Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROGRAMA DE DISCIPLINA

Disciplina: Gesto de Investimento Cdigo: ADM 221 Crditos: 4

Vigncia: a partir de 2012.1 Currculo: 2012.1 Carga horria: 77 horas

EMENTA Instruir em como avaliar, decidir e administrar investimentos em ttulos e aes e/ou carteiras de ttulos e aes. Estabelecer vnculo com todas as reas de conhecimento do Curso de Administrao, principalmente com: introduo administrao, teoria geral da administrao, economia, contabilidade, legislao, marketing, metodologia da pesquisa, pesquisa mercadolgica, planejamento estratgico, gesto do conhecimento, tica, sistema de informao, finanas, oramento, empreendedorismo e plano de negcios. Instruir em como utilizar os principais instrumentos de hedge para se proteger de riscos financeiros.

COMPETNCIAS / HABILIDADES DA DISCIPLINA

Identificar tpicos relacionados a gesto de investimentos nas organizaes

CONTEDO PROGRAMTICO UNIDADE I: Fundamentos do mercado de capitais e principais fatores econmicos e valor de 1.1 - Bolsa de valores. 1.1.1 - As principais bolsas de valores no mundo. 1.1.2 - ndice Bovespa. 1.2 - Informaes gerais usadas nas decises de investimento. 1.2.1. - Informaes especficas de uma empresa. 1.3 - Polticas de governo e valor da empresa. 1.3.1 - Condies setoriais e valor da empresa. 1.3.2 - Condies globais e valor da empresa UNIDADE II: Investimento em aes e/ou ttulos e investimento em carteira de aes e/ou ttulos 2.1 - Tipos e histricos de cotaes de aes. 2.1.1 - Retorno e risco do investimento em aes. 2.1.2 Fatores que afetam o preo das aes. 2.1.3 Estratgia de investimento em aes. 2.1.3.1 Correlao. 2.1.4 Mtodo de avaliao de aes. 2.1.4.1 Mtodo de crescimento nulo. 2.1.4.2 Mtodo de crescimento constante. 2.1.4.3 Mtodo de crescimento varivel. 2.1.4.4 Mtodo do fluxo de caixa. 2.2 - Fundamentos de ttulos de dvida. 2.2.1 - Cotaes dos ttulos de dvida. 2.2.2 - Rendimentos e retorno dos ttulos de dvida. 2.2.3 - Risco de ttulos de dvida. 2.2.4 - Fatores que afetam os preos dos ttulos de dvida. 2.2.5 - Estratgias de investimento em ttulos de dvida. 2.2.6 Duration. UNIDADE III: Operaes com derivativos 3.1 Principais conceitos de derivativos. 3.2 Mercado de Opes. 3.2.1 Opo de venda. 3.2.1 Opo de compra. 3.3 Mercado Futuro.

ESTRATGIA

Exposio oral, utilizao de transparncias, multimdia e quadro. Estudos de caso de anlise de investimento em carteira composta por aes e ttulos. Simulaes de anlise de investimento em derivativos: opes e mercado futuro.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO A primeira avaliao obrigatria (A1) se dar atravs da aplicao de prova e/ou trabalho, observando a composio de pontuao prevista pelas diretrizes em vigor da instituio de ensino, e abranger o contedo apresentado at a realizao da avaliao. A segunda avaliao obrigatria (A2) tambm utilizar a aplicao de prova e/ou trabalho e abranger o contedo apresentado posterior primeira avaliao ou todo o contedo abordado ao longo do perodo letivo. Para o(s) aluno(s) que precisar(em), ser aplicada a avaliao A3, atravs de prova individual, sendo exigido todo o contedo do programa da disciplina, conforme prev as diretrizes em vigor da instituio de ensino. BIBLIOGRAFIA BSICA DAMODARAN, Aswath. Finanas corporativas: teoria e prtica. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. GITMAN, Lawrence J. Administrao financeira: uma abordagem gerencial. So Paulo: Addison Wesley, 2009. SAMANEZ, Carlos Patrcio. Gesto de investimentos e gerao de valor. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRIGHAM, Eugene F. Administrao financeira: teoria e prtica. So Paulo: Atlas,2008. GITMAN, Lawrence J. Princpios de administrao financeira. 12.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao financeira. 3.ed. So Paulo: Saraiva, 2010. LEMES JUNIOR, Antonio Barbosa; RIGO,Cludio Miessa; CHEROBIM, Ana Paula M. S. Administrao financeira. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. ROSS, Stephen A. Princpios de administrao financeira. 2.ed. So Paulo: Atlas, 2010.

Anda mungkin juga menyukai