Anda di halaman 1dari 9

Agrio

Nome cientfico: Nasturtium officinale R.Br. Sinonmia popular: Jambu, agrio-da-gua, berro, agrioaqutico, agrio do rio, agrio-da-fonte, agrio-das- ortas. Sinonmia cientfica: Rorippa nasturtium-aquaticum !".# $a%e& 'amlia: Brassicaceae (artes usadas: ) *egetal inteiro (rincpio ati*o: +odo, potssio, f,sforo, ,leo, sais minerais, *itaminas, ,leo essencial- glicosdeos, gliconastursdeo. 'ermento !mirosina#. Sais minerais, *itaminas, protenas, carotenos, clorofila. (ropriedade terap.utica: /epurati*o, antiescorb0tico, diur1tico, antidiab1tico, anti-raquitismo, e2pectorante, unguento, cicatri3ante +ndica4o terap.utica: 5uberculose, afec46es pulmonares, tosse, bronquite, limpe3a de pele.

)rigem
7uropa, tendo se aclimatado bem no Brasil.

Nome em outros idiomas


+ngl.s: 8atercress, tall nasturtium, duc&s 'ranc.s: cresson de fontaine 9lemo: brunnen&resse

:so popular e medicinal


9s fol as quando mastigadas absor*em os odores da respira4o.

9s fol as bem picadas, embebidas em mel e tomadas ; noite 1 muito 0til como rem1dio para tosse. ) agrio tamb1m 1 *alori3ado por limpar e mel orar a pele, comendo-o e aplicando-o e2ternamente como uma lo4o. ) suco fresco aplicado no rosto e la*ado na parte da man do dia seguinte a<uda no desaparecimento de sardas, pintas, manc as, espin as, cra*os e acnes. = um *egetal recomendado pelo seu *alor nutriti*o, teor de *itaminas e ,timo paladar, com odor caracterstico e sabor francamente amargo e picante. 9s fol as de*em ser coletadas somente quando aparecerem as flores.

"o4o de bele3a para a pele

>isture ? tablesp. de mel com @ tablesp. de sumo de agrio, engarrafe e guarde na geladeira. )bs: ? tablesp equi*ale a ? col er de sopa. Aom um c uma4o de algodo, aplique de le*e a lo4o na pele de man e ; noite, tendo o cuidado de e*itar os ol os.

Auriosidade

Nasturtium !Bc agaB ou Bc aga secaB segundo a tradu4o em (ortugu.s# s )fficinale significa que ele foi apro*ado na Roma antiga para ser *endido c

Auidado
Seu uso interno em grandes quantidades pode pro*ocar irrita46es na mucosa do estCmago e nas *ias urinrias. 9 seguir, aspectos gerais do agrio com foco em descri4o da planta e culti*o.

/escri4o e Aulti*o
(lanta perene, erbcea, rasteira, de caules relati*amente compridos, tenros, *erde-claro com tonalidade le*emente a*ermel ada- estriados, de sec4o poligonal que enra3am com facilidade. 'ol as simples, lirado-pinatiss1ctas dando a impresso de uma fol a composta, alternas, sem estpulas, com D a E lobos, sendo o central maior de formato pentagonal e os demais formando F, G ou raramente @ pares sendo menores,

quase o*alados e de pice afilado. 'ace *entral *erde-escura bril ante e dorsal *erde-esbranqui4ado e fosca. 'lores pequenas, cclicas, ermafroditas, actinomorfas, diclamdeas. S1palas em n0mero de @. Aorola cruciforme com @ p1talas, brancas e alternas com as s1palas. 9ndroceu com H estames sendo F mais curtos que os H restantes. )*rio s0pero, bicarpelar, unilocular com *rios ,*ulos. 9s flores se agrupam em rcimos a2ilares o terminais. 'lorescimento em <aneiro. 'rutos: pequenas sliquas encerrando poucas sementes. Sementes: muito pequenas, redondas, castan oa*ermel adas.

)corr.ncia
= uma planta que se difundiu pelas regi6es temperadas de ambos os emisf1rios, quer como planta culti*ada quer como assil*estrada, como ocorre em locais 0midos de in0meros pases.

Aulti*o
Propagao: por sementes e por estacas. poca de plantio: prima*era !sementes# e outono !por estacas#. Espaamento: FI a GI cm entre as lin as e ?D a FI cm entre as plantas. Clima. 5emperado, suportando bem os frios ibernais. No fim do *ero morre a sua parte a1rea ou toda a planta, comportando-se como anual, reno*ando-se no outono pelo nascimento das sementes dei2adas sobre o solo 0mido. = planta de plena lu3 e no resiste ; seca. Solo. Bai2o, 0mido, mas no alagado. ) solo de*e ter uma boa reten4o de gua !solos rasos ou argilosos#. 9 gua de*e ser reno*ada para no a*er estagna4o. Aom isso reno*a4o de o2ig.nio e no se desen*ol*em micr,bios noci*os ; planta e ao omem que a consome. /e*e ser rico em mat1ria orgJnica e minerais. )s solos arenosos e perme*eis so inadequados, os pantanosos, ao contrrio do que pode parecer, no so adequados pois no

o2ig.nio em dissolu4o, a acide3 1 ele*ada e podero ocorrer germes patog.nicos ao omem nas fol as e talos. Tratos culturais. Replantes !quando ou*er fal as#, raleamento !quando a semeadura for muito densa#. >Cndoa !arrancamento das er*as in*asoras#, mane<o da gua para que esta nunca falte, reno*e-se continuamente e no forme uma capa muito espessa. 9duba4o suplementar com adubos sol0*eis. ) uso de esterco *erde 1 contraindicado e mesmo o curtido s, de*e ser colocado bem antes do plantio. Pragas e doenas. 9t1 o momento no se constatou a ocorr.ncia de pragas e doen4as em carter pre<udicial nesta cultura. )correm ;s *e3es doen4as fisiol,gicas de*ido a e2cesso de sombreamento, densidade e2cessi*a, guas frias, estagnadas ou com alto teor salino, car.ncias de nutrientes maiores ou menores, p$ ele*ado ou muito bai2o !acide3#, etc.. Colheita. (artes col idas so os talos e fol as, F meses ap,s o transplante em *rios repasses, col endo toda a planta a D cm do solo. Rendimentos: ? a F &gKmF de canteiro, de fol as e ramos frescos em di*ersos repasses mensais.

Aolabora4o
Erika Hecht, Psicloga, Prefeitura Municipal de So Paulo, Secretaria de Assistncia Social. Agosto, 200 .

Refer.ncias

A9S5R), ". ).- A$7>9"7, L. >. Plantas Medicinais, Aromticas e Condimentares !escrio e Culti"o. "i*raria e 7ditora 9gropecuria, Muaba !RS#. ?EED.

Anda mungkin juga menyukai