Anda di halaman 1dari 10

IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTRIA - ANPUH-BA HISTRIA: SUJEITOS, SABERES E PRTICAS. 29 de Julho a 1 de Agosto de 2008. Vitria da Conquista - BA.

EXPERIMENTOS HISTORI OGRFICOS SOBRE TRAB ALHO E POLTICA: NOTCIA DAS PESQUISA S DO LABELU
Eurelino Teixeira Coelho Neto Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutor em Histria pela Universidade Federal Fluminense E-mail: eurecoelho@gmai l.com

Palavras-chave: Estado. Lutas sociais. Trabalho. Poltica. Introduo

Apresentamos uma notcia sobre o desenvolvimento das atividades do Laboratrio de Histria e Memria da Esquerda e das Lutas Sociais (LABELU), coletivo de pesquisadores em funcionamento na Universidade Estadual de Feira de Santana e cadastrado desde dezembro de 2006 no Diretrio Nacional de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico ( CNPq). Mudanas importantes ocorreram no Laboratrio no ltimo ano e meio de sua existncia (LABORATRIO..., 2006). O planejamento das aes para 2007, conquanto consumisse vrias reunies de trabalho no incio do ano, no foi concludo. Fixaram -se as metas gerais, mas no foi feita a sistematizao escrita do planejamento. De fato, o leitor deste texto vai constatar que, diferentemente do que ocorreu no primeiro ano de funcionamento do Laboratrio, neste ltimo perodo o trabalho da equipe ficou concentrado em apenas quatro dos sete objetivos especficos defin idos no projeto. Esta restrio do escopo de atividades resultou no de uma deciso planejada, mas da impossibilidade de dispor da quantidade necessria de tempo de cada membro da equipe para dar conta das atividades. preciso reconhecer: do ponto de vist a da realizao do que fora planejado, este foi um perodo difcil para o LABELU. No que diz respeito s condies materiais, ao contrrio, demos passos importantes em 2007. Nossa sala, que ocupamos em conjunto com o Centro de Pesquisas da Religio, dispe de mesas de reunio com cadeiras, computadores (trs do LABELU), ar -condicionado, estantes, armrios de ao, fichrios, suprimentos regulares de material de consumo. Mudanas afetaram tambm a composio da equipe. Houve alguns desligamentos, parte dos quais relativos a estudantes de graduao que concluram o curso e mudaram -se para outros municpios. Alguns se afastaram completamente do LABELU por outros motivos ou reduziram a freqncia s reunies e a intensidade de sua participao no conjunto das atividades coletivas. Em contrapartida, novos alunos passaram a integrar o Laboratrio, que terminou chegando ao final do perodo com a equipe maior do que era no incio passou de

13 para 17 membros. Dada a estrutura do Laboratrio, no qual ingressam apenas pessoas com uma inteno clara de pesquisa sobre o nosso eixo temtico, a integrao de novos membros significou a ampliao e a diversificao das pesquisas tanto dos objetos quanto dos referenciais terico -metodolgicos desenvolvidas em seu interior . A equipe do LABELU d sinais de amadurecimento. H agora uma aluna e um aluno do Mestrado em Histria da UEFS vinculados equipe do Laboratrio como pesquisadores. A referida mestranda, alis, fundadora do LABELU e foi em nossos espaos de discusso que ela formulou e aprimorou o seu projeto de pesquisa. H tambm uma terceira pesquisadora da equipe que foi aprovada no Mestrado em Histria da UFBA e desenvolve l o seu projeto que deu os primeiros passos entre ns. Outro pesquisador do Laboratrio de fendeu em 2007 sua dissertao de Mestrado em Histria, concluindo uma pesquisa de cujo desenvolvimento o LABELU participou intensamente. As dificuldades no impediram que muita coisa fosse realizada, como se ver nas pginas seguintes. Nosso objetivo maio r continua a ser o de Criar e consolidar na UEFS um espao coletivo de pesquisa histrica sobre a esquerda e as lutas sociais no sculo XX, tal como firmamos em nosso projeto original. Perante este objetivo, continuamos convencidos de que nosso esforo v ale a pena. Cada uma das atividades realizadas pelo LABELU est relacionada a um ou mais objetivos especficos definidos no projeto que criou o Laboratrio (COELHO, 2005) . Por isso, o relato dessas atividades apresentado a seguir obedecendo sua vincula o com os respectivos objetivos.

RELATO DAS ATIVIDADES

1 O projeto-tronco: Histria e Memria da E squerda e das Lutas Sociais

Este projeto foi elaborado para funcionar como guarda -chuva dos demais projetos em andamento no LABELU. Aprovado pelo CONSEP E em 2006, foi atravs dele que o Laboratrio se constituiu como grupo de pesquisa cadastrado no diretrio nacional do CNPq. Foi tambm a oficializao deste projeto que viabilizou as bolsas de iniciao cientfica concedidas, atualmente, a quatro alunos -pesquisadores, e a possibilidade de que este nmero cresa. Os objetivos do projeto -tronco coincidem com os objetivos do prprio Laboratrio, de sorte que os resultados obtidos pelo LABELU em suas atividades devem ser compreendidas como resultados do desenv olvimento do seu projeto -tronco.

Os objetivos especficos definidos no projeto que criou o LABELU (e no projeto tronco) so os seguintes:

3.2 Objetivos Especficos 3.2.1. Articular, apoiar e acompanhar iniciativas j existentes e outras que venham a ser desenvolvidas, individuais e coletivas, de pesquisa sobre a histria da esquerda e das lutas sociais. 3.2.2. Identificar, sistematizar e disponibilizar fontes e instrumentos de pesquisa para a histria da esquerda e das lutas sociais no sculo XX. 3.2.3. Constituir um espao permanente de leitura e reflexo de textos de autores com contribuio destacada para os estudos histricos sobre as lutas sociais e a esquerda. 3.2.4. Proporcionar momentos de discusso pblica de temas ligados histria das lutas sociais e da esquerda. 3.2.5. Realizar intercmbios e trocas de experincias com coletivos congneres e com pesquisadores das lutas sociais e da esquerda. 3.2.6. Treinar e capacitar estudantes em tcnicas de pesquisa histrica. 3.2.7. Elaborar uma bibliog rafia bsica de referncia para a histria das lutas sociais e da esquerda (COELHO, 2005 , p. 12).

2 As pesquisas em andamento

A discusso coletiva da produo individual dos membros da equipe do Laboratrio seguiu a mesma metodologia do perodo inicial, embora se tenha reduzido o nmero de reunies dedicadas a esta atividade. Cada membro do LABELU desenvolve sua prpria pesquisa individual e apresenta sua produo para discusso com o coletivo na forma de textos cujos contedos podem expressar qualquer n vel de desenvolvimento da investigao: projetos de pesquisa, artigos, comunicaes, captulos de monografias e dissertaes. O Laboratrio funciona, assim, como um espao de formao coletiva pela pesquisa. O fato de que os membros da equipe possuem dife rentes nveis de experincia e de formao e se ocupam com pesquisas que tratam de objetos distintos ajuda a criar um ambiente de estmulo ao intercmbio e colaborao entre os pesquisadores. A prtica tem demonstrado o alto valor pedaggico dos exercci os de submeter sua produo discusso da equipe e de oferecer sua prpria contribuio crtica produo dos companheiros. As pesquisas individuais atualmente em andamento, em nmero de 17, encontram -se listadas no Quadro I, abaixo. A partir dele pode -se observar no apenas os diferentes nveis de desenvolvimento em que se encontram os projetos de pesquisa dos membros da equipe, mas os diversos vnculos existentes entre os projetos e aspectos acadmico de natureza curricular

ou outra. H projetos oficial mente cadastrados na Pr -Reitoria de Pesquisa e Ps -graduao da UEFS (1), vinculados elaborao de dissertaes de mestrado (3), a bolsas de iniciao cientfica (4) e trabalhos de concluso de curso (4). H outros que resultam de iniciativas pessoais e que no possuem outro vnculo institucional alm do LABELU (3).

Pesquisador(a)
Andrei Valente

Ttulo do projeto

Etapa do desenvolvimento
Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais. Vinculado a trabalho de concluso do Mestrado. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciai s. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Vinculado a TCC. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais. Vinculado a bolsa de Iniciao Cientfica. Redao do projet o, anlise preliminar de fontes e bibliografia.

Aru Lima

Chenia Silva Diego Carvalho Eurelino Coelho Flavia Amorim Flavio Dantas

Hegemonia em disputa: Estado e direo poltica da industrializao em Feira de Santana (1964-1985). Legionrios do capital e Cruzados do Canhoto: Juracy Magalhes, Otvio Mangabeira, anticomunismo e cultura poltica baiana (1926 -1945) Companhia Emprio Industrial do Norte: um estudo sobre controle operrio O futuro do presente; uma cidade para o progresso ou um progresso para cidade Modos de ver formas de poder. Movimento Estudantil na UEFS (1981 -2000 Pretos, pobres e proletrios: conscincia de classe e greves operrias na Bahia (1927) Nas encruzilhadas do rural e do urbano: uma proposta para a compreenso da formao da classe trabalhadora em Feira de Santana Estudantes em Movimento: A formao do Movimento Estudantil da UEFS em tempos de crise da ditadura militar (1976 -1988) A Era Vargas em Feira de Santana Costume e conflito: experincias de trabalhadores da feira li vre de Feira de Santana Paramos a cidade: greves e mundo do trabalho em Feira de Sa ntana (1983-1989) Histria dos ferrovirios em Alagoinhas: Cotidiano, Resistncia e Trabalho (1930 -1950). O PCB e a crise do socialismo. Leituras a partir do Acervo Aristeu Nogueira. O bicho que chegou a feira": a deposio do prefeito Francisco Pinto e a implantao do regime militar em Feira de Santana (1962 1967) O serto no virou mar. Feira de Santana e a modernizao autoritria. Trabalhadores e poltica em Feira de Santana (1945-1964)

Igor Gomes

Jamile Silveira

Kelman Conceio Larissa Penelu

Manuela Muniz Rafaela Matos

Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais. V inculado a trabalho de concluso do Mestrado. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Vinculado a TCC. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais, inclusive monografia de Especializao. Vinculado a trabalho de concluso do Mestrado. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais . Vinculado a bolsa de iniciao cientfica. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais. Vinculado a bolsa de iniciao cientfica. Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Vinculado a TCC.

Rafael Fontes

Ricardo Campos

Rogrio Ftima Yolanda Leony

Reviso do projeto, anlise preliminar de fontes e bibliografia. Coleta, anlise e sistematizao de dados, j com resultados parciais. Vinculado a bolsa de iniciao cientfica e a TCC.

Quadro 1 - LABELU. Pesquisas em andamento (maro de 2008) . Fonte: Arquivo LABELU.

O Quadro 1 demonstra tambm que a grande maioria das pesquisas atualmente em desenvolvimento (11 de 17, ou 6 5%) tem como objeto aspectos diversos da histria de Feira de Santana. A distribuio dos projetos segundo o foco geogrfico dos objetos investigados pode ser melhor visualizada no Grfico 1, abaixo. De fato, sem que isso jamais fosse estabelecido de modo intencional pelo coletivo, o LABELU terminou se constituindo como um dos mais importantes espaos de produo de conhecimento sobre a histria da cidade. Existe um intercmbio particularmente intenso entre estes projetos, que podem ser agrupados em dois b locos. Os projetos de Larissa Penelu, de Yolanda Leony e de Manuela Muniz tematizam o mundo do trabalho, e nele, as experincias e as formas de inscrio poltica das lutas dos grupos sociais subalternos. Juntamente com a pesquisa j concluda de Igor Gome s, que resultou na sua dissertao de mestrado Na contramo do sentido: origens e trajetria do Partido dos trabalhadores em Feira de Santana (1979-2000), estes trabalhos devem ser contados entre os estudos pioneiros sobre as lutas dos sujeitos sociais s ubalternizados na cidade de Feira de Santana. O movimento estudantil da UEFS, investigado por Jamile Silveira e Flavia Amorim, guarda estreitos vnculos polticos com estes sujeitos sociais.

Feira de Santana Outros No se aplica

11

Grfico 1 - LABELU. Pesquisas em andamento segundo o foco geogrfico dos temas. Fonte: Arquivo LABELU.

Os projetos de Rogrio Ftima, Ricardo Campos, Diego Carvalho, Andrei Valente e Kelman Conceio ocupam -se da histria poltica de Feira de Santana. Os dois primeiros investigam os conflitos, alianas e articulaes polticas que envolveram a eleio e posse de Francisco Pinto (PSD) em 1962, sua gesto frente a prefeitura municipal e sua deposio, em 1964, pela ditadura militar. Os demais problematizam os movimentos articulatrios (nas sociedadades civil e poltica) de sujeitos vinculados aos grupos sociais dominantes da cidade. Todas estas pesquisas tm em comum a perspectiva analtica designada como histria social

da poltica , caracterizada por pensar o poltico para alm das formas institucionais da poltica, por referncia aos conflitos mais amplos que envolvem os sujeitos sociais. A constatao desta afinidade espontnea entre os temas de tantas pesquisas tem suscitado na equipe a discusso sobre a viabilidade de construo de um m eta-projeto sobre a histria poltica e das lutas sociais em Feira de Santana. Outra perspectiva j discutida foi a de organizar, em cooperao com outros ncleos e grupos de pesquisa da UEFS, um seminrio sobre Feira de Santana como objeto de pesquisa. Os projetos que no se ocupam da histria de Feira de Santana so os de Flavio Dantas, Rafaela Matos e Chenia Silva, que pesquisam a histria do movimento operrio em outros lugares da Bahia, o de Aru Lima, sobre governantes baianos e os de Rafael Fontes e Eurelino Coelho, sobre intelectuais e poltica. Do ponto de vista de suas incidncias temticas, os projetos do LABELU indicam uma clara predominncia de problemticas ligadas ou Histria Social do Trabalho (inclusive as pesquisas sobre movimento estudan til, que adotam uma perspectiva terico -metodolgica profundamente marcada por esta linha de abordagens) ou Histria Social da Poltica. Dois projetos vinculam -se problemtica dos Intelectuais e Organizao da Cultura. Esta concentrao um bom indica dor da consistncia do eixo temtico geral do Laboratrio. Aps mais de dois anos de funcionamento do LABELU j possvel observar indcios confiveis de que o eixo articulatrio das pesquisas est em processo de consolidao, validando o objetivo central do Laboratrio. Provisoriamente definido como Estado e lutas sociais, este eixo estruturado a partir de uma problemtica comum, desdobrada seja para o terreno da poltica, seja para o das lutas sociais e do mundo do trabalho. A caracterstica mais sa liente desta linha de interrogao que estamos construindo a recusa ao encapsulamento das pesquisas nos limites estreitos das abordagens que esto se tornando predominantes seja nos estudos sobre os trabalhadores e os movimentos sociais, seja nas investigaes sobre a poltica. No primeiro caso, trata -se de criticar e ultrapassar, na prtica investigativa, uma orientao cada vez mais etnogrfica que imprime uma dmarche essencialmente descritiva pesquisa do chamado mundo do trabalho. O caminho de superao a abertura da abordagem para acolher mltiplos elementos que interferem no processo de determinao histrica do objeto, em particular as formas de processamento e representao poltica dos conflitos nos mbitos articulados da sociedade civil e da sociedade poltica. Numa palavra: incluir a questo das formas de organizao poltica da dominao de classe, isto , a questo do Estado nos estudos sobre movimentos sociais e trabalho. No segundo caso o desafio superar a conceituao restritiva do pol tico como aquilo que

pertence ao mundo das instituies e prticas especificamente definidas e reconhecidas como a poltica. O alargamento temtico conquistado pela chamada nova histria poltica , com a multiplicao dos objetos referidos ao poder, sobr etudo no cotidiano, representa j um passo nesta direo. O que pretendemos, no entanto, reinscrever a poltica como uma temtica que pertence legitimamente histria social e, portanto, reencontrar as lutas sociais, seus sujeitos e suas dinmicas nas d eterminaes da histria poltica.

8 7 Hist. Social do Trabalho Nmero de projetos 2 Hist. Social da Poltica Intelectuais e Org. da Cultura

Temticas dos projetos Grfico 2 - LABELU. Temticas dos projetos em andamento. Fonte: Arquivo LABELU.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas pela equipe do LABELU apareceram sob variadas formas: comunicaes e psteres em eventos cientficos, artigos e resumos em anais, dissertaes de mestrado e monografias de especializao, relatrios de iniciao cientfica. O Quadro 2, abaixo, informa o conjunto da produo. Ao todo foram 29 trabalhos produzidos e publicados ou apresentados no apenas em Feira de Santana, mas em outras cidades e estados do pas. Registre -se o crescimento da produo, se comparada ao perodo de referncia do primeiro relatrio (2006): naquele ano os resultados do nosso trabalho c hegavam a um total de 23 produtos, configurando -se um crescimento superior a 25%.
Pesquisador(a) Aru Lima Continua Produo acadmica Pensando as lutas polticas na Histria da Bahia: Octvio Mangabeira e J uracy Magalhes (1926 -1945). III Seminrio de Pesquisa e Ps -Graduao da UEFS. Feira de Santana, UEFS, 2007. (Publicao de resumo expandido / apresentao de trabalho). A transio do Partido: notas preliminares. In: XXIV SIMPSIO NACIONAL DE HISTRIA, 2007, So Leopoldo. Histria e Multidisciplinaridade: territrios e deslocamentos: anais do XXIV Simpsio Nacional de Histria. So Leopoldo: Associao Nacional de Histria (ANPUH), 2007. (Publicao de trabalho completo / apresentao de trabalho). Fim das certezas, crise de paradigmas: que histria convir ao sculo XXI? Feira de Santana, UEFS, 2007. (Apresentao de Trabalho/Conferncia) Para a crtica de certa razo histrica: sobre o mtodo e os historiadores. In: 5 Colquio Internac ional Marx-Engels, 2007, Campinas. Anais eletrnicos do 5

Eurelino Coelho

Flavio Dantas

Igor Gomes

Larissa Penelu

Rafaela Matos

Rafael Fontes

Colquio Internacional Marx -Engels. Campinas: CEMARX -IFCH-UNICAMP, 2007. v. 1. (Trabalho completo publicado em anais de congresso) . Revoluo Russa: 90 anos em debate. Salvador, 2007. (Apresentao de Trabalho/Conferncia) . Na Madrugada seremos livres. Relatrio final de Iniciao Cientfica FAPESB. Feira de Santana, UEFS, 2008. A formao da classe operria na Bahia: greves ferrovirias e conscincia de classe na Primeira Repblica. I Encontro de Histria Regional e Cultural. Recife, UFRPE, 2007. (Apresentao de trabalho / publicao de resumo e artigo completo) . A madrugada dos ferrovirios: sobre greves e locomotivas na Bahia (1909 1927). X Seminrio de Iniciao Cientfica. Feira de Santana, UEFS, 2006. (Apresentao de pster / publicao de resumo) . A Utopia Operria nos caminhos de ferro da Bahia. XI Seminrio de Iniciao Cientfica. Feira de Santana, UEFS, 2007. (Apresentao de trabalho / publicao de resumo expandido) . Escravos, artistas e operrios: a formao da classe operria baiana atravs da documentao do fundo Pamponet Sampaio. CEDOC UEFS: Processos cveis: abordagens e perspectivas de investigao. Feira de Santana, CEDOC/UEFS, 2006. (Apresentao de trabalho / publicao de resumo) . Hegemonia e partidos Polticos. 2006. (Curso de curta durao ministrado) . Hegemonia em processos Histricos. Caetit, UNEB, 2007. (Curso de curta durao ministrado) . Mundos do Trabalho. Caetit, UNEB, 2007. (Participa o em mesaredonda). Na contramo dos sentidos: origens e trajetria do PT de Feira de Santana Bahia (1979-2000). Dissertao de Mestrado em Histria. Niteri, UFF, 2007. Paradigmas rivais na Histria. Salvador, UCSAL, 2007. (Participao em mesa-redonda). O fim da feira? Memria e Conflito Social em Feira de Santana. In: VI Encontro de Histria Oral do Nordeste, 2007, Ilhus. Anais do VI Encontro de Histria Oral do Nordeste, 2007. (Trabalhos completos publicados em anais de congressos / A presentao de trabalho) . E. P. Thompson e algumas abordagens da Histria do Trabalho no Brasil Mini curso oferecido na Universidade Estadual de Feira de Santana em evento realizado pelo Laboratrio de Histria e Memria da Esquerda e das Lutas Sociais em conjunto com a turma de formandos 2006.1 . Relao e reciprocidade: adequaes brasileiras do pensamento thompsoniano. In: Encontro Regional de Histria Social e Cultural, 2007, Recife. GEHISC. Recife: UFRPE, 2007. (Trabalhos completos publicados em anais de congressos / Apresentao de trabalho) . A feira e a nova Feira: tradio, costume e conflito em Feira de Santana BA. (Monografia de Especializao em Histria da Bahia). Feira de Santana, UEFS, 2008. GREVES FERROVIRIAS NA DCADA DE 19 30 NA BAHIA: LUTAS E RESISTNCIAS. In: III Seminrio de Pesquisa e Ps -Graduao, XI Seminrio de Iniciao Cientfica, 2007, Feira de Santana, UEFS, 2007. (Publicao de Resumo Expandido / Apresentao de Trabalho) . Memria e Histria dos ferrovirios em Alagoinhas (1930 -1950): Cotidiano, Resistncia e Trabalho. In: 3 Encontro Cultura e Memria. Histria: Cultura e Sentimento , 2007, Recife- Pernambuco. 3 Encontro Cultura e Memria. Histria: Cultura e Sentimento. Recife - Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2007 . O PCB E A CRISE DO SOCIALISMO: Leituras a partir do Acervo Aristeu Nogueira. In: V Colquio Internacional Marx e Engels, 2007, Campinas/SP. Cadernos de Resumo, 2007. Vozes na Voz: O Destino dos Comunistas e o Partido N ovo Uma sntese do debate travado nas paginas do Voz da Unidade pela intelectualidade do PCB

acerca do impacto da dbcle da URSS e da conjuntura brasileira. 2007. (Apresentao de Trabalho/Seminrio). O bicho que chegou a Feira: A implan tao do regime militar e a deposio Ricardo Campos do prefeito Francisco Pinto (1962 - 1967). I Seminrio de Pesquisa do Recncavo. Cruz das Almas, UFRB, 2007. (Apresentao de trabalho / publicao de resumo expandido) . O serto no virou mar. Chico Pi nto e a luta pela democracia. Comunicao Rogrio Ftima apresentada no Seminrio Chico Pinto: Democracia e Ditadura em Feira de Santana e no Brasil. Feira de Santana, 2007. Yolanda Leony Experincia dos trabalhadores em Feira de Santana (1930 -1945). Comunicao apresen tada no XI Seminrio de Iniciao Cientfica. Feira de Santana, UEFS, 2007. Quadro - LABELU. Produo dos pesquisadores (nov. 2006/fev. 2008).

Consideraes finais

Em outubro de 2005 descrevemos o que imaginvamos ao propor a criao do LABELU:


A expectativa, baseada em experincias semelhantes de outras universidades, que a constituio de um espao de trabalho compartilhado sobre temas e problemticas afins crie um ambiente de crtica e de incentivos recprocos capaz de alavancar cada projeto indiv idual ao tempo em que se solidifica, pela prtica, um campo de estudos histricos relevantes (COELHO, 2005) .

Aps dois anos em meio de funcionamento do Laboratrio, a includa uma longa fase em que no dispnhamos de qualquer infra -estrutura, possvel atestar o cumprimento daquela expectativa. Naquilo que era e o seu maior objetivo, que o de criar e consolidar na UEFS um espao coletivo de pesquisa histrica sobre a esquerda e as lutas sociais no sculo XX, o LABELU j pode apresentar resultados s ignificativos. O Laboratrio hoje reconhecido, na UEFS e tambm junto a pesquisadores e grupos ligados a outras universidades, como uma referncia no esforo, ainda inicial, de produzir conhecimento histrico sobre a esquerda e as lutas sociais. Tornamo-nos uma referncia tambm para pessoas e coletivos que desejam doar documentos histricos sobre a temtica do Laboratrio. O acervo do LABELU no parou de crescer, com as doaes, desde o incio das nossas atividades, em 2005, confirmando a importncia do trabalho de preservao da memria documental das lutas sociais na Bahia. Alm do LAELU, h pouqussimos espaos institucionais dedicados a esta tarefa. Se verdade que o estabelecimento de laos mais estreitos com pesquisadores e coletivos acadmicos co ngneres permanece como um desafio aberto, tambm evidente que as condies para o estabelecimento destes vnculos esto dadas. Provam -no a participao

10

dos convidados em nossos eventos e os freqentes convites feitos a membros da equipe para participar de eventos em outras instituies. Tudo bem medido e pesado, cremos poder repetir hoje a frase que escrevemos dezesseis meses atrs, no nosso primeiro relatrio: Achamos que, em face dos resultados aqui apresentados, possvel afirmar que o objetivo [...], que foi nossa referncia geral de trabalho, est sendo alcanado (LABORATRIO..., 2006, p. 31).

Referncias

COELHO, Eurelino (Coord.). Laboratrio de Histria e Memria da Esquerda e das Lutas Sociais LABELU. Projeto. Feira de Santana, Departament o de Cincias Humanas e Filosofia/UEFS, outubro de 2005. LABORATRIO DE HISTRIA E MEMRIA DA ESQUERDA E DAS LUTAS SOCIAIS. Relatrio Anual (2005 -2006). Feira de Santana, outubro de 2006. Mimeografado.

Anda mungkin juga menyukai