Anda di halaman 1dari 3

1.

Discorra sobre o decisionismo Decisionismo o ato pelo qual os juzes em geral decidem a partir de critrios pessoais, isto , critrios da sua conscincia psicologista, optando pelo sentimento justo que est na sua conscincia. Tal ao no cabe mais no Estado Democrtico de Direito. Pode-se dizer que o decisionismo uma herana kelseniana na medida em que ele desiste de enfrentar os casos difceis, deixando a cargo dos juzes uma soluo a partir de um ato de vontade. 2. Relacione o ativismo e a judicializao Judicializao significa que algumas questes de larga repercusso poltica ou social esto sendo decididas por rgos do Poder Judicirio, e no pelas instncias polticas tradicionais (Congresso Nacional e Poder Executivo). Ocorre, portanto, a passagem do centro de decises para o poder judicirio, expandindo-o. importante ressaltar que, devido ao sistema brasileiro de controle de constitucionalidade, quase qualquer questo poltica ou moralmente relevante pode ser alada ao STF. O grande problema est em como as decises judicializadas devem ser decididas, momento em que entra em cena a figura do ativismo. Dessa forma, deve-se deixar claro que judicilizar a poltica no o mesmo que praticar ativismos. A judicializao contingencial, no sendo um mal em si; o problema o ativismo, que comportamental. O ativismo judicial uma atitude, a escolha de um modo especfico e proativo de interpretar a Constituio, expandindo o seu sentido e alcance, aplicando-a para casos que no eram anteriormente previstos. Normalmente ele se instala em situaes de retrao do poder Legislativo que impedem que as demandas sociais sejam atendidas de maneira efetiva. Associa-se uma participao mais ampla e intensa do Judicirio na concretizao dos valores e fins constitucionais, com maior interferncia no espao de atuao dos outros dois poderes. O ativismo ocorre, portanto, quando os juzes e tribunais se substituem ao legislador e ao poder Executivo, fazendo juzos polticos e morais sobre a legislao e sobre o modo de administrar. O problema que cada juiz faz o seu prprio juzo poltico e moral, tendo como resultado uma fragmentao de decises. Conclui-se, portanto, que a judicializao e o ativismo judicial so primos. Vm, portanto, da mesma famlia, frequentam os mesmos lugares, mas no tm as mesmas origens. No so gerados, a rigor, pelas mesmas causas imediatas. A judicializao, no contexto brasileiro, um fato, uma circunstncia que decorre do modelo constitucional que se adotou, e no um exerccio deliberado de vontade poltica.

3. Em que hiptese possvel invocar uma Constituinte Segundo Lenio, Constituinte (ou qualquer miniconstituinte) algo pleno, soberano. Sendo assim, s possvel convoc-la quando ocorre uma ruptura com a ordem vigente, ou seja, uma ruptura institucional grave, com as instituies inviabilizadas, populao na rua, economia em crise. Deve haver, portanto, em meio a um golpe ou uma revoluo. 4. No primeiro ponto temos que no campo jurdico ocorre uma verdadeira incorporao dos direitos de terceira dimenso ao rol dos direitos individuais (primeira dimenso) e sociais (segunda dimenso), fazendo com que o direito pblico assuma um lugar cimeiro. No segundo ponto, analisa-se que no Estado Democrtico de Direito cresce o grau de autonomia do direito e para preservar essa autonomia tornou-se necessrio mecanismos de controle das decises judiciais. O terceiro ponto compreende a invaso da filosofia pela linguagem, superando o pensamento metafsico, de forma que os sentidos passam a se dar na e pela linguagem. Finalmente, o quarto ponto entende que no deve haver uma adaptao de teorias filosficas do Direito como se a filosofia fosse um capa de sentido de um conhecimento jurdico desprovido de uma capacidade crtica (filosofia no direito e no do direito). O direito no est imune contra as transformaes ocorridas no campo filosfico, sendo, portanto, inserido em uma intersubjetividade racional. Por isso, compreender sentido no apenas uma consequncia, mas o fundamento para a prpria razo. 5. Qual o papel dado ao Princpio da Proporcionalidade na hermenutica moderna A proporcionalidade a chave para resolver a condenao a partir das quatro caractersticas de todos conhecida. Caber ao interprete a tarefa de hierarquizar e decidir qual o princpio aplicvel no caso do conflito/coliso. 6. O que uma norma de Direito Fundamental atribuda Norma de direito fundamental atribuda uma norma que embora no conste de forma expressa no catlogo de direitos fundamentais est includa no mbito semntico de alguma dessas normas. aquela que apesar deixar de no ser expressa diretamente no enunciado da constituio, pode ser por ela atribuda. Isso decorre do carter aberto da norma de Direito Fundamental tanto no nvel semntico quanto no estrutural.

7. O que a Conscincia (*consistncia(algo_de_intenso_fundamento)) Articulada Conscincia articulada uma exigncia de que os juzes construam seus argumentos de forma integrada ao conjunto do Direito. Sendo assim, o juiz tem o dever de fundamentar suas decises, explicitando os motivos de sua compreenso, oferendo uma justificao (fundamentao) de sua interpretao, na perspectiva de demonstrar como a interpretao oferecida por ele a melhor para aquele caso.

Anda mungkin juga menyukai