recursos da internet, entre eles os incontveis blogs. Considerados uma espcie de cadernos pessoais abertos, os blogs possibilitam interveno imediata do pblico e exploram em seu espao virtual as mais distintas formas de linguagem: textos, desenhos, gravuras, fotos, msicas, vdeos, ilustraes, reportagens, entrevistas, arquivos importados etc. etc. A novidade maior dos blogs est nessa imediata conexo que podem realizar entre o que seria essencialmente privado e o que seria essencialmente pblico. At mesmo alguns velhos jornalistas mantm com regularidade esses espaos abertos da internet, sem prejuzo para suas colunas nos jornais tradicionais. A diferena que, em seus blogs, eles se permitem depoimentos subjetivos e apreciaes pessoais que no teriam lugar numa Folha de S. Paulo ou num O Globo, por exemplo. So capazes de narrar a cerimnia de posse do presidente da Repblica incluindo os apartes e as impresses dos filhos pequenos que tambm acompanhavam e comentavam o evento. Qualquer cidado pode resolver sair da casca e dizer ao mundo o que pensa da seleo brasileira, ou da mulher que o abandonou, ou da falta de oportunidades no seu ramo de negcio. Artistas plsticos trocam figurinhas em seus blogs diante de um largo pblico de espectadores, escritores adiantam um captulo do prximo romance, um msico resolve divulgar sua nova cano j acompanhada de cifras para acompanhamento no violo. s abrir um espao na internet. Outro dia, num blog de algum sucesso, o autor gabava-se de promover democraticamente, entre os incontveis seguidores seus, uma discusso sobre as mesmas questes que preocupavam a roda fechada e cerimoniosa dos filsofos companheiros de Plato. Isso sim, argumentava ele, que um dilogo verdadeiro.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Tal atrevimento supe que quantidade implicaria qualidade, e que democracia uma soma infinita das impresses e opinies de todo mundo... No importa a extenso das descobertas tecnolgicas, sempre ser imprescindvel a atuao do nosso esprito crtico diante de cada fato novo que se imponha nossa ateno.
(Belarmino Braga, indito)

11. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Considerando-se o contexto, deve-se entender por autoria institucional uma atribuio que se aplica a: (A) grupos de pessoas que participam regularmente de um mesmo blog. (B) informaes publicadas em conhecidos rgos da imprensa. (C) linguagens jornalsticas criadas para concorrer com as dos blogs. (D) matrias publicadas em srie sucessiva num mesmo rgo da imprensa. (E) reportagens assinadas por jornalistas devidamente credenciados. Comentrio: A autoria institucional aplica-se a informaes publicadas em rgos da imprensa. No primeiro pargrafo do texto, o autor mostra que os jornais e as revistas, o rdio e a televiso constituam o pleno espao pblico das informaes. Notcias divulgadas nesses meios de comunicao, em geral, apresentam credibilidade, funcionando como prova de veracidade do fato publicado. Gabarito: B.

12. (FCC-2011/TRT-24 Regio) De acordo com o texto, os blogs tm como caracterstica: I. a abertura para participao autoral de leitores interessados em se manifestar num espao virtual j constitudo; II. a reverso de matrias que seriam, a princpio, de interesse pblico em matrias de interesse exclusivamente privado; III. a explorao de diferentes gneros literrios e linguagens outras que no a verbal, alm da plena liberdade na eleio dos temas a serem tratados. Em relao ao texto, correto depreender o que se afirma em: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, apenas.

Comentrio: Vamos analisar cada afirmativa.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 I. Afirmativa correta. Segundo o texto, os blogs, considerados uma espcie de cadernos pessoais abertos, trazem a possibilidade de interveno imediata do pblico, ou seja, permitem a participao de autores annimos, ou semiannimos. II. Afirmativa incorreta. O excerto A novidade maior dos blogs est nessa imediata conexo que podem realizar entre o que seria essencialmente privado e o que seria essencialmente pblico nos mostra que, nos blogs, podem ser publicados tanto assuntos de interesse pblico quanto assuntos de interesse privado. Em outras palavras, no h reverso de matrias, seja de pblico em privado ou vice-versa. III. Afirmativa correta. Segundo o texto, os blogs exploram em seu espao virtual as mais distintas formas de linguagem: textos, desenhos, gravuras, fotos, msicas, vdeos, ilustraes, reportagens, entrevistas etc., ou seja, formas de gneros literrios e linguagens que no a verbal. Os blogs tambm permitem que os autores digam ao mundo o que pensa da seleo brasileira, ou da mulher que o abandonou, ou da falta de oportunidades no seu ramo de negcio. Gabarito: C.

13. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Ao final do texto, o autor desaprova, precisamente, o fcil entusiasmo de quem considera os blogs: (A) irrefutveis evidncias das vantagens tecnolgicas de que muitos podem usufruir. (B) exemplos incontestes da superioridade da inteligncia artificial em relao humana. (C) vlidos desafios, que podem e devem estimular a nossa reao e anlise crticas. (D) dilogos espontneos e, por isso, verdadeiros, em consonncia com a tradio dos dilogos platnicos. (E) espaos generosos que multiplicam debates de nvel superior aos dilogos dos pensadores clssicos.

Comentrio: Conforme depreendemos do texto, ao promover uma discusso democrtica entre os incontveis seguidores de seu blog, o autor considerou que essa reunio seria suficiente para superar os debates realizados na roda dos pensadores clssicos. Entretanto, com base no trecho Tal atrevimento supe que quantidade implicaria qualidade, e que democracia uma soma infinita das impresses e opinies de todo mundo..., percebemos que o autor agiu com desdm, menosprezando o entusiasmo de quem considera os blogs como espaos generosos que multiplicam debates de nvel superior aos dilogos dos pensadores clssicos. Gabarito: E.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 14. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) abarcar todas as possibilidades (1 pargrafo) = incrementar todas as hipteses. (B) prova de veracidade do fato (1 pargrafo) = ap rovao da verossimilhana da ocorrncia. (C) possibilitam interveno imediata do pblico (2 pargrafo) = consignam o imediatismo do pblico participante. (D) a roda fechada e cerimoniosa dos filsofos (4 pargrafo) = o crculo restrito e solene dos pensadores. (E) atuao do nosso esprito crtico (5 pargrafo ) = apropriao de nossa sensibilidade intuitiva.

Comentrio: Os sentidos so adequadamente traduzidos na assertiva D. Os vocbulos roda, fechada e cerimoniosa encontram os respectivos sinnimos nas palavras crculo, restrito e solene, respectivamente. Portanto, a expresso a roda fechada e cerimoniosa dos filsofos equivale ao trecho o crculo restrito e solene dos pensadores, isto , os sentidos so mantidos. Gabarito: D.

15. (FCC-2011/TRT-24 Regio) A expresso cadernos pessoais abertos (2 pargrafo), no contexto, (A) assinala a conexo que os blogs promovem entre a esfera do privado e a esfera pblica. (B) refere-se ao carter acidental e transitrio que marca a vigncia dos blogs como espao virtual. (C) indica o primarismo um tanto escolar que costuma caracterizar as linguagens exploradas nos blogs. (D) enfatiza a contradio que impede os blogs de constiturem um espao de discusso democrtica. (E) ressalta o improviso e a superficialidade das confidncias que habitualmente se fazem nos blogs. Comentrio: De acordo com o contexto, a expresso cadernos pessoais abertos nos remete a uma informao de carter reservado, restrito a algum. E o que os blogs fazem? Externam, divulgam as informaes, deixando-as expostas a todos os internautas. Sendo assim, a expresso cadernos pessoais abertos assinala a conexo que os blogs promovem entre a esfera do privado e a esfera pblica. Gabarito: A.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 16. (FCC-2011/TRT-24 Regio) No contexto do 3 par grafo, a frase final s abrir um espao na internet tem como sentido implcito o que enuncia este segmento: (A) e assim se comprovar como possvel superar Plato. (B) para corporificar essas iniciativas na linguagem de um blog. (C) e adviro as reaes que costuma provocar a autoria institucional. (D) para se comprovar a efemeridade das informaes de um blog. (E) para que um blog passe a enfrentar severa reao crtica. Comentrio: Percebam que, de acordo com o contexto do terceiro pargrafo, qualquer cidado, por exemplo, artistas plsticos, escritores ou msicos podem abrir um espao na internet. E o que essa expresso significa? Abrir um espao na internet traduz-se em atribuir um formato, ou seja, corporificar suas iniciativas na linguagem de um blog. Gabarito: B. Leis religiosas e leis civis As leis religiosas tm mais sublimidade; as leis civis dispem de mais extenso. As leis de perfeio, extradas da religio, tm por objeto mais a bondade do homem que as segue do que a da sociedade na qual so observadas; ao contrrio, as leis civis versam mais sobre a bondade moral dos homens em geral do que sobre a dos indivduos. Deste modo, por respeitveis que sejam os ideais que nascem imediatamente da religio, no devem sempre servir de princpio s leis civis, porque outro o princpio destas, que o bem geral da sociedade.
(Montesquieu, Do esprito das leis)

17. (FCC-2011/TRT-24Regio) Atentando-se para a primeira frase e considerando-se o conjunto do texto, os termos sublimidade e extenso dizem respeito, respectivamente, ao carter: (A) mstico dos evangelhos cannicos e materialista dos textos da jurisprudncia. (B) de espiritualidade das normas religiosas e de abrangncia social do direito civil. (C) dogmtico das convices de f e libertrio das legislaes constitucionais. (D) divino dos postulados cristos e humanista da declarao dos direitos humanos. (E) de profundidade das certezas msticas e de superficialidade da ordem jurdica. Comentrio: Considerando a primeira frase e o conjunto textual, o vocbulo sublimidade refere-se s leis religiosas, cujo objeto a bondade do homem (linhas 3-4). Por extenso de sentido, de acordo com o contexto, leis religiosas trazem implcita a noo de espiritualidade. Por seu turno, a palavra extenso faz aluso s leis civis, as quais tm abrangncia sobre a sociedade a fim de que se alcance o bem geral desta. Gabarito: B.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 18. (FCC/2011-TRT-24 Regio) Atente para as seguintes afirmaes: I. A bondade do indivduo e as virtudes coletivas so instncias que se ligam entre si, de modo inextricvel e em recproca dependncia. II. A diferena de princpios permite distinguir entre o que h de respeitvel nos ideais religiosos e o que se elege como um bem comum nas leis civis. III. Tanto no mbito das leis civis quanto no das religiosas, o objetivo ltimo o mesmo: o aprimoramento moral do indivduo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II, apenas. Comentrio: Vamos analisar as afirmativas. I. Afirmativa incorreta. Segundo o texto, os ideais que nascem imediatamente da religio no devem sempre servir de princpio s leis civis, porque outro o princpio destas. II. Afirmativa correta. O excerto Deste modo, por respeitveis que sejam os ideais que nascem imediatamente da religio, no devem sempre servir de princpio s leis civis, porque outro o princpio destas, que o bem geral da sociedade. evidencia que os princpios, isto , os ideais religiosos no se confundem com os ideais civis (bem comum). III. Afirmativa incorreta. As leis religiosas tm por objeto a bondade do homem, ou seja, a bondade individual, ao passo que as leis civis apresentam como objeto a bondade moral dos homens em geral (bem comum). Gabarito: E. 19. (FCC/2011-TRT-24 Regio) (...) as leis civis versam mais sobre a bondade moral dos homens em geral do que sobre a dos indivduos. Pode-se substituir o segmento sublinhado na frase acima, sem prejuzo para a correo e o sentido, por: (A) cuidam melhor da bondade moral e genrica dos homens do que cuidam a (B) dizem respeito mais bondade moral do conjunto dos homens do que (C) disputam melhor sobre a bondade moral da sociedade do que a (D) controvertem melhor sobre a bondade moral de todos os homens do que a (E) determinam mais o que seja moralmente a bondade dos homens do que aquela Comentrio: O verbo versar significa tratar de (um assunto, um tema); dizer respeito a. Logo, a substituio do trecho em destaque no enunciado por dizem respeito mais bondade moral do conjunto dos homens do que mantm o sentido original do texto. E quanto correo gramatical? Na aula sobre sintaxe de

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 regncia, estudamos que o substantivo respeito rege o emprego da preposio a. Por sua vez, o termo regido a bondade moral admite a anteposio do artigo definido feminino a. Logo, haver o fenmeno da crase em (...) as leis civis dizem respeito mais bondade moral.... Por sua vez, no trecho do que dos indivduos., temos o pronome demonstrativo a, equivalente a aquela. Conforme vimos acima, o nome respeito exige o emprego da preposio a, a qual se fundir com o a (pronome demonstrativo = aquela). Portanto, o perodo (...) as leis civis dizem respeito mais bondade moral do conjunto dos homens do que (=quela) dos indivduos. est correto gramaticalmente. Gabarito: B.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 QUESTES COMENTADAS NA AULA 1. (FCC-2011/Banco do Brasil)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Considerando-se o teor do texto, correto afirmar que se trata de: (A) narrativa sobre o sucesso do esporte brasileiro em todo o mundo, com destaque para o futebol, bem mais popular. (B) exposio de um ponto de vista pessoal a respeito das qualidades dos brasileiros na rea dos esportes, particularmente no futebol. (C) discusso aprofundada sobre os problemas socioeconmicos que levam atletas brasileiros de destaque a sair do pas. (D) proposta de maior apoio aos esportistas brasileiros, para que possam dedicar-se aos treinos e melhorar seu desempenho. (E) depoimento de um ex-jogador em que se nota a decepo com os recentes resultados negativos do futebol brasileiro. 2. (FCC-2011/TRE-RN) Rio Grande do Norte: a esquina do continente Os portugueses tentaram iniciar a colonizao em 1535, mas os ndios potiguares resistiram e os franceses invadiram. A ocupao portuguesa s se efetivou no final do sculo, com a fundao do Forte dos Reis Magos e da Vila de Natal. O clima pouco favorvel ao cultivo da cana levou a atividade econmica para a pecuria. O Estado tornou-se centro de criao de gado para abastecer os Estados vizinhos e comeou a ganhar importncia a extrao do sal hoje, o Rio Grande do Norte responde por 95% de todo o sal extrado no pas. O petrleo outra fonte de recursos: o maior produtor nacional de petrleo em terra e o segundo no mar. Os 410 quilmetros de praias garantem um lugar especial para o turismo na economia estadual. O litoral oriental compe o Polo Costa das Dunas - com belas praias, falsias, dunas e o maior cajueiro do mundo , do qual faz parte a capital, Natal. O Polo Costa Branca, no oeste do Estado, caracterizado pelo contraste: de um ado, a caatinga; do outro, o mar, com dunas, falsias e quilmetros de praias praticamente desertas. A regio grande produtora de sal, petrleo e frutas; abriga stios arqueolgicos e at um vulco extinto, o Pico do Cabugi, em Angicos. Mossor a segunda cidade mais importante. Alm da rica histria, conhecida por suas guas termais, pelo artesanato reunido no mercado So Joo e pelas salinas. Caic, Currais Novos e Aari compem o chamado Polo do Serid, dominado pela caatinga e com stios arqueolgicos importantes, serras majestosas e cavernas misteriosas. Em Caic h vrios audes e formaes rochosas naturais que desafiam a imaginao do homem. O turismo de aventura encontra seu espao no Polo Serrano, cujo clima ameno e geografia formada por montanhas e grutas atraem os adeptos do ecoturismo. Outro polo atraente Agreste/Trairi, com sua sucesso de serras, rochas e lajedos nos 13 municpios que compem a regio. Em Santa Cruz, a subida ao Monte Carmelo desvenda toda a beleza do serto potiguar em breve, o local vai abrigar um complexo voltado principalmente para o turismo religioso. A vaquejada e o Arrai do Lampio so as grandes atraes de Tangar, que oferece ainda um belssimo panorama no Aude do Trairi. (Nordeste. 30/10/2010, Encarte no jornal O Estado de S. Paulo).

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 O texto se estrutura notadamente: (A) sob forma narrativa, de incio, e descritiva, a seguir, visando a despertar interesse turstico para as atraes que o Estado oferece. (B) de forma instrucional, como orientao a eventuais viajantes que se disponham a conhecer a regio, apresentando-lhes uma ordem preferencial de visitao. (C) com o objetivo de esclarecer alguns aspectos cronolgicos do processo histrico de formao do Estado e de suas bases econmicas, desde a poca da colonizao. (D) como uma crnica baseada em aspectos histricos, em que se apresentam tpicos que salientam as formaes geogrficas do Estado. (E) de maneira dissertativa, em que se discutem as vrias divises regionais do Estado com a finalidade de comprovar qual delas se apresenta como a mais bela.

3. (FCC-2011/DPE-RS) A transformao da frase "Eu nunca parei de pensar sobre isso", disse Goodwin para discurso indireto : (A) Goodwin disse que nunca parara de pensar sobre aquilo. (B) Goodwin diz que nunca tivera parado de pensar sobre aquilo. (C) Goodwin disse: "Eu nunca parei de pensar sobre isso". (D) Goodwin diz: "Eu nunca parei de pensar sobre isso". (E) Goodwin disse o que pensava sobre aquilo.

4. (FCC-2010/TRF-4 REGIO) Ao se dirigir ao juiz, pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sesso, informando ao magistrado que sua principal testemunha estava adoentada e, por essa razo, impossibilitada de comparecer. Indique a afirmao INCORRETA sobre o texto acima. a) A presena de personagens e o encadeamento temporal so traos que autorizam qualificar esse texto como narrativo. b) Em discurso direto, a fala correta do advogado seria: Solicito-lhe, Meritssimo, que adie a sesso, uma vez que minha principal testemunha encontra-se adoentada, o que a impede de comparecer. c) H um encadeamento causal nesta sucesso de eventos: estava adoentada, impossibilitada de comparecer e pediu-lhe o advogado de defesa que adiasse a sesso. d) Caso o advogado fosse um entusiasta dos latinismos, ele poderia, adequadamente, usar a expresso tabula rasa, para indicar seu respeito ao magistrado, e ipso facto, no sentido de por essa razo. e) A forma verbal estava, explcita em estava adoentada, est elptica na construo seguinte, impossibilitada de comparecer.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 5. (FCC-2010/AL-SP) Representatividade tica Costuma-se repetir exausto, e com as consequncias caractersticas do abuso de frases feitas e lugares-comuns, que as esferas do poder pblico so o reflexo direto das melhores qualidades e dos piores defeitos do povo do pas. Na esteira dessa convico geral, afirma-se que as casas legislativas brasileiras espelham fielmente os temperamentos e os interesses dos eleitores brasileiros. o caso de se perguntar: mesmo que seja assim, deve ser assim? Pois uma vez aceita essa correspondncia mecnica, ela acaba se tornando um oportuno libi para quem deseja inocentar de plano a classe poltica, atribuindo seus deslizes a vocaes disseminadas pela nao inteira... Perguntariam os cnicos se no seria o caso, ento, de no mais delegar o poder apenas a uns poucos, mas buscar reparti-lo entre todos, numa grande e festiva anarquia, eliminando-se os intermedirios. O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava, com a acidez tpica de seu humor: "Restaure-se a moralidade, ou ento nos locupletemos todos!". As casas legislativas, cujos membros so todos eleitos pelo voto direto, no podem ser vistas como uma sntese cristalizada da ndole de toda uma sociedade, incluindo-se a as perverses, os interesses escusos, as distores de valor. A chancela da representatividade, que legitima os legisladores, no os autoriza em hiptese alguma a duplicar os vcios sociais; de fato, tal representao deve ser considerada, entre outras coisas, como um compromisso firmado para a eliminao dessas mazelas. O poder conferido aos legisladores deriva, obviamente, das postulaes positivas e construtivas de uma determinada ordem social, que se pretende cada vez mais justa e equilibrada. Combater a circulao dessas frases feitas e lugares-comuns que pretendem abonar situaes injuriosas uma forma de combater a estagnao crtica ? essa oportunista aliada dos que maliciosamente se agarram ao fatalismo das "fraquezas humanas" para tentar justificar os desvios de conduta do homem pblico. Entre as tarefas do legislador, est a de fazer acreditar que nenhuma sociedade est condenada a ser uma comprovao de teses derrotistas.
(Demtrio Saraiva, indito) O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava (...): "Restaure-se a moralidade, ou ento nos locupletemos todos!".

Transpondo-se adequadamente o trecho acima para o discurso indireto, ele ficar: O velho e divertido Baro de Itarar j reivindicava que a) ou bem se restaurasse a moralidade, seno nos locupletaramos todos. b) fosse restaurada a moralidade, ou ento que nos locupletssemos todos. c) seja restaurada a moralidade, ou todos nos locupletvamos. d) seria restaurada a moralidade, caso contrrio nos locupletssemos. e) a moralidade seja restaurada, quando no venhamos a nos locupletar.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 6. (FCC-2005/TCE-MA) Com as agravantes do desmatamento e do aquecimento global, a seca na Amaznia ganha alguns contornos de novidade que se dissipam no longo do curso da histria da regio. De acordo com o meteorologista Pedro Dias, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a atual reduo das chuvas se encaixa no padro de ciclos observado na Amaznia no ltimo sculo. o que os tcnicos chamam de variabilidade decadal do Oceano Pacfico, que impacta o Atlntico. Os regimes de chuvas ao norte e ao sul do Rio Amazonas se tm alternado, em ciclos de trs dcadas, ao longo de 120 anos. Nos anos 40, 50 e 60 choveu menos na Amaznia. Nas trs dcadas seguintes, as chuvas aumentaram. Agora, no incio do sculo XXI, a regio pode estar comeando um novo ciclo de 10% a 15% a menos de chuva, assim como aconteceu no incio do sculo XX. Nos ltimos 100 a 120 anos, os ciclos tm sido bastante regulares, diz. Coincidentemente, as variaes possivelmente causadas pelo efeito estufa tambm so da ordem de 10% a 15%. H um consenso de que o aumento do efeito estufa j tem uma grande magnitude comparvel da variao natural, registra Pedro Dias. Assim, o que poderia acontecer, falando grosseiramente, que a variao causada por esse efeito venha se somar variao natural, duplicando o impacto sobre o ambiente. O meteorologista salienta, em qualquer caso, que se trata de variaes mdias ao longo de trs dcadas, e no de ano a ano, quando o comportamento pode ser bem diferente. Numa escala maior de tempo, a atual seca se torna mais relativa. Entre 5 mil e 3 mil anos atrs, onde hoje existe floresta, havia grandes extenses de savana, caracterstica de regies com longos perodos de seca. Tambm h registros de grandes variaes nas chuvas e de perodos em que os rios baixaram, causando mudanas significativas na fauna e na flora, lembra Virglio Viana, Secretrio do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel do Amazonas. Esta a maior seca com internet e cobertura em tempo real, ironiza Elpdio Gomes Filho, Superintendente da Administrao das Hidrovias da Amaznia Ocidental (Ahimoc). Adaptados a grandes variaes de profundidade dos rios entre os perodos de chuva e de estiagem, os portos da Amaznia tm um sistema de braos flutuantes inventado pelos ingleses que sobem e descem, acompanhando a superfcie da gua. Os rios sobem 14 metros durante 6 meses e descem 14 metros durante 6 meses, de forma previsvel, milenar e regularmente, assegura Elpdio.
(Adaptado de Lourival SantAnna. O Estado de S. Paulo, 16 de outubro de 2005, A 13).

A frase que resume corretamente o texto : (A) Efeito estufa determina escassez de chuvas na Amaznia. (B) Seca d incio a novo ciclo, diz especialista. (C) 2005 o ano da maior seca em toda a regio amaznica. (D) Desmatamento na Amaznia determina o aquecimento global. (E) Meios de comunicao mascaram conseqncias da seca na Amaznia.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 7. (FCC-2011/TRE-TO) De volta Antrtida A Rssia planeja lanar cinco novos navios de pesquisa polar como parte de um esforo de US$ 975 milhes para reafirmar a sua presena na Antrtida na prxima dcada. Segundo o blog Science Insider, da revista Science, um documento do governo estabelece uma agenda de prioridades para o continente gelado at 2020. A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. A primeira expedio da extinta Unio Sovitica Antrtida aconteceu em 1955 e, nas trs dcadas seguintes, a potncia comunista construiu sete estaes de pesquisa no continente. A Rssia herdou as estaes em 1991, aps o colapso da Unio Sovitica, mas pouco conseguiu investir em pesquisa polar depois disso. O documento afirma que Moscou deve trabalhar com outras naes para preservar a "paz e a estabilidade" na Antrtida, mas salienta que o pas tem de se posicionar para tirar vantagem dos recursos naturais caso haja um desmembramento territorial do continente.
(Pesquisa Fapesp, dezembro de 2010, n 178, p. 23)
o

A principal delas a reconstruo de cinco estaes de pesquisa na Antrtida, para realizar estudos sobre mudanas climticas, recursos pesqueiros e navegao por satlite, entre outros. O segmento grifado na frase acima tem sentido: (A) adversativo. (B) de consequncia. (C) de finalidade. (D) de proporo. (E) concessivo.

8. (FCC-2011/TRE-RN) Mal sugeria imagem de vida (Embora a figura chorasse). correto afirmar que a frase entre parnteses tem sentido: (A) adversativo. (B) concessivo. (C) conclusivo. (D) condicional. (E) temporal.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 9. (FCC-2011/TRE-RN) Ainda assim, provavelmente no foi a captura para o consumo pelo homem o que selou o destino do dod, pois sua extino ocorreu sobretudo pelos efeitos indiretos da perturbao humana. Os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, sem prejuzo para o sentido e a correo, respectivamente, por: (A) Contudo - no obstante. (B) Conquanto - por que. (C) Em que pese isso - embora. (D) Apesar disso - visto que. (E) Por isso - porquanto.

10. (FCC-2011/TRF-1 Regio) Assim como os antigos moralistas escreviam mximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mnimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada s limitaes do meu engenho, traduzisse um tipo de experincia vivida, que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotaes vadias foram feitas e ofereo-as ao leitor, sem que pretenda convenc-lo do que penso nem convid-lo a repensar suas ideias. So palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptvel mas s vezes curioso ou surpreendente.
(Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3)

... que no chega a alcanar a sabedoria mas que, de qualquer modo, resultado de viver. Iniciando o segmento acima com que, de qualquer modo, resultado de viver, a sequncia que preserva o sentido original e a correo : (A) porm no chega a alcanar a sabedoria. (B) ainda que no chegue a alcanar a sabedoria. (C) e no chega assim a alcanar a sabedoria. (D) considerando que no chega a alcanar a sabedoria. (E) sendo o caso que no chegue a alcanar a sabedoria.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 Pensando os blogs H no muito tempo, falava-se em imprensa escrita, falada e televisada quando se desejava abarcar todas as possibilidades da comunicao jornalstica. Os jornais e as revistas, o rdio e a televiso constituam o pleno espao pblico das informaes. Tinham em comum o que se pode chamar de autoria institucional: dizia-se, por exemplo, que tal notcia deu no Dirio Popular, ou foi ouvida na rdio Cacique, ou passou no telejornal da TV Excelsior. Funcionava como prova de veracidade do fato. Hoje a autoria institucional enfrenta sria concorrncia dos autores annimos, ou semiannimos, que se valem dos recursos da internet, entre eles os incontveis blogs. Considerados uma espcie de cadernos pessoais abertos, os blogs possibilitam interveno imediata do pblico e exploram em seu espao virtual as mais distintas formas de linguagem: textos, desenhos, gravuras, fotos, msicas, vdeos, ilustraes, reportagens, entrevistas, arquivos importados etc. etc. A novidade maior dos blogs est nessa imediata conexo que podem realizar entre o que seria essencialmente privado e o que seria essencialmente pblico. At mesmo alguns velhos jornalistas mantm com regularidade esses espaos abertos da internet, sem prejuzo para suas colunas nos jornais tradicionais. A diferena que, em seus blogs, eles se permitem depoimentos subjetivos e apreciaes pessoais que no teriam lugar numa Folha de S. Paulo ou num O Globo, por exemplo. So capazes de narrar a cerimnia de posse do presidente da Repblica incluindo os apartes e as impresses dos filhos pequenos que tambm acompanhavam e comentavam o evento. Qualquer cidado pode resolver sair da casca e dizer ao mundo o que pensa da seleo brasileira, ou da mulher que o abandonou, ou da falta de oportunidades no seu ramo de negcio. Artistas plsticos trocam figurinhas em seus blogs diante de um largo pblico de espectadores, escritores adiantam um captulo do prximo romance, um msico resolve divulgar sua nova cano j acompanhada de cifras para acompanhamento no violo. s abrir um espao na internet. Outro dia, num blog de algum sucesso, o autor gabava-se de promover democraticamente, entre os incontveis seguidores seus, uma discusso sobre as mesmas questes que preocupavam a roda fechada e cerimoniosa dos filsofos companheiros de Plato. Isso sim, argumentava ele, que um dilogo verdadeiro. Tal atrevimento supe que quantidade implicaria qualidade, e que democracia uma soma infinita das impresses e opinies de todo mundo... No importa a extenso das descobertas tecnolgicas, sempre ser imprescindvel a atuao do nosso esprito crtico diante de cada fato novo que se imponha nossa ateno.
(Belarmino Braga, indito)

11. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Considerando-se o contexto, deve-se entender por autoria institucional uma atribuio que se aplica a: (A) grupos de pessoas que participam regularmente de um mesmo blog. (B) informaes publicadas em conhecidos rgos da imprensa. (C) linguagens jornalsticas criadas para concorrer com as dos blogs. (D) matrias publicadas em srie sucessiva num mesmo rgo da imprensa. (E) reportagens assinadas por jornalistas devidamente credenciados.
Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 12. (FCC-2011/TRT-24 Regio) De acordo com o texto, os blogs tm como caracterstica: I. a abertura para participao autoral de leitores interessados em se manifestar num espao virtual j constitudo; II. a reverso de matrias que seriam, a princpio, de interesse pblico em matrias de interesse exclusivamente privado; III. a explorao de diferentes gneros literrios e linguagens outras que no a verbal, alm da plena liberdade na eleio dos temas a serem tratados. Em relao ao texto, correto depreender o que se afirma em: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, apenas.

13. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Ao final do texto, o autor desaprova, precisamente, o fcil entusiasmo de quem considera os blogs: (A) irrefutveis evidncias das vantagens tecnolgicas de que muitos podem usufruir. (B) exemplos incontestes da superioridade da inteligncia artificial em relao humana. (C) vlidos desafios, que podem e devem estimular a nossa reao e anlise crticas. (D) dilogos espontneos e, por isso, verdadeiros, em consonncia com a tradio dos dilogos platnicos. (E) espaos generosos que multiplicam debates de nvel superior aos dilogos dos pensadores clssicos. 14. (FCC-2011/TRT-24 Regio) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: (A) abarcar todas as possibilidades (1 pargrafo) = incrementar todas as hipteses. (B) prova de veracidade do fato (1 pargrafo) = ap rovao da verossimilhana da ocorrncia. (C) possibilitam interveno imediata do pblico (2 pargrafo) = consignam o imediatismo do pblico participante. (D) a roda fechada e cerimoniosa dos filsofos (4 pargrafo) = o crculo restrito e solene dos pensadores. (E) atuao do nosso esprito crtico (5 pargrafo ) = apropriao de nossa sensibilidade intuitiva.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 15. (FCC-2011/TRT-24 Regio) A expresso cadernos pessoais abertos (2 pargrafo), no contexto, (A) assinala a conexo que os blogs promovem entre a esfera do privado e a esfera pblica. (B) refere-se ao carter acidental e transitrio que marca a vigncia dos blogs como espao virtual. (C) indica o primarismo um tanto escolar que costuma caracterizar as linguagens exploradas nos blogs. (D) enfatiza a contradio que impede os blogs de constiturem um espao de discusso democrtica. (E) ressalta o improviso e a superficialidade das confidncias que habitualmente se fazem nos blogs.

16. (FCC-2011/TRT-24 Regio) No contexto do 3 par grafo, a frase final s abrir um espao na internet tem como sentido implcito o que enuncia este segmento: (A) e assim se comprovar como possvel superar Plato. (B) para corporificar essas iniciativas na linguagem de um blog. (C) e adviro as reaes que costuma provocar a autoria institucional. (D) para se comprovar a efemeridade das informaes de um blog. (E) para que um blog passe a enfrentar severa reao crtica. Leis religiosas e leis civis As leis religiosas tm mais sublimidade; as leis civis dispem de mais extenso. As leis de perfeio, extradas da religio, tm por objeto mais a bondade do homem que as segue do que a da sociedade na qual so observadas; ao contrrio, as leis civis versam mais sobre a bondade moral dos homens em geral do que sobre a dos indivduos. Deste modo, por respeitveis que sejam os ideais que nascem imediatamente da religio, no devem sempre servir de princpio s leis civis, porque outro o princpio destas, que o bem geral da sociedade.
(Montesquieu, Do esprito das leis)

17. (FCC-2011/TRT-24Regio) Atentando-se para a primeira frase e considerando-se o conjunto do texto, os termos sublimidade e extenso dizem respeito, respectivamente, ao carter: (A) mstico dos evangelhos cannicos e materialista dos textos da jurisprudncia. (B) de espiritualidade das normas religiosas e de abrangncia social do direito civil. (C) dogmtico das convices de f e libertrio das legislaes constitucionais. (D) divino dos postulados cristos e humanista da declarao dos direitos humanos. (E) de profundidade das certezas msticas e de superficialidade da ordem jurdica.

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 18. (FCC/2011-TRT-24 Regio) Atente para as seguintes afirmaes: I. A bondade do indivduo e as virtudes coletivas so instncias que se ligam entre si, de modo inextricvel e em recproca dependncia. II. A diferena de princpios permite distinguir entre o que h de respeitvel nos ideais religiosos e o que se elege como um bem comum nas leis civis. III. Tanto no mbito das leis civis quanto no das religiosas, o objetivo ltimo o mesmo: o aprimoramento moral do indivduo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em: (A) I, II e III. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I e III, apenas. (E) II, apenas.

19. (FCC/2011-TRT-24 Regio) (...) as leis civis versam mais sobre a bondade moral dos homens em geral do que sobre a dos indivduos. Pode-se substituir o segmento sublinhado na frase acima, sem prejuzo para a correo e o sentido, por: (A) cuidam melhor da bondade moral e genrica dos homens do que cuidam a (B) dizem respeito mais bondade moral do conjunto dos homens do que (C) disputam melhor sobre a bondade moral da sociedade do que a (D) controvertem melhor sobre a bondade moral de todos os homens do que a (E) determinam mais o que seja moralmente a bondade dos homens do que aquela

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 66

Lngua Portuguesa para o INSS Teoria e exerccios comentados Prof. Fabiano Sales Aula 09 -----------------------------------------------------------------Gabarito 01. B 02. A 03. A 04. D 05. B 06. B 07. C 08. B 09. D 10. B 11. B 12. C 13. E 14. D 15. A 16. B 17. B 18. E 19. B -

MEUS ALUNOS E ALUNAS, NOSSA JORNADA PREPARATRIA DE LNGUA PORTUGUESA TERMINA POR AQUI. DESPEO-ME DE VOCS, TORCENDO PELA APROVAO (E CONVOCAO!) DE TODOS NO CONCURSO PARA O INSS!

TIMOS ESTUDOS E EXCELENTE PROVA! FORTE ABRAO! PROF. FABIANO SALES (fabianosales@estrategiaconcursos.com.br) "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforo, dedicao, no existe meio termo. Ou voc faz uma coisa bem feita ou no faz." (Ayrton Senna)

Prof. Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 66

Anda mungkin juga menyukai