Anda di halaman 1dari 23

CONJUNTOS

Introduo
Adotaremos trs conceitos primitivos: elemento, conjunto e pertinncia. Podemos dizer que conjunto uma "reunio" de elementos e que, quando um elemento faz parte de um conjunto, ele pertence a esse conjunto.

Notao e representao:
A notao de um conjunto feita com uma letra maiscula do nosso alfabeto e a representao pode ser feita de trs maneiras. A) Listagem: Os elementos do conjunto separados por vrgulas e envolvidos por um par de chaves.

A = {0, 2, 4, 6, 8}
B) Propriedade dos elementos: Apresentao dos elementos pelo uso de uma propriedade que sirva a todos os elementos do conjunto e somente a eles.

A = {x / x seja um algarismo par}


C) Diagrama de Euller-Venn: Representao grfica do conjunto.

Relao de pertinncia:
Um elemento "pertence" a um conjunto quando ele faz parte desse conjunto. Sendo A = {0, 2, 4, 6, 8} tem-se que 2 pertence ao conjunto A. Simbolicamente: 2 A. Tem-se, tambm, que 3 no pertence ao conjunto A. Simbolicamente 3 A.

Relao de incluso:
Quando todos os elementos de um conjunto pertencem a outro conjunto, dizemos que o primeiro conjunto est "contido" no segundo conjunto. Sendo A = {0, 2, 4, 6, 8} e B = {0, 2, 8} tem-se B est contido em A. Simbolicamente B A. Quando um conjunto est contido em outro, ele dito subconjunto desse outro.

Operaes com conjuntos:


A) Unio: A B = {x / x A ou x B} A = {0, 1, 2, 3} e B = {2, 3, 4, 5} A B = {0, 1, 2, 3, 4, 5} B) Interseco: A B = {x / x A e x B} A = {0, 1, 2, 3} e B = {2, 3, 4, 5} A B = {2, 3} C) Diferena: A - B = {x / x A e x B} A = {0, 1, 2, 3} e B = {2, 3, 4, 5} A - B = {0, 1}

Conjunto vazio:
O conjunto vazio formado por nenhum elemento. Pode ser representado por { } ou .

Nmero elementos da unio de conjuntos:

n(A B) = n(A) + n(B) - n(A B) Conjuntos numricos:


A) Nmeros naturais: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...} N* = {1, 2, 3, 4, 5,...} B) Nmeros inteiros: Z = {..., - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5,...} Z* = {..., - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 1, 2, 3, 4, 5,...} Z + = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...} = N Z - = {..., - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0}

C) Nmeros racionais: , ou seja, todo nmero que puder ser apresentado na forma de frao, com numerador inteiro e denominador inteiro e no nulo. Nmeros que no estejam nessas condies so ditos nmeros irracionais. Exemplos: } D)Nmeros reais: R = {x / x racional ou x irracional}

Eixo real:

E) Intervalos reais:

POTENCIAO
Definio:

Propriedades:
Garantidas as condies de existncia das potncias, tem-se:

RADICIAO
Definio:

Propriedades:
Garantidas as condies de existncia das razes, tem-se:

FATORAO ALGBRICA (PRODUTOS NOTVEIS)

Fator comum:

Quadrado da soma ou diferena (trinmio quadrado perfeito):

Diferena de quadrados (produto da soma pela diferena):

Outros casos de fatorao:

MLTIPLOS E DIVISORES
Introduo:
O nmero inteiro n mltiplo do nmero inteiro m se existir um nmero inteiro k tal que n = m - k. Se n mltiplo de m, ento m dito divisor ou fator de n. Assim podemos afirmar que o nmero inteiro 15 mltiplo de 3, pois existe um nmero inteiro k, no caso o nmero 5, tal que 15 = 3*k. Por outro lado 3 um divisor ou fator de 15.

Nmero par:
Um nmero inteiro par quando ele pertence ao conjunto dos mltiplos de 2. Nmero par da forma 2k, sendo k um nmero inteiro.

Nmero mpar:
Um nmero inteiro mpar quando ele no pertence ao conjunto dos mltiplos de 2. Nmero mpar da forma 2k + 1, sendo k um nmero inteiro.

Nmero primo:

Um nmero inteiro primo quando ele admite exatamente 4 divisores inteiros. Se p um nmero primo seus nicos divisores inteiros so - 1, 1, - p e p.

Nmero composto:
Um nmero inteiro composto quando ele admite mais de 4 divisores inteiros. Todo nmero composto pode ser decomposto (fatorado) num produto de nmeros primos. 24 = 2*2*2*3 24 = 2*3.

MDC e MMC conceito:


Dados dois ou mais nmero inteiros, chamamos de mdc desses nmeros, o maior divisor comum a todos eles e de mmc, o menor mltiplo comum a todos os nmeros apresentados.

MDC e MMC determinao:


Na determinao do mdc e do mmc de dois ou mais nmeros, o primeiro passo a fatorao de todos os nmeros transformando-os num produto de fatores primos. Tem-se ento: MDC: Produto de todos os fatores comuns s decomposies com os menores expoentes com os quais eles se apresentam. MMC: Produto de todos os fatores, comuns ou no, com os maiores expoentes com os quais eles se apresentam.

FUNO
Definio:

Funo uma relao binria de A em B tal que todo elemento do conjunto A admite, para si, um correspondente nico no conjunto B que a sua imagem. O conjunto A dito domnio da funo - todo elemento do domnio possui imagem e essa imagem, para ele, nica - e o conjunto B dito contradomnio da funo - nem todo elemento do contradomnio necessariamente imagem de algum elemento do domnio. Os elementos do contradomnio que forem imagens determinam o conjunto imagem.

Exemplos do cotidiano: 1) Determina-se o quanto se paga de energia eltrica em funo do consumo; 2) Num restaurante por quilo paga-se em funo do peso da comida; 3) Determina-se a diagonal de um quadrado em funo do lado desse quadrado. Em resumo, tem-se uma funo toda vez que na determinao de uma grandeza, ela depende do valor de outra grandeza, ou seja, a primeira obtida em funo da segunda.

Funo real
A funo real definida de R em R. Apresentamos uma funo fornecendo dois conjuntos: o domnio e o contradomnio e a sentena matemtica que conduz o elemento at a sua imagem. Quando esses conjuntos forem omitidos, subentende-se que a funo definida de R em R e, a, ela dita funo real.

Definio:
Domnio da funo real o mais amplo subconjunto de R para o qual so possveis todas as operaes indicadas na sentena.

Determinao do domnio:

FUNO 1 GRAU
Apresentao:
A) Sentena: f(x) = ax + b, com a 0. B) Domnio e contradomnio: D = R e CD = R. C) Conjunto imagem: Im = R. D) Raiz: x = -b/a

Grfico: reta.

FUNO 2 GRAU
Apresentao:

Grfico: parbola.

DESIGUALDADES
Propriedades das desigualdades:

Inequao do 1 grau apresentao:

A resoluo de uma inequao do 1 grau feita com o mesmo procedimento matemtico de resoluo da equao do 1 grau, respeitando-se as propriedades das desigualdades.

Inequao do 1 grau exemplo:

DESIGUALDADES
Inequao do 2 grau apresentao:

A resoluo da inequao do 2 feita com o auxlio da funo do 2 grau. Associamos a expresso do 2 grau funo do 2 grau, estudamos a sua variao de sinais e, posteriormente, selecionamos os valores da varivel que tornam a sentena verdadeira. Esses valores determinam o conjunto soluo da inequao.

Inequao do 2 grau exemplo:

FUNO EXPONENCIAL
Apresentao:

Grfico:

EXPONENCIAIS
Equao exponencial:
Sendo a e b bases positivas, distintas e diferentes de 1, tem-se:

Inequao exponencial:

LOGARITMOS
Definio e nomenclatura:

Decorrncia da definio:

Condies de existncia:

Propriedades:
Garantidas as condies de existncia dos logaritmos, tem-se:

Mudana de base:
Garantidas as condies de existncia dos logaritmos, tem-se:

Consequncias da mudana de base:


Garantidas as condies de existncia dos logaritmos, tem-se:

Equao logartmica
Garantidas as condies de existncia dos logaritmos, tem-se:

Funo logartmica

Grfico:

Inequao logartmica
Garantidas as condies de existncia dos logaritmos, tem-se:

TRIGONOMETRIA
Trigonometria no tringulo retngulo:

Relao Fundamental:

ngulos notveis:

Arco de circunferncia:

1 radiano (1 rad): ngulo central correspondente a um arco cujo comprimento igual ao raio da circunferncia.

1 grau (1): ngulo central correspondente a um arco cujo comprimento igual a da circunferncia. Converso de unidades: Um arco cuja medida em radianos rad corresponde, em graus, a 180.

Circunferncia trigonomtrica:

Trigonometria na circunferncia:

Reduo ao primeiro quadrante:

Expresso geral dos arcos trigonomtricos:

Equaes trigonomtricas:

Adio e subtrao de arcos:

Arco duplo:

Transformao em produto:

Funo seno:
Sentena: y = sen x.

Funo cosseno:
Sentena: y = cos x.

Funo tangente:
Sentena: y = tg x.

Anda mungkin juga menyukai