Anda di halaman 1dari 2

Anlise da obra A Metamorfose, de Franz Kafka: Existencialismo, foco narrativo e linguagem

O Existencialismo pode ser definido como um conjunto de tendncias filosficas, as quais tm em comum o fato de a existncia humana ser o ponto de partida e objeto fundamental de reflexes. Essa corrente de pensamento possui as seguintes caractersticas:

A definio de ser humano, o qual visto como uma realidade imperfeita, aberta e inacabada que foi lanada ao mundo tendo que viver e enfrentar situaes de riscos e ameaas;

A condio da liberdade humana, a qual no plena, mas sim condicionada s circunstncias histricas. A partir disso, querer no significa poder j que o ser humano enfrenta e supera, constantemente, obstculos que lhes so apresentados;

E a vida humana, a qual entendida como um caminho marcado por muitas situaes difceis que causam o sofrimento, doenas, fracassos e at a morte do ser humano. Porm, esses aspectos ruins devem ser encarados e enfrentados.

O livro A metamorfose de Franz Kafka foi escrito por volta de 1912, momento marcado por intensas crises causadas pelo Modernismo, dentre elas crises existenciais, religiosas e racionais. Portanto, o livro apresenta a desesperana, o pessimismo relacionado ao que pode vir acontecer e as constantes dvidas do ser humano. Dessa maneira, tudo isso refletido no protagonista da histria, o caixeiro-viajante Gregor Samsa, o qual se v num isolamento intenso ao se tornar um inseto. O personagem continua tendo sentimentos humanos (conscincia humana), porm, impedido de expressar toda a sua indignao em relao a sua famlia, ao seu trabalho e a sociedade como um todo, por causa de sua metamorfose.

Gregor um ser repleto de angstia e agonia e, portanto, no enfrenta a sua situao, preferindo acomodar-se a ela sem perceber a sua liberdade de poder mud-la. Sendo assim, Samsa acaba escolhendo a morte, achando que a mesma o caminho mais fcil para resolver seus problemas e que o momento de sua libertao.

Segundo Jean-Paul Sartre, o filsofo mais conhecido da corrente existencialista, o ser humano pode ser visto como o nada (ente para-si), ou seja, um espao aberto, vazio de ser, uma vez que o homem no esttico, compacto, mas sim passvel de mudanas, as quais podem acontecer a partir do momento em que o ser humano tem a liberdade de realizar escolhas das quais responsvel e, dessa maneira, formar a si mesmo. Para o filsofo, a liberdade responsvel por mover o ser humano, gerar dvidas e o estimular a ultrapassar certas barreiras e limites. Entretanto, ao considerar o personagem Gregor, pode-se concluir que o mesmo acaba no tendo essa liberdade, sendo explorado por todos ao seu redor.

Sartre diz que a literatura mostra o homem para ele prprio, apresentando suas angstias a fim de que o mesmo compreenda a sua complexidade. Alm disso, a mesma representa a sociedade ao homem a partir de seu retrato. Portanto, segundo o pensador, a compreenso da realidade humana est diretamente ligada literatura.

O foco narrativo presente em A Metamorfose ocorre pelo narrador onisciente, ou seja, o narrador tem a conscincia, o conhecimento do que acontece com a famlia Samsa nos aspectos psicolgicos (emoes e pensamentos dos personagens), cronolgicos e tambm sabe o enredo da histria. Alm do mais, o narrador onisciente aquele que narra em 3 pessoa e que, s vezes, apresenta ideias em 1 pessoa. Na obra tambm h a presena do discurso direto e indireto, fazendo com que as descries dos fatos cheguem mais prximo daquilo que o protagonista (Gregor Samsa) experimenta e sente, ou seja, mesmo no representando o personagem principal, o narrador apresenta os fatos de acordo com a viso de Gregor durante a maior parte da obra, com exceo do final, no qual Gregor morre e a narrativa passa a se focar nas aes e nos fatos que estavam ocorrendo com a famlia do protagonista.

Mesmo que o narrador conte os acontecimentos em 3 pessoa, ele est longe de ser um narrador neutro. Ao apontar a viso de Gregor, no d muita importncia aos nomes do Sr. E da Sra. Samsa (pais do protagonista), apenas os cita com a relao de parentesco que os mesmos tm com o filho. Grete (irm de Gregor) a nica personagem (alm do personagem principal) nomeada e, mesmo assim, esse lao de sangue que ela tem com seu irmo aparece mais que o seu nome verdadeiro. Na obra, a linguagem utilizada por Franz Kafka formal, simples, fcil de entender, porm objetiva, enxuta, exata, seca e obscura, utilizando metforas e imagens inusitadas para criticar a sociedade da poca. Sua escrita nica e peculiar retrata o conformismo de Gregor diante de suas novas condies de existncia e de sua alienao, o que provoca angstia, sofrimento e tristeza no leitor, visto que Gregor aceita tais condies tranquilamente sem tentar mudar nada. uma narrativa agonizante e desesperadora na viso dos leitores por conta das condies de Gregor, e a linguagem seca e sombria s contribui para aumentar essa angstia. Kafka instiga sensaes e impresses que variam com a presena de um humor perturbador. A leitura requer uma ateno especial por sua linguagem burocrtica, sem a qual o autor no teria atingido o aspecto caracterstico que constri a obra. Kafka tinha conscincia de que, para chegar ao estranhamento e exprimir a agonia de suas narrativas, optar pela formalidade seria mais eficiente, adotando um carter impessoal.

Anda mungkin juga menyukai