Anda di halaman 1dari 9

Alcauz

Nome cientfico: Glycyrrhiza glabra L. Famlia: Leguminosas Partes usadas: Raiz Princpio ativo: Glic sidos do grupo das flavonas! saponinas! leo essencial! taninos! enzimas! glycirrizinina " a #$%! goma! sucrose! fitoester is! polissacardeos! cumarinas Propriedade terap&utica: 'ntitussgeno! anti(lcera! la)ante! antihistamnico! regulador hormonal! e)pectorante! la)ante *ndica+,o terap&utica: -on.untivite! fgado! supra/renais! dese0uilbrios hormonais! (lceras p1pticas! ba+o! rins! hepatite! to)inas! difteria! t1tano! garganta

Nomes em outros idiomas


2spanhol: Regaliz 'lem,o: 34ssholz *ngl&s: Licorice

5rigem
2uropa meridional e 5riente. 5 uso medicinal do alca+uz 1 datado dos povos antigos do 2gito! relatado em seus papiros.

6so medicinal
' complicada composi+,o 0umica do alca+uz d7 a ele um largo espectro de propriedades. -entenas de estudos .7 comprovaram sua a+,o no tratamento de doen+as do fgado! supra/renais! dese0uilbrios hormonais e (lceras p1pticas. Na -hina! onde 1 uma das ervas mais utilizadas! 1 indicado para o ba+o! rins e proteger o fgado de doen+as. No 8ap,o um preparado de alca+uz 1 utilizado para tratar a hepatite.

2studos mostram 0ue o uso do alca+uz a.uda o fgado a combater as to)inas produzidas pela difteria! t1tano! cocana e estri0uinina e tamb1m aumenta a estocagem de glicog&nio. 6ma outra a+,o 1 de estimular as supra/renais. 9uitos estudos comparam sua a+,o com a hidrocortisona! mas sem seus efeitos colaterais. -omo a cortisona! diminui as inflama+:es e alivia sintomas de artrite e alergias! da seu efeito anti/histamnico. ' raiz possui glicirrizina ;cin0uenta vezes mais doce 0ue a sacarose<! 0ue favorece a forma+,o de horm=nio como a hidrocortisona. 9ulheres com ciclos menstruais irregulares tratadas com alca+uz normalizam seus ciclos! pelo e0uilbrio hormonal 0ue o tratamento promove. 5 alca+uz tamb1m 1 utilizado para tratamento de (lceras. 3eu uso cobre o est=mago como um gel protetor! al1m de diminuir a acidez estomacal e reduzir os espasmos intestinais. 5 alca+uz tamb1m combate irrita+:es na garganta e congest,o nos pulm:es! sendo um e)pectorante. 2studos na >ndia comprovaram o uso do alca+uz para combater con.untivites. 5 alca+uz 1 ligeiramente la)ante. 5 suco evaporado! purificado e engrossado 1 abundantemente utilizado em farmacologia como coad.uvante arom7tico e el7stico para pastilhas.

?osagem indicada
Mau-hlito, tosse @inho medicinal: colocar em infus,o! por #$ dias em um litro de bom vinho branco! #A$ g de razes de alca+uz esmagadas! B$ g de sementes de anis e B$g de sementes de funcho. Filtrar o vinho e tomar B colheres ao dia. 2ste vinho serve tamb1m para fazer bochechos! especialmente 0uando o mau/h7lito 1 persistente. Camb1m 1 eficaz contra tosse nesta dose Inflamaes das gengivas e boca ?ecoc+,o #: ferver por D minutos D$$g de alca+uz em # litro e meio de 7gua e! ap s meia hora! filtrar o l0uido morno e empreg7/lo em bochechos e gargare.os fre04entes. ?ecoc+,o A: ferver por #$ minutos em # litro de 7gua! A$g de

razes e ramos de alca+uz! E$g de eucalipto! #$g de segurelha. ?ei)e o l0uido repousar por meia hora e depois filtr7/lo! empregando/o para bochechos e gargare.os fre04entes. Depurativo, eczema ?ecoc+,o: cozinhar lentamente por uma hora em Dlitros de 7gua! #"g de razes de alca+uz! A$g de razes de genciana! A$ g de razes de salsaparrilha! "$g de razes de bardana! "$g de razes de gramnea! #"$g de razes de dente/de/le,o. Fuando o l0uido estiver frio! filtr7/lo e tomar uma )cara pela manh, em .e.um! outra no meio da tarde e outra G noite! antes de deitar/se. Pris o de ventre *nfus,o: misturar "$g de razes de alca+uz em p ! "$g de folhas de sene em p ! D$g de folhas de funcho em p ! A$g de folhas de zolfo em p . @erter uma colherinha desta mistura em um pouco de 7gua morna! dei)ar repousar por alguns minutos! remisturar e beber. *ngerida G noite ao deitar. !lcera do duodeno ?ecoc+,o: verter em um litro de 7gua #$$g de alca+uz e #$$g de hip1rico. Ferver tudo por " minutos! dei)ar repousar meia hora e filtrar. Comar # )cara pela manh, em .e.um e uma )cara ap s as refei+:es principais. Acalmar tosse e acessos de bron"uite Halas de alca+uz: dissolver "$$g de alca+uz em meio litro de 7gua! adicionar A"$g de goma ar7bica! #"$g de a+(car e levar ao fogo. ?ei)e cozinhar at1 a mistura ad0uirir a consist&ncia de massa ou pasta! espalhando/a ent,o sobre uma superfcie de m7rmore previamente untada. ?epois de fria corta/se a massa com uma tesoura! em pe0uenos peda+os.

-ontra/indica+:es
5 emprego de altas doses de alca+uz pode reter s dio e eliminar pot7ssio! retendo l0uidos! causando aumento de press,o sangunea e dores de cabe+a. Portanto usa/se com cuidado em hipertensos. 2)tratos concentrados em la)antes podem agravar perda de pot7ssio 0uando o uso 1 di7rio e prolongado. 2vitar uso em gr7vidas! hipertensos e doentes renais.

6so culin7rio
I um flavorizante de doces! licores! sorvetes! gomas por ser a gilicirrizina "$ vezes mais doce 0ue a sacarose! al1m de enri0uecer o sabor do cacau. 'umenta tamb1m a 0uantidade de espuma nas cerve.as.

Anda mungkin juga menyukai