Anda di halaman 1dari 8

Sulfeto de hidrognio

Sulfeto de hidrognio, em nomenclatura antiga sulfureto de hidrognio, citado algumas vezes como gs sulfdrico ou sulfidreto, um gs, com odor de ovos podres, em soluo aquosa chamado de cido sulfdrico. solvel em gua e etanol e pode ser preparado pela ao de cidos minerais em sulfetos metlicos, geralmente em laboratrios pela reao de cido clordrico com sulfeto de ferro II. Seu ponto de ebulio ocorre a 212,86 K. O sulfeto de hidrognio um composto corrosivo, venenoso e gasoso no seu estado natural que consiste em dois tomos de hidrognio e um de enxofre. Encontrado no gs sinttico do carvo, no gs natural e nos tipos de petrleo que contm enxofre; caracteriza-se pelo odor de ovos podres. O cido sulfdrico, um outro nome usual para o composto, embora no quimicamente correto, pois nome "cido sulfdrico", s dado quanto o sulfeto de hidrognio est diludo em gua. O H2S dissolvido em gua comporta-se como um cido inorgnico fraco, formado pela ionizao do H2S em gua. Com bases fortes, forma sais, os sulfetos. Numa soluo cida o cido sulfdrico um agente redutor moderado. Este cido tem um papel importante em anlises qualitativas tradicionais, onde se precipita metais com sulfetos insolveis. um gs muito encontrado na indstria petroqumica e de refino de petrleo, onde determina-se que todas as atividades devem ser paralisadas quando existir uma concentrao maior que 8 ppm (partes por milho) na atmosfera local.

ndice

1 Geral 2 Propriedades 3 Produo 4 Ocorrncia 5 Usos o 5.1 Produo de compostos tioorgnicos o 5.2 Sulfetos de metais alcalinos o 5.3 Qumica analtica o 5.4 Precursor para sulfetos metlicos o 5.5 Outras aplicaes 6 Remoo de gases combustveis o 6.1 Reao com xido de ferro o 6.2 Hidrodessulfurizao 7 Segurana 8 Toxicidade 9 Referncias 10 Ver tambm

Geral
O cido sulfdrico, como popularmente tratado e que sua soluo aquosa, ocorre naturalmente no petrleo cru, gs natural, gases vulcnicos, e mananciais de guas termais (prximas a vulces). Tambm pode ocorrer como resultado da degradao bacteriana de matria orgnica em condies anaerbicas. Se gera a partir de alguns aminocidos ou pela reduo de sulfatos presentes em microrganismos sulfatoredutores produto de dejetos animais e humanos. As bactrias que se encontram na boca e no trato gastrointestinal, produzem cido sulfdrico, ao degradar materiais que contm protenas vegetais e animais. O cido sulfdrico, pode ser produzidos por atividades industriais, tais como processamento alimentcio, coquerias, fbricas de papel, curtumes e refinarias de petrleo. O cido sulfdrico (H2S) um gs inflamvel, incolor, com odor caracterstico a ovos podres(desagradvel).

Propriedades
O odor do sulfeto de hidrognio pode ser percebido pelos humanos (limiar do odor) em quantidades to pequenas quanto 8,1 ppb (11 g/m3).5 6 7 citada percepo em concentraes to baixas quanto 0,00047 partes por milho (470 partes por trilho).8 9 O sulfeto de hidrognio levemente mais pesado que o ar; uma mistura de H2S e ar explosiva. Sulfeto de hidrognio e oxignio queimam com uma chama azul para formar dixido de enxofre e gua. Queima ao ar, quando nas condies adequadas, produzindo, igualmente, dixido de enxofre e gua:
2 H2S + 3 O2 2 H2O + 2 SO2

Quando a quantidade de oxignio no a suficiente para a completa reao acima, forma-se enxofre livre, conjuntamente com gua:
2 H2S + O2 2 S + 2 H2O

Em alta temperatura ou na presena de Catalisadores, o dixido de enxofre formado pode ser conduzido a reagir com sulfeto de hidrognio para formar enxofre elementar e gua. Isto explorado no processo Claus, a principal meio para converter sulfeto de hidrognio em enxofre elementar. Em geral, o sulfeto de hidrognio atua como um agente redutor, apresentando um forte comportamento quando assim atua, do que pode-se apresentar vrios exemplos:

Reduz os halognios, liberando enxofre e formando o cido halogendrico: I2 + H2S Br2 + H2S 2 HI + S 2 HBr + S

Reduz o cido ntrico a monxido de nitrognio:

H2S + HNO3

2 H2O + SO2 + 2 NO

Se sulfeto de hidrognio gasosos colocado em contato com o cido ntrico concentrado, ele explode. Sulfeto de hidrognio levemente solvel em gua e atua como um cido fraco, dando o on sulfdrico HS (pKa = 6,9 em solues de 0,01-0,1 mol/litro a 18 C) e o on sulfeto S2 (pKa = 11,96). Uma soluo de sulfeto de hidrognio em gua, conhecida como cido sulfdrico, ou ainda citada como cido hidrosulfrico,10 , ou ainda, em certos livros de qumica analtica, como "gua de sulfidreto", a qual inicialmente clara mas aps certo tempo torna-se turva. Isto devido a lenta reao de sulfeto de hidrognio com o oxignio dissolvido na gua, produzindo enxofre elementar, o qual precipita-se. Reage com diversos sais de metais pesados (zinco, cobre, estanho, ferro, cobalto, nquel, etc) formando os sulfetos insolveis, quando em soluo diluda:
SnCl2 + H2S ZnSO4 + H2S SnS + 2 HCl ZnS + H2SO4

Os sulfetos podem ser considerados os sais do sulfeto de hidrognio Alguns minrios so sulfetos. Sulfetos metlicos frequentemente tem uma cor negra. O papel de acetato de chumbo (II) usado para detectar sulfeto de hidrognio porque torna-se cinza na presena do gs medida que sulfeto de chumbo (II) produzido. A reao de sulfetos metlicos com cidos fortes libera sulfeto de hidrognio. Sulfeto de hidrognio reage com lcoois formando tiis.

Produo
Sulfeto de hidrognio mais comumente obtidop por sua separao do "gs azedo", o qual gs natural com alto contedo de H2S. Tambm pode ser produzido por reagir-se gs hidrognio com o elemento enxofre fundido a aproximadamente 450 C. Hidrocarbonetos podem substituir hidrognio neste processo.11 Bactrias redutoras de sulfato geram energia usvel sob condies de baixo oxignio usando sulfatos (possuidores do elemento enxofre) para oxidar compostos orgnicos ou hidrognio; isto produz sulfeto de hidrognio como produto residual. A preparao padro em laboratrio lentamente aquecer sulfeto ferroso(FeS) com um cido forte num aparelho de Kipp.
FeS + 2 HCl FeCl2 + H2S

Uma alternativa menos conhecida e mais conveniente reagir sulfeto de alumnio com gua:
6 H2O + Al2S3 3 H2S + 2 Al(OH)3

Este gs tambm produzido pelo aquecimento de enxofre com compostos orgnico slidos e por reduzir compostos orgnicos sulfurados com hidrognio. O sulfeto de hidrognio tambm um subproduto de algumas reaes e cuidado deve ser tomado quando a produo provvel pois a exposio pode ser fatal.

Propriedades
Ocorrncia
fH0gas fH0lquido fH0slido S0gas, 1 bar Depsito de enxofre sobre uma rocha, causado por gases vulcnicos. S0lquido, 1 bar

Termoqumica
-20.5 kJ/mol ? kJ/mol ? kJ/mol 205,77 Jmol-1K-1 ? Jmol-1K-1 ? Jmol-1K-1

S0slido Pequenas quantidades de sulfeto de hidrognio ocorre em petrleo cru, mas gs natural pode conter at 90%.12 Vulces e algumas fontes quentes (assim Ingesto como fontes frias) emitem algum H2S, onde ele provavelmente surge via a hidrlise de sulfetos minerais (SM), i.e. Inalao SM + H2O MO + H2S.13 14 Pele

Riscos
Pode causar nuseas e vmitos. Perigoso, pode ser fatal. Pode causar coceira e dor.

Aproximadamente 10% das emisses Olhos Pode causar queimaduras. globais de H2S devida atividade humana. De longe, a maior rota industrial para o H2S ocorre em refinarias de petrleo: O processo de hidrodessulfurizao libera enxofre do petrleo pela ao de hidrognio. O H2S resultante convertido a enxofre elementar por combusto parcial via o processo Claus, o qual a principal fonte de enxofre elementar. Outras fontes antropognicas de sulfeto de hidrognio incluem fornos de coque, fbricas de papel (usando o mtodo do sulfato), e curtumes. H2S surge de virtualmente qualquer enxofre elementar que entre em contato com material orgnico, especialmente a altas temperaturas. Sulfeto de hidrognio pode estar presente naturalmente em gua de alguma qualidade. Em tais casos, oznio frequentemente usado para sua remoo; um mtodo alternativo usa um filtro com dixido de mangans. Ambos os mtodos oxidam sulfetos aos menos txicos sulfatos

Usos
Produo de compostos tioorgnicos

Diversos compostos organossulfurados so produzidos usando-se sulfeto de hidrognio. Estes incluem metanotiol, etanotiol e cido tiogliclico.
Sulfetos de metais alcalinos

Aps combinar com bases de metais alcalinos, sulfeto de hidrognio converte-se a hidrosulfitos alcalino tais como hidrossulfeto de sdio e sulfeto de sdio, os quais so usados na degradao de biopolmeros. Tanto a depilao de couros e deslignificao da polpa pelo processo Kraft so efetuados por sulfetos alcalinos.
Qumica analtica

Sulfeto de hidrognio foi usado tendo importncia em qumica analtica por bem mais de um sculo na anlise qualitativa inorgnica de ons metlicos. Nessas anlises, ons de metais pesados (e no metais (e.g., Pb(II), Cu(II), Hg(II), As(III)) so precipitados da soluo por exposio ao H2S. Os componentes do precipitado resultante redissolvemse com alguma seletividade. Para uso laboratorial em pequena escala em qumica analtica, o uso de tioacetamida tem superado o H2S como uma fonte de ons sulfeto.
Precursor para sulfetos metlicos

Como indicado acima, muitos ons metlicos reagem com sulfeto de hidrognio dando os correspondentes sulfetos metlicos. Esta converso amplamente explorada. Por exemplo, gases ou guas contaminados por sulfeto de hidrognio pode ser limpos com sulfetos metlicos. Na purificao de minrios metlicos por flotao, ps minerais so frequentemente tratadas com sulfeto de hidrognio para melhorar a separao. Partes metlicas so algumas vezes passivadas com sulfeto de hidrognio. Catalisadores usados em hidrodessulfurizao so rotineiramente com sulfeto de hidrognio, e o comportamento de catalisadores metlicos usados em outras partes de uma refinaria tambm modificado com sulfeto de hidrognio.
Outras aplicaes

Sulfeto de hidrognio usado para separar xido de deutrio, ou gua pesada da gua normal via o processo do sulfeto de Girdler.

Remoo de gases combustveis


Sulfeto de hidrognio comumente encontrado em gs natural, biogs e LPG. Ele pode ser removido por uma variedade de processos.

Reao com xido de ferro

Gs bombeado atravs de um recipiente de xido de ferro (III) hidratado, o qual combina-se com sulfeto de hidrognio.
Fe2O3(s) + H2O(l) + 3 H2S(g) Fe2S3(s) + 4 H2O(l)

De modo a regenerar xido de ferro (III), o recipiente deve ser colocado fora de servio, preenchido com gua e aerado.
2 Fe2S3(s) + 3 O2(g) + 2 H2O(l) 2 Fe2O3(s) + 2H2O(l) + 6 S(s)

No final da reao de regenerao a gua do recipiente drenada e pode ser retornada ao servio. A vantagem deste sistema que ele totalmente passivo durante a fase de extrao.15
Hidrodessulfurizao

Hidrodessulfurizao um mtodo mais complexo de remoo de enxofre de combustveis.

Segurana
Sulfeto de hidrognio um gs altamente txico e inflamvel (faixa de inflamabilidade: 4.3 % - 46 %). Sendo mais pesado que o ar, tende a acumular-se no fundo de espaos pobremente ventilados. Embora de odor muito pungente ao incio, rapidamente enfraquece o sentido do olfato, assim as vtimas potenciais podem no estar cientes da sua presena, at que seja tarde demais. Para os procedimentos de manuseio, uma ficha MSDS (do ingls Material Safety Data Sheet, Ficha de Segurana de Material) de sulfeto de hidrognio deve ser consultada.16

Toxicidade
Sulfeto de hidrognio considerado um veneno de largo espectro, o que significa que pode envenenar diferentes sistemas no corpo, embora o sistema nervoso seja principalmente afetado. A toxicidade do H2S comparvel com aquela do cianeto de hidrognio. Ele forma uma ligao complexa com o ferro nas enzimas citocrmicas mitocondriais, impedindo assim a respirao celular. Dado que o sulfeto de hidrognio ocorre naturalmente no organismo, no ambiente e no intestino, as enzimas existentes no organismo so capaz de desintoxic-lo por oxidao a sulfato (inofensivo).17 Assim, baixos nveis de sulfeto de hidrognio podem ser tolerados indefinidamente. Em algum nvel limtrofe, que se acredita na mdia em torno de 300350 ppm, as enzimas oxidativas tornam-se sobrecarregadas. Muitos detectores de segurana pessoal de gs, tais como aqueles usados por trabalhadores da indstria petroqumica e em

esgotos, so configurados para emitir sinais em nveis to baixos quanto 5 a 10 ppm e para entrar em alarme em 15 ppm. Uma pista interessante de diagnstico de intoxicao extrema por H2S a descolorao de moedas de cobre nos bolsos da vtima. O tratamento envolve inalao imediata de nitrito de amila, injees de nitrito de sdio, inalao de oxignio puro, administrao de broncodilatadores para superar eventuais broncoespasmo, e em alguns casos terapia de oxignio hiperbrico (TOH). A terapia TOH tem apoio anedotal e permanece controversa.18 19 20 Exposio a baixas concentraes podem resultar em irritao do olho, dor de garganta e tosse, nuseas, falta de ar e lquido nos pulmes. Estes efeitos so atribudos como devidos ao fato de que sulfeto de hidrognio se combina com as substncias alcalinas presentes em tecidos da superfcie mida para formar sulfeto de sdio, um custica.21 Estes sintomas geralmente desaparecem em algumas semanas. A longo prazo, baixo nvel de exposio pode resultar em fadiga, perda de apetite, cefaleias, irritabilidade, perda de memria e vertigens. Exposio crnica abaixo nvel de H2S (aproximadamente 2 ppm) tem sido associada com aumento de problemas de sade reprodutiva e aborto entre os trabalhadores russo e filandeses de polpa de madeira,22 mas os relatrios no tem sido replicado (at em torno de 1995).

0,00047 ppm o limiar de reconhecimento, a concentrao na qual 50% dos seres humanos podem detectar o odor caracterstico de sulfeto de hidrognio,23 normally described as resembling "a rotten egg". Menos de 10 ppm tem um limite de exposio de 8 horas por dia. 1020 ppm a concentrao limite da irritao ocular. 50100 ppm leva a danos aos olhos. A 100150 ppm o nervo olfatrio paralisado aps umas poucas inalaes, e o sentido do olfato desaparece, frequentemente em conjunto com a conscincia do perigo.24 25 320530 ppm conduz a edema pulmonar com a possibilidade de morte. 5301000 ppm causa forte estimulao do sistema nervoso central e respirao acelerada, levando perda de respirao. 800 ppm a concentrao letal para 50% dos humanos por 5 minutos de exposio (LC50). Concentraes acima de 1000 ppm causam colapso imediato com perda de respirao, mesmo aps inalao de uma nica respirao.

Sulfeto de hidrognio foi usado pelos britnicos como um agente qumico durante a Primeira Guerra Mundial. No foi considerado um gs de guerra ideal, mas, enquanto outros gases estiveram em curto suprimento, ele foi usado em duas ocasies em 1916.26 O gs, produzido pela mistura de ingredientes de uso domstico, foi usado em uma onda de suicdio em 2008, primariamente mas no exclusivamente no Japo.27 J em 2010, isto tem ocorrido em um determinado nmero de cidades dos EUA ( e em Putney West London, Inglaterra), com avisos alertando para socorristas que podem ser expostos ao responder a um suicdio.28 Acredita-se que um despejo de resduos txicos contendo sulfeto de hidrognio tenha causado 17 mortes e milhares de intoxicaes em Abidjan, na costa da frica Ocidental, no incidente do Despejo de lixo txico na Costa do Marfim de 2006.

Em 1975, uma exploso de sulfeto de hidrognio em Denver City, localizada nos condados de Yoakum e Gaines, Texas, conduziu a legislatura do estado a focar-se nos perigos mortais do gs. O representante estadual E L Short de Tahoka no Condado Lynn, conduziu o endosso de uma investigao pelo Texas Railroad Commission e pediu que os moradores fossem avisados "batendo nas portas, se necessrio" do perigo iminente decorrente do gs. Pode-se morrer da segunda inalao de gs, e um aviso em si pode ser tarde demais.29

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfeto_de_hidrog%C3%AAnio

Anda mungkin juga menyukai