Anda di halaman 1dari 3

verdade que cada um tem o seu mtodo de estudo, que estudar vem muito da vontade prpria de cada um,

da educao que se tem, de como se aprendeu a estudar desde pequeno, da presso que os pais exercem sobre os filhos, do tipo de escola que se frequenta, dos objectivos que se tem... enfim. No entanto, h uma coisa comum em todas as pessoas a ale!ria, o or!ulho e a vontade de se ser bom, de se di"er que se sabe, que se tem boas notas, de saber que podemos che!ar lon!e. #u desde pequena que sempre me habituei a ter hbitos de estudo, e nem sempre eles puderam ser os mesmos, pois $ medida que o !rau de ensino aumenta, as exi!%ncias tambm aumentam. #nto a!ora na universidade, nem vos di!o nada& 'omo compreendo o desespero de milhares de alunos espalhados pelo pa(s inteiro, decidi fa"er uma lista com pequenos truques para facilitar o estudo ). No faltes $s aulas& Pode no parecer mas mesmo muito importante. Quando ests nas aulas, mesmo que no gostes do professor ou da disciplina, se tiveres vontade de aprender vais sempre absorver matria, tirar os teus prprios apontamentos, mantendo-os organizados e assim quando fores estudar tudo ser muito mais simples! Para alm disso evitas c umbar por faltas ou ter problemas com os teus pais e professores. *. +ublinha no livro. Quando os livros so pequenos !livros de ensino bsico"secundrio#, at se pode tornar plaus$vel em casa quando se vai estudar sublin ar aquilo que ac amos mais importanto, apesar de que se o fizssemos logo na aula poupariamos tempo. Quando se c ega % universidade e se tem vrios livros de quin entas a mil e tal pginas para estudar para cada disciplina, tal torna-se imposs$vel, e mesmo importante que isso se&a feito na aula, % medida que se acompan a a matria. ,. -a" esquemas e resumos. ' facto de escreveres a matria por palavras tuas faz com que a aprendas mais rapidamente e que, quando a fores estudar"rever no ten as tanta (pal a( pelo meio, mas sim apenas aquilo que essencial, que facilita em muito a aprendizagem. .. /ira d0vidas e fa" exerc(cios& Quando tiveres uma d)vida, no ten as problemas em perguntar ao professor ou a um colega teu que saiba, pois s assim poders ter pleno con ecimento da matria... uma d)vida leva a que confundas toda a matria. *ambm importante que fa+as e,erc$cios, pois s saber a matria no c ega, preciso saber aplic-la, pois isso que te pedem nos testes.

1. #mpenha2te e esfora2te. -ada se consegue sem trabal o, e quando se consegue algo de mo bei&ada no tem o mesmo sabor de quando trabal mos para a conseguir. Quando encontrares dificuldades no desistas, lembra-te do teu ob&ectivo e trabal a para o conseguires. Quando precisares pede a&uda, no tens de ter vergon a disso! 3. +% responsvel. ' facto de teres muita liberdade, no quer dizer que ten as de fazer tudo o que queres, de andar sempre no fr e no ligar nada aos estudos. Quanto mais liberdade tiveres, mais responsabilidade tens de ter, e no te dei,ar seguir por camin os menos bons. .e pessoas que no estudam nada, que andam sempre a passear, nas noitadas, etc. se tu queres ser uma boa aluna !um bom aluno# no te podes dei,ar levar por isso, tens de te dei,ar levar, sim, pelos teus ob&ectivos pois, embora pare+a cruel, isso que no futuro distingue as pessoas. 4. -a" um horrio. .e sabes que tens muita coisa para fazer e o tempo parece que nunca c ega, a mel or coisa que tens a fazer um orrio semanal com as obriga+/es a oras fi,as0 as aulas, o estudo, a ora do ginsio, as e,plica+/es, etc. *udo o resto deve ser incluido nas oras sobrantes. 5. /em actividades extra. -o por s te dedicares aos estudos que vais ter boas notas. 1eves ter uma ocupa+o e,tra, que ocupe entre 2 a 3 oras por semana, para te manteres saudvel e libertares o stress, pois assim estars mais disposta quando c egar a ora do estudo. ' desporto uma ptima actividade! 6. 7orme e tem uma boa alimentao. 4 essencial dormir pelo menos 5 oras por noite, pois o organismo precisa de repor o que se perdeu durante mais um longo dia. 6aso no durmas o suficiente, no dia seguinte a tua memria e aten+o estaro mais debilitadas e o teu rendimento ser menor. *ambm de notar como se dividem as oras de sono... mais saudvel dormir da meia noite %s 5 da man do que das 7 da man %s 28 da man !por e,emplo, apesar de ser o mesmo n)mero de oras#. 9 alimenta+o tambm muito importante, pois o teu organismo deve ter todos os nutrientes essenciais para que consigas ter um bom rendimento na escola. -a altura de mais stress bebe um c quentin o antes de dormir, faz milagres 0# )8. +% feli" e tem ami!os. ' facto de andares triste e sozin o s faz com que a certo momento te sintas cada vez mais no fundo do po+o e & no ten as vontade e for+a para nada. -em sempre estamos felizes, mas bom ter algum com quem falar dos teus problemas, algum que te compreenda e apoie. 1eves escol er para ter do teu lado pessoas

com ob&ectivos semel antes aos teus, caso contrario ters muitos desentendimentos, o que acabar por te pre&udicar.

9uando no tiveres mesmo vontade nenhuma de estudar, pensa


: ;studo porque preciso para ser algum< : ;studo para me superar a mim mesmo e tentar ser o mel or< : 4 bom estudar, porque estudar traz con ecimento e cultura< : *er con ecimento sinnimo de tirar um curso e, por isso, ter um emprego para me sustentar< : 4 bom tirar boas notas, sentir orgul o pelo nosso trabal o< : ;u ten o um ob&ectivo, e o mais importante cumpri-lo, sem me desiludir a mim mesmo.

Anda mungkin juga menyukai