Anda di halaman 1dari 10

Anis

Nome cientfico: Pimpinela anisum L. Sinonmia popular: Erva-doce Famlia: Umbelferas Partes usadas: Fruto-semente e folhas Princpio ativo: leo essencial anetol! isoanetol e anisaldedo! metilchavicol! derivados dos dimetlicos de estiboestrol"! #leo fi$o! protenas! colina! a%&cares! cumarinas! 'cidos or()nicos! flavon#ides! ester#is. Propriedade terap*utica: +i(estivo! e$pectorante! carminativo! desinfetante. ,ndica%-o terap*utica: ./nico estomacal! flatul*ncia! re(ulari0a as fun%1es menstruais! melhora a di(est-o! catarros bron2uiais.

Nome em outros idiomas


3lem-o: anis Espanhol: anis Frances: anis cultive ,n(l*s: anise ,taliano: anice

4ri(em
4ri(in'ria do 4riente 56dio! o anis vem sendo cultivado no E(ito! na 7sia menor e nas ilhas (re(as h' mais de mil anos. 8uando o ,mp6rio 9omano absorveu a cultura (re(a! tamb6m passou a cultiv'-lo! estendendo-o :s costas do 5editerr)neo! Fran%a e ,n(laterra.

Propriedades terap*uticas

+i(estivo! e$pectorante! alivia a flatul*ncia! carminativo! t/nico estomacal! antiespasm#dica! (alacta(o(o! re(ulari0a as fun%1es menstruais! 6 um e$celente desinfetante.

Uso medicinal
3s sementes de anis facilitam a di(est-o e s-o muito apropriadas para crian%as pe2uenas 2ue sofrem de diarr6ia. 3do%ada com mel! sua infus-o alivia a flatul*ncia al6m de aliviar a asma. Se a este mesmo ch' for acrescentado funcho! obter-se-' um #timo rem6dio para os catarros bron2uiais. Utili0ado ;unto ao a%&car! na forma de $arope! 6 um e$celente e$pectorante. 5ascar sementes de anis a;uda a conciliar o sono! e tom'-las com '(ua fa0 desaparecer o solu%o. < um e$celente antiespasm#dico 2ue estimula a a%-o das (l)ndulas end#crinas! assim como das mam'rias. Por conterem at6 =>? de protenas! 2uando secas e destiladas! estas sementes s-o indicadas para mulheres 2ue amamentam! na medida em 2ue estimulam a produ%-o de leite. 4 a0eite 2ue delas se e$trai serve para matar piolhos! 2uando friccionado no couro cabeludo! e para acalmar as c#licas! em fric%1es no ventre. 3s sementes do anis possuem e$celentes 2ualidades antis6pticas! sendo o #leo de anis muito utili0ado em pastas de dentes e repelentes de insetos. 3 ess*ncia de anis serve tamb6m para aromati0ar numerosos medicamentos! inclusive como corretivo para sabor de infus1es onde se misturam ervas. .amb6m 6 usado para compor incensos.

+osa(em indicada
Dentes (elixir dentifrcio). @olocar em um recipiente! 2ue se possa fechar bem! os se(uintes in(redientes: A>( de anis em p#! B( de cravo em p#! B ( de canela em p#! C( de ess*ncia de hortel-! BD> de a(uardente purssima. +ei$ar macerar

todos os in(redientes na a(uardente por cerca de de0 dias. Filtrar o l2uido e conservar em um vidro com a tampa esmerilhada. Para refrescar a boca! desinfet'-la! purificar o h'lito! clarear os dentes e tonificar as (en(ivas! fa0er bochechos com al(umas (otas do eli$ir em um c'lice de '(ua morna. Digesto difcil, acidez do estmago. @arv-o di(estivo: colocar D>( de sementes de anis em p#! em um recipiente com D>( de carv-o de tlia em p# e D>( de a%&car. 5isturar os in(redientes e tomar uma colherinha desta mistura ap#s cada refei%-o. Excitao nervosa, insnia e caimbras. .intura de anis: macerar! por de0 dias! CA( de sementes de anis em D>( de 'lcool a E>F. Filtrar e conservar o l2uido em um vidrinho com tampa em conta-(otas. .omar C> (otas lo(o ap#s as refei%1es! ou a cada ve0 2ue se manifestem os dist&rbios. Se o est/ma(o estiver va0io! tomar as (otas diludas em um uma bebida 2uente: camomila! tlia! ch'! etc. N-o tomar nunca mais de D> (otas de tintura ao dia. Intestino (meteorismo). ,nfus-o: A>( de sementes de anis em um litro de '(ua 2uente. Filtrar 2uando o l2uido estiver morno e tomar uma $cara! ap#s cada refei%-o. Usar neste caso tamb6m a tintura de anis ver e$cita%-o nervosa" utili0ando as mesmas doses. Afec es intestinais (gases e c!licas)" desinfetante intestinal" dores de cabea (origem digestiva)" gastrite (origem nervosa)" c!licas infantis. Em C $cara ch'"! colo2ue C colher sobremesa" de fruto-semente e adicione '(ua fervente. 3bafe por C> minutos e coe. .ome C $cara ch'"! A ve0es ao dia. En#os e vmitos na gravidez" a$mentar o leite materno" enxa%$ecas de origem digestiva. @olo2ue A colheres sopa" de fruto-semente em C (arrafa de vinho branco. +ei$e em macera%-o por C> dias e coe. .ome C c'lice antes das principais refei%1es. Afec es intestinais (gases e c!licas)" desinfetante intestinal" enxa%$ecas (origem digestiva), gastrite (origem nervosa)" &$rificador de '(lito ('alitose). @olo2ue C colher sobremesa" de fruto-semente e

C colher sopa" de folha de (ua%aton(a picada! em C $cara ch'" de 'lcool de cereais a G>?. +ei$e em macera%-o por D dias e coe. .ome C colher caf6" diludo em um pouco de '(ua! A ve0es ao dia! sendo uma de manh-! em ;e;um! e as demais antes das principais refei%1es.

@ontra indica%1es! efeitos colaterais


4 uso do fruto-semente desde 2ue dentro das doses recomendadas! n-o tem contra-indica%-o. Entretanto! o uso e$a(erado do #leo essencial pode provocar efeitos t#$icos. @ontra-indicado em caso de aler(ia ao anis e anetol. 4casionalmente podem ocorrer rea%1es al6r(icas na pele! trato pulmonar e (astrointestinal.

@ulin'ria
3s sementes! por conterem #leo essencial! s-o e$celentes para preparo de alimentos e no uso de seu tempero. Pode ser usado para temperar pei$es! aves e tamb6m ser utili0ados em cremes! sopas e molhos. Holos doces! biscoitos tamb6m podem levar o to2ue doce desta erva. Esta erva tamb6m tem muita afinidade com frutas frescas! especialmente fi(os. 3s folhas ;' possuem aroma mais delicado. Pode-se consum-las frescas na forma de salada! com ve(etais ou 2uei;os em creme.

@uriosidades
Semente de anis 6 um in(rediente base na prepara%-o de licores 3nisette como Pernod e 3nise. Na medicina popular di0 ser afrodisaco. 3romaterapeutas utili0am a ess*ncia do anis para rela$amento e redu0ir a ins/nia. 3dministrando-se :s vacas! aumenta-se a produ%-o de leite. 4s animais s-o atrados pelo seu aroma. Escondendo um pouco de sementes de anis dentro de um peda%o de 2uei;o! torna-se uma eficiente isca para as ratoeiras.

9efer*ncias

)'e il$strated 'erb enc*clo&edia. Iathi Ieville +as &lantas medicinales. Jilliam 3. 9. .homson ,a$sb$c' der -r.$ter. @hristian 8uatmann /lantas medicinales. Krau! Lun(! 5MnNer /lantas %$e c$ram. SOlvio Pani00a /lantas medicinais. Fran%ois Halm6 /lantas medicinais. LanPol'N Q L,r Stodola /lantas %$e c$ram. Editora .r*s ,eil&flanzen $nd i're Drogen. 5osaiN Perla( ,erbs 0 1&ices. Sarah Karland ,erbs 0 1&ices. Simon Q SchusterRs 2om&lete boo3 of 'erbs - Lohn Q 9osemarOu SemphillRs

Anda mungkin juga menyukai