Anda di halaman 1dari 8

TIPOS DE REAES QUMICAS

As reaes qumicas so comuns no dia a dia das pessoas. Algumas dessas reaes qumicas ocorrem de forma bem visvel: As reaes qumicas processam-se quando respiramos, confecionamos alimentos ou quando se realizam experincias de Qumica em laboratrio. As reaes qumicas podem ser rpidas ou lentas, espetaculares ou impercetveis, com ou sem libertao de calor ou de luz.

As transformaes qumicas (reaes qumicas) distinguem-se facilmente das transformaes fsicas por nelas ocorrer a formao de novas substncias.

Transformao Fsica: No h lugar formao de novas substncias. Apenas se alteram as propriedades fsicas (Forma, Volume, etc.).

Transformao Qumica: Formam-se novas substncias. Alteram-se propriedades qumicas e/ou fsicas.

H evidncias que apoiam a ocorrncia de reaes qumicas quando, por exemplo, se pode detetar: - Libertao de um gs. - Mudana de cor. - Formao de um slido. - Variao de temperatura.

Reao Qumica
Uma reao qumica ocorre quando se verifica a formao de novas substncias. Pode ocorrer com variao de temperatura e com alterao de aspeto das substncias que reagem. As substncias iniciais que reagem chamamse reagentes. As novas substncias que se formam chamam-se produtos da reao. Por isso se diz que, numa reao qumica, os reagentes originam os produtos da reao. Durante uma reao qumica ocorre a formao de novas substncias. Nesse processo, os

corpsculos esto muito agitados, e quando colidem podem alterar a sua estrutura, permutando tomos ou ies entre si. Algumas reaes apenas ocorrem sob determinadas circunstncias, por exemplo fornecimento de calor, presena de luz ou de eletricidade. Algumas reaes so acompanhadas de indicaes externas, por exemplo, mudana de cor, formao de um gs, libertao ou absoro de calor ou produo de luz. Por exemplo, na decomposio trmica do carbonato de cobre (II), formam-se dixido de carbono e xido de

Principais Tipos de Reaes Qumicas


Todas as reaes qumicas podem traduzir-se por meio de esquemas de palavras e de equaes qumicas: - Uma Reao de Combusto: O propano arde em presena do oxignio.

- Uma Reao de cido-Base: O cido clordrico neutraliza o hidrxido de sdio.

- Uma Reao de Precipitao: O iodeto de chumbo precipita por ser insolvel.

1. Reaes de Oxidao-Reduo Combustes


As combustes so exemplos de reaes de oxidao-reduo nas quais intervm, como comburente, o oxignio. Numa reao de combusto os reagentes so o combustvel, isto , o material que "arde", e o comburente que uma substncia muito reativa, por exemplo, o oxignio. Numa reao de combusto, os produtos da reao so xidos, se o comburente for o oxignio. Durante a combusto, h libertao de calor e, por vezes, emisso de luz.

Nota: As combustes so exemplos de reaes de oxidao-reduo nas quais intervm, como comburente, o oxignio.

2. Reaes cido-Base
Quando se dissolve uma substncia em gua forma-se uma mistura homognea que se designa por soluo aquosa. As solues aquosas podem ser cidas, bsicas (alcalinas) ou neutras. As solues aquosas cidas contm substncias dissolvidas chamadas cidos. So exemplos de cidos:

Em laboratrio possvel realizar experincias com o cido clordrico (soluo aquosa de cloreto de hidrognio), o cido sulfrico e o cido ntrico (aztico). As solues aquosas bsicas, ou alcalinas, contm substncias dissolvidas chamadas bases. So exemplos:

As bases mais vulgares em laboratrio so o hidrxido de sdio, o hidrxido de clcio e o hidrxido de magnsio. As solues aquosas neutras contm substncias dissolvidas que no so cidos nem bases, tais como gua aucarada, algumas guas minerais e gua com cloreto de sdio (sal de cozinha).

Cuidado! Os cidos e as bases so corrosivos (as).

2.1 Os Indicadores cido-Base


Chamam-se indicadores s substncias que apresentam uma determinada cor em solues cidas e outra cor diferente em solues bsicas. Assim, podem utilizar-se indicadores para determinar se uma soluo aquosa cida, bsica (alcalina) ou neutra. Os indicadores mais utilizados em laboratrio a Fenolftalena e a Tintura azul de Tornesol. A Fenolftalena um slido branco insolvel em gua. solvel em lcool Etlico (Etanol). A soluo alcolica de fenolftalena incolor. Mas em meios bsicos, ou alcalinos, adquire a cor carmim. O Tornesol um corante azul extrado de certos lquenes, sendo que, em soluo alcolica, chama-se Tintura azul de Tornesol, um indicador que se utiliza na preparao do papel de tornesol.

O papel azul de tornesol e o papel vermelho de tornesol so indicadores de papel impregnados das respetivas tinturas e representam um meio prtico na determinao do carter das solues.

Nas figuras que se seguem, indicam-se as cores da soluo alcolica de fenolftalena e da tintura azul de tornesol na presena de solues aquosas cidas, bsicas e neutras. Soluo Alcolica de Fenolftalina Tintura Azul de Tornesol

2.2 Escala de pH
Observando a embalagem do papel indicador universal, verifica-se que a cada cor do indicador corresponde um valor numrico que se designa por pH da soluo que est a ser testada. A escala de pH para solues pouco concentradas varia ente 0 e 14.

temperatura de 25C, as solues com: pH < 7 so cidas pH = 7 so neutras pH > 7 so alcalinas (bsicas) Solues cidas: quanto menor for o valor do pH, mais cida a soluo Solues alcalinas: quanto maior for o valor do pH mais bsica a soluo Medidores de pH: aparelhos que permitem, por leitura direta, determina com rigor o valor do pH de uma soluo.

2.3 Quando se misturam no mesmo recipiente, uma soluo cida e uma soluo alcalina, verifica-se que o pH da mistura final diferente dos valores de pH das solues iniciais. Ocorre uma reao qumica que se chama-se reao de cido-base. Estas reaes podem alterar a acidez e a basicidade de uma soluo.
Nota: Quando se quer elevar o pH de uma soluo, adiciona-se uma base. Quando se quer baixar o pH de uma soluo, acrescenta-se um cido.

A alterao do pH de uma soluo com carter cido quando se adiciona uma base (ou o seu contrrio) pode ser observada com a ajuda de um medidor de pH ou de um indicador. Adio de algumas gotas de um cido gua: Nestas condies, verificao da alterao do pH com um medidor de pH.

A reao de um cido com uma base produz sempre um sal e gua:

Durante uma reao de cido-base, os reagentes vo-se consumindo, transformam-se nos produtos da reao, gua e um sal. Por isso se diz, vulgarmente, que esta reao representa uma reao de "neutralizao", na medida em que as propriedades cida e bsica se neutralizam. No entanto, convm salientar que esta designao no significa que a soluo resultante seja sempre neutra (pH = 7). Quando a reao estiver completa, o sal que determina o pH da soluo resultante.

H sais neutros, cidos e bsicos. O cloreto de sdio um sal neutro. O sulfato de amnio um sal cido e o bicarbonato de sdio um sal que tem carcter qumico alcalino.

2.4 Os Sais
Os sais que se obtm das reaes cido-base designam-se diferentemente, consoante o cido de que derivam.

Nome dos sais: Na reao de um cido com uma base obtm-se uma substncia chamada sal. Os sais provenientes das reaes em que intervm: o cido clordrico chamam-se cloretos; cido sulfrico designam-se por sulfatos; o cido ntrico (aztico) denominam-se nitratos; o cido fosfrico tm o nome de fosfatos.

3. Reaes de precipitao
Os sais so slidos temperatura ambiente: alguns dissolvem-se bem na gua sais muito solveis outros dissolvem-se mal na gua sais pouco solveis nunca digas que um sal insolvel!

O que a solubilidade de um sal na gua? A solubilidade de um sal na gua a quantidade mxima de slido que se dissolve em 100 g de gua, a uma determinada temperatura. Quando se atinge este valor, a soluo aquosa (mistura do sal com a gua) fica saturada porque, se adicionar mais sal gua, o sal j no se dissolve. A solubilidade varia com a temperatura: quando a temperatura aumenta, normalmente a solubilidade aumenta. 3.1 As reaes de precipitao so reaes em que se forma um sal muito pouco solvel, isto , com solubilidade baixa, que por isso precipita. So reaes onde um dos produtos de reao um slido o precipitado que se obtm a partir de duas solues aquosas que se misturam e reagem entre si. Exemplos de reaes de precipitao realizadas laboratorialmente: - Quando se mistura uma soluo aquosa de iodeto de potssio com uma soluo aquosa de nitrato de chumbo observa-se a formao de um slido amarelo (precipitado de iodeto de chumbo) que se deposita no tubo de ensaio passado algum tempo. Nitrato de Chumbo (aq) + Iodeto de sdio (aq) Iodeto de chumbo (s) + Nitrato de sdio (aq) - Quando se mistura uma soluo aquosa de carbonato de sdio com uma soluo aquosa de cloreto de clcio observa-se a formao de um slido branco (precipitado de carbonato de clcio) que se deposita no tubo de ensaio passado algum tempo. Exemplos de reaes qumicas de precipitao que ocorrem na natureza: - A formao de estalactites e estalagmites nas grutas calcrias e a formao de conchas e de corais. - A formao de depsitos de calcrio nas canalizaes e nas mquinas (como a de lavar roupa), devido elevada dureza da gua de consumo. A quantidade de clcio e de magnsio dissolvida na gua determina a sua classificao em: guas duras - contm elevadas concentraes de clcio e magnsio. Tm origem, geralmente, em solos calcrio. Estas guas diminuem a formao de espuma num sabo. guas mdias - apresentam valores intermdios de concentrao de clcio e magnsio. guas macias - apresentam baixa concentrao em clcio e em magnsio.

Anda mungkin juga menyukai