Anda di halaman 1dari 68

Introduo

H mais de 700 anos, Rumi, poeta e filsofo afego, relatou os benefcios dos aromas nesta breve histria:
Era uma vez um homem que tinha uma doena que ningum conseguia curar. Depois de muito viajar, ele encontrou um mdico muito sbio, que lhe deu uma bengala e lhe disse para andar com ela todos os dias. Um ms depois, o homem estava completamente curado. Ele voltou ao mdico, que lhe revelou que o cabo da bengala estava cheio de plantas aromticas e o calor e o esfregar da mo do homem liberaram sua propriedades curativa.
(Extrado do Livro Aromaterapia e Massagem de Clare Maxwell-Hudson)

Aromaterapia: Uma Ddiva da Natureza


Quando passar por um jardim, pare e inale a fragrncia doce e fresca, pare e sinta a sensao de total bem estar, isso uma experincia com a aromaterapia. Quando colhemos as ervas para a culinria e os fortes aromas chegam ao nosso nariz e fazem crescer gua na boca, ai esta novamente a aromaterapia. Estas fragrncias so criadas por planta, podem ser encontradas em razes, folhas, frutos, flores e madeiras, e a humanidade usa-as em culinria, medicamento, perfume e cosmticos h milhares de ano. Estas fragrncias especiais so chamadas de leos essenciais, so extradas de plantas e usadas na aromaterapia, onde so diretamente aplicadas no corpo para melhorar o relaxamento e o bem estar geral. Muitos dos leos podem produzir um efeito benfico em sintomas especficos do corpo, ajudando a alivi-los. A aromaterapia tambm ajuda a neutralizar stress menta e emocional, atravs do prazer proporcionado por estes aromas naturais.

A Histria
No antigo Egito, as ervas eram mergulhadas em gordura e secas ao sol. O calor liberava o aroma, que se fundia na base de leo para criar ungentos e perfume slidos. A prtica do -1-

embalsamento dos corpos dos Faras mortos envolvia a introduo de gomas aromticas, especiarias e madeiras nas cavidades do corpo. No tmulo de Tutankhamon, foram encontrados jarros de alabastros que continham ungentos que ainda puderam ser analisados milhares de anos mais tarde, e descobriu-se que continham gomas como Olibano e mirra, que, em conjunto com cedro e outras especiarias, eram usados em embalsamento. O mdico Hipcrates da Antiga Grcia, nascido h 460 anos a.C, aconselhava que queimassem ervas aromticas sobre seus pacientes. Outros mdicos criaram remdios a base a base de ervas tais como megaleon que continha mirra e canela e que podia ser usado como tratamento para curar ferimentos assim como fragrncia. O grande herudito rabe Avicena (980-1037) tem o mrito de ter redescoberto as tcnicas de destilao, que aplicou Rosa, obtendo guas aromticas e leo essencial. Artefatos encontrados no Iraque e no Paquisto sugerem que a destilao j seria usada h vrios milhares de anos. A destilao continuou a ser usada durante a Idade Mdia e nos sculos 16 e 17. Nesta altura eram impressos os herbrios, pequenos livros que descrevem o processo de extrao e possuam descrio das propriedades das ervas. Os tratamentos com ervas e leos essenciais eram a medicina do povo, como descreveu Nicholas Culpeper no seu famoso herbrio de 1649. Mais tarde, neste mesmo sculo, quando a peste bubnica invadiu a Europa, os mdicos usavam mscaras impregnadas com ervas e especiarias para proteg-los da infeco. No sculo 18, nas farmcias de Londres, era possvel adquirir remdios que continham leos essenciais, no entanto, devido ao crescente interesse pelas chamadas drogas puras sintticas, durante o sculo 19 os leos essenciais e as ervas caram em desuso no Ocidente, mas no sculo 20 viu-se o renascer do interesse pelas ervas e leos essenciais.

Aromaterapia Moderna
A prtica do uso de substncias aromticas para elevar o esprito ou para auxiliar a cura de doenas tem sido usada por todas as civilizaes atravs da Histria. Antigos textos descrevem a arte de preparar ungentos, leos medicinais e preparaes para a sade do corpo e da alma, e -2-

"perfumes mgicos" para aumentar o carisma e restaurar a felicidade so referncias comuns nesses textos. A moderna Aromaterapia, como conhecemos hoje, um desenvolvimento do sculo XX (19012000). O termo "Aromaterapia" foi inicialmente usado por um qumico francs chamado Gattefoss, cuja famlia possua uma indstria de perfumes. Trabalhando em seu laboratrio, um dia Gattefoss queimou sua mo acidentalmente e mergulhou-a numa vasilha contendo leo essencial de Lavanda. A queimadura curou-se rapidamente, sem bolhas, e esse evento levou Gattefoss a estudar as propriedades teraputicas dos leos essenciais. Aps Gattefoss, outro pioneiro foi Dr. Jean Valnet, que usou os leos essenciais para tratar os ferimentos dos soldados na Segunda Guerra Mundial e desenvolveu suas pesquisas. Mas, foi a bioqumica francesa Marguerite Maury que desenvolveu o mtodo de diluio e aplicao dos leos atravs da massagem o tratamento hoje conhecido como Aromaterapia.

Atualmente recomendada como uma terapia natural e complementar por muitos profissionais de sade.

Abordagem Holstica
O tratamento de Aromaterapia encontra-se entre os mais eficientes quando usado para tratar a pessoa como um todo, isto , focando todos os aspectos da sade e bem estar do indivduo, seja fsico, mental/emocional ou espiritual. Um excelente meio para aliviar o stress.. O apelo popular da Aromaterapia com o pblico geral deve-se, em grande parte, na divulgao de seus efeitos benficos para aliviar o estresse e a maravilhosa sensao de bem-estar que os leos essenciais promovem. E tambm, a facilidade de uso domstico para problemas comuns como resfriados comuns, dores musculares, dores de cabea, machucados, micoses, etc. A Aromaterapia pode beneficiar uma srie de indivduos e problemas. Ela tem sido particularmente til em problemas relacionados ao stress tais como:

Problemas de pele M digesto Distrbios de sono Falta de nimo Dores e mal-estar Ansiedade

Contudo, voc no precisa se sentir mal antes de consultar um aromaterapeuta. Neste mundo moderno e agitado, a Aromaterapia pode ser usada para trazer um rpido estmulo no -3-

nvel de energia e induzir um estado de esprito calmo e descontrado.

Colheita

A produo de leos essenciais pode variar, mas em mdia, 70 quilos de planta produzem cerca de 2 litros de leo essencial. Como as plantas esto a merc do clima e do solo, sua produo e qualidade variam de ano para ano. Em 1970, por exemplo, a colheita de gernios na ilha Reunio foi arrasada por um ciclone. A impossibilidade da ilha de fornecer o leo levou ao aumento do preo, propiciando a outros pases, como o Egito, cultivar gernios. A produo de leos essenciais tambm depende da hora da colheita, algumas plantas, como o ylang-ylang, so colhidos logo cedo, quando esto mais aromticas. Outras, como o jasmim, so colhidas a noite, quando seu aroma est mais forte. As plantas, como as rosa, so processadas na fonte, para que no se perca nenhum leo voltil, enquanto outras como o zimbro, devem ser primeiro desidratadas e depois enviadas para a destilaria. Os leos essenciais so obtidos a partir de folhas, flores, rebentos, frutos e razes de vrias plantas. Os cultivadores necessitam colher a planta exatamente no momento certo para obter o melhor rendimento.

Extrao

Destilao a Vapor

-4-

Os leos essenciais so encontrados em vrias plantas e so abundantes especialmente nas labiadas, mirtceas, conferas, rutceas, laurceas e umbelferas. Encontram-se na forma de pequenas gotas entre as clulas, onde agem como hormnios, reguladores e catalisadores. Ao que parece, o seu papel o de ajudar a planta a se adaptar ao meio ambiente, por isso sua produo aumenta em situaes de estresse. Em climas muito quentes, como no deserto do Saara, algumas plantas usam os leos essenciais para se proteger do sol. De maneira geral, os leos protegem a planta de doenas e parasitas, alm de atrair certos insetos que fazem a polinizao. Os leos so constitudos principalmente de terpenos, sesquiterpenos, steres, alcois, fenis, aldedos, cetonas e cidos orgnicos. Eles contm vitaminas, hormnios, antibiticos e/ou antisspticos. Os cuidados na extrao do leo essencial so fundamentais, se suas caractersticas qumicas forem alteradas, ele pode perder as propriedades teraputicas. Mtodos de Extrao Destilao a vapor: usada para muitos leos, incluindo Lavanda e Alecrim. Um recipiente de ao (alambique) cheio com plantas que se faz passar por ele vapor bombeado a alta presso. O vapor arrefecido at ficar novamente no estado lquido e o leo essencial permanece a flutuar na superfcie. Prensagem: a forma usada para obter leos essenciais do frutos ctricos. Trata-se simplesmente de espremer o leo essencial contido na casca. Atualmente muitos leos ctricos como laranja e limo so produzidos pela indstria de sumos. Enfleurage: Consiste em usar uma espcie de solvente vegetal para segurar o leo. No caso de flores frescas, por exemplo, as ptalas so colocadas sobre uma placa de vidro com gordura, que vai absorver o leo das flores, que so substitudas por flores novas todos os dias, at que a concentrao certa seja obtida. Depois de alguns dias, a gordura filtrada e destilada. O concentrado oleoso que resulta desse processo misturado ao lcool e novamente destilado. O produto final o leo das flores. Extrao por Solventes: um complexo processo qumico usado para extrair leos aromticos de flores delicadas como o Jasmim. As ptalas so maceradas em solvente qumico, que dissolve os componentes aromticos das fibras da planta numa massa viscosa, que depois novamente tratada para remover as gorduras e ceras formando um lquido absoluto.

-5-

Propores e Sinergia

Atuao rpida, o sentido do olfato reage no crebro em menos de 2 segundos

Quando se aprende aromaterapia importante conhecer os leos individualmente, em termo de fragrncia, propriedades e usos. No entanto, a segunda dimenso importante envolve o conhecimento de como misturar os diversos leos de maneira equilibrada. Notas sobre fragrncias: No sculo 19, um Frances chamado Piesse teve a idia de classificar as fragrncias em termo de botas musicais. Embora grande parte de sua filosofia j no seja usada, a noo de notas altas, mdias e baixas ainda persiste na perfumaria, e o mesmo princpio pode ser aplicado aromaterapia. No entanto, no h classificao rgida para os leos essenciais como notas de fragrncias, tendem a permanecer a uma categoria principal, embora possam ter outras caractersticas mais sutis. No caso de misturar um total de 10 gotas de uma combinao de leos essenciais em 20 ml de leos carregador, as notas funcionam da seguinte maneira: - A notas altas (4-5 gotas) evaporam mais depressa e produzem um tom seco e leve. Tratase normalmente de leos ctricos tais como o de Tangerina e Limo ou leos frescos como o de Alecrim. - Os tons mdios (3-4 gotas) so o corao da mistura, os exemplos podem ser Lavanda, Gernio ou Petitgrain. - As notas base (1-2 gotas) so as notas profundas e por vezes almiscaradas que evaporam lentamente e persistem por mais tempo, como o Jasmim, Vetiver e Patchouli.

-6-

Sinergia: A sinergia descreve o processo dos leos essenciais a funcionar em conjunto terapeuticamente. necessrio conhecer as propriedades individuais de cada leo essencial para saber o que misturar para obter o melhor efeito. No caso de uma mistura para o alvio de dor, ajudar usar trs leos analgsicos em vez de apenas um. No entanto, no caso de uma mistura para o alivio da dor e do stress, possvel escolher dois leos analgsicos e outro leo para melhorar a ansiedade mental. Uma simples mistura de dois leos essenciais agradvel de usar. Trs leos essenciais podero produzir uma fragrncia bem equilibrada, que tambm funciona sinergeticamente, no corpo e mente. Trata-se de uma combinao frequentemente usada para tratamento de massagem holstica em aromaterapia.

leos Carreadores e Misturas

Os leos carreadores so usados para diluir os leos essenciais utilizados na massagem aromateraputica e na fabricao de produtos de beleza. Como contem vitaminas, protenas e sais minerais so hidratantes altamente eficazes e compem muitos nutrientes de que a pele precisa para ficar lisa e macia. Aqueles obtidos a frio costumam ser melhores. leos Carreadores Gerais: Os leos carreadores viscosos so usados sozinhos ou enriquecidos com leos especiais para diluir leos essenciais usados nas massagens aromateraputicas, cosmticos e banhos. - leo de caroo de Damasco, extrado da semente do damasco, rico em sais minerais e vitaminas. um hidratante natural, com textura leve e boa penetrao; - O leo de Girassol um leo adoravelmente delicado usado em quase todas as misturas para massagens. Rico em vitamina E. - O leo de Soja extrado do gro da planta, leve, nutritivo e tem boa absoro. indicado especialmente para peles oleosas. - O leo de amndoas doces extrado do miolo da amndoa e tem propriedades calmantes e amaciantes. Use sempre a variedade doce, nunca a marga. Este leo que tem sido usado ao longo dos tempos especial para bebes. - O leo de semente de uva, extrado a quente da semente da uva, bom para a pele oleosa. -7-

leos Carreadores Especiais: Os leos especiais podem ser adicionados a leos carreadores gerais para melhorar a penetrao na pele, nutrir e hidratar, ou prolongar a validade de uma mistura. - O leo de cenoura rico em vitaminas, especialmente a A. Acrescente apenas 10% em outros leos carreadores, caso contrrio sua cor alaranjada poder permanecer temporariamente na pele. - O leo de gergelim, extrado da semente crua do gergelim, tem leve aroma de nozes e contem 85% de cidos graxos insaturados e 15% de saturados. Pode ser acrescentado a outros leos, para enriquec-los. No use o leo marrom, muito perfumado, extrado de sementes cozidas. - O leo de abacate extrado da polpa do abacate. rico em vitaminas A e B, em lecitina, protenas e cidos graxos. Excelente amaciante para a pele e facilmente absorvido. - O leo de grmen de trigo rico em viscoso, mas seu cheiro forte difcil de atenuar. Escolher leos Essenciais: Para fazer uma mistura de leos coloque algumas gotas de leo essencial em um leo carreador. essencial que o aroma de uma mistura nos agrade, ou agrade a nosso cliente caso esteja misturando leos para fazer uma massagem. Crie uma prescrio individual. Primeiro decida que efeitos quer obter: quer que o aroma sede ou reanime, energize ou acalme? Misturar leos: Usar diretamente na pele o leo puro, s em casos muito especficos, num mximo de 2 gotas (leia as indicaes para cada leo com ateno) numa diluio num leo carregador. Um dos aspectos mais apreciados no uso da aromaterapia o fato de que ela d a pessoa muito mais controle sobre sua vida. A sade evidentemente o maior bem, e os leos essenciais dizem respeito, sobretudo manuteno da sade e do bem-estar. exatamente por serem prticos e eficazes que as pessoas de todo o mundo apelam para eles nas horas de dificuldades ou para o puro deleite. Aromaterapia e Sade: Jovens ou velhos, saudveis e no auge da forma fsica ou frgeis e adoentados, as terapias complementares, como aromaterapia, podem melhorar nossas vidas e ajudar a prevenir doenas. Ao despertar o olfato e o tato, podem aliviar tenses, melhorar o sono, melhorar o humor e aliviar muitas indisposies fsicas. A massagem e a aromaterapia oferecem

-8-

respostar rpidas e, acima de tudo, possibilita conhecer uma sensao de bem estar. E, pesquisas apontam a forte ligao entre humor positivo e boa sade.

Formas de Usar os leos Essenciais: Em compressas: Faa compressas quentes para aliviar as dores nas costas ou no abdome; compressas frias para dores de cabea, juntas inchadas, contuses e entorses. Ponha at 6 gotas de leo essencial numa grande tigela com gua (quente para compressas quentes ou fria para compressas frias). Misture, coloque uma toalha na superfcie da gua para absorver a camada de leo. Tora e aplique na parte afetada por 10-20 minutos, milhandoa para manter a temperatura; Inalaes e Banhos de Vapor Facial: As inalaes so timas para aliviar problemas respiratrios, catarro, garganta inflamada e tosse, e um jeito eficiente de abrir os poros para uma limpeza profunda da pele. No faa inalaes se sofrer de asma ou capilares rompidos. Encha uma tigela com gua fervente e adicione de 2 a 6 gotas de leo essencial. Incline-se sobre a tigela e, se quiser, cubra a cabea com uma toalha, para conter o vapor por 5 a 10 minutos. Respire fundo e feche os olhos para o vapor dos leos no irritaremnos. Para problemas de pele, no faa mais de uma vez por semana; para problemas respiratrios faa inalaes at trs vezes ao dia. Banhos Perfumados: Um banho perfumado, seja quente e reconfortante ou frio e refrescante, sempre bom para liberar tenses. Hipcrates, o mdico Grego, disse que o caminho para a sade tomar um banho e receber uma massagem perfumada todos os dias. A simples adio de leos essenciais diludos pode tornar um banho um ato exuberante. Massagem do Corpo Inteiro: Massagear o corpo inteiro com leos aromticos alivia a tenso muscular, aumenta a energia e traz bem estar. Como Purificador de Ar: Para afastar insetos, eliminar odores de cozinha e refrescar a casa, adicione 2 gotas de leo essencial a cada 100 ml de gua fervida e resfriada e coloque em um borrifador de gua. Agite bem e vaporize a casa. Limo e Lavanda esto entre os aromas favoritos para purificar o ar. Vaporizadores: H vrios difusores de leos essenciais de barro disponveis. Geralmente, uma vela acesa sob uma tigela contendo 2 a 4 gotas de leo essencial adicionados a gua. O calor da vela aquece a tigela e os leos essenciais evaporam, aromatizando a sala. Existem tambm difusores eltricos. Aromatizar Pisos e reas de Trabalho: Para aromatizar pisos, adicione 2 gotas de leo essencial a gua antes de limpar a rea. Use qualquer um dos seus leos preferidos. -9-

Alecrim, capim-limo e limo so refrescantes. Esfregar as superfcies da cozinha com leo essencial para desinfetar e aromatizar. O leo de eucalipto provavelmente o desinfetante mais conhecido. Adicione 2 gotas em 100 ml de gua antes de limpar, pode experimentar limo, lavanda ou pinho.

Cuidados na utilizao: Os leos essenciais tm um grande poder. Pretende utilizar leos essenciais em sua casa, respeite sempre as recomendaes sobre a sua utilizao. No utilize leos essenciais que so vendidos sem informao sobre as suas propriedades e formas de usar (note que existem muitos leos que so vendidos como essenciais, mas so somente essncias de leos essenciais). Se estiver grvida, ou se est planejando uma gravidez, no use os leos sem os conselhos de um aromaterapeuta qualificado. Note que o uso de leos essenciais no substitui os cuidados mdicos convencionais; em caso de doena consulte sempre o seu mdico. Mantenha os leos essenciais fora do alcance das crianas, assim como de animais domsticos. Os leos essenciais so inflamveis, so para uso externo e no devem ser ingeridos - leia com ateno os cuidados a ter em considerao para cada leo essencial. Feche sempre bem as tampas dos frascos (pois os leos evaporam-se) e guarde-os num local fresco, preservando-os da incidncia direta dos raios solares, outras fontes de luz e radiaes.

Guarde os seus leos essenciais como um tesouro e agradea sempre natureza por lhe ser possvel usufruir dessa ddiva .

leos Essenciais

- 10 -

"As fragrncias falam uma linguagem prpria. Elas conseguem expressar melhor do que qualquer palavra os sentimentos mais sutis. A escolha que uma pessoa faz por um determinado perfume e a maneira como ele reage em sua pele revelam muitas coisas sobre ela". Marcel Lavabre

LEO ESSENCIAL DE ALECRIM


Rosmaninho outro nome pelo qual este leo conhecido (ROSEMARY em ingls). conhecido tambm por "leo da Lembrana" porque ajuda a encontrar respostas e a trazer a informao e a compreenso de vidas passadas, iluminando os mltiplos papis da vida atual. Extrao: O leo extrado das folhas do arbusto perene. cultivado na Inglaterra, Mediterrneo, Califrnia, Tunsia e China. O leo de alecrim da Crsega (Mediterrneo) mais suave, tendo menos cnfora e mais steres, o de Marrocos tem um cheiro mais fresco devido ao cineol. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Energizante e estimulante Curiosidade: O alecrim h muito considerado planta sagrada. Foi usado na magia, medicina e culinria das mais antigas civilizaes. Queima-se para afastar infeces, ingerido para problemas de fgado e digestivos e inalado para perturbaes nervosas e respirao. Ter um arbusto de alecrim na porta da casa significava uma famlia hospitaleira. Na Antiga Grcia, os estudantes entrelaavam os seus cabelos com Alecrim quando estudavam para os seus exames. Conta uma lenda que as Flores do Alecrim tornaram-se azuis quando a Virgem Maria pendurou o seu manto azul num arbusto de Alecrim. Aroma Tpico: Canforado Nota do Aroma: Mdia Qualidade: Yang - 11 -

Pele: Ajuda a esticar a pele flcida graas sua ao adstringente. Bons resultados em casos de acne, caspa, cabelos oleosos e calvcie. Mente e Emoes: Estimula o sistema nervoso central. Bom em casos de letargia. revigorante e estimulante da memria. Uso fsico e geral: Varizes (no esfregar diretamente nas veias varicosas, mas sim, nas zonas adjacentes). Diminui as dores de cabea associadas a distrbios gstricos. Alivia as dores musculares (pode obter resultados mais eficazes no uso conjunto com o leo de Manjerona). Pode ajudar a descongestionar o fgado, amenizando a hepatite e a cirrose. Leva alvio em casos de ictercia e clculos biliares. Pode ter um efeito positivo na anemia, a aliviar os sintomas da reteno de lquidos, da menstruao insuficiente e das cimbras. Uso Espiritual: No Antigo Egito era usado nos rituais de purificao. Hoje em dia, muito usado para proteo contra magias negras e para proteger os espaos da energia da inveja, colocando-se 7 gotas entrada do espao (casa, loja ou outro). Combinaes: Olibano, Lavanda, Citronela, Hortel Pimenta, Petitgrain, Tomilho, Manjerico, Cedro e Canela. Precaues: O leo essencial de alecrim perfeitamente seguro para o uso em casa desde que diludo antes de aplicao, contudo, no usar durante a gravidez, pois estimula a menstruao, se tiver epilepsia ou presso alta. Pode causar alegria na pele caso no seja diludo.

LEO ESSENCIAL DE BENJOIM


BENZOIM o nome em ingls. Extrao: cultivado na Sumatra, Indochina, Java, Camboja e Tailndia. O Benjoim extrado da resina proveniente do caule da planta. Mtodo de Extrao: Diluio da resina, seguida de destilao por solvente. Classe aromateraputica: Revigorante - 12 -

Aroma Tpico: Amadeirado Nota do Aroma: Baixo Qualidade: Yang Pele: Frieiras. Mente e emoes: Estimula a determinao na tomada de decises e quando necessrio falar em pblico. Indicado tambm para casos de esgotamento emocional, agitao interior e tristeza, transmitindo nimo e estimulando o conforto e a harmonia interiores. Uso fsico em geral: Bons resultados no tratamento da artrite reumtica, gripe, constipaes, tosse, catarro, laringite, bronquite, gota e infeces urinrias. Uso espiritual: Excelente para expulsar a energia estagnada e cristalizada (no ambiente e no corpo) dos medos e dos pensamentos desarmonizadores. Ajuda a abrir o chakra do corao, que essencial para a comunicao com os reinos anglicos - ao mesmo tempo em que ajuda a criar uma vibrao favorvel aproximao e presena do Anjo da Guarda e outros seres angelicais protetores, como o Arcanjo Miguel. excelente para transmitir uma sensao de segurana e enraizamento durante a prtica da meditao. Combinaes: Gernio, Rosa, Junpero e Baunilha Cuidados: Evitar usar durante a gravidez.

LEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA


Bergamot o nome em ingls. Extrao: O leo extrado da casca da fruta verde e da madura cultivado na Itlia, Costa do Marfim, Marrocos, Tunsia e Arglia. Mtodo de Extrao: Prensagem a frio da casca

- 13 -

Muito usada na medicina popular italiana seu nome originrio de Brgamo (cidade italiana), onde era usada tradicionalmente para baixar febres. O leo ctrico usado para aromatizar o ch Earl Grey. O mdico italiano Paolo Rosveti confirmou que a bergamota ajuda a aliviar estados depressivos e ansiedade. Uma pesquisa indiana descobriu que a bergamota tambm ajuda a regular o apetite. Classe aromateraputica: Calmante Tranqilizante

Aroma Tpico: Ctrico

Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang Pele: til em casos de acne, psorase, eczema, sarna, herpes, lceras varicosas e seborria no couro cabeludo. Benfico para peles oleosas, cuja origem seja o stress. Mente e emoes: Ajuda a normalizar distrbios alimentares, sendo por isso til em casos de anorexia e bulimia. Tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso, podendo ajudar em casos de ansiedade, depresso e tristeza, elevando o estado de esprito em geral. Muito til em casos de exausto, em conseqncia de tenso prolongada ou para quem esteja a convalescer de problemas psicolgicos ou fsicos. Uso fsico geral: Hemorridas. Infeces da bexiga. Indigesto. Flatulncia. Limita a atividade do "herpes simplex" (causador do 'herpes labial') e do "herpes zooster". Alguns autores sugerem este leo para auxiliar o tratamento de tumores uterinos e fibromas. Uso espiritual: Dizem os msticos que este leo possui uma vibrao espiritual muito alta, facilitando uma sintonia rpida com os reinos celestiais e a aproximao do Arcanjo Jofiel, dos anjos da alegria e da iluminao. Auxilia no afastamento dos vus que nos separam dos seres de altas vibraes de amor e harmonia de outras dimenses. Em algumas religies usa-se para ungir os participantes nos rituais de iniciao e como proteo contra os perigos, usando-se muito por isso, como protetor contra os azares e perigos fsicos ou espirituais. Combinaes: Todos os leos essenciais, inclusive Slvia Esclaria, Cipreste, Olbano, Gernio, Jasmim, Lavanda, Tangerina, Noz-Moscada, Camomila Romana, Alecrim, Sndalo, Vetver, YlangYlang, Nroli, Limo, Junpero.

- 14 -

Utilizao caseira massagem, banhos e compressas. Seu aroma o torna popular como purificador do ar, reforado pelas suas qualidades anti-spticas e antivirticas. Em banhos produz um efeito revigoraste e ajuda a diminuir a depresso. Observaes: Muito usado na indstria da perfumaria. Cuidados: Aumenta a fotossensibilidade, no devendo ser usado em reas da pele expostas luz solar.

LEO ESSENCIAL DE CAMOMILA ROMANA


ROMAN CHAMOMILE o nome em ingls. Extrao: Extrado das flores Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Calmante Essa erva tem uma grande reputao medicinal na Europa e no Mediterrneo. Ela foi utilizada pelos antigos egpcios e os moors (povo que conquistou a pennsula ibrica em 711 e transformou o rabe em lngua oficial, nesta regio da Espanha atual) Os saxes at hoje a consideram uma erva sagrada. Conhecido por seu forte poder de calmante mental e corporal. No Antigo Egito era considerado sagrado e era oferecido ao Deus Sol, R. Era uma das 9 ervas sagradas dos Saxes, conhecida ento como 'Maythen'. Posteriormente, foi consagrada a Santa Ana, a me da Virgem Maria. conhecida como a "mdica das plantas" porque tem o poder de curar as plantas vizinhas. Aroma Tpico: Frutado

Nota do Aroma: Mdio Qualidade: Yin

- 15 -

Pele: til em casos de queimaduras, bolhas, inflamaes, lceras, psorase, alergias e furnculos. Melhora a elasticidade da pele. Mente e Emoes: Evita os pesadelos durante o sono. um leo muito relaxante que leva harmonia em casos de tenso, raiva e medo. Pode ser til no tratamento dos problemas emocionais que se somatizam (se manifestam fisicamente) em problemas de pele. Uso fsico em geral: Alivia as dores musculares, em especial, se associadas a estados nervosos. Bons resultados em artrites, dores de cabea, dentes (tambm nas dores da primeira dentio) e ouvidos. Ajuda na recuperao de entorses e articulaes inflamadas. Problemas relacionados com a menopausa. Pode ser til em casos de sndrome do intestino irritvel, diarria, clicas intestinais, vmitos, gases e inflamaes dos intestinos. Uso espiritual: Facilita a ligao Criana Interior, levando-lhe cura, perdo e conforto. Ajuda tambm no fortalecimento do amor entre pais e filhos. Excelente auxiliar da meditao, ajudando a libertar iras e ansiedades e aflorando a paz interior. Outros Usos: excelente para as crianas pela sua reduzida toxidade, ao sedativa e antiinflamatria. Combinaes: Lavanda, Nroli, Bergamota, Jasmim, Rosa, Palmarosa, Ylang ylang. Cuidados: Evitar durante a gravidez. Em grandes doses, pode tornar-se hipntica ou soporfera, mas nunca depressiva.

LEO ESSENCIAL DE CANELA


CANELA DO CEILO outro nome pelo qual esta variedade de Canela conhecida (CINNAMON em ingls). Extrao: O leo extrado das folhas e ramos (casca interna desidratada). cultivada no Sri Lanka, ndia, Madagascar e ilhas Comores e Seychelles. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. - 16 -

Classe aromateraputica: Estimulante Energizante A rvore, ou o arbusto, cresce bem em terreno de areia quase pura. A casca desidratada amplamente usada como condimento. A palavra "canela" vem da palavra grega kinnamon, que significa "tubo", indicando a aparncia da casca empregada como especiaria. Aroma Tpico: Apimentado Suave Nota do Aroma: Mdio Qualidade: Yin Pele: Sarna. Micoses. Mente e Emoes: Muito til para pessoas com muitos medos ou com um apego quase doentio aos bens materiais. usado tambm para estimular os poderes da mente, da concentrao e da inteno. Uso fsico em geral: Aftas. til em casos de gases estomacais, fraqueza fsica, impotncia, infeces intestinais, inflamaes das gengivas e asma. Benfico para unhas encravadas. Inflamaes articulatrias (reumatismo, artrites, etc.) e musculares (fibromialgia, citica, etc.) Uso espiritual: Ajuda a desbloquear problemas espirituais relacionados com o dinheiro (dar e receber), devendo ser queimado no s em casa, como tambm no prprio local de trabalho ou em estabelecimentos comerciais onde ajuda a aflorar a prpria energia de integridade e honestidade dos donos, enquanto purifica energias estagnadas de outras pessoas. usado tambm para expandir o chakra do corao de forma a facilitar a abertura de canais de comunicao no s para planos espirituais, mas fsicos tambm. Combinaes: Cravo da ndia, noz-moscada, ylang ylang, tangerina, Laranja, limo, grapefruit, rosa, manjerico, bergamota, cravo, cardamomo, gernio. Cuidados: No usar durante a gravidez. O uso excessivo pode causar irritao nas mucosas. Use em doses pequenas, mximo 5% de diluio.

- 17 -

LEO ESSENCIAL DE CARDAMOMO


Extrao: O leo extrado das sementes. cultivado no Sri Lanka e Amrica Central. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Estimulante Tonificante Nativo da ndia, as sementes do cardamomo so muito usadas como especiarias e para preparar o p de curry, que seu principal componente. Depois do aafro ele o tempero mais caro do mundo. No Antigo Egito o leo j era utilizado para preparado incensos e fragrncias. Na ndia, em pleno sculo IV a.C, tambm h menes do seu uso como afrodisaco, em textos de medicina ayurvdica. Na tradicional medicina chinesa, o cardamomo sempre foi usado para doenas pulmonares. Hipcrates tambm o recomendava para problemas de reteno urinria e desordens nervosas. Aroma Tpico: Apimentado Tipo de Pele: No utilizar em tratamentos faciais Nota do Aroma: Alto Qualidade: Yang Planeta: Mercrio/Vnus Pele: Anti-sptico, estimulante, afrodisaco, diurtico, tnico, relaxante muscular, condicionador cutneo, calmante, digestivo. Uso fsico geral: Dispepsia, Flatulncia, Clica intestinal, tosse, celulite. Fadiga mental, Halitose, perda do apetite. Impotncia. Combinaes: Olibano, Gernio, Junpero, Limo, Nroli, Ylang Ylang. Precaues: Diluir em pequenas quantidades, mximo 5%. - 18 -

LEO ESSENCIAL DE CAPIM LIMO


LEMONGRASS o nome em ingls. Latim: Cymbopogon citratus Famlia: Gramneas Origem: ndia rgo Extrado: Grama macerada Mtodo de extrao: Destilao a vapor d'gua Nota do Aroma: Alta Rendimento: 5 a 30 ml por Kg de planta Aroma Tpico: Aroma Ctrico, herval, levemente lenhoso. leo amarelo- alaranjado Uma gramnea de crescimento rpido, com folhas altas e perenes, original da ndia e do Sri-Lanka, o capim-limo foi introduzido em culinrias tradicionais atravs do sudeste da sia. usado amplamente nas sopas de peixe e nos curries da Tailndia, e cada vez mais visto em mercados da Amrica do Norte, na aromaterapia e em outros produtos. Uma importante erva medicinal e culinria nas Amricas do Sul e Central, sudeste da sia e no Caribe, amplamente conhecida como erva cidreira. Na tradio indiana de medicina ayurvdica, por exemplo, tem sido usada h muito tempo para curar clera e febres. leo essencial relativamente barato, ele muitas vezes utilizado como fonte do cheiro de limo nos cosmticos e produtos para cabelos. Sua fragrncia agradvel e limpa tambm incorporada a sabonetes, perfumes, e desodorantes, e a seus sabores, em muitos alimentos enlatados e congelados. No de se estranhar que seja um dos dez leos essenciais mais vendidos no mundo. Ao lado de leos aparentados como a palmarosa e seu cheiro de rosa-limo (C. martini) e a citronela (C. nardus), ele muitas vezes usado para diluir leos essenciais mais caros como melissa e limo verbena. A palmarosa frequentemente utilizada em preparaes para a pele, enquanto que a citronela o por suas propriedades de limpeza e de repelente de insetos. O amarelado quase mbar desses leos destilado de suas folhas parcialmente secas. Propriedades teraputicas do capim-limo: anti-sptico, desodorante, adstringente; alivia dores reumticas e de outros tipos, relaxa os nervos. Utilizado em tenses mentais e dores de cabea como enxaqueca. timo desodorante de ambientes, com alto poder de fixao e permanncia, seu aroma agradvel, refrescante e purificador. Repelente de insetos (como a citronela). o leo do trabalho e da motivao, traz clareza mental e aumenta a velocidade do raciocno. Usos para o capim-limo: na medicina tradicional, o capim-limo geralmente administrado em forma de ch ou escalda-ps feito da erva fresca, do qual o paciente se beneficia inalando o cheiro. O capim-limo tambm trata dores de indigesto, reumatismo, e condies dos nervos. Pesquisadores tambm descobriram que essa refrescante fragrncia reduz dores de cabea e irritaes, e evita tonturas. Para fazer um escalda-ps, adicione cerca de trs gotas de leo de - 19 -

capim-limo em dois ou trs quartos de gua quente em uma pequena bacia. Misture bem e mantenha seus ps na gua por pelo menos 20 minutos. Voc tambm pode adicionar algumas gotas em seu banho. Capim-limo um anti-sptico que pode ser utilizado em vrios tipos de infeces de pele, geralmente como, lavagem ou compressa, e especialmente eficiente em reas inflamadas. Na verdade, estudos comprovaram que ele mais eficiente contra infeces de estafilococos do que penicilina e estreptomicina. Quando adicionado a um condicionador de cabelos, gua para rosto, ou vinagre, ele diminui cabelos oleosos e acne porque diminui a produo de leo. Adicione 12 gotas de leo essencial a 200 ml de vinagre de ma e espalhe na rea atingida. Voc pode pulverizar essa mesma mistura no ar, ou em um balco, ou nas paredes e pisos para desencorajar a invaso de insetos e o mofo. Adicione ao xampu de animais de estimao para repelir parasitas. Combinaes: Bergamota, Laranja, Pinho, Limo, Palmarosa, Lavanda. Alertas sobre o capim-limo: ele no txico, mas causa sensibilidade na pele em algumas pessoas.

LEO ESSENCIAL DE CEDRO DOS HIMALAIAS


CEDARWOOD o nome em ingls. Extrao: Marrocos, Arglia, Estados Unidos, China, ndia e Paquisto. Lascas de madeira e serragem. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Energizante. O leo de cedro utilizado desde os tempos antigos no Egito como incenso e fragrncia Usada pelos antigos egpcios para a mumificao e por outras culturas antigas para sarcfagos e para material de construo de palcios e templos. Os ndios americanos usam como remdio e o queimam para purificao. Repele insetos. Incenso tradicional nos templos Tibetanos. Aroma Tpico: Amadeirado.

Nota do Aroma: Baixo Qualidade: Yang - 20 -

Pele: Anti-seborreico. As suas propriedades adstringentes conferem-lhe o poder de proteger e cuidar peles manchadas e oleosas. Estimula o crescimento do cabelo e pode ajudar em casos de calvcie. Mente e emoes: Acalma a tenso nervosa devolvendo pessoa o seu estado natural. Alivia os medos em geral. Uso fsico em geral: Anti-sptico, diurtico, expectorante, fungicida, estimulante da circulao ajuda a combater a celulite. Combate os males da viso. Afrodisaco. Uso espiritual: Dizem os msticos que favorece a sabedoria e promove a autoconfiana no conhecimento interior. Excelente para acalmar a mente e as emoes para que a meditao possa florescer com naturalidade. usado desde tempos ancestrais em exorcismos, em rituais de purificao e para limpeza e proteo espiritual dos templos orientais e outros espaos sagrados; muito usado no Tibete. Combinaes: Patchouli, Sndalo, Vetiver, Louro, Cardamomo, Bergamota, Cipreste, Eucalipto, Lavanda, Laranja, Alecrim, Palmarosa, Ylang ylang. Outros usos: Ajuda a repelir traas. Precaues: No deve ser usado durante a gravidez. Pode irritar a pele, use em baixas diluies (1%) No utilizar em crianas com menos de 10 anos.

LEO ESSENCIAL DE CIPRESTE


CYPRESS o nome em ingls. Extrao: O leo extrado da folhagem e ramos dos galhos novos. cultivado na Frana e Espanha. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor.

- 21 -

Classe aromateraputica: Estimulante Refrescante. A rvore deu nome ilha de Chipre. Acredita-se que a cruz de Jesus tenha sido feita de cipreste. Os chineses acham que as nozes fazem bem fgado. Para o povo Persa, o Cipreste a rvore do paraso sendo uma das principais simbologias, a sua ligao imortalidade . Aroma Tpico: Fresco Amadeirado Nota do Aroma: Mdio. Qualidade: Yin Pele: Ajuda a equilibrar a perda de fludos, sendo benfico para a pele envelhecida. Ajuda a reequilibrar a pele oleosa ou com excesso de suor. Ajuda a reduzir a celulite. Mente e emoes: As suas qualidades calmantes so timas para conter a energia da raiva e do dio. Irritabilidade. Ansiedade. Nervosismo. Pode ser muito til em momentos de transio como mudana de emprego ou residncia, luto ou finalizao de um relacionamento. Muito apreciado pelas crianas, devido aos seus efeitos calmantes. Uso fsico em geral: Celulite. Muito til em casos de incontinncia urinria, menstruao abundante e dolorosa. Sendo um tnico para a circulao, diminui o calor excessivo. Menopausa. Alivia a tosse que costuma acompanhar a gripe. Uso espiritual: Ajuda no desenvolvimento do plano espiritual e na religiosidade. queimado no Tibete como um incenso purificador. Diz-se que atrai a sorte e desbloqueia a energia que impede o fluxo da abundncia. especialmente til quando algum est s portas da morte, facilitando a transio para outros planos da existncia. Combinaes: Sndalo, Bergamota, Slvia, Junpero, limo, Lavanda, Laranja, Alecrim, Lima, Pinho, Camomila-romana, Tangerina, Alecrim, Gernio, Eucalipto, Cedro, Olibano, Tea Tree. Outros usos: Repelente de insetos. Muito relaxante e refrescante quando usado no banho. Cuidados: No usar durante a gravidez. O uso exagerado pode provocar sintomas de embriaguez, sensaes de perda de equilbrio e vertigens.

- 22 -

LEO ESSENCIAL DE CITRONELA


Extrao: O leo extrado destas ervas tropicais, acabadas de secar. Cresce junto ao mar, e as melhores variedades vm do Sri Lanka, Java, Indonsia e das Seicheles. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Tranqilizante As folhas da citronela eram utilizadas como cataplasma para febre e dores e para acelerar curas. Usa-se na China para dores reumticas, e em todo oriente reconhecido como um excelente repelente de insetos. Aroma Tpico: ctrico. Tipo de Pele: Oleosa. Nota do Aroma: Alto Qualidade: Yin Uso em geral: O leo essencial anti-sptico potente contra insetos e gatos, cheira fortemente a limo, ajuda a eliminar pulgas de animais. bom para dores e poderoso desodorizante, estimulante geral, refrescante, mata os fungos, antibactericida. Uso fsico em geral: Em aromaterapia eficaz em problemas reumticos, entorses e dores musculares. um excelente anti-sptico e germicida e aumenta a acuidade mental. Condicionador cutneo, desodorante, enxaquecas e dores de cabea. Algumas gotas num leno ajudam a desanuviar a cabea. Combinaes: Bergamota, Laranja, Pinho, Limo, Palmarosa, Lavanda. Precaues: A citronela perfeitamente seguro para o uso caseiro, se for bem diludo. Evitar, durante a gravidez. - 23 -

LEO ESSENCIAL DE CRAVO


CRAVO DA NDIA so outros nomes pelos quais este leo conhecido (CLOVE em ingls). Extrao: O leo extrado dos botes das flores e folhas. E cultivado em Madagascar, Filipinas e oeste da ndia Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Estimulante Energizante Aroma Tpico: Apimentado Doce

Nota do Aroma: Mdio Qualidade: Yang Pele: Bons resultados em casos de sarna, verrugas calos e pele escamada. Usar em picadas de insetos. Mente e Emoes: Estimula e revitaliza a mente, sendo por isso benfico em casos de esgotamento e memria fraca. Uso fsico em geral: Muito til para as dores de dentes, umedea um cotonete com uma gota de leo e massageie a gengiva do dente cariado ou inflamado para aliviar as dores, at ir ao dentista, nevralgias e em casos de impotncia sexual ou frigidez. Uso espiritual: conhecido como excelente estimulante da energia kundalini. Auxilia tambm na busca da resposta clebre questo "quem sou eu?", alinhando e sintonizando o indivduo com os propsitos da alma. Muito til para quem se sente confuso, inseguro ou mesmo perdido, em relao ao seu caminho espiritual ou espiritualidade em geral. Combinaes: Manjerico, Canela, Citronela, Limo, Noz Moscada, Laranja, Hortel Pimenta, Alecrim, Rosa, Grapefruit. - 24 -

Cuidados: No usar em feridas expostas.

LEO ESSENCIAL DE ERVA DOCE


FUNCHO outro nome pelo qual este leo conhecido (FENNEL em ingls). Extrao: O leo extrado do fruto seco. cultivado na Itlia, Mediterrneo, fiana, Bulgria. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Tonificante Energizante. Originria dos pases do mediterrneo, sempre foi usada com propsitos culinrios e medicinais. Os atletas gregos usavam para aumentar a resistncia fsica e controlar o aumento de peso. Era usado em rituais contra espritos demonacos e para neutralizar venenos. Tambm era tido como um bom desobstruidor do fgado e para problemas digestivos. Ao ser levado para a Europa, foi usada em guirlandas dedicadas a So Joo Batista. Cultivada nos jardins de Charlemange , St. Hildegarde Von Bigen orava a planta por suas propriedades medicinais. Tradicionalmente era usada contra a obesidade, para conter um tipo de ao estrognica, e para aumentar o leite de mes, devido ao seu efeito galactogenico. Aroma Tpico: Refrescante Doce

Nota do Aroma: Mdio Qualidade: Yang Pele: Ao desinfetante e tnica em peles oleosas ou enrugadas. Mente e emoes: timo para aflorar a energia da auto-estima. Acalma o sistema nervoso. Uso fsico em geral: Obesidade (as Damas Romanas comiam a erva, de onde extrado este leo essencial, para evitar a gordura). Pode ajudar a curar hematomas e a estancar hemorragias. Bom tnico para o sistema digestivo, fgado, rins e bao. Pode ajudar a regular o ciclo menstrual e - 25 -

problemas de menopausa. Pode ajudar a estimular o fluxo do leite materno. Sendo antiespasmdico e expectorante, pode atravs da inalao, ser til em casos de constipao, tosse, asma e bronquite. tradicionalmente usado para fortalecer a vista. Muito usado tambm em dentifrcios porque fortalece as gengivas. Uso espiritual: Este leo tem a fama de afastar a energia dos maus pensamentos das outras pessoas. Os Egpcios, os Chineses, os Indianos e os Gregos usavam-no para obter vida longa, coragem e fora. Na Inglaterra Medieval, usava-se este leo para proteo contra os espritos maus e feitiarias. muito usado para expandir as capacidades psquicas. Outros usos: um excelente desintoxicante aps abuso de comida e bebida. til nos perodos de jejum, ajudando o corpo e a mente a esquecer a fome. Combinaes: Lavanda, Limo, Rosa, Sndalo, Gernio, Alecrim, Manjerico. Cuidados: Evitar usar em casos de gravidez, epilepsia e em crianas pequenas. Em doses muito elevadas pode ter um efeito narctico.

LEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO GLOBULUS


EUCALYPTUS o nome em ingls. Extrao: O leo extrado das folhas e ramos. Original da Austrlia foi introduzido na Europa no final do sculo XVIII. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Tonificante Estimulante Tradicionalmente, os aborgines australianos cobriam feridas com folhas de eucalipto para apressar a cura por suas propriedades antiinflamatrias e alvio das dores, reduzindo inchao. Aroma Tpico: Refrescante Canforado Nota do Aroma: Alta - 26 -

Qualidade: Yin Pele: til no tratamento de queimaduras e herpes. Tambm, em picadas de insetos, bolhas e frieiras. Mente e emoes: Acalma as emoes aumentando o poder de concentrao. Fortalece o sistema nervoso e tem um efeito estimulante, sendo ideal para pessoas tmidas. Uso fsico geral: Pode ser til em qualquer problema respiratrio (constipaes, asma, pneumonia, gripe, bronquite, etc.) em virtude das suas propriedades descongestionantes. Bom anti-sptico com propriedades antivirais. Pode ajudar em casos de reumatismo, artrite reumatide e fibrose cstica (em especial se usado com os leos de Limo e Junpero). Baixa a febre. Uso espiritual: Pode ajudar a purificar o ar da energia das discusses e de outras energias desarmonizadoras. Combinaes: Manjerona, Lavanda, Junpero, Limo, Lemongrass, Tomilho. Outros usos: Pode ajudar na desinfeco de um quarto onde esteve (ou est) algum com uma doena infecciosa ou contagiosa. Ajuda a remover o alcatro das roupas ou da pele. Cuidados: No usar em casos de tenso alta ou epilepsia. Pode causar irritaes na pele se for usado exageradamente. Pode ser um antdoto de remdios homeopticos, por isso, no aconselhvel o seu uso quando se est a tomar este tipo de medicao.

LEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO CITRIODORA


LEMON EUCALYPTUS o nome em ingls. Extrao: O leo extrado das folhas secas e ramos terminais. cultivado na Austrlia, Brasil, Espanha e Angola. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor - 27 -

Classe aromateraputica: Tonificante Energizante Um dos primeiros estudos do eucalipto data de 1854, publicado pelos Drs. Cloez (1870), Faust (1874) e Homeyer (1874) na Alemanha. Aroma Tpico: Refrescante Canforado

Nota do Aroma: Alta. Qualidade: Yin Pele: Cabelo oleoso, caspa e p de atleta. Mente e emoes: Muito calmante e relaxante. Descongestiona o fluxo dos pensamentos deixando uma sensao de bem-estar. Uso fsico em geral: Todos os tipos de infeces pulmonares (tuberculose, pneumonia, etc.). um poderoso bactericida e anti-sptico. Muito til tambm para inflamaes nos tendes, dores nas articulaes e congestes nasais. Alivia as dores reumticas. Uso espiritual: usado em rituais de cura, exorcismos e expulso de energias negativas. Combinaes: Lavanda, Laranja, Hortel Pimenta, Tea Tree, Manjerico. OBS.: Dado o seu agradvel aroma (eucalipto com uma suave fragrncia ctrica), muito usado na fabricao de sabonetes e perfumaria. um excelente refrescante do ambiente (purificando o ar de germes).

LEO ESSENCIAL DE GENGIBRE


Usado fresco ou em forma de p como tempero culinrio, ele d sabor a bolos e biscoitos, e um ingrediente crucial dos curries e outros pratos orientais. O estudioso chins Confcio comia gengibre fresco em todas as refeies. J que se trata de uma das primeiras ervas transportadas pelo comrcio de especiarias, difcil hoje determinar se a origem do gengibre a ndia ou a China. Uma antiga cidade comercial - 28 -

indiana se chamava Shunthi, o nome do gengibre em snscrito. O gengibre tem diversas aplicaes em aromaterapia. Desde o ano 200 a.C. e por mais mil anos, comerciantes rabes monopolizaram o comrcio do gengibre, transportando a raiz em jarros de cermica selados, como parte de caravanas de camelos que percorriam a sia Menor ou em navios que cruzavam o Mar da Arbia em direo ao Egito. O gengibre tambm era usado na Grcia antiga, em Roma e at mesmo na Inglaterra antes da conquista normanda. Os conquistadores espanhis introduziram o gengibre no Caribe. Nas Filipinas, o gengibre usado como isca de pesca, porque se acredita que atraia peixes. Tambm se acredita que expulse os maus espritos que causam doenas. Na Melansia, os homens usam o gengibre para conquistar a afeio das mulheres; os rabes o consideram como afrodisaco que propicia muita energia. Ser que Sta. Hildegarda de Bingen sabia disso no sculo 12 quando recomendou seu uso para revigorar os homens velhos casados com mulheres jovens? Ou talvez estivesse ciente de que o nome deriva da mesma raiz que as palavra "gerar", no sentido de procriao. Devido a essas qualidades, a palavra gengibre ganhou uma conotao de vigor e vivacidade. O aroma do gengibre: um cheiro apimentado, pungente, aguado e quente, ocasionalmente com uma ponta de cnfora ou limo. Propriedades teraputicas do gengibre: estimula a circulao, propicia mais perspirao, alivia gases e ajuda a digesto. Usos do gengibre: o uso do gengibre estimula o apetite e alivia a inflamao em todo o corpo. Um antigo remdio ayurvdico da ndia sugere o uso do rizoma esmagado do gengibre na testa para curar dores de cabea. Esse mtodo antigo de tratamento da dor de cabea pode ser usado de maneira mais simples e moderna: acrescente algumas gotas de leo essencial de gengibre gua, molhe um pano na mistura e o utilize como compressa. Tambm use uma compressa em torno do pescoo ou no peito para aliviar uma garganta dolorida ou congestionamento pulmonar. O cheiro da compressa basta para desobstruir as vias respiratrias, ocasionalmente. Caso voc passe por nusea ou tontura, inale uma gota vertida sobre um leno, coma doce de gengibre ou tome uma ginger ale, que contm pequena dose do leo essencial. Para aliviar a indigesto ou clicas menstruais, massageie a pele do abdmen com um leo contendo gengibre ou coloque uma compressa contendo a raiz ralada sobre a regio. Em um linimento para aquecimento, o leo essencial de gengibre trata a m circulao e msculos cansados ou com cibras, porque reduz a presena de substncias causadoras de cibra no organismo. Beber ch de gengibre feito com o rizoma da planta fresca fervida por 20 minutos um tratamento clssico contra resfriados, febre e tosse (tente acrescentar um pouco de suco de limo, alho picado, xarope de bordo e pimenta caiena). O ch de gengibre pode tambm servir como substituto energizante do caf matinal. Curiosidades - Gengibre deriva de uma palavra do snscrito, grinavera, que significa "corpo em forma de chifre", em referncia ao formato das razes. Zingibar foi o antigo nome usado pelos gregos e romanos. Para produzir um quilo de leo essencial: 50 quilos da destilao a vapor da rizoma (raiz). As mulheres do Senegal amassam o gengibre e utiliam-no em cintos para estimular o interesse sexual dos seus maridos. Para quem tem interesse em conhecer o lado "mgico" do Gengibre, procure ver o livro A Senhora das Especiarias, de Chitra Divakarmi (Editora Objetiva), que originou o filme O Sabor da Magia. Leia resenhas (que no so minhas), nas indicaes que fao em Filmes & Livros. E como sou uma mulher de criar relaes e links, nesta postagem busquei um floral "semelhante" misso, pelo menos em parte, do Gengibre. Escolhi o Organoflor, um composto das Essncias Florais Brasileiras da Chapada Diamantina (ver site nas indicaes do blog). que ele fortalece os nveis vibracionais do fgado, rins, estmago, pulmes, corao, intestino grosso e sistema - 29 -

nervoso. Ou seja, tudo de bom, e sua frmula j foi avaliada e estudada atravs dos princpios da fsica quntica.

LEO ESSENCIAL DE GERNIO


Extrao: O leo extrado das flores frescas, caules e folhas deste arbusto perene. cultivada em Madagascar, Egito, Espanha, Frana, Itlia, China, Rssia e no Congo. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Balanceador Suavizante Antigamente as pessoas plantavam gernios ao redor da casa, com a inteno de afastar maus espritos, atribuindo ao Gernio poder de proteo. E para trazer sorte aos bebs. O smbolo arquetpico do Gernio do arcano da Imperatriz, aquela que espalha crescimento, pois olha pra si e confia que tudo ir fluir. Aroma Tpico: Floral Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yin Tipo de Pele: Seca Oleosa Mente e emoes: Emocionalmente tambm se parece com a rosa, abrindo o corao, dissolvendo raiva, depresso, angstia. Ao mesmo tempo o gernio d um UP, espantando o cansao, pois fortalece a energia vital. O Gernio coloca os sentimentos ao nvel da REALIDADE. Coragem (atua nos medos), deciso (harmoniza o raciocnio lgico e a intuio) e responsabilidade. Quando se est vivendo momentos onde o sonho uma necessidade, as pessoas iro se sentir pouco vontade com o aroma do Gernio, uma vez que a mensagem do Gernio oposta iluso. O Gernio aumenta a criatividade e ensina-nos a entrega de corpo e alma, a desejar e a REALIZAR. A dar conta do recado, enfrentar. Disso tudo que vem possivelmente - 30 -

sua ligao intuitiva da histria como protetor - quem possui confiana, j tem em sua aura a proteo assegurada. Quando estamos longe das iluses, nosso campo de proteo no permite que energias desgastantes entrem. Uso fsico geral: O Gernio tem funo reguladora sobre o sistema hormonal, as supra-renais. um leo bem feminino (mas homens podem e devem usar tambm), ajuda muito as mulheres na TPM, problemas da menopausa, celulite. Para as mamas, ajuda a aumentar o volume e enrijec-las. Excelente para as estrias. Na pele o Gernio um equilibrador, faz bem para qualquer tipo de pele e afeces. O Gernio aumenta o fluxo sanguneo o que faz revigorar as caras plidas ! Para os cabelos, mais indicado aos escuros. Tem importante ao tnica sobre os rins (clculos renais, bexiga, diabetes), ao tambm sobre o fgado (hepatite, cirrose) e sistema linftico, contribuindo na eliminao de toxinas, com sua ao diurtica. S deve ser evitado durante a gravidez. Pela grande influncia que o Gernio exerce sobre as supra-renais, podemos associar muitos dos seus benefcios tanto fsicos quanto ao que o equilbrio deste rgo nos compensar emocionalmente, funo dos rins. Propriedades: O leo essencial tem aroma doce, a rosas, e mistura de limo e hortel que relaxa, restaura e mantm a estabilidade das emoes. Como usar o Gernio: O Gernio um leo que pode ser usado puro em gotas como um perfume, exceto caso a pele seja sensvel. Uma gotinha na nuca, por exemplo, estimula, diminui o cansao, revigora. um aroma forte, penetrante, comece sempre com uma gota, em geral o bastante. E nas diluies em leo vegetal pode usar a 1% (exemplo para 50ml de leo vegetal, use 11 gotas). Usar noite, melhor em combinaes a leos mais relaxantes (como lavanda, camomila). Para instaurar padres emocionais de confiana e outros como citados acima, faa meditaes com o Gernio. Se tiver insnia, prefira fazer isso em algum horrio do dia. Coloque 1 gotinha de OE de Gernio no INSPIRA ou com o colar (Aromatizador pessoal/aroma difusor), ou inale atravs do prprio vidro ou goteje em algum leno ou algodo, como o Gernio um OE forte, determine a que distncia esta inalao lhe confortvel. Se for com o INSPIRA pode permanecer cerca de 10 minutos, o INSPIRA um contato direto ento no precisa de muitas inspiraes profundas durante o uso, o aroma vai sendo levado naturalmente para voc junto com o ar em cada respirao. Em outros usos, deixe que sua respirao seja mais profunda e traga todo o aroma do Gernio para dentro do seu ser, visualize a coragem, a criatividade, adentrando em voc atravs da inspirao, oxigene seu ser com o aroma do Gernio e quando expirar visualize saindo s toxinas, os medos, as iluses. A importncia do uso dos leos corporais, massagem que voc usa no ps banho, alm dos benefcios fsicos como alvio de dores, relaxamento ou estimulao, - 31 -

hidratao e outros cuidados especficos, est tambm no "respirar" da sua pele, que sero somadas ao uso dos leos essenciais e vegetais, refletindo em sua circulao, que por sua vez reflete em conquistas de padres positivos. Para uso nos chakras, o Gernio bem utilizado no chakra do corao para o medo e depresses, de base para concretizar objetivos, frontal para resgatar a viso interna ou no coronrio para reforar as decises. Combinaes: Camomila, Junpero, Cedro, Citronela, Slvia, Jasmim, Lavanda, Nroli, Rosa, Alecrim Sndalo e leos Ctricos. Precaues: O gernio perfeitamente seguro para a utilizao em casa.

LEO ESSENCIAL DE HORTEL-PIMENTA


PEPPERMINT o nome em ingls. Extrao: O leo extrado folhas frescas e semi-secas. Cultivada na Bretanha, Amrica, Europa e China, cresce um pouco por toda parte. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Estimulante Refrescante A menta era apreciada no Japo e China durante sculos e foi encontrada em tmulos Egpcios datados de 1000 A.C. Tradicionalmente, as pessoas bebiam-na como ch ou mascavam as folhas para curar problemas de estmago ou nervos. Os Romanos colocavam tigelas com folhas de hortelpimenta nas mesas dos banquetes, para ajudar a conter o seu hbito de comer demais. um dos leos mais vendidos em todo o mundo por ser amplamente usado na indstria aromtica. Aroma Tpico: Menta Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang - 32 -

Pele: um leo tradicionalmente usado aps barbearem-se e outros tnicos para a pele, devido sua ao tonificante. Mente e emoes: Desanuvia a mente e estimula o pensamento positivo. Ajuda a manter o estado de alerta enquanto se viaja. Uso fsico em geral: Muito til para problemas do sistema digestivo, como indigesto, clicas, flatulncia, dores estomacais, azia, nuseas e vmitos. Devido s suas qualidades hepticas, ajuda a regular a secreo biliar. Pode ser usado em vez da aspirina para aliviar as dores de cabea, sendo tambm til para enxaquecas, aliviando a congesto heptica que normalmente as acompanha. Estimula a circulao. Ajuda a baixar a febre e benfico em casos de insnias, sinusites e infeces pulmonares. Uso espiritual: Ajuda na limpeza de "formas pensamento" em espaos e objetos sagrados. Muito usado para expandir a sensibilidade psquica. Combinaes: Eucalipto, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Bergamota, Gernio, Sndalo. Cuidados: O leo essencial de menta muito potente, por isso no aplicar sobre a pele sem diluir, ou antes, de dormir. Usar sempre moderadamente. O uso prolongado pode prejudicar ou perturbar o sono.

LEO ESSENCIAL DE JASMIM


Extrao: Apenas se consegue extrair um quinto de leo de uns oito milhes de flores, colhidas mo antes do amanhecer, razo pela qual o leo de jasmim to caro. Cultiva-se em Frana. Egito, Marrocos, ndia e Itlia. Mtodo de Extrao: Destilao por solvente ou enfloragem. - 33 -

Classe aromateraputica: Balanceador e floral O jasmim apreciado sobremodo pelo seu aroma, que romntico, extico e rico, e faz com que todos os que o cheiram se sintam bem. h muito utilizado em artigos de toucador e na maioria dos grandes perfumes clssicos, pelo seu toque sensual. considerado o rei das flores . No sculo XVI, o gro-duque da Toscana conseguiu a planta, originria da ndia. Determinado a cultiv-la com as prprias mos, perdoou seu jardineiro por t-la contado para d-la em um buqu para sua amada. Deliciada com o perfume, a moa plantou o jasmim, vendeu as flores e juntou dinheiro para casar-se com o humilde jardineiro. Aroma Tpico: Floral Pele: Seca a oleosa Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Mente e emoes: Revigorante e estimulante. Acredita-se que o aroma divino do jasmim atue como um antidepressivo. Usa-se para tratar letargia. estimulante, relaxante e provoca um estado de esprito confiante, otimista e algo eufrico. um leo com muitas propriedades psicolgicas e emocionais.

Uso fsico em geral: Na China as flores tm sido usadas para tratar disenteria e hepatite. Na medicina indiana ayurvdica recomendado para limpar o sangue. N ndia as flores so aplicadas nos seios para suprimir o excesso de lactao aps o parto. Usado para a TPM e excelente amaciador da pele. Combinaes: Nroli, Bergamota, Olibano, Laranja, Sndalo, Palmarosa, Gernio, Ylang Ylang e todos os Florais.

Precaues: O leo essencial de jasmim diludo perfeitamente seguro na utilizao. Gravidez, epilepsia.

- 34 -

LEO ESSENCIAL DE JUNPERO


ZIMBRO outro nome pelo qual este leo conhecido (JUNIPER em ingls). Extrao: O leo extrai-se das bagas frescas, flores e agulhas da confera. Nativo do norte da Europa explorado na Espanha, Frana, Itlia, Escandinvia e Canad. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Energizante e estimulante Os antigos Egpcios e Gregos usavam as bagas do Junpero contra as infeces e para purificar mente, corpo e esprito, diz-se que ramos com frutos afastam bruxas. Na Inglaterra queimava-se para afastar bruxas e demnios. Atualmente so usadas para dar sabor ao gim. Aroma Tpico: Amadeirado

Nota do Aroma: Media Qualidade: Yang Pele: Psorase. Bom tnico para pele oleosa ou congestionada, com poros entupidos, acne, dermatites e inchaos. Ajuda a combater a celulite. Mente e emoes: Clareia, estimula e fortalece a mente. Levanta o nimo e a auto-estima em situaes de desafio. Fortificante da memria. Uso fsico em geral: Alivia a reteno de fluidos, os sintomas da cistite e facilita o fluxo da urina, caso haja aumento do tamanho da prstata. Ajuda a regular o ciclo menstrual, nas dores menstruais e nas cibras. Halitose. Rinite alrgica. Regula o apetite, apresentando na sua utilizao, bons resultados em casos de obesidade crnica. Consegue remover o muco do intestino, podendo ser til em casos de hemorridas. Impede a acumulao de toxinas, depois de comida muito rica. Reumatismo, gota e artrose. Impotncia e frigidez. Afrodisaco. Uso espiritual: Na Inglaterra, queimava-se o Junpero para espantar bruxas e demnios; ainda hoje, usado como essncia purificadora no Tibete. Dizem os msticos que evoca sensaes de amor e paz, d suporte e abre caminhos para o despertar espiritual; ajuda tambm a criar o ambiente propcio ajuda dos Anjos do Karma, sendo um remdio clssico no auxlio da purificao de traumas e aes negativas do passado, de forma a que esses erros no se repitam. - 35 -

Combinaes: Cipreste, Slvia, Lavandim, Bergamota, Olibano, Sndalo. Precaues: O Junpero diludo seguro para uso caseiro. No usar na gravidez, pois pode desencadear o trabalho de parto. No utilizar caso tenha problemas renais.

LEO ESSENCIAL DE LAVANDA


ALFAZEMA outro nome pelo qual este leo conhecido (LAVENDER em ingls). Extrao: O leo extrado das extremidades com flores. cultivado no sul da Europa, e em locais to afastados como a Austrlia e a Bretanha. Mtodo de Extrao: Destilado a vapor para o leo essencial Extrao: por solvente para o absoluto Classe aromateraputica: Calmante Revigorante A lavanda era o purificador favorito para o banho dos antigos Romanos e usado tambm para acelerar as curas. Desde o sculo XVIII que utilizada na fabricao de sabonetes, perfumes e talcos. Aroma Tpico: Herbceo Nota do Aroma: Media Alta Qualidade: Yin Pele: Propriedades rejuvenescedoras e revigoradoras. Promove o crescimento das clulas e equilibra a produo das glndulas sebceas. Ajuda a combater a acne, p de atleta, caspa, eczema e psorase. Muito til em abscessos, furnculos, pstulas, fungos, inchaos, cicatrizes e estrias. Sendo um tnico capilar, ajuda a combater a calvcie. Mente e emoes: Insnias (coloque 1 gota na sua almofada). Ansiedade. til para quem apresenta mudanas bruscas de humor e instabilidade emocional. Tem a capacidade de equilibrar - 36 -

o sistema nervoso central podendo ser benfico para manacos depressivos. Alivia a tenso prmenstrual. Uso fsico geral: Leva benefcios aos problemas do sistema respiratrio, aliviando os brnquios, a febre dos fenos, o catarro, a gripe e a asma. Aliviam as dores musculares, assim como, as dores de cabea. Estimula a produo da blis e ajuda na digesto de gorduras. Consegue baixar a presso arterial e impedir as palpitaes. Uso espiritual: Elimina as energias negativas dos ambientes. No Norte da Europa, a Lavanda era uma das ervas consagradas a Hcate, Deusa do Alm, provavelmente seja a Deusa menos compreendida da mitologia grega. Ela no reina apenas sobre a bruxaria, a morte, mas tambm sobre o nascimento, o renascimento e a renovao. A Lavanda capaz de afastar o mau olhado. Dizem os msticos que tranquiliza os relacionamentos e ajuda no s a regenerar partes do corpo fsico, como tambm, do suprafsico. Combinaes: Bergamota, Cravo, Alecrim, Eucalipto, Patchouli, Slvia, Rosa, Jasmim, Camomila, Citronela, Limo, Pinho. Precaues: O leo essencial de lavanda perfeitamente seguro na utilizao caseira, podendo ser utilizado puro sobre a pele. Quem sofre de presso baixa, pode ficar num estado de sonolncia acentuado. Evitar usar nos primeiros meses de gravidez.

LEO ESSENCIAL DE LARANJA


Sweet Orange o nome em ingls. Extrao: O leo extrado da casca da laranja cultivado na China, Israel, Marrocos, Tunsia, Arglia, Itlia, Frana, Estados Unidos. Mtodo de Extrao: Espremida a frio

- 37 -

Nativa da sia, acredita-se que a rvore da laranja azeda, foi introduzida na Europa em cerca de 1200. A rvore ganhou popularidade na Espanha, sob o domnio mouro, mas como as laranjas eram raras e caras no eram muito usadas na medicina fitoteraputica europia at o final do sculo XVII. Por volta do sculo XVIII eram recomendadas para uma grande quantidade de queixas, que iam da melancolia a problemas cardacos. Aroma Tpico: Ctrico Classe aromateraputica: Sedativo Calmante Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang Pele: Celulite. Dermatites. Mente e Emoes: Leva calma aos estados de ansiedade. Refrescante. Animador. Uso Fsico em geral: Dispepsia, febre, nevralgias, soluos, vmitos, tosse, bronquite, falta de apetite. Clicas intestinais, infeces intestinais, aerofagia (gases no aparelho digestivo que resulta em inchao do estmago, sonolncia e cabea pesada). Obesidade e reteno de lquidos. Uso Espiritual: Purifica os ambientes carregados com a energia de discusses e outras energias desarmonizadoras, elevando as freqncias vibracionais do espao e facilitando a abertura do corao e da conscincia ao amor e alegria. Outros usos: Use o leo essencial de Laranja numa massagem relaxante aps um dia de trabalho, para se recompor energeticamente; uma massagem facial pode ser tambm bastante confortante e refrescante. Muito apreciado pelas crianas. Combinaes: Manjerico, Bergamota, Canela, Cravo, Gernio, Olbano, Limo, Sndalo, Ylang Ylang, Nroli e leos Ctricos. Cuidados: Evitar a exposio da pele luz direta do sol, aps uso.

LEO ESSENCIAL DE LIMO


- 38 -

Lemon o nome em ingls. Extrao: O leo extrado da casca fresca do fruto. cultivado comercialmente em Portugal, ndia, Espanha, Itlia, Israel, Flrida e Califrnia. Mtodo de Extrao: Destilao por prensagem. O limo era utilizado pelos antigos Romanos, para problemas estomacais e para refrescar o hlito, e pela marinha britnica para prevenir o escorbuto. atualmente utilizado para quase tudo, desde a cura para garganta inflamada e resfriados, at a rodela, adicionada com o gelo a um copo de gua efervescente. Classe aromateraputica: Energizante

Aroma Tpico: Ctrico

Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yin Pele: Ajuda a remover as clulas mortas, dando brilho pele. Aclara a pele. Bom para pele e cabelo oleosos. Caspa. Ajuda a amaciar as cicatrizes. Fortalece as unhas. Em verrugas e calos, usar o leo puro diretamente na rea afetada, evitando que se espalhe na zona circundante. Mente e Emoes: Refrescante e calmante. Aumenta o poder de concentrao e o otimismo. Medos em geral. Afasta o cansao e a apatia. Confuso mental. Bons efeitos na tenso prmenstrual. Uso fsico em geral: Pode ser um bom tnico cardaco e circulatrio, podendo baixar a presso arterial. Bom para aliviar a presso das varizes e da arteriosclerose. Estimula a produo de eritrcitos e leuccitos, reduzindo os nveis de anemia e fortalecendo o sistema imunitrio. Melhora a digesto e reduz a acidez estomacal. Ajuda a limpar e a estimular os rins e fgado. Priso de ventre. Obesidade. lceras, gota e artrites. Tosse, constipaes e gripe. Afonia (perda ou diminuio da voz). Reumatismo. Trtaro, amigdalite, halitose e gengivite. Flatulncia (gases). Sinusite. Uso espiritual: usado em rituais de cura para expandir a compaixo e o amor ao mesmo tempo em que restaura a verdadeira f. - 39 -

Outros usos: Bom repelente de insetos. Combinaes: Nroli, Slvia, Bergamota, Citronela, Laranja, Camomila, Eucalipto, Lavanda. Cuidados: Pode causar irritao em peles muito sensveis, nestes casos, usar doses muito pequenas. Evitar a luz direta do sol, aps uso.

LEO ESSENCIAL DE LIMA


Lime o nome em ingls Extrao: O leo extrado da casca da fruta ainda verde. Atualmente as limas so cultivadas pelo seu leo na Flrida, Mxico, Itlia e nas Antilhas. Mtodo de Extrao: Prensagem a frio. As limas, tal como os limes, eram antigamente dadas a comer aos marinheiros britnicos para reduzir o risco do escorbuto. Hoje em dia so usadas como aromatizante de alimentos e bebidas, e fragrncia para produtos de toucador e de higiene masculina. Aroma Tpico: Ctrico Classe aromateraputica: Energizante Tipo de Pele: Oleosa Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang Propriedades: O leo essencial tem cheiro penetrante e doce, a casca de limo, e anti-sptico, antiviral, bactericida, sendo ainda um bom estimulante. Caloroso e tnico, antidepressivo, revigorante mental, desintoxicaste, trabalha o sistema linftico. Adstringente, Condicionador cutneo, desinfetante, inseticida, estimula o apetite. - 40 -

Aes: Em aromaterapia til para pele oleosa, varizes, m circulao, reumtico, artrite, celulite, problemas respiratrios, resfriados, febre e infeces, fadiga mental, estimulante, congesto da vescula, fgado, obesidade, hepatobiliar, timo para loo aps a barba. Combinaes: Bergamota, Cedro, Pinho, Junpero, Gernio, Lavanda, Rosa, Ylang Ylang, Slvia, Citronela, Lavandim, Nroli, Alecrim. Precaues: Usar com moderao o leo essencial de lima pode irritar a pele, em especial se exposta depois ao sol. Guardar em lugar escuro e fresco. Fotossensibilizante.

LEO ESSENCIAL DE MANDARINA

Extrao: O leo extrado das cascas da fruta. cultivada na ndia, Argentina, Brasil, China, Itlia e Espanha. Mtodo de Extrao: Prensagem a frio Classe aromateraputica: Calmante As frutas de mandarina eram presentes tradicionais dados aos mandarins chineses, dai o nome da fruta. Conhecido na Fiana como "o remdio das crianas'' por sua suavidade . Aroma Tpico: Ctrico Floral Tipo de Pele: Madura Envelhecida Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang Propriedades: Antidepressivo, anti-sptico, adstringente, estimulante digestivo e linftico, condicionador cutneo, calmante, encorajador, fortalecedor, diurtico, laxativo suave e sedativo. Pele: Previne estrias - 41 -

Mente e emoes: Revitalizante, ansioltico e antidepressivo. Uso Fsico em geral: Dores estomacais, ansiedade, estresse, constipao, soluos. Para problemas intestinais, insnia, tenso nervosa, reteno de lquidos e obesidade. Combinaes: Manjerico, Bergamota, Slvia, Olibano, Gernio, Grapefruit, Lavanda, Limo, Lima, Nroli, Rosa, Verbena. Precaues: Fotossensibilizante.

LEO ESSENCIAL DE MANJERICO


BASLICO outro nome pelo qual este leo conhecido (BASIL em ingls). Extrao: O leo extrado do manjerico em flor e folhas. E cultivado comercialmente em toda a Europa, Mediterrneo, ilhas do Pacfico, Madagascar e na Amrica. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Energizante Estimulante Em grego "basilikos" significa "real" e cr-se que este leo foi usado para ungir reis. O manjerico foi, durante sculos, considerado um afrodisaco e com participao muito importante na maioria dos rituais. Pensava-se que afastava os espritos malignos e ainda hoje usado no chapu, para repelir insetos nos climas mediterrnicos. Na medicina ayurvdica chamado de Tulsi, consagrada na ndia a Krishna e Vishnu. Diz uma lenda, que o Manjerico cresceu ao redor do tmulo de Cristo aps a sua ressurreio, por isso, ainda hoje usado nas igrejas ortodoxas gregas, para preparar a gua benta. Aroma Tpico: Herbal Apimentado Tipo de Pele: Oleosa Nota do Aroma: Alta - 42 -

Qualidade: Yang Pele: Ao refrescante, purificadora e tnica. Pode ajudar em casos de acne e tem-se revelado til no tratamento da celulite. Mente e emoes: Afasta a tristeza graas ao seu efeito revitalizante e refrescante. Ajuda na fadiga intelectual e aprimora a concentrao e os sentidos. Equilibra os distrbios nervosos. Levanta o nimo em casos de depresso. Uso fsico em Geral: Asma. Problemas de aleitao. Febre dos Fenos; alergias em geral, relacionadas com o stress. Distrbios digestivos. Priso de ventre. Soluos. Purificador dos rins e intestinos. Ajuda a regular a menstruao e a vigorar os msculos cansados atravs da estimulao do fluxo sanguneo. til em casos de gota e artrite, ajudando a baixar o nvel de cido rico no organismo. H sculos que considerado um afrodisaco. Uso espiritual: Na ndia considerada uma planta sagrada que d proteo espiritual e fsica. Alguns msticos usam este leo para purificao, do seu prprio ser e do espao, quando executam exorcismos. Combinaes: Bergamota, Lavanda, Nroli, Verbena, Slvia, Gernio, Pimenta Negra, Manjerona. Precaues: O manjerico potente e pode provocar irritao da pele em algumas pessoas, por isso utiliz-lo sempre com cautela. Evitar durante a gravidez. No utilizar em crianas com menos de 10 anos.

LEO ESSENCIAL DE MANJERONA


ORGANO e MANJERONA SELVAGEM so outros nomes pelos quais este leo conhecido (WILD MARJORAM em ingls). Extrao: O leo extrado das folhas secas e frescas do arbusto. originria da sia, mas atualmente, cultivada em toda a Europa e explorada comercialmente pelo seu leo na Tunsia, Marrocos, Alemanha, Hungria e no Egito. - 43 -

Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Calmante A manjerona era sagrada na ndia e no Egito, e para os gregos era o smbolo do amor eterno. Todas as antigas civilizaes a usavam para disfunes digestivas, nervosas e respiratrias. Conta uma lenda, que Afrodite considerava este leo, como um smbolo de felicidade. A planta de onde este leo extrado era consagrada a Osris no Egito e a Vishnu e Shiva na ndia. Aroma Tpico: Herbceo Nota do Aroma: Media Qualidade: Yang Pele: Bons resultados em contuses, acne e frieiras. Mente e emoes: Alivia a ansiedade, a tenso e os traumas emocionais mais profundos. til para quando necessrio enfrentar um problema. Diminui a hiperatividade. Muito til para as pessoas tmidas que ao se tentarem expressar, no encontram as palavras adequadas, ficando ansiosas e descontroladas. Uso fsico em geral: Pesquisas recentes tm apontado este leo como um eficaz remdio no tratamento do cancro. Tm-se mostrado extremamente eficaz no tratamento de infeces de todos os tipos e processos inflamatrios que incluem furnculos, feridas inflamadas, pneumonia, sinusite, amigdalite, artrites, e tuberculose. Tambm til em casos de amenorria (ausncia de menstruao) e nas dores menstruais. considerado um dos leos mais eficazes na ao antimicrobial e antifngica. Ajuda a limpar o organismo de toxinas. Alivia as dores musculares e pode ajudar a baixar a presso arterial. Tem um efeito reconfortante e calorfico. Uso espiritual: o leo ideal para almas ansiosas e atormentadas que vivem num estado de constante agitao interior e exterior, no encontrando a paz na Terra. Auxilia na criao da vibrao propcia ajuda do Arcanjo Rafael na cura dos conflitos e tormentos interiores, de forma a que a paz e harmonia aflorem com naturalidade. Combinaes: Alecrim, Eucalipto, Lavanda, Bergamota, Cedro, Laranja, Pau Rosa, Camomila, Mandarina, Noz Moscada, Ylang Ylang e Eucalipto.

- 44 -

Precaues: A manjerona segura na utilizao em casa desde que seja bem diluda antes da aplicao. No usar durante a gravidez.

LEO ESSENCIAL DE MIRRA


MYRRH o nome em ingls. Extrao: O leo extrado da resina da planta. cultivado na Somlia, frica e Etipia. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Tonificante Energizante Um dos mais antigos leos conhecidos como fixador para perfume. utilizado como incenso no Japo, Tibet e ndia por monges para atingir um estado meditativo. Antigamente era utilizada como moeda para trocas por sedas e ouro. Quer os Vedas (a mais antiga literatura sagrada do Hindusmo) quer o Alcoro (o livro sagrado do Islamismo, composto por uma coletnea das diversas revelaes divinas recebidas por Mohammed), fazem referncias Mirra para cerimnias religiosas e como agente de cura. A Mirra tambm citada na Bblia e foi um dos presentes dos Reis Magos ao Menino Jesus. Aroma Tpico: Balsmico Tipo de Pele: Seca Madura Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Pele: Pode evitar que uma gangrena se alastre. O seu efeito tranquilizante pode levar alvio a lceras, feridas e pele seca ou gretada. Ajuda em casos de eczema mido, p de atleta e tinha. Rejuvenesce a pele envelhecida e combate as rugas. Mente e emoes: Combate a fraqueza, a apatia e a falta de iniciativa. Exerce um efeito calmante sobre o sistema nervoso, levando paz e tranquilidade ao esprito. - 45 -

Uso fsico em geral: Pode ajudar em casos de reumatismo. Excelente para limpar as vias respiratrias, sendo tambm conhecido como o "removedor de muco" pela sua capacidade de secar o excesso de fluidos. Bom para as infeces virais. Estimula o sistema digestivo, podendo fazer aumentar o apetite. Tnico para o sistema imunolgico. Uso espiritual: um dos leos mais sagrados e usados para purificao de energias negativas. Dizem os msticos que estimula a intuio e purifica a alma, sendo o leo indicado para almas profundamente feridas com experincias traumticas desta ou de vidas passadas, encorajando-as a libertarem-se desses tormentos e a singrarem na vida. Ajuda tambm, a libertar a voz do corao. Outros usos: muito til nas pocas mais frias porque "aquece" o ambiente com o seu cheiro rico. um leo muito consistente e pastoso ser difcil usar o dosador, seja moderado na sua utilizao. Combinaes: Cravo, Olibano, Lavanda, Patchouli, Sndalo Cuidados: Evitar usar durante a gravidez.

LEO ESSENCIAL DE NROLI


Flor de Laranjeira Extrao: O leo extrado das flores da laranjeira, cultivadas no Egito, na Frana, na Itlia, no Marrocos e na Tunsia. Mtodo de Extrao: Extrao: por solvente Classe aromateraputica: Estimulante Balanceador

- 46 -

O Nroli vem da florescncia das laranjeiras, como tem um aroma extico, muito utilizado em perfumaria. Na antiguidade eram feitos buques das pequenas flores para serem dadas as noivas, com o objetivo de amenizar a apreenso do casamento. No momento em que a noiva se retirava da sua festa, lhe era ofertado o ch, que visava acalm-la antes da noite de npcias. Aroma Tpico: Ctrico Floral Tipo de Pele: Sensvel Madura Nota do Aroma: Media para baixa. Qualidade: Yin Uso fsico em geral: Reduz a ansiedade, dores nos nervos, dores de cabea, vertigem. Ele muito recomendado para problemas estomacais e de estresse. Atua em casos de insnia, problemas sexuais, sintomas de menopausa como irritabilidade, clicas intestinais e diarria. Melhora a circulao palpitao e espasmos. Ao Psicolgica: Calmante, relaxante e antidepressivo. Propriedades: Antidepressivo, anti-sptico, antiespasmdico, bacteriana, afrodisaco,

desodorante, digestivo, carminativo, emoliente, fungicida e tnico cardaco. Combinaes: Limo, Laranja, Rosa, Jasmim, Ylang Ylang, Bergamota, Gernio, Lima. Precaues: No usar em demasia.

LEO ESSENCIAL DE OLBANO


INCENSO outro nome pelo qual este leo conhecido (FRANKINCENSE em ingls).

- 47 -

Extrao: O leo extrado da resina-goma da rvore nativa da frica e do Mdio Oriente. A resina atualmente colhida em lugares to remotos como a China, frica, Etipia, ndia, Somlia e depois processada na Europa. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Calmante O Olibano h sculos que muito apreciado, proveniente do alto Egito, hoje Somlia. Era queimado como o incenso original para apaziguar os deuses, podendo ter sido um dos trs presentes dados pelos Reis Magos ao menino Jesus. Foi usado por diversas civilizaes para tratar quase todas as doenas conhecidas. Aroma Tpico: Doce Balsmico Tipo de Pele: Madura Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Pele: Muito bom para pele envelhecida j que possui um efeito tnico e regenerador. Ajuda a melhorar a pele oleosa graas s suas qualidades adstringentes. Contribui para a cura de feridas e contuses. Mente e emoes: Ansiedade. O efeito tnico sobre o sistema nervoso timo para levantar o nimo. Tambm ajuda a diminuir o ritmo respiratrio, exercendo um efeito calmante sobre a mente. Leva segurana a quem perdeu a confiana em si prpria ou est a passar por momentos emocionalmente conturbados. Uso fsico em geral: Efeito poderoso na limpeza dos pulmes e desobstruo das vias respiratrias. Ajuda na falta de flego e melhora a respirao. O seu efeito calmante particularmente til em situaes tensas, como por exemplo, num ataque de asma. Alivia a m digesto. Pode aliviar o desconforto da cistite (inflamao da bexiga). Sendo um tnico para o tero, ajuda a regular o ciclo menstrual. Mastite (inflamao dos seios). Uso espiritual: Ajuda a romper os compromissos emocionais do passado e encoraja o desenvolvimento pessoal e espiritual. Ajuda a criar uma atmosfera propcia meditao, pois libera uma substncia qumica que expande a conscincia. usado por muitas sociedades antigas, - 48 -

para libertar os doentes dos maus espritos e para purificar o corpo e a alma. Dizem os msticos que ajuda a melhorar a comunicao com a Fonte Suprema, oferece-nos as chaves para abrir as Portas do Universo e auxilia nas sadas conscientes do corpo fsico (viagem astral). Combinaes: Sndalo, Gernio, Bergamota, Manjerico, Cedro, Camomila, Canela, Slvia, Gengibre, Lavanda, Mandarina e Rosa. OUTROS USOS: De muito valor no trabalho de parto, devido aos seus efeitos calmantes. OBS.: Houve uma poca que o valor comercial do Incenso era quase igual ao do ouro.

LEO ESSENCIAL DE PALMAROSA


Extrao: O leo extrado da grama fresca ou seca, colhida antes de produzir flores. cultivado no Nepal, Brasil, ndia e Amrica Central Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Calmante Seu uso data de muitos anos, da poca quando ele era embarcado de Bombaim para Constantinopla e Bulgria. O leo de Palmarosa costumava ser chamado de "leo de gernio turco", devido ao aroma de rosa resultante da grande quantidade de geraniol. Ele usado frequentemente para adulterar o leo essencial de rosa. Aroma Tpico: Floral Suave Tipo de Pele: Seca Nota do Aroma: Media Qualidade: Yang

- 49 -

Propriedades: Antibitico, antifngico, antivrus, bactericida, tnico, antiinfeccioso, anti-sptico, vermfugo, digestivo, emoliente, cicatrizante e estimulante. Aes: Cansao fsico, problemas associados a stress, convalescena, anorexia, infeces intestinais, tnico uterino, infeces vaginais. Acne, escaras, regenerao de tecidos, tratamento da pele, eczema, hidratante, infeces de garganta e pulmes. Utilizao Caseira: Banhos para o perodo de TPM e compressas abdominais. Combinaes: Gernio, Grapefruit, Slvia Esclaria, Gengibre, Ylang Ylang, Sndalo, Alecrim, Lavanda, Louro, Laranja, Petitgrain.

LEO ESSENCIAL DE PATCHOULI


PATCHOULI o nome em ingls. Extrao: O leo extrado das folhas secas. cultivada na ndia, China, Indonsia, Malsia e Amrica do Sul. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Estimulante Desde os tempos antigos, o patchouli sempre foi uma planta muito apreciada no Oriente, principalmente para perfumar linhos e roupas. Chegou ao Ocidente no sculo XIX sendo usado para perfumar os chales Paisley, que eram produzidos na cidade escocesa de mesmo nome. Eles eram tecidos artesanalmente nos tons avermelhados e marrons, esses chals se tornariam insgnias de distino entre as mulheres da poca. Ainda largamente aplicado na perfumaria moderna. Nos anos 60, foi usado como smbolo de paz e amor, pelos hippies. Aroma Tpico: Amadeirado Tipo de Pele: Oleosa Manchada

- 50 -

Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Pele: Combate inflamaes e ajuda a curar a pele gretada e seca, as leses cutneas e os ferimentos. Auxilia em casos de acne, p de atleta, infeces causadas por fungos, psorase e caspa. Melhora a pele e cabelos oleosos. Estimula a substituio das clulas cutneas, podendo ajudar na cicatrizao da pele. Ajuda a esticar a pele flcida, sobretudo aps perda de peso. Pode tambm ajudar em casos de celulite e reteno de lquidos. Mente e emoes: Estabiliza e equilibra a mente. Aumenta a clareza e objetividade. De grande utilidade em estados depressivos, frigidez, ansiedade e outros casos associados ao stress. Medos em geral. Falta de concentrao. Confuso mental. Uso fsico em geral: Diminui o apetite. Obesidade. Alivia a diarria. Anti-transpirante e desodorizante natural. Halitose. Tem o poder de equilibrar a libido (energia sexual). Afrodisaco. Uso espiritual: Afasta o mal e a negatividade, proporcionando paz de esprito. Ajuda a restaurar a harmonia e o amor nas relaes afetivas desarmonizadas devido a fatores desconhecidos; facilita tambm as separaes amigveis. usado tambm para auxiliar o despertar da kundalini. Combinaes: Vetiver, Sndalo, Cedro, Gernio, Cravo, Lavanda, Rosa, Nroli, Bergamota, Mirra, Slvia, Olibano. OUTROS USOS: Antdoto contra as picadas de insetos e cobras.

LEO ESSENCIAL DE ROSAS

- 51 -

ROSA DAMASCENA a rainha das flores est em voga desde o antigo Egito. Para se produzir um quilo de leo essencial de rosas so necessrias quase quatro toneladas de ptalas. o leo Essencial que auxilia a cura de traumas e apia a construo ou restaurao da confiana. A influncia de seu aroma abre o corao e libera estados de raiva, medo, ansiedade, sofrimento de perda, tristeza, mgoa, ressentimento, fria e desespero. A compassiva Rosa cura as feridas emocionais enterradas no subconsciente, aquelas que podem ter sido geradas por condies de rejeio, traio, abandono, maus tratos, abusos fsicos, emocionais e perdas. Extrao: O leo extrado das ptalas frescas das rosas cultivadas principalmente na Frana, Marrocos, Turquia, Bulgria, China e ndia, mas crescem em todo o mundo. Mtodo de Extrao: Destilao por solvente e por enfloragem. Classe aromateraputica: Calmante Refrescante Diz uma lenda que o leo de rosa foi descoberto durante uma festa de casamento da princesa mongol Noor Jehan. A gua de rosa, despejada no riacho que circundava o jardim, dispersou-se com o calor do sol, e os noivos apanharam as gotas do leo aromtico. Desde a antiguidade, a virtude reparadora do leo de rosa tem sido celebradas, mas seu perfume maravilhoso no pode ser reproduzido sinteticamente, pois tem cerca de 300 constituintes e nem todos so conhecidos. H muito tempo as rosas so associadas Vnus, a deusa romana do amor e da beleza, Avicena, o filsofo e mdico rabe do sculo X, disse que o leo de rosa melhora a fora da mente e a agiliza.

- 52 -

Para o uso teraputico melhor usar o leo extrado por destilao a frio ou a quente, o leo extrado por solvente menos puro. Aroma Tpico: Floral Tipo de Pele: Todas Nota do Aroma: Media (leo supremo de ligao) Qualidade: Yin Propriedades: O leo essencial tem um aroma to doce como a flor. Ambos so muito apreciados e tm um efeito instantaneamente estimulante e positivo. Antiinfeccioso, anti-sptico, adstringente, tnico, estimulante, afrodisaco, emoliente, acne, doena de Alzenheimer, bactericida e antiviral. Pele: Use em massagens para revigorar e acalmar a pele. Uma compressa de gua de rosas pode desfazer sinais de estresse no rosto ao aliviar dores de cabea, tenso e inflamao nos olhos. Emoes e mente: Em aromaterapia, usada para a tenso, depresso, dor de cabea ou insnia. Em 1969, um estudo blgaro revelou que o leo de rosa melhora a ateno e leva a bons sonhos. Uso fsico em geral: A rosa excelente para a pele. Em especial para pele com rugas, rachadas, ressequidas, madura, estimulante circulatrio, cirrose, resfriados, infertilidade, perda de cabelos, menopausa, distrofia muscular, sinusite, Esterilidade, problemas de reproduo femininos, depresso, ansiedade, dor de cabea, tenso nervosa, circulao, tratamento de pele, crise emocional, escaras, tnico geral. Na Bulgria e na China, usado como tnico para o fgado, alivia ressacas. Combinaes: Jasmim, Nroli, Gernio, Sndalo, Palmarosa, Gengibre, Ylang Ylang, Patchouli, Limo Tahiti, Cardamomo, Cravo, Mandarina, Vetiver. Precaues: O leo essencial de rosas perfeitamente seguro para o uso em casa, desde que diludo antes da aplicao. Evitar utilizar durante os primeiros 4 meses de gravidez.

- 53 -

LEO ESSENCIAL DE SLVIA ESCLARIA


CLARY SAGE o nome em ingls. Extrao: O leo extrado das florescncias da erva perene. cultivada pelo seu leo em Marrocos, Inglaterra, Frana e por todo o Mediterrneo. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Suavizante Balanceador emocional Cultive essa linda erva em seu jardim, ela d um forte aroma doce que algumas pessoas acham sufocante. Os antigos gregos e romanos acreditavam que assegurava uma vida longa. "Slvia" tem origem na forma latina "salveo" que significa "salvar", o que reflete a fama que esta planta tem de curar tudo. No Antigo Egito, era usado para tratar a infertilidade. Em tempos, usou-se a Slvia Esclaria na composio dos vinhos alemes para torn-los mais inebriantes. Aroma Tpico: Herbceo Canforoso Tipo de Pele: Normal Oleosa Nota do Aroma: Alta Media Qualidade: Yang Pele: Regula a produo sebcea, a oleosidade do cabelo e a caspa. Porque tem propriedades regenerativas, estimula o crescimento de cabelos novos. Mente e emoes: um antidepressivo natural, muito benfico em estados de grande ansiedade ou situaes de grande tenso. Uso fsico em geral: Muito til na sndrome pr-menstrual, na menstruao dolorosa e em casos onde ocorra corrimento vaginal. Equilibra o sistema endcrino. De grande valia na menopausa. til nas infeces do aparelho respiratrio, para problemas digestivos e flatulncia. Ajuda a aliviar as dores de cabea e enxaquecas, porm, em aplicaes exageradas, pode ter um efeito contrrio. Frigidez ou apatia sexual.

- 54 -

Uso espiritual: um excelente leo para aqueles que acham difcil, ou tm medo da abertura aos reinos celestiais e outras dimenses da existncia, ajudando-os a lidar com os conflitos interiores que criaram as suas limitaes ou medos. Outros usos: Provoca sonhos "vivos" e estimula a clareza na recordao dos mesmos. Combinaes: Petitgrain, Lemongrass, Rosa,Cedro, Limo, Laranja, Lavanda, Lavandim, Bergamota, Lima, Gernio Cuidados: Evite usar durante a gravidez. Por ser um leo muito sedativo, pode dificultar o estado de ateno geral e provocar sonolncia.

LEO ESSENCIAL DE SNDALO


SANDALWOOD o nome em ingls. Na medicina chinesa usado para dores de estmago, vmitos, gonorria e afeces da pele. Na medicina ayurvdica usado para infeces urinrias e respiratrias. Na medicina tibetana, usa-se para combater as insnias e a ansiedade. O sndalo h muito que constitui um ingrediente favorito em perfumaria. Os antigos egpcios, chineses e indianos usavam-no como incenso e para embalsamar. A ioga swahra o recomenda para a unio dos sentidos. A ioga tntrica o recomenda para despertar a energia sexual. Aroma Tpico: Amadeirado Tipo de Pele: Todos os tipos Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Pele: Inflamaes, eczemas e acne. Suaviza a pele seca e envelhecida. Ajuda a combater a caspa. Mente e emoes: Estados depressivos, medos e insnias. Calmante. Ajuda a finalizar obsesses. - 55 -

Uso fsico em geral: Cistite (inflamao da bexiga; diluir e massagear sobre os rins) e uretrite (inflamao da uretra). Infeces e dores de garganta. Estimula o sistema imunitrio. Porque produz um ingrediente semelhante a androsterona (um hormnio masculino segregada nas axilas, como sinal sexual), um afrodisaco que pode curar a ansiedade que leva impotncia ou frigidez. Uso espiritual: Ajuda a cortar laos com o passado e com o futuro (libertando ressentimentos, raivas, medos, sentimentos de culpa e preocupaes), trazendo as pessoas para o momento presente, por isso, usado h mais de 4000 anos como auxiliar da meditao e como "libertador da alma". A filosofia tntrica recomenda este leo para despertar a kundalini. Os japoneses queimam-no nas cerimnias xintostas e nos templos budistas. Nos pases muulmanos queimado junto aos ps dos mortos para que as suas almas cheguem ao paraso mais rapidamente. Os Hindus usam este leo para se purificarem dos pecados, no ltimo dia do ano. Combinaes: Rosa, Cravo, Gernio, Pimenta Negra, Vetiver, Mirra, Jasmim, Patchouli, Olibano, Bergamota, Pau Rosa, Limo Tahiti, Lavanda. OBS.: Excelente fixador de Perfumes. CUIDADOS: O aroma de um perfume feito com este leo pode permanecer nas roupas mesmo depois de lavadas.

LEO ESSENCIAL DE TEA TREE


MELALEUCA e RVORE DO CH so outros nomes pelos quais este leo conhecido (TEA TREE em ingls). Extrao: Originria da Austrlia o leo e feito a partir das folhas e ramos, com destilao a vapor. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Energizante Tonificante. - 56 -

Batizada "arvore do ch" pela tripulao do Capito Cook, que servia suas folhas escuras como substituto do ch. A melaleuca australiana era aproveitada pelos aborgines pelas suas espantosas propriedades curativas chamado de "primeiros socorros em garrafa, usavam emplastos feitos com as folhas de tea tree em feridas e cortes, queimavam as folhas para aliviar a congesto. O leo uma das ferramentas mais poderosas da aromaterapia contra bactrias, fungos e vrus. Aroma Tpico: Canforado Tipo de Pele: Oleosa Manchada Nota do Aroma: Alta Qualidade: Yang Pele: Anti-sptico. Elimina cicatrizes da varicela e herpes. Bom para pele gretada e spera. til em casos de acne, queimaduras, bolhas, frieiras, p de atleta, queimaduras solares, picadas de insetos, varizes, verrugas e caspa. Limitar o uso, zona afetada, evitando a rea circundante. Mente e emoes: Refrescante e revitalizante, sobretudo aps um choque emocional. Uso fsico em geral: Est a ser testado contra o vrus da SIDA. Fortalece o sistema imunitrio. Gripe e catarro. Tosse convulsa, tuberculose, asma, bronquite e sinusite. Candidase (infeco vaginal). Alivia a comicho e os sintomas da cistite (inflamao da bexiga). Protege contra as cicatrizes provocadas pela radioterapia. Piorria e gengivite. Pode ajudar a expulsar os parasitas intestinais. Uso espiritual: Dizem os msticos que ajuda a desbloquear os chakras superiores (garganta, frontal e coronrio) revelando ao indivduo o seu potencial divino. Combinaes: Canela, Cravo, Cipreste, Eucalipto, Gengibre, Lavanda, Lavandim, Slvia, Alecrim, Gernio, Manjerona, Noz Moscada, Pinho Ylang Ylang. OUTROS USOS: Uma massagem com este leo pode ajudar a preparar o corpo para uma cirurgia. Pediculose (infestao por piolhos). No precisa ser diludo, sendo um dos nicos que podem ser utilizados puros sobre a pele, porem pode causar irritao para alguns tipos de pele.

- 57 -

LEO ESSENCIAL DE TOMILHO


THYMUS em Ingls Extrao: O leo extrado das folhas secas e frescas e da florescncia da planta perene. cultivado pelo seu leo na Espanha, Marrocos, Frana, Egito, Arglia, Israel e Grcia. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Estimulante Energizante Os antigos Egpcios usavam o tomilho para embalsamar. Os gregos e romanos para fins medicinais. Diz-se que estaria misturado no feno do bero de Jesus e que, costurado na roupa dos cavaleiros, lhes mantinha a bravura em combate. Aroma Tpico: Apimentado Tipo de Pele: Manchada Nota do Aroma: Media Qualidade: Yang Propriedades: O leo essencial contm timol (poderoso anti-sptico) e tem penetrante aroma. um bom estimulante, expectorante e repelente de insetos. Antibitico, analgsico, balsmico, antiinfeccioso, antivrus, tnico, rubefasciente, diurtico, emenagogo, vermfugo, antiveneno, antiputrescente, antiespasmdico, antifungo, imuno-estimulante, energizante, inspirador, refrescante, bactericida, antiparasitas. Aes: Em aromaterapia, muito til para a tenso, fadiga, ansiedade, dor de cabea, irritao cutneo, resfriados e dores reumticas. detestado pela maioria dos insetos voadores. Todas as infeces, inclusive as virais, congesto da mucosa, dores musculares, artrite, obesidade, bronquite, tosse, debilidade geral, circulao deficiente, gota, cansao fsico, infeco da garganta, debilidade muscular, anorexia, acne, infeco da gengiva, aftas e sapinhos, verrugas, mordidas de - 58 -

animais, arteriosclerose, p de atleta, celulite, estimulante circulatrio. Resfriados, cistite, caspas, desinfetante, diurtico, fibrose, imuno-estimulante, influenza, repelente, laringite, osteoporose, menopausa, aumenta presso sangunea, seborria, sinusite, Combinaes: Bergamota, Limo, Manjerona, Pinho, Lavanda, Alecrim, Lavandim. Precaues: O tomilho seguro para uso caseiro, se diludo antes da aplicao e usado moderadamente. Contudo, no usar durante a gravidez. O tomilho vermelho txico e nunca se deve usar.

LEO ESSENCIAL DE VERBENA


Extrao: O leo extrado dos ramos. cultivada no sul da Frana, Espanha e na frica do norte. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Estimulante Na Idade Mdia, dizia-se que as bruxas utilizavam a verbena em suas poes de amor e como afrodisaco. A espcie cidrada produz um leo muito especial, que acrescenta um aroma principal, fresco e ctrico, a qualquer mistura. Suas folhas eram muito usadas para chs, principalmente na Europa, refrescante e revigorante, auxiliava nas funes hepticas aps ressacas. As folhas da verbena so utilizadas em pout pourri, se feitos, conjuntamente com cravo, canela, lavanda e tomilho, combatem os germes da casa. Aroma Tpico: Ctrico Tipo de Pele: Oleosa Nota do Aroma: Media Qualidade: Yin

- 59 -

Propriedades: Estimulante do fgado e da digesto, sistema neurovegetativo. antisptico, carminativo, antiespasmdico, refrescante, estimulante, desintoxicante, hepatobiliar e

estomquico. Ele tambm antiinflamatrio e estimulante do apetite. Aes: O leo essencial de verbena muito utilizado para tratar o sistema nervoso e, em depresso, ansiedade, insnia e estresse. Combate espamos estomacais, nuseas, indigestes, flatulncia, bronquite, congesto nasal e asma. Na medicina aromtica utilizado como complemento do tratamento de malria, esclerose mltipla e alcoolismo. Aes Psicolgicas: Sedativo, Calmante e Antidepressivo. Combinaes: Manjerico, Bergamota, Camomila, Gernio, Nroli, Rosa, Alecrim, Lavanda, Mandarina, Tangerina, Laranja. Precaues: Foto-sensibilizante, cuidados ao utilizar e se expor ao sol.

LEO ESSENCIAL DE VETIVER


VETIVER o nome em ingls. Extrao: O leo extrado das razes da planta. produzida no Haiti, ndia, Indonsia, Japo, Amrica do Norte, Filipinas. Mtodo de Extrao: Destilao a vapor Classe aromateraputica: Balanceador Na ndia e no Sri Lanka conhecido por "leo da Tranqilidade" porque ajuda a pr termo aos pensamentos impertinentes e persistentes que assolam a mente. Na medicina ayurvdica usado para insolaes, febres e dores de cabea. Aroma Tpico: Ctrico Amadeirado - 60 -

Tipo de Pele: Sensvel Madura Nota do Aroma: Baixa Qualidade: Yang Pele: til em casos de acne, pele oleosa ou seca, cortes e feridas. Mente e emoes: Equilibra o sistema nervoso central e pode ser til para quem deseja diminuir a sua dependncia de tranqilizantes. Ajuda em casos de exausto mental, insnias, estados depressivos e ansiedade. Uso fsico em geral: Fortalece os glbulos vermelhos e facilita o transporte do oxignio no organismo. Ajuda a amenizar o reumatismo, artrites, dores musculares, as cimbras e a rigidez. Tnico do sistema reprodutor. Uso espiritual: Muito til na cura de medos com origem espiritual e para quem se sente desenraizado; o aroma intenso do Vetiver auxilia na ligao aos Anjos da Terra que transmitem fora e coragem para enfrentar e ultrapassar as adversidades da vida. Outros usos: Repelente de insetos. Combinaes: Olbano, Gernio, Jasmim, Lavanda, Rosa, Sndalo, Ylang Ylang, Patchouli, Slvia, Cedro, Camomila, Gengibre, Junpero, Lemongrass, Baunilha. Cuidados: Por ter um grande poder sedativo, evitar usar antes de ir conduzir.

LEO ESSENCIAL DE YLANG YLANG


CANANGA e ILANGUE-ILANGUE so outros nomes pelos quais este leo conhecido (YLANGYLANG COMPLETE em ingls). Extrao: O leo extrado das flores. rvore alta com flores extica amarelas na copa. originria do Madagascar.

- 61 -

Mtodo de Extrao: Destilao a vapor. Classe aromateraputica: Relaxante. Ylang-Ylang significa "Flor das Flores". Nos tempos vitorianos, este leo era usado no leo de maccer, um leo de tratamento para o cabelo pra lhe dar brilho. usado por povos indgenas nos trpicos com o mesmo fim. As flores so usadas nos seus casamentos, espalhadas na cama nupcial, sem dvida devido as suas propriedades afrodisacas. O seu aroma estimulante e doce. Aroma Tpico: Doce almiscarado, suave, frutal. Nota do Aroma: Media Qualidade: Yin Planeta: Vnus Pele: Normaliza a produo sebcea, sendo bom quer para a pele oleosa como para a seca. Pode estimular o crescimento do cabelo se for usado como tnico capilar. Mente e emoes: Muito til nos estados de falta de autoconfiana. Regula a produo de adrenalina. Diminui a ira e a frustrao. Equilibra o sistema nervoso central. Uso fsico em geral: Famoso pelas suas capacidades afrodisacas sendo por conseqncia til nos casos de impotncia e frigidez. Hipotensor, pode diminuir a hiperpnia e a taquicardia. Uso espiritual: Ajuda a desbloquear as questes sem resposta e as energias da inveja, culpa, raiva e outras emoes negativas que nos impedem de seguir o caminho do corao. Auxilia tambm na cura das feridas do corao que estejam a impedir o florescimento de relaes harmoniosas, no s com os outros, mas tambm, com o prprio indivduo. Combinaes: Bergamota, Limo, Sndalo, Patchouli, Laranja e Tangerina. CUIDADOS: O uso exagerado pode provocar dores de cabea e nuseas.

Resumo e Dicas de Tratamento com leos Essenciais: Aliviar o Estresse


- 62 -

** No usar em caso de Asma Problema Insnia Inclui dificuldade de dormir, permanecer dormindo ou relaxar a tenso do dia. Fadiga Mental ou Exausto Nervosa Quando a mente est exausta aps longos perodos de concentrao Falta de Auto Confiana Inclui nervosismo, ansiedade e necessidade de corfirmao. Depresso e Letargia Inclui falta de energia, vitalidade e sentimentos positivos, falta de esperana, melancolia e desinteresse. Estresse Inclui tenso, ansiedade e incapacidade para distender-se provocada por grandes demandas de energia fsica e mental Jet-Lag Quando corpo e mente precisam ser relaxados para dormir, ou precisam estar em alerta para minimizar os efeitos da viagem leos Essenciais teis Camomila, Lavanda, Manjerona, Nroli, Laranja e Petitgrain Slvia Esclareia, Tangerina, Hortel-Pimenta e Alecrim Efeitos Gerais dos leos Sedativos, calmantes, leos que aliviam tenso para ajudar o relaxamento. leos revigorantes que ajudam a despertar o corpo, estimulam a mente e ajudam na concentrao Vaporizao ** leos estimulantes, refrescantes e exticos que melhoram a autoconfiana e acalmam os nervos leos com deliciosos aromas que erguem o esprito, aumentam a sensao de bem estar e ajudam a animar corpo e mente quando h falta de energia leos amaciantes com efeitos calmantes, sedativos que ajudam a relaxar a mente.

Bergamota, Camomila, Slvia Esclareia, Jasmim, Laranja, Rosa e Sndalo Bergamota, Slvia Esclareia, Gernio, Jasmim, Lavanda, laranja, Rosa e Sndalo

Camomila, Olibano, Junpero, Lavanda, Manjerona, Nroli, Laranja, Petitgrain e Sndalo

Calmantes: Slvia, Gernio, Lavanda, Petitgrain e Rosa Estimulante: Bergamota, Laranja, Hortel Pimenta e Alecrim.

leos com aromas conhecidos que ajudam a regular o sono; ou leos estimulantes que ajudam a manter o corpo desperto e mente estimulada.

Aliviar Tenses
Problema Dor nas Costas Inclui rigidez e dor na regio lombar, ombros e pescoo Dor de Cabea Inclui dores de cabea por tenso, enxaquecas e nevralgias. Cimbra na Perna Dor aguda espasmdica nos msculos, resultante de esforo ou exerccio exagerado Dores Musculares Resultantes de uso exagerado dos msculos Entorses, Distenses e Juntas Inchadas Resultante de msculos torcidos, estirados ou muito usados, ou artrite e leos Essenciais teis Camomila, Junpero, Lavanda, Laranja e Alecrim Camomila, Gernio, Lavanda, Manjerona, Hortel Pimenta, Rosa e Alecrim Slvia, Cipreste, Junpero, Lavanda e Manjerona Efeitos Gerais dos leos leos antiinflamatrios e aquecedores que ajudam a relaxar msculos doloridos leos com perfumes frescos que ajudam a aliviar a tenso. leos penetrantes e antiespasmdicos que relaxam os msculos. leos analgsicos e aquecedores que relaxam os msculos, aliviam dores e acalmam a rea. leos calmantes com ao antiinflamatria.

Eucalipto, Camomila, Junpero, Canela, Lavanda, manjerona e Alecrim Camomila, Cipreste, Olbano, Junpero, Lavanda, Manjerona e Alecrim.

- 63 -

reumatismo Exerccios de Aquecimento Para relaxar os msculos para o exerccio Exerccios aps um Esforo Para relaxar msculos que ficam tensos ou doloridos aps exerccio, devido a produo de resduo.

Manjerona e Alecrim

Eucalipto, Canela, Camomila, Junpero, Manjerona

leos que mantem os msculos macios, relaxam e acalmam os nervos leos que combatem dores musculares e ajudam no relaxamento.

Infeces e Primeiros Socorros


** No usar em caso de Asma Problema Tosses e Resfriados Incluem calafrios, congesto nasal, nariz escorrendo e garganta irritada com inflamao Dor de Garganta Inclui secura, irritao, inflamao, rouquido e dificuldades para engolir Catarro e Sinusite Inclui inflamao na mucosa, congesto e dor. Infeces no Peito Inclui bronquite e outros problemas respiratrios Corte pequenos e machucados inclui arranhes, cortes, abscessos e furnculos Pequenas Queimaduras Inclui queimadura por calor, frico ou escaldadura Picadas de Insetos Mosquitos, Pulgas, Aranhas, Vespa e Abelhas leos Essenciais teis Bergamota, Cipreste, Eucalipto, Lavanda, Manjerona, Hortel Pimenta, Alecrim, Sndalo, Tomilho e Tea Tree Slvia, Cipreste, Lavanda, Hortel Pimenta, Sndalo, Tomilho e Tea Tree Efeitos Gerais dos leos leos com propriedades anti spticas e antibactericida que ajudam a limpar e descongestionar, melhoram a respirao Inalao ** leos amaciantes e antispticos que combatem a infeco e previnem o desenvolvimento de uma laringite Compressa Quente leos estimulantes, calmantes que aliviam a congesto nasal e o mal estar Inalao ** leos refrescantes que ajudam a limpar o peito e melhoram a respirao Inalao e Banho** leos antispticos que previnem infeces e aliviam a dor Compressa Fria leos calmantes, antispticos que diminuem a dor e previnem a infeco Compressa Fria leos calmantes que aliviam a coceira e o ardor enquanto o inchao diminui Compressa Fria

Eucalipto, Olibano, Lavanda, Hortel Pimenta, Alecrim, Pinho, Tomilho e Tea Tree Cipreste, Eucalipto, Olibano, Lavanda, Manjerona, Hortel pimenta, Tea Tree e Tomilho Bergamota, Lavanda, Gernio, Camomila e Tea Tree Gernio, Camomila, Lavanda e Tea Tree

Camomila, lavanda e Tea Tree

Aliviar Problemas Digestivos


** No usar em caso de Asma Problema leos Essenciais teis Efeitos Gerais dos leos - 64 -

Indigesto Azia, dor abdominal, flatulncia e digesto difcil Constipao Estufamento, cimbra, evacuao irregular ou difcil e mal estar. Clon Irritvel Cimbras abdominais, flatulncias e estufamento. Ressaca Nuseas, dor no corpo e dor de cabea Nuseas Vontade de vomitar, enjo de viagens e perda de apetite

Junipero, Lavanda, Laranja, Hortel Pimenta e camomila Manjerona, Laranja e Alecrim

Camomila, Lavanda, Manjerona, Nroli e Hortel Pimenta Jasmim, Junipero, Lavanda, Hortel Pimenta, Rosa e Alecrim Lavanda, Laranja, Hortel Pimenta e Petitgrain

leo antiespasmdico e digestivo Massagem abdominal ou Inalao leos estimulantes que incentivam a digesto Massagem abdominal leos calmantes e relaxantes Massagem abdominal ao redor do umbigo leos refrescantes e calmantes Massagem Crnio Facial leos refrescantes e relaxantes que ajudam a acalmar mente e estomago Inalao**

Melhorar a Sade da Mulher


** Sempre procure orientao mdica. Problema Cistite Ardncia, queimao e a necessidade de urinar frequentemente TPM e Clicas Menstruais Inclui inchao, Depresso, Fadiga, Irritao e Clicas leos Essenciais teis Bergamota, Gernio, Junipero, Lavanda e Tea Tree Efeitos Gerais dos leos leos que aliviam o desconforto Massagem e banho de assento ** Slvia, Gernio, Jasmim, Massagem nas costas e Manjerona, Camomila, Rosa e abdome ou no corpo inteiro Tomilho para relaxamento total Massagem e compressas quentes ** Gernio, Junipero, Lavanda e leos antispticos e Tea Tree antifngicos que ajudam a aliviar os sintomas Massagem e banho de assento ** Slvia e Lavanda leos que melhoram a autoconfiana, relaxam, acalma e estimulam contraes aliviando a dor Massagem suave na regio lombar e cintura, ps e tornozelos para acalmar ** Bergamota, Nroli, Camomila e leos que levantam o animo e Rosa reduzem o estresse Massagem corpo inteiro nfase nas costas ** Slvia, Olbano, Rosa, Gernio, leos de perfume quente e Camomila e Sndalo feminino, amaciam a pele, equilibram o humor e abrandam os calores Massagem corpo inteiro e rosto, banho - 65 -

Infeco Vaginal Corrimento e/ ou coceira, irritao e mal estar

Parto Dores e Ansiedade

Depresso Ps-Parto Fadiga e exausto fsica, falta de energia e melancolia Sintomas da Menopausa Irritao, Insnia, Depresso, Comiches e Calores

Celulite e Estriais reas enrugadas e granulosas dos quadris, coxas ou braos, gordura localizada por perda ou ganho de peso (adolescncia e gravidez)

Celulite: Cipreste, Gernio, Junipero e Tangerina; Estriais: Olibano, Gernio, Tangerina e Nroli.

leos revigorantes e estimulantes da circulao e reduzem a reteno de liquidos em reas com celulite, leos suaves penetram na pele e reduzem as estrias. Massagem com amassamento e Banho

Tratamento da Pele e dos Cabelos


** Sempre procure orientao mdica. Problema Acne Pele irritada, inflamada e com espinhas, geralmente acompanhada de estresse. Herpes Simples Bolhas na boca ou perto dela que ardem e latejam Eczema e Psorase Manchas vermelhas e escamosas na pele, acompanhadas de coceira e desconforto Caspa Inclui couro cabeludo seco, com coceira e escamando leos Essenciais teis Bergamota, Camomila, Gernio, Junipero, Lavanda, Petitgrain, Tea Tree e Tomilho. Bergamota, Camomila, Tea Tree e Tomilho Efeitos Gerais dos leos leos anti-spticos que reduzem a inflamao Mscara facial leos ativirticos que diminuem o inchao e curam Aplicao local com leo carreador leos calmantes e antiinflamatrios que aliviam a coceira e o desconforto e curam Banho ** leos para limpeza e antispticos que melhora, a condio do couro cabeludo Massagem no couro cabeludo e adicionar 5 gotas ao xampu. leos suavizantes e adstringentes que aliviam a inflamao Compressas e banhos frios nos ps ** leos suavizantes que melhoram a textura e do brilho Massagem com leo essencial e leo carreador quente no couro cabeludo e nas pontas leos antispticos que livram o couro cabeludo das lndeas e piolhos e aliviam a irritao 10 gotas do O.E com 10 ml de leo de jojoba, massagear o couro cabeludo

Cipreste, Olibano, Gernio, Junipero, Lavanda e Camomila

Cipreste, Junipero, Lavanda e Alecrim

Varizes Veias disformemente dilatadas que podem elevar-se na pele e vir acompanhadas de do e desconforto Cabelos Secos Cabelos quebradios sem vida e com pontas duplas

Cipreste, Gernio e laranja

Camomila, jasmim, Alecrim e Sndalo

Piolhos Coceira intensa resultante da infestao

Gernio, Lavanda, Limo, Alecrim, Tea Tree e Tomilho

- 66 -

AROMATERAPIA E OS CHAKRAS

Os leos essenciais podem ajudar a curar o bloqueio ou congestionamento no Chakras. Alguns dos leos que norteiam a equilibrar Chakras variam de acordo com diversos Chakras. 1. leos Chakra Raiz: Localizado perto do osso da cauda, o Chakra Raiz sobre a compreenso de todos os nossos eus mais profundos. Vetiver, Patchouli, Pimenta Negra. Quando se aplica diretamente, influencia o seu senso de segurana e melhora a produtividade sinais de positivo. 2. Chakra Sacral leos: Chakra Sacral tambm a sede do desejo sexual. leos voc pode usar para os Chakras so - bergamota, cardamomo, Neroli, Slvia Esclaria, Sndalo, Ylang Ylang, Rosa e outros. Os problemas sexuais, a dependncia emocional e infidelidade - todos podem ocorrer devido ao desequilbrio no Chakra Sacral. 3. Chakra do Plexo Solar leos: Localizado acima do umbigo, este Chakra pode ser curado por pimenta preta, cravo, canela, mandarim, coentro, cipreste, gengibre, pimenta, sndalo, Hortel, Vetiver, Ylang Ylang e Gernio. 4. Chakra do Corao leos: Sede do amor, este Chakra precisa ser mimado com Bergamota, cipreste, limo, lavanda, jasmim, rosa, laranja, Sndalo, Tangerina, Melissa, Neroli e outros para funcionar em equilbrio. 5. Chakra da Garganta leos: manjerico, bergamota, camomila, cipreste, hortel e pimenta so os leos para este Chakra. Os leos podem melhorar as habilidades de comunicao e torn-lo um ouvinte paciente. 6. Chakra do Terceiro Olho leos: Jasmim, Alecrim e Olbano so alguns dos leos usados para este Chakra. - 67 -

7. Chakra da Coroa leos: Chakra da Coroa, a coroa de todo o seu self, pode ser equilibrado com Cedro, jasmim, alfazema, mirra, Neroli, Sndalo, Spikenard, Vetiver e Rose. Aplicao de leos: Mix seus leos essenciais com leos carreadores e aplicar diretamente sobre a regio do Chakra. Para o Chakra Raiz, voc pode aplicar a mistura ou a seus ps ou em sua parte inferior das costas. No aplicar sobre os rgos genitais ou membranas mucosas ou cortes / feridas. Aplicao de leos, juntamente com orientao positiva ou msica Chakra pode ajudar a curar e equilibrar seu Chakras de uma forma muito eficaz

BIBLIOGRAFIA
1. Price, Shirlei. Guia Prtico da Aromaterapia. So Paulo. Siciliano. 1989. 2. Maxwell-Hudson, Clare. Aromaterapia e Massagem. So Paulo. Ed. Vitria Rgia. 1994 3. Harding, Jennie. Segredos da Aromaterapia. Portugal. Ed. Taschen. 2005. 4. www.bysamia.com.br 5. www.portais..org. 6. Manual Tcnico de Aromaterapia e Aplicao de leos Essenciais - WNF 7. Gravuras retiradas www.google/imagem 8. Apostila do Curso Tcnico em Terapias Naturais, da escola Ponto de Luz. Porto Alegre. 200 9. 9. www.terapias.wordpess.com. 10. Damiani, Maria Helena. Chakraterapia. Ed. Hrcules. Porto Alegre. 2002

- 68 -

Anda mungkin juga menyukai