Anda di halaman 1dari 2

EXAMES DE CINTILOGRAFIA RENAL.

CINTILOGRAFIA DA TIREIDE E DO CORPO INTEIRO ORIENTAES GERAIS O primeiro passo que voc precisa estar em jejum de duas horas. Alm disso, fundamental que voc traga os exames anteriores da tireoide, como a Ultrassonografia, a Cintilografia e dosagens hormonais. Para seu conhecimento, o exame de Cintilografia da tireoide pode durar um ou dois dias. E a pesquisa de corpo inteiro (PCI Iodo-131), tem durao de dois a cinco dias. Uma orientao muito importante: esse exame no pode ser feito por mulheres grvidas ou com suspeitas de gravidez. E, se voc estiver em perodo de amamentao, preciso suspender por 72 horas aps a realizao do exame. Mais alguns critrios fundamentais que devem ser seguidos por voc: Nos ltimos noventa dias, voc no pode ter realizado exames que utilizem contraste iodado, como: Tomografia Computadorizada, salpingografia. Nos ltimos trinta dias, voc no pode ter usado: Tintura de cabelo, principalmente s escuras leo de bronzear mas saiba que no h problema com o uso de protetor solar, Iodo ou lcool iodado tpico, inclusive durante cirurgias. Hormnio tireoideano (T4): Puran T4, Synthroid, Levotiroxina, Tetroide, Euthyrox, Tyroplus Medicamentos que contenham IODO: Xarope para tosse e Iodetos, conhecidos com Lugol, Iodepo ou Iodetal, antiarrtmico amiodarona, como ancoron ou atlansil Voc tambm no pode ter realizado exame preventivo ginecolgico COLPOSCOPIA durante os ltimos trinta dias. fundamental ainda que, nos ltimos quinze dias voc no tenha consumido: whisky nacional. Hormnio Tireoidiano (T3), como Triiodotironina e Cynomel Urografia excretora, Colecistografia, Broncografia e Hstero

Vitaminas. E que na ltima semana voc no tenha consumido: Propiltiouracil (PTU) Tapazol Corticides, como Meticorten, Prednisona, Solucortef, etc. peixes e frutos do mar; folhas, como couve, agrio, repolho e espinafre; e caqui.

Nesse perodo, voc tambm no pode ter usado esmalte ou base para unha. Cintilografia Renal Esttica e Dinmica A cintilografia renal compreende dois procedimentos distintos atualmente mais utilizados na CINTILOGRAFIA RENAL DINMICA e a CINTILOGRAFIA RENAL ESTTICA. A cintilografia renal dinmica de maneira simplista, estuda a funo do rim de filtrar o sangue e formar e excretar a "urina radio marcada", atravs de imagens sequenciais deste processo, permitindo a anlise da dinmica e excreo renal. O mtodo utiliza-se do radio traador DTPA-99 mTc (cido dietilenotriamino pentactico marcado com tecncio 99 metaestvel), que aps ser injetado na veia filtrado pelos glomrulos renais em seguida excretado atravs da via urinria.

Por sua vez, a cintilografia renal esttica, como o prprio nome afirma, consiste em imagens estticas atravs do uso do radiofrmaco DMSA-99 mTc (cido dimercaptosuccnico marcado com tecncio 99 metaestvel), o qual se concentra e se fixa aos tbulos do parnquima renal de maneira proporcional funo tubular e integridade do crtex renal.

Anda mungkin juga menyukai