Anda di halaman 1dari 3

A FORA E A TERNURA DO AMOR DO SALVADOR POR NS

R. Garrigou-Lagrange O.P. Das alturas da viso de Deus, o amor de Cristo desce em nossas almas e, nesse amor de Jesus por ns, encontramos, unidas, caractersticas to diferentes: a mais profunda ternura e a fora mais heroica. A terna misericrdia do Salvador para com as almas no se desmente em nenhum instante, apesar de todas as ingratides, contradies e dios que Ele encontrou em Seu caminho. Quanto a ns, temos facilmente uma terna afeio a raras pessoas da famlia ou a um amigo: mas quase sempre essa ternura inteiramente sensvel, superficial; no chega at a alma daqueles que amamos. Rezamos muito por eles? Alm do mais, essa afeio frequentemente to estreita quanto superficial: ns a reservamos para alguns ntimos; como ela fraca, perderia sua relativa intensidade se se espalhasse. Nosso corao pobre, avaro em sua afeio: os indiferentes ficam de fora, e com maior razo os que nos ofenderam, feriram; somos at duros com eles e, s vezes, impiedosos. A ternura sobrenatural de Cristo pelas almas profunda, porque visa primeiro a alma, desejando-lhes a vida eterna; e ao mesmo tempo ela universal, imensa, se estendendo a todos. Jesus , como Ele afirma, o Pastor das almas; todas podem tornar-se ovelhas de seu rebanho. Ele as conhece todas, chama-as nominatim, cada um por seu nome, protege-as contra o inimigo, inquieta-se pelas ausentes, corre procura delas e carrega-as em seus ombros. Um dos maiores sinais de sua vinda este: "Os pobres so evangelizados". Eles tm, como as crianas, um lugar especial em sua afeio. Ele no teme comprometer Sua dignidade ao admiti-los perto de si; expe-lhes com bondade a doutrina da salvao e at os serve. entre os pobres e os humildes que escolhe seus apstolos; na Quinta-Feira Santa se humilha diante deles, lava e beija seus ps para faz-los entender melhor o preceito do amor fraternal. Cor Jesu, delici Sanctorum omnium, miserere nobis. O que diz Ele aos pecadores? "Vinde a mim todos os que esto fatigados e vos achais carregados, e eu vos aliviarei" (Mt XI, 28). Ele tem piedade da grande misria para onde o pecado os conduziu; leva-os ao arrependimento sem julg-los com severidade. Ele o pai do prdigo, abraa o filho infeliz por sua falta; perdoa a mulher adltera que os homens se apressavam a lapidar; recebe Madalena arrependida, abre-lhe imediatamente o mistrio de Sua vida ntima; fala da vida eterna samaritana apesar de sua conduta; promete de imediato o cu ao bom ladro. Realmente se realizam n'Ele as palavras de Isaas: "Ele no quebrar a cana rachada, nem apagar a mecha que ainda fumega."

Ele sem dvida repreende com muita veemncia os fariseus que se obstinam em seu orgulho; mas porque quer preservar as almas, afast-las de sua influncia, e tambm quer dar aos fariseus uma ltima advertncia, que ainda os salvaria se eles no se endurecessem em seu orgulho. Advertindo-os assim, Jesus ainda os ama; at lhes d uma graa que torna para eles realmente possvel o cumprimento do dever. Esse amor de Cristo no perde sua ternura, estendendo-se a todas as almas; ele abraa todas as naes e todos os tempos. Nosso Senhor tem sem dvida suas preferncias por um So Joo, por Zaqueu, pelo bom ladro, mas permanece aberto a todos. "Ele morreu por todos os homens", diz So Paulo (II Cor V, 14-15). Muitos se afastaram d'Ele, mas Ele no repele ningum. E quando nos afastamos, Ele intercede pelos ingratos como rezou por seus algozes. o grau supremo da bondade e da doura na humildade. Ele diz a Pedro que devese "perdoar setenta vezes sete vezes", isto , sempre, e Ele o primeiro a faz-lo. Ao mesmo tempo, esse amor de Jesus por ns de uma fora que faz de seu corao o maior de todos. Cor Jesu, rex et centrum omnium cordium, miserere nobis. Essa fora, essa generosidade de seu amor por ns se manifesta cada vez mais desde o prespio at a Cruz. "Ele me amou, diz So Paulo, at se entregar por mim", e cada um de ns pode dizer o mesmo. Os incrdulos s querem ver no Cristo moribundo um grande homem esmagado por mediocridades ciumentas. Ele infinitamente mais: a vtima voluntria que se ofereceu para nos salvar. "Ningum tem maior amor que aquele que d a sua vida por seus amigos." (Jo XV, 13) Almas generosas se oferecem, s vezes, como vtimas para obter a converso de um pecador, ou abreviar os sofrimentos do purgatrio de um ente muito querido. Jesus se ofereceu como vtima por milhares de almas, por todos sem exceo e por cada uma em particular; e nenhum adulto est privado do benefcio da redeno a no ser por orgulho ou para satisfazer sua concupiscncia. Jesus suportou a pena que cabia a cada um de ns. Ele sofreu o pecado na medida de Seu amor por Deus, a quem o pecado ofende, e na medida de seu amor por nossas almas, que o pecado destri e faz morrer. Cor Jesu, attritum propter scelera nostra, miserere nobis: Corao de Jesus, contristado por nossos pecados, tende piedade de ns. O corao doloroso e imaculado de Maria esteve intimamente associado a essa heroica oblao e nos ajuda a penetrar seu ministrio. Ningum nos amou e ningum nos amar nunca como Cristo. Eis porque, quando os fiis de Corinto estavam divididos, um dizendo: Eu sou de Paulo! e outro: E eu de Apollo! E eu de Cefas! E eu de Cristo! So Paulo lhes escreveu: "Foi Paulo quem foi crucificado por vs?" (I Cor 1, 13)

Jesus quis para si no Getsmani o amargo clice de expiao de todos os pecados, todas as imundices reunidas, para nos dar o clice de Seu Precioso Sangue, que elevado todos os dias sobre o altar. Esses dois clices representam toda a histria do mundo e das almas, so como os dois pratos da balana do bem e do mal, e o bem que pesa mais; o Precioso Sangue pode apagar todos os crimes se imploramos o perdo. Com sua vitria sobre o pecado obtida na Cruz, Jesus a fonte da vida e da santidade, fonte de toda consolao, salvao dos que n'Ele esperam, esperana dos moribundos, delcia dos santos, como diz a ladainha do Sagrado Corao. Ele nos deixou enfim a Eucaristia para ficar conosco at o fim do mundo e se dar como alimento a cada um de ns em particular. Ele diz a Seus amigos privilegiados seguidores de Seu exemplo: "O que deixa a chaga de Meu corao aberta Meu amor. Quero provar s almas que Meu corao no se fecha. Ao contrrio, Meu maior desejo que as almas entrem por essa chaga de Meu corao, abismo de caridade e misericrdia. s nesse corao de um Deus que elas encontraro o remdio para abrandar seus sofrimentos e fortificar sua fraqueza. Que elas Me estendam a mo. Eu mesmo as conduzirei at l." Continuamos sendo egostas, porque nosso amor fraco demais, pobre demais, estreito demais, e miseravelmente se volta para ns prprios. O corao de Cristo dilatar os nossos, ensinando-nos a amar sobre todas as coisas a glria de Deus e a salvao das almas. Por que nos deixamos levar pelo cime, pela inveja? Porque nosso amor no se eleva suficientemente at o Bem Supremo que todos ns podemos possuir juntos sem nos atrapalharmos uns aos outros. Em vez de nos deixar levar pelo cime, agradeamos antes ao Senhor por ter dado ao nosso prximo qualidades que no temos e alegremo-nos como a mo aproveita do que os olhos veem. Por que somos fracos? Porque no amamos o suficiente, porque nosso corao frio; porque contamos somente com nossas foras cuja enfermidade manifesta, e porque no contamos suficientemente com o Corao de Jesus, com Seu amor por ns. O Corao do Salvador pode e quer nos dar essas santas energias, as da confiana e do amor que inspira a adorao, a ao de graas e a reparao, colocando acima de tudo a glria de Deus. Cor Jesu, de cuius plenitudine omnes nos accepimus, miserere nobis. Vamos ao Pai, por Ele, com Ele e n'Ele.

Anda mungkin juga menyukai