Anda di halaman 1dari 9

Invitatrio ___________________________________________________ Ofcio das Leituras V. Vinde, Deus, em meu auxlio. R. Socorrei-me sem demora.

. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. Amm.Aleluia.
Esta introduo se omite quando o Invitatrio precede imediatamente ao Ofcio das Leituras.

Hino Exulte o cu do alto, aplaudam terra e mar; o Cristo, ressurgindo, a vida vem nos dar. O tempo favorvel terra j voltou; felizes, contemplamos o dia salvador, no qual o mundo, salvo no sangue do Cordeiro, j brilha em meio s trevas com brilho verdadeiro. A morte mata a morte, da culpa nos redime; a fora do vencido, vencendo, apaga o crime.
PDFmyURL.com

esta a nossa espera, este o nosso gozo: tambm ressurgiremos, com Cristo glorioso. Por isso, celebremos a Pscoa do Cordeiro, repletos pela graa do seu amor primeiro. Jesus, sede a alegria perene dos remidos; uni na vossa glria da graa os renascidos. Louvor a vs, Jesus, da morte vencedor, reinando com o Pai e o seu eterno Amor. Salmodia Ant. 1 Fostes vs que nos salvastes, Senhor! Para sempre louvaremos vosso nome (T.P. Aleluia). Salmo 43(44) Calamidades do po vo Em tudo isso, somos mais que vencedores, graas quele que nos amou! (Rm 8,37).

PDFmyURL.com

I 2 Deus, nossos ouvidos escutaram, * e contaram para ns, os nossos pais, as obras que operastes em seus dias, * em seus dias e nos tempos de outrora: =3 Expulsastes as naes com vossa mo, e plantastes nossos pais em seu lugar; * para aument-los, abatestes outros povos. 4 No conquistaram essa terra pela espada, * nem foi seu brao que lhes deu a salvao; foi, porm, a vossa mo e vosso brao * e o esplendor de vossa face e o vosso amor. 5 Sois vs, o meu Senhor e o meu Rei, * que destes as vitrias a Jac; 6 com vossa ajuda que vencemos o inimigo, * por vosso nome que pisamos o agressor. 7 Eu no pus a confiana no meu arco, * a minha espada no me pde libertar; 8 mas fostes vs que nos livrastes do inimigo, * e cobristes de vergonha o opressor. 9 Em vs, Deus, nos gloriamos todo dia, * celebrando o vosso nome sem cessar. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Fostes vs que nos salvastes, Senhor!
PDFmyURL.com

Para sempre louvaremos vosso nome. Aleluia. Ant. 2 Perdoai, Senhor, o vosso povo, no entregueis vergonha a vossa herana! II 10 Porm, agora nos deixastes e humilhastes, * j no sas com nossas tropas para a guerra! 11 Vs nos fizestes recuar ante o inimigo, * os adversrios nos pilharam vontade. 12 Como ovelhas nos levastes para o corte, * e no meio das naes nos dispersastes. 13 Vendestes vosso povo a preo baixo, * e no lucrastes muita coisa com a venda! 14 De ns fizestes o escrnio dos vizinhos, * zombaria e gozao dos que nos cercam; 15 para os pagos somos motivo de anedotas, * zombam de ns a sacudir sua cabea. 16 minha frente trago sempre esta desonra, * e a vergonha se espalha no meu rosto, 17 ante os gritos de insultos e blasfmias * do inimigo sequioso de vingana. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Perdoai, Senhor, o vosso povo,
PDFmyURL.com

no entregueis vergonha a vossa herana! Ant. 3 Levantai-vos, Senhor, e socorrei-nos, libertai-nos pela vossa compaixo! Aleluia. III 18 E tudo isso, sem vos termos esquecido * e sem termos violado a Aliana; 19 sem que o nosso corao voltasse atrs, * nem se afastassem nossos ps de vossa estrada! 20 Mas cova dos chacais nos entregastes * e com trevas pavorosas nos cobristes! 21 Se tivssemos esquecido o nosso Deus * e estendido nossas mos a um Deus estranho, 22 Deus no teria, por acaso, percebido, * ele que v o interior dos coraes? 23 Por vossa causa nos massacram cada dia * e nos levam como ovelha ao matadouro! 24 Levantai-vos, Senhor, por que dormis? * Despertai! No nos deixeis eternamente! 25 Por que nos escondeis a vossa face * e esqueceis nossa opresso, nossa misria? 26 Pois arrasada at o p est nossalma * e ao cho est colado o nosso ventre. Levantai-vos, vinde logo em nosso auxlio, * libertai-nos pela vossa compaixo!

PDFmyURL.com

Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. * Como era no princpio, agora e sempre. Amm. Ant. Levantai-vos, Senhor, e socorrei-nos, libertai-nos pela vossa compaixo! Aleluia.

V. Cus e tera se alegram cantando: aleluia, R. Pela resureio do Senhor. Aleluia. Primeira leitura Da Primeira Carta de So Joo 3,1-10

Somos filhos de Deus Carssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E ns o somos! Se o mundo no nos conhece, porque no conheceu o Pai. 2Carsimos, desde j somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele .
3Todo

o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como tambm ele puro. 4Todo o que comete

pecado, comete tambm a iniqidade, porque o pecado a iniqidade. 5Vs sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados e que nele no h pecado. 6Todo aquele que peca mostra que no o viu, nem o conheceu.
7 Filhinhos,

que ningum vos desencaminhe. O que pratica a justia justo, assim como ele que comete o pecado do diabo, porque o diabo pecador desde o princpio.

justo.

8Aquele

Para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. 9Todo aquele que nasceu de Deus no comete pecado, porque a semente de Deus fica nele; ele no pode pecar, pois nasceu de Deus.

PDFmyURL.com

10 Nisto

se revela quem filho de Deus e quem filho do diabo: todo o que no pratica a justia no de Deus, nem aquele que no ama o seu irmo. Responsrio 1Jo 3,1.2b R. Vede, irmos, quanto amor Deus Pai nos mostrou: * Que sejamos chamados de filhos de Deus e o somos de fato. Aleluia. V. Sabemos que, quando se manifestar, ns havemos de ser semelhantes a ele. * Que sejamos. Segunda leitura Dos Sermes de So Leo Magno, papa (Sermo 2deAscensione,1-4: PL 54, 397-399) (Sc.V)

A ascenso do Senhor aumenta a nossa f Assim como na solenidade pascal a ressurreio do Senhor foi para ns motivo de grande jbilo, agora tambm a sua ascenso aos cus nos enche de imensa alegria. Pois recordamos e celebramos aquele dia em que a humildade da nossa natureza foi exaltada, em Cristo, acima de toda a milcia celeste, sobre todas as hierarquias dos anjos, para alm da sublimidade de todas as potestades, e associada ao trono de Deus Pai. Toda a vida crist se funda e se eleva sobre uma srie admirvel de aes divinas, pelas quais a graa de Deus nos manifesta sabiamente todos os seus prodgios. De tal modo isto acontece que, embora se trate de mistrios que escapam capacidade humana de compreenso e que inspiram um profundo temor reverencial, nem assim vacile a f, esmorea a esperana ou esfrie a caridade.
Nisto consiste, efetivamente, o vigor das grandes almas e a luz dos coraes fiis: crer, sem hesitao, naquilo que no se v com os olhos do corpo, e fixar o desejo onde a vista no pode
PDFmyURL.com

chegar. Como poderia nascer esta piedade, ou como poderamos ser justificados pela f, se a nossa salvao consistisse apenas naquilo que nos dado ver?

Na verdade, tudo o que na vida de nosso Redentor era visvel passou para os ritos sacramentais; e para que a nossa f fosse mais firme e autntica, viso sucedeu a doutrina, em cuja autoridade se devem apoiar os coraes dos que crem, iluminados pela luz celeste. Esta f, aumentada com a ascenso do Senhor e fortalecida com o dom do Esprito Santo, nem os grilhes nem os crceres nem os exlios nem a fome nem o fogo nem as dilaceraes das feras nem os tormentos inventados pela crueldade dos perseguidores jamais puderam atemoriz-la. Em defesa desta f, atravs de todo o mundo, homens e mulheres, meninos de tenra idade e moas na flor da juventude combateram at ao derramamento do sangue. Esta f expulsou os demnios, afastou as doenas, ressuscitou os mortos. Os santos apstolos, apesar dos milagres contemplados e dos ensinamentos recebidos, ainda se Atemorizavam perante as atrocidades da paixo do Senhor e hesitavam ante a notcia de sua ressurreio. Porm, com a ascenso do Senhor progrediram tanto que tudo quanto antes era motivo de temor, se converteu em motivo de alegria. Toda a contemplao do seu esprito se concentrava na divindade daquele que estava sentado direita do Pai; agora, sem a presena visvel do seu corpo, podiam compreender claramente, com os olhos do esprito, que aquele que ao descer terra no tinha deixado o Pai, tambm no abandonou os discpulos ao subir para o cu. A partir de ento, carssimos filhos, o Filho do homem deu-se a conhecer de modo mais sagrado e profundo como Filho de Deus. Ao ser acolhido na glria da majestade do Pai comeou, de um modo novo e inefvel, a estar mais presente no meio de ns pela divindade quando sua humanidade visvel se ocultou de ns. Por conseguinte, a nossa f comeou a adquirir um maior e progressivo conhecimento da igualdade do Filho com o Pai, e a no mais necessitar da presena palpvel da substncia
PDFmyURL.com

corprea de Cristo, pela qual ele inferior ao Pai. Pois, subsistindo a natureza do corpo glorificado, a f dos que crem atrada para l, onde o Filho Unignito, igual ao Pai, poder ser tocado no mais pela mo carnal, mas pela contemplao do esprito. Responsrio Hb 8,1b; 10,22.23 R. Ns temos um pontfice, sentado direita do trono do Senhor, o Deus de Majestade nas alturas celestiais. * Aproximemo-nos, ento, com f inabalvel e com reto corao, purificada a nossa mente da culpada conscincia. Aleluia. V. Continuemos professando nossa esperana invencvel, pois, podemos ter certeza, de que fiel quem prometeu. * Aproximemo-nos. Orao Deus, que fizestes o vosso povo participar da vossa redeno, concedei que nos alegremos constantemente com a ressurreio do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Esprito Santo. Concluso da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graas a Deus.

PDFmyURL.com

Anda mungkin juga menyukai