Anda di halaman 1dari 17

Democracia radical

Archon Fung e Joshua Cohen*

O projeto radical-democrtico1
o longo da ltima gerao, idias radical-democrticas tm ressurgido como uma importante fora intelectual e poltica. Essa reemergncia reflete uma mistura de ceticismo em relao capacidade regulatria dos governos nacionais e de preocupao quanto capacidade das democracias convencionais de arregimentar os esforos dos cidados comuns. Por democracias convencionais entendemos os sistemas de representao competitiva em que os cidados so portadores de direitos polticos, dentre eles os direitos de expresso, associao e sufrgio; os cidados manifestam seus interesses por meio do exerccio dos direitos polticos, em particular por meio do voto em seus representantes, nas eleies regulares; as eleies so organizadas por partidos polticos rivais e a vitria eleitoral significa o controle do governo, o que d aos candidatos vencedores a autoridade para moldar as polticas pblicas por meio da legislao e do controle que exercem sobre a administrao. Pode-se dizer que qualquer democracia de massa deve ser organizada, ao menos parcialmente, como um sistema de repre* Archon Fung professor na John F. Kennedy School of Government, da Universidade de Harvard. Endereo eletrnico: archon_fung@harvard.edu. Joshua Cohen professor no Departmento de Cincia Poltica do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Endereo eletrnico: jcohen@mit.edu. 1 Artigo originalmente publicado na Swiss Political Science Review, v. 10, n. 4, p. 169-180, Winter.2004. Traduo de Tas Blauth, a quem agradecemos. Somos gratos tambm aos autores e Swiss Political Science Review pela cesso dos direitos de publicao deste artigo.

D o s s i

N 11 outubro de 2007

sentao competitiva. Os democratas radicais reconhecem esse fato bsico da vida poltica, porm buscam uma realizao mais completa dos valores democrticos do que a que se pode atingir pela representao competitiva. As idias radical-democrticas esto vinculadas a duas linhas do pensamento democrtico. Primeiramente, com Rousseau, os democratas radicais esto comprometidos com uma participao mais ampla nas decises pblicas. Os cidados devem ter uma atuao direta mais importante nas escolhas pblicas ou, ao menos, engajar-se mais profundamente nas questes polticas substantivas, tendo a garantia de que suas preocupaes e opinies sero efetivamente ouvidas e atendidas por parte dos administradores pblicos. Em segundo lugar, os democratas radicais enfatizam a deliberao. Ao invs de uma poltica de poder e interesse, so a favor de uma democracia mais deliberativa, em que os cidados abordam os problemas pblicos por meio de um pensar conjunto sobre a melhor maneira de resolv-los e em que, como disse Jrgen Habermas (1975, p. 108), no h fora em ao, exceto a fora do melhor argumento2. O ambicioso objetivo de uma democracia , em resumo, mover-se de uma estrutura em que impera a barganha, a agregao de interesses e o poder para uma outra, em que a razo comum seja uma fora dominante da vida democrtica. (CoheN, 1989; 1996; CoheN & SabeL, 1997; 2003; FUNG, SABEL & KARKKAINEN, 2000; FUNG, SABEL & OROURKE, 2001; FuNg, 2003a; 2003b; 2003c; 2004; FuNg & Wright, 2003). Entretanto, embora muitos democratas radicais apiem em unssono a participao e a deliberao, essas duas linhas do projeto democrtico partem de tradies diferentes e enfocam diferentes falhas da representao competitiva. Nosso objetivo clarear a relao entre essas diferentes linhas, explorar as tenses entre elas e esboar possibilidades de reconciliao. Inicialmente, demonstraremos como se pode lidar com trs das limitaes da representao competitiva por meio da participao e da delibe-

2 Nessa passagem, Habermas no descreve uma democracia idealizada, mas uma situao hipottica apropriada justificao das normas.

222

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

rao3. Em seguida, apresentaremos algumas tenses entre deliberao e participao, s quais sero oferecidas duas estratgias que podem minimiz-las. Concluiremos delineando as dificuldades no resolvidas que devem ser eliminadas tendo em vista um projeto radical-democrtico. Antes, entretanto, devemos mencionar que alguns democratas radicais alegam que uma democracia mais participativa e democrtica seria mais eficiente do que os sistemas de representao competitiva na resoluo de problemas prticos: mais eficiente devido a vantagens na identificao dos problemas, na colaborao para sua resoluo, no teste das solues para ver se elas adaptam s circunstncias locais e disciplinando as solues com base nas adotadas em outros locais. Nosso enfoque, aqui, nas questes normativas, mas nada do que dizemos pretende contradizer essa afirmao sobre as vantagens prticas. Basta dizer que, se uma democracia mais radical no ao menos razoavelmente eficiente ao lidar com problemas regulatrios, ento suas virtudes normativas so de interesse limitado.

Dficits democrticos da representao competitiva


As crticas radical-democrticas aos sistemas de representao competitiva centram-se em trs valores polticos: responsabilidade, igualdade e autonomia. 1. Responsabilidade. Assim que as questes pblicas deixam de ser as questes principais dos cidados e estes prefiram servir com suas carteiras antes do que com a sua pessoa, o estado estar prximo da runa (Rousseau, 2002, livro III, cap. 15). Nesse trecho, Rousseau expressa a idia de que, s vezes, o equilbrio das razes pesa significativamente em favor de assumir-se o cumprimento de uma tarefa, ao invs de deleg-la. Por exemplo, os pases devem fazer guerra com seus prprios cidados e no com mercenrios ou sub-rogados, por
3 Ao lermos as outras contribuies para esse debate, lembramo-nos da importncia da distino entre participao e deliberao. Outros autores parecem confundir as duas coisas, embora Loc Blondiaux observe corretamente que h uma questo interessante quanto relao entre a discusso da democracia deliberativa tpico da Teoria Poltica nos ltimos 15 anos e a literatura mais antiga sobre democracia participativa.
p. 221 237

223

Do ssi

N 11 outubro de 2007

ser a guerra uma tarefa de grande importncia, que (tanto em sua iniciao quanto em sua execuo) exige discernimento e que pode ter srias conseqncias em funo de um juzo equivocado. Da mesma forma, os democratas radicais preocupam-se com uma confiana excessiva na capacidade dos representantes de fazerem escolhas polticas conseqentes. A representao competitiva oferece, sem dvida, oportunidades para que os cidados avaliem por si prprios os mritos de leis e polticas alternativas e mantenham os representantes responsabilizveis perante essas avaliaes. Mas como a representao um meio muito limitado de garantir essa accountability, os cidados acabam ficando gravemente tentados a deixar para os polticos profissionais a difcil tarefa de avaliao substantiva das polticas. Desse modo, as habilidades democrticas dos cidados podem atrofiar-se. A falta desses hbitos e prtica democrticos pode lev-los a absterem-se de participar das decises pblicas, a no ser eventualmente, sob circunstncias de grande gravidade, quando ento teriam uma participao ruim e despreparada. 2. Igualdade. Uma das grandes conquistas da democracia representativa moderna foi trazer a idia de que as pessoas devem ter igual importncia nos processos coletivos de tomada de deciso levadas a cabo pelas instituies polticas do Estado moderno. Uma das implicaes igualdade poltica formal a de que os direitos de sufrgio, por exemplo, no devem depender de qualificaes de propriedade, gnero, raa ou status social. Mas mesmo com essas condies em vigor, as desigualdades sociais e econmicas moldam as oportunidades de influncia poltica nos sistemas de representao competitiva. A vantagem econmica uma importante fonte de vantagem poltica. Alm disso, por ser mais fcil mobilizar pequenos grupos de indivduos do que grandes grupos, a representao competitiva tende a favorecer os interesses concentrados (quando poucos atores obtm grandes benefcios em alguma questo poltica) em vez dos interesses difusos (quando muitos atores ganham pequenos benefcios). Finalmente, em pases recm-democratizados e com uma longa histria de governo autoritrio e cultura pblica hierrquica, a nova roupagem eleitoral pode simplesmente reproduzir e re-autorizar o passado autoritrio (AVritZer, 2002).

224

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

Os democratas radicais recomendam a participao e a deliberao para aumentar a igualdade poltica: a deliberao, porque ela reduz o poder dos maiores recursos pela fora dos melhores argumentos, e a participao, porque a transferncia da base da contestao poltica da organizao do dinheiro para a organizao das pessoas o antdoto mais promissor contra a influncia conferida pela riqueza. Da mesma forma, expandir e aprofundar a participao dos cidados pode ser a estratgia mais promissora para desafiar as desigualdades que surgem da concentrao assimtrica de interesses e das hierarquias sociais e polticas tradicionais. 3. Autonomia poltica. A terceira objeo que se faz a de que os sistemas de representao competitiva no conseguem realizar uma ambio democrtica central: fomentar a autonomia poltica permitindo que as pessoas vivam de acordo com as regras que criam para si mesmas. Embora uma democracia pluralista no possa ter a esperana de atingir um consenso poltico, uma forma de autogoverno ainda possvel, algo de que a representao competitiva est muito longe. Em sistemas de representao competitiva, os resultados polticos so conseqncia de uma capacidade diferenciada de mobilizar circunscries eleitorais populares, de balanos de interesse apoiados por eleitores ou dinheiro, de acordos complexos na criao de leis ou da captura, por grupos de interesses estreitos, das pores do governo que mais lhes concernem. Na melhor das hipteses, o processo reflete uma barganha justa entre os vrios interesses em competio e no um ideal de auto-governo. Em uma democracia deliberativa, no entanto, as leis e as polticas resultam de processos nos quais os cidados defendem solues para problemas comuns, com base no que se considera em geral como sendo razes relevantes. Essas razes expressam valores democrticos amplamente compartilhados, como justia, liberdade, oportunidades iguais, segurana pblica e o bem comum. Sem dvida, os cidados daro diferentes interpretaes e importncias ao contedo dessas consideraes e tambm, claro, discordaro a respeito de questes factuais. Na alocao de recursos escassos, por exemplo, diferentes cidados podem dar uma importncia diferente ao favorecimento dos menos favorecidos, ao favorecimento daqueles que mais se beneficiariam dos recursos e garantia de
p. 221 237

225

Do ssi

N 11 outubro de 2007

chances iguais de acesso aos recursos; haver desentendimentos quanto aos nveis de risco aceitveis e quanto aos momentos em que a garantia da liberdade de expresso excessivamente prejudicial a um posicionamento igualitrio dos cidados. Embora os democratas deliberativos enfatizem a importncia das razes, eles no esperam que os interesses pessoais e de grupos, enquanto foras polticas, desapaream. Em vez disso, procuram certificar-se de que os argumentos polticos e os apelos aos interesses sejam modelados por consideraes como justia, igualdade e bem comum. Quando os cidados levam a srio esses valores polticos, as decises polticas no so apenas produtos do poder e do interesse; mesmo quando suas vises no prevalecem, os cidados podem ver que as decises tomadas so sustentadas por boas razes4. Conseqentemente, todos os membros podem apesar dos desacordos considerar que sua conduta guiada, em termos gerais, por sua prpria razo. O estabelecimento da deliberao poltica realizaria um ideal de auto-governo sob condies de pluralismo.

Tenses entre participao e deliberao


Assim, pode-se dizer que os valores democrticos constituem uma base para uma democracia mais participativa e de-

4 Como deve ficar claro pelo texto, nossa concepo de deliberao no igual ao que Katharina Holzinger chama de argumentao [arguing] em sua contribuio para esse debate. Por exemplo, contradizer e insistir so, segundo ela, formas de argumentar. Mas elas no envolvem o fornecimento de razes e, portanto, no so parte da deliberao. Dito isso, concordamos com uma das teses de Holzinger a saber, a de que quando os interesses so conflitantes, a resoluo do conflito envolver tipicamente deliberao e barganha, entre outras coisas. No aceitamos, entretanto, as teses mais fortes e instrumentalistas de seu trabalho, que afirmam que, quando os interesses so conflitantes, a argumentao serve como um meio de barganha. Em vez disso, a deliberao pode delinear os limites dos resultados razoveis; dentro desses limites opera a barganha (por exemplo, a deliberao levar-nos-ia a um segmento razovel da fronteira de Pareto; nesse segmento, a barganha escolheria um resultado). Explorar esse desacordo em relao ao lugar e importncia poltica relativa da razo, dos interesses e do poder um desacordo bastante antigo e profundo nas Cincias Sociais e na vida exigir o tipo de programa de pesquisa que Loc Blondiaux esboa em seu trabalho. Para ver alguns esforos nesse sentido, ver Fung e Wright (2003).

226

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

1.

Melhorar a qualidade da deliberao pode trazer prejuzo para a participao pblica. Suponhamos, por exemplo, que legisladores, reguladores e juzes adotem uma forma deliberativa de tomar decises. Em vez de tentar promover os interesses de seus constituintes ou maximizar seus prospectos de reeleio, por exemplo, os legisladores engajar-se-iam em uma discusso e uma argumentao sensatas a respeito das polticas. Os juzes, por exemplo, poderiam exigir explicitamente uma ateno s razes nos processos de deciso legislativos e administrativos. Mas isso pode fazer que os responsveis pelas decises tenham de isolar-se das crenas polticas pblicas menos informadas e menos razoveis. Inversamente, expandir a participao seja a respeito do nmero de pessoas, seja a respeito da abrangncia dos temas sob controle popular direto pode diminuir a qualidade da deliberao. Iniciativas populares e referendos, artifcios populares tais como o recall (afastamento de um funcionrio por petio), por exemplo, permitem que os eleitores exeram uma influncia mais direta e pontual na legislao, em questes relacionadas s polticas e at mesmo nos representantes eleitos. Mas, longe de melhorar a deliberao, tais medidas podem ao exigir um voto de sim-no sobre uma proposio bem definida desencorajar uma discusso racional na criao da legislao (PapadopouLos, 1995, p. 289-301; ELLis, 2002). Mesmo a promoo de encontros entre as pessoas para discutir leis e polticas especficas pode no caso de uma juno inadequada de determinadas pessoas ou uma falta de comprometimento em lidar com um problema comum reduzir a deliberao, conforme a discusso passe a tornar-se uma disputa de orgulhos, recriminaes e manipulaes. Mais fundamentalmente, a complexidade e a escala sociais limitam a extenso em que as sociedades modernas politicamente organizadas podem ser tanto deliberativas quanto

2.

3.

p. 221 237

227

Do ssi

liberativa. Mas participao e deliberao so idias distintas e podem at mesmo rumar a direes opostas (cf. AckermaNN & FishkiN, 2004, p. 289-301).

N 11 outubro de 2007

participativas. A deliberao depende de participantes com conhecimento e interesse suficiente sobre os temas substantivos a serem considerados. Mas, para qualquer tpico, o nmero de indivduos com tais conhecimento e interesse est destinado a ser pequeno (em relao ao tamanho geral da sociedade poltica) e, assim, decai a qualidade da deliberao, bem como a abrangncia da participao. claro que conhecimento e interesse no so coisas fixas e a deliberao pode estimular ambos. Ainda assim, as limitaes de tempo e de recursos tornam indesejvel que qualquer rea particular do governo seja inteiramente deliberativa e tambm includente e participativa. Se todos fossem capazes de deliberar sobre polticas econmicas de igual para igual com o quadro de economistas do Banco Central, certamente outras importantes reas de preocupao educao, meio-ambiente e poltica externa sofreriam de desateno. Toda comunidade confronta-se com dezenas de assuntos pblicos urgentes e, desse modo, uma deliberao participativa sobre qualquer questo em particular pode, na melhor das hipteses, incluir diretamente apenas uma pequena frao da sociedade como um todo.

Possibilidades de deliberao participativa


Apesar dessa restrio fundamental, a tomada pblica de deciso nas democracias liberais poderia tornar-se tanto mais participativa quanto mais deliberativa. O grau em que se combinam ou contrabalanam a deliberao e a participao depende, em parte, do cenrio institucional. O desafio que se impe aos democratas radicais , ento, desenvolver reformas que incorporem ambas. H duas estratgias amplas para isso. A primeira procura ampliar a participao deliberativa mas, preocupada em parte com a integridade da deliberao ampla, apresenta apenas efeitos atenuados no exerccio do poder. A segunda procura criar uma participao deliberativa de alta qualidade com maior impacto direto no exerccio do poder, mas deixa-a com uma abrangncia limitada.

228

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

H uma estratgia que alimentaria uma participao ampla na deliberao sobre questes pblicas. Poder-se-ia, por exemplo, procurar unir a deliberao democracia de massas promovendo uma deliberao cidad sobre questes polticas naquilo que Habermas chama de a esfera pblica informal, constituda por pblicos culturalmente mobilizados nas associaes da sociedade civil (Habermas, 1996, p. 301). As deliberaes, nesse caso, so cruciais para um governo justo e eficaz, pois apenas na esfera pblica pode haver uma discusso livre e no-distorcida sobre os valores e objetivos da sociedade. Ademais, essas deliberaes so em potencial totalmente participativas, pois do-se por meio das estruturas de inmeras e abertas associaes secundrias e movimentos sociais: so ingredientes essenciais a essas deliberaes: as liberdades bsicas, uma mdia diversificada e independente, associaes civis vibrantes e independentes e partidos polticos que ajudem a focalizar o debate pblico. Essa abordagem da unio entre a participao e a deliberao diz respeito aos trs limites da representao competitiva. Os indivduos participam de debates pblicos por meio de associaes e assim deliberam eles mesmos, embora informalmente, sobre o contedo das questes polticas. Alm disso, elevar a posio da discusso pblica informal no processo de tomada de deciso poltica aumenta a igualdade poltica porque a esfera pblica ao contrrio das arenas do Estado e da economia menos vulnervel influncia de fontes de poder monetrias ou outras, distribudas de modo desigual e no-comunicativas. Finalmente, medida que o pensamento pblico livre molda a opinio e guia as decises coletivas, a esfera pblica deliberativa aumenta o auto-governo. O poder comunicativo pblico , entretanto, necessariamente indireto em seu impacto poltico. Grande parte do poder de atrao dessa viso, por esse motivo, depende primeiramente da caracterizao do discurso na esfera pblica como deliberativo e, em seguida, da fora da ligao entre as deliberaes na esfera pblica informal e as decises autoritativas dos corpos legislativos e
p. 221 237

229

Do ssi

Deliberao mediada (indireta) da sociedade como um todo

N 11 outubro de 2007

rgos administrativos. Se a prpria discusso pblica est sujeita ao exerccio de um poder no-comunicativo dinheiro, status etc. ento essas discusses fazem pouco para lidar com os problemas de desigualdade poltica e ausncia de auto-governo na representao competitiva. Alm disso, como a ligao entre deliberao pblica e poltica pblica frouxa, a deliberao participativa pode ter pouco impacto nas decises das instituies formais. A participao cidad na esfera pblica informal, desse modo, pode ter uma relevncia poltica limitada (AckermaNN & FishkiN, 2002, p. 129-152)5.

Deliberao participativa direta


Uma abordagem radical-democrtica alternativa a que se apia na singular competncia prtica que tm os cidados enquanto usurios dos servios pblicos, sujeitos da poltica pblica e da regulao ou moradores que tm conhecimento contextual de suas vizinhanas e ecossistemas. A idia basear-se nessas competncias, trazendo cidados comuns para deliberar sobre determinadas questes pblicas. Tipicamente, tais estratgias criam oportunidades para que um nmero limitado de cidados delibere entre si ou com os administradores, visando a melhorar a qualidade de alguma deciso pblica, talvez pela introduo de conhecimento local, novas perspectivas, interesses excludos ou pelo reforo da responsabilizao pblica. Uma das abordagens seleciona arbitrariamente pequenos grupos de cidados para deliberar sobre assuntos polticos gerais, tais como leis e polticas pblicas. Os jris de cidados nos Estados Unidos e os ncleos de planejamento na Alemanha, por exemplo, selecionam pequenos grupos de cidados (de 12 a 40) para discutir assuntos como agricultura, polticas de sade e questes de desenvolvimento local (CrosbY, 1995, p. 157-174; Smith

5 Observaes desse tipo aplicam-se recente proposio, feita por Bruce Ackerman e James Fishkin, de um dia da deliberao nos Estados Unidos. Nesse caso, a deliberao formalizada e de certa forma inclusiva eles propem que todos sejam convidados a comparecer aos encontros deliberativos formais que acontecem antes das eleies. Uma vez mais, o impacto poltico dessas deliberaes mediado pelas estrutura de campanhas, eleies, criao de leis e administrao.

230

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

& WaLes, 1999, p. 295-308; GastiL, 2000; AbeLsoN et alii, 2003, p. 239-251). James Fishkin e seus colegas do Centro de Pesquisa de Opinio Deliberativa patrocinaram reunies entre centenas de cidados para deliberar sobre vrios assuntos, tais como a adoo do euro na Dinamarca, a poltica de utilidade pblica no Texas a e poltica externa estadunidense. Os jris de cidados e os ncleos de planejamento e pesquisas de opinio deliberativas funcionam como corpos consultivos cujo impacto desde que tenham impacto provm de sua habilidade em alterar a opinio pblica ou de modificar o pensamento dos servidores pblicos. Uma outra estratgia convocar grupos de cidados para deliberar e desenvolver solues para problemas particulares de interesse pblico. Tais estratgias j foram descritas em outro momento como poliarquia diretamente deliberativa e governabilidade participativa empoderada e sero designadas aqui simplesmente como arranjos participativo-deliberativos. Tais arranjos diferenciam-se dos jris polticos de duas principais formas: enquanto os jris polticos normalmente contemplam temas gerais como poltica econmica, de sade ou de combate ao crime, as deliberaes em questo procuram enfocar problemas mais especficos, como o gerenciamento de um ecossistema, o funcionamento de uma escola pblica ou os arredores de uma escola, crimes em algum bairro ou a alocao de recursos pelos projetos e bairros de uma cidade. Enquanto os jris polticos recrutam cidados imparciais e desinteressados por meio de uma seleo arbitrria, os arranjos participativo-deliberativos recrutam participantes com grande interesse nos problemas sob deliberao. Devido especificidade desses arranjos, os cidados podem at mesmo suplantar os funcionrios em termos de conhecimento e experincia. Em Chicago, por exemplo, os moradores de cada vizinhana deliberam regularmente com policiais para definir as prioridades no trato das questes de segurana pblica. Em Porto Alegre, cidados encontram-se regularmente, em nvel local, para chegar a um acordo quanto s prioridades no investimento pblico (pavimentao de ruas, saneamento e habitao, por exemplo); a principal fatia do oramento da cidade produzida na agregao das prioridades que emergem destas deliberaes (SaNtos, 1998, p. 461-510; Abers, 2000; Baiocchi, 2003, p. 47-76).
p. 221 237

231

Do ssi

N 11 outubro de 2007

A proliferao de instituies diretamente deliberativas em reas como educao, servio social, ecossistemas, desenvolvimento comunitrio e sade fomenta a responsabilidade poltica porque cria oportunidades para que os cidados comuns manifestem diretamente suas perspectivas, necessidades e opinies. Essas oportunidades, entretanto, enfrentam dois limites: diferentemente das formas clssicas de democracia direta, inimaginvel que qualquer arranjo deliberativo permita que (i) todos os cidados participem de alguma rea particular da administrao pblica ou (ii) qualquer cidado participe de todas as reas da administrao pblica. Em Chicago, por exemplo, cerca de 4.000 moradores participam dos conselhos escolares locais em qualquer momento dado e 10% dos adultos dizem que j participaram de reunies comunitrias de policiamento comunitrio. Um ideal contemporneo mais praticvel o de que os governos democrticos ofeream oportunidades para que qualquer cidado participe de deliberaes diretas e, ao mesmo tempo, para que aqueles que participam estejam ligados a uma rede de outros cidados com os quais se comunicam, mesmo que esses outros no estejam diretamente envolvidos nas tomadas de deciso. Os arranjos participativo-deliberativos contribuem para a igualdade poltica ao aumentar o papel da mobilizao popular e da deliberao nas tomadas de deciso polticas. No programa de policiamento comunitrio de Chicago, por exemplo, as taxas de participao em vizinhanas de baixa renda so muito mais altas do que em vizinhanas abastadas. Da mesma forma, os pobres so substancialmente super-representados tanto nas instituies oramentrias de Porto Alegre quanto nas iniciativas para o desenvolvimento e planejamento locais em Querala, na ndia. Os arranjos diretamente democrticos que abordam problemas particularmente urgentes dos cidados desfavorecidos podem inverter o vis de participao usual que favorece instituies e indivduos abastados, bem-educados e de alto status. Tais arranjos, entretanto, tambm criam grandes desigualdades polticas potenciais. Se as diferenas sistemticas e duradouras em capacidade deliberativa, recursos disponveis ou fatores demogrficos separam aqueles que participam daqueles que no participam, as decises geradas pelos arranjos participativo-deliberativos provavelmente serviro aos interesses dos que participam, s custas dos outros.

232

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

Consideremos finalmente o valor do auto-governo. As instituies participativo-deliberativas alimentam o auto-governo ao sujeitar as polticas e aes de rgos a uma regra de razo comum. Quando alguma poltica ou deciso anterior considerada como sendo insensata ou no-recomendvel em uma deliberao coletiva, elas modificam-na. Entretanto, essas contribuies para o auto-governo so limitadas pela abrangncia dessas instituies. A maior parte dos esforos de governabilidade participativo-deliberativa procura resolver problemas de planejamento locais ou administrativos e no se estende a preocupaes mais gerais como distribuio de renda, abrangncia de direitos ou prioridades polticas nacionais.

Questes em aberto (e possveis rumos)


Conquistar tanto a participao quanto a deliberao complicado. Em nossa opinio, os arranjos participativo-deliberativos representam o caminho mais promissor rumo realizao da democracia radical. Mas h dois grandes desafios nesse caminho. O primeiro diz respeito relao entre a representao competitiva e os arranjos participativo-deliberativos (MagNette, s/d). Esses arranjos tornam possvel abordar problemas prticos que parecem recalcitrantes ao tratamento de instituies polticas convencionais. Mas esses arranjos no podem substituir totalmente as instituies polticas convencionais: sua abrangncia e o nmero de seus participantes diretos so limitados. Essa observao poderia levar-nos a crer que a democracia radical simplesmente a representao competitiva acrescida de alguns arranjos participativo-deliberativos? No. Os arranjos participativo-deliberativos e a representao competitiva podem ser transformados e ligados de modo que um reforce o outro. Se tais arranjos tornassem-se uma forma comum de resoluo de problemas locais e administrativos, o papel das legislaturas e rgos pblicos centralizados no mais seria o de solucionar diretamente os vrios problemas sociais, mas o de apoiar os esforos das vrias deliberaes participativas, mantendo sua integridade democrtica e garantindo sua coordenao. Inversamente, aqueles que participassem diretamente desses novos arranjos deliberativos formariam uma base altamente informada,
p. 221 237

233

Do ssi

N 11 outubro de 2007

mobilizada e ativa que realaria o mandato e a legitimidade dos representantes eleitos e de outros funcionrios6. O segundo desafio estender o alcance da democracia radical. Poderia a deliberao participativa ajudar a democratizar as decises de larga escala questes de guerra e paz, seguros de sade, penses pblicas e distribuio da riqueza , que dependem de valores polticos e prioridades pblicas? Uma forma de abordar essas questes mais amplas conectar as deliberaes disciplinadas, prticas, participativas, sobre a resoluo de problemas particulares vamos supor, sobre os esforos para reduzir a incidncia de asma em uma comunidade de baixa renda esfera pblica mais ampla de debate e formao de opinio sobre os custos da sade, o acesso a ela e a importncia da sade em relao a outros bens bsicos. Nas deliberaes diretas, os participantes informam-se pelas discusses dispersas na esfera pblica informal e as deliberaes mais focadas, por sua vez, do discusso pblica uma praticidade que de outra forma ela no teria. A esperana ambiciosa a de que os cidados que participam da construo de solues para problemas concretos na vida pblica local possam, por sua vez, engajar-se mais profundamente na deliberao informal da esfera pblica mais ampla, bem como nas instituies polticas formais7.

6 A contribuio iluminadora de Christian Hunold (2004) centrada nos padres de localizao de infra-estruturas de resduos perigosos no d ateno suficiente, a nosso ver, a essas questes sobre a relao entre deliberaes particulares locais e o cenrio poltico que as circunda. Somos cticos quanto ao projeto de estabelecer critrios de justia e democracia que devem ser preenchidos pelas deliberaes locais sobre questes polticas particulares, que exclui o cenrio social e poltico mais amplo dessas deliberaes. Dito isso, concordamos com Hunold quanto aos riscos envolvidos nas decises sobre localizao no serem puramente locacionais. 7 Os esforos nesse sentido podem embaar a distino entre discusses pblicas formal e informal. Os senadores americanos Orrin Hatch e Ron Wyden, por exemplo, propuseram a criao e a fundao de uma conversao nacional sobre prioridades na sade envolvendo potencialmente milhares de fruns comunitrios, encontros municipais televisionados nacionalmente e dilogo eletrnico como parte do Health Care that Works for All Americans Act. Essas discusses em nvel comunitrio sobre questes nacionais mais amplas poderiam utilizar mtodos como jris de cidados, encontros municipais eletrnicos e pesquisas deliberativas (cf. US CONGRESS, 2003).

234

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

No final das contas, ento, a democracia radical carrega a promessa da possibilidade de ser uma forma singular de democracia, em que a esfera pblica informal e o sistema formal de representao competitiva so transformados por suas conexes com os arranjos participativo-deliberativos de resoluo de problemas. Se ela vai cumprir essa promessa, claro, uma questo que permanece bastante em aberto.
Recebido em 27.4.2007 Aprovado em 15.7.2007

Referncias bibliogrficas
ABELSON, J.; FOREST, P.-G.; EYLES, J.; SMITH, P.; MARTIN, E. & GAUVIN, F.-P. Deliberations about Deliberative Methods: Issues in the Design and Evaluation of Public Participation Processes. Social Science and Medicine, n. 57, p. 239-251, 2003. Disponvel em: http:// www.cprn.org/documents/20819_en.pdf. Acesso em: 18.set.2007. ABERS, R. N. Inventing Local Democracy: Grassroots Politics in Brazil. Boulder: L. Rienner, 2000. ACKERMAN, B. & FISHKIN, J. Deliberation Day. Journal of Political Philosophy, v. 10, n. 2, p. 129-152, 2002. _____. Deliberation Day. New Haven: Yale University, 2004. AVRITZER, L. Democracy and the Public Sphere in Latin America. Cambridge: Cambridge University, 2002. BAIOCCHI, G. Participation, Activism, and Politics: The Porto Alegre Experiment. In: FUNG, A. & WRIGHT, E. O. (eds.). Deepening Democracy: Institutional Innovations in Empowered Participatory Governance. London: Verso, 2003. COHEN, J. 1989. Deliberation and Democratic Legitimacy. In: HARMLIN, A. & PETIT, P. (eds.). The Good Polity. Oxford: Blackwell. _____. Procedure and Substance in Deliberative Democracy. In: BENHABIB, S. (ed.). Democracy and Difference: Changing Boundaries of the Political. Princeton: Princeton University, 1996.

p. 221 237

235

Do ssi

N 11 outubro de 2007

COHEN, J. & SABEL, C. Directly-Deliberative Polyarchy. European Law Journal, v. 3, n. 4, p. 313-342, 1997. _____. Sovereignty and Solidarity in the EU. In: ZEITLIN, J. & TRUBEK, D. (eds.). Governing Work and Welfare in a New Economy: European and American Experiments. Oxford: Oxford University, 2003. CROSBY, N. Citizens Juries: One Solution for Difficult Environmental Questions. In: RENN, O.; WEBLER, T & WIEDELMANN, P. (eds.). Fairness and Competence in Citizen Participation: Evaluating Models for Environmental Discourse. Boston: Kluiver Academic, 1995. ELLIS, R. J. Democratic Delusions : The Initiative Process in America. Lawrence: University of Kansas, 2002. FUNG, A. Deliberative Democracy and International Labor Standards. Governance, v. 16, n. 1, p. 51-71, Jan.2003a. _____. Associations and Democracy: Between Theories, Hopes, and Realities. Annual Review of Sociology, n. 29, p. 515-539, Aug.2003b. _____. Recipes for Public Spheres: Eight Institutional Design Choices and Their Consequences. Journal of Political Philosophy, v. 11, n. 3, p. 338-367, Sept.2003c. _____. Empowered Participation: Reinventing Urban Democracy. Princeton: Princeton University, 2004. FUNG, A. & WRIGHT, E. O. (eds.). Deepening Democracy: Institutional Innovations in Empowered Participatory Governance. London: Verso, 2003. FUNG, A.; SABEL, C. & KARKKAINEN, B. Beyond Backyard Environmentalism. Boston: Beacon, 2000. FUNG, A.; SABEL, C. & OROURKE, D. Can We Put an End to Sweatshops? Boston: Beacon, 2001. GASTIL, J. By Popular Demand . Los Angeles: University of California, 2000. HABERMAS, J. Legitimation Crisis. Boston: Beacon, 1975. _____. Between Facts and Norms: Contributions to a Discourse Theory of Law and Democracy. Cambridge, Mass.: MIT, 1996.

236

p. 221 237

Democracia radical Archon Fung e Joshua Cohen

HuNoLd, C. Procedural and Substantive Criteria for Democratic Siting Justice. Swiss Political Science Review, v. 10, n. 4, p. 192-201, Winter.2004. Disponvel em: http://docserver.ingentaconnect.com/ deliver/connect/spsa/14247755/v10n4/s7.pdf?expires=1190130019 &id=39512506&titleid=6689&accname=Guest+User&checksum= 7F64637F0118E32A0BD2627C9E83F77A. Acesso em: 17.set.2007. MAGNETTE, P. Democracy in the European Union: Why and How to Combine Representation and Participation. S/l: s/n, s/d. PAPADOPOULOS, Y. A Framework for Analysis of Functions and Dysfunctions of Direct Democracy: Top-Down and Bottom-Up Perspectives. Politics and Society, v. 23, n. 4, p. 289-301, 1995. ROUSSEAU, J.-J. Do contrato social: princpios do Direito Poltico. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. SMITH, G. WALES, C. The Theory and Practice of Citizens Juries. Policy and Politics, v. 27, n. 3, p. 295-308, 1999. SANTOS, B. S. Participatory Budgeting in Porto Alegre: Toward a Redistributive Democracy. Politics and Society, v. 26, n. 4, p. 461-510, 1998. US CONGRESS. Health Care That Works for All Americans Act of 2003. Senate Bill 581, 108th Congress, 1st Session. Washington, D. C.: U. S. Congress, 2003. Disponvel em: http://www.govtrack. us/congress/bill.xpd?bill=s108-581. Acesso em: 17.set.2007.

p. 221 237

237

Do ssi

Anda mungkin juga menyukai