Anda di halaman 1dari 35

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Ol pessoal! Alerto vocs para essa aula de hoje.

. uma aula muito complicada e cheia de conceitos importantes e necessrios para a perfeita compreenso da aula subseqente. As crticas ou sugestes podero ser enviadas para: cesar.frade@pontodosconcursos.com.br. Prof. Csar Frade FEVEREIRO/2012

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

42. Companhia Aberta e Companhia Fechada


A Lei 6.404/76 regula o mercado de aes no Brasil e , atualmente, o marco regulatrio principal das companhias abertas. A Lei define que uma sociedade annima ter o seu capital dividido em aes, seja ela uma companhia aberta ou fechada. O artigo 10 da Lei 6.404/76 define que: Art. 1 A companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Este mesma Lei define uma companhia aberta e uma companhia fechada. Uma companhia ser considerada aberta se os valores mobilirios de sua emisso forem admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. Ser fechada se esses valores no puderem ser negociados no mercado. Importante ressaltar que somente os valores mobilirios registrados no rgo fiscalizador competente Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios, podendo ser nas bolsas ou em balco. Cabe acrescentar que para se negociar um valor mobilirio publicamente h a necessidade de registro prvio na CVM. O artigo 4 e seus pargrafos define bem esse tema, conforme mostrado abaixo: Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. (grifo meu)

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 1 Somente os valores mobilirios de emisso de companhia registrada na Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios. (grifo meu) 2o Nenhuma distribuio pblica de valores mobilirios ser efetivada no mercado sem prvio registro na Comisso de Valores Mobilirios. (grifo meu) 3o A Comisso de Valores Mobilirios poder classificar as companhias abertas em categorias, segundo as espcies e classes dos valores mobilirios por ela emitidos negociados no mercado, e especificar as normas sobre companhias abertas aplicveis a cada categoria. 4o O registro de companhia aberta para negociao de aes no mercado somente poder ser cancelado se a companhia emissora de aes, o acionista controlador ou a sociedade que a controle, direta ou indiretamente, formular oferta pblica para adquirir a totalidade das aes em circulao no mercado, por preo justo, ao menos igual ao valor de avaliao da companhia, apurado com base nos critrios, adotados de forma isolada ou combinada, de patrimnio lquido contbil, de patrimnio lquido avaliado a preo de mercado, de fluxo de caixa descontado, de comparao por mltiplos, de cotao das aes no mercado de valores mobilirios, ou com base em outro critrio aceito pela Comisso de Valores Mobilirios, assegurada a reviso do valor da oferta, em conformidade com o disposto no art. 4o-A. 5o Terminado o prazo da oferta pblica fixado na regulamentao expedida pela Comisso de Valores Mobilirios, se remanescerem em circulao menos de 5% (cinco por cento) do total das aes emitidas pela companhia, a assemblia-geral poder deliberar o resgate dessas aes pelo valor da oferta de que trata o 4o, desde que deposite em estabelecimento bancrio autorizado pela Comisso de Valores Mobilirios, disposio dos seus titulares, o valor de resgate, no se aplicando, nesse caso, o disposto no 6o do art. 44.
o

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 6 O acionista controlador ou a sociedade controladora que adquirir aes da companhia aberta sob seu controle que elevem sua participao, direta ou indireta, em determinada espcie e classe de aes porcentagem que, segundo normas gerais expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios, impea a liquidez de mercado das aes remanescentes, ser obrigado a fazer oferta pblica, por preo determinado nos termos do 4o, para aquisio da totalidade das aes remanescentes no mercado. O dicionrio da BOVESPA1 informa que uma companhia aberta uma: Companhia com valores mobilirios registrados na CVM, admitidos negociao no mercado de ttulos e valores mobilirios, de bolsa ou de balco. (grifo meu) A CVM pode classificar as companhias de capital aberto em categorias, conforme as espcies e classes dos valores mobilirios por ela emitidos, negociados nesses mercados. A companhia aberta sujeita-se ao cumprimento de uma srie de normas quanto a: a) natureza e periodicidade de informaes a divulgar b) forma e contedo dos relatrios de administrao e demonstraes financeiras c) padres contbeis, relatrio e parecer de auditores independentes d) informaes prestadas por diretores e acionistas controladores, relativos compra, permuta ou venda de aes emitidas pela companhia, sociedades controladas e controladoras e) divulgao de deliberaes de assemblia de acionistas, rgos da administrao, fatos relevantes ocorridos nos negcios, que possam influir de modo pondervel na deciso de comprar ou vender aes, por parte de investidores. Nota: companhias abertas existentes antes da edio da lei
o

10.303/2001 podem ter seu capital social com at dois teros de aes preferenciais.
1

Estou optando por colocar alguns conceitos que esto no dicionrio da BOVESPA porque se por acaso cair alguma questo da Lei que voc no teve a oportunidade de ler, esses conceitos podem dar uma dica tendo em vista o fato de que so um resumo do que h de mais importante.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

43. Debntures
As debntures so ttulos que podem ser emitidos pelas companhias abertas no financeiras e esto regulamentados na Lei 6.404/76. Vamos imaginar uma situao em que uma empresa no-financeira necessita de uma quantidade vultuosa de recursos, por exemplo, para construir um estdio de futebol para a Copa de 2014 ou o Estdio Olmpico para 2016. Essa empresa poder captar um emprstimo via BNDES, poder emitir aes para captar recursos ou mesmo emitir debntures. No caso da emisso de debntures, a empresa emite um ttulo em que o comprador desse ttulo passa a ter direitos contra a empresa emissora, tanto de receber seus recursos de volta quanto de obter uma remunerao sobre os recursos emprestados. Aps a sua emisso, elas podem ser negociadas no prego da BOVESPA como se fossem aes. A empresa que emitir debntures estar dando ao titular da mesma direito de crdito contra ela, podendo assegurar juros fixos ou variveis, participao no lucro da companhia e prmio de reembolso. Importante salientar que a Lei determina que somente a Assemblia-Geral poder tem competncia para deliberar acerca da emisso de debntures. Importante salientar que o valor total da emisso das debntures, exceto em alguns casos que constam em Lei, no poder ultrapassar o valor do capital social da companhia. Esse um limitador do montante a ser captado pela empresa por meio da emisso de debntures. A Lei determina tambm que caso a empresa opte por emitir debntures no exterior, tal emisso somente poder ser feita aps prvia aprovao do Banco Central.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Vamos para a Lei 6.404/76, ento. No captulo de debntures2, as informaes mais importantes so as seguintes: Art. 52. A companhia poder emitir debntures que conferiro aos seus titulares direito de crdito contra ela, nas condies constantes da escritura de emisso e, se houver, do certificado. Art. 53. A companhia poder efetuar mais de uma emisso de debntures, e cada emisso pode ser dividida em sries. Pargrafo nico. As debntures da mesma srie tero igual valor nominal e conferiro a seus titulares os mesmos direitos. Art. 54. A debnture ter valor nominal expresso em moeda nacional, salvo nos casos de obrigao que, nos termos da legislao em vigor, possa ter o pagamento estipulado em moeda estrangeira. 1o A debnture poder conter clusula de correo monetria, com base nos coeficientes fixados para correo de ttulos da dvida pblica, na variao da taxa cambial ou em outros referenciais no expressamente vedados em lei. Art. 55. A poca do vencimento da debnture dever constar da escritura de emisso e do certificado, podendo a companhia estipular amortizaes parciais de cada srie, criar fundos de amortizao e reservar-se o direito de resgate antecipado, parcial ou total, dos ttulos da mesma srie. Art. 56. A debnture poder assegurar ao seu titular juros, fixos ou variveis, participao no lucro da companhia e prmio de reembolso. (grifo meu) Art. 57. A debnture poder ser conversvel em aes nas condies constantes da escritura de emisso, que especificar:

Me reservei o direito de no copiar os artigos na ntegra e saltar alguns deles, os quais julgava ser de menor importncia.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE I - as bases da converso, seja em nmero de aes em que poder ser convertida cada debnture, seja como relao entre o valor nominal da debnture e o preo de emisso das aes; II - a espcie e a classe das aes em que poder ser convertida; III - o prazo ou poca para o exerccio do direito converso; IV - as demais condies a que a converso acaso fique sujeita. 1 Os acionistas tero direito de preferncia para subscrever a emisso de debntures com clusula de conversibilidade em aes, observado o disposto nos artigos 171 e 172. Art. 59. A deliberao sobre emisso de debntures da competncia privativa da assemblia-geral, que dever fixar, observado o que a respeito dispuser o estatuto: (grifo meu) I - o valor da emisso ou os critrios de determinao do seu limite, e a sua diviso em sries, se for o caso; II - o nmero e o valor nominal das debntures; III - as garantias reais ou a garantia flutuante, se houver; IV - as condies da correo monetria, se houver; V - a conversibilidade ou no em aes e as condies a serem observadas na converso; VI - a poca e as condies de vencimento, amortizao ou resgate; VII - a poca e as condies do pagamento dos juros, da participao nos lucros e do prmio de reembolso, se houver; VIII - o modo de subscrio ou colocao, e o tipo das debntures.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 1


o

Na companhia aberta, o conselho de administrao poder

deliberar sobre a emisso de debntures simples, no conversveis em aes e sem garantia real, e a assemblia-geral pode delegar ao conselho de administrao a deliberao sobre as condies de que tratam os incisos VI a VIII deste artigo e sobre a oportunidade da emisso. 2 A assemblia-geral pode deliberar que a emisso ter valor e nmero de sries indeterminados, dentro de limites por ela fixados com observncia do disposto no artigo 60. 3 A companhia no pode efetuar nova emisso antes de colocadas todas as debntures das sries de emisso anterior ou canceladas as sries no colocadas, nem negociar nova srie da mesma emisso antes de colocada a anterior ou cancelado o saldo no colocado. Art. 60. Excetuados os casos previstos em lei especial, o valor total das emisses de debntures no poder ultrapassar o capital social da companhia. (grifo meu) 1 Esse limite pode ser excedido at alcanar: a) 80% (oitenta por cento) do valor dos bens gravados, prprios ou de terceiros, no caso de debntures com garantia real; b) 70% (setenta por cento) do valor contbil do ativo da companhia, diminudo do montante das suas dvidas garantidas por direitos reais, no caso de debntures com garantia flutuante. 2 O limite estabelecido na alnea a do 1 poder ser determinado em relao situao do patrimnio da companhia depois de investido o produto da emisso; neste caso os recursos ficaro sob controle do agente fiducirio dos debenturistas e sero entregues companhia, observados os limites do 1, medida em que for sendo aumentado o valor das garantias.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 3 A Comisso de Valores Mobilirios poder fixar outros limites para emisses de debntures negociadas em bolsa ou no balco, ou a serem distribudas no mercado. (grifo meu) Art. 62. Nenhuma emisso de debntures ser feita sem que tenham sido satisfeitos os seguintes requisitos: I - arquivamento, no registro do comrcio, e publicao da ata da assemblia-geral, ou do conselho de administrao, que deliberou sobre a emisso; II - inscrio da escritura de emisso no registro do comrcio; III - constituio das garantias reais, se for o caso. 1 Os administradores da companhia respondem pelas perdas e danos causados companhia ou a terceiros por infrao deste artigo. Art. 71. Os titulares de debntures da mesma emisso ou srie podem, a qualquer tempo, reunir-se em assemblia a fim de deliberar sobre matria de interesse da comunho dos debenturistas. 1 A assemblia de debenturistas pode ser convocada pelo agente fiducirio, pela companhia emissora, por debenturistas que representem 10% (dez por cento), no mnimo, dos ttulos em circulao, e pela Comisso de Valores Mobilirios. 2 Aplica-se assemblia de debenturistas, no que couber, o disposto nesta Lei sobre a assemblia-geral de acionistas. 3 A assemblia se instalar, em primeira convocao, com a presena de debenturistas que representem metade, no mnimo, das debntures em circulao, e, em segunda convocao, com qualquer nmero. 4 O agente fiducirio dever comparecer assemblia e prestar aos debenturistas as informaes que lhe forem solicitadas.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 5 A escritura de emisso estabelecer a maioria necessria, que no ser inferior metade das debntures em circulao, para aprovar modificao nas condies das debntures. 6 Nas deliberaes da assemblia, a cada debnture caber um voto. Art. 73. Somente com a prvia aprovao do Banco Central do Brasil as companhias brasileiras podero emitir debntures no exterior com garantia real ou flutuante de bens situados no Pas. (grifo meu) 1 Os credores por obrigaes contradas no Brasil tero

preferncia sobre os crditos por debntures emitidas no exterior por companhias estrangeiras autorizadas a funcionar no Pas, salvo se a emisso tiver sido previamente autorizada pelo Banco Central do Brasil e o seu produto aplicado em estabelecimento situado no territrio nacional. 2 Em qualquer caso, somente podero ser remetidos para o exterior o principal e os encargos de debntures registradas no Banco Central do Brasil. (grifo meu) 3 A emisso de debntures no estrangeiro, alm de observar os requisitos do artigo 62, requer a inscrio, no registro de imveis, do local da sede ou do estabelecimento, dos demais documentos exigidos pelas leis do lugar da emisso, autenticadas de acordo com a lei aplicvel, legalizadas pelo consulado brasileiro no exterior e acompanhados de traduo em vernculo, feita por tradutor pblico juramentado; e, no caso de companhia estrangeira, o arquivamento no registro do comrcio e publicao do ato que, de acordo com o estatuto social e a lei do local da sede, tenha autorizado a emisso. 4 A negociao, no mercado de capitais do Brasil, de debntures emitidas no estrangeiro, depende de prvia autorizao da Comisso de Valores Mobilirios. (grifo meu)

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

10

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

44. Operaes com Ouro


As operaes com ouro ocorrem, basicamente, dentro das grandes bolsas mundiais, sendo que no Brasil sua transao feita dentro da Bolsa de Mercadorias & Futuros tanto com contratos futuros quanto com operaes spot ( vista). Segundo Newlands Jr: As operaes no mercado spot so realizadas na BM&F, com entrega em 24 horas. Como se trata de operao em Bolsa, exige-se a intermediao de uma corretora conveniada. Os volumes negociados so transferidos automaticamente entre as contas dos clientes em diferentes bancos, sem que o metal passe pelas mos de quem negocia.

45. Underwriting
A palavra underwriting significa subscrio. Na verdade, quando um empresa precisa lanar suas aes no mercado financeiro, na bolsa, ela deve procurar uma corretora, uma distribuidora ou um banco de investimento para que este possa auxili-la na tarefa. Esses agentes especializados no mercado financeiro iro fazer com que haja uma adequao da empresa s normas da CVM e auxiliar na distribuio dos valores mobilirios quando do seu lanamento. Essa organizao e auxlio da operao que a subscrio da operao. Enquanto isso, os agentes so chamados de subscritores (underwriter). Segundo Newlands Jr: Por ser uma regra da Comisso de Valores Mobilirios CVM, nenhuma empresa pode vender diretamente suas aes no mercado quando a emisso pblica. necessria a intermediao de uma instituio financeira por meio de uma operao de underwriting.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

11

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Essas operaes podem ser feitas das mais diversas formas. Uma operao de underwriting pode ser do tipo firme, melhores esforos ou stand-by. Quando h um lanamento do tipo Garantia Firme, o underwriter da operao, antes mesmo do lanamento, garante empresa a venda da totalidade da emisso. Caso, o subscritor no consiga colocar a totalidade no mercado, ele ter adquirido o restante. Logo, o risco da empresa emissora bastante baixo, pois antes mesmo da emisso j sabe o valor que conseguir levantar. Quando o lanamento for do tipo Melhores Esforos, o underwriter da operao garante empresa emissora que ir fazer o maior esforo possvel para efetuar a colocao da operao pela melhor taxa ou preo. No entanto, no ir garantir nenhum valor previamente. Quando o lanamento for do tipo Stand-By, a instituio subscritora se compromete a colocar junto ao pblico o restante dos valores mobilirios em determinado espao de tempo e caso isso no ocorra, ela mesma ir adquirir esses ttulos. Importante destacar que alguns autores colocam o bookbuilding como uma forma de subscrio. Entretanto, quando h uma subscrio por melhores esforos ou mesmo uma firme, o subscritor liga para todos os potenciais compradores com o objetivo de anunciar a operao que ir fazer e levantar a demanda existente para tal operao. Dessa forma, ele poder determinar ou avaliar, dependendo do caso, o valor de venda do ttulo. Portanto, aps ele perguntar a quantidade demandada de cada investidor a um determinado preo, o subscritor anota esse valor em um caderno e assim vai construindo esse caderno de preo. Segundo o dicionrio da BOVESPA, as operaes de Underwriting podem ser as seguintes: Underwriting Firme (straight): Subscrio em que a instituio financeira assegura subscreve a entrada integralmente de recursos. a O emisso risco de para revend-la do 12 posteriormente ao pblico. Selecionando esta opo a empresa mercado intermedirio financeiro.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Underwriting de Melhores Esforos (Best efforts): Subscrio em que a instituio financeira se compromete a realizar os melhores esforos para a colocao junto ao mercado das sobras do lanamento. No h comprometimento por parte do intermedirio para a colocao efetiva de todas as aes. A empresa assume os riscos da aceitao ou no das aes lanadas por parte do mercado. Underwriting de standby: Subscrio em que a instituio

financeira se compromete a colocar as sobras junto ao pblico em determinado espao de tempo, aps o qual ela mesmo subscreve o total das aes no colocadas. Decorrido o prazo, o risco de mercado do intermedirio financeiro.

46. Mercado de Cmbio


Antes de comearmos a falar sobre mercado de cmbio fundamental que consigamos entender o que significa cmbio. Eu, particularmente, gosto muito de um exemplo que coloco em sala e, praticamente, retira todos os mitos acerca desse mercado. Quando voc vai a um mercado e verifica que a batata est custando R$2,00, o que aquilo significa? Significa que um quilo de batata pode ser trocado por R$2,00, concorda? Ento. No cmbio a mesma coisa. Quando eu te digo que a taxa de cmbio est custando R$2,00, isso significa que voc pode trocar R$2,00 por US$1,00 ao invs de um quilo de batata. Isso que acabei de explicar se chama taxa de cmbio. No entanto, cmbio a troca de uma moeda por outra qualquer. O preo dessa troca a taxa de cmbio. Segundo o dicionrio de Finanas da BOVESPA, cmbio : relao entre valores de duas ou mais moedas nacionais. O normativo vigente do CMN define que o mercado de cmbio brasileiro compreende as operaes de compra e de venda de moeda estrangeira e as Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br 13

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE operaes com ouro-instrumento cambial, realizadas com instituies autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de cmbio, bem como as operaes em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no Pas e residentes, domiciliados ou com sede no exterior. Cabe ressaltar que as taxas de cmbio praticadas no mercado de cmbio brasileiro so livremente negociadas entre os agentes e seus clientes e so amplamente divulgadas pela imprensa. O Banco Central divulga as taxas de cmbio praticadas no mercado interbancrio, no fazendo, atualmente, nenhum tipo de fixao desta.

46.1. Instituies Autorizadas a Operar


O Conselho Monetrio Nacional, em seu normativo, elenca quais as instituies esto autorizadas a operar em cmbio e que tipos de operao cada uma delas pode fazer. As autorizaes para a prtica de operaes no mercado de cmbio podem ser concedidas pelo Banco Central do Brasil a bancos mltiplos; bancos comerciais; caixas econmicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de cmbio; sociedades de crdito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios; sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios; e sociedades corretoras de cmbio.

importante destacar que desde 2009 as agncias de turismo e os hotis no podem negociar no mercado de cmbio.

Os agentes autorizados a operar no mercado de cmbio podem realizar as seguintes operaes:


Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

14

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE I - bancos, exceto de desenvolvimento, e a Caixa Econmica Federal: todas as operaes previstas para o mercado de cmbio; II - bancos de desenvolvimento: operaes especficas autorizadas pelo Banco Central do Brasil; III - sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios, sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios e sociedades corretoras de cmbio: a) compra e venda de moeda estrangeira em cheques vinculados a transferncias unilaterais; b) compra e venda de moeda estrangeira em espcie, cheques e cheques de viagem relativos a viagens internacionais; c) operaes de cmbio simplificado de exportao e de importao e transferncias do e para o exterior, de natureza financeira, no sujeitas ou vinculadas a registro no Banco Central do Brasil, at o limite de US$ 50.000,00 (cinqenta mil dlares dos Estados Unidos) ou seu equivalente em outras moedas; e d) operaes no mercado interbancrio, arbitragens no Pas e, por meio de banco autorizado a operar no mercado de cmbio, arbitragem com o exterior;

46.2. Operaes Bsicas


As operaes bsicas no mercado de cmbio devem ser registradas por meio de contrato de cmbio pois desta forma o Banco Central tem condies de saber como esto sendo cursadas as operaes. Normativo do CMN dispe que: Art. 80 As pessoas fsicas e as pessoas jurdicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferncias internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitao de valor, sendo contraparte na operao agente autorizado a operar no mercado de cmbio, observada a legalidade da transao, tendo como base a fundamentao econmica e as responsabilidades definidas na respectiva documentao.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

15

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE 1 O disposto no caput compreende as compras e as vendas de moeda estrangeira, por pessoas fsicas ou jurdicas, residentes, domiciliadas ou com sede no Pas, para fins de constituio de disponibilidades no exterior e do seu retorno. 2 As transferncias financeiras relativas s aplicaes no exterior por instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem observar a regulamentao especfica. 3 Os fundos de investimento podem efetuar transferncias do e para o exterior relacionadas s suas aplicaes fora do Pas, obedecida a regulamentao editada pela Comisso de Valores Mobilirios e as regras cambiais editadas pelo Banco Central do Brasil. 4 As transferncias financeiras relativas a aplicaes no exterior por entidades de previdncia complementar devem observar a regulamentao especfica 5 Sem prejuzo do dever de identificao dos clientes de que trata o artigo 18 desta Resoluo, nas operaes de compra e de venda de moeda estrangeira at US$ 3.000,00 (trs mil dlares dos Estados Unidos), ou do seu equivalente em outras moedas, dispensada a apresentao da documentao referente aos negcios jurdicos subjacentes s operaes de cmbio.

46.3. Contratos de Cmbio


O contrato de cmbio o documento que formaliza a operao de compra ou de venda de moeda estrangeira. Nele devero constar informaes sobre a moeda estrangeira transacionada, a taxa de cmbio contratada, o valor correspondente em moeda nacional e os nomes do comprador e do vendedor. Os contratos de cmbio devem ser, obrigatoriamente, registrados no Sisbacen pelo agente autorizado a operar no Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br 16

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE mercado de cmbio. Tal fato permite ao Banco Central o acompanhamento de todas as operaes cursadas nesse mercado. Nas operaes de compra ou de venda de moeda estrangeira de at US$ 3 mil, ou seu equivalente em outras moedas estrangeiras, no obrigatria a utilizao do contrato de cmbio, mas o agente do mercado de cmbio deve identificar seu cliente e registrar a operao no Sisbacen.

46.4. SISCOMEX
O Sistema Integrado de Comrcio Exterior - SISCOMEX, institudo pelo Decreto n 660, de 25.9.92, a sistemtica administrativa do comrcio exterior brasileiro, que integra as atividades afins da Secretaria de Comrcio Exterior SECEX, da Secretaria da Receita Federal - SRF e do Banco Central do Brasil BACEN, no registro, acompanhamento e controle das diferentes etapas das operaes de exportao. A partir de 1993, com a criao do SISCOMEX, todo o processamento administrativo relativo s exportaes foi informatizado. As operaes passaram a ser registradas via Sistema e analisadas "on line" pelos rgos que atuam em comrcio exterior, tanto os chamados rgos "gestores" (SECEX, SRF e BACEN) como os rgos "anuentes", que atuam apenas em algumas operaes especficas (Ministrio da Sade, Departamento da Polcia Federal, Comando do Exrcito etc.). Na concepo e no desenvolvimento do Sistema, foram harmonizados conceitos, cdigos e nomenclaturas, tornando possvel a adoo de um fluxo nico de informaes, tratado pela via informatizada, que permite a eliminao de diversos documentos utilizados no processamento das operaes. O sistema de registro de exportaes totalmente informatizado permitiu um enorme ganho em agilizao, confiabilidade, rpido acesso a informaes estatsticas, reduo de custos etc. O acesso ao SISCOMEX IMPORTAO feito por meio de conexo com o Serpro a fim de que as operaes que necessitam de Licenciamento de Importao possam ser efetuadas.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

17

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE O SISCOMEX tem sido constantemente aprimorado, tendo incorporado o Mdulo Drawback Eletrnico, em novembro de 2001.

46.5. Remessas de Cmbio


A pessoa interessada em fazer uma remessa de moeda estrangeira para o exterior deve se dirigir a uma instituio autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar no mercado de cmbio ou uma empresa conveniada e apresentar a documentao necessria para a remessa. Caber ao agente informar a taxa de cmbio praticada, as tarifas que sero cobradas pela operao e os procedimentos adicionais necessrios. A empresa conveniada referida pode ser uma instituio financeira ou uma pessoa jurdica qualquer, contratada por uma instituio do sistema financeiro autorizada a operar no mercado de cmbio especificamente para efetuar esse tipo de transao. As empresas conveniadas financeiras podem realizar operaes cujo valor, por operao, no exceda a US$ 3 mil e que sejam relativas a turismo internacional e a transferncias unilaterais, como, por exemplo, manuteno de residentes, doaes, aposentadorias e penses, indenizaes e multas, patrimnio.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

18

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

EXERCCIOS PROPOSTOS
Questo 95 (NCE CVM Analista 2008) Nos termos da Lei n 6404 de 15 de dezembro de 1976, a companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes e a responsabilidade dos scios ou acionistas est limitada ao seguinte parmetro: a) valor do patrimnio lquido da companhia; b) valor de mercado das suas aes; c) preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas; d) sua participao no capital social da sociedade; e) valor econmico da companhia.

Questo 96 (NCE CVM Analista 2008) A legislao societria brasileira define a companhia aberta como aquela que: a) possui mais de dois acionistas e o seu capital social est dividido em aes ordinrias e preferenciais; b) os valores mobilirios de sua emisso estejam admitidos negociao no mercado de valores mobilirios; c) publica seus atos societrios e demonstrativos financeiros em jornal de grande circulao; d) possui uma carteira de investimento diversificada em valores mobilirios; e) do seu quadro societrio podem participar acionistas estrangeiros.

Questo 97 (Cesgranrio BB Escriturrio 2010) As Companhias ou Sociedades Annimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas. So classificadas como abertas quando a) seu passivo est atrelado a opes de mercado futuro.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

19

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE b) seus principais ativos so aes de outras companhias de capital aberto. c) sua estrutura de capital permite a entrada de scios estrangeiros. d) suas aes so negociadas na Bolsa de Valores ou no mercado balco. e) suas aes so propriedade dos scios fundadores e no esto venda.

Questo 98 (NCE CVM Agente 2005) Considerando-se uma empresa regida pela Lei 6404/76 e alteraes posteriores, analise as afirmativas a seguir: I As aes ordinrias da companhia fechada e as aes preferenciais da companhia aberta e fechada podem ser apenas de uma nica classe. II Uma companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. III O nmero de aes preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrio no exerccio desse direito, no pode ultrapassar 70% (setenta por cento) do total das aes emitidas. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: a) II; b) I e II; c) I e III; d) II e III; e) I, II e III.

Questo 99 (NCE CVM Agente 2005) As sociedades annimas so: a) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital no se divide em aes, de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas; b) pessoas jurdicas de direito pblico em que o capital no se divide em aes; c) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital se divide em aes de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

20

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas; d) associaes de empresas ou conglomerados que tm por finalidade compor determinadas companhias; e) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital se divide por cotas, de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas.

Questo 100 (NCE CVM Agente 2005) As debntures so: a) ativos lanados no mercado financeiro sem autorizao da Comisso de Valores Mobilirios CVM, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; b) ttulos de dvida de mdio ou longo prazos, emitidos pelas sociedades annimas no-financeiras de capital aberto, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; c) emitidas pelas companhias fechadas com prvia autorizao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; d) ttulos cuja emisso no mercado independe de deliberao da assemblia geral; e) ttulos que no podem ser recomprados pelo emissor.

Questo 101 (Fundao Carlos Chagas BB Escriturrio 2010) As debntures, segundo a Lei no 6.404/76, so ttulos nominativos ou escriturais emitidos por sociedades por aes. Asseguram ao seu titular direito de crdito contra a companhia emissora e a) devem ser registradas para negociao em Bolsa de Valores. b) podem ser emitidas por bancos de investimento.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

21

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE c) so adquiridas por investidores no mercado internacional. d) podem ser emitidas pelo prazo mximo de 360 dias. e) tm as suas garantias, se houver, especificadas na escritura de emisso.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

22

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

EXERCCIOS RESOLVIDOS
Questo 95 (NCE CVM Analista 2008) Nos termos da Lei n 6404 de 15 de dezembro de 1976, a companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes e a responsabilidade dos scios ou acionistas est limitada ao seguinte parmetro: a) valor do patrimnio lquido da companhia; b) valor de mercado das suas aes; c) preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas; d) sua participao no capital social da sociedade; e) valor econmico da companhia. Resoluo: Observe que a grande maioria das questes acerca da Lei 6.404/76 trazem a literalidade da lei. Eu sei que a Lei no pequena, na verdade, ela enorme, mas uma leitura na diagonal pode ser algo interessante. Muitas vezes de nada adiantar eu ficar aqui descrevendo alguns itens acerca da Lei pois existem 300 artigos nela. O examinador pode escolher um de forma aleatria e colocar na prova. claro que existem alguns mais importantes e com a aula irei repassando a vocs. Essa questo nada mais do que o artigo 1 da Lei, conforme exposto abaixo: Art. 1 A companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Dessa forma, o gabarito da questo a letra C. Gabarito: C

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

23

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Questo 96 (NCE CVM Analista 2008) A legislao societria brasileira define a companhia aberta como aquela que: a) possui mais de dois acionistas e o seu capital social est dividido em aes ordinrias e preferenciais; b) os valores mobilirios de sua emisso estejam admitidos negociao no mercado de valores mobilirios; c) publica seus atos societrios e demonstrativos financeiros em jornal de grande circulao; d) possui uma carteira de investimento diversificada em valores mobilirios; e) do seu quadro societrio podem participar acionistas estrangeiros. Resoluo: A prpria Lei 6.404/76 mostra as definies de companhia aberta e companhia fechada. Uma companhia ser considerada aberta se os valores mobilirios de sua emisso forem admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. Ser fechada se esses valores no puderem ser negociados no mercado. Importante ressaltar que somente os valores mobilirios registrados no rgo fiscalizador competente Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios, podendo ser nas bolsas ou em balco. E para que seja feita uma distribuio pblica, ou seja, para que as aes ou qualquer outro valor mobilirio de emisso de uma companhia aberta seja vendido ao pblico, h a necessidade de registro prvio na CVM. O artigo 4 e seus pargrafos define bem esse tema, conforme mostrado abaixo: Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

24

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. (grifo meu) 1o Somente os valores mobilirios de emisso de companhia registrada na Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios. (grifo meu) 2o Nenhuma distribuio pblica de valores mobilirios ser efetivada no mercado sem prvio registro na Comisso de Valores Mobilirios. (grifo meu) 3o A Comisso de Valores Mobilirios poder classificar as companhias abertas em categorias, segundo as espcies e classes dos valores mobilirios por ela emitidos negociados no mercado, e especificar as normas sobre companhias abertas aplicveis a cada categoria. 4o O registro de companhia aberta para negociao de aes no mercado somente poder ser cancelado se a companhia emissora de aes, o acionista controlador ou a sociedade que a controle, direta ou indiretamente, formular oferta pblica para adquirir a totalidade das aes em circulao no mercado, por preo justo, ao menos igual ao valor de avaliao da companhia, apurado com base nos critrios, adotados de forma isolada ou combinada, de patrimnio lquido contbil, de patrimnio lquido avaliado a preo de mercado, de fluxo de caixa descontado, de comparao por mltiplos, de cotao das aes no mercado de valores mobilirios, ou com base em outro critrio aceito pela Comisso de Valores Mobilirios, assegurada a reviso do valor da oferta, em conformidade com o disposto no art. 4o-A. 5o Terminado o prazo da oferta pblica fixado na regulamentao expedida pela Comisso de Valores Mobilirios, se remanescerem em circulao menos de 5% (cinco por cento) do total das aes emitidas pela companhia, a assemblia-geral poder deliberar o resgate dessas aes pelo valor da oferta de que trata o 4o, desde que deposite em estabelecimento bancrio autorizado pela Comisso de
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

25

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Valores Mobilirios, disposio dos seus titulares, o valor de resgate, no se aplicando, nesse caso, o disposto no 6o do art. 44. 6o O acionista controlador ou a sociedade controladora que adquirir aes da companhia aberta sob seu controle que elevem sua participao, direta ou indireta, em determinada espcie e classe de aes porcentagem que, segundo normas gerais expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios, impea a liquidez de mercado das aes remanescentes, ser obrigado a fazer oferta pblica, por preo determinado nos termos do 4o, para aquisio da totalidade das aes remanescentes no mercado. O dicionrio da BOVESPA3 informa que uma companhia aberta uma: Companhia com valores mobilirios registrados na CVM, admitidos negociao no mercado de ttulos e valores mobilirios, de bolsa ou de balco. (grifo meu) A CVM pode classificar as companhias de capital aberto em categorias, conforme as espcies e classes dos valores mobilirios por ela emitidos, negociados nesses mercados. A companhia aberta sujeita-se ao cumprimento de uma srie de normas quanto a: f) natureza e periodicidade de informaes a divulgar g) forma e contedo dos relatrios de administrao e demonstraes financeiras h) padres contbeis, relatrio e parecer de auditores independentes i) informaes prestadas por diretores e acionistas controladores, relativos compra, permuta ou venda de aes emitidas pela companhia, sociedades controladas e controladoras j) divulgao de deliberaes de assemblia de acionistas, rgos da administrao, fatos relevantes ocorridos nos negcios, que possam influir de modo pondervel na deciso de comprar ou vender aes, por parte de investidores.

Estou optando por colocar alguns conceitos que esto no dicionrio da BOVESPA porque se por acaso cair alguma questo da Lei que voc no teve a oportunidade de ler, esses conceitos podem dar uma dica tendo em vista o fato de que so um resumo do que h de mais importante.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

26

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Nota: companhias abertas existentes antes da edio da lei 10.303/2001 podem ter seu capital social com at dois teros de aes preferenciais. Existem inmeras instrues CVM acerca das companhias abertas, a grande maioria disciplinando os mais diversos itens dispostos pela Lei 6.404/76. Conclumos, diante de tudo que foi exposto acima, que o gabarito a letra B. Gabarito: B

Questo 97 (Cesgranrio BB Escriturrio 2010) As Companhias ou Sociedades Annimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas. So classificadas como abertas quando a) seu passivo est atrelado a opes de mercado futuro. b) seus principais ativos so aes de outras companhias de capital aberto. c) sua estrutura de capital permite a entrada de scios estrangeiros. d) suas aes so negociadas na Bolsa de Valores ou no mercado balco. e) suas aes so propriedade dos scios fundadores e no esto venda. Resoluo: A legislao em vigor determina que uma companhia ser considerada aberta se os valores mobilirios de sua emisso estiverem admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. Veja o trecho abaixo: Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. 1o Somente os valores mobilirios de emisso de companhia registrada na Comisso de Valores Mobilirios podem ser negociados no mercado de valores mobilirios.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

27

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Portanto, se essas aes puderem ser negociadas nas bolsas ou no mercado de balco (mercado de valores mobilirios), essa companhia ser considerada aberta. O gabarito a letra D. Gabarito: D

Questo 98 (NCE CVM Agente 2005) Considerando-se uma empresa regida pela Lei 6404/76 e alteraes posteriores, analise as afirmativas a seguir: I As aes ordinrias da companhia fechada e as aes preferenciais da companhia aberta e fechada podem ser apenas de uma nica classe. II Uma companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. III O nmero de aes preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrio no exerccio desse direito, no pode ultrapassar 70% (setenta por cento) do total das aes emitidas. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: a) II; b) I e II; c) I e III; d) II e III; e) I, II e III. Resoluo: Essa questo parece que est com seus itens retirados da Lei. claro que com a Lei do lado fica simples encontrar o que verdadeiro e o que falso. Vamos l, prosseguir em nossas anlises. A Lei prev a existncia de trs tipos de aes, quais sejam: ordinrias, preferenciais ou de fruio. Informa ainda, literalmente, que as aes ordinrias de uma companhia fechada e as preferenciais de uma companhia aberta ou fechada podero der de uma ou mais classe. Observe o texto legal abaixo citado.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

28

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Art. 15. As aes, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, so ordinrias, preferenciais, ou de fruio. 1 As aes ordinrias da companhia fechada e as aes preferenciais da companhia aberta e fechada podero ser de uma ou mais classes. (grifo meu) 2o O nmero de aes preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrio no exerccio desse direito, no pode ultrapassar 50% (cinqenta por cento) do total das aes emitidas.

Dessa forma, observamos que o item I est correto. A prpria Lei 6.404/76 define o que considerada companhia aberta ou fechada. Segundo determinao legal, consideraremos companhia aberta as empresas cujos valores mobilirios de sua emisso possam vir a ser negociados no mercado de valores mobilirios. Ou seja, empresas cujas aes podem ser livremente negociadas na Bolsa ou no mercado de balco. As fechadas so aquelas cujos valores mobilirios no podem ser negociados no mercado de valores mobilirios. Importante frisar que somente valores mobilirios registrados na CVM podem ser negociados no mercado de valores mobilirios. Abaixo, fragmento da Lei que versa a esse respeito. Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia aberta ou fechada conforme os valores mobilirios de sua emisso estejam ou no admitidos negociao no mercado de valores mobilirios. Dessa forma, vemos que o item II da questo verdadeiro. Vamos tentar entender o que o item III nos diz. O pargrafo 2 do artigo 15 da Lei 6.404/76, transcrito acima, diz que: 2o O nmero de aes preferenciais sem direito a voto, ou sujeitas a restrio no exerccio desse direito, no pode ultrapassar 50%
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

29

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE (cinqenta por cento) do total das aes emitidas. (Redao dada pela Lei n 10.303, de 2001). (grifo meu) Quando observamos o que est escrito e comparamos com a afirmao da questo, vamos que h uma coincidncia do texto com exceo do quantitativo do total de aes. Observe que a prova em questo datada de 2005 e a mudana neste pargrafo ocorreu em 2001. Logo, no podemos falar que esse no era o texto legal em 2005, concordam? Dessa forma, se pensarmos no texto literal e isso que acho que vocs deveriam fazer, marcaramos o item III como sendo falso, pois o correto que o nmero de aes preferenciais no pode ultrapassar o valor de 50% do total das aes emitidas. Enquanto a questo fala que no pode ultrapassar o valor de 70%. Como tenho um vis matemtico e de raciocnio lgico, no posso admitir que a questo III esteja errada. Porque algo que no pode ultrapassar 50% tambm no pode ultrapassar nada alm de 50%, logo, no pode ultrapassar 70%. Esto me entendendo? Se eu falo que um goleiro de futebol do meu time no pode ser aceito na peneira se for menor do que 1,80m, ele tambm no poderia ser aceito se fosse menor que 1,70m. Me entendenram? Qualquer subconjunto que for escolhido nos limites excludos, tambm dever ser excludo. Logo, h espao para uma discusso enorme nesse item. Infelizmente a prova que encontrei na internet me diz que o gabarito a letra C, mas no foi possvel encontrar o gabarito definitivo. Provei com as explicaes acima que o gabarito seria B ou E, mas nunca C. Provavelmente houve um erro do site que peguei a prova ou da instituio em seu gabarito preliminar. Agora vocs querem saber se eu marcaria B ou E, concordam? Apesar da lgica me mandar marcar a letra E, eu marcaria B pois praticamente todas as questes desse tipo so copiadas da Lei e essa no diferente. Sendo assim, muito improvvel que o examinador quando fez a questo tenha alterado o 50% para 70% com o intuito de tentar te enganar na forma lgica da questo. Ele apenas mudou um nmero que a tornou, para ele, falsa.
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

30

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Podem falar o que quiser, sei que muitos no vo concordar com meus argumentos e outros no iro concordar com a minha deciso de marcar a letra B, mas apesar de a questo levar a uma discusso imensa (que espero que no precisemos faz-la no frum, pois deixei claras as duas posies possveis), DUVIDO que qualquer banca examinadora anularia a questo pelos motivos que coloquei. DUVIDO tambm que uma banca como a ESAF ou o CESPE deixem passar na prova uma questo como essa. Acho que eles, nunca levariam tal questo que poderia ser facilmente questionada, em relao sua lgica, para a prova. Gabarito: B ou E

Questo 99 (NCE CVM Agente 2005) As sociedades annimas so: a) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital no se divide em aes, de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas; b) pessoas jurdicas de direito pblico em que o capital no se divide em aes; c) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital se divide em aes de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas; d) associaes de empresas ou conglomerados que tm por finalidade compor determinadas companhias; e) pessoas jurdicas de direito privado, de natureza mercantil, em que o capital se divide por cotas, de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade dos subscritores ou acionistas ao preo de emisso das aes por eles subscritas ou adquiridas. Resoluo:

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

31

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Novamente a questo nos leva literalidade da Lei 6.404/76 acrescendo que as S.A. so pessoas jurdicas de Direito Privado (e isso vocs aprendem em Direito Administrativo ou Empresarial e devem saber mais do que eu sobre o assunto). A Lei dispe em seu artigo 1 que: Art. 1 A companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Com isso, vemos que o gabarito a letra C. Gabarito: C

Questo 100 (NCE CVM Agente 2005) As debntures so: a) ativos lanados no mercado financeiro sem autorizao da Comisso de Valores Mobilirios CVM, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; b) ttulos de dvida de mdio ou longo prazos, emitidos pelas sociedades annimas no-financeiras de capital aberto, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; c) emitidas pelas companhias fechadas com prvia autorizao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, que conferem aos seus detentores o direito de crdito contra a empresa, nos termos da escritura de emisso e do certificado, conforme art. 52 da Lei 6404/76; d) ttulos cuja emisso no mercado independe de deliberao da assemblia geral; e) ttulos que no podem ser recomprados pelo emissor. Resoluo: As debntures so ttulos que podem ser emitidos por companhias abertas desde que no sejam instituies financeiras. H uma presso grande por parte das instituies financeiras para que elas passem a poder emitir
Prof. Csar de Oliveira Frade www.pontodosconcursos.com.br

32

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE debntures e dessa forma, consigam alongar suas dvidas. Atualmente, elas emitem Certificado de Depsito Bancrio CDB para captao de recursos, mas os prazos utilizados no mercado so bem menores que aqueles que poderiam ser conseguidos com as debntures. Vamos para a Lei 6.404/76, ento. No captulo de debntures4, as informaes mais importantes so as seguintes: Art. 52. A companhia poder emitir debntures que conferiro aos seus titulares direito de crdito contra ela, nas condies constantes da escritura de emisso e, se houver, do certificado. Sendo assim, o gabarito da questo a letra B. Gabarito: B

Questo 101 (Fundao Carlos Chagas BB Escriturrio 2010) As debntures, segundo a Lei no 6.404/76, so ttulos nominativos ou escriturais emitidos por sociedades por aes. Asseguram ao seu titular direito de crdito contra a companhia emissora e a) devem ser registradas para negociao em Bolsa de Valores. b) podem ser emitidas por bancos de investimento. c) so adquiridas por investidores no mercado internacional. d) podem ser emitidas pelo prazo mximo de 360 dias. e) tm as suas garantias, se houver, especificadas na escritura de emisso. Resoluo: Vimos anteriormente os itens mais importantes da Lei 6.404/76 acerca das debntures. Sendo assim, s nos resta responder a questo sem tecer maiores comentrios a respeito. Elas tm suas garantias especificadas na escritura da emisso.

Me reservei o direito de no copiar os artigos na ntegra e saltar alguns deles, os quais julgava ser de menor importncia.

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

33

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE Sendo assim, o gabarito a letra E. Gabarito: E

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

34

AULA 09 CONHECIMENTOS BANCRIOS BANCO DO BRASIL PROFESSOR CSAR FRADE

GABARITO
95- C 100- B 96- B 101- E 97- D 98- C 99- C

E a pessoal, Grande abrao a vocs e at a prxima aula. Csar Frade cesar.frade@pontodosconcursos.com.br

Prof. Csar de Oliveira Frade

www.pontodosconcursos.com.br

35

Anda mungkin juga menyukai