Anda di halaman 1dari 1

Escola Secundria Francisco Simes -Biologia e Geologia -Actividade Laboratorial n2 3 de Outubro de 2008

Observao de clulas em diviso


So objectivos desta actividade a aquisio de tcnicas de trabalho laboratorial e a observao de clulas ao microscpio nas diferentes etapas do processo de diviso celular. Quais as principais caractersticas da diviso celular? Que fenmenos ocorrem durante a mitose?

Procedimento experimental
Para alm do cumprimento habitual das regras de trabalho em laboratrio, dever no decorrer desta actividade, ter especial cuidado com: o manuseamento do material de dissecao (agulha e bisturi) e da lamparina de lcool; a no ingesto das solues utilizadas (de orcena actica e de cido clordrico).

MATERIAIS NECESSRIOS
Cebola (pices de razes jovens -vegetativos) gua destilada Acido Clordrico (soluo a 5%) (2 gotas) Orcena actica (5+1 gotas) Microscpio ptico composto (M.O.C) Papel de filtro Bisturi Agulha de dissecao Pina Lminas e lamelas Vidro de relgio Lamparina de lcool

MTODOS
Aproximadamente, dois dias antes da realizao da actividade experimental, a cebola deve ser colocada sobre a boca de um copo com gua, de modo que as razes fiquem quase em contacto com a gua.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Num vidro de relgio, misture 5 gotas de soluo de orcena actica com 2 gotas de cido clordrico (HCl); Corte 3 a 6 pices vegetativos da raiz da cebola com cerca de 2 mm de comprimento Coloque os pices cortados na soluo anteriormente preparada; Coloque 1 gota de orcena actica numa lmina de vidro. Retire com o auxlio de uma pina um pice vegetativo do vidro de relgio e coloque-o sobre a gota de orcena actica, deixando repousar durante 3 minutos. Com a ajuda de da agulha e bisturi, dissocie o pice vegetativo de modo a dividi-lo em pequenos fragmentos; Coloque uma lamela sobre o material e pressione, ligeira e cuidadosamente, com o dedo; Acenda a lamparina e passe a lmina sobre a chama, tendo o cuidado de no carbonizar o material biolgico; Complete o esmagamento do material biolgico com o polegar, ao mesmo tempo que absorve o excesso de corante com o papel de filtro; Observe a sua preparao temporria ao microscpio; Procure identificar os diferentes estdios da mitose; Registe as suas observaes nunca esquecendo as respectivas, legendas e ampliaes de observao; Construa o V de Gowin, como relatrio da actividade laboratorial. Respondendo s seguintes questes: a. Porque o uso das extremidades as razes de cebola? b. Explique o objectivo do uso de cido clordrico? c. A orcena actica um corante. Responsvel pela colorao de que estrutura celular? d. Qual poder ser a funo do aquecimento realizado no passo 8? e. O que a mitose? Que fenmenos nela decorrem? f. Quais as principais caractersticas das diferentes etapas da mitose?

Anda mungkin juga menyukai