Anda di halaman 1dari 4

ANLISE DE CIRCUITOS Aula terica de 4-11-2013 Aula de revises e de preparao para o 1 teste

PARTE A 1) Ao utilizar-se a conveno passiva de sinais: A potncia num gerador p = ui traduz fornecimento de energia. As setas das tenses e correntes so antiparalelas. As setas das tenses e correntes so paralelas s nos elementos passivos. Nenhuma das respostas anteriores. 2) Na aplicao do princpio da sobreposio: Curto circuitam-se todas as fontes de tenso. exigida a linearidade dos elementos do circuito.

Deixam-se em aberto todas as fontes de corrente. Nenhuma das respostas anteriores.

3) Considere 3 resistncias R1, R2 e R3 associadas em paralelo. As resistncias so todas iguais a 1 k. R1 R2 R3 1 A afirmao: A resistncia equivalente dada por Req = k = 3 R1 + R2 + R3 Est totalmente certa. Est totalmente errada. S est certa numericamente. Nenhuma das respostas anteriores.

4) No circuito da figura (onde IG = 2 mA e R = 1 k), o equivalente de Norton visto dos terminais ab caraterizado por: RTh = 3 k, ICC = 2 mA. RTh = 1 k, ICC = 1 mA. RTh = 2 k, U0 = 1 V. Nenhuma das respostas anteriores. 5) Na descrio duma rede com NN ns, NL ligaes e NR ramos: Existem NL equaes KVL. Existem NR equaes de constituio. Existem NN equaes KCL. Nenhuma das respostas anteriores.

a
IG
R

2R
b

6) Numa rede com 20 ligaes, onde esteja definida uma corvore com 10 cordas: H vantagem em usar o mtodo dos ns. H vantagem em usar o mtodo das malhas. Os mtodos dos ns e das malhas do o mesmo nmero de equaes. Nenhuma das respostas anteriores. 7) Na anlise dinmica de circuitos de 1. ordem do tipo RC-srie ou RL-srie deve ter-se: Continuidade da corrente no condensador. Continuidade da tenso na bobina. Constante de tempo = RL em circuitos RL. Nenhuma das respostas anteriores. 8) Observe o grfico da figura que representa a corrente iR (t) na resistncia R de um circuito RC-srie submetido a uma tenso do tipo escalo (com u = 0 para t < 0; u = 2 V para t > 0). Os valores de R e C so: R = 1 k, C = 1 F. R = 2 k, C = 0,5 F. R = 0,5 k, C = 2 F. Nenhuma das respostas anteriores.

1 mA
0

iR t

= 1 ms

PARTE B Considere o circuito da figura onde as diversas caixas representam componentes (elementos lineares passivos ou fontes). 1.a) Escreva um conjunto completo de equaes independentes para as correntes, que correspondam a aplicaes de KCL ao circuito (assinale na figura os ns utilizados). 1.b) Escreva um conjunto completo de equaes independentes para as tenses, que correspondam a aplicaes de KVL ao circuito (assinale na figura as malhas utilizadas). 2) Considere o funcionamento do circuito em regime estacionrio imposto pela tenso constante UG = 10 V. Considere que (1) (5) R = 500 ; (2) (4) C = 2 F; (3) L = 20 mH. 2.a) Indique os valores de I4, I2 e U3. Calcule as restantes tenses e correntes. Mostre que I1 = I3 = I5 = 10 mA. 2.b) Calcule a potncia de Joule em cada resistncia, a WM na bobina e a WE em cada condensador. 3) Considere que (1) (2) (3) R = 1 k, que (4) uma fonte independente de corrente com I4 = 5 mA, e que (5) um circuito aberto. Obtenha o esquema equivalente de Thvenin do circuito sombreado colocado direita do gerador de tenso.

I1 UG +

(1)

I3 I2

(3)

I5 I4

(5)

U1

U2 (2)

U3 U4 (4)

U5

PARTE C A figura representa o grafo de uma rede conexa. A trao cheio est indicada uma rvore da rede. 1.a) Escreva a matriz de incidncia de correntes Q (Nota: numere as colunas da matriz de acordo com a numerao das ligaes, escreva as linhas da matriz de acordo com a sequncia de ns). 1.b) Escreva a matriz de incidncia de tenses B (Nota: numere as colunas da matriz de acordo com a numerao das ligaes, escreva as linhas da matriz de acordo com a sequncia de cordas). 2) Suponha que na rede em anlise (denominada rede A) as correntes so dadas por:
I (A) = [1 1 1 2]
T

A. Suponha que tambm so conhecidas as potncias nas ligaes 1, 2 e 3: P1 = 4 W,

P2 = 10 W, P3 = 6 W.
A A A A 2.a) Calcule P4. Calcule o vetor coluna de tenses: U (A) = U1 U 2 U 3 U 4 V. T

2.b) Considere uma segunda rede (denominada rede B) com a mesma topologia da rede A mas com
B B ligaes diferentes. Sabendo que U (B) = U1 10 10 10 V, calcule a incgnita U1 usando o teorema
T

de Tellegen.

0 L3 1
L1 L4 L2

PARTE D Considere o circuito da figura onde o gerador uma fonte ideal de tenso contnua. Inicialmente o interruptor S1 est aberto e S2 est fechado. Dados: U = 10 V; L = 100 mH; R1 = R2 = 100 . 1) O interruptor S1 fecha em t = 0. 1.a) Qual a condio inicial da corrente i(t)? 1.b) Estabelea e resolva a equao diferencial que governa a evoluo no tempo de i(t) para t > 0. 2) Mantendo S1 fechado, o interruptor S2 abre no instante t = t0 quando i vai a passar pelo valor de 100 mA. 2.a) Demonstre que t0 = 1,386 ms. 2.b) Estabelea e resolva a equao diferencial que governa a evoluo no tempo de i(t) para t > t0. Indique o valor de i () . 3) Faa um esboo grfico da funo i(t), para 0 t < .

S1

t=0

S2

t = t0

U i (t )

R1

R2

Anda mungkin juga menyukai