Anda di halaman 1dari 4

LOUCO AQUELE A QUEM CHAMAMOS DE LOUCO Francisco Bissoli Neto O presente trabalho pretende fazer uma reflexo acerca

a da constituio da loucura ou psicose, com base na teoria interacionista do desvio do socilogo Howard Becker, em conjunto com a viso do psiquiatra e psicanalista Thomas Szasz, sobre a desconstruo da doena mental. Limita-se este estudo a uma anlise de fora acerca da loucura, no tendo como objetivo saber quais comportamentos so considerados desvios, nem os possveis motivos pelos quais esses so vinculados loucura do ponto de vista da sua estrutura de discurso. O objetivo, com a aplicao da teoria interacionista do desvio, ser propor que a loucura como qualquer comportamento desviante no constituda no ato que qualifica o comportamento como pertencente ao louco (desviante), mas, sim, na aplicao do rtulo ao comportamento desviante. Essa virada de concepo interessante, pois a partir dela possvel entender as diversas discordncias e dificuldades em se conceituar e definir a loucura a partir de dentro - dos comportamentos e da estrutura do discurso da loucura e, tambm, entender, porque, como afirma SZASZ (1974, p. 91) as teorias psiquitricas so quase to numerosas e variadas quanto os sintomas psiquitricos. Por meio do olhar interacionista do desvio a loucura no antecede o rtulo, to pouco, pode haver loucura antes das teorias que tentam explic-la, pois justamente no rtulo e nas teorias de psicopatologia que a loucura constituda. A desconstruo que Szasz realiza sobre o conceito de doena mental de grande valor para entendermos como ocorre na prtica a constituio da loucura pela tica do rtulo. Para SZASZ (1974, p. 234) no pode haver doena mental, pois a doena ou enfermidade s pode afetar o corpo. O termo doena mental, para esse autor, uma metfora mal concebida, uma tentativa de realizar um paralelo entre as doenas do corpo (e o mtodo para diagnostic-las e trat-las) e as doenas da mente ou do comportamento. Szasz afirma que os psiclogos e psiquiatras lidam com problemas morais e que as doenas mentais so na verdade concepes mascaradas de conflitos morais e polticos, mas que no so doenas. O comportamento no pode estar doente, pode apenas no satisfazer os desejos da norma. Antes da concepo de Becker acerca do desvio, a concepo relativista do desvio era a que possua uma maior flexibilidade para lidar com o fenmeno. Segundo esta o desvio identificado como uma falha em obedecer a regras de um grupo. Depois que as regras, ou as normas, que um grupo impe a seus membros so definidas, pode-se afirmar que quem as viola se constitui desviante dessa norma. O cerne dessa concepo reside no estabelecimento das normas, pois quem estabelece as normas, determina o que ou no desvio. Porm h um problema com essa abordagem, pois uma pessoa pode infringir as regras de um grupo pelo prprio fato de ater-se s regras de outro. Nesse caso, ela desviante? (Becker, 1991, pg. 21).

Para BECKER (1991, p.21 e 22), o fato central acerca do fenmeno do desvio que ele criado pela sociedade, no no sentido em que comumente compreendido, em que as causas do desvio esto localizadas na situao social do desviante ou em fatores sociais que incitem sua ao. Mas no sentido de:
[...] que grupos sociais criam desvio ao fazer as regras cuja infrao constitui desvio , e ao aplicar essas regras a pessoas particulares e rotul-las como outsiders. Desse ponto de vista, o desvio no uma qualidade do ato que a pessoa comete, mas conseqncia da aplicao por outros de regras e sanes a um infrator. O desviante algum a quem esse rtulo foi aplicado com sucesso; o comportamento desviante aquele que as pessoas rotulam como tal.

Ainda que uma concepo de desvio fundamentada no conceito de doena - segundo o qual o desviante aquele que se aproxima do patolgico - seja compreensvel e gere pouca discordncia quando se pensa em doenas fsicas, se essa mesma concepo de desvio for aplicada a padres de comportamento, surge um problema, porque, segundo BECKER (1991, p. 19),
[...] as pessoas no concordam quanto ao que constitu comportamento saudvel. difcil encontrar uma definio que satisfaa mesmo um grupo to seleto e limitado como o dos psiquiatras; impossvel encontrar uma definio que as pessoas aceitem em geral, tal como aceitam critrios de sade para o organismo.

Se pensarmos na loucura ou psicose pela tica do comportamento e no por alteraes fisioqumicas do organismo, no podemos saber de antemo se um dado ato ser categorizado como desviante, ou pertencente categoria da loucura, at que a reao dos outros tenha ocorrido, porque, no dizer de BECKER (1991, p. 27) desvio no uma qualidade que reside no prprio comportamento, mas na interao entre a pessoa que comete um ato e aquelas que reagem a ele. Portanto, por meio do modelo interacionista do desvio, o comportamento do louco passa a ser secundrio na constituio da loucura, porm o olhar dos outros para o seu comportamento, passa a ser central no que se refere constituio da loucura. SZASZ (1974, p. 24) comea sua argumentao sobre o nascimento do mito da doena mental nos recordando que, at a metade do sculo XIX, a doena significava uma desordem cuja manifestao tpica era a alterao da estrutura fsica, sendo identificada atravs de uma alterao da estrutura corprea, surgindo, a partir de ento, um novo critrio sobre o que constitui a doena. Segundo SZASZ (1974, p. 25),
[...] ao critrio estabelecido de alterao detectvel da estrutura corprea foi agora acrescentado o recente critrio de alterao da funo corprea; e da mesma forma que a primeira era detectada atravs da observao do corpo do paciente, a ltima era detectada atravs da observao do comportamento do paciente. [...] E assim foi construdo um paralelo forado entre a doena fsica e a doena mental [...].

Definir um comportamento desviante como sendo uma doena como todas as demais um equvoco, de modo que, por meio do critrio de funo corprea fenmenos como depresso, histeria, hipocondria, obsesses, compulses, esquizofrenia,

homossexualismo, psicopatia e muitos outros passaram a ser considerados como doenas genunas, sendo tratadas e diagnosticadas da mesma forma que as doenas fsicas. O comportamento, no pode estar doente, pois conforme SZASZ (1974, p. 234 e 235),
Estritamente falando, a doena ou enfermidade s podem afetar o corpo; portanto, no pode haver nenhuma doena mental. [...] Os diagnsticos psiquitricos estigmatizam rtulos, construdos a semelhana dos diagnsticos mdicos e aplicados a pessoas cujo comportamento incomoda e ofende a outros. [...] Os que sofrem e reclamam de seu prprio comportamento so em geral classificados como neurticos; aqueles cujo comportamento faz com que outras pessoas sofram, e a respeito de quem outros reclamam, so em geral classificados como psicticos.

Nessa concepo, o comportamento pode apenas no satisfazer os desejos da norma, mas nunca estar doente; portanto, se no existe doena mental, tambm no existe tratamento ou cura para ela, e a psiquiatria e todas as demais psicoterapias que constituem o fenmeno sob a tica da doena esto equivocadas, pois na realidade os problemas so ticos, polticos e morais, mas no pertencem ao domnio do patolgico. De acordo com SZASZ (1974, p. 91) ao estudarmos o comportamento humano, defrontamo-nos com o fato desconcertante de as teorias psiquitricas serem quase to numerosas e variadas quanto os sintomas psiquitricos. E no poderia ser diferente, j que pela concepo interacionista do desvio, o rtulo que cria o desvio. Aplicada esta teoria no campo da psicopatologia, pode-se dizer que so as teorias da psicopatologia que criam os sintomas. Com freqncia diferentes grupos no consideram as mesmas coisas como desvio. BECKER (1991, p. 17), nos alerta para a possibilidade de que a pessoa que faz o julgamento de desvio e o processo pelo qual se chega ao julgamento e a situao em que ele feito, possam todos estar intimamente envolvidos no fenmeno do desvio. Tal viso converge para a de SZASZ (1974, p. 91) sobre as divergncias entre teorias psiquitricas, conforme:
[...] a psiquiatria contempornea caracteriza-se por uma infinidade de crenas e prticas distintas, competitivas e, em geral, mutuamente exclusivas. [...] a psiquiatria assemelha-se mais religio do que cincia, e mais poltica do que medicina. Em religio e poltica, prevemos encontrar sistemas ou ideologias conflitantes. O consenso geral a respeito do controle prtico dos afazeres humanos e os sistemas ticos utilizados para governar e justificar determinados tipos de formaes grupais so vistos meramente como uma medida do sucesso poltico da ideologia dominante.

Para SZASZ (1974, p. 11 e 23), enquanto os diagnsticos mdicos do nome a doenas, os diagnsticos psiquitricos esto estigmatizando rtulos, isto porque a psiquiatria no um empreendimento mdico, mas um empreendimento moral e poltico e os psiclogos e psiquiatras lidam com problemas morais, os quais, segundo esse autor no podem ser solucionados atravs de mtodos mdicos. Contudo, esse autor (1974, p. 46) explica que:

O comportamento socialmente desviante ou detestvel pode ser classificado de numerosas maneiras, ou pode ser deixado inclassificado. A colocao de algumas pessoas fisicamente saudveis na categoria de doentes pode se de fato justificada pela tica ou pela poltica, mas no pela lgica ou pela cincia.

SZASZ (1974, p. 230 e 231) alerta para a omisso dos problemas morais e padres normativos encontrados nas teorias psiquitricas, visto que elas buscam explicar o comportamento humano, e as psicoterapias visam mud-lo. Sendo o comportamento humano fundamentalmente moral, quaisquer tentativas de descrev-lo e alter-lo sem levar em considerao os problemas ticos estaro fadados ao fracasso. Szasz conclui que, enquanto as dimenses morais das teorias e terapias psiquitricas permanecerem ocultas e indefinidas, seu valor cientfico ser seriamente limitado. Em sntese, pode-se concluir que: 1) o desvio no constitudo no comportamento desviante, mas, sim na aplicao do rtulo de comportamento desviante a este comportamento; 2) o comportamento no pode estar doente; 3) comportamentos socialmente desviantes, quando recebem o rtulo de doena mental, so, na verdade considerados comportamentos que se afastam das normas morais, polticas e ticas; 4) a psicose ou loucura, como uma forma de desvio do comportamento, no se constitui no ato que associado ao comportamento do louco ou psictico, mas, sim, na aplicao do rtulo de psictico ao comportamento considerado desviante; 5) o comportamento rotulado como psictico no agrada aos outros, por isso rotulado como tal; 6) antes do desvio, deve haver o rtulo, o que no significa dizer que o comportamento que rotulado como desviante, s aparece depois do rtulo; 7) o comportamento possui sua existncia independentemente do rtulo, porm s se pode falar em comportamento desviante aps a aplicao de um rtulo, que o constitui como tal; 8) a aplicao do rtulo conseqncia das normas morais, polticas e ticas; 9) aplicada a teoria interacionista do desvio no campo da psicopatologia, pode-se dizer que so as teorias da psicopatologia que criam os sintomas; 10) independentemente da anlise que se faa de um discurso da loucura, necessrio, primeiro, haver um rtulo, que constitua tal discurso como sendo pertencente loucura; e 11) analisar o discurso de um comportamento considerado desviante, como o da loucura, requer primeiro uma anlise das normas que o constituem como tal. Referncias
BECKER, Howard S. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. SZASZ, Thomas Stephen. O mito da doena mental: fundamentos de uma teoria da conduta pessoal. 2 Edio. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.

Anda mungkin juga menyukai