Anda di halaman 1dari 22

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

Curso: Tcnico em Informtica Disciplina: Banco de Dados / Programao Prof. A ra!o "opes a ra!ao.lopes#ifrn.edu. r

Conceitos
Dado $ um fato %ual%uer arma&enado. '(s: ) Pedro *+ ,-.// 0ucuripe

Conceitos
Informao $ d sentido ao dado. Conte(to 1dom2nio3 determinado. '(s: 'sto%ue: ) unidades 4uper5isor: Pedro 4aldo: *+ ,-.// 'stao: 0ucuripe

Conceitos
Banco de Dados $ Coleo de dados %ue di& respeito a uma determinada organi&ao. Sistema de Banco de Dados $ 'n5ol5e pessoas. e%uipamentos. dados e soft6ares.

Conceitos
7m Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados 148BD3 uma coleo de dados inter9 relacionados e um con:unto de programas para acessar esses dados. ; principal o :eti5o de um 48BD fornecer uma maneira de recuperar informa<es de anco de dados %ue se:a tanto conveniente %uanto eficiente.

Conceitos

Finalidades
*edund=ncia e Inconsist>ncia de dados
0esma informao em 5rios ar%ui5os separados. Inconsist>ncia 1dados atuali&ados em um ar%ui5o e desatuali&ados em outro ar%ui5o3.

Finalidades
Dificuldade de acesso a dados
Antigamente as consultas tin!am %ue ser escritas no c?digo fonte do programa. @ual%uer no5o relat?rio demoraria um longo tempo at %ue o programador fi&esse uma rotina para o ter o resultado. ;s 48BDs permitem fa&er consultas atra5s de linguagens como 4@".

Finalidades
Isolamento de dados
Dados em 5rios ar%ui5os podem estar em formatos diferentes e estruturas diferentes. Torna9se dif2cil acessar dados de outro sistema. '(. ; Programa do BAAC; D; B*A4I" no l> ar%ui5os do programa da CAIBA 'C;AC0ICA.

Finalidades
Pro lema de Integridade
0uitas 5e&es preciso satisfa&er restri<es de consist>ncia 15alidao3. '(. IDAD' P;4ITIDA. saldo acima de *+ -/.//. etc.

Finalidades
Pro lemas de Atomicidade
@uando uma operao re%uer a e(ecuo de di5ersas etapas. 4e uma delas fal!ar. pode9se criar inconsist>ncia dos dados. A atomicidade garante %ue se algo der errado. tudo ser desfeito at dei(ar como se nunca ti5esse iniciado a operao. '(. Transfer>ncia ancrias de A para B. 4em atomicidade pode acontecer de de itar em A e no creditar em B.

Finalidades
Anomalias de acesso concorrente
8rande parte dos sistemas comerciais so acessados por di5ersos usurios simultaneamente. E necessrio %ue !a:a um mecanismo para impedir ou controlar a manipulao de um mesmo dados por mais de uma pessoa no mesmo momento. '(. Denda de F unidade de produto por dois 5endedores simultaneamente.

Finalidades
Pro lemas de 4egurana
Aem todos os usurios podem acessar ou e(cluir dados.

Finalidades
BacGup e *ecuperao
4oft6ares so fceis de comprar e instalar. porm os dados no podem ser comprados. 7ma organi&ao de5e dar a de5ida import=ncia a seus dados. 'les so to importantes 1ou at mais3 %ue seus recursos !umanos. recursos financeiros e am iente f2sico.

Finalidades
0Hltiplas Interfaces para o usurio
"inguagem de consultasI Interface de programaoI Jormulrios parametri&5eisI Interfaces de menusI Interfaces de te(to para usurios autKnomos 1e(. outros sistemas3 Interfaces grficasI Interfaces Le I

Im lica!es Adicionais
Red"o no tem o de desenvolvimento das a lica!esI Fle#i$ilidade 1fcil mudar a estrutura %uando os re%uisitos mudam3I Dis oni$ilidade de at"ali%a!es 1a informao atuali&ada est dispon25el imediatamente para todos os usurios3I Economia de Escala 1Mnico processador potente3I

Am liao das F"ncionalidades


Aplica<es cient2ficasI Arma&enamento de ImagensI Arma&enamento de 52deoI Aplica<es espaciais 1geogrficas/cad3I Aplica<es de sries temporais 1dados econKmicos em inter5alos regulares3I 'struturas de dados comple(asI 0inerao de DadosI

&"ando No 'sar SGBDs


Aplicao e(tremamente simples. sem pre5iso de mudana e em definidaI *e%uisitos de tempo real dif2ceis de serem atendidas por causa de so recardaI Acesso de mHltiplos usurios no re%ueridaI

&"ando No 'sar SGBDs


In5estimentos iniciais altos em !ard6are. soft6are e treinamentoI 8eneralidade no processamento de dados 1re%uer fun<es espec2ficas para tratar os dados3I Custos ele5ados para segurana. controle de concorr>ncia. recuperao e integridadeI

SGBDs Comerciais ( Grat"itos


0icrosoft ACC'44I 0icrosft 4@" 4er5erI 0N4@"I JireBird / Inter aseI ;racleI PostgreeI IB0 DBOI 4@"iteI 4N ase

Atividade
'm grupos de ) ou P pessoas. pes%uisar so re um dos 48BDs do slide anterior. "istar suas caracter2sticas. funcionalidades. re%uisitos de !ard6are. aplica<es. cases de clientes. etc. Apresentar a turma um resumo de sua pes%uisa.

Refer)ncias
A"D'4. L. P. Fundamentos de Bancos de Dados. Erica. O//P '"0A4*I.. AADATQ'. Sistemas de Banco de Dados. P 'd. Pearson. O//-. 8I""'A4;A. 0. ". Fundamentos de Sistemas de Gerencia de Banco de Dados. LTC, 2006. 4I"B'*4CQATR. 4istema de Banco de Dados. - 'd. Campus. O//S.

Anda mungkin juga menyukai