Anda di halaman 1dari 37

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.

CADERNO 5 MEDICINA
P R O V AS : LNGUA PORTUGUESA BIOLOGIA QUMICA L N G U A E S T R AN G E I R A

1. 2. 3. 4. 5. 6.

ESTA PROVA CONTM 70 (SETENTA) QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA, UMA PROPOSTA DE PRODUO DE TEXTO E 37 PGINAS NUMERADAS. COM RELAO PROVA DE LNGUA ESTRANGEIRA, RESOLVA AS QUESTES REFERENTES LNGUA DE SUA OPO. NO PERCA TEMPO EM QUESTES CUJA RESPOSTA LHE PAREA DIFCIL. VOLTE A ELAS SE LHE SOBRAR TEMPO. A PROVA TER 05 (CINCO) HORAS DE DURAO, INCLUINDO O TEMPO DESTINADO TRANSCRIO DE SUAS RESPOSTAS. ESTE CADERNO DEVER SER DEVOLVIDO AO FISCAL, JUNTAMENTE COM A FOLHA DE RESPOSTA DO COMPUTADOR.

VOC PODE TRANSCREVER SUAS RESPOSTAS NA LTIMA FOLHA DESTE CADERNO E A MESMA PODER SER DESTACADA.

Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu nmero de inscrio no quadro abaixo. Preencha, com traos firmes, o espao reservado a cada opo na folha de resposta.

N de Inscrio

Nome

PROVA DE LNGUA PORTUGUESA INSTRUO: As questes de 1 a 4 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente antes de responder a elas. Lngua em funcionamento
Srio Possenti

1. Uma das razes, entre tantas, que explicam os resultados pfios de doze anos de escola, especialmente em testes de leitura, que muitas prticas escolares so irrelevantes ou banais. Estudos de livros didticos mostram que ainda se discutem ou analisam frases como O menino leu o livro ou que as atividades de leitura param nas perguntas e respostas bvias: Era uma vez um rapaz que gostava de rock etc. Responda: Do que gostava o rapaz? 2. Pode-se fazer coisas mais interessantes. A primeira analisar textos que ofeream verdadeiros problemas, e no nenhum problema, como o exemplificado acima. Se, em vez de ler o pato nada na lagoa (geraes fizeram isso), os alunos lessem o pato nada com duas patas, o trabalho poderia render um pouco mais, sem cansar ningum. Ao contrrio, at pode divertir. Se os alunos no sacarem, explica-se que duas patas pode designar tanto os membros que o pato movimenta para ir em frente quanto duas fmeas da mesma espcie que o acompanham nessa atividade corriqueira. Mas que no se mande, logo em seguida, fazer uma lista de femininos. Seria deprimente (na verdade, deveria escrever outra palavra). 3. Espero que ningum diga que um texto como esse insinua algum tipo de imoralidade ou que uma defesa sub-reptcia da poligamia ou da infidelidade matrimonial 4. Frases curtas so bons materiais para este tipo de anlise (j falei muito disso, aqui), porque o controle do texto pode ser facilitado. Atividades aparentemente banais como esta aguam a mente dos alunos e os deixam atentos para ver coisas similares nos textos que devem ler continuamente. Autor defunto / defunto autor logo deixa de exigir longas explicaes. 5. O poeta um fingidor (finge dor?) / finge to completamente (mente?) / que chega a fingir que dor (fingidor, finge dor) etc. Pode no ser uma leitura a ser defendida em um congresso, mas no ver esses jogos no texto muito pouco. 6. Piadinhas oferecem detalhes que desenvolvem o ouvido e o crebro: O que a clula disse ao barbeiro? Mitose. Diversas coisas so interessantes (mas no se trata de nada transversal). Mas olhe-se de perto mitose. Pode-se sacar a forma me tose, que no mais uma s palavra nem se escreve com i. Claro, podese ver tambm que, se me tose gera uma piada, tose-me a impede Lio de sintaxe do portugus vivo? 7. Uma charada como adora regies (dica: estado brasileiro), cuja resposta Amazonas revela uma questo semelhante: como saber se amazonas uma palavra ou se so duas? Se estivermos lendo textos que tratam do Brasil, de seus estados etc., por mais que, ao ler amazonas, o demnio do duplo sentido nos assalte, temos que reprimir esta tentao e ler uma palavra s. Mas se estamos jogando e no descobrimos que gosta de igual a ama e regies igual a zonas, ento estamos ficando com a cabea seca 8. A verdadeira lngua no diz sempre o gato mia ou Eva viu a uva (essa at que boa, comparada com a outra) [...]
(Disponvel em: <http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2011/10/20/>. Acesso em: 11 mar. 2013.)

3 QUESTO 1

Assinale a alternativa em que a reformulao do trecho transcrito entre parnteses implique erro ou mudana de sentido. a) Uma das muitas razes que explicam os resultados inexpressivos de doze anos de escola, em particular no que tange a testes de leitura, que muitas prticas escolares so insignificantes ou desinteressantes.
(Uma das razes, entre tantas, que explicam os resultados pfios de doze anos de escola, especialmente em testes de leitura, que muitas prticas escolares so irrelevantes ou banais. 1 )

b)

Podem-se fazer coisas mais interessantes. A primeira analisar textos que ofeream verdadeiros problemas, e no problema nenhum, como o acima exemplificado.
(Pode-se fazer coisas mais interessantes. A primeira analisar textos que ofeream verdadeiros problemas, e no nenhum problema, como o exemplificado acima. 2 )

c)

Espero que ningum afirme que um texto como esse esteja sugerindo algum tipo de imoralidade, ou que faa uma defesa fraudulenta da poligamia ou da infidelidade no casamento.
(Espero que ningum diga que um texto como esse insinua algum tipo de imoralidade ou que uma defesa sub-reptcia da poligamia ou da infidelidade matrimonial 3 )

d)

Atividades aparentemente triviais como esta tornam perspicaz a mente dos alunos, deixando-os atentos para verem coisas semelhantes nos textos que tm de ler continuamente.
(Atividades aparentemente banais como esta aguam a mente dos alunos e os deixam atentos para ver coisas similares nos textos que devem ler continuamente. 4 )

QUESTO

Todos os textos a seguir apresentam aspectos do funcionamento da lngua tais como os exemplificados pelo autor em sua argumentao, EXCETO: a) b) c) d) Nossa, menina, que anel lindo! diamante? No, esse aqui foi meu marido que me deu mesmo. Adivinha dos peixes: Quem no paga o peixe? (Quem roub-lo.) Eva pergunta a Ado: Meu bem, voc me ama? Ele: E eu l tenho escolha? A professora est ensinando pronomes. Juquinha, faa uma frase com consigo. Ah, professora, eu no consigo entender isso! 3

QUESTO

Assinale a insero parenttica presente no texto na qual o autor policia (ou finge policiar) sua linguagem. a) b) c) d) (geraes fizeram isso) 2 o (na verdade, deveria escrever outra palavra) 2 o (j falei muito disso, aqui) 4 o (mas no se trata de nada transversal) 6
o

4 QUESTO 4

Em todas as alternativas, h referncia a um mesmo aspecto do funcionamento da lngua, EXCETO: a) b) c) d) [...] adora regies (dica: estado brasileiro), cuja resposta Amazonas [...] 7 o [...] Autor defunto / defunto autor [...] 4 O poeta um fingidor (finge dor?) / finge to completamente (mente?) / que chega a fingir que dor (fingidor, o finge dor) [...] 5 o O que a clula disse ao barbeiro? Mitose. 6
o

INSTRUO: As questes 5 e 6 esto relacionadas com a tabela a seguir. Examine-a atentamente antes de responder a elas.
Prevalncia de dficit de peso, de excesso de peso e de obesidade na populao com 20 anos ou mais de idade, de acordo com os critrios da Organizao Mundial da Sade OMS, por sexo, segundo as classes de rendimento total e a variao patrimonial mensal familiar per capita Brasil perodo 2008-2009 Prevalncia de dficit de peso, de excesso de peso e de obesidade, na populao com 20 ou mais anos de idade, por sexo (%) Masculino Dficit de peso At 1/4 Mais de 1/4 a 1/2 Mais de 1/2 a 1 Mais de 1 a 2 Mais de 2 a 5 Mais de 5 2,7 3,0 2,3 1,9 1,0 0,7 Excesso de peso 30,9 37,0 43,7 51,5 58,7 63,2 Obesidade 5,5 6,9 9,6 13,3 16,1 17,1 Dficit de peso 5,7 5,0 3,9 3,8 2,5 2,2 Feminino Excesso de peso 43,2 44,2 47,8 49,9 49,1 45,7 Obesidade 15,1 14,6 16,3 18,0 18,1 15,8

Classes de rendimento total e variao patrimonial mensal familiar per capita (salrios-mnimos)

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Trabalho e Rendimento, Pesquisa de Oramentos Familiares 2008-2009.

(Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica>. Acesso em: 28 fev. 2013.)

QUESTO I. II.

De um modo geral, o dficit de peso tende a reduzir-se em funo da renda. Sistematicamente, o excesso de peso e a obesidade aumentam em proporo direta com o aumento do poder aquisitivo. III. O dficit de peso entre as mulheres mais de duas vezes maior que entre os homens nos extremos mnimo e mximo de renda. Tendo em conta as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Apenas I e III so verdadeiras. Apenas I e II so verdadeiras. Apenas II e III so verdadeiras. Todas so verdadeiras.

5 QUESTO I. II. 6

Entre as mulheres, a relao entre obesidade e faixas de renda resultaria num grfico curvilneo. Consideradas a menor e a maior classe de rendimentos, verifica-se que o percentual de obesos mais que triplica entre os homens. III. As informaes da tabela indicam que as mulheres comem menos do que os homens. Tendo em conta as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Apenas I e III so verdadeiras. Apenas I e II so verdadeiras. Apenas II e III so verdadeiras. Todas so verdadeiras.

INSTRUO: As questes 7 e 8 esto relacionadas com a charge a seguir. Examine-a atentamente antes de responder a elas.

Extrado de: Dirio de Pernambuco, 7/9/2006.

QUESTO

I. A charge traz evidncia de que cavalo e cavaleiro reagem semelhantemente fala do garoto. II. O autor aborda um problema caracterstico de nossa sociedade. III. O foco do humor se baseia no fato de o menino pretender roubar um veculo equestre. Tendo em conta as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Apenas I e II so verdadeiras. Apenas I e III so verdadeiras. Apenas II e III so verdadeiras. Todas so verdadeiras.

6 QUESTO I. II. 8

A imagem do cavaleiro, tal como representada na charge, remete a um fato histrico. Tendo em conta os trajes do cavaleiro e o momento de publicao da charge, fica evidente que se trata de polcia montada. III. O humor aqui pode ser tambm atribudo fuso de pocas promovida pelo autor. Tendo em conta as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) Apenas I e III so verdadeiras. Apenas II e III so verdadeiras. Apenas I e II so verdadeiras. Todas so verdadeiras. 9

QUESTO I.

[...] a prtica e o ensino da medicina hipocrtica no foram extintos, posto que, na Idade Mdia, com o advento do Imprio rabe, seus filsofos e seus mdicos, obtendo os textos dos filsofos clssicos e dos mdicos hipocrticos e galnicos conservados na Biblioteca de Alexandria, os traduziram ao rabe e fizeram deles a base de sua cultura teolgico-filosfica e mdica.
(Disponvel em: <http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_129_232-42.864.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2013.)

II.

A Medicina romana no apresentou grandes contribuies clnica mdica, posto que, devido grande atuao de Galeno, tenha possibilitado uma significativa ampliao dos conhecimentos de anatomia e fisiologia.

O elemento em destaque nos trechos acima, considerada sua ordem de ocorrncia, ser CORRETAMENTE substitudo por: a) b) c) d) porque uma vez que conquanto visto que e e e e visto que dado que se bem que no obstante

QUESTO 10

ltotes s.f.2n. (1624) RET ESTL figura que combina, freq. num eufemismo, a nfase retrica com a ironia, no raro sugerindo uma ideia pela negao do seu contrrio (p.ex., no estar em seu juzo perfeito por estar maluco; no ser nada baixo por ser muito alto) ETIM gr. litts,tos 'simplicidade, ausncia de aparato' Tendo em conta a definio contida no verbete acima, transcrito do dicionrio Houaiss, indique a alternativa que NO apresente exemplo da figura da ltotes. a) b) Magro, de olhos azuis, caro moreno, / Bem servido de ps, meo na altura, / Triste de facha, o mesmo de figura, / Nariz alto no meio, e no pequeno; [...] (Bocage) [...] Deve chamar-se hoje D. Maria de tal. Em 1860 florescia com o nome familiar de Marocas. No era costureira, nem proprietria, nem mestra de meninas; v excluindo as profisses e l chegar. [...] (Machado de Assis, Singular ocorrncia.) Raios no peo ao Criador do mundo, / Tormentas no suplico ao rei dos mares, / Vulces terra, furaces aos ares, / Negros monstros ao bratro profundo: [...] (Bocage) No sou to feia que no possa casar, [...] (Adlia Prado, Com licena potica.)

c) d)

7 QUESTO 11 Em todas as alternativas, o trecho em destaque remete noo de condio, EXCETO: a) b) c) d) Muita gente no faz seguro porque acredita que nada vai acontecer. E vai que acontece... Erro de Portugus / Quando o portugus chegou / Debaixo de uma bruta chuva / Vestiu o ndio / Que pena! / Fosse uma manh de sol / O ndio tinha despido / O portugus. (Oswald de Andrade)
(Disponvel em: <http://projeto3005.blogspot.com.br/2011/05/oswald-de-andrade.html>. Acesso em 2 abr. 2013.)

Acordos no se quebram, de fato; a menos que estejam sob a influncia de excepcionalidades. Se ele vem ningum sabe.

QUESTO 12 Em todas as tirinhas a seguir, o efeito de humor se ancora na possibilidade de mais de uma leitura para determinado segmento do texto, EXCETO:

a)

(Disponvel em: <http://tironas.blogspot.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

b)

(Disponvel em: <http://besterollzeetalss.blogspot.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

c)

(Disponvel em: <http://besterollzeetalss.blogspot.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

d)

(Disponvel em: <http://besterollzeetalss.blogspot.com.br/>. Acesso em: 20 mar. 2013.)

INSTRUO: As questes de 13 a 15 referem-se ao poema a seguir. Leia-o atentamente antes de responder a elas. Conto cruel Manuel Bandeira A uremia no o deixava dormir. A filha deu uma injeo de sedol. Papai ver que vai dormir. O pai aquietou-se e esperou. Dez minutos... Quinze minutos... Vinte minutos... Quem disse que o sono chegava? Ento, ele implorou chorando: Meu Jesus-Cristinho! Mas Jesus-Cristinho nem se incomodou.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manh. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 97.

QUESTO 13 Assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) O ttulo atribudo ao poema sinaliza a proximidade de sua estrutura com a de outro gnero textual. Para tornar verossmil o nome da droga injetada, o autor recorre ao elemento de composio sed-, que remete a sedar, acalmar, seguido do sufixo -ol, geralmente empregado na nomenclatura dos lcoois. O texto informa que o doente padece de doena extremamente dolorosa, o que corroborado pelo adjetivo presente no ttulo. As reticncias atuam como elemento de reforo, sublinhando a espera angustiante e prolongada, caractersticas sinalizadas pela repetio da contagem do tempo a intervalos curtos.

QUESTO 14 I. Trata-se de uma pergunta retrica. II. Informa ao leitor a ineficcia do medicamento administrado. III. Tem o propsito de contestar a afirmativa da filha. Tendo em conta as afirmativas acima, relativas pergunta presente no texto, CORRETO afirmar: a) b) c) d) I e II so verdadeiras. II e III so verdadeiras. I e III so verdadeiras. Todas so verdadeiras.

QUESTO 15 Assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) No nome do mal de que padece o doente podem ser depreendidos elementos de composio que remetem a ureia e sangue. O emprego do diminutivo, tanto pelo personagem quanto pelo narrador, tem no texto o mesmo valor e a mesma funo. A atitude da filha em relao ao pai de ternura e cuidado, o que se deixa entrever pelo vocativo empregado por esta e pela promessa de alvio. Na ltima orao do texto, a forma nem equivale a sequer.

P R O D U O

D E

T E X T O

gora, todas as universidades e institutos federais tero que reservar 12,5%, ou seja, 1/8 das suas vagas para alunos das escolas pblicas. Em quatro anos sero 50%. Destas vagas reservadas para a escola pblica, metade ser destinada para estudantes com renda mensal familiar at um salrio-mnimo e meio. O preenchimento das vagas deve levar em conta ainda critrios de cor ou raa, seguindo dados estatsticos do IBGE. As universidades que j publicaram os seus editais para o vestibular, tero de fazer novas chamadas, de acordo com o estabelecido pela nova lei.
(Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/cotas/>. Acesso em 3 abr. 2013.)

Colocando-se na condio de um(a) estudante pr-universitrio(a) integrante de uma das classes beneficiadas pelas cotas sociais e raciais (negro, pobre, deficiente ou indgena), escreva um artigo de opinio, a ser divulgado em jornal de grande circulao, no qual voc avaliar os prs e os contras da medida governamental descrita acima. Defenda, com argumentos consistentes, seu ponto de vista.

10

R A S C U N H O

D O

T E X T O

11

PROVA DE BIOLOGIA

QUESTO 16 As figuras I e II mostram, respectivamente, dois animais popularmente denominados de tatu-bola e tatu-bolinha. So nomes parecidos para animais muito diferentes; o primeiro um vertebrado placentrio e o segundo, pertencente a um grupo de crustceos que invadiu com sucesso o habitat terrestre. Em comum, a capacidade de se enrolar inteiro no formato de uma bola, protegendo as partes moles do corpo no interior da carapaa rgida.

Figura I

Figura II

Os animais nas figuras I e II apresentam, respectivamente, EXCETO: a) b) c) d) respirao pulmonar e respirao branquial. endoesqueleto sseo e exoesqueleto quitinoso. sistema circulatrio fechado e sistema circulatrio lacunar. dioicos com fecundao interna e monoicos com fecundao externa.

QUESTO 17 Plantas e animais podem reproduzir de modo sexuado. Essa reproduo pode proporcionar diversidade gentica por meio da recombinao de genes. INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) a meiose, produzindo novas combinaes gnicas, d populao variedades de gentipos em geraes sucessivas. a diversidade gentica pode ser vantajosa populao quando o ambiente muda ou quando a populao se expande para novos ambientes. a diversidade gentica na reproduo sexuada tende a ser maior na alogamia do que na autogamia. tanto a reproduo sexuada como a assexuada produzem gentipos diferentes e ambas so utilizadas na agricultura anual para a produo de gros.

12 QUESTO 18

Mosquitos transgnicos sero soltos em Juazeiro, na Bahia, para combater a dengue Para os animais, o ato sexual o caminho para a perpetuao da espcie. Um objetivo primordial que est se invertendo pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulao gentica, uma populao de machos criados em laboratrio recebeu um gene modificado que produz uma protena que mata a prole do cruzamento com fmeas normais existentes em qualquer ambiente. Para que sua produo seja possvel em laboratrio, eles foram programados para sobreviver quando recebem o antibitico tetraciclina. Sem esse antdoto, que reprime a sntese da protena letal, no haveria sobreviventes para serem soltos na natureza. A pesquisadora responsvel faz questo de dizer que apenas os machos, que no picam e no transmitem a doena, sero soltos.
Texto Extrado de EVANILDO DA SILVEIRA | Pesquisa FAPESP - Edio 180 - Fevereiro de 2011.

Analisando-se o texto acima, correto afirmar, EXCETO: a) b) c) d) A liberao de machos transgnicos pode reduzir a necessidade de pulverizao de inseticidas para a reduo de populaes selvagens do mosquito. Os descendentes do acasalamento de machos transgnicos com fmeas selvagens herdam a protena letal, morrendo ainda na fase de larva ou pupa. O uso de tetraciclina por humanos pode torn-los mais propensos a ser infectados por descendentes do mosquito transgnico. A quantidade e a frequncia de liberao de machos transgnicos so fatores que podem interferir na eficincia competitiva no acasalamento com as fmeas selvagens.

QUESTO 19 A figura representa estruturas presentes em uma folha de angiosperma onde determinadas funes especficas podem ocorrer.

Assinale a opo que fala de uma estrutura e/ou funo especfica que NO est contemplada na figura. a) b) c) d) trocas gasosas para realizao de respirao e fotossntese. estrutura para realizao de excreo nitrogenada. estrutura para impermeabilizao de superfcie foliar. transporte de seiva bruta para produo de seiva elaborada.

13 QUESTO 20 Para se estudar o transporte de determinado soluto X atravs da membrana plasmtica de duas espcies de protozorios parasitas humanos, que no apresentam vacolos contrteis, foi montado o seguinte experimento. No tubo I foram colocadas clulas do protozorio A e, no tubo II, a mesma quantidade de clulas do protozorio B em solues com a mesma composio e concentrao, mas sem o soluto X. Aps 1 minuto de incubao, foram adicionados aos dois tubos volumes iguais de uma soluo do soluto X. A variao do volume celular foi monitorada em funo do tempo e os resultados esto representados no grfico abaixo.

Adio de soluo contendo o soluto X Volume celular

Tubo I

Tubo II
0 1 2 3 4 5

Tempo (minutos)

Pela anlise dos resultados, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O protozorio B absorve o soluto X por difuso facilitada, enquanto o A realiza transporte ativo de X. A adio de soluto X tornou os meios dos dois tubos hipertnicos em relao aos protozorios. As variaes observadas nos volumes celulares esto ligadas a processos de osmose. O soluto X pode ser capaz de atravessar a membrana plasmtica do protozorio A, por difuso facilitada.

QUESTO 21 Nos seres humanos, os msculos trabalham para manter a vida vegetativa e a vida de relao com o meio ambiente. A seguir so feitas relaes entre os tipos de tecidos muscular e as funes por eles desempenhadas. Assinale a relao INCORRETA entre o tipo de tecido muscular e sua funo. Tipo muscular a) b) c) d) Estriado esqueltico Liso Estriado esqueltico Estriado cardaco Exemplo de funo desempenhada Executar movimentos voluntrios como correr, tocar violo e gerar movimentos respiratrios. Executar a movimentao do alimento ao longo do trato gastrointestinal e a constrio de vasos sanguneos. Fornecer fora contrtil para a maioria de nossos rgos internos, os quais esto sob controle do sistema nervoso autnomo. Realizar o movimento cardaco, mesmo sem o comando do sistema nervoso central, facilitando a realizao de transplantes cardacos.

14 QUESTO 22 O esquema na figura I refere-se herana da cor da flor em ervilha-de-cheiro apresentado por Mendel, em 1865, para sustentar em parte o que ele prprio denominou de leis da hereditariedade. Estudando a herana desse mesmo carter no incio do sculo XX, Bateson e Punnet concluram que mais de um par de alelos estava envolvido na determinao da cor das flores de ervilha-de-cheiro. O esquema geral desse experimento est apresentado na figura II.

Figura I

Figura II

Prpura AA

Branca aa

Prpura AAbb

Branca aaBB

100% Prpuras
AUTOFECUNDAO

100% Prpuras
AUTOFECUNDAO

3/4 Prpuras A_

1/4 Brancas aa

9/12 Prpuras A_B_

Brancas 3/12 A_bb 3/12 aaB_ 1/12 aabb

Analisando os experimentos e os seus resultados nas figuras, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O experimento da figura II no invalida a lei de Mendel sobre a recombinao aleatria de alelos separados na gametognese. Os resultados apresentados no experimento II indicam que os produtos de dois genes diferentes so necessrios na determinao da cor prpura nessas flores. A interao gnica mostrada na figura II indica que o alelo A dominante sobre o alelo B e que tambm B dominante sobre A. As duas linhagens de plantas cruzadas por Mendel (figura I) eram homozigotas dominantes para o alelo B.

15 QUESTO 23 As figuras representam fases de divises celulares (A, B e C) em clulas de um mesmo animal.

De acordo com as figuras e com seus conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) a espcie diploide com trs pares de cromossomos homlogos. em A, pode estar ocorrendo a separao de cromossomos recombinados. a clula mostrada em C haploide, mesmo antes de originar duas novas clulas. as clulas em B e C esto, respectivamente, em anfase I e anfase II da meiose.

QUESTO 24

A figura mostra experimento realizado para evidenciar efeitos fisiolgicos no crescimento e desenvolvimentos vegetais. Observando-se o experimento e seus efeitos, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) a substncia que induz o crescimento estimulada pela ao da luz e aumenta sua produo na regio de incidncia luminosa. a curvatura fototrpica positiva ocorre com maior concentrao de hormnio no lado oposto da luz lateral incidente. com o coleptile vedado, o fotorreceptor no transmite a mensagem para que ocorra a curvatura fototrpica positiva. a extremidade do coleptile contm o fotorreceptor que responde luz ocorrendo a curvatura fototrpica por substncia qumica que atua na regio de crescimento.

16 QUESTO 25

Protagonistas indispensveis Estudo internacional feito com a participao de brasileiros mostra que o trabalho de polinizao das abelhas selvagens no pode ser substitudo pelo de espcies manejadas A polinizao um mecanismo crucial para a reproduo das plantas e, por isso, influencia diretamente as diversas culturas alimentares do mundo. O processo reprodutivo de mais de trs quartos das angiospermas depende das cerca de 200 mil espcies polinizadoras. Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que a agricultura precisa desses animais, ela responsvel pela gradual reduo da diversidade de espcies nativas. O aumento da rea de plantio faz com que vrios polinizadores percam o habitat e desapaream desses locais. Uma sada seria a criao de polinizadores, como a abelha africano-europeia apis mellifera, nas regies de plantio, mas um estudo internacional mostra que a polinizao por abelhas selvagens no pode ser simplesmente substituda pela de espcies manejadas.
Fonte: Extrado de reportagem do Correio Brasiliense, de 18/03/2013.

Sobre esse assunto, possvel afirmar, EXCETO: a) b) c) d) Os insetos nativos so mais resistentes aos inseticidas usados na agricultura convencional do que as espcies manejadas. Os insetos nativos so normalmente mais bem adaptados s plantas que polinizam devido a aspectos morfolgicos como o tamanho do corpo, das pernas e do tipo de pelo. Os insetos nativos podem ser mais bem adaptados com relao a aspectos fenolgicos como a sintonia entre o horrio ou poca do ano em que a flor est mais receptiva atividade do polinizador. A substituio da vegetao nativa por rea de monocultura pode afetar mais as espcies nativas do que as espcies manejadas.

QUESTO 26 Quando duas populaes de indivduos adquirem variaes que impedem o cruzamento entre eles, est ocorrendo isolamento reprodutivo, que ir impedir a reproduo. Esses isolamentos podem ser pr-zigticos ou ps-zigticos. So classificados como mecanismos naturais de isolamentos reprodutivos pr-zigticos, EXCETO: a) b) c) d) o habitacional, que ocorre em populaes que vivem numa mesma regio, mas ocupam diferentes habitats, frequente em vegetais. o sazonal, que ocorre em populaes que vivem numa mesma regio, mas produzem gametas em pocas diferentes, o que impede a fecundao. o etolgico, que ocorre em animais os quais apresentam variaes comportamentais tornando o acasalamento entre as duas espcies incompatvel. o gentico, que representa uma incompatibilidade genmica na qual o ato sexual, embora favorecido, produz hbridos estreis.

17 QUESTO 27

CAFEEIRO

Os frutos do caf que apresentam uma ou duas das suas lojas vazias, ou seja, sem sementes, chamam-se frutos chochos (veja a figura ao lado). Tais frutos podem ser facilmente separados dos frutos normais, pois boiam, enquanto os normais afundam, se colocados em um recipiente com gua. No Caf Mundo Novo, h dois grupos distintos de plantas: Plantas A de baixa ocorrncia de frutos chochos e Plantas B de alta ocorrncia de frutos chochos. A existncia dos dois grupos distintos de plantas se deve a um par de genes alelos Dd. As plantas A, nas quais baixa a ocorrncia de frutos chochos, so de constituio gentica DD. As demais so Dd. No h o grupo dd, pois a combinao endosperma ddd e embrio dd letal.
Extrado de: Controle Gentico dos Frutos Chochos no caf Novo Mundo. - Em www.scielo.br/pdf/brag/v14nunico/09.pdf

Polpa

Semente

Ramo com flores e frutos

Fruto Corte de fruto normal Corte de fruto chocho

De acordo com as informaes, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) a pequena ocorrncia de frutos chochos nas plantas A pode ser em funo da fecundao cruzada com outras plantas. pela autopolinizao em plantas B, espera-se que 1/3 dos descendentes possam gerar plantas com baixa ocorrncia de frutos chochos. a propagao vegetativa de plantas A garante que todos os seus descendentes sejam plantas que s produzam frutos normais. metade dos frutos originados da polinizao cruzada entre uma planta A e uma planta B sejam normais.

QUESTO 28 O ciclo sexual feminino pode ser didaticamente separado em duas etapas distintas e ao mesmo tempo relacionadas: a ovariana e a uterina. A regularidade com que se repetem os ciclos sexuais se deve ao de hormnios. A esse respeito, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O estrgeno produzido pelo folculo responsvel pelo espessamento do endomtrio durante a primeira fase do ciclo ovariano. Na ausncia da fecundao, haver aumento na produo de estrgeno e progesterona no ovrio, a mucosa uterina se descama e ocorre a menstruao. O FSH provoca a maturao do folculo, e o LH estimula a transformao do folculo em corpo amarelo no qual ocorre a secreo de progesterona. A progesterona secretada no ovrio produz intensa vascularizao do endomtrio na fase ps-ovulatria.

18 QUESTO 29 Ewert & Nelson (1991) classificam os padres de determinao sexual em rpteis, com base nas temperaturas de incubao dos ovos em trs tipos de acordo com as informaes abaixo.

Padro Ia: As fmeas adultas so


maiores que os machos. um padro exclusivo e o mais comum para tartarugas.
100 Porcentagem de Fmeas 80 60 40 20 0 18 100 Porcentagem de Fmeas 80 60 40 20 0 18

Padro Ib: Os machos so maiores


que as fmeas. Esse padro conhecido apenas para lagartos e crocodilianos.

20

22

24

26

28

30

32

Temperatura de Incubao ( C)

20 22 24 26 28 30 Temperatura de Incubao ( C)

32

Porcentagem de Fmeas

100 80 60 40 20 0 18

Padro II: Machos e fmeas adultos


tm, aproximadamente, o mesmo tamanho. Ocorre em todos os grupos de rpteis.

20

22

24

26

28

30

32

Temperatura de Incubao ( C)

Analisando-se as informaes, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A maior frequncia de machos gerados a 20C ob servada no grupo Ia, mais comum para tartarugas. Jacars e lagartos machos no podem ser gerados em temperaturas de incubao inferiores a 28 C. O aquecimento global pode favorecer um aumento do percentual de machos gerados em alguns grupos de crocodilianos. Para as tartarugas, temperaturas acima de 29 C d eterminam a gerao de um maior percentual de fmeas.

19 QUESTO 30 O cladograma foi montado com base no padro filogentico e determinado por 13 estruturas, algumas delas homlogas, presentes nos esqueletos de grandes aves terrestres. Os caracteres estudados esto numerados de 1 a 13, marcados nos ramos da rvore onde surgem e nas aves que os possuem.

Emas (1, 2 ,3, 4, 6)

6 7 4
Avestruz (1, 2 ,3, 4, 7) Emu (1, 2 ,3, 5, 8)

8 9

Casuares (1, 2 ,3, 5, 9)

1 11

10

Ave-elefante (1, 2 , 10)

12 13

Moa (1, 11 , 12)

Kiwis (1, 11 , 13)

Com base nas informaes e nos seus conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) rgos homlogos tm a mesma origem embrionria e estrutura interna semelhante, podendo a funo ser diferente. a divergncia adaptativa favorece o surgimento de novas espcies, que normalmente apresentam rgos e estruturas homlogas. a estrutura esqueltica de asas funcionais para o voo e asas no funcionais revela um conjunto de semelhanas denominado homologia. o nmero de estruturas homlogas comuns determina o tempo de divergncia de duas espcies a partir de ancestral comum.

20 QUESTO 31 Um bilogo estudava a dinmica de trs populaes em um determinado ecossistema quando, a partir de um determinado momento, a populao de predadores comeou a declinar devido a uma doena letal, o que refletiu no tamanho das duas outras populaes, a de herbvoros da qual se alimentava o predador, e da planta que servia de alimento ao herbvoro. A partir das variaes relativas no tamanho das trs populaes ao longo de um determinado perodo de tempo, foi gerado o grfico abaixo (nele as setas marcam os incios das variaes no tamanho das populaes).

Tamanho das populaes

Populao I

Populao II

Populao III T0 T1 T2 T3 Tempo T4 T5

Considerando-se que as variaes observadas nos tamanhos das trs populaes decorrem exclusivamente de suas relaes interespecficas, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) a reduo no tamanho da populao I pode ser decorrente da reduo no tamanho da populao II. a reduo no tamanho da populao II ocorreu diretamente devido reduo no tamanho da populao III. as variaes no tamanho da populao I esto diretamente relacionadas com variaes no tamanho das populaes II e III. o aumento no tamanho da populao I ocorreu devido reduo no tamanho da populao III.

QUESTO 32 Em um experimento para se demonstrar a digesto de amido, preparou-se um pouco de goma de amido, utilizando-se de farinha de trigo e, depois, foram utilizados quatro tubos de ensaio, colocando-se neles os ingredientes a seguir.
TUBO 1 GOMA DE AMIDO TUBO 2 GOMA DE AMIDO E SALIVA TUBO 3 GOMA DE AMIDO, SALIVA E HCl TUBO 4 GOMA DE AMIDO E SALIVA FERVIDAS

Colocando-se um pouco de soluo diluda de lugol (soluo de iodo que cora de azul especificamente o amido) em cada tubo, INCORRETO dizer que o tubo: a) b) c) d) 1 fique azulado, por falta da enzima digestiva especfica. 2 no fique azulado, pois ocorrer digesto do polissacardeo. 3 fique azulado, pois o meio cido desfavorecendo a ao da enzima digestiva. 4 no fique azulado, pois o processo digestivo ocorrer com maior intensidade.

21 QUESTO 33 A figura mostra a provvel origem evolutiva do grupo de animais representados num perodo de 500 milhes de anos (M.a) at os dias atuais. Os nmeros 1, 2, 3, 4 e 5 no cladograma indicam o momento do surgimento de determinados grupos de animais.

Dinossauros

5 4

3 2

Peixes primitivos sem mandbula

Analisando-se o cladograma, foram feitas as seguintes afirmaes: Os peixes sem mandbula foram completamente extintos h mais de 400 M.a. e hoje no h representantes desse grupo de animais. II. Em 2, surge o grupo dos tetrpodes cujos representantes atuais so pulmonados e com circulao sangunea dupla. III. A fecundao interna e o desenvolvimento embrionrio com proteo amnitica so caractersticas dos atuais animais originados de 3. IV. O corao tetracavitrio pode ter surgido em um grupo de animais anteriores ao mamfero primitivo destacado em 4. V. Foi a extino dos dinossauros que permitiu o surgimento das aves a partir do grupo dos crocodilianos. So afirmaes VERDADEIRAS: a) b) c) d) I, II e IV I, III e V II, III e IV II, IV e V I.

22 QUESTO 34 Nas angiospermas, o sistema condutor de gua e de sais minerais constitudo de clulas mortas com substncias impermeveis que do tambm sustentao aos vasos. O floema formado por clulas vivas, apresentando ao longo de sua extenso placas crivadas.

Disponvel em: cienciaquinto.blogspot.com

So atividades funcionais que envolvem a participao desses vasos, ou pelo menos de um deles, EXCETO: a) b) c) d) transpirao, que favorece o transporte nos vasos lenhosos. gutao, que favorece o aumento da presso de raiz e a descida da seiva elaborada. fotossntese, cujos produtos orgnicos so transportados pelo floema. perda de vapor dgua, que favorece a subida da seiva bruta.

QUESTO 35 Poluentes aquticos podem ser biodegradveis ou no, sendo capazes de acumular na gua e gerar riscos aos seres vivos. Sobre essas substncias, correto afirmar, EXCETO: a) b) adubos e fertilizantes: contm grandes concentraes de matria orgnica rica em nitrognio e fsforo estimulando o crescimento de algas, que produz a eutrofizao responsvel pelo aumento de O2 na gua. petrleo: quando liberado na gua, provoca poluio, produzindo camada impermeabilizante, que impede trocas gasosas entre gua e atmosfera, provocando asfixia em animais e dificultando a fotossntese em auttrofos submersos. defensivos agrcolas: podem provocar intoxicaes em animais aquticos e muitos deles se acumulam no organismo animal semelhana de metais pesados como o chumbo e o mercrio. detergentes: mesmo no sendo acentuadamente txicos, podem causar prejuzo ao ambiente pela destruio de micro-organismos e, alguns deles podem contribuir para a eutrofizao do meio.

c) d)

23 QUESTO 36 Os seres humanos podem apresentar trs diferentes protenas com capacidade de ligar o oxignio. So elas: a hemoglobina A, que est envolvida com o transporte de oxignio no sangue de indivduos aps o nascimento; a mioglobina, presente no interior de clulas dos msculos esquelticos e cardaco; a hemoglobina F, presente somente no estgio fetal e por muito pouco tempo aps o nascimento. O grfico a seguir representa a capacidade de ligar oxignio dessas trs protenas em funo das presses parciais de oxignio (pO2) no organismo.

Porcentagem de saturao das protenas com O2

100 80

B
60

C
40 20

0 0 10 20 30 40 50 Presso de O2 (pO2) 60 70

As curvas A, B e C no grfico representam, respectivamente, a capacidade de ligar oxignio das protenas: a) b) c) d) hemoglobina A, hemoglobina F e mioglobina. mioglobina, hemoglobina F e hemoglobina A. hemoglobina F, hemoglobina A e mioglobina. hemoglobina A, mioglobina e hemoglobina F.

QUESTO 37 Em 1875, Charles Darwin, autor de A Origem das Espcies, escreveu sobre uma famlia peculiar de uma provncia do noroeste da ndia, na qual dez homens de quatro geraes apresentavam dentes pequenos, ausncia de glndulas sudorparas e pelos corpreos esparsos. Os homens afetados nunca transmitiam esse carter para seus filhos, mas suas filhas no afetadas podem passar essa caracterstica para os filhos (netos do homem afetado). Darwin alegou que as filhas dessa famlia indiana nunca eram afetadas, mas hoje sabemos que algumas mulheres tm casos brandos dessa anomalia gentica denominada displasia ectodrmica anidrtica, com reas irregulares da pele com poucas ou nenhuma glndula sudorpara.
Fonte: Extrado de Pierce, B. A. Gentica um enfoque conceitual, Ed. Guanabara Koogan, p74-75, 2004.

Considerando a anomalia como um carter recessivo, assinale a afirmao INCORRETA. a) b) c) d) Trata-se de um carter determinado por gene ligado ao cromossomo X em uma regio no homloga de Y. Mulheres heterozigotas podem ter reas irregulares da pele afetadas devido inativao aleatria do cromossomo X. Trata-se de uma herana restrita ao sexo masculino em que somente os netos de homens afetados so afetados. Espera-se que metade dos filhos homens de uma mulher normal cujo pai afetado sejam tambm afetados por essa anomalia.

24 QUESTO 38

Verrugas so tumores benignos de clulas da pele causadas pelo vrus do papiloma humano (HPV). Aps inserir o seu material gentico (DNA) no genoma de clulas epidrmicas, esses vrus expressam protenas capazes de induzir o crescimento anormal dessas clulas formando as verrugas. O contgio pode ocorrer nas relaes sexuais e por contato direto com pessoas e objetos infectados, bem como por autoinoculao atravs de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vrus.

Sobre esse assunto, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) o vrus HPV cresce nas clulas queratinizadas mortas das camadas mais externas da epiderme. alguns sorotipos de HPV esto envolvidos com o desenvolvimento de cncer de colo uterino. esses vrus se valem da multiplicao celular para reproduzir seu material gentico inserido no genoma da clula. somente o material gentico desses vrus no tem poder infectante, sendo a cpsula fundamental para sua disseminao.

QUESTO 39 O grfico mostra a comparao entre o crescimento de uma populao de lagartos Cnemidophorus unissexuados com uma populao de lagartos bissexuados de igual gnero, a partir de populaes do mesmo tamanho, acompanhadas durante trs anos em uma mesma rea. 1000

Nmero de lagartos

800 Populao Unissexuada 600 400 200 0 O 1 2 3 Populao Bissexuada

Ano

Com base nas informaes dadas e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) somente metade da populao de lagartos bissexuados capaz de produzir ovos, e isso pode explicar o menor crescimento populacional em relao aos unissexuados. os lagartos unissexuados se reproduzem por partenognese e, por isso, devem apresentar menor variabilidade gentica que os bissexuados. todos os indivduos da populao unissexuada so fmeas e no dependem de machos para a reproduo. a populao de lagartos unissexuados cresce mais rapidamente, mais evoluda e mais bem adaptada ao meio que a populao bissexuada.

25 QUESTO 40

Doenas como o mal de Alzheimer (que provoca deteriorao das funes cerebrais, como perda de memria, da linguagem, da razo e da habilidade de cuidar de si prprio), o mal de Parkinson (que se caracteriza por uma desordem progressiva no controle dos movimentos) bem como os efeitos da aterosclerose (afetando reconhecimento e memria de curto prazo) chamam a ateno sobre importantes funes do Sistema Nervoso Central (SNC). Contudo outras funes do SNC no so to bvias.

Abaixo esto listadas algumas funes orgnicas. I. II. III. IV. V. Produzir hormnio envolvido com o controle hdrico no organismo. Controlar a ao de msculos esquelticos voluntrios bem como involuntrios. Controlar o pH sanguneo e a temperatura corporal. Produzir tenses que representam sensaes desagradveis para o indivduo. Produzir reflexos condicionados e participar do arco reflexo simples.

So funes desempenhadas pelo SNC: a) b) c) d) I, II, IV e V apenas. II, IV e V apenas. I, III e IV apenas. I, II, III, IV e V.

PROVA DE QUMICA

QUESTO 41 A atorvastatina um frmaco que pertence famlia das estatinas, substncias muito usadas em clnica mdica para reduzir as concentraes de colesterol no sangue. A estrutura da atorvastatina est representada abaixo.

So funes orgnicas presentes na estrutura desse frmaco, EXCETO: a) b) c) d) cido carboxlico Fenol Amida lcool

26 QUESTO 42 Considere as seguintes espcies:


22-

SO3

HSO3

HSO4

SO4

Os nmeros de oxidao no tomo de enxofre nas espcies dadas, na ordem em que aparecem, so respectivamente: a) b) c) d) +4, +2, +8, +6, +4, +4, +6, +2, +6, +6, +4, +4, +6 +8 +4 +6

QUESTO 43 O salbutamol um frmaco broncodilatador usado no tratamento de pacientes com asma ou com doenas pulmonares obstrutivas. Embora seja comercializado na forma de mistura racmica (+), o R(-) salbutamol 80 vezes mais ativo que o S(+) salbutamol.

R(-)-salbutamol e S(+) salbutamol so: a) b) c) d) enantimeros diastereoismeros tautmeros ismeros constitucionais

27 QUESTO 44 Observe as reaes:

Leia atentamente as afirmaes a seguir. I. II. III. IV. Nas reaes representadas, amnia e metilamina so bases de Lewis. + Na equao B, H3O a base conjugada. + Na equao A, NH4 o cido conjugado. Na equao C, cido sulfrico um cido de Bronsted-Lowry.

Esto CORRETAS as afirmativas: a) b) c) d) I, II e IV apenas III e IV apenas I, III e IV apenas I, II, III e IV

QUESTO 45 A teobromina, um alcaloide da classe das metil-xantinas, das quais fazem parte a teofilina e a cafena, uma substncia encontrada em Theobroma cacao e, por isso, naturalmente presente no chocolate. A teobromina contm 46,6% de C, 4,4% de H, 31,1% de N e 17,7% de O. Sabendo que a teobromina tem massa molar de 180 g/mol, assinale a frmula molecular que representa essa substncia. a) b) c) d) C8H7N3O2 C7H8N4O2 C8H10N6O C6H8N4O

QUESTO 46 Considere os seguintes ons monoatmicos ou poliatmicos hipotticos. X A B


+3 +2 + -

YZ4

-3

CD4

Assinale a opo que representa corretamente compostos que poderiam ser formados entre as espcies dadas. a) b) c) d) AX3, AYZ4, B(YZ4)2, CD4X A3X, AYZ4, BX2, CD4X AX, BX3, CD4X, (CD4)3YZ4 AYZ4, BX2, CD4X, (CD4)3YZ4

28

QUESTO 47 O cido acetilsaliclico (AAS) pouco solvel em gua, conforme mostrado na tabela abaixo. A pequena quantidade de AAS que se solubiliza em gua pode ser facilmente extrada dela usando-se um solvente adequado. Observe a solubilidade do AAS em diferentes solventes na tabela e assinale o melhor solvente para remover o AAS de uma fase aquosa. Solvente Solubilidade do AAS (g/L) a) b) c) d) Acetona (propanona) Clorofrmio ter Mistura acetona:clorofrmio 1:1 v/v gua 4 acetona 185 clorofrmio 153 ter etlico 47

QUESTO 48 A fora de um cido de Bronsted-Lowry depende da facilidade com a qual um prton pode ser separado dele e doado para uma base. Quando se analisam compostos envolvendo tomos da mesma famlia da tabela peridica, conclui-se que quanto maior a fora da ligao com o prton menos cido o composto. Com base nessa informao, dentre os cidos listados, assinale o mais forte. a) b) c) d) HF HCl HI HBr

QUESTO 49 A montagem abaixo pode ser utilizada para separar eficientemente todas as misturas indicadas, EXCETO:

a) b) c) d)

gua e cloreto de sdio Celulose e etanol Clorofrmio e grafite gua e acetona

29 QUESTO 50 Assinale a ao que NO corresponde a uma mudana qumica. a) b) c) d) O enchimento de um air-bag durante um acidente de carro devido decomposio da azida de sdio. O uso de fermento biolgico na preparao de massa de po. A expanso do volume de gua contido em uma garrafa esquecida no congelador. A fermentao da uva para produo de vinho.

QUESTO 51 exemplo de substncia apolar: a) b) c) d) SO2 CS2 O3 NH3

QUESTO 52 Assinale a substncia que apresenta o maior ponto de ebulio. a) b) c) d) HOCH2CH2OH CH3CH2CH2F CH3CH2CH2OH CH3CH2CH2CH3

QUESTO 53 Considere uma soluo aquosa com uma concentrao de H3O igual a 0,01 mol L . CORRETO afirmar que o pH dessa soluo : a) b) c) d) -2 2 -2 10 12
+ -1

QUESTO 54 Um indicador de pH um composto qumico que muda de cor em funo do pH. O amarelo metanil vermelho a pH < 1 e amarelo a pH > 2; o azul de bromofenol amarelo a pH < 3 e violeta a pH > 5; a fenolftalena incolor a pH < 8 e rosa a pH >10. Considere as afirmativas abaixo: I. Em contato com leite, a fenolftalena incolor. II. Em contato com vinagre, a fenolftalena rosa. III. Uma substncia de pH = 2,5 em contato com amarelo metanil e azul de bromofenol apresenta uma colorao amarela. So afirmaes VERDADEIRAS: a) b) c) d) I e II apenas II e III apenas I e III apenas I, II e III

30 QUESTO 55 Nas mesmas condies de presso e temperatura foram preparadas uma soluo aquosa 0,2 mol L cloreto de -1 -1 potssio (KCl), uma soluo aquosa 0,1 mol L de glicose (C6H12O6) e uma soluo aquosa 0,001 mol L de nitrato de potssio (KNO3). Sobre essas solues, INCORRETO afirmar: a) b) c) d) A temperatura de ebulio das trs solues inferior temperatura de ebulio da gua pura. A soluo de KNO3 congela numa temperatura mais alta que a soluo de KCl. A soluo de C6H12O6 vaporiza numa temperatura mais baixa que a soluo de KCl. A soluo de KCl tem menor presso de vapor que a soluo de KNO3.
-1

QUESTO 56 Em comparao com as pilhas Leclanch, as pilhas alcalinas tm correntes mais elevadas, mantm a voltagem constante por mais tempo, possuem excelente proteo contra vazamentos e duram cerca de quatro vezes mais. A reao global da pilha alcalina :
Zn( s ) + 2 MnO 2 ( s ) Mn 2 O3 ( s ) + ZnO( s )

Assinale a reao redox que ocorre no polo positivo da pilha alcalina. a) b) c) d) oxidao do mangans. oxidao do zinco. reduo do mangans. reduo do zinco.

QUESTO 57 Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o composto com sua temperatura de ebulio. 1. 2. 3. 4. HCl CH3OH CH3COOH CH3CH2OH ( ( ( ( ) ) ) ) + 65 C 0 + 78 C +118 C 0 - 85 C
0

Assinale a sequncia CORRETA encontrada. a) b) c) d) 2431 2341 4123 4312

QUESTO 58 Uma pilha foi elaborada a partir da associao das meias pilhas: Fe /Fe e Al /Al. E (Fe /Fe) = -0,44V ; E (Al /Al) = -1,66V. A diferena de potencial dessa pilha : a) b) c) d) 2,10 V 1,22 V 5,86 V 4,10 V
2+ 3+ 2+ 3+

31 QUESTO 59 Considere um equilbrio qumico no qual as energias de ativao das reaes direta e inversa so respectivamente 180 kJ e 230 kJ. CORRETO afirmar que as variaes das entalpias da reao direta e inversa so, em kJ, respectivamente: a) b) c) d) +50, -50 -50, +50 +410, -410 -410, +410

QUESTO 60 O quadro abaixo representa os efeitos da variao da temperatura em uma reao qumica.
Temperatura T1 T2 Concentrao do produto no equilbrio / mol L 0,10 0,25
-1

Tempo esgotado para atingir o equilbrio /s 15 10

Leia as afirmaes seguintes. I. II. III. IV. A reao estudada endotrmica. A temperatura T2 superior T1. A energia de ativao da reao depende da temperatura. A constante de equilbrio no depende da temperatura.

So afirmaes CORRETAS: a) b) c) d) I e II II e III III e IV I e IV

QUESTO 61 Considere o equilbrio: SO3 ( g ) + energia INCORRETO afirmar: a) b) c) d) O equilbrio ser deslocado no sentido da formao do dixido de enxofre se a temperatura aumenta. O equilbrio ser deslocado no sentido da formao do trixido de enxofre se a presso aumenta. A constante do equilbrio ser alterada se a presso aumenta. A constante do equilbrio ser alterada se a temperatura aumenta.

SO2 ( g ) +

1 O2 2 (g)

32 QUESTO 62 Considere os seguintes equilbrios: I. II. III. IV. () 2() 2() 3() () + 3() () + 3 () () + () ()

Diminuir a presso ir favorecer a formao de produtos nos equilbrios: a) b) c) d) I e II II e III I e IV II e IV

QUESTO 63 O zinco tem um papel importante no crescimento vegetal e na sntese de clorofila. O sulfato de zinco heptahidratado (ZnSO47H2O) uma substncia bastante usada como fertilizante. Em uma amostra de sulfato de zinco heptahidratado com 528 g de oxignio, quantos gramas de zinco contm essa amostra? a) b) c) d) 65,4 130,8 196,2 261,6

QUESTO 64 Consideres as reaes:

C( s ) + O2 ( g ) CO2 ( g ) H 2(g) + 3C(s )

H 0 = 393 kJ

1 O2 ( g ) H 2 O( l ) H 0 = 286 kJ 2 + 4 H 2 ( g ) C3 H 8 ( g ) H 0 = 104 kJ

Assinale o valor da entalpia, em kJ, da reao:


C 3 H 8 ( g ) + 5 O2 ( g ) 3 CO2 ( g ) + 4 H 2 O( l ) .

a) b) c) d)

4438 -4438 2219 -2219

QUESTO 65 A sacarose (C12H22O11) um acar amplamente utilizado na alimentao, extrado principalmente da cana de acar ou da beterraba. A frutose (C6H12O6) um acar encontrado em abundncia em frutas e no mel. Dependendo das condies, a frutose tem um poder de adoamento 40% superior ao poder de adoamento da sacarose, o que explica a sua utilizao recomendada nas dietas de diabticos. Considere duas solues aquosas de acar: uma contendo sacarose e a outra frutose. Essas duas solues tero a mesma concentrao molar em acar se a massa de frutose for igual a: a) b) c) d) 40% da massa de sacarose. 53% da massa de sacarose. 190 % da massa de sacarose. 250% da massa de sacarose.

33

34

PROVA DE ESPANHOL Lea el texto atentamente y a continuacin escoja la alternativa adecuada para cada una de las siguientes cuestiones.

'Abundan las fashion victims, pero escasean las verdaderas fashionistas' (Luis Alemany) Sin noticias de Dior es la primera novela de la periodista Beatriz Miranda. No es un comentario mordaz sobre el mundo de la moda y fashion sino la peripecia de Nada, una seora de siempre del elitista barrio de Salamanca, exiliada a los suburbios y un poco derrotada por la vida, cuya nobleza y caricatura est en su relacin con las cosas buenas. Sofisticada o pija, ah andar. En una entrevista, reproducida en el entrecomillado, la autora de la novela explic la intencin de su novela. "He conocido a muchas mujeres del perfil de Nada, pero no con tanto dinero ni con tantas piezas de coleccin en el vestidor. Me inspiran ciertamente simpata, me gusta tenerlas cerca y aprender de ellas porque son sabias y su frivolidad es pura fachada, pero a veces me producen tristeza porque casi todas se sienten solas por muy respaldadas econmica y personalmente que estn. En mi entorno hay muchas Nadas en potencia, aunque sin llegar a su personalidad tan extrema, y supongo que yo tambin me incluyo entre ellas. Las autnticas 'Mara Granadas' son animales en extincin. Abundan las mujeres que se compran ropa cara compulsivamente, las 'fashion victims', pero escasean las verdaderas 'fashionistas', las que conocen la historia de la moda en profundidad, sus maestros y sus referencias culturales sin olvidar la parte ms importante: lo textil. Es decir, son mujeres que saben coserse un bajo por lo menos, en su vocabulario no faltan la palabra sisa o bies y por supuesto identifican los tejidos y conocen cmo lavarlos o conservarlos".
(http://www.elmundo.es/elmundo/2013/03/04/cultura/1362398472.html Adaptado.)

CUESTIN 66 Segn el texto, se puede afirmar que la autora de Sin noticias de Dior a) b) c) d) es una de tantas fashion victims. compra siempre ropa cara. siente simpata por las mujeres del mundo fashion. tiene una personalidad sabia.

CUESTIN 67 De acuerdo con la entrevista, se puede afirmar que, las mujeres que se encuentran en el mundo de la moda a) b) c) d) son simpticas y bien respaldadas econmicamente. predominan las que conocen bien el mundo de la moda. la mayora son pura fachada y frvolas. la soledad est presente en sus vidas.

CUESTIN 68 La nica respuesta que NO se desprende de las afirmaciones de la autora es que a) b) c) d) las mujeres son sabias y no dan importancia a lo textil. la protagonista de la novela, Nada, le inspira personalidad. las mujeres son raras porque saben reconocer a los autnticos maestros de la moda. la protagonista es sabia, pero no demuestra serlo.

35 CUESTIN 69 En la ltima frase, la partcula LOS de las palabras LAVARLOS y CONSERVARLOS se refiere a a) b) c) d) sisa y bies. tejidos y bies. tejidos. bajo, sisa y bies.

CUESTIN 70 En la lnea 4, las palabras SOFISTICADA y PIJA pueden ser sustituidas sin cambiar el sentido por a) b) c) d) elegante y vulgar. refinada y pedante. rica y pobre. autoritaria y sumisa.

PROVA DE INGLS Read the following passage and choose the option which best completes each question, according to the text:

Happiness Lies In Wanting, Not Having The Journal of Consumer Research, an academic publication of the University of Chicago Press, has released the findings of a study indicating that societys most materialistic consumers appear to get more happiness from wanting the products of their desires than they actually get from owning them. Moreover, the authors noted that this pleasure of anticipation stems from the belief that the products they dont yet have will change their lives for the better. In separate studies, researchers observed that materialists reported having significantly stronger positive emotions when they thought about their upcoming purchases. Interestingly, this held true for both big-ticket items like cars and houses as well as for modest purchases like clothing and electronics. And those positive emotions were present regardless of whether they were planning to make their purchase in the near future (a few weeks) or distant future (up to a year). Besides, highly materialistic individuals tended to believe that buying products would transform their lives in meaningful ways, reported the researchers. For these individuals, this faith in the positive transformative powers of new purchases extended to things like relationships with other people, their general sense of pleasure and contentment with life, and their ability to successfully carry out important life tasks. However, for these people there is a very clear long-term disadvantage to the drug-like effects of shopping, explained the research team. Materialists are more likely to overspend and have credit problems, possibly because they believe that acquisitions will increase their happiness. Learning that acquisition is less pleasurable than anticipating a purchase may help them delay purchases until they are better able to afford them, the author concludes.
(Adapted from: http://www.redorbit.com/news/science/1112764465/materialistic-consumers-happiness-is-wanting-011513/)

QUESTION 66 Materialistic consumers get more happiness from wanting products than from owning them because a) b) c) d) purchasing new products is a status symbol in our society. these products are not actually important in everyday life. they believe that products they dont have will improve their lives. this is indicated by the latest findings of a study about consumerism.

36 QUESTION 67 The words Moreover in Moreover, the authors noted (paragraph 01), Besides in Besides, highly materialistic (paragraph 03) and However in However, for these people (paragraph 04) indicate respectively a) b) c) d) contrast/ contrast/ addition. contrast/ addition/ addition. addition/ contrast/ contrast. addition / addition/ contrast.

QUESTION 68 Researchers concluded that positive emotions people felt when wanting a product a) b) c) d) were not related to the price of the products they wanted to buy. depended on when they intended to make their purchase. would become more intense when the product was hard to get. did not change if they had meaningful relationships with other people.

QUESTION 69 A long-term disadvantage to the drug-like effects of shopping is that materialists tend to a) b) c) d) have no ability to carry out important life tasks. believe that acquisitions increase their happiness. purchase far more things than they can afford. hide their sense of pleasure and satisfaction with life.

QUESTION 70 The word may in may help them delay (paragraph 04) conveys an idea of a) b) c) d) certainty. possibility. necessity. obligation.

37

VESTIBULAR PUC MINAS BETIM 2 SEMESTRE DE 2013 CURSO: MEDICINA

PARA VOC DESTACAR E CONFERIR O SEU GABARITO

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48

49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

CONHECIMENTO QUE TRANSFORMA.


www.pucminas.br

Anda mungkin juga menyukai