Anda di halaman 1dari 3

Regulamentos. 1 o tipo de manuteno realializada atravs de inspecoies ou de reviso perodica denominado manuteno corretiva, avaliativa preventiva ou qualitativa.

a. 2 O decea responsvel operacional pelo ANAC, CINDACTA, UR (UNIDADE REGIONAL) (ANTIGA GER GERENCIA REGIONAL E SERAC) OU COMAR 3 num ad desprovido de rgo atc e vac aps a dep as aeronaves devem cruzar o ad, circular o ad, efetuar curva a esquerda ou subir para 1000 ft e manter. 4 a proteo ao voo no brasil e responsabilidade do anac, decea, sac ou comar 5 o limite vertical superior das regies de informao e voo o FL145, UNL, FL 245 INCLUSIVE OU FL 245 EXCLUSIVE. 6 A DIREO EM GRAUS MAGNETICOS DE UMA PISTA REPRESENTADA POR duas diagonais, dois algaritimos pintados na cabeceira, um halter cortado por uma diagonal, ou um quadrado cortado por uma diagonal vermelha. 7 o espao era de dimenses definidas, dentro do qual existe risco pontencias ou atuais para a navegao area, uma rea Proibida, restrita, de risco ou perigosa. Para a entrada, sada e o sobrevoo do territotio brasileiro, de voos no regulares internacionais, exigido apenas um aviso prvio com tendncia mnima de 20 horas, 24 horas, 48 horas ou 72 horas. 8 denomina-se aeronave ultrapassadora a que se aproxima de outra por tras numa linha que forma com o plano de simetria da aeronave que vai ser ultrapassada, um ngulo inferior a 90 graus, 70 graus, 60 graus ou 45 graus. Uma autorizao para voo local vrf especial poder ser concedida, quando aplicvel, desde que as condies de teto e visibilidade sejam respectivamente 500pes/1500 metros, 1000 pes/ 3000metros, 1500pes/5000 metros ou as prevista na IAC. Ao cumprir a instruo dada pela TWR para que seja tomada a posio 3, uma aeronave devra a - Prosseguir para a perna do vento, b -gira base porceguindo para o pouso, c dirigir se para o ptio de estacionamento, d posicionar se na cabeceira da pista em uso. A noite uma aeronave sem contato radio pisca os faris de pouso duas vezes, no solo ou em voo, isto significa que ela vai iniciar o taxi, receber a instruo da TWR, circular o aerdromo ou regressara ao estacionamento. A autonomia mnima para a realizao de uma voo VRF sera de rsponsabilidade exclusiva do Sala AIS, torre de controle, piloto em comando ou explorador da aeronave. As aeronaves acusaro o recebimento da mensagem ATIS quandojulgarem necessrios, for solicitado pelo rgo, estabelecer contato com o ACC, estabelecer contato com o APP ou TWR. A trajetria de voo perpendicular a pista em uso, compreendida entre a perna do vento e a reta final,identifics a curva base, perna contra o vento, perna base ou reta final. O servio de informao de voo de aerdromo e proporicionado a todo trafego em operao na rea de movimento e a todas as aeronaves em voo no espao areo inferior, num raio do aerdromo de 27 NM, 27 KM, 54 NM ou 54KM

Na aproximao final, estando em trajetria correta, o piloto avistara as luzes do VASIS da seguinte forma as duas fileiras brancas, as duas fileiras vermelhas, a primeira fileria branca e segunda vermelha ou a primeira fileira vermelha e a segunda branca. Uma das finalidade diretas do ATIS possibilitar na TMA uma aumento da segurana, aumento do volume de trafego areo, diminuio do uso dos auxlios radio ou diminuio do uso das frequncias dos rgos ATS. A pessoa natural ou jurdica em cujo nome estiver inscrita a eronave ou registro aeronutico brasileiro RAB denomina-se Proprietrio, piloto em comando, explorador ou arrendatrio. Autorizao que poder ser dada pela TWR, a uma aeronave na posio critica numero 4 cruzar a pista, iniciar o taxi, pousar ou acionar motores. Na identificao da aeronave no item 7 do PLN podero ser usados no mximo....caracteres o espao pontilhado devra ser preenchido pela alternativa 4, 5, 6, ou 7. Uma aeronVE INICIA A DECOLAGEM DA PISTA DE SO jose dos campos cabe a torre de contrple informar imediatamente a hora da decolagem, informar imediatamente o trafego existente, autorizar a aeronave a fazer curva a direita, aguardar que a aeronave esteja em altitude normal de voo para qualquer comunicao. Quando a aeronave no chegar dentro dos 30 minutos subsequentes a hora prevista de chegada ela fara na fase de alerta, perigo, duvida, incerteza. A autorizao para iniciar o taxi fica cancelada se a aeronave que esta autorizada no o fizer aps quantos minutos 3, 5, 10, ou 15. Informao especifica relacionada com o voo planejado ou com partes de um voo de uma aeronave, fornecida aos rgos que prestam o ATS denominado PNL, FPL, CPL, RPL. A sigla PNL significa plano de voo, notificao de voo, boletim meteorolgico, ou ficha de despacho de voo. Em caso de acidente a guarda da aeronave ou seus destroos objetivando a preservao dos indcios e evidencias de responsabilidade do SRPV da rea, COMAR da rea, prefeitura ou policia loal, proprietrio ou operador da ACFT. O voo VRF especial so pode ser realizado nos espaos areos CTR/TMA, CTR/FIR, FIR/TMA, ATZ/CTA. No espao areo condicionado a representao grfica mostrada por um conjunto de letras e nmeros de trs algarismo. O segundo e o terceiro algarismos indicam COMAR respectivo, tipo de rea, numero da rea, limites da rea. Para representar seis pistas paralelas na posio em que sao vistas da direo da aproximao usa se L-R-C-L-C-R, L-C-R-R-L-C, L-C-R-L-C-R, R-C-L-R-C-L. Quando o rgo ATS presta informao e avisos uteis para a realizao segura e eficiente dos voos esta presente um servio de voo, alerta, informao, trafego areo.

Os rgos ATC so aceitam cancelamentos de plenos de voo VFR ou IFR se as modificaes forem feitas no relatrio de voo, notificaes de voo, plano de voo em vigor, plano de voo apresentado. Espao areo de dimenses definidas onde o voo so pode ser realizado sob condies pre estabelecidas define uma rea perigosa, restrita, proibida, ou impraticvel. O farol rotativo do AD ser ligado entre o nascer do sol para indicar que o AD esta interditado, somente operaes IFR ou VRF especiais podero ser realizadas, no permitida operaes de ACFT sem radio no referido AD, todas as acimas citadas. A elaborao a atualizao e a distribuio das normas do sistema e investigao e preveno de acidentes aeronuticos de competncia do DIPAA, SERIPA(ANTIGO SIPAA), UR(UNIDADE REGIONAL) (ANTIGAS GER GERENCIA REGIONAL E SERAC), OU CENIPA. A guarda dos bens a ordo de aeronave acidentada a responsabilidade do piloto em comando ou tripulante que no estiver incapacitado, proprietrio ou operador da aeronave, explorador da aeronave, despachante operacional. Quando o item 8 do PLN for preenchido com a letra z isto indica que tal voo sera VFR, IFR, IFR/VFR, OU VFR/IFR. A AREA DE MANOBRAS ESTA CONTIDA NA AREA DE pouso, taxi, movimento, ou decolagem. Os tringulos em negrito numa carta de rota representam fixos d notificao a pedido, rdios auxlios, fixo de notificao compulsrios, ou aerdromos. As aeronaves que partem sero transferidas operacional controle de solo para posio operacional torre quando estiverem na posio critica numero 1, 2 ,3, ou 6.

Anda mungkin juga menyukai