Anda di halaman 1dari 19

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 1 de 19

Manual de Assistncias Tcnicas

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 2 de 19

1. Objetivo
A STERMAX PRODUTOS MDICOS LTDA estabelece e mantm este manual como meio de formalizar o funcionamento e o relacionamento com as Assistncias Tcnicas Autorizadas. Este manual vem instruir as Assistncias Tcnicas Autorizadas sobre as regras que a Stermax obrigatoriamente deve manter por causa das Certificaes ISO e Boas Prticas de Fabricao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA).

2. Introduo 2.1 Histrico da empresa


A STERMAX PRODUTOS MDICOS LTDA foi fundada em Outubro de 1991 com o intuito de oferecer produtos de qualidade ao mercado ligado rea de sade. Localizada no municpio de Pinhais, regio metropolitana de Curitiba- Paran, a STERMAX conta com sede prpria e uma estrutura para desenvolvimento, fabricao e comercializao de produtos e equipamentos para o setor mdico, hospitalar e odontolgico. A objetividade e presteza no atendimento so princpios bsicos e primordiais de nossa organizao, tornando a relao com o mercado consumidor alvo de constante aperfeioamento.

2.3 Localizao
Rua: Emma Rohrsetzer, 1011 Vila Emiliano Perneta Cep 83324-190 Pinhais PR

2.4 Meios de Contato Telefone: 41 3668-2144 E-Mail: assistencia@stermax.com.br

www.stermax.com.br

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 3 de 19

3. Das regras gerais


As Assistncias tcnicas autorizadas devem seguir rigorosamente todas as regras descritas pela Stermax, pois as mesmas garantem nossas certificaes, bem como respeitam as normativas da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. De acordo com essas normas informamos que dentro do rol de peas de nossos produtos algumas delas so consideradas como peas crticas, sendo essas peas rastreadas em nosso Sistema da Qualidade. Em caso de necessidade da troca das respectivas peas crticas dos equipamentos a fbrica dever ser informada quais as peas foram trocadas e seus respectivos nmeros, tanto em equipamentos na garantia, como os equipamentos fora da garantia. De acordo com a lei todos os equipamentos devem ser consertados em um prazo mximo de 30 dias, salvo comunicao em contrrio expressa ao cliente.

4. Envio de peas em garantia


As peas em garantia sero enviadas mediante o envio do pedido via e-mail ou fax, e a cpia da nota fiscal de compra do cliente, pois os mesmos so arquivados. De acordo com as normas, no podemos enviar as peas sem os dados presentes na nota fiscal. Obs. Sempre enviar o NMERO DE SRIE do equipamento juntamente com o pedido das peas.

5. Do estoque das peas


Devido ao fato de que algumas peas so rastreadas, no so permitidos estoques de peas crticas em grandes quantidades. Mas para pequenas quantidades podem ser liberados estoque de algumas peas.

6. Dos consertos em garantia


Solicitar ao cliente a Nota Fiscal de compra do equipamento ( obrigatria apresentao desta para atendimento na garantia ), considerar como prazo de garantia o perodo constante no manual de instrues a partir da data de emisso da Nota Fiscal de Venda

Manual Assistncias Tcnicas


ao usurio final.

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 4 de 19

A Stermax concede garantia ao(s) equipamento(s) pelo perodo legal de 90 (noventa) dias contra defeitos de fabricao de acordo com os termos especificados no Certificado de Garantia que acompanha cada produto e na conformidade da Lei 8.078 de 11/09/1990. Alguns modelos de equipamentos possuem (640 dias) de garantia estendida, ao receber o equipamento favor consultar a fbrica. A Stermax ficar isenta de quaisquer responsabilidades e desobrigada a qualquer garantia na hiptese de danos ou defeitos apresentados no equipamento provocados por m utilizao ou instalao, acidentes, transporte inadequado, falta de manuteno preventiva, manuteno corretiva incorreta ou agentes da natureza. Cessa a garantia se o produto apresentar sinais de violao, modificao, ajuste, conserto ou abertura por pessoas no autorizadas pela fbrica, bem como uso de peas no originais. A Stermax no se responsabiliza por prejuzos em decorrncia da paralisao (s) de equipamento(s) e/ou componente(s) ofertados por esta proposta. Verificar a presena de lacre intacto no equipamento, caso o mesmo esteja rompido garantia no ser coberta. Antes de consertar o equipamento entrar em contato com a fbrica para verificar se a garantia cobre o defeito apresentado. Informar ao cliente que a fbrica no cobre custos de frete ou visitas ao cliente, os custos de garantia so vlidos somente no balco da Assistncia conforme descrito nos manuais de instrues de cada modelo de equipamento. Aps o conserto efetuado, a assistncia tcnica externa dever acessar o site da stermax (www.stermax.com.br) e imprimir o P14/R2 Registro de Assistncia Tcnica de produtos em garantia (conforme anexo), enviando este preenchido via e-mail ou fax, o mesmo deve assinalar o termo de garantia do servio realizado. O registro dever retornar fbrica para que o pagamento do servio prestado possa ser realizado. Utilizar a lista dos principais problemas que consta no anexo para auxiliar no conserto do equipamento, em caso de dvida entre em contato com a fbrica. Preferencialmente os equipamentos na garantia devem ser consertados em no mximo 15 dias teis, o prazo para conserto no deve exceder 30 dias segundo cdigo do consumidor, salvo autorizao em contrrio expressa ao cliente.

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 5 de 19

Por se tratar de propriedade do cliente, as assistncias tcnicas devem tomar o mximo cuidado para no danificar o equipamento. Caso algum equipamento sofra

qualquer tipo de dano, seja perdido, ou considerado inadequado para uso, a Assistncia Tcnica deve informar o cliente e preencher os campos relacionados propriedade do cliente do P14/R2.

Em caso de substituio de peas, realizar um pedido para a fbrica por escrito via e-mail ou fax, juntamente com a cpia da nota fiscal de compra do equipamento (utilizar lista de cdigos conforme anexo para solicitar as peas). Trocar as peas do equipamento utilizando como auxlio o DVD e este Manual. Preencher o registro P14/R2 com os nmeros de srie das peas criticas, lembrando que no sero realizados pagamentos de registros sem essas informaes. Essas informaes so exigidas devido a nossa Certificao Boas Prticas de Fabricao da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.

Realizar teste de qualidade em TODOS os equipamentos consertados na garantia conforme descrito abaixo, os testes com integrador qumico tambm devem ser realizados em todos os equipamentos, os integradores sero enviados pela fbrica juntamente com as peas a serem trocadas. Realizar os testes respeitando a forma de operao recomendada no Manual de Instrues do produto. Recomendamos realizar no mnimo 3 testes de funcionamento do equipamento antes de liberar para o cliente. Realizar neste teste o teste com integrador qumico conforme instrues abaixo: 1. Envolver o integrador qumico em papel, e colocar na bandeja dentro do esterilizador a ser testado. 2. Ligar o equipamento e processar o ciclo como nos testes anteriores. 3. Aps o trmino do ciclo, aguardar o resfriamento do equipamento. 4. Retirar e realizar a leitura. 5. Se a barra escura do integrador ultrapassou a rea vermelha FAIL e alcanou a rea verde PASS, assinalar no controle de produo P14/R2 resultado negativo, pois significa que as condies adequadas de esterilizao foram atingidas.

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 6 de 19

6. Se a barra escura no atingiu a rea verde PASS, significa que no foram atingidas as condies adequadas de esterilizao. Verificar se o equipamento no apresenta nenhum defeito e refazer o teste com integrador qumico. O resultado do teste deve ser anotado no P14/R2. Na hora da entrega do equipamento ao cliente o mesmo deve colocar o nome e assinar no respectivo campo do P14/R2 (conforme anexo).

O pagamento dos consertos realizados ser efetuado mediante envio do registro P14/R2 (conforme anexo) devidamente preenchido e assinado.
Os pagamentos de Assistncias NO SO ACUMULATIVOS e devem ser enviados dentro do ms vigente. O valor a ser pago de R$ 80,00 (oitenta reais) e ser depositado em conta informada pela Assistncia.

7. Dos consertos fora da Garantia


Os Produtos fora do prazo de garantia devero ter os custos de reparao cobrados do cliente. Utilizar somente peas originais para os reparos. Utilizar este manual e o DVD para detectar os defeitos do equipamento. Utilizar a lista dos principais problemas que consta no anexo para auxiliar no conserto do equipamento, em caso de dvida entre em contato com a fbrica. Em caso de substituio de peas realizar um pedido para a fbrica por escrito via fax ou e-mail com as peas (utilizar lista de cdigos conforme anexo para solicitar as peas). Todas as Peas crticas que forem substitudas devem ter seus nmeros de srie anotados no relatrio enviado junto com a solicitao das peas, essas informaes so exigidas devido a nossa Certificao Boas Prticas de Fabricao.

8. Cadastro de novas Assistncias Autorizadas


Para o aceite de novas Assistncias as mesmas devem enviar os dados para preenchimento do cadastro no sistema da Stermax, e posterior encaminhamento da

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 7 de 19

documentao para nosso arquivo, o mesmo ser analisado pelo responsvel pelas assistncias tcnicas. Dispomos de curso para certificao das assistncias tcnicas, consulte para a sua inscrio.

9 . Suspenso de Assistncias
Todas as Assistncias Tcnicas cadastradas so avaliadas constantemente nos seguintes aspectos: Cumprimento dos procedimentos da Stermax. Qualidade dos servios prestados ao cliente. Cada vez que a Assistncia presta um servio em um equipamento na garantia, os respectivos registros so avaliados pelo responsvel pelas assistncias tcnicas. Em caso de reclamaes dos clientes que utilizaram os servios da Assistncia as mesmas devem ser registradas. A Assistncia Tcnica ser considerada sob observao quando:

No enviar o registro P14/R2 assinado.. Houver uma reclamao de cliente ou revendedor e a mesma for considerada como procedente.

Quando ocorrer uma das situaes acima, o responsvel pelas assistncias tcnicas dever preencher no sistema eletrnico, o campo de situao da assistncia, EM OBSERVAO, e quando necessrio o registro P21/R2. No conformidades devero ser preenchidas. Caso a Assistncia Tcnica apresente sucessivas e consecutivas no conformidades no mesmo Ms, a mesma poder ser Suspensa, preencher no sistema eletrnico o campo SUSPENSO e a Assistncia ser informada. Quando a Assistncia tiver mais de uma no conformidade o responsvel pelas assistncias tcnicas entrar em contato solicitando esclarecimentos sobre os procedimentos adotados, sugerindo curso de reciclagem na fbrica e se prontificando a sanar as principais dvidas, caso persista as no conformidades mesma poder ser excluda do nosso cadastro de assistncias tcnicas.

10. Desistncia de Assistncia Caso a assistncia tcnica deseje no ser mais Assistncia tcnica autorizada Stermax, a mesma deve enviar por fax, e-mail ou correio o termo de desistncia que consta no anexo .

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 8 de 19

ANEXOS

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 9 de 19

1. Check list de Manuteno dos equipamentos Obrigatrios. Check list para Manuteno de Esterilizadores Horizontais e Verticais Modelo
Analgica/

Frequncia
Semestralmente

Descrio da Manuteno
Substituir obrigatoriamente todo conjunto de fecho da tampa

Digital Top/ Anualmente Autoclave Extra/ Vertical Extra/ Vertical analgica Semestralmente Vertical Idealclave Anualmente

Substituio do fecho da porta Substituio da dobradia da porta e seus parafusos Limpeza da cmara Verificao da Guarnio Limpeza das vlvulas e tubulaes. Teste Circuito eltrico

Esticar e lubrificar a guarnio da tampa e test-la. Caso no vede substitu-la por outra original Substituio da Guarnio Limpeza da Cmara Limpeza das Vlvulas e tubulaes Teste de Circuito eltrico

2. Lista dos principais problemas apresentados pelos equipamentos.

Modelo Horizontal Analgico 07, 12, 21, 30, 40, 42,60 e 75 litros
PROBLEMA CAUSA Rede sem energia Cabo plugado mal conectado Fusvel queimado Autoclave no liga Termostato c/ defeito Chave geral Cabo plugado com circuito aberto Ligaes eltricas interrompidas SOLUO Verificar tomada e suas especificaes de uso. Conectar o cabo corretamente Trocar fusvel Trocar Termostato Verificar chave geral Substituir o cabo plugado Verificar a presena de circuitos em aberto

Manual Assistncias Tcnicas


Autoclave sobreaquecida

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 10 de 19

Rel com contatos deslocados Autoclave liga com rudo tipo campainha

Aguardar o resfriamento conforme o manual de instrues Abrir o rel no painel eltrico e reposicionar os contatos

Autoclave 220 V ligada em 110V ou falta de fase. Tenso disponvel baixa Resistncia queimada

Ligar corretamente

Substituir resistncia Recompor o circuito da resistncia Prever o correto fechamento da tampa

Autoclave liga, mas no aquece.

Ligao eltrica com resistncia aberta Autoclave mal fechada

Vlvula de escape mal posicionada

Girar a vlvula de escape durante o funcionamento para encaixar corretamente

Selo de segurana na tampa aberto Presso no sobe at a faixa verde no manmetro Vazamento nas tubulaes Autoclave em superfcie desnivelada Sujeira entre a tampa e a guarnio de silicone Guarnio de silicone danificada Vlvula reguladora de presso danificada Manmetro defeituoso Presso ultrapassa a faixa vermelha Excesso de temperatura Tubulao entupida Manmetro c/ defeito Uso sem gua ou pouca gua

Corrigir ou substituir o selo de segurana Verificar vazamentos Nivelar o equipamento

Limpar

Substituir a guarnio Substituir vlvula

Substituir manmetro Limpar a tubulao Substituir manmetro Orientar o uso correto - manual de instrues Orientar o uso correto - manual de instrues

Abaulamento, oxidao, Resfriamento forado com gua trincas e furos na cmara de esterilizao fria causando choque trmico

Manual Assistncias Tcnicas


Materiais embalados Secagem deficiente incorretamente No utilizao do ciclo de secagem independente Tampa no abre ao final Vcuo no interior da cmara do ciclo Superaquecimento No aguardar os intervalos recomendados entre os ciclos Tempo menor que o recomendado para teste qumico/biolgico Presso no atinge a faixa verde Excesso de material na cmara No esteriliza

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 11 de 19

Orientar o uso correto - manual de instrues Orientar o uso correto - manual de instrues Orientar o uso correto - manual de instrues Orientar o uso correto - manual de instrues Utilizar o tempo recomendado para a monitorao

Verificar a causa e reparar Deixar folgas para circulao do vapor

Pouco material na cmara e vapor Usar carga compatvel com a no satura Tipo de teste recomendado para outra temperatura de trabalho capacidade do equipamento Usar teste compatvel com a temperatura de trabalho da autoclave Superfcies ao redor da autoclave superaquecem Quando sobrar gua na autoclave OUTROS OUTROS CONSULTAR A FBRICA Termostato Trocar Termostato Superfcies inadequadas para a instalao da autoclave Orientar o uso correto - manual de instrues

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 12 de 19

Modelo Horizontal Digital Top 12,21,30,40,42,60 e 75 litros


PROBLEMA CAUSA Rede sem energia SOLUO Verificar tomada e suas especificaes de uso. Conectar o cabo Verificar chave geral Substituir o cabo plugado Verificar a presena de circuitos em aberto Substituir placa completa Abrir o rel no painel eltrico e reposicionar os contatos Ligar corretamente

Autoclave no liga

Cabo plugado mal conectado Chave geral com mau contato ou desligada. Cabo plugado com circuito aberto Ligaes eltricas interrompidas Defeito na placa Rel com contatos deslocados

Autoclave liga com rudo tipo campainha

Autoclave 220 V ligada em 110V ou falta de fase. Tenso disponvel baixa Resistncia queimada Substituir resistncia Ligao eltrica com resistncia aberta Autoclave mal fechada

Recompor o circuito da resistncia Orientar o uso correto manual de instrues

Autoclave liga, mas no aquece.

Vazamento nas tubulaes

Reapertar as conexes

Sujeira entre a tampa e a guarnio de silicone Guarnio de silicone danificada Tubulao entupida Excesso ou falta de temperatura Termopar ou controlador

Limpar

Substituir a guarnio

Limpar a tubulao

Excesso de temperatura

Trocar termopar ou controlador Uso sem gua ou pouca gua. Orientar o uso correto manual de instrues. Solenide com defeito Trocar ou limpar solenoide.

Manual Assistncias Tcnicas


Resfriamento forado com Abaulamento, oxidao, trincas e furos na cmara de esterilizao gua fria causando choque trmico. Usar gua no apropriada Materiais embalados incorretamente Secagem deficiente Programao de secagem incorreta (falta de tempo ou temperatura) Tampa no abre ao final do Vcuo no interior da cmara ciclo Uso com pouca ou sem gua, Material Queimado ou programao de secagem incorreta (excesso de tempo ou temperatura). Tempo menor que o recomendado para teste qumico/biolgico Excesso de material na cmara Vazamento No esteriliza Tipo de teste recomendado para outra temperatura de trabalho.

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 13 de 19

Orientar o uso correto manual de instrues.

Utilizar gua destilada para evitar a oxidao. Orientar o uso correto manual de instrues Orientar o uso correto manual de instrues

Orientar o uso correto manual de instrues Orientar o uso correto manual de instrues

Utilizar o tempo recomendado para a monitorao Deixar folgas para circulao do vapor Verificar vazamento Usar teste compatvel com a temperatura de trabalho da autoclave.

No despressuriza ao final do ciclo

Tempo menor que o recomendado para o teste qumico/ biolgico Vlvula solenide com defeito

Utilizar o tempo recomendado para a monitorao Substituir bobina da vlvula ou toda a vlvula se necessrio

OUTROS

OUTROS

CONSULTAR A FBRICA

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 14 de 19

Modelo Vertical 8,14 e 23 litros


PROBLEMA:
Autoclave no liga

CAUSA:
Rede sem energia.

SOLUO:
Verificar tomada e suas especificaes de uso Substituir o cabo plugado

Autoclave no liga

Cabo plugado com circuito aberto Ligaes eltricas interrompidas Nenhuma das anteriores

Autoclave no liga

Verificar a presena de circuitos em aberto Substituir painel eltrico completo Abrir o rel no painel eltrico e reposicionar os contatos Ligar corretamente

Autoclave no liga

Autoclave liga com rudo tipo campainha Autoclave liga com rudo tipo campainha Autoclave liga mas no aquece Autoclave liga mas no aquece Autoclave liga ao pressionar o boto e desliga ao despressionar Autoclave liga ao pressionar o boto e desliga ao despressionar Autoclave liga ao pressionar o boto e desliga ao despressionar Vazamento pelas bordas da tampa Vazamento pelas bordas da tampa

Rel com contatos deslocados Autoclave 220V ligada em 110V ou falta de fase. Tenso disponvel baixa Resistncia queimada

Substituir a resistncia

Ligao eltrica com a resistncia aberta Rel com contatos deslocados Autoclave ainda aquecida e termostato aberto Autoclave fria e termostato aberto Sujeira no local de assentamento da tampa Borracha de vedao ressecada

Recompor o circuito da resistncia Abrir o rel no painel eltrico e reposicionar os contatos Aguardar a autoclave esfriar e o termostato fechar automaticamente Substituir termostato normalmente fechado Limpar as bordas da tampa e do corpo Esticar levemente e lubrificar a borracha de vedao com leo vegetal ou silicone

Manual Assistncias Tcnicas


Vazamento pelas bordas da tampa Vazamento pelas bordas da tampa Tempo de atuao curto

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 15 de 19

Riscos nas bordas da tampa Remover os riscos utilizando e/ou do corpo lixa fina Borracha de vedao ressecada Vazamento de gua Substituir borracha de vedao Reparar vazamentos

Tempo de atuao curto

Pouca gua

Recalibrar a quantidade de gua Recalibrar a quantidade de gua Orientar o uso correto manual de instrues Identificar escape de presso e reparar Instalar a autoclave em superfcie nivelada Usar gua destilada

Tempo de atuao longo

Muita gua

Secagem deficiente

Embalagem e processamento incorreto Escape de presso

Secagem deficiente

Secagem deficiente com sobra de gua no fundo da autoclave Sujeira no fundo da autoclave

Autoclave em superfcie desnivelada Uso de gua no destilada

Selo de segurana aciona Tubo da vlvula reguladora entupido No esteriliza Tempo menor que o recomendado para o teste qumico/ biolgico Quantidade de material fora do recomendado para a capacidade da autoclave Outros

Limpar o tubo da vlvula reguladora Utilizar o tempo recomendado para a monitorao Usar carga compatvel com a capacidade do equipamento

No esteriliza

Outros

Consultar a fbrica

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 16 de 19

3. Modelo de Registro de Assistncia Tcnica em garantia VIDE MODELO NOVO EM ANEXO.

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 17 de 19

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 18 de 19

4. Termo de desistncia

Caso no queira mais ser Assistncia Autorizada Stermax, favor preencher Termo de desistncia conforme modelo abaixo e nos enviar por fax, e-mail ou correio.

Termo de Desistncia

Declaramos que a Assistncia Tcnica ......................................................... ...................................................................................................................... CNPJ:.........................................., IE:............................................... a partir desta data _____ de ___________de 20___, no mais Assistncia Tcnica Autorizada Stermax.

Manual Assistncias Tcnicas

Reviso: 06 Data: 18/06/2013 Pgina: 19 de 19

Pagamento para assistncias tcnicas autorizadas Sero efetuados os pagamentos referentes aos equipamentos em garantia mediante ao envio do REGISTRO P14/R2 corretamente preenchido, atentando a data de no mximo 15 dias aps a retirada do equipamento pelo cliente. Para efetuar compra de peas No caso de solicitao de matria-prima fora da garantia a assistncia tcnica deve solicitar e encaminhar o pedido por fax ou e-mail. Pagamento: vista, ou para faturamento a assistncia tcnica deve enviar a cpia do carto CNPJ, contrato social, e nome de alguns fornecedores, caso no exista nenhuma restrio seus dados cadastrais sero enviados para a gerncia com o objetivo da aprovao da compra a prazo. 5. CADASTRO PARA ASSISTNCIAS TCNICAS AUTORIZADAS Para se tornar assistncia tcnica autorizada Stermax favor entrar em contato com o setor tcnico no endereo abaixo. Contatos: Rua Emma Rohrsetzer, 1011. CEP 83324-190 Pinhais (Grande Curitiba) PR Fone / Fax: (41) 3668 2144

SETOR ATENDIMENTO DE ASSISTNCIAS TCNICAS atendimento@stermax.com.br assistencia@stermax.com.br

SITE : www.stermax.com.br

Anda mungkin juga menyukai