Anda di halaman 1dari 20

119o EXAME DE ORDEM PROVA 1 Fase - Verso 1

DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Medida provisria que altere a legislao que regulamenta a interceptao das comunicaes telefnicas e que no seja convertida em lei (A) no poder ser reeditada, porque os direitos individuais no podem ser disciplinados por medida provisria. (B) nunca poder ser reeditada, por determinao expressa do atual regime constitucional das medidas provisrias. (C) somente poder ser reeditada na sesso legislativa sub-seqente. (D) poder ser reeditada na mesma sesso legislativa, desde que no tenha sido rejeitada expressamente pelo Congresso Nacional. 02. A Cmara Municipal que utilizar mais de 70% de sua receita com folha de pagamento dar ensejo (A) interveno do Estado-membro no Municpio. (B) responsabilizao do Presidente da Cmara Municipal pela prtica de crime de responsabilidade. (C) responsabilizao dos Vereadores pela prtica de improbidade administrativa. (D) obstruo do repasse de receitas da Unio para o Municpio. 03. A norma constitucional cuja aplicao dependa de regulamentao por norma infraconstitucional considerada de eficcia (A) contida. (B) limitada. (C) plena. (D) concorrente. 04. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia: (A) o Presidente do Senado Federal, o da Cmara dos Deputados e o Ministro-Chefe do Estado Maior das Foras Armadas. (B) o Presidente do Senado, o da Cmara e o do Supremo Tribunal Federal. (C) o Presidente do Supremo, o do Senado e o da Cmara. (D) o Presidente da Cmara, o do Senado e do STF. 05. A Constituio Federal assegura expressamente, em seu artigo 5: I. o direito de herana; II. a impenhorabilidade do bem de famlia; III. ao preso, o direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial.

Pode-se afirmar que esto corretos os itens (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) I, II e III. 06. Tem o Tribunal de Contas da Unio competncia para punir particulares? (A) Sim, em casos de prestao de contas em que venha a concorrer para a prtica de atos danosos ao errio. (B) No, porque a relao jurdica que se impe entre a Unio e um particular sempre de direito privado, e no de direito pblico. (C) Sim, desde que ajuze ao civil indenizatria. (D) No, porque o TCU s tem tutela hierrquica sobre os servidores pblicos. 07. Caracteriza-se como controle difuso de constitucionalidade (A) a ao direta de inconstitucionalidade. (B) a argio de descumprimento de preceito fundamental. (C) a ao declaratria de constitucionalidade. (D) o recurso extraordinrio. 08. Norma infraconstitucional produzida sob a gide de anterior Constituio, compatvel com nova ordem constitucional, considerada vlida (A) pela teoria da recepo. (B) pela teoria da repristinao. (C) pela teoria da desconstitucionalizao. (D) por se tratar de norma de eficcia plena. 09. Lei municipal que concede subveno a determinada seita religiosa deve ser considerada (A) inconstitucional, podendo ser impugnada por meio de Ao Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal. (B) inconstitucional, podendo ser impugnada por via de Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental junto ao Supremo Tribunal Federal, desde que observado o princpio da subsidiariedade. (C) constitucional, podendo ser assim declarada, no caso de divergncia jurisprudencial, em Ao Declaratria de Constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal. (D) constitucional, pois a Constituio Federal autoriza a concesso de subsdios a qualquer espcie de culto religioso. 10. A prestao de servios pblicos (A) monoplio do Estado. (B) incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, dispensada a licitao. (C) gera, para o Estado, para o concessionrio ou para o permissionrio, a responsabilidade

objetiva. (D) pressupe atividade de empresa pblica. DIREITO ADMINISTRATIVO 11. No caso de funcionrio pblico processado por fato que constitui ilcito administrativo e, ao mesmo tempo, ilcito penal, a deciso do juiz criminal repercutir na instncia administrativa se (A) declarar inexistente o fato. (B) absolver o funcionrio por ineficincia de prova. (C) absolver o funcionrio por reconhecer no constituir, o fato, infrao penal. (D) absolver o funcionrio por existir circunstncia que isente o ru de penas. 12. Tendo a lei estabelecido que a produo e a venda de fogos de artifcio dependem de prvia autorizao administrativa, e constatado que certo indivduo, dela prescindindo, estaria praticando tais atividades, pode a autoridade administrativa competente ordenar-lhe a interrupo e executar a sano, sem interveno do Poder Judicirio? (A) No, em face do princpio da separao dos poderes. (B) No, por desrespeito ao princpio do devido processo legal. (C) Sim, pois pelo atributo de executoriedade do ato administrativo, descabido, a qualquer tempo, o seu controle judicial. (D) Sim, por acudir ao ato administrativo a presuno de veracidade e legitimidade. 13. Podem os credores de concessionria de telefonia fixa penhorar sua rede de telecomunicaes? (A) No, porque a rede est afetada prestao do servio pblico. (B) Sim, porque a concessionria, apesar de executar servio pblico, empresa privada. (C) No, porque o princpio da continuidade do servio pblico torna reversveis todos os bens do patrimnio da concessionria. (D) Sim, porque a inadimplncia da concessionria fato extintivo do contrato administrativo de concesso. 14. Entre os poderes da Administrao, incorreto afirmar que (A) o poder hierrquico consiste em avocar atribuies, desde que estas no sejam da competncia exclusiva do rgo subordinado. (B) o poder normativo interno, decorrente da relao hierrquica, consiste na expedio de atos normativos, como resolues, portarias e instrues, com o objetivo de ordenar a atuao dos rgos subordinados. (C) o poder normativo autnomo, exercido tambm privativamente pelo Chefe do Poder Executivo, consiste na expedio de decretos autnomos sobre matria de sua competncia ainda no disciplinada por lei. (D) o poder normativo regulamentar, exercido privativamente pelo Chefe do Poder Executivo, consiste na regulamentao das leis por meio da expedio de decretos e regulamentos para sua fiel execuo.

15. Assinale a alternativa correta. De acordo com a Constituio Federal, a Administrao est obrigada a praticar licitao (A) somente para realizao de obras e servios contratados por empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. (B) para a realizao de obras, servios e alienaes, bem assim, para concesso e permisso de servios pblicos. (C) somente para a realizao de obras, servios e alienaes, bem como para a concesso de servios pblicos. (D) somente para a realizao de obras, servios e alie-naes. 16. caracterstica das limitaes administrativas propriedade, (A) implicarem restrio geral e gratuita, imposta indeterminadamente a propriedades, pelo Poder Pblico, em benefcio da coletividade. (B) implicarem nus real, ficando, o bem gravado, em estado de especial sujeio utilidade pblica. (C) gerarem, para o Poder Pblico, obrigao de indenizar o proprietrio do bem atingido. (D) decorrerem de ato especfico da Administrao, individualizando o bem ou os bens a serem gravados. 17. O contrato administrativo poder ser rescindido (A) em caso de ilegalidade da licitao, em procedimento administrativo em que seja assegurada ampla defesa. (B) por inadimplemento do contratado, desde que haja deciso judicial. (C) unilateralmente pela Administrao, em caso de interesse pblico ou convenincia. (D) somente por acordo em face de a posio das partes ser de horizontalidade. 18. A exigncia imposta por lei municipal, determinativa de recuo de certo nmero de metros na construo a ser levantada em terreno urbano, constitui (A) limitao administrativa. (B) servido predial. (C) desapropriao parcial do terreno. (D) servido administrativa. 19. O contrato administrativo tem como caracterstica: I. a presena de clusulas exorbitantes; II. a imutabilidade; III. a incompatibilidade total com a natureza do contrato de adeso. certo afirmar que (A) apenas I est correto. (B) apenas II est correto. (C) apenas III est correto. (D) I, II e III esto corretos.

20. Admitindo-se o critrio de classificao dos atos administrativos entre discricionrios e vinculados, assinale a variante que contm somente atos vinculados. (A) Autorizao para porte de arma e aprovao. (B) Admisso e licena para construir. (C) Admisso e aprovao. (D) Licena para construir e autorizao para porte de arma. DIREITO CIVIL 21. Por deliberao de 2/3 em assemblia condominial de prdio residencial, o sndico ajuizou ao contra condmino, por perturbao do sossego, visando interditar-lhe o acesso ao edifcio. A medida intentada (A) legal, por constituir contraveno penal. (B) ilegal, porque as transgresses a deveres dos condminos so passveis apenas de sanes pecunirias. (C) legal, pois que a deciso da Assemblia soberana no regime das relaes de condomnio. (D) ilegal, por falta de deciso unnime dos condminos. 22. Fixados os alimentos a favor do filho menor impbere, com 10 anos de idade, o alimentante passou a pagar apenas 2/3 do valor da penso, e essa prtica perdurou por seis anos. A inadimplncia veio a motivar a execuo de sentena pela representante da criana. Em fase de embargos, o alimentante aduziu prescrio (Cd. Civil, art. 178, 10, n. I) das prestaes vencidas h cinco anos. Em impugnao aos embargos, dever ser argido que (A) a prestao de alimentos imprescritvel. (B) a prescrio no corre contra menores at 18 anos completos. (C) a prescrio no corre contra menores impberes. (D) a prescrio do direito a alimentos em si e no atinge prestaes vencidas. 23. Assinale a opo falsa. (A) O emprstimo ad pompam vel ostentationem de frutas para uma decorao, devendo estas ser restitudas, faz com que sejam inconsumveis at a devoluo. (B) A preempo o pacto adjeto compra e venda em que o comprador de coisa mvel ou imvel fica com a obrigao de oferec-la a quem lhe vendeu, para que este use do seu direito de prelao em igualdade de condies, no caso de pretender vend-la ou d-la em pagamento. (C) O mandato plural conjunto ocorre se os vrios mandatrios puderem agir independentemente da ordem de nomeao. (D) O depsito irregular recai sobre bem fungvel ou consumvel, de modo que o dever de restituir no tem por objeto a mesma coisa depositada, mas outra do mesmo gnero, qualidade e quantidade, regendo-se pelo disposto acerca do mtuo. 24. A excluso da restituio do indbito dar-se- se (A) o gerente pagar dbito de empresa, supondo que se tratava de dvida prpria. (B) o solvens pagar dbito condicional antes da realizao da condio.

(C) algum pagou imposto ilegal ou inconstitucional. (D) o solvens pagou juros no convencionados. 25. Indique a alternativa correta. (A) No est sujeito conferncia o seguro institudo em favor do descendente, por no haver rompimento da igualdade das legtimas dos mais descendentes do de cujus. (B) Se o sonegador for o inventariante, apenas ser removido do cargo, mesmo que seja herdeiro do autor da herana. (C) O legatrio entra na posse da coisa legada por autorida-de prpria, haja, ou no, permisso do testador, pois com a abertura da sucesso, tanto o domnio como a posse daquele bem podem transmitir-se ipso iure. (D) O direito de representao pode dar-se na sucesso legtima e na testamentria. 26. Caso sejam nomeados herdeiros: "A" com 1/6 da herana, "B" com 2/6 e "C" com 3/6, sendo substitutos entre si, se "A" no aceitar a herana, sua quota ser dividida entre "B" e "C", na mesma proporo fixada na primeira disposio, isto , "B" receber duas partes dela e "C", trs. Nesta hiptese, temos: (A) substituio compendiosa. (B) substituio ordinria singular. (C) substituio recproca. (D) substituio ordinria plural. 27. Diante do fato de haver possibilidade de o internauta casado participar, por meio de chats voltados a envolvimentos amorosos, geradores de laos afetivo-erticos virtuais, pode caracterizar, na Internet, infidelidade por e-mail e contatos sexuais imaginrios com outra pessoa, que no seja seu cnjuge, dando causa (A) separao litigiosa como falncia. (B) separao litigiosa como sano. (C) ao divrcio litigioso direto como falncia. (D) separao litigiosa como remdio. 28. A teoria adotada pelo Cdigo Civil, relativa ao momento da concluso do contrato, a (A) da cognio. (B) da declarao, na subteoria da recepo. (C) da informao. (D) da agnio, na subteoria da expedio. 29. direito do credor pignoratcio (A) impedir o uso da coisa gravada. (B) receber o remanescente do preo na venda judicial. (C) exigir o reforo da garantia se a coisa empenhada se deteriorar ou perecer. (D) conservar a posse indireta do bem empenhado. 30. Quando houver acrscimo de terras s margens de um rio mediante desvio de guas ou afastamento destas, que descobrem parte do lveo, importando em aquisio da propriedade,

por parte do dono do terreno marginal, do solo descoberto pela retrao daquelas guas, configura-se a (A) aluvio imprpria. (B) avulso. (C) aluvio prpria. (D) acesso por abandono de lveo. DIREITO PROCESSUAL CIVIL 31. Em ao de investigao de paternidade, cumulada com partilha de bens, a audincia preliminar, segundo o critrio previsto pela Lei 10.444, de 07.05.2002, (A) inadmissvel, porque a ao relativa ao estado de pessoas no permite transao. (B) facultativa, porque a ao investigatria no constitui ao de estado. (C) obrigatria, porque a partilha versa sobre direitos que admitem transao. (D) facultativa, porque ao de investigao de paternidade indiferente a natureza do direito em debate, seja direito disponvel ou indisponvel. 32. Indeferida a petio inicial e extinto o processo sem deciso de mrito, por acolhimento de uma dentre trs preliminares argidas pelo ru, o que dever o autor invocar em apelao? (A) Somente a preliminar, objeto de deciso. (B) A preliminar rejeitada e a matria de mrito. (C) Todas as preliminares, com pedido de retorno do processo, para deciso do mrito na instncia originria. (D) Todas as preliminares e o mrito, se a causa versar somente questo de direito e permitir imediato julga-mento. 33. A Lei n o 10.532, de 26.12.2001, excluiu da obrigatoriedade do reexame "necessrio" ou recurso ex officio, as sentenas proferidas contra (A) sociedades de economia mista, empresas pblicas e sobre anulao de casamento. (B) autarquias federais, estaduais e municipais. (C) sociedades de economia mista e empresas pblicas. (D) fundaes de direito pblico. 34. Julgada procedente ao de despejo por falta de pagamento, em que houve vcio de citao, o locatrio citado para a execuo de sentena, a fim de pagar o dbito decorrente de condenao ou nomear bens penhora. A medida processual cabvel para o executado evitar a penhora de seus bens (A) embargos execuo. (B) ao declaratria de nulidade do processo de conhecimento, por vcio de citao, com pedido de antecipao de tutela (CPC, art. 273). (C) exceo de pr-executividade, sob o fundamento de que o vcio da citao matria de ordem pblica. (D) embargos declaratrios cumulados com pedido de antecipao de tutela.

35. Na pendncia de recurso especial interposto contra deciso unnime de Turma do Tribunal Federal Regional desta circunscrio, poder o recorrido postular (A) avaliao do bem objeto de garantia do juzo. (B) expropriao do bem penhorado em hasta pblica. (C) levantamento do depsito efetuado em garantia independentemente de cauo. (D) adjudicao do imvel penhorado. 36. Distinga a variante s contemplativa de procedimentos de jurisdio voluntria. (A) Separao consensual, apresentao de testamento, pagamento por consignao. (B) Locao de coisa comum, emancipao de menor, especializao de hipoteca legal. (C) Arrecadao de herana jacente, curatela de interdito, inventrio ou arrolamento de bens por causa de mortis, com interessados todos maiores e capazes. (D) Alienao de coisa comum, interdito proibitrio. 37. Da sentena declarativa da insolvncia constar (A) nomeao, dentre todos os credores, de um para ser-vir como administrador da massa. (B) expedio de ditos com prazo de 20 dias para a habilitao dos credores da massa. (C) fixao do termo legal da insolvncia. (D) indicao do dia, hora e local da abertura da insolvncia. 38. O advogado do autor pediu reconsiderao de deciso interlocutria, que favoreceu o ru no curso da instruo processual, tendo o apelo sido atendido. O advogado do ru, inconformado, dever (A) interpor agravo de instrumento. (B) intentar ao cautelar, por conexo, e pleitear medida liminar para reformar o despacho. (C) requerer retratao do despacho reconsiderado. (D) impugnar o despacho em preliminar de eventual re-curso. 39. So hipteses de extino do processo sem julgamento do mrito: (A) indeferimento da petio inicial; desistncia da ao; transao entre as partes; reconhecimento de decadncia do direito de ao. (B) indeferimento da petio inicial; acolhimento de alegao de perempo; acolhimento de alegao de coisa julgada; acolhimento de alegao de litispendncia. (C) transao entre as partes; desistncia da ao; acolhimento de alegao de prescrio ou decadncia; renncia, pelo autor, ao direito sobre o qual se funda a ao. (D) renncia, pelo autor, ao direito sobre o qual se funda a ao; desistncia da ao; acordo entre as partes; acolhimento de alegao de coisa julgada. 40. Em determinado processo de execuo por quantia certa contra devedor solvente, o devedor citado no dia 1 o , tera-feira, e intimado da penhora no dia 4, sexta-feira, data em que o respectivo mandado juntado aos autos. No dia 11, sexta-feira, no houve expediente forense. Quando termina o prazo para o oferecimento de embargos do devedor ? (A) No dia 21, segunda-feira. (B) No dia 14, segunda-feira.

(C) No dia 10, quinta-feira. (D) No dia 16, quarta-feira. DIREITO COMERCIAL 41. O mecanismo hbil para que o vendedor recupere, do falido, coisa vendida e entregue nos 15 dias antecedentes ao requerimento da falncia, (A) o pedido de restituio. (A) o pedido de restituio. (B) a habilitao de crdito. (C) a impugnao de crdito. (D) a reintegrao de posse. 42. O exerccio do direito de retirada de sociedade annima assiste ao acionista que discordar (A) da conduo dos negcios sociais. (B) de qualquer deliberao da assemblia geral. (C) do critrio estabelecido de distribuio de dividendos no obrigatrios. (D) da alterao do objeto social. 43. Consideram-se coligadas duas sociedades quando (A) uma controladora da outra. (B) uma participa com 10% ou mais do capital da outra, sem control-la. (C) ambas so controladas pela mesma pessoa. (D) possuem os mesmos scios, ainda que com participaes societrias diferentes. 44. No condio para que o locatrio tenha direito renovao compulsria do contrato de locao no-residencial: (A) contrato escrito e por prazo determinado. (B) prazo do ltimo contrato superior a cinco anos. (C) exerccio da mesma atividade pelos ltimos trs anos. (D) propositura da ao renovatria no penltimo semestre de vigncia do contrato renovando. 45. um dos requisitos da caracterizao de infrao da ordem econmica, (A) o efetivo prejuzo causado ao consumidor. (B) a inteno do agente de lesar a concorrncia. (C) o possvel aumento arbitrrio dos lucros. (D) a criao de monoplios naturais. 46. No se compreende entre os direitos conferidos ao titular da marca: (A) licenciar o seu uso. (B) impedir a sua divulgao por comerciantes ou distribuidores. (C) impedir o seu uso no autorizado. (D) explor-la de forma exclusiva.

47. Entende-se por clusula del credere aquela que (A) impe ao comissrio mercantil ou ao representante comercial responsabilidade solidria pela solvncia daqueles com quem tratou. (B) determina a prestao de contas peridicas pelo mandatrio comercial ao mandante. (C) permite ao comprador, em determinado prazo aps a entrega da mercadoria, arrepender-se do negcio e reaver o preo pago. (D) isenta o scio gerente de sociedade comercial da prestao de cauo. 48. A celebrao de contrato de franquia, sem que tenha sido entregue ao franqueado a respectiva circular de oferta, (A) mera irregularidade que no confere direitos adicionais ao franqueado. (B) permite a anulao do contrato, sem devoluo dos valores pagos pelo franqueado. (C) d ao franqueado direito ao recebimento de perdas e danos, sem anular o contrato. (D) permite a anulao do contrato, com devoluo dos valores pagos pelo franqueado. 49. Relativamente s sociedades annimas, incorreto afirmar que (A) o Conselho de Administrao ser composto por, no mnimo, 5 membros, eleitos pela assemblia geral e por ela destituveis a qualquer tempo. (B) a diretoria ser composta por 2 ou mais diretores, eleitos e destituveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administrao. (C) o Conselho Fiscal ser composto de, no mnimo 3 e, no mximo, 5 membros, e suplentes em igual nmero, acionistas ou no, eleitos pela assemblia geral. (D) a administrao da companhia competir, conforme dispuser o estatuto, ao Conselho de Administrao e diretoria, ou somente diretoria. 50. Na constituio de uma Instituio Financeira, obrigatria a realizao, como entrada, de (A) 10%, no mnimo, do preo de emisso das aes subscritas em dinheiro. (B) 25%, no mnimo, do preo de emisso das aes subscritas em dinheiro. (C) 40%, no mnimo, do preo de emisso das aes subscritas em dinheiro. (D) 50%, no mnimo, do preo de emisso das aes subscritas em dinheiro. DIREITO PENAL 51. Extingue-se a punibilidade (A) pelo casamento do agente com a vtima, nos crimes contra a honra. (B) pelo casamento da vtima com terceiro, nos crimes contra os costumes, cometidos com ou sem violncia real, desde que a ofendida no requeira o prosseguimento do inqurito policial ou da ao penal no prazo mximo de 30 dias a contar da celebrao. (C) pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei. (D) pela morte da vtima, nos crimes de ao penal pblica. 52. Lei posterior que passa a cominar ao crime pena menor (A) no tem aplicao aos fatos anteriores porque cometidos anteriormente sua vigncia. (B) tem aplicao aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria

transitada em julgado. (C) tem aplicao aos fatos anteriores, desde que no tenha ocorrido o trnsito em julgado da sentena condenatria. (D) tem aplicao aos fatos anteriores, desde que no tenha ocorrido o trnsito em julgado da sentena condenatria para a defesa. 53. Qual das causas abaixo relacionadas no interrompe o curso da prescrio? (A) Deciso de pronncia. (B) Deciso confirmatria da pronncia. (C) Sentena condenatria recorrvel. (D) Oferecimento da denncia ou da queixa. 54. Se "A", Delegado de Polcia, acatou ordem de "B", seu superior hierrquico, para no instaurar inqurito contra determinado funcionrio, amigo de "A", acusado de falsidade documental, (A) "A" praticou o crime de prevaricao e "B" inocente, j que no tinha atribuio para apurar o crime de falsidade. (B) s "B" praticou o crime de prevaricao, porque "A" obedeceu ordem de seu superior hierrquico. (C) nenhum dos dois praticou o delito, porque a instaurao de inqurito no ato de ofcio. (D) "A" e "B" praticaram o crime de prevaricao. 55. Se, por meio da imprensa, for cometido crime contra a honra do juiz de direito em razo de sua funo, a exceo da verdade ser admitida (A) na calnia, na difamao e na injria. (A) na calnia, na difamao e na injria. (B) na calnia e na difamao. (C) na difamao e na injria. (D) na injria e na calnia. 56. Cliente indaga-lhe se reincidente para os efeitos da lei penal. Em resposta, correto aduzir que a reincidncia se verifica quando o agente comete (A) novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (B) novo crime, ainda que no tenha ocorrido o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (C) novo crime da mesma espcie, antes do trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (D) crime, aps ter cometido contraveno, ainda que no tenha ocorrido o trnsito em julgado da sentena que, no pas ou no estrangeiro, o tenha condenado pela contraveno anterior. 57. Indique a denominao deste crime: Subtrair menor de dezoito anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial. (A) Subtrao de incapazes. (B) Rapto ou seqestro.

(C) Seqestro ou crcere privado. (D) Entrega de filho menor a pessoa inidnea. 58. Na culpa consciente, o agente (A) prev o resultado e, conscientemente, assume o risco de produzi-lo. (B) prev o resultado, mas espera, sinceramente, que ele no ocorra. (C) no tem previso quanto ao resultado, mas apenas previsibilidade do mesmo. (D) no tem previso quanto ao resultado, mas, consciente-mente, considera-o previsvel. 59. A pena restritiva de direitos converte-se, obrigatoriamente, em privativa de liberdade quando (A) sobrevm condenao pena de multa, por outro crime. (B) o sentenciado descumpre, de forma injustificada, a restrio imposta. (C) sobrevm condenao por contraveno penal. (D) o sentenciado denunciado pela prtica de outro crime. 60. O crime de extorso mediante seqestro, em sua modalidade simples, consuma-se quando (A) ocorre a obteno da vantagem patrimonial pretendida pelos agentes. (B) a vtima liberada ou morta aps o pagamento do preo do resgate. (C) houver decorrido o prazo de vinte e quatro horas do seqestro. (D) a vtima arrebatada. DIREITO PROCESSUAL PENAL 61. Sobre o recurso em sentido estrito, correto afirmar ser cabvel contra (A) qualquer deciso tomada em audincia. (B) sentena que impuser ao acusado medida de segurana. (C) deciso que nega a liberdade provisria ao ru. (D) deciso que declarar a prescrio. 62. Constitui causa impeditiva para o ajuizamento de ao civil: (A) sentena absolutria criminal que decide que o fato imputado no constitui crime. (B) arquivamento de inqurito policial. (C) sentena absolutria criminal que reconhea a inexistncia material do fato. (D) deciso criminal que julga extinta a punibilidade do agente. 63. Leia as afirmaes a seguir: I. no crime de estupro praticado contra mulher casada e me indispensvel o exame pericial para a comprovao material do delito; II. ao acusado menor de vinte e um anos ser dado curador, ainda que assistido por defensor dativo; III. a desclassificao, pelos jurados, do crime nico de tentativa de homicdio para leses corporais, no resulta em dissoluo do conselho de sentena.

Das hipteses acima, (A) apenas I e II so corretas. (B) apenas II e III so corretas. (C) I, II e III so corretas. (D) I, II e III so incorretas. 64. No tocante ao processo penal, assinale a alternativa exata. (A) No se aplica o princpio da identidade fsica do juiz. (B) O recurso extraordinrio tem efeito suspensivo. (C) O laudo pericial, no processo penal, s pode ser assinado por perito oficial. (D) A argio de suspeio pode ser feita at a sentena, ainda que fundada em motivo preexistente ao recebimento da denncia. 65. A acareao meio de prova admitido (A) somente em juzo. (B) no inqurito policial e em juzo. (C) somente no inqurito policial. (D) somente no plenrio do jri. 66. Antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, a restrio liberdade admitida na(s) seguinte(s) hiptese(s): (A) flagrante delito ou nos casos determinados em lei, mediante ordem escrita da autoridade judiciria competente. (B) apenas nos casos de flagrante delito ou priso preventiva, esta ltima mediante ordem escrita da autoridade judiciria competente. (C) unicamente nos casos de flagrante delito ou priso preventiva, esta ltima mediante ordem escrita da autoridade policial que presidir as investigaes. (D) exclusivamente nos casos de priso preventiva e priso decorrente de deciso de pronncia, ambas por ordem escrita da autoridade judiciria competente. 67. O Ministrio Pblico, ao trmino da ao penal pblica, requer a absolvio do acusado. Neste caso, o juiz (A) dever remeter os autos ao Procurador Geral da Justia, caso discorde da manifestao do Promotor de Justia, para que outro oferea alegaes finais. (B) dever proferir sentena absolutria, porque o Ministrio Pblico o titular da ao penal. (C) poder proferir sentena condenatria, porque no est vinculado manifestao do Promotor de Justia. (D) poder proferir sentena absolutria somente se o fato for manifestamente atpico. 68. A deciso que decreta a priso preventiva do acusado considerada (A) terminativa. (B) interlocutria mista terminativa. (C) interlocutria mista no terminativa. (D) interlocutria simples.

69. Terminada a primeira fase do procedimento de crime da competncia do jri, o juiz (A) pronunciar o acusado, se estiver convencido da existncia do crime e de indcios de sua autoria. (B) absolver sumariamente o acusado, se no estiver convencido da existncia do crime ou de indcios suficientes de que o ru seja o seu autor. (C) impronunciar o acusado, se estiver convencido da existncia de crime diverso da competncia do jri. (D) declinar da competncia, se estiver convencido da existncia de circunstncia que exclua o crime ou isente de pena o ru. 70. Se durante o trmite da ao penal pblica, houver dvida em relao sanidade mental do acusado, o incidente de insanidade mental poder ser instaurado pelo juiz (A) de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmo ou cnjuge do acusado. (B) apenas a requerimento do defensor, do curador, descendente, irmo ou cnjuge do acusado. (C) s a requerimento do Ministrio Pblico ou do defensor. (D) exclusivamente de ofcio, quando o juiz entender que, para a formao de seu convencimento, o exame mdico-legal imprescindvel. DIREITO DO TRABALHO 71. cabvel ao revisional no mbito da Justia do Trabalho? Qual a finalidade? (A) No cabvel e no tem nenhuma finalidade. (B) cabvel e busca rescindir a sentena de primeira instncia modificada posteriormente. (C) cabvel e busca modificar a sentena proferida na ao rescisria aps o seu trnsito em julgado. (D) cabvel e busca rever e modificar situao jurdica continuativa, modificada aps a prolao da sentena. 72. A respeito das horas de sobreaviso, correto afirmar que (A) so aquelas em que o trabalhador permanece disposio do empregador fora de seu horrio normal de trabalho, aguardando ordens, remuneradas razo de 1/3 e integram o seu salrio. (B) so aquelas em que o trabalhador permanece disposio do empregador dentro das dependncias da empresa, integrando o salrio e remuneradas com 50% de acrscimo. (C) so as horas em que o empregado permanece disposio do empregador dentro do seu horrio de trabalho, porm no aguardo de ordens, no integrando o salrio e sem qualquer acrscimo. (D) so as horas extras executadas fora do horrio normal de trabalho, acrescidas do adicional normativo, integrando o salrio. 73. O empregado que passou a exercer cargo de confiana tem direito a (A) horas extras. (B) descanso semanal remunerado.

(C) intransferibilidade do local da prestao dos servios. (D) irreversibilidade ao cargo anteriormente ocupado. 74. A supresso necessria de horas extras habituais, prestadas durante 1 ano, (A) assegura a incorporao delas, por sua mdia, na remunerao do empregado. (B) acarreta o pagamento de indenizao. (C) no resulta nem em incorporao nem em indenizao. (D) desobriga o empregador da continuidade de seu pagamento em razo da falta de necessidade. 75. No tocante titularidade do direito de greve, correto afirmar-se que pertence (A) aos trabalhadores. (B) entidade sindical da categoria profissional. (C) assemblia geral dos trabalhadores interessados. (D) ao Ministrio Pblico do Trabalho. 76. Ajuizada reclamatria, sem valor determinado e no ocorrendo acordo, o juiz fixou, como valor da causa, o importe de R$ 7.000,00. A reclamada fez protesto de imediato, sem sucesso, mantendo, o magistrado, o valor fixado, no compatvel com o pedido. Como advogado, qual o procedimento a ser adotado? (A) Impetrar mandado de segurana. (B) Aguardar a sentena e, se procedente a reclamatria, interpor recurso com preliminar de nulidade. (C) Ratificar protesto para garantir a discusso do valor em recurso ordinrio, se procedente a reclamatria. (D) Oferecer recurso revisional. 77. O prazo de dois anos para ajuizamento de ao rescisria de sentena de primeiro grau contado a partir (A) da publicao da sentena rescindenda. (B) da publicao do acrdo proferido pelo Tribunal Regional. (C) do trnsito em julgado da ltima deciso proferida na causa, seja de mrito ou no. (D) da extino do contrato de trabalho. 78. Considere as afirmaes sobre o Ministrio Pblico do Trabalho. I. O Ministrio Pblico do Trabalho no pode atuar como rbitro em questes de competncia da Justia do Trabalho, mesmo que por vontade das partes interessadas. II. O Termo de Ajuste de Conduta firmado perante o Ministrio Pblico do Trabalho, em Inqurito Civil Pblico, pode ser executado na Justia do Trabalho. III. Cabe-lhe a defesa da Unio em causas trabalhistas, j que rgo do Poder Executivo. IV. Detm legitimidade para propor ao anulatria de clusulas de Acordo ou Conveno Coletiva. Indique a alternativa vlida.

(A) Todas as informaes esto erradas. (B) Somente uma informao est correta. (C) Somente duas afirmaes esto corretas. (D) Somente trs afirmaes esto corretas. 79. A suspenso do contrato de trabalho ocorre durante o (A) gozo de frias do empregado. (B) afastamento do empregado, aps 15 dias da ocorrncia do acidente do trabalho. (C) afastamento para exerccio de mandato como diretor de sindicato profissional, quando a empregadora estiver obrigada ao pagamento de salrios. (D) gozo de licena remunerada. 80. O factum principis ocorre quando h (A) extino da empresa. (B) extino da empresa por motivo de falncia. (C) extino por motivo de fora maior. (D) interveno do Estado, que ocasiona a paralisao temporria ou definitiva do trabalho. DIREITO TRIBUTRIO 81. A competncia para a instituio de taxas comum Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, no podendo estes, entretanto, (A) cobr-las uns aos outros. (B) lan-las contra pessoas jurdicas. (C) cobr-las com base de clculo idntica que corresponda aos impostos. (D) cobr-las em funo dos fatores constantes das letras A e C. 82. Lei Complementar da Unio instituiu emprstimo compulsrio para absorver temporariamente poder aquisitivo da populao, em face da tendncia hiperinflao causada pelo atual Governo. Esse emprstimo compulsrio (A) constitucional, pois trata-se de matria urgente e de relevante interesse nacional. (B) deveria ter sido criado por lei ordinria federal. (C) inconstitucional, pois escapa s hipteses permissivas de sua instituio e cobrana. (D) inconstitucional, por ter sido institudo por Lei Complementar. 83. A destinao do produto da arrecadao, luz da Carta Magna de 1988, (A) irrelevante. (B) relevante, em se tratando de taxas de poder de polcia. (C) relevante, em se tratando de emprstimo compulsrio. (D) relevante, em se tratando de contribuio de melhoria. 84. Quanto aos templos de qualquer culto, correto afirmar que (A) esto isentos de qualquer tributao. (B) podero ser tributados em relao s taxas e contribuio de melhoria.

(C) podero ser tributados em relao ao IPTU. (D) podero ser tributados apenas em relao aos impostos federais. 85. So princpios normativos de direito tributrio aplicveis a situaes gerais ou especficas relativas aos tributos: (A) cumulatividade, legalidade, anualidade, anterioridade da lei, uniformidade e igualdade. (B) legalidade, anterioridade da lei, uniformidade, no-limitao ao trfego de pessoas ou mercadorias, no-cumulatividade e seletividade do IPI e do ICMS. (C) no seletividade do IPI, legalidade, anualidade, uniformidade e isonomia. (D) exclusividade, legalidade, uniformidade, no-cumulatividade, anualidade e igualdade. 86. Construtora com sede no Municpio de So Paulo constri edifcio sob regime de empreitada na cidade de Santos, onde no possui estabelecimento. A competncia para a imposio do Imposto Municipal Sobre Servios (ISS) da Prefeitura de (A) So Paulo, porque o municpio onde a construtora tem a sua sede social. (B) So Paulo, porque a construtora no tem estabelecimento em Santos. (C) So Paulo, porque construo civil no prestao de servios. (D) Santos, porque o local onde foi construdo o edifcio. 87. Determinada pessoa exerce posse clandestina "invasora" de terra sobre rea urbana destinada preservao de mananciais, onde so proibidas a ocupao do solo e a edificao. Todavia, ali constri casa destinada residncia sua e de sua famlia. Eventual exigncia de IPTU do possuidor (A) lcita, pois o sujeito passivo do IPTU sempre o possuidor de imvel urbano. (B) lcita, pois considera-se ocorrido o fato gerador do tributo, independentemente da validade jurdica da natureza de seu objeto. (C) ilcita, pois o IPTU apenas pode ser exigido do proprietrio de imvel urbano. (D) ilcita, pois o Municpio no poderia tolerar a ocupao e edificao irregular das reas. 88. Determinado contribuinte praticou infrao legislao tributria, tendo-lhe sido cominada multa equivalente a 75% do valor do tributo envolvido. Essa multa foi quitada, sem que o contribuinte a tivesse impugnado na esfera administrativa. Posteriormente, sobreveio nova legislao que reduziu a multa exigvel nessa mesma hiptese para 50%. O contribuinte (A) no tem direito restituio da diferena, uma vez que a nova lei posterior ao pagamento daquele dbito. (B) no tem direito restituio da diferena, por aplicao do princpio da irretroatividade da lei tributria. (C) tem direito restituio da diferena, porque a lei tributria retroage para beneficiar o contribuinte. (D) tem direito restituio da diferena, porque se aplica retroativamente a lei que comine penalidade menos severa. 89. O lanamento efetivado e revisto de ofcio pela autoridade administrativa quando I. a lei assim o determine; II. a pessoa legalmente obrigada atenda pedido de esclarecimento formulado pela autoridade

administrativa, sobre declarao prestada no prazo e na forma da legislao tributria; III. se comprove omisso ou inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada no exerccio do lanamento por homologao; IV. deva ser apreciado o fato conhecido ou provado por ocasio do lanamento anterior. Aponte as hipteses verdadeiras. (A) I e III, apenas. (B) II e IV, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II, III e IV. 90. Tratando-se de imunidade tributria, correto afirmar que (A) no se aplica s taxas e contribuies sociais. (B) pode ser instituda por intermdio de lei complementar. (C) norma constitucional que colabora no desenho das competncias impositivas. (D) extensiva aos partidos polticos, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados ou no a suas finalidades essenciais. TICA PROFISSIONAL E ESTATUTO 91. Advogado que, patrocinando interesses de litisconsortes, verificar conflito de interesses entre seus constituintes, e no estando acordes os patrocinados, deve (A) renunciar a todos os mandatos para que no ocorra tergiversao. (B) com a devida prudncia e discernimento, optar por um dos mandatos, renunciando aos demais. (C) optar pelo mandato do cliente mais antigo, renunciando aos demais. (D) optar por um dos mandatos e substabelecer os demais, com reserva de poderes. 92. Embora o legislador tenha estabelecido no inciso I, art. 1 o , da Lei n o 8.906/94, que "so atividades privativas de advocacia a postulao a qualquer rgo do Poder Judicirio e aos juizados especiais", acolhendo a ADIn n o 1.127-8, o Supremo Tribunal Federal excluiu, preventivamente, algum tipo de postulao. At que seja julgado o mrito daquela ao, a exclusividade no vigora com relao (A) postulao nos Juizados de Pequenas Causas, na Justia de Paz e impetrao de habeas corpus. (B) impetrao de habeas corpus e/ou habeas data, postulao na Justia de Paz, ou nos Juizados de Pequenas Causas. (C) postulao nos Juizados de Pequenas Causas, na Justia do Trabalho, na Justia de Paz e impetrao de habeas corpus. (D) postulao na Justia do Trabalho e na Justia de Paz, bem como quanto impetrao de habeas data. 93. Advogado que promoveu ao negatria de paternidade, decretada improcedente, sendo convidado pelo menor para patrocinar ao de alimentos contra o pai,

(A) poder aceitar o mandato, desde que preserve o sigilo profissional. (B) dever comunicar ao antigo cliente, antes da aceitao do novo mandato. (C) poder patrocinar os interesses do novo cliente, contra o anterior, aps o prazo de dois anos. (D) deve abster-se de patrocinar ao de alimentos contra o ex-cliente. 94. A falta, ou inexistncia, no Cdigo de tica e Disciplina, de definio ou orientao sobre questo de tica profissional, que seja relevante para o exerccio da advocacia ou dele advenha, enseja (A) consulta e manifestao do Tribunal de tica e Disciplina ou do Conselho Seccional. (B) consulta e manifestao do Tribunal de tica e Disciplina ou do Conselho Federal. (C) aplicao das regras consubstanciadas no Regulamento Geral e nos Provimentos. (D) aplicao das regras contidas no anterior Cdigo de tica Profissional. 95. Advogados que exercem cargo de escriturrio na Secretaria Estadual da Sade (A) no esto impedidos de patrocinar lides contra a Unio Federal, Autarquias Federais, INSS e CEF. (B) esto impedidos de patrocinar lides contra a Unio Federal, Autarquias Federais, INSS e CEF. (C) no esto impedidos de patrocinar lides contra a Fazenda Pblica Estadual. (D) esto impedidos de exercer a advocacia. 96. A participao do advogado em bens particulares de cliente, comprovadamente sem condies pecunirias, (A) tolerada em carter excepcional, desde que contratada por escrito. (B) liberada excepcionalmente, desde que contratada por escrito. (C) liberada totalmente, com ou sem contrato por escrito. (D) vedada totalmente, com ou sem contrato por escrito. 97. Consoante o art. 49 e seu pargrafo nico, da Lei n o 8.906/94, tm legitimidade para agir, judicial ou extrajudicialmente, em nome da OAB, contra qualquer pessoa que infringir as disposies ou os fins daquela Lei, inclusive como assistentes, (A) somente os membros do Conselho Federal. (B) somente o Presidente do Conselho Federal e o dos Conselhos Seccionais. (C) os Presidentes dos Conselhos e das Subsees. (D) todos os membros dos Conselhos e das Subsees. 98. Para a execuo de condmino inadimplente, o advogado que administra condomnio, recebendo remunerao por esse servio, (A) pode contratar e receber novos honorrios, inclusive os de sucumbncia. (B) no pode receber novos honorrios, inclusive os de sucumbncia. (C) pode contratar novos honorrios, devolvendo os honorrios de sucumbncia ao condomnio. (D) no pode receber novos honorrios, mas ter direito verba honorria de sucumbncia paga pelo condmino.

99. Contada da data da constatao oficial do fato, a pretenso punibilidade das infraes disciplinares prescreve em (A) 10 anos. (B) 05 anos. (C) 03 anos. (D) 01 ano. 100. As Caixas de Assistncia dos Advogados, dotadas de personalidade jurdica prpria, so criadas pelo Conselhos Seccionais, quando estes contarem com (A) mais de dez mil inscritos. (B) mais de cinco mil inscritos. (C) mais de mil e quinhentos inscritos. (D) qualquer nmero de advogados inscritos

A01 - Exame de Ordem - Verso 1 Gabarito de Conhecimentos Especficos 1-C 11 - A 21 - B 31 - C 41 - A 51 - C 61 - D 71 - D 81 - C 10 - C 20 - B 30 - A 40 - D 50 - D 60 - D 70 - A 80 - D 90 - C 100 91 - B 92 - C 93 - D 94 - B 95 - A 96 - A 97 - C 98 - D 99 - B C 2-B 12 - D 22 - C 32 - D 42 - D 52 - B 62 - C 72 - A 82 - C 3-B 13 - A 23 - C 33 - A 43 - B 53 - D 63 - C 73 - B 83 - C 4-D 14 - C 24 - D 34 - C 44 - B 54 - D 64 - A 74 - B 84 - B 5-B 15 - B 25 - A 35 - A 45 - C 55 - B 65 - B 75 - A 85 - B 6-A 16 - A 26 - C 36 - B 46 - B 56 - A 66 - A 76 - D 86 - D 7-D 17 - C 27 - B 37 - B 47 - A 57 - A 67 - C 77 - C 87 - B 8-A 18 - A 28 - D 38 - A 48 - D 58 - B 68 - D 78 - C 88 - A 9-B 19 - A 29 - C 39 - B 49 - A 59 - B 69 - A 79 - B 89 - A

Anda mungkin juga menyukai